Ver Versão Completa : AJUDA URGENTE: Suspensão dianteira esmagando bomba de óleo!!!
Lucas Nassif
20/04/2008, 17:23
Alô mexânicos de plantão,
um amigo meu (Darlan Chaves, tbm forista) tem um Jeep com motor 2.2 MPFI da S10!!
Acontece que a bomba de óleo desse motor é na parte frontal, bem em cima da "bolota" do diferencial dianteiro.
Quando a suspensão trabalha pra valer, o diferencial bate na bomba, e já era....o óleo vaza e o motor começa bater válvulas!! Aí é rebocar pro mecanico e desembolsar num sei quantos $$ em outra bomba.
Pois bem, isso já aconteceu mais de uma vez (a pouco tempo atras aconteceu de novo).
O mala do Darlan já encurtou o curso da susp, pos calço num sei aonde e nada de resolver.
Alguém aí que tenha esse motor na viatura (ou até o 2.4) ou fez/viu uma adaptação dessas em um Jeep poderia ajudar??
:concordo:
valdir rainer
20/04/2008, 17:33
Alô mexânicos de plantão,
um amigo meu (Darlan Chaves, tbm forista) tem um Jeep com motor 2.2 MPFI da S10!!
Acontece que a bomba de óleo desse motor é na parte frontal, bem em cima da "bolota" do diferencial dianteiro.
Quando a suspensão trabalha pra valer, o diferencial bate na bomba, e já era....o óleo vaza e o motor começa bater válvulas!! Aí é rebocar pro mecanico e desembolsar num sei quantos $$ em outra bomba.
Pois bem, isso já aconteceu mais de uma vez (a pouco tempo atras aconteceu de novo).
O mala do Darlan já encurtou o curso da susp, pos calço num sei aonde e nada de resolver.
Alguém aí que tenha esse motor na viatura (ou até o 2.4) ou fez/viu uma adaptação dessas em um Jeep poderia ajudar??
Vamos ver se tem algum `mexãnico´de plantão que te atenda.
Lucas Nassif
20/04/2008, 17:37
É isso aí!!! Estou no aguardo!!
O Jeep (inho) dele agradece!!
Sergio Rocha
20/04/2008, 18:18
Sem ver, é difícil.Posso dar duas sugestões.
1- Aumenta os batentes do chassis
2- reposiciona o motor.
[]'
valdir rainer
20/04/2008, 18:22
É isso aí!!! Estou no aguardo!!
O Jeep (inho) dele agradece!!
Se ao invés de um mexãnico:stop: que vc procura,vc procurar um MECANICO eu posso te ajudar.:mrgreen:
Lucas Nassif
20/04/2008, 20:39
Sem ver, é difícil.Posso dar duas sugestões.
1- Aumenta os batentes do chassis
2- reposiciona o motor.
[]'
Fala Serjão, blz??
Eu vou tentar passar na revenda onde o Jeep está para tirar umas fotos detalhadas da bomba!!
Outra coisa:
Os batentes do chassi já foram aumentados. Darlan já me disse que tinha colocado um calço lá, mas nao resolveu muito.
Sobre o reposicionamento do motor, eu estive pensando se nao dava pra ou mudar a inclinaçao do motor (deixando a bomba mais alta), ou entao puxar o motor um pouco mais pra trás.
Uma outra sujestao também era fazer SPOA, mas Darlan já me disse que gosta de andar de Jeep com as 4 rodas NO CHAO, e nao no ar!! :mrgreen:
Valdir,
na falta de mexanico, um mecanico serve!!!! :lol: :mrgreen: :palmas:
valdir rainer
20/04/2008, 22:08
Valdir,
na falta de mexanico, um mecanico serve!!!! :lol: :mrgreen: :palmas:
:concordo:[/QUOTE]
Então vamos la...
Acredito que vc esteja falando é do filtro de oleo,que está pegando no diferencial.
O que vc tem que faser é tirar o filtro e mandar faser um suporte e colocar o filtro em outro lugar,ou no paralama ou no bloco do motor um pouco mais acima,usando mangueiras.
Mais ou menos igual o filtro do motor 6cil. do jeep.:concordo:
Fala Lucão!!!
A melhor opção é um reposicionamento do motor, alterando os suportes em relação ao chassis.
Mude-os uns centímtros para cima, e talvez para traz também, alguma coisa que não dê problema nas alavancas de cambio e na barreira corta fogo.
O que aconteceu, foi que o motor foi posto muito baixo em relação ao chassis.
Nas adaptações, é primordial se observar o carter do motor em relação ao chassis, pois aquele deve no mínimo ficar alinhado à parte superior do chassis.
Faça essa observação.
Abraços.
Kim.
Elmer_Jeep
21/04/2008, 01:03
acho q esse era o topico que vc me enviou no messenger, mas aquele dia nao deu pra abrir...
Cara, pra fazer um serviço definitivo aí só reposicionando mesmo, agora é sóda, tanto espaço que tem no cofre do CJ e o cara com um motor pequeno ainda monta errado...
[]'s
Elmer.
Então parece que acertei!
robinsonhoto
21/04/2008, 12:35
mano veio, eu realmente fiquei curioso para ver o que fizeram nesse jeep, posta uma foto do motor... eu vejo meu amigo marcio (www.premecvaz.com) fazer este tipo de adaptacao todo dia e sem nenhum problema, nem mesmo repoisicionando as coisas... ha muito espaco para acertar esse motor... precisa confeccionar um suporte decente... procura alguem com experiencia, ou que tenha paciencia e que pense um pouco antes de sair fazendo as coisas...
[]s e boa sorte pro seu amigo
Lucas Nassif
21/04/2008, 13:39
Aê galera!!
Valeu pelas dicas!! :concordo: :concordo:
Está ficando mais fácil resolver esse problema..
Bom, eu pensei também foi no reposicionamento do motor tbm. Se suspendesse o kit (motor/caixa/tcase), acho que sanaria o problema.
Acho que podemos suspender ou usando coxins mais altos ou modificando os suportes mesmo. Qual o melhor jeito?
Abrs,
Lucas Nassif.
Lucas, suspende somente o motor, não mexe nos demais coxins.
Pense da seguinte forma:
O coxim do cambio é o centro de um círculo, o coxim do motor é a circunferência.
Se alterar somente o do motor, a parte dianteira do motor estará em uma circunferencia mais externa, então provavelmente, teoricamente, se aumentar um cm no coxim, será 1,5cn na frente do motor, entendeu.
Erga somente o coxim do motor.
Abraços.
Kim.
Lucas Nassif
21/04/2008, 14:06
Lucas, suspende somente o motor, não mexe nos demais coxins.
Pense da seguinte forma:
O coxim do cambio é o centro de um círculo, o coxim do motor é a circunferência.
Se alterar somente o do motor, a parte dianteira do motor estará em uma circunferencia mais externa, então provavelmente, teoricamente, se aumentar um cm no coxim, será 1,5cn na frente do motor, entendeu.
Erga somente o coxim do motor.
Abraços.
Kim.
Kim,
se levantar somente o motor, ele nao vai ficar muito inclinado em relaçao a caixa?
Lucas!
Um pouco não há problema, pois se observarmos, todos os motores logitudinais são levementes inclinados.
Uma vantagem?
Sendo a bomba na frente e com pescador na frente também, não colherá detritos pesado que podem a vir contaminar o óleo.
No GM 4/6 cil a bomba é no meio, mais o pescador é atraz do motor.
Abraços.
Kim.
Lucas Nassif
21/04/2008, 14:23
Lucas!
Um pouco não há problema, pois se observarmos, todos os motores logitudinais são levementes inclinados.
Perfeito, só que do jeito que está hoje, essa inclinaçao já existe. Entao, se inclinar mais, num vai ficar ruim?
Thiago Rodeghel
21/04/2008, 19:09
Erguer só o motor não resolve...:discordo:
1º Coisa a fazer é analizar o espaço que existe no cofre do Jeep, se tem como, reposicionar o motor mais para trás, reposicionando a travessa do cambio e o suporte do motor. Seria caso de refazer os cardans.
2º Erguer o conjunto motor e cambio, erguer só o motor nesse caso, pelo que é relatado... é muita coisa a ser erguida. Acontece do coxin do cambio ficar tensionado, com o tempo vai estourar... Erguer o conjunto motor e cambio, para que fiquem nivelados.
3º Usar coxins de cambio e motor mais altos, existe a possibilidade de usar coxins de motor de F4000 ou de cambio de Scania, ambos podem ser usados no motor e cambio. Tem 2" e meia de altura.
4º Pode ser modificada a travessa para q o cambio suba, e consequentemente refazer os suportes do motor em nova altura.
O unico cuidado nessa modificação é ver até qto o cambio consegue subir sem bater no assoalho da carroceria. Muitos pensam q o motor é o principal item, mas o cambio é quem determina o alinhamento do powertrain no chassi.
[s]
Lucas Nassif
23/04/2008, 20:02
Brigadão pelas dicas, Thiago!! :concordo:
Galera, hoje no Senai eu vi um motor 2.2 fora do carro. Estava vendo como era a bomba e tals.
Agora eu tô entendendo o que tá acontecendo no Jeep: o diferencial tá pegano no filtro, tá quebrando o suporte do filtro e detonando a bomba, que tá dentro do cárter.
Acho que se apenas mudasse a posição do filtro já resolveria, sem precisar reposicionar o motor.
Talvez o filtro ficaria em outro lugar e a "comunicação" entre filtro e bloco seria através de mangueira. Será que dá certo?
Treme Terra
24/04/2008, 20:11
Tenho uma S-10 com este motor e estive observando.
A bomba de oleo deste motor e posicionada na ponta do virabrequim atras da polia. portanto acho que não é o filtro que esta pegando é a bomba mesmo.
Para pegar no filtro, acredito que o carter ja tenha ido pras cucuias.
Reposicione o motor mais atras. (sem gambiarras).
Se puder coloque fotos, fica mais facil pra entender.
Elmer_Jeep
25/04/2008, 09:43
Lógico que é o filtro que bate, a bomba de oleo desse motor fica na frente do motor e o filtro é enroscado diretamente na bomba, então quando o filtro se choca com a bola do diferencial a bomba se quebra por ser de aluminio.
Veja as imagens da bomba:
http://i167.photobucket.com/albums/u160/injo2006/imagem6.jpg
http://anroi.com.br/AT-2061.jpg
Aqui na esquerda é onde enrosca o filtro.
Lucas Nassif
26/04/2008, 00:19
Lógico que é o filtro que bate, a bomba de oleo desse motor fica na frente do motor e o filtro é enroscado diretamente na bomba, então quando o filtro se choca com a bola do diferencial a bomba se quebra por ser de aluminio.
Veja as imagens da bomba:
http://i167.photobucket.com/albums/u160/injo2006/imagem6.jpg
http://anroi.com.br/AT-2061.jpg
Aqui na esquerda é onde enrosca o filtro.
Isso mesmo Elmer!
Hoje eu tirei umas fotos de um motor 2.2 que encontrei no Senai!
Dá pra ver claramente a posição do filtro, e como este é fácil de tomar porrada do diferencial.
Então, como está a situação??
Vai reposicionar o motor?
Lucas Nassif
26/04/2008, 11:25
Então, como está a situação??
Vai reposicionar o motor?
Poisé, estou esperando o dono do Jeep chegar de viagem para decidirmos o que fazer. Temos duas opções:
:arrow: Reposicionar o motor e caixa;
:arrow: Mudar o filtro de lugar. Ele ligaria ao bloco através de mangueira (igual ao BF-161).
Mas ainda tenho dúvidas se dará certo o reposicionamento DO FILTRO!
Lucas Nassif
27/04/2008, 17:07
Pessoal, conversei com o dono do Jeep.
É o seguinte: o filtro já foi reposicionado. Ele tá em cima já. E mesmo assim o dif. tá quebrando a bomba!
Agora é só suspendendo o motor, certo?
Lucas Nassif
02/05/2008, 22:18
Galera, o Jeep dele está aqui em casa.
Tirei algumas fotos lá:
:arrow: Vista do motor;
:arrow: Vista da parte de cima do diferencial e da bomba de óleo.
:arrow: Filtro de óleo já foi reposicionado;
:arrow: Batente na suspensão que foi aumentado, para tentar solucionar o problema (NÃO RESOLVEU);
:arrow: Detalhe nas conexões da bomba: várias marcas de pancadas anteriores.
Lucas Nassif
02/05/2008, 22:27
:arrow: Coxim atual do motor (lado esquerdo)
:arrow: Coxim atual do motor (lado direito)
:arrow: Coxim do cambio (CL2205)
:arrow: Espaço entre a tampa do cambio e o assoalho!
:arrow: Espaço entre a capa-seca e a parede corta-fogo!
E aí pessoal, opiniões? ;-)
Qualquer dúvida só falar, pois o Jeep vai ficar aqui em casa por alguns dias, aí dá pra tirar mais fotos, caso necessário.
Sergio Rocha
03/05/2008, 14:04
Já pensou em chegar o eixo dianteiro para frente ?
[]'
Lucas Nassif
03/05/2008, 14:06
Já pensou em chegar o eixo dianteiro para frente ?
[]'
Pergunta de leigo: Como? :pensativo:
Sergio Rocha
03/05/2008, 18:21
Chegando pra frente o suporte do jumelo e a montanheira.Com isso o feixe vai pra frente, indo junto o eixo.Tem q reposicionar os amortecedores.e aumentar o cardan.O maior problema é o sistema de direção, tem q ser avaliado com calma.
Colocar calços para limitar o curso de flexão dos feixes, eu acho muito ruim.
Ou anda com o eixo pra frente ou o motor pra trás.Ou ainda suspende todo o conjunto de motor e caixa.
Questão de avaliar o que é mais fácil.
[]'
Thiago Rodeghel
03/05/2008, 18:45
O problema que depois de fazer isso tem q meter a faca nos paralamas:twisted:... O pneu bate na ponta deles. Tem q deixar igual do 51.
[s]com paralamas cortados:mrgreen:
Lucas Nassif
03/05/2008, 18:50
Ou ainda suspende todo o conjunto de motor e caixa.
Questão de avaliar o que é mais fácil.
[]'
Eu ainda acho melhor essa opçao.
Caso nao de pra levantar o conjunto o ideal, tem que levantar a carroceria.
Sergio Rocha
03/05/2008, 18:58
O problema que depois de fazer isso tem q meter a faca nos paralamas:twisted:... O pneu bate na ponta deles. Tem q deixar igual do 51.
[s]com paralamas cortados:mrgreen:
Vc aumentou quanto ?
[]'
Thiago Rodeghel
03/05/2008, 19:00
Vc aumentou quanto ?
[]'
Acho que foi uns 9cm...
[s]
Lucas Nassif
10/05/2008, 21:50
Hoje fizemos um pequeno obstáculo para o Jeep. Subimos com ele até o dif. chegar próximo a bomba.
Quando faltava 1 ~ 2 cm pro diferencial bater nela, nos paramos e fomos "analisar".
Medimos a distancia do batente da susp até o eixo, e também deu aproximadamente 1 ~ 2 cm!
Ou seja, as duas medidas estão iguais!!
Mas acontece que como o batente é de borracha, na hora que ele encosta no eixo, a borracha cede (isso é lógico) :mrgreen: , e quando ela começa a ceder, o dif. já quebrou a bomba.
Conclusão:
Vamos levantar o motor uns 2 a 2,5 cm e 1 a 1,5 cm a caixa!
E após isso, vamos repitir o mesmo teste de hoje, para estudar a possibilidade diminuir os calços dos batentes!