Ver Versão Completa : "Kit Respiro para Diferencial" Qual o melhor?
rctorrezam
17/04/2008, 12:52
Pessoal,
Estou preparando minha viatura para durar mais dentro d'água.
:pensativo: O problema é que encontrei dois modelos de respiro para diferencial e câmbio. Um na Donatti, como já citado aqui no fórum (respiro com mangueira até uma parte alta do veículo) e outro que encontrei na garra4x4 que não necessita da mangueira, como diz a descrição abaixo.
MODELO DA DONATTI
http://www.jet.com.br/Design/donatti4x4/Produto/2582bc-1G.jpg
" O Kit é composto por:
3 tubos de poliuretano de ¼ com o comprimento ilustrado ao lado.
3 conexões de 45 graus para ser instalados nos lugares dos respiros originais.
1 conexão redutora para a caixa de marchas.
uma presilha de fixação para os tubos de poliuretano.
uma central de respiro com 3 conexões retas, (que deve ser instalada a uma altura condizente com a preparação do carro).
4 parafusos.
50 presilhas plásticas para fixação dos tudos de poliuretano ao longo do chassis.
Manual de instalação."
MODELO DA GARRA4X4
http://www.ciashop.com.br/garra4x4/Assets/product_images/grandes/kitresp2.jpg
"Descrição
A vantagem deste sistema é que não tem mangueiras para escapar ou ser arrancada por galhos na trilha.
O espaço que sobra vazio no balão de ar é suficiente para compressão e dilatação do ar restante no sistema do eixo ou da reduzida.
A finalidade deste é que esta compressão ou dilatação não force os retentores.
Caso o respiro seja original, quando o veiculo esta com o eixo quente devido ao movimento das engrenagens e todo conjunto, ao passar por agua ou lama, no momente em que este é resfriado, existe uma pequena contração, o que faz com que o respiro chupe ar ou agua para dentro do eixo ou reduzida, contaminando todo óleo."
:?: Na opinião de vocês, qual o melhor sistema?
eskeceu de colocar na sua lista o "faça você mesmo"
rctorrezam
17/04/2008, 20:10
eskeceu de colocar na sua lista o "faça você mesmo"
Vote em outros e me dê a dica de como fazer.
Quero um sistema eficiente, simples e barato (lógico, pois tem de sobrar $ para as latinhas)
Falando nisto, a galera que votar, dê a sua opinião também, pois ela é tão ou mais importante que a quantidade de votos.
Valeu ! ! !
Acho que o melhor sistema, são as mangueiras....é mais seguro, acredito que aquele sistema que utiliza um balão de ar pode rasgar, e vc não vai nem perceber.
As mangueiras vc mesmo pode instalar, e só trocar os respiros originais por conexões que tenham espigão para mangueira, na extremidade, e conectar as mangueiras sem segredo. Só de ver o modelo da Donatti, já dá uma boa idéia.
[]'s
Jack Jipeiro
18/04/2008, 00:53
Faça vc mesmo, o meu é feito com mangueira de jardim mesmo, une-se elas com emendas de mangueira, vende em qualquer casa de material de construção, dai sobe para algum compartimento alto.
Ou então faz separado, cada mangueira termina em um lugar alto do jipe, tanto faz...
Abraços...
regisbellini
18/04/2008, 08:42
Também quero montar o respiro, mas nunca lembro que tenho que fazer...
Alguem sabe as medidas da rosca ??
O que eu já vi o pessoal fazer é colocar o espigão e puxar a mangueira de gasolina junto com a tubulação de freio até na frente do motor. E nessa ponta coloca um filtro de gasolina pequeno, para evitar surpresas...
[]´s
Marcos ET
18/04/2008, 10:43
Como eu gosto de me intrometer nos assuntos....
Acho que o sistema de mangueiras é o ideal, só que eu colocaria mais um complemento:
na junção de todas as mangueiras, eu adaptaria um pequeno reservatório de ar comprimido a baixa pressao, para manter todo o sistema com pressao positiva em seu interior (claro que a pressao seria baixa para nao ferrar com os retentores), assim, caso exista alguma falha na vedação, a água ou outras sujeiras nao poderao entrar, pois o ar vai sair mantendo tudo limpo e sem contaminação..... se for pra extrapolar algo mais "hi-tech", ainda dá pra colocar um manometro de pressao na tubulação, assim, se o ponteiro despencar, vc sabe que algo "rompeu" a vedação....
Pedrão B.
18/04/2008, 17:26
Sairá agua, sujeira e o óleo...
Marcos ET
18/04/2008, 17:51
Sim... sai tudo! eixo limpim limpim... rs
fora a brincadeira, já vi este sistema de pressao positiva em algum veículo, mas nao me lembro onde... vou procurar e depois posto aqui! sei que isso nao é invenção minha (infelizmente) e funciona muito bem... rs (DESDE que a pressao seja baixa)
rctorrezam
19/04/2008, 13:15
...., acredito que aquele sistema que utiliza um balão de ar pode rasgar, e vc não vai nem perceber.
[]'s
:?:Alguém já viu este sistema de balão de ar? Será que ele é tão frágil assim?:?:
......As mangueiras vc mesmo pode instalar, e só trocar os respiros originais por conexões que tenham espigão para mangueira, na extremidade, e conectar as mangueiras sem segredo. Só de ver o modelo da Donatti, já dá uma boa idéia.
[]'s
Não estou muito afim de instalar mais mangueiras pelo veículo, mas se for a melhor solução será feito.
rctorrezam
01/05/2008, 18:11
Galera,
Decidido. Ganhei de presente do meu pai o tal kit com balão de ar.
Bom, ele é feito com conexões de mangueira de ar comprimido, eu creio, e um balão que parece um bico de chupeta de nenê. Não me pareceu frágil.
Caso dê problema, é muito simples substituir o balão por uma mangueira e partir para o "faça você mesmo".
Instalei muito facilmente e futuramente posto mais as impressões.
Marcos ET
05/05/2008, 11:07
HAHAHAHA Falae Rodrigo! já adotou o "Codinome" de Recruta Zero é? hahahahaha boa!
Depois daquele "mergulho na lama" (e duas horas pra tirar meu velho do buraco), acho que podemos pensar em alguma coisa pra testar "de verdade" estes novos respiros de diferencial! tenho um lugar mais fundo ainda pra fzer um "reconhecimento".... rsrsrs
prepara um par de tenis que nao seja BRANCO e vamo ver no que dá... ehehehehe
quanto à "Expedição Jalapão"... tem uns lugares interessantes pra ir la tbem... rs
gde abraço!
Alguém já viu este sistema de balão de ar? Será que ele é tão frágil assim?
É frágil sim, mas também quando rasgar é bem fácil trocar, usava assim e volta e meia os cachorros de casa comiam a chupeta, era só trocar o bico e colocar uma abraçadeira daquelas de plástico, babinha.
Na trilha nunca perdi nenhuma.
[]'s
[]'s
Alguem sabe se da pra encontrar esses respiros em casa que vende acessorios para ar comprimido, mangueiras de pressão ?? To achando caro esses 3 respiros por 35 contos.
Marcos ET
06/05/2008, 09:03
seria o caso de pegar a medida da rosca e sair procurando... rs (eu tbem tou querendo uns "bicos" destes... mas pra instalar mangueiras)
Ai que esta, alguem sabe a rosca disso, testei varios parafusos que eu tinha só pra ver se a rosca era a mesmo e nenhum entrou certo.
hefepipe
07/05/2008, 14:08
Amigos, no meu primeiro CJ-5 que tinha o diferencial canela grossa e os respiros ficavam na tampa do diferencial eu achei uma conexão com espigão ( aqueles para encaixe de mangueiras ) em uma casa de borrachas aqui de Jaguariuna, tipo aquelas que vendem mangueiras, neoprene, e demais derivados. Comprei tudo lá, a rosca deu certinho e coloquei a mangueira dentro do cofre do motor, afixada nos tirantes da grade frontal, ficou uma beleza, durou bastante e os diferenciais não foram mais contaminados, se foram foi muito pouco que nem mudou a aparência do óleo, e ó que andei em barro e dentro de rios pra caramba.
Espero ter ajudado.
Ps. Vou postar a foto e o site onde encontrei um espigão igualzinho ( só não sei a rosca se bate )
http://www.parkeronline.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=3326&cch=&Det=True&IDProduto=412875&1ST=1&Y=1794731874396
rctorrezam
19/05/2008, 20:56
É frágil sim, mas também quando rasgar é bem fácil trocar, usava assim e volta e meia os cachorros de casa comiam a chupeta, era só trocar o bico e colocar uma abraçadeira daquelas de plástico, babinha.
Na trilha nunca perdi nenhuma.
[]'s
[]'s
Cara! Aí também já é sacanagem, como se não bastasse pedra, lama, água, poeira, pau .... o Jeep tem que aguentar os maltratos dos cachorros ! ! !:mrgreen:
Até agora os balõesinhos estão bem.
Fala pessoal,
Foi uma boa encontrar esse tópico aberto. É que na maioria das trilhas que faço constumo dar um mergulho acompanhado da viatura, já decidi q tenho q colocar suspiro alto (já troquei SAE90 suficiente pra comprar uns 2 kits) mas não to achando o suspiro do diferencial traseiro. Ano 1957, alguem faz ideia de onde fica esse treco, será q na tuberia?
Valeussss
m.vinicius
20/05/2008, 07:50
faça você mesmo é a melhor, peça ao seu mec. 3 mangueiras do filtro de óleo dos motores bf, corte uma pequena beiradinha da capa de metal que pressiona a mangueira, retire a mangueira e coloque uma longa nova, daquelas de combusivel (não me lembro a medida agora) e eleve sua ponta até uma parte alta no jeep. no meu já tenho a uns 10 anos e nunca entrou nada. ps vc vai usar o lado cônico da mangueira e não se esqueça de colocar uma abraçadeira na mangueira para não soltar. o preço da mangueira, deve ser r$1,00 mais ou menos o metro, ai voce gastara para tres bicos, dif. diat. traseiro e cx transf.
rctorrezam
20/05/2008, 12:26
Fala pessoal,
..... não to achando o suspiro do diferencial traseiro. Ano 1957, alguem faz ideia de onde fica esse treco, será q na tuberia?
Valeussss
O suspiro normalmente fica em cima do diferencial ou em cima do eixo do diferencial.
hefepipe
21/05/2008, 13:53
Amigo, nos "canela-grossa" ele fica na tampa do diferencial, já nos "canela-fina" ( com motorização OHC ) se encontra no eixo mesmo.
rctorrezam
21/05/2008, 17:05
Amigo, nos "canela-grossa" ele fica na tampa do diferencial, já nos "canela-fina" ( com motorização OHC ) se encontra no eixo mesmo.
Não necessariamente.
O meu é um CJ5 1975, motor 6 cil, com eixos Dana 44 (originais).
O dianteiro fica em cima do diferencial e o traseiro fica no eixo.
Pois é, aí q tá o problema, não to achando em nunhum desses lugares, teria como os senhores postarem uma foto, pelo menos para q eu tenha uma referência de onde procurar. Só pra não sair raspando o eixo todo.
Valeu
rctorrezam
22/05/2008, 09:41
Pois é, aí q tá o problema, não to achando em nunhum desses lugares, teria como os senhores postarem uma foto, pelo menos para q eu tenha uma referência de onde procurar. Só pra não sair raspando o eixo todo.
Valeu
Estas fotos achei na galeria.
Lá vai ...
Diferencial traseiro com respiro em cima do eixo (veja o furo do lado esquerdo)...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/DSC03390.JPG
Diferencial dianteiro com respiro em cima do diferencial (veja a conexão dourada para a mangueira) ...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/DSC03542.JPG
Valeu RC,
vou seguir na minha busca...
Pois é pessoal,
Nada de achar o bendito suspiro original, nessa tarde acabei tirando a tampa pra checar se havia algum sinal dele por dentro da carcaça, mas nem assim. E o pior de tudo foi perceber que, se existe está entupido porque tava cheio de pressão quando tirei o bujão.
Tava pensando em meter a mão e furar a carcaça no topo, abrir rosca e instalar um. Clara que com a mangueira até o capô de preferencia.
Marcos ET
26/05/2008, 14:23
Pois é pessoal,
Nada de achar o bendito suspiro original, nessa tarde acabei tirando a tampa pra checar se havia algum sinal dele por dentro da carcaça, mas nem assim. E o pior de tudo foi perceber que, se existe está entupido porque tava cheio de pressão quando tirei o bujão.
hum... acho que vou "teorizar" a respeito... tá me parecendo que seu eixo tinha o respiro original na tampa do diferencial e alguém deve ter trocado a tampa por outra sem respiro... agora, nao tem "buraco" para o eixo respirar....
Tava pensando em meter a mão e furar a carcaça no topo, abrir rosca e instalar um. Clara que com a mangueira até o capô de preferencia.
Nao seria melhor ir num "FV" e procurar uma tampa com respiro? e se vc nao encontrar, quem sabe furar a tampa nao é melhor (menos perigoso) que furar a carcaça?
Fala Marcos,
Concordo contigo cara, provavelmente foi isso mesmo que aconteceu, trocaram a tampa do diff traseiro, p q o dianteiro é exatamente assim, suspiro na tampa. Sobre readaptar o suspiro na tampa ser mais fácil, realmente seria se eu não tivesse instalado um tanque logo ali atrás e estar planejando colocar suspiro alto. Tenho medo da mangueirinha ficar enroscando no tanque e causar transtorno na trilha. Sobre o furo na carcaça, eu faria com a caixa de satélites fora (tô pensando em instalar positraction ou lock-right).
Por falar nisso, se souber de alguem vendendo um positraction 19 estrias...
[]'s sem um suspiro...
Carlos Bernardo
27/05/2008, 21:00
O meu respiro também é "hand-made by eu mesmo".
=-D
Marcos ET
28/05/2008, 09:36
...seria se eu não tivesse instalado um tanque logo ali atrás e estar planejando colocar suspiro alto. Tenho medo da mangueirinha ficar enroscando no tanque e causar transtorno na trilha...
Fala Mozer!
Cara, posso parecer "conservador" com relação ao tanque de combustível, mas eu acho que se voce colocou ele lá atrás, embaixo da carroceria, TOMARA QUE VC NAO TENHA RETIRADO AS TRAVESSAS DIAGONAIS, pois assim, o respiro do diferencial vai ser o menor de seus problemas....
Tente furar a tampa na parte mais "pra dentro" dela.... quem sabe um tubo de aço daqueles usados na tubulação de freio, bem soldado na tampa, "rente, bemmm rente" à superfície dela? de todos os lugares, acho que o mais "inofensivo" pra abrir um buraco é a tampa....
Putzz...
Falou tudo Marcos, mas não fui tão besta assim, as travessas continuam lah e do jeito que reboco gente meu chassis teria virado um 8 se às tivesse tirado. Na ultima quase arranquei aquela ultima travessa fora resgatando um alcoolatra de uma vala.
Marcos ET
29/05/2008, 09:24
Alcoolatra? putz... por mim teria largado lá... nao por falta de companheirismo, mas por simples lição de que este tipo de "condução perigosa" nao compensa!
Elmer_Jeep
04/06/2008, 10:38
Quem quiser complementar as informações dê uma lida nesse outro tópico sobre Respiros, o assunto é identico à tudo que rolou aqui: Respiro do diferencial (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=635)
[]'s
Resolve alguma coisa? Tenho um colega que possui os respiros de diferencial em seu jeep. Recentemente estava conversando com ele e me disse que os respiros não adiantam nada. Os dif. acabam sempre enchendo de água...
Minha Band original do exercito, Tem os suspiros, ligados no coletor de admissão, pq será (suspeito que desta forma aconteça pressão negativa nos diferenciais)?
georgevalle
26/03/2013, 16:58
Por experiência própria os respiros no máximo ajudam, pois continua entrando aguá nos diferenciais, no jeep coloquei respiros tanto nos diferenciais quanto na caixa com um filtro na ponta em baixo do painel (para não ter pressão negativa como você comentou) e na rural não fiz nada (relaxo mesmo) e o resultado foi até pior no jeep porque acabei acreditando que não entraria aguá e fui relapso na troca com frequência do óleo, então minha opinião é colocar mas agir como se não tivesse ou seja entrou na aguá verifique óleo e graxas dos rolamentos, senão o preju é grande no jeep foram todos os rolamentos condenados ou seja um investimento de mais de R$1.500,00.
Resolve alguma coisa? Tenho um colega que possui os respiros de diferencial em seu jeep. Recentemente estava conversando com ele e me disse que os respiros não adiantam nada. Os dif. acabam sempre enchendo de água...
Minha Band original do exercito, Tem os suspiros, ligados no coletor de admissão, pq será (suspeito que desta forma aconteça pressão negativa nos diferenciais)?
Pablo.pinto2007
12/01/2015, 10:26
Só posso falar uma coisa em relação à suspiro... os meus estavam todos obstruídos...quando reformei dei uma geral, mandei embuchar todos os locais onde pegava retentor (dos pinhões) e no meu caso coloquei retentor onde não tinha mais que é internamente junto à caixa de satélite na dianteira e traseira... muitos não usam esse retentor, muitos nem sabem que ele existe... o meu era original ainda deu um trabalhão pra tirar, é lógico que a borracha não existia mais estava só o metal, por isso "soldou" e dava a impressão de não ser um retentor... enfim...
Coloquei made in home mesmo aqueles tubos de ar (alta pressão), mais devido a estética mesmo, só me incomoda a cor azul, mas tudo bem... e posso dizer que com todo esse serviço ainda não contaminei o óleo e nem tive vazamentos, o suspiro ajuda a controlar a pressão interna do diferencial, quando esquenta o óleo dilata, se o suspiro tiver obstruído não tem por onde o ar sair, daí vaza, se na trilha quando esfria, quando entra na água, acaba entrando água... minha humilde opinião... só sei que já enfrentei alguns obstáculos alagados e não tive problema ainda...
Pablo