PDA

Ver Versão Completa : cherokee sport 98 fervendo

jmf
10/04/2008, 10:36
Pessoal, meu pai comprou uma cherokee sport que tá fevendo/esquentando o motor quando em subida longas (de serra) ou até mesmo ladeira pequenas, mas bastante íngremes.
Já foi trocada a bomba d'água, porém, o problema persiste.
Alguém tem idéia do que possa ser?
Valeu.

dudarj
10/04/2008, 11:22
Pode ser radiador entupido, junta do cabeçote ou até mesmo o próprio cabeçote.
Verificou a válvula termostática?

gutoxj98
10/04/2008, 12:27
Pode ser tbem a tampa do radiador que esta ruim já e vazando pressao.

Como o Duda disse, o radiador pode estar entupido, ai vc tem que mandar varetar o mesmo.

Tem somente agua no radiador ou aditivo ? tem que ter 50/50

Se o carro estiver falhando e motor grilando grande chance de junta queimada e cabeçote empenado.

abs

samukanvas
10/04/2008, 12:59
Cara, estamos tentando organizar o tópico. Devia ter lido isto antes de postar: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=39426

Já existem tópicos com diversos problemas de cherokee esquentando. Inclusive todas as possíveis soluções.

Pesquise que achará muita coisa interessante!!

abs

jmf
10/04/2008, 13:58
Pessoal... obrigado pelas dicas e me desculpe por postar algo repetido...:concordo:.
Tentei pesquisar com aquecendo, fervendo, esquentando e não achei... mas, valeu mesmo assim. Ná próxima pesquisarei com mais atenção.

samukanvas
10/04/2008, 14:05
Pessoal... obrigado pelas dicas e me desculpe por postar algo repetido...:concordo:.
Tentei pesquisar com aquecendo, fervendo, esquentando e não achei... mas, valeu mesmo assim. Ná próxima pesquisarei com mais atenção.

Cara, usa o google que é mais fácil... cai direto no tópico.

No google escreva: "cherokee sport fervendo 4x4brasil", por exemplo.

Abs

Jack Jipeiro
10/04/2008, 15:59
Já tentou ver valvula termostatica. Ela dá muito problema...

Poderiam melhorar o sistema de busca, pois é bem dificil achar topicos do assunto com ele. Assim ficara mais facil não ter topicos repetidos...

Abraços...

nzardo
10/04/2008, 19:51
JMF,

De pelo menos a dica principal... o liquido do reservatório baixa ?? ...:concordo:

jmf
11/04/2008, 09:50
JMF,

De pelo menos a dica principal... o liquido do reservatório baixa ?? ...:concordo:

É verdade... esqueci de dizer, teve uma vez aqui em Floripa que baixou bastante ao subir o morro da cruz, aí acendeu a luz de "chek engine"... sorte que meu pai parou antes de fundir tudo!

nzardo
11/04/2008, 11:43
JMF,

....beleza... ai já vemos um 'vagalume' no final do tunel..... :twisted:

O depósito de liquido de arrefecimento, qdo o motor tá quente, ele não pode baixar..... a não ser q esteja furado.... ele só aumenta... através da tampa do radiador, ou por ela estar ruim... ou pq atingiu uma temperatura q gerou uma pressão interna maior do q ela deve suportar..... ;)

A agua do depósito só baixa a medida q a temperatura do motor esfria e por 'sucção' a tampa do radiador permite a reposição do liquido de arrefecimento...... portanto.... a partir do momento q vc liga o motor, o liquido de arrefecimento não é mais reposto, o sistema DEVE estar cheio... salvo problemas de vazamento em algum ponto do sistema....dai superaquecimento na certa..... :concordo:

samukanvas
11/04/2008, 14:28
É verdade... esqueci de dizer, teve uma vez aqui em Floripa que baixou bastante ao subir o morro da cruz, aí acendeu a luz de "chek engine"... sorte que meu pai parou antes de fundir tudo!

O carro desliga antes de fundir tudo...

abs

Rones Jr
11/04/2008, 19:43
JMF,

Nilton...e no meu caso.

A temperatura subitamente disparou até os 125 (10 segundos após a última conferência que marcava 100), deu o "chek gauges"....parei, abri o carro e tava esburrando/borbulhando água pelo reservatório. Esperei um pouco...voltou até os 100 e pouquinhos...fui até um posto.

Pela manhã antes de sair verifiquei o reservatório estava no máximo. Aliás...ela nunca abaixou a água.

Lá, conseguimos abrir a tampa do radiador....saíu MUITA, MUITA água e vapor...

Completamos com água de torneira mesmo...com o carro ligado....e a tem ficou abaixo dos 100...

To andando com ela até agora...e não passou mais dos 100...

Que poderia ser?

Detalhes:

Bomba nova (2 meses) NF do antigo dono;
Tampa nova (2 meses) idem acima;
Aditivos 50/50
Nenhum vazamento aparente.

Só a termo q não é nova...será q é danada?

Como subiu tão rápido a temp se havia água?

nzardo
11/04/2008, 20:04
Nilton...e no meu caso.

A temperatura subitamente disparou até os 125 (10 segundos após a última conferência que marcava 100), deu o "chek gauges"....parei, abri o carro e tava esburrando/borbulhando água pelo reservatório. Esperei um pouco...voltou até os 100 e pouquinhos...fui até um posto.

Pela manhã antes de sair verifiquei o reservatório estava no máximo. Aliás...ela nunca abaixou a água.

Lá, conseguimos abrir a tampa do radiador....saíu MUITA, MUITA água e vapor...

Completamos com água de torneira mesmo...com o carro ligado....e a tem ficou abaixo dos 100...

To andando com ela até agora...e não passou mais dos 100...

Que poderia ser?

Detalhes:

Bomba nova (2 meses) NF do antigo dono;
Tampa nova (2 meses) idem acima;
Aditivos 50/50
Nenhum vazamento aparente.

Só a termo q não é nova...será q é danada?

Como subiu tão rápido a temp se havia água?

Rones,

Se tudo isso é novo a lista de suspeitos ja diminui...:mrgreen:

Pergunto... a tampa do radiador é 16 psi ?? a termostática pode ser a vilã, muitas vezes a danada trava o fluxo, outra coisa é a mangueira inferior do radiador... dentro dela tem uma mola, e ela apodrece com o tempo e solta pedaços... pode ter sido ela q fud.. a bomba e/ou a termostática... a função dessa mola e de não deixar a mangueira inferior dobrar impedindo o fluxo da agua..... :concordo:

gutoxj98
11/04/2008, 20:22
Como a bomba é nova, a sucçao fica mais forte, e como zardo disse a mola pode estar podre e dobrado a mangueira, fazendo subir rapidamente a temp.

item importante a mangueira.

Boa sorte ai.

abs

adhoc
07/05/2008, 10:12
Rones,

Se tudo isso é novo a lista de suspeitos ja diminui...:mrgreen:

Pergunto... a tampa do radiador é 16 psi ?? a termostática pode ser a vilã, muitas vezes a danada trava o fluxo, outra coisa é a mangueira inferior do radiador... dentro dela tem uma mola, e ela apodrece com o tempo e solta pedaços... pode ter sido ela q fud.. a bomba e/ou a termostática... a função dessa mola e de não deixar a mangueira inferior dobrar impedindo o fluxo da agua..... :concordo:

Tenho observado que a temperatura na minha sobe até uns 105 graus e ai liga a ventoinha eletrica e a temp baixa para 100. A bomba, radiador, e a tampa, são novos. Pq a ventoinha tá demorando tanto para ligar?

[]'s

nzardo
08/05/2008, 19:39
Tenho observado que a temperatura na minha sobe até uns 105 graus e ai liga a ventoinha eletrica e a temp baixa para 100. A bomba, radiador, e a tampa, são novos. Pq a ventoinha tá demorando tanto para ligar?

[]'s

Adhoc,

Tá tudo normal..... :dance:

athos
15/12/2008, 17:06
Adhoc,

Tá tudo normal..... :dance:

________

Pessoal, peguei a minha faz pouco tempo e não tenho as manhas dela pois não tenho contato do antigo dono.
Esta semana por algumas vezes no trânsito muito lento ela parou (desligou sozinha) e a temperatura tinha passado um pouco dos 100 graus. Percebi também que fazendo voltas pequenas na cidade (liga, anda um pouco, desliga) quando ia ligar novamente ela não pegava, pois parecia que ela cortava a corrente para evitar danos ao motor. Parece que a ventuinha auxiliar não liga, é só para o ar condicionado. Outro aspecto é que deixamos um tempão ligada parada na mecânica e a temperatura não passou dos 100. Será que pode ser valvula? - OBS, Radiador limpo, liquido ok, tampa, ok. Não baixa água do expansor.

Grato
Athos

Rones Jr
18/12/2008, 14:12
Athos,

qto a desligar antes, quando quente....é só lá pros 125º´s....o seu caso ta parecendo ser diferente...

A temp dela é nos 100 mesmo....mas se tá andando e passa dos 100º, verifique o radiador, pois pode não estar trocando calor qd vc mais precisa, que é andando. Uma coisa é parado...outra andando.

Na minha acontecia isso....parada, ok! Andando, mesmo que sem forçar, passava um pouco dos 100 º´s...se forçasse esquentava mesmo! Ai troquei a mangueira inferior (na minha já não tinha mais a mola q não deixa trocer) e o radiador.

Hj mesmo em trânsito pesado ou em serra....fica um milimetro antes dos 100.

E, sim...a ventunhia elétrica só depois dos 100 ou com AC ligado.

athos
18/12/2008, 17:16
Valeu Rones,

Estou em fase de testes. Descobri que a ventuinha liga, mas depois dos 100º. Comigo nunca passou dos 105º, mas ela trabalhando entre 95º - 105º e me deixa cabreiro, hehe.

Talvez o corte no motor, quando ela não pega depois de uma volta e motor está na temperatura 100 - 105º, é estranho, pois é só abrir o capô dar uma mexida no distribuidor (cabo do meio) e esfriar um pouco e ela volta a funcionar. Parece aqueles problemas de carro velho que esquenta a bobina e não pega, será que pode ser o mesmo princípio?

Segundo um eletrecista experiente ele acha que pode ser outro problema não diretamente ligado a temperatura para ela morrer no trânsito, ele desconhece que este carro tenha algum sensor que desliga o motor em caso de superaquecimento. E quando apagou a temperatura estava entre 100 e 105º, mas foi só dar um tempo mexer nos cabos e a bixona paga de primeira!

Estou pensando em trocar a valvula termostática, e verificar se a mangueira do radiador não está dobrando ou sem a mola.

Qualquer dica manda aê!

sds
Athos
samurai 97
cherokkee 2000

Rones Jr
18/12/2008, 20:44
Cara...acho que tu já achastes o problema do apagão. Concentre-se na ignição.

Sua temp tá normal, normal.