Ver Versão Completa : Diferenças e vantagens da correia V x POLY-V
José Carlos
09/04/2008, 18:01
Vi um motor de opala com correias poly-V adaptadas e o visual ficou muito legal. E o dono disse estar usando esta correia ha muito tempo sem problemas de soltar ou romper.
Vale a pena esta substituiçao ou a vantagem é apenas visual? A correia poly-v é mais dura quando forçada lateralmente, sera que por isso e´mais dificil soltar?
Alguem ja fez esta substituiçao?
[]s
Jose Carlos
rctorrezam
09/04/2008, 18:25
Camarada,
Não sei bem se ajudo, mas no meu JEEP, substitui as originais pelas de máquinas industriais, sem dentes, que são mais resistentes e muito mais baratas, cerca de R$5,00 a correia de 13 mm de espessura.
José Carlos
09/04/2008, 18:30
Camarada,
Não sei bem se ajudo, mas no meu JEEP, substitui as originais pelas de máquinas industriais, sem dentes, que são mais resistentes e muito mais baratas, cerca de R$5,00 a correia de 13 mm de espessura.
Mas e como ficou as polias?
No motor do opala acho que dá pra adaptar a do ômega/silverdo...
Já vi as polias pra vender de alumínio...
Abs
leopoldo
10/04/2008, 08:37
1-Vale a pena esta substituiçao ou a vantagem é apenas visual?
2-A correia poly-v é mais dura quando forçada lateralmente, sera que por isso e´mais dificil soltar?
1- As vantagens são:
a- diminuir o espaço utilizado pelos acessórios, uma vez que apenas uma correia toca ar condicionado, bomba hidraulica, bomba dágua, alternador.
b- o escorregamento entre polia-correia é muito menor.
c- o angulo de abraçamento é maior, podendo transmitir mais torque.
- As desvantagens:
a- ter de trocar todas as polias.
b- em alguns motores, há problemas de orientação da correia que obrigam, por exemplo, a troca da bomba dágua por uma que bomba ao contrário das normais.
c- se estoura a correia, tudo para. MAS, quem tem uma sobressalente já resolveu o problema.
2- Obviamnte, sendo mais larga é mais resistente lateralmente. Ai já é algo da característica física dos materiais.
José Carlos
10/04/2008, 10:43
No motor do opala acho que dá pra adaptar a do ômega/silverdo...
Já vi as polias pra vender de alumínio...
Abs
Oi Zepi, as que voce viu foram para "V" ou "ploy-V"?
Eu uso o falcon 3.6, ja viu algo para este? Meu problema é o virabrequim.
[]
Jose Carlos
José Carlos
10/04/2008, 10:52
1- As vantagens são:
a- diminuir o espaço utilizado pelos acessórios, uma vez que apenas uma correia toca ar condicionado, bomba hidraulica, bomba dágua, alternador.
b- o escorregamento entre polia-correia é muito menor.
c- o angulo de abraçamento é maior, podendo transmitir mais torque.
- As desvantagens:
a- ter de trocar todas as polias.
b- em alguns motores, há problemas de orientação da correia que obrigam, por exemplo, a troca da bomba dágua por uma que bomba ao contrário das normais.
c- se estoura a correia, tudo para. MAS, quem tem uma sobressalente já resolveu o problema.
2- Obviamnte, sendo mais larga é mais resistente lateralmente. Ai já é algo da característica física dos materiais.
Leopoldo, voce usa o 302 ford. Para ele ja vi kits gringos que diferenciam bomba dagua longa ou curta. Algum deste caberia no 3.6? Nos kits observei que a polia do virabrequim tem 3 ou 4 furos mas no meu tem 1 furo e "chaveta".
Obrigado
[]
Jose Carlos
Alguém poderia colcar uma fota de cada tipo de correia?
Abs
leopoldo
10/04/2008, 14:51
O Zepi ... é só olhar nos sites dos fabricantes de correia ... oras! pois pois.
coloca correias no google e vc acha algo com isso:
http://www.copabo.com.br/index.php/50
Beleza Leopoldo...foi procastinação mesmo...hehehehe!!
Abs
Elmer_Jeep
11/04/2008, 11:10
Aqui muita gente que tem 4.1 mexido instalou PolyV porque mesmo no motor original as V costumam torcer/enrolar e romper em alta rotação. Já vi correia-V enrolada até em CJ com GM151...
[]'s
Realmente...uma vez sozinho na estrada com emu willys 3000 pisei no fundo atá uns 110 km/h...provavelmente mais pelos pneus maiores...e quando cheguei em casa fui olhar e a correia estava torcida....
Abs
rctorrezam
11/04/2008, 18:38
Mas e como ficou as polias?
Não mudou nada, foi só trocar e sair andando.
leopoldo
13/04/2008, 19:23
..... voce usa o 302 ford. Para ele ja vi kits gringos que diferenciam bomba dagua longa ou curta. Algum deste caberia no 3.6? Nos kits observei que a polia do virabrequim tem 3 ou 4 furos mas no meu tem 1 furo e "chaveta"
O 302 tem um show de opções inatingíveis financeiramente neste momento. Um deles é o kit de correia serpentina. Eu já me dei conta que deverei trocar a bomba d'água para uma de rotação reversa, além ds polias e possiveis translações de componentes.
Agora sobre esse motor, não sei dizer. O melhor é olhar catálogos de empresas como a PAW - usa.
José Carlos
14/04/2008, 11:57
Aqui muita gente que tem 4.1 mexido instalou PolyV porque mesmo no motor original as V costumam torcer/enrolar e romper em alta rotação. Já vi correia-V enrolada até em CJ com GM151...
[]'s
Elmer voce ja viu ou tem esperiencia com a poly V e lama? Tem risco de pular? Os kits gringos a bomba dagua gira pelo inverso da correia ou seja sem nenhuma borda de segurança...
[]s
Jose Carlos
José Carlos
14/04/2008, 11:58
Não mudou nada, foi só trocar e sair andando.
Acho que vou ao "shoping de peças usadas" com as minhas e ver o que encontro...
Obrigado
Jose Carlos
José Carlos
14/04/2008, 12:02
O 302 tem um show de opções inatingíveis financeiramente neste momento. Um deles é o kit de correia serpentina. Eu já me dei conta que deverei trocar a bomba d'água para uma de rotação reversa, além ds polias e possiveis translações de componentes.
Agora sobre esse motor, não sei dizer. O melhor é olhar catálogos de empresas como a PAW - usa.
Leopoldo, esta serpentina é a mesma polyV ?
Descobri o que disse sobre rotaçao reversa da bomba! Putz na configuraçao que eu desejava a bomba rodara ao contrario de hoje! Entao ela nao tem funçao, é isso?
Se for babou!
Obrigado
Jose Carlos
Olhando o site que o Leopoldo informou pensei em um detalhe...
Ou se compra um kit de polias,ou faz-se todas no mesmo padrão.
Poia elas tem vários padrões de medida e ângulos!
Talvez pegar de um motor já produzido como o da silverado/ômega para usar no opala 4.1...
Abs
Elmer_Jeep
14/04/2008, 15:32
Elmer voce ja viu ou tem esperiencia com a poly V e lama? Tem risco de pular? Os kits gringos a bomba dagua gira pelo inverso da correia ou seja sem nenhuma borda de segurança...
[]s
Jose Carlos
Cara, acho que não tem problema não, os troller são assim, vejo vários na trilha e nenhum problema com lama, etc.
[]'s
Pessoas, alguém sabe dizer se a furação do bloco do opala para a bomba d'agua é igual nos mpfi?
Se for daria pra usar ela, e usar o mesmo sistema silverado/omega.
Abs
Elmer_Jeep
11/09/2008, 15:39
Zepi, não tenho nenhum powertech(mpfi) aqui no deposito, mas nos que ja vi o alojamento da bomba dágua é semelhante aos GM250.
Talvez tenha diferença de altura nas polias, daí tem que conferir se a correia vai ficar alinhada.
Nos GM151 e GM250 já existe essa diferença de a polia ficar mais distanciada da bomba (em direção à frente da viatura).
[]'s sem resolver muita coisa...
Elmer, beleza!
Já é uma luz no final do túnel...
Se desse certo, ficaria bem mais fácil.
OUtra coisa que quero saber é da diferença da saída da bomba do ômega e a da Silverado...
Abs
vantagem: eu substitui as correias convencionais tipo canaleta A pelas mult V em função do meu guincho. quando usava, forçava demais o alternador, fazendo com que "fritasse" as correias tipo A, isso aconteceu 3 vezes, duas delas ja usava as correias industriais. Depois que troquei o conj. pelas multV acamou essa amolação. Sorte minha que sempre achava uma de fusca perdida nos jeeps ou gaiolas dos amigos.:mrgreen:
desvantagem da mult v, dificuldade de acha-las, se acaso acontecer de quebrar, a gente nao encontra em qualquer porta de buteco. Sujestão que adotei, carrego sempre uma nova na caixa de ferramentas.
Que motor era o seu?Como vc fez?
Queria colocar do ômega ou silverado...e carregar uma correia reserva...hehe!
Pelo que estou vendo pode ser quase plug'nplay.Só tenho que verificar o bloco...
Abs
leopoldo, vc usa o 302 num jeep? ficou bom? tenho um 318 com cambio, do charger e estou querendo coloca-lo num cj2 1945 que estou reformando, sera que ficara bom? que vc acha?
Elmer_Jeep
19/09/2008, 16:13
edwint, pra não mudar o tema do tópico comente nos seguintes tópicos que tratam desse assunto:
Entendendo o Jeep do Leopoldo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1754)
V8 302 Auto - Cabe? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3993)
[]'s
overtraining
12/05/2010, 09:00
Alguem sabe de um kit para adaptação de correia poly V no motor
do opala, ou o caminho para tal adaptação ???