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Ver Versão Completa : Diferenças e vantagens da correia V x POLY-V



José Carlos
09/04/2008, 18:01
Vi um motor de opala com correias poly-V adaptadas e o visual ficou muito legal. E o dono disse estar usando esta correia ha muito tempo sem problemas de soltar ou romper.
Vale a pena esta substituiçao ou a vantagem é apenas visual? A correia poly-v é mais dura quando forçada lateralmente, sera que por isso e´mais dificil soltar?
Alguem ja fez esta substituiçao?

[]s
Jose Carlos

rctorrezam
09/04/2008, 18:25
Camarada,

Não sei bem se ajudo, mas no meu JEEP, substitui as originais pelas de máquinas industriais, sem dentes, que são mais resistentes e muito mais baratas, cerca de R$5,00 a correia de 13 mm de espessura.

José Carlos
09/04/2008, 18:30
Camarada,

Não sei bem se ajudo, mas no meu JEEP, substitui as originais pelas de máquinas industriais, sem dentes, que são mais resistentes e muito mais baratas, cerca de R$5,00 a correia de 13 mm de espessura.



Mas e como ficou as polias?

Zepi
10/04/2008, 08:07
No motor do opala acho que dá pra adaptar a do ômega/silverdo...
Já vi as polias pra vender de alumínio...
Abs

leopoldo
10/04/2008, 08:37
1-Vale a pena esta substituiçao ou a vantagem é apenas visual?
2-A correia poly-v é mais dura quando forçada lateralmente, sera que por isso e´mais dificil soltar?

1- As vantagens são:

a- diminuir o espaço utilizado pelos acessórios, uma vez que apenas uma correia toca ar condicionado, bomba hidraulica, bomba dágua, alternador.

b- o escorregamento entre polia-correia é muito menor.

c- o angulo de abraçamento é maior, podendo transmitir mais torque.


- As desvantagens:

a- ter de trocar todas as polias.

b- em alguns motores, há problemas de orientação da correia que obrigam, por exemplo, a troca da bomba dágua por uma que bomba ao contrário das normais.

c- se estoura a correia, tudo para. MAS, quem tem uma sobressalente já resolveu o problema.

2- Obviamnte, sendo mais larga é mais resistente lateralmente. Ai já é algo da característica física dos materiais.

José Carlos
10/04/2008, 10:43
No motor do opala acho que dá pra adaptar a do ômega/silverdo...
Já vi as polias pra vender de alumínio...
Abs

Oi Zepi, as que voce viu foram para "V" ou "ploy-V"?
Eu uso o falcon 3.6, ja viu algo para este? Meu problema é o virabrequim.

[]
Jose Carlos

José Carlos
10/04/2008, 10:52
1- As vantagens são:

a- diminuir o espaço utilizado pelos acessórios, uma vez que apenas uma correia toca ar condicionado, bomba hidraulica, bomba dágua, alternador.
b- o escorregamento entre polia-correia é muito menor.
c- o angulo de abraçamento é maior, podendo transmitir mais torque.


- As desvantagens:

a- ter de trocar todas as polias.
b- em alguns motores, há problemas de orientação da correia que obrigam, por exemplo, a troca da bomba dágua por uma que bomba ao contrário das normais.
c- se estoura a correia, tudo para. MAS, quem tem uma sobressalente já resolveu o problema.

2- Obviamnte, sendo mais larga é mais resistente lateralmente. Ai já é algo da característica física dos materiais.

Leopoldo, voce usa o 302 ford. Para ele ja vi kits gringos que diferenciam bomba dagua longa ou curta. Algum deste caberia no 3.6? Nos kits observei que a polia do virabrequim tem 3 ou 4 furos mas no meu tem 1 furo e "chaveta".
Obrigado

[]
Jose Carlos

Zepi
10/04/2008, 11:57
Alguém poderia colcar uma fota de cada tipo de correia?

Abs

leopoldo
10/04/2008, 14:51
O Zepi ... é só olhar nos sites dos fabricantes de correia ... oras! pois pois.

coloca correias no google e vc acha algo com isso:

http://www.copabo.com.br/index.php/50

Zepi
10/04/2008, 14:53
Beleza Leopoldo...foi procastinação mesmo...hehehehe!!


Abs

Elmer_Jeep
11/04/2008, 11:10
Aqui muita gente que tem 4.1 mexido instalou PolyV porque mesmo no motor original as V costumam torcer/enrolar e romper em alta rotação. Já vi correia-V enrolada até em CJ com GM151...

[]'s

Zepi
11/04/2008, 14:56
Realmente...uma vez sozinho na estrada com emu willys 3000 pisei no fundo atá uns 110 km/h...provavelmente mais pelos pneus maiores...e quando cheguei em casa fui olhar e a correia estava torcida....

Abs

rctorrezam
11/04/2008, 18:38
Mas e como ficou as polias?

Não mudou nada, foi só trocar e sair andando.

leopoldo
13/04/2008, 19:23
..... voce usa o 302 ford. Para ele ja vi kits gringos que diferenciam bomba dagua longa ou curta. Algum deste caberia no 3.6? Nos kits observei que a polia do virabrequim tem 3 ou 4 furos mas no meu tem 1 furo e "chaveta"

O 302 tem um show de opções inatingíveis financeiramente neste momento. Um deles é o kit de correia serpentina. Eu já me dei conta que deverei trocar a bomba d'água para uma de rotação reversa, além ds polias e possiveis translações de componentes.

Agora sobre esse motor, não sei dizer. O melhor é olhar catálogos de empresas como a PAW - usa.

José Carlos
14/04/2008, 11:57
Aqui muita gente que tem 4.1 mexido instalou PolyV porque mesmo no motor original as V costumam torcer/enrolar e romper em alta rotação. Já vi correia-V enrolada até em CJ com GM151...

[]'s

Elmer voce ja viu ou tem esperiencia com a poly V e lama? Tem risco de pular? Os kits gringos a bomba dagua gira pelo inverso da correia ou seja sem nenhuma borda de segurança...

[]s
Jose Carlos

José Carlos
14/04/2008, 11:58
Não mudou nada, foi só trocar e sair andando.

Acho que vou ao "shoping de peças usadas" com as minhas e ver o que encontro...

Obrigado

Jose Carlos

José Carlos
14/04/2008, 12:02
O 302 tem um show de opções inatingíveis financeiramente neste momento. Um deles é o kit de correia serpentina. Eu já me dei conta que deverei trocar a bomba d'água para uma de rotação reversa, além ds polias e possiveis translações de componentes.

Agora sobre esse motor, não sei dizer. O melhor é olhar catálogos de empresas como a PAW - usa.

Leopoldo, esta serpentina é a mesma polyV ?

Descobri o que disse sobre rotaçao reversa da bomba! Putz na configuraçao que eu desejava a bomba rodara ao contrario de hoje! Entao ela nao tem funçao, é isso?

Se for babou!

Obrigado
Jose Carlos

Zepi
14/04/2008, 14:38
Olhando o site que o Leopoldo informou pensei em um detalhe...
Ou se compra um kit de polias,ou faz-se todas no mesmo padrão.
Poia elas tem vários padrões de medida e ângulos!
Talvez pegar de um motor já produzido como o da silverado/ômega para usar no opala 4.1...


Abs

Elmer_Jeep
14/04/2008, 15:32
Elmer voce ja viu ou tem esperiencia com a poly V e lama? Tem risco de pular? Os kits gringos a bomba dagua gira pelo inverso da correia ou seja sem nenhuma borda de segurança...

[]s
Jose Carlos

Cara, acho que não tem problema não, os troller são assim, vejo vários na trilha e nenhum problema com lama, etc.

[]'s

Zepi
11/09/2008, 12:38
Pessoas, alguém sabe dizer se a furação do bloco do opala para a bomba d'agua é igual nos mpfi?
Se for daria pra usar ela, e usar o mesmo sistema silverado/omega.



Abs

Elmer_Jeep
11/09/2008, 15:39
Zepi, não tenho nenhum powertech(mpfi) aqui no deposito, mas nos que ja vi o alojamento da bomba dágua é semelhante aos GM250.

Talvez tenha diferença de altura nas polias, daí tem que conferir se a correia vai ficar alinhada.

Nos GM151 e GM250 já existe essa diferença de a polia ficar mais distanciada da bomba (em direção à frente da viatura).

[]'s sem resolver muita coisa...

Zepi
11/09/2008, 16:28
Elmer, beleza!
Já é uma luz no final do túnel...
Se desse certo, ficaria bem mais fácil.
OUtra coisa que quero saber é da diferença da saída da bomba do ômega e a da Silverado...

Abs

edwint
19/09/2008, 07:39
vantagem: eu substitui as correias convencionais tipo canaleta A pelas mult V em função do meu guincho. quando usava, forçava demais o alternador, fazendo com que "fritasse" as correias tipo A, isso aconteceu 3 vezes, duas delas ja usava as correias industriais. Depois que troquei o conj. pelas multV acamou essa amolação. Sorte minha que sempre achava uma de fusca perdida nos jeeps ou gaiolas dos amigos.:mrgreen:

desvantagem da mult v, dificuldade de acha-las, se acaso acontecer de quebrar, a gente nao encontra em qualquer porta de buteco. Sujestão que adotei, carrego sempre uma nova na caixa de ferramentas.

Zepi
19/09/2008, 11:26
Que motor era o seu?Como vc fez?
Queria colocar do ômega ou silverado...e carregar uma correia reserva...hehe!
Pelo que estou vendo pode ser quase plug'nplay.Só tenho que verificar o bloco...

Abs

edwint
19/09/2008, 15:46
O 302 tem um show de opções inatingíveis financeiramente neste momento. Um deles é o kit de correia serpentina. Eu já me dei conta que deverei trocar a bomba d'água para uma de rotação reversa, além ds polias e possiveis translações de componentes.

Agora sobre esse motor, não sei dizer. O melhor é olhar catálogos de empresas como a PAW - usa.

leopoldo, vc usa o 302 num jeep? ficou bom? tenho um 318 com cambio, do charger e estou querendo coloca-lo num cj2 1945 que estou reformando, sera que ficara bom? que vc acha?

Elmer_Jeep
19/09/2008, 16:13
edwint, pra não mudar o tema do tópico comente nos seguintes tópicos que tratam desse assunto:
Entendendo o Jeep do Leopoldo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1754)

V8 302 Auto - Cabe? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3993)

[]'s

overtraining
12/05/2010, 09:00
Alguem sabe de um kit para adaptação de correia poly V no motor
do opala, ou o caminho para tal adaptação ???