Ver Versão Completa : Conta-giros no painel.
mauromosc
09/04/2008, 11:53
Pessoal,
meu relógio está quebrado e gostaria de aproveitar e colocar no lugar dele um conta-giros.
Alguém já fez isso? Gostaria de fazê-lo sem nenhuma adaptação, típo, cortar uma parte do painel. Existe algum instrumento nacional ou importado que encaixe naquele espaço do relógio?
Muito obrigado,
Joao Paulo
09/04/2008, 13:06
Mauro,
eu mesmo troquei o meu, coloquei um cronomac de 4.000 rpm no lugar do relogio, encaixe perfeito (se não me engano, o modelo é de 52mm), sem necessidade de adaptações ou corte do painel.
http://www.cronomac.com.br/imagens/Contag/contag.html
A troca simples, vc tem apenas que ligar os fios corretos no alternador e passá-los para dentro do painel.
Para a luzinha, usei o mesmo fio do relógio.
Abraço,
Joao Paulo
Def90 - Rolha Azul
Noventinha 00
10/04/2008, 09:33
O meu conta-giros é um Cronomac grande que fixei no painel mesmo, mas já vi um Cronomac de 4.000 RPM exatamente como mencionado pelo João e focou perfeito. Só não tenho certeza se era 52 ou 57 mm.
Abços,
Rodrigo.
Luiz Antonio C. Bodon
10/04/2008, 14:29
Eis um ítem que até hoje não entendi o por que não saiu "de série" nesses veículos....até hoje, na minha Bandeirante, eu faço muito bom uso desse aparelho...
Vou ter que adquirir um desses p/ a Defender...
Eis um ítem que até hoje não entendi o por que não saiu "de série" nesses veículos....até hoje, na minha Bandeirante, eu faço muito bom uso desse aparelho...
Vou ter que adquirir um desses p/ a Defender...
Luiz, não entendi. Seu carro não veio com o conta giros de fábrica?
Ontem eu instalei no painel um mostrador de pressão de óleo, pressão do turbo e voltimetro, acho que ficou bacana. Só não instalei o conta giros separado por já ter de fábrica e, ainda, por ser o mais caro deles.
Luiz Antonio C. Bodon
14/04/2008, 08:08
Lothar, tanto essa 110 que eu tenho (ano 2001) como a 90 que possuia antes (ano 2000), não tinham contagiros. :(
O que veio no painel "de fábrica" (ambas eram 0km):
- Velocímetro, relógio analógico, marcador de temperatura do motor e marcador de combustível.
mauromosc
14/04/2008, 10:52
Mauro,
eu mesmo troquei o meu, coloquei um cronomac de 4.000 rpm no lugar do relogio, encaixe perfeito (se não me engano, o modelo é de 52mm), sem necessidade de adaptações ou corte do painel.
http://www.cronomac.com.br/imagens/Contag/contag.html
A troca simples, vc tem apenas que ligar os fios corretos no alternador e passá-los para dentro do painel.
Para a luzinha, usei o mesmo fio do relógio.
Abraço,
Joao Paulo
Def90 - Rolha Azul
Valeu pela dica, JP!
Eu comprei a minha usada, então o dono anterior deve ter trocado, pois a minha não possui relógio, no lugar esta o conta giros, que por sinal é muito útil para condução.
Também adaptei um da cronomac mas tem que ter a saida "W" no alternador. Veja primeiro se tem. Levei meu alternador em um serviço BOSCH e fizeram a saida (aproveita e ja troca os rolamentos).
Agora, sempre ficei na dúvida se esta marcando correto, a polia do alternador faz um papel importante e ja vi cada adaptação...
rafaelfernandez
30/05/2008, 21:38
Ola a todos!!!
Estou encontrando bastante dificuldade de encontrar um conta giros pra instalar na minha viatura. Será que algum de voces poderia de indicar algum lugar que eu pudesse pedir por telefone sem preocupações? Sou de Belém-Pa e aqui não consegui o conta giros para motor diesel. Minha viatura é uma 110/02 motor Maxion International 2.5. Se alguem souber de um modelo apropriado tambem ajudaria!
Grato pela ajuda!
[]´s a todos e piscada de farol :concordo:!
Ola a todos!!!
Estou encontrando bastante dificuldade de encontrar um conta giros pra instalar na minha viatura. Será que algum de voces poderia de indicar algum lugar que eu pudesse pedir por telefone sem preocupações? Sou de Belém-Pa e aqui não consegui o conta giros para motor diesel. Minha viatura é uma 110/02 motor Maxion International 2.5. Se alguem souber de um modelo apropriado tambem ajudaria!
Grato pela ajuda!
[]´s a todos e piscada de farol :concordo:!
O modelo da cronomac indicado acima vai caber no lugar do relógio com certeza, a minha é uma 110 03 e não apresentou problemas.
rafaelfernandez
31/05/2008, 21:47
A minha duvida nao é quanto a caber ou não no painel, na verdade eu estou preocupado se o modelo vai marcar corretamente o rpm, uma vez que os conta giros pra motor gasolina nao servem nos motores diesel(indicam o rpm errado).
[]´s e piscada de farol!!! 8)
ascherer74
04/05/2009, 20:58
Pretendo instalar um contagiro no lugar do relógio. Pelas informações notei que um de 52mm serviria perfeitamente. Minha dúvida é em relação a rpm, a maioria vai até 6000, mas por fotos em contagiros de defender vi que vai até 5000. O de 6000 rpm marcaria a rotação certa?
Alguém teria um modelo para indicar?
abs.
marcio pajero
04/05/2009, 21:38
Amigos, fiz uma pergunta em outro topico e ninguem me respondeu faço aqui agora: coloquei um cronomac em minha defender 96 e depois coloquei o mesmo em uma 02, sempre funcionou muito bem. Alguns amigos, tem problemas de marcação correta da rotação apesar dos contagiros funcionarem. Alguem sabe explicar porque? marcio
ascherer74
04/05/2009, 22:12
Alguns amigos, tem problemas de marcação correta da rotação apesar dos contagiros funcionarem. Alguem sabe explicar porque? marcio
Talvez pela ligação no alternador. Alguns não têm saída "w" e necessita puxar um fio de dentro do alternador (Bosch). O Portela teve um problema parecido.
Boa noite a todos,
Meu carro não possui o contagiro. Qual a rotação que se deve usar nos motores maxion 2.5? Quando estou na estrada tento manter o motor sempre "cheio", pra andar entre os 100-130km/h, principalmente em subidas. Posso estar utilizando o carro de maneira errada? Quai cuidados devo tomar?
Agradeço desde já!
Rhuan-Belo Horizonte
marcio pajero
05/05/2009, 10:46
Rhuan, eu uso o defender na faixa dos 2300 a 2500 rpm em velocidade de cruzeiro 100 a 120 km/h. Ele deve ser tocado como carro 1000, antes de ultrapassar, encher o motor com alguma distancia e mandar ver. Pelas estradas de nossa terra, com muitas montanhas e curvas, a rotação é um pouco mais alta mesmo. O limitador de giros do motor atua na faixa dos 4200 rpm.
Quanto a marcação correta das rotações dos contagiros, a saida W foi feita corretamente, mais acho que é necessario alguma calibragem no instrumento pois não ha razão para varios, em carros diferentes, com saidas W feitas em lugares diferentes, apresentarem o mesmo problema: "marcação incorreta da rotação". Continua a duvida. Marcio
norberto
05/05/2009, 12:07
João Paulo e Lothar,
Seria possível colocar umas fotos do conta-giros no lugar do relógio.
Gostei da idéia.
[]s
Norberto
ascherer74
05/05/2009, 17:30
João Paulo e Lothar,
Gostei da idéia.
[]s
Norberto
Norberto, neste site (http://www.web-rover.co.uk/nav.php?p=td5kb/vdotacho (http://www.web-rover.co.uk/nav.php?p=td5kb/vdotacho)) mostra inclusive como instalar.
Abs.
PS. A marcação do contagiro vai a 6000rpm, mas é um motor TD5. Será que dá para usar um de 6000rpm em um 300tdi? Continuo com essa dúvida.
Rafael
DB SOUND
TRAV. HUMAITA, 1001- CASA A - PEDREIRA
BELÉM - PA
(91) 3236-1518
João Paulo e Lothar,
Gostei da idéia.
[]s
Norberto
Segue a foto, é o a direita do painel.
169920
Caro Marcio Pajero, boa noite!
Li alguns links enviados pelos amigos e pelo que entendi do funcionamento do contagiro, vou dar minha opinião.
O instrumento trabalha em função da variação do campo magnético gerado pelo alternador, o qual é tocado pela correia do motor, refletindo assim as rotações do eixo. Por se tratar de um instrumento de uso "universal" (pode ser usado em outros veículos e/ou motores diversos), eles foram calibrados e aferidos para a faixa de RPM nominal, porém de maneira laboratorial. Com base em testes de bancada e experimentais.
Ao se instalar "em diferentes alternadores", trabalhando em regimes/estado de conservação e limpeza diversos, pode ser que haja uma variação na intensidade desse campo magnético(para mais ou menos) do nominal, trasferindo essa variação ao aparelho, bem mais sensível a essa variação.
Assim, se essa linha de pensamento estiver correta, haveria uma diferença entre a roração do eixo e a leitura do instrumento.
Bom Marcio, foi só uma opinião baseado no funcionamento e características do contagiro e seus relatos sobre a marcação incorreta do RPM em carros diferentes e intalações em lugares distintos. Talvez esteja enganado quanto a variação na saída do alternador, caso haja retificadores.
Um Land Abraço.
Rhuan
marcio pajero
05/05/2009, 19:25
Rhuan, esta é uma hipotese. Eu coloquei a questão porque acho que esta variação pode ser consequencia das possiveis diferenças das polias do motor(a do eixo virabrequim) e do alternador nos diversos carros. Quanto maior a polia do motor menor sera a quantidade de voltas do alternador e como o contagiros esta ligado na saida W a quantidade de pulsos sera menor, indicando assim um rpm menor. Eu na verdade aguardava as opiniões para ver se minha teoria tinha fundamento. Mas agora ja expus minha ideia. Marcio
marcio pajero
05/05/2009, 19:33
Por favor clique em um dos ícones de Resposta Rápida em uma das mensagens para ativar a janela de Resposta Rápida.
Boa noite a todos,
Meu carro não possui o contagiro. Qual a rotação que se deve usar nos motores maxion 2.5? Quando estou na estrada tento manter o motor sempre "cheio", pra andar entre os 100-130km/h, principalmente em subidas. Posso estar utilizando o carro de maneira errada? Quai cuidados devo tomar?
Agradeço desde já!
Rhuan-Belo Horizonte
Ruan,
Uma rotação boa de um Maxion 2.5 tdi em estradas está entre 2.500-2750 rpm, no caso de uma Defender 300 tdi isto corresponde a:
v1=2.500x3,1416x805,9x60/(1.000.000x0,77x1,41x3,54)=99 km/h
v2=2.750x3,1416x805,9x60/(1.000.000x0,77x1,41x3,54)=109 km/h
Onde:
Diâmetro pneu=805,9 mm
Relação quinta marcha=0,77
Relação transferência=1,41
Relação diferenciais=3,54
marcio pajero
05/05/2009, 21:32
O amigo Hugo acaba de mostrar que meu contagiros tambem não marca corretamente. Onde eu leio 23000 na verdade deveria ser 2500 e onde é 2500 deveria ser 2750. Como o erro é de 7 a 9% pode ser tambem do velocimetro. Vou aferir o velocimetro com o gps e ver a diferença. Não calculei o diametro do meu pneu para ver se é 805,9 mais gosto de canela fina e uso medida originsl 265/85/16. Marcio
Valeu Hugo, muito bacana!!!!
Com certeza vou instalar o cotagiro!!!Penso tambem no Madman, que faz um monitoramento geral do funcionamento. O que acham?Existe revenda no Brasil? se não me engano, vi uma foto do painel do carro do Marcio em tópicos anteriores. Ficou show de bola. Aos poucos vou ajeitando meu carango.
Abs
Rhuan-110 Hcpu
O amigo Hugo acaba de mostrar que meu contagiros tambem não marca corretamente. Onde eu leio 23000 na verdade deveria ser 2500 e onde é 2500 deveria ser 2750. Como o erro é de 7 a 9% pode ser tambem do velocimetro. Vou aferir o velocimetro com o gps e ver a diferença. Não calculei o diametro do meu pneu para ver se é 805,9 mais gosto de canela fina e uso medida originsl 265/85/16. Marcio
O meu velocimetro também apresenta a diferença de, aproximadamente 9%, sendo que, quanto maior a velocidade mais próximo deste limite chega.
ascherer74
06/05/2009, 11:13
Minha land veio sem o sensor de velocidade, como não tinha o próprio da land instalei um do gol, para corrigir os pulsos instalei um aparelho chamado divimult que corrige a velocidade. (http://www.autoveloz.com.br/site/index.php?file=detalheitem&id=803 (http://www.autoveloz.com.br/site/index.php?file=detalheitem&id=803))
Talvez a instalação desse aparelho possa corrigir a velocidade, mas não sei se interfere no contagiro.:pensativo::pensativo:
Olá para todos,
Alguém sabe como ligar o conta-giros ao alternador Bosch do Fiesta que pode ser instalado no lugar dos originais ? Na placa do alternador existem 3 (ou 6) pinos. Em qual deles soldar o terminal do alternador ? Segundo o Portela, isto deve ser feito antes do retificador, mas onde, especificamente, pendurar o dito cujo ?
Abç
mg
ascherer74
07/05/2009, 18:37
Olá para todos,
Alguém sabe como ligar o conta-giros ao alternador Bosch do Fiesta que pode ser instalado no lugar dos originais ? Na placa do alternador existem 3 (ou 6) pinos. Em qual deles soldar o terminal do alternador ? Segundo o Portela, isto deve ser feito antes do retificador, mas onde, especificamente, pendurar o dito cujo ?
Abç
mg
Beleza Murilo,
Eu aconselharia levar em um eletricista, pois tem que desmontar a parte plástica e soldar um fio em um dos enrolamentos de campo. No alternador Bocsh (fiesta) não tem saída externa.
Diferente do alternador original que possui um parafuso (indicado pelo ponto de ? na foto).
ascherer74
07/05/2009, 18:44
Segue duas fotos do fio no meu altenador, mas não dá para ver com clareza o lugar soldado em função da parte plástica. Mas de repente dá uma ajuda.
lrcguitte
15/03/2010, 20:42
O conta-giros da Cronomac tem um parafuso na lateral justamente para aferição e ajuste da rotação correta em função das condições de polias de cada motor. Acredito que com o auxilio de uma lâmpada estroboscópica em oficina especializada para verificar a rotação exata e o referido ajuste no relógio, fique com funcionamento correto, lembrando que todo instumento pode apresentar algum desvio de precisão. Sobre a ligação no alternador, tem que usar o borne W na parte traseira do alternador. Caso não tenha, uma oficina auto-elétrica resolve isso bem fácil. Ricardo.
Antonio Nunes
07/08/2013, 08:25
Amigos, segue fotos do meu alternador bosch, que segundo consta, não é original e não tem o terminal W. Será que esse ponto marcado com a seta na segunda foto não seria o terminal? Tem mesmo que levar no eletricista pra abrir o alternador? Valeu!
Uso um conta giros da willtec comprado em uma loja conhecida (jipebras) a R$78,00 atualmente esta indisponível mas creio que se consegue por encomenda... ele é especifico para land rover defender e já vem "Calibrado de fábrica" não precisando fazer qualquer tipo de ajuste. ele não cabe no painel pois tem 85mm de diâmetro (onde geralmente se coloca no lugar do relógio) precisando de um copo para fixar. O copo comprei em outra loja conhecida (donatti) que também não tinha em estoque.
Quanto a pergunta acima, este alternador precisa soldar um fio no terminal "W" de dentro do mesmo, este parafuso não é o certo. Isso é simples e qualquer auto-elétrico faz em menos de 15 minutos!
Antonio Nunes
07/08/2013, 20:16
Ok amigo, obrigado pela informação. Comprei um contagiros igual ao seu, também na jipebras e comprei o copo também da willtec 85mm em outra loja. O problema é que o copo é gigantesco, não cabe no lugar do cinzeiro, só na frente do motorista, atras do volante. Achei o copo muito longo pro tamanho do contagiros, será que tem problema diminuir o tamanho dele (cortar)?
Jorge Dias Martins
05/08/2015, 11:19
Amigos,
tive problemas no alternador original e parece que em funcão disto o conta giros original queimou. Substitui o alternador seguindo a orientação de um amigo do forum ( um AMEC de 120ah que eles fabricam para o Defender) e o eletricista achoru que voltaria a funcionar e não aconteceu. Minha pergunta é se o Cronomac de 52 mm encaixa no local do original (o original é de 52 mm ?) ? A´Há a indicação de um melhor?
Grato.