Ver Versão Completa : Acoplamento Viscoso Do Ventilador
Anthoniusnikos
07/04/2008, 17:24
Pessoal, a esta hora já era para estar trocando a correia dentada, mas empaquei no acoplamento viscoso do ventilador.
Solteia a mola "corda de relógio" na frente. E agora ? Como tiro o acoplamento viscoso e hélice ?
Nykos ou Mikos
Walter L. L. Casitta
07/04/2008, 17:32
Pessoal, a esta hora já era para estar trocando a correia dentada, mas empaquei no acoplamento viscoso do ventilador.
Solteia a mola "corda de relógio" na frente. E agora ? Como tiro o acoplamento viscoso e hélice ?
Tem que usar uma chave de boca, mas não pode usar uma chave de boca comum. Tem que ser uma que consegue alcançar o sextavado atrás do acoplamento viscoso (fica na polia do ventilador e o ventilador)....
Anthoniusnikos
07/04/2008, 18:17
Atrás do acoplamento tem 4 parafusos. São esses?
Walter L. L. Casitta
07/04/2008, 19:34
Atrás do acoplamento tem 4 parafusos. São esses?
Pega o manual ai...
Anthoniusnikos
07/04/2008, 22:43
Meu amigo Casitta, desculpe a minha ignorância neste caso, mas é que a hélice juntamente com o acoplamento viscoso giram independentemente do eixo, então tenho que desaparafusar a porca do eixo (porca de 30mm) ? Deve então sair o conjunto acoplamento viscoso e hélice juntos ?
Obrigadão pela apostila.
Anthonius Mikos
Walter L. L. Casitta
07/04/2008, 22:56
Meu amigo Casitta, desculpe a minha ignorância neste caso, mas é que a hélice juntamente com o acoplamento viscoso giram independentemente do eixo, então tenho que desaparafusar a porca do eixo (porca de 30mm) ? Deve então sair o conjunto acoplamento viscoso e hélice juntos ?
Obrigadão pela apostila.
Anthonius Mikos
Isso mesmo. Se não estou enganado a rosca é invertida. Pra soltar tem que girar para pro lado contrário...
Anthoniusnikos
07/04/2008, 23:23
Dizem sentido anti-horário (contrário aos parafusos normais).
Bom, se for assim, ficou muito fácil. Espero que o eixo fique travado.
Amanhã volto para o desmonte.
Fiz uma chave com boca de 30 mm com uma tira de folha de zinco galvanizado, espero que aguente o torque.
Abração Casitta.
Edintruder
08/04/2008, 13:24
Dá para fazer com prancheta de 1" x 1/4". Só cortar e soldar.
Pra tirar o aperto basta usar um martelo para dar solavancos, a correia poli-V faz p resto do serviço segurando a polia.
Olha o sentido do eixo para puxar o ar. O eixo gira no sentido de apertar a rosca, então é só girar como se fosse empurrar o ar pra frente. Não tem erro!
Anthoniusnikos
08/04/2008, 16:11
Vale pessoal, mas a chapa de zindo galvanizado não aguentou. Vou tentar com uma lâmina de feixe de molas.
Acredito que para retirar as polias posso fazer o travamento com um grifo 18". Será que vai dar?
Walter L. L. Casitta
08/04/2008, 16:32
Vale pessoal, mas a chapa de zindo galvanizado não aguentou. Vou tentar com uma lâmina de feixe de molas.
Acredito que para retirar as polias posso fazer o travamento com um grifo 18". Será que vai dar?
Não é tão apertado assim. A correia segura bem.
Deixa pra tira a correia depois do ventilador...
Allan Nielsen
09/04/2008, 04:54
Anthonius,
como ja foi dito pelo Walter e Edi, pra tirar o helice encaixe a chave e da uma porrada nela com um martelo. A rosca é esquerda!!
Se seu objetivo é trocar a correia dentada, e esta com esta dificuldade não o aconselho a fazer este serviço; procure um mecanico com EXPERIENCIA neste tipo de motor. A troca da correia dentada parece facil, a receita do manual é simples, mas na pratica não é bem assim não. Ajustar o ponto deste motor é chato, requer ferramentas, experiencia e paciencia.
Lembre-se: mais importante que a correia é o esticador.
boa sorte
Anthoniusnikos
09/04/2008, 09:02
Nielsen, valeu o conselho, já estudei bastante o caso. Me considero teoricamente capacitado. Já lí tudo sobre as marcas de sincronismo da engrenagem do virabrequim, comando de válvulas e bomba injetora. Ainda conto com a acessoria do Cassita e do Edin. Agora, é hora da prática. Estou tentando improvisar algumas ferramentas, mas paciência e tempo para mim não faltam. Para a próxima troca saberei as ferramentas que devo ter para que o serviço renda e seja mais fácil. De qualquer forma já estive em muitas situações de estar no mato sem cachorro e as improvisações responsáveis deram certo.
Agora vou até a garagem testar a nova chave de boca e continuar o serviço.
Abração para todos. Tenham um bom dia.
Anthoniusnikos
Edintruder
09/04/2008, 13:26
É sujando as mãos que se aprende! Realmente a prática é mais difícil que a teoria, mas sem a prática não é possível entender vários detalhes da teoria.
Anthoniusnikos
09/04/2008, 14:09
Sabendo que a rosca era ao contrário e que o torque de porradinha era melhor, mesmo com a chave improvisada foi mamão-com-açucar. Segue foto da chave. O lado de boca única arregaçou porque a chapa (dupla) de zinco é muito mole, daí fiz uma boca articulada que aprisionou a porca e com a porradinha cedeu fácil.
Prezados amigos, o parafuso da polia do virabrequim é NORMAL ?
Aperta no sentido horário ? Dúvida cruel !!!
Abração para todos.
Edintruder
09/04/2008, 23:15
O parafuso do virabrequim é rosca direita comum. Vais precisar de um cano para fazer alavanca e tirar o aperto e para reapertar novamente. Engata a 5a marcha e freio o estacionário ou pede pra alguém pisar no freio com a marcha engatada.
Um detalhe que pode ser útil, o parafuso que prende a polia do esticador da correia multi-v de serviço é rosca esquerda e para afrouxar a tensão sobre a correia usa uma chave estriada 15mm direto no parafuso para levantá-lo.
Anthoniusnikos
10/04/2008, 09:49
Bom dia Edin, o detalhe do esticador para afrouxar e retirar a correia percebi quando coloquei a chave para retirar o parafuso do rolamento. Parece que esse rolamento está com um pouco de folga. DevoTrocá-lo?