PDA

Ver Versão Completa : ACIONAMENTO DO 4X4 VIA VÁCUO Ranger 4x4 / 99

Anthoniusnikos
03/04/2008, 09:27
Caros amigos, desculpem a republicação, só que agora vai com mais fotos ilustrativas anexadas para que me auxiliem na religação dos tubos e tubinhos do sistema à vácuo de acionamento do 4x4 na Ranger 1999 roda livre.
Abraço à todos !
Anthoniusnikos

Anthoniusnikos
04/04/2008, 00:24
E aí pessoal, com as fotos melhorou ?

Edintruder
04/04/2008, 23:29
A peça em cima da turbina é um derivador de vácuo, dali parte as mangueiras para o resto do sistema. O teu problema está diretamente da saída do painel para as rodas. Tem que procurar e seguir. Eu procurei no catálogo de peças e manual da Ranger e encontrei esse desenho, porém está tudo em Espanhol.

Anthoniusnikos
05/04/2008, 12:02
Edin, aquí em Itapema a gente se vira bem com o portunhol.

Quanto ao desenho que você apresenta, me parece que mata a charada.
Então:
a) A válvula HVAC me parece ser o derivador de vácuo em cima da turbina.
b) O acumulador de vácuo com válvula de retenção é a peça bojuda preta no para-lamas do passageiro da foto.
c) O solenóide PVH deve estar no painel dentro da cabine. Vou ter que tirar o painel para examiná-lo.
d) Sabe onde fica o MÚLTIPLO DE ADMISSÃO ?

Valeu muito, Abração.

Edintruder
06/04/2008, 19:17
Pode estar faltando uma vez que está sem as mangueiras. Pode ser um "T".

Anthoniusnikos
06/04/2008, 20:38
Edin, quê tê ? "T"

amithai
06/04/2008, 20:54
Antonio, é o seguinte e te garanto que todos vão concordar comigo.
ESSES SISTEMA É UMA M......
Põe uma roda livre manual ou um pituto(como eu fiz).
Isso, na remota possibilidade de dar certo, vai quebrar em menos de um mes. Vc nunca vai saber se ligou ou não...olha o que tô dizendo...

Abs

amithai
06/04/2008, 20:57
Só mais uma coisa que talvez ajude na sua loucura. O sistema arma e desarma pelo tempo de vácuo...eu não lembro mais os tempos mas é tipo vácuo de 20 segundos ele desarma e desliga a roda(sempre o tempo menor) , vácuo de 40 segundos ele liga a roda.....agora vc acha mesmo que isso aí vai acertar direitinho o tempo de vácuo e mesmo que acerte....será que vai ser efetivo....pra mim é uma perda de tempo.

shimomoto
06/04/2008, 22:04
Aos mais experientes no assunto...

Não dá para simplesmente isolar esse sistema e roda tal qual as novas Rangers sem RL???

Abraços

amithai
07/04/2008, 09:10
Claro que dá , poe o pituto ou uma RL que vendem ai, acho que é avl ou avr...não lembro ..ou então desmonta a RL e trava ela ligada e esquece o vácuo....DEixa o sistema ligado direto. O meu tem pitutomas nem mexo....tá ligada direta o tempo inteiro e olha que raramente uso.

Edintruder
07/04/2008, 10:04
Claro que dá , poe o pituto ou uma RL que vendem ai, acho que é avl ou avr...não lembro ..ou então desmonta a RL e trava ela ligada e esquece o vácuo....DEixa o sistema ligado direto. O meu tem pitutomas nem mexo....tá ligada direta o tempo inteiro e olha que raramente uso.

As rodas livres são da AVM. Eu faria o pituto e esquecia esse sistema da RL à vácuo...

amithai
07/04/2008, 13:29
Então Antonius, abandone essa loucura!!! Quer seu carro original? No carro original a roda livre não funciona direito, cara!!!!

Abraços!!!

mbm4x4
07/04/2008, 21:16
Aos mais experientes no assunto...

Não dá para simplesmente isolar esse sistema e roda tal qual as novas Rangers sem RL???

Abraços

Shimomoto:concordo:
Voce que possui uma Ranger das novas(sem roda livre), sabe me dizer se mesmo estando em 4x2, o sistema de transmissão dianteiro gira direto???só que sem tração nas rodas dianteiras? Correto???
Em resumo é como se fosse 'queixo duro" de fábrica??

Abs.
Mateus. :mrgreen:

cbridi
07/04/2008, 21:19
Gira direto, sem parar, todo o sistema. Do cardã até a ponta de eixo...

Walter L. L. Casitta
07/04/2008, 21:21
Voce que possui uma Ranger das novas(sem roda livre), sabe me dizer se mesmo estando em 4x2, o sistema de transmissão dianteiro gira direto???só que sem tração nas rodas dianteiras? Correto???

Queixo duro antigamente era caminhão sem DH. Também eram conhecidos como estora-peito.:mrgreen:

mbm4x4
07/04/2008, 21:32
E ai pessoal
Desculpa a gafe, acho que aprendi errado, achei que queixo duro era o nome que se dá, qdo se retira a roda livre e coloca uma flange ou siplesmente qdo se trava definitivamente a RL original ...
Valeu Walter Casitta e Cbridi pela informação.
Então na Ranger qdo se aciona o 4x4, apenas liga a caixa de transferencia nas rodas dianteiras?? Certo??
Valeu
Mateus.

shimomoto
07/04/2008, 21:37

Abs.
Mateus. :mrgreen:

Mateus,

Como o Bridi disse, gira tudo: Roda, semi árvore, diferencial, cardã, tudo. Em qualquer sistema, o acionamento da tração liga a CT as rodas dianteiras. Apenas que nos sistemas com RL, o acionamento da tração também acopla a RL, enquanto na Ranger, essa ultima parte não existe.

Não é queixo duro porque esse não é o termo correto.

Abraços

Queixo duro antigamente era caminhão sem DH. Também eram conhecidos como estora-peito.:mrgreen:

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

De preferência FNM!

O pessoal também chama de "direção a feijão"

Aliás tempos atrás conheci uma firma que tinha um MBB L-1113 com Munck e direção sem ser hidráulica. Para fazer uma curva mais apertada na rua, precisava de 2 para virar o volante:shock::shock::shock:

Abraços

Walter L. L. Casitta
07/04/2008, 21:47
Mateus,

Como o Bridi disse, gira tudo: Roda, semi árvore, diferencial, cardã, tudo.

Não é queixo duro porque esse não é o termo correto.

Abraços

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

De preferência FNM!

O pessoal também chama de "direção a feijão"

Aliás tempos atrás conheci uma firma que tinha um MBB L-1113 com Munck e direção sem ser hidráulica. Para fazer uma curva mais apertada na rua, precisava de 2 para virar o volante:shock::shock::shock:

Haaaaa! Eu já dirigi F4000 sem DH. Pra virar parado tinha que ficar dando uns arranquinhos pra frente ficar balançando. Cada vez que a frete levantava a gente consegui girar o volante mais um pouquinho e assim ia até consegui virar tudo...:mrgreen:

Anthoniusnikos
07/04/2008, 22:19
Vamos só insistir um pouco mais na loucura. Com esse sistema original funcionando. Tudo ligadinho. Pode existir algum perigo de sem o acionamento 4x4 High ou Low no botão do painel ele engrenar a tração 4x4 ?
Desculpem a insistência. Já é quase 100% que vou adaptar o PITUTO.
Abração à todos.
Anthonius

Walter L. L. Casitta
07/04/2008, 22:30
Vamos só insistir um pouco mais na loucura. Com esse sistema original funcionando. Tudo ligadinho. Pode existir algum perigo de sem o acionamento 4x4 High ou Low no botão do painel ele engrenar a tração 4x4 ?
Desculpem a insistência. Já é quase 100% que vou adaptar o PITUTO.
Abração à todos.
Anthonius

O sistema a vácuo é tão confiável, mas eu tenho um amigo que tem um V6 98 que funciona dereitinho...

mbm4x4
07/04/2008, 23:37
Pessoal
valeu mesmo pelas informações.
Perguntei tudo isso, pq por experiencia própria, estou passando trabalho para manter a minha RL à vácuo funcionando perfeitamente, tanto que estou querendo abandonar de vez esse sistema. O sistema à vácuo no meu caso, esta fazendo eu perder a confiança...Sempre que me aproximo do areião, já começo a pensar, será que desta vez vai funcionar ou vou ficar na m...!
Arrumo a mangueira, logo dpois estraga a bomba de vácuo. Arrumo a bomba, estraga o retentor.Arrumo o retentor e estraga....
Definitivamente, vou travar as rodas(inverter a mola) até juntar as latinhas para trocar pelas manuais AVM. (500 latas de skol)
Achei as WARN manuais no EUA por 129 latinhas de Bud. O problema é fazer elas chegar aqui.
O que voces acham, dá para andar por quanto tempo com as rodas travadas? Já troquei o oleo do diferencial dianteiro e mandei engraxar todos pontos de graxa(cardã e cruzetas).
Valeu pessoal e deculpa qualquer coisa
[ ]s quase travados.
mateus

Anthoniusnikos
07/04/2008, 23:38
Bom, se ele não acoplar por conta própria de forma inesperada, forçando a caixa de transferência, então vale tentar. Mas aqueles caninhos e juntas de borracha me parecem mesmo muito frágeis. Certamente com a trepidação de estrada (trilha) de terra, logo desprende tudo. Se este for o maior problema do sistema, seria fácil refazê-lo com canos e conexões de metal, que são fáceis de encontrar, em todas as bitolas, na Rua Florêncio de Abreu em São Paulo.
O que acha, Casitta?

amithai
08/04/2008, 08:02
Nao foi vc Walter q me falou q esse cambio aguenta ate um 6 cil MWM?

amithai
08/04/2008, 08:08
Viagem Antonius, vc é teimoso, hein, vai ter que aprender batendo a cabeca. Vc acha que se fosse assim facil a ford nao teria resolvido? Essa é uma das maiores reclamacoes de quem tem ranger desse ano. Vc ta preocupado se o sistema entrar e engrenar sem acionamento do botao, isso pode acontecer pq a RL pode ter parado na posicao de engate mas nao engatou... Como vc vai saber? Nunca!! . Ele esta estacionado em uma posicao e so muda com o vacuo e na maioria das vezes nem com ele... e se ele acoplar qual o problema, so se vc estiver muito rapido e mesmo assim a caixa da ranger aguenta!!! Mas sera possivel, sera que vc nao tem nenhuma emenda , nenhuma fita isolante nesse seu carro...que tem que ficar nesse doce todo!!! Vc vai mexer e NAO VAI DAR CERTO, SE DER CERTO É TEMPORARIO!!!
Que pontos de graxa sao esses, que eu saiba é tudo blindado...
Que papo é esse de inverter a mola? Basta abrir a RL e clicar o negocinho ate o fim, ele desarma e vc monta assim, ele desarmado e fazendo pressao na carretinha . Ai o sistema fica ligado pra sempre e é só felicidade!!!
Abs

amithai
08/04/2008, 08:18
Life is a shit, onde eu compro Buds, aqui em Sao Jose dos Campos nao tem...acho que nem no Rio...o q houve com a Bud?

*Off topic? e o queixo duro?

ojaneri
08/04/2008, 08:20
Sistema a vácuo funciona 100% quando tudo é novo...depois de um tempo, ele vai perdendo eficiência até ficar intermitente. Se você deixar tudo novo, talvez funcione por uns 3 ou 4 anos sem problema nenhum, mas depois vai ter que gastar tudo de novo...

Esse problema eu resolvi de forma rápida, barata e confiável. Nunca mais tive nenhum problema, o sistema da Ranger ficou tão confiável quanto do meu Troller que é roda livre, e a solução esta aqui no fórum mesmo: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=7524&highlight=pituto

Walter L. L. Casitta
08/04/2008, 09:11
Nao foi vc Walter q me falou q esse cambio aguenta ate um 6 cil MWM?

Acho que o 2504 aguenta sim...

mbm4x4
08/04/2008, 10:49
Life is a shit.KKKKKKKKKKKKK!!!!:palmas:
Amithai
Meu veículo é uma Sportage, existe 4 pontos de graxa.
As rodas livres da Sportage tem uma mola que serve para empurrar a catraca para frente qdo não tiver vácuo desacoplando a mesma.Para travar as RL das Sportage, se voce inverter a posição desta mola, colocar depois da catraca, ela fica travada direto.
Como estou pensando na posibilidade de trava-las, como vai ficar girando sempre o conjunto de transmissão dianteiro, nada melhor que estar tudo sempre bem lubrificado.(por isso troquei oleo da transm. e engraxei os pontos)
Quanto as Bud, aqui no sul tbem não tem mais, Qdo me referi as Bud queria me referir a dólares e qdo me referi a Skol, reais.:oops:
Queixo-duro, foi gafe minha, tinha aprendido errado e falei besteria.
A minha duvida era qto tempo poderia andar nesta configuração (RL travada) sem maiores problemas.
Valeu:concordo:
mateus.

Anthoniusnikos
08/04/2008, 16:29
Valeu a discussão pessoal. Agora que tenho certeza, vou patentear o esquema "do PITUTO do Ojaneri" com foto e tudo.

Abraços