Ver Versão Completa : The Camper 1994
Matheus,
Bom, The Camper está fora dos classificados atualmente!!! :mrgreen:
Agora se vender, só depois de montada e curtida.
E por uma proposta irresistível!!! :concordo:
Abraço,
Loras...
sei que é mais caro o orçamento mas o kit do Edilson Fabre do troller pantanal é show de bola heim?
MWM 2.8 + cambio 5 marchas do troller com t-case BORG WARNER - MANUAL.... ele me falou numa cifra de 18... infelizmente... masss sei la'derepente conversável!
abraços
Loras...
sei que é mais caro o orçamento mas o kit do Edilson Fabre do troller pantanal é show de bola heim?
MWM 2.8 + cambio 5 marchas do troller com t-case BORG WARNER - MANUAL.... ele me falou numa cifra de 18... infelizmente... masss sei la'derepente conversável!
abraços
Rubens,
Realmente seria um conjunto interessante!!!
Se eu já não tivesse o powetrain todo quando vi o anúncio...
De fato, eu tinha algumas prioridades:
- diesel
- bomba injetora mecânica
- ausência de correia dentada
- acoplamento de PTO para guincho mecânico
Portanto, salvo engano, ainda que com acionamento por alavanca, o conjunto da Pantanal não tem saída de PTO. Depois teria de inverter novamente a bola do diferencial dianteiro...
Também prefiro um 14B turbinado ao MWM 2.8. Questão de "tamanho" que reflete em sua durabilidade (potência / litragem = potência específica).
Estamos comparando 2.8 x 3.7!!!
Além disso, consegui o conjunto todo em bom preço aqui em Roraima, 100% revisado vai ficar bem menos que os 18k... a escolha está feita!!! Agora é concretizar o planejamento!!!
Abração,
Rubens,
Realmente seria um conjunto interessante!!!
Se eu já não tivesse o powetrain todo quando vi o anúncio...
De fato, eu tinha algumas prioridades:
- diesel
- bomba injetora mecânica
- ausência de correia dentada
- acoplamento de PTO para guincho mecânico
Portanto, salvo engano, ainda que com acionamento por alavanca, o conjunto da Pantanal não tem saída de PTO. Depois teria de inverter novamente a bola do diferencial dianteiro...
Também prefiro um 14B turbinado ao MWM 2.8. Questão de "tamanho" que reflete em sua durabilidade (potência / litragem = potência específica).
Estamos comparando 2.8 x 3.7!!!
Além disso, consegui o conjunto todo em bom preço aqui em Roraima, 100% revisado vai ficar bem menos que os 18k... a escolha está feita!!! Agora é concretizar o planejamento!!!
Abração,
ahhh num sabia dos poréns
melhor que isso agora só dois disso!!!!
hoje vi 3 campers no rodrigão...
caramba quanta 4x2 existente!
aliás sr. Jair de volta sorridente como sempre :-D
Elmer_Jeep
21/06/2010, 10:32
Buenas!!!
Enfim, o projeto foi retomado!!! :palmas:
Agora não vendo mais!!! :discordo:
Já está na Retífica Central, sob os cuidados do senhor Elmer Brito:
- Motor 14B completo, já retificado mas ainda desmontado;
- Caixa de 05 marchas e redução Band;
- Tomada de força original Biselli;
- Todas as peças do motor (pistões, anéis, bronzinas, bomba de água, termostática, etc);
- O câmbio já está montado!!! Todos os rolamentos novos!!! Lindão!!! :mrgreen:
- Reduzida 90% pronta, rolamentos novos, pino carretão novo, engrenagem acionadora original nova, falta apenas uma engrenagem que será providenciada 2a. feira;
Encomendei o coletor na Turbo Anhaneguera.
Comprei a turbina K-16 conforme sugestão do Fe Jipeiro.
Camarada rodou 500km a bordo de uma F75 14B durante o domingo e já ficou ansioso pra acelerar a camper :dance: ... ainda bem que não confirmei o prazo de entrega :mrgreen:
Sobre as fotos atuais, se fosse pra anuncio de venda eu não divulgaria o estado deplorável em que a viatura se encontra, mas como ela vai continuar sendo sua pode publicar, como diz o Eriksom finalmente a mangueira vai poder fazer sombra livre de corpos estranhos ao seu redor :lol:
[]'s
Supercharger
21/06/2010, 19:37
Opções de cor:
Azul escuro (atual)
Cinza Chumbo (próximo a nova HIlux)
Verde Fosco
Preto Fosco
Parabéns pela retomada.
Quanto à cor, eu manteria o azul original. Era uma das coisas que mais se sobressaiam na Camper do GH, a cor azul com todos os detalhes pretos. Muito bonita.
[]'s
Gustavo.
Eriksom Teixeira Lima
23/06/2010, 00:39
Elmer
numa outra página, o Japonês diz que vai comprar um Vitara para a "SENHORA LORAS". Pergunto:
1) o cara casou e não fez festa?
2) mais uma viatura para ficar encostada debaixo da mangueira, tem lugar?
Eriksom
Elmer_Jeep
23/06/2010, 10:34
Elmer
numa outra página, o Japonês diz que vai comprar um Vitara para a "SENHORA LORAS".
Acho que é um jimny, pra levar os dogs pra passear :lol:
Pergunto:
Eriksom
1 - o casório é final do ano
2 - viatura nova não precisa de oficina :odedo:
[]'s
[]'s
1- só se a comissão de sampa aprovar a esposa o teste é sabado esse!!!
2- há controvérsias ehuehuehuehue
Eriksom Teixeira Lima
23/06/2010, 20:40
Elmer,
Como disse o Rubens, muito bem dito, viaturas novas precisam de oficina, sendo do Loras, certamente terminará na oficina 8)
Rubens,
Mande detalhes aí, informe-nos sobre a decisão da Comissão Sol Nascente, liderada por Jesus: Doutor Loras pode casar ou .... qual será a decisão?
Eriksom
Elmer,
Como disse o Rubens, muito bem dito, viaturas novas precisam de oficina, sendo do Loras, certamente terminará na oficina 8)
Rubens,
Mande detalhes aí, informe-nos sobre a decisão da Comissão Sol Nascente, liderada por Jesus: Doutor Loras pode casar ou .... qual será a decisão?
Eriksom
o Teste é se ela aguenta o batalhão de bobagens e filmes de segunda categoria na casa do Rodrigo Ciboto...
Loras, o irmão dele eu e o Rodrigo, se ela aguentar ouvir tanta bobagem e assistir os filmes toscos... tá aprovada!!! uaahahau
tadinha... Arrependa-se antes reles mortal!!!
Elmer_Jeep
24/06/2010, 08:55
Elmer,
Esqueceram que o jimny é pra Dona Loras ??? O Loras já tem muitas viatura pra cuidar.
informe-nos sobre a decisão da Comissão Sol Nascente, liderada por Jesus: Doutor Loras pode casar ou .... qual será a decisão?
Eriksom
Jesus e Maria já conheceram a nora, estiveram aqui no aniversário do filhote :concordo:
[]'s
lmaimone
24/06/2010, 09:30
Loras,
Li o topico inteiro... parabens pela Camper e principalmente pelas fotos.
Coloca as fotos da viatura nova tb
Abs
Boas hermanos!!!
Novas. Com fotos!! :dance:
Primeira remessa de peças.
Rolamentos, engrenagens, pino, bronzinas, anéis, pistões, acoplamento viscoso, bomba de água, etc.
Situação atual: continua embaixo da mangueira... :oops:
Pelo menos já temos:
Caixa de marchas 100% revisada e montada, aguarda pintura.
Caixa de redução aguarda montagem e pintura.
PTO aguarda revisão e pintura.
Motor - parte de baixo 100% montada. Cabeçote 100% revisado, já posicionado. Aguarda pintura externa para começarmos a montar os periféricos.
Todas as peças necessárias para fechar e alinhar o power train estão aqui.
Agora é mãos a obra e em breve The Camper será manobrada para a vaga VIP.
O Dr. Elmer pode postar fotos desse serviço mais tarde... ainda não consegui registrar nenhuma. :concordo:
[...]
Segunda remessa: Kit de Ar Condicionado.
Diretamente do sul de nosso país.
Comprei o kit completo na Kitsul.
www.kitsul.com.br
kitsul@kitsul.com.br
Falar com Irving.
Pagamento via depósito bancário, envio por PAC.
O kit para 14B inclui:
01 polia
01 suporte
01 correia
01 compressor Denso
Parafusos e arruelas de pressão
Ainda preciso do filtro, condensador, evaporador, controles, etc. Mas pelo menos conseguiremos "encaixar" o motor no cofre já com todos os periféricos.
MInhas impressões:
- Embalagem via PAC mediana. Poderia vir melhor protegido, com plástico bolha e jornal.
- Pintura da polia e do suporte mediana. Já descascou em alguns pontos. Será necessário retocar.
- O mecanismo esticador da correia parece interessante, não precisa de "alavanca".
- Ponto negativo é a posição do compressor para trechos alagados e com muita lama. Fica um pouco baixo demais.
Bom é isso. Depois de instalado veremos o resultado final.
[...]
Elmer_Jeep
09/07/2010, 11:17
Agora é mãos a obra e em breve The Camper será manobrada para a vaga VIP.
O Dr. Elmer pode postar fotos desse serviço mais tarde... ainda não consegui registrar nenhuma. :concordo:
[...]
Selva !
To sem camera, só no celular mesmo...
[]'s
Remessa 03: Kit Turbo!!!! :shock:
Like Old Jack, por partes: :arrow:
Recomendo a leitura de dois tópicos especialmente para turbinar um 14B:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=9641
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=65328&page=2
Então depois de conversar com alguns amigos (Elmer, LM, Fê Jipeiro meus agradecimentos!!!), avaliar um kit da Maxcooler instalado no Prateado, juntar diversas opiniões e impressões o caminho escolhido foi o seguinte...
Coletor Turbos Anhanguera com flange para APL ou K16.
Peça muito bem feita, fundida. Entrega em 72 horas após confirmação do pagamento.
Entretanto uma GRANDE ressalva.
Foi impossível negociar com a Turbo Anhanguera a distância. Os vendedores são uma negação. Não sabem nada.
Por sorte aproveitei uma viagem para SP e negociei tudo localmente.
Os caras simplesmente não conseguiam me vender apenas as peças que interessavam do kit... não retornam emails, ligações... uma lástima.
Já o seu Augusto é fantástico!!! Boas conversas e orientações que me ajudaram a escolher a turbina...
Comprei também o sistema de retorno de óleo (que aproveita o local do selo do motor), aeroquip (60cm) e demais peças para a lubrificação da turbina.
[...]
Turbina K16!!!
Tive dificuldade de encontrar a APL240 (Garret).
Só encontrei marcas paralelas e de durabilidade duvidosa.
Quanto encontrei a diferenças de preço entre elas (30% aproximadamente) me fez optar pela K16. Mesma turbina do Ford Cargo com motor Cummins não eletrônico.
Uma turbina mais nova, com alguns diferenciais técnicos como rotor de titânio, reflow, etc.
Veremos se a diferença de preço se justifica ao comparar com o Prateado (APL 240) depois de pronto.
Comprei na Controlparts em Campinas. Foi despachado para SP capital e retirei pessoalmente numa autorizada (Destak).
Fui atendido pela Roseni (11) 3936-1054 ou 3933-9077 Recomendo.
A embalagem também é meia boca. Precisei acrescentar plástico bolha e jornal para garantir um frete seguro até Roraima.
[...]
Segundo o seu Augusto, a K16 deixará a condução mais "macia" em relação a APL.
Também disse que não será necessário alterar bicos, apenas regular o débito da bomba (1/4 de volta a mais).
Como a bomba injetora necessita de revisão, deixaremos essa parte para o tempo certo.
Agora falta definir o intercooler, assim que o motor estiver no cofre e soubermos o espaço disponível.
Penso em utilizar o radiador da própria Toyota Band 14B se couber na altura. Assim posso manter a receita proposta por alguns amigos de usar o intercooler do VW8-150.
Também faltam as mangueiras de silicone, braçadeiras e tubos de pressurização.
Para "monitorar" o sistema, estou pensando em extras: manômetro do turbo e temperatura de gases na saída da turbina. Seria necessário todo esse preciosismo?
Abs.
Camarada rodou 500km a bordo de uma F75 14B durante o domingo e já ficou ansioso pra acelerar a camper :dance: ... ainda bem que não confirmei o prazo de entrega :mrgreen:
Sobre as fotos atuais, se fosse pra anuncio de venda eu não divulgaria o estado deplorável em que a viatura se encontra, mas como ela vai continuar sendo sua pode publicar, como diz o Eriksom finalmente a mangueira vai poder fazer sombra livre de corpos estranhos ao seu redor :lol:
[]'s
Pois é...
Eu fico ansioso e nada de vaga VIP... :twisted:
Vou colocar umas fotos do estado atual dela sim.
Mas depois de fazer sua higiene íntima e polimento externo.
Em breve. :mrgreen:
Abs.
Parabéns pela retomada.
Quanto à cor, eu manteria o azul original. Era uma das coisas que mais se sobressaiam na Camper do GH, a cor azul com todos os detalhes pretos. Muito bonita.
[]'s
Gustavo.
Gustavo,
Pois é.
O complicado de mudar cor é documento, vistoria, etc.
A adaptação do diesel talvez tenha de ir até Manaus para certificar no INMETRO. Veremos.
Vou montá-la e rodar.
Depois de instalar parachoques, guincho, etc faremos uma simulação no computador com algumas opções. E aí decidimos!!! :concordo:
Abraço,
Elmer
numa outra página, o Japonês diz que vai comprar um Vitara para a "SENHORA LORAS". Pergunto:
Eriksom
Rapaz... tá precisando de um oculista. :roll:
Eu não disse que vou comprar.
Eu apenas solicitei mais informações ao amigo do outro tópico, pois é sim uma viatura que interessaria para a dona moça.
Entretanto das mangas e mangueiras, agora só depende do Dr. Elmer. :odedo:
Abs.
[]'s
Jimmy não... muito pequeno para a nobre família.
E depois aquele carrinho não tem muita graça... o projeto é excelente e não há muito a modificar.
Sobre a oficina... Camper e Land Cruiser já está de bom tamanho não? Senão daqui a pouco vou abrir a minha própria mecânica... e largar a medicina para conseguir tempo!!! 8-)
Abraço,
1- só se a comissão de sampa aprovar a esposa o teste é sabado esse!!!
2- há controvérsias ehuehuehuehue
Hum... a esposa encarou.
Mas você fugiu da raia!!! :mrgreen:
Brincadeira. Espero conhecê-lo na próxima oportunidade. :concordo:
Abração,
Esqueceram que o jimny é pra Dona Loras ??? O Loras já tem muitas viatura pra cuidar.
Jesus e Maria já conheceram a nora, estiveram aqui no aniversário do filhote :concordo:
[]'s
Casório aprovado com tudo que tem direito.
A propósito, The Camper precisa estar pronta e testada para levar Jesus e Maria ao Tepequém!!!
O comboio já tem alguns inscritos.
Vovó, Crocodilo, HDJ, Camper, Opala, Jincheng e jipe do Danilo!!! :mrgreen:
Abs.
Loras,
Li o topico inteiro... parabens pela Camper e principalmente pelas fotos.
Coloca as fotos da viatura nova tb
Abs
Selva!! Obrigado pelos elogios.
Nada da Land Cruiser chegar por aqui ainda...
O prazo final é amanhã.
Se não chegar, fico até menos triste, pois terei certeza do reembolso do frete via justiça.
Ôooooo transportadora enrolada... :evil:
Abs.
Elmer_Jeep
09/07/2010, 11:59
Para "monitorar" o sistema, estou pensando em extras: manômetro do turbo e temperatura de gases na saída da turbina. Seria necessário todo esse preciosismo?
Abs.
Preciosismo ?
O investimento não chega nem à 10% do que foi gasto no kit turbo...:odedo:
Veja aqui algumas informações sobre o pirômetro:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=58458&page=3
[]'s
Fe_jipeiro
09/07/2010, 12:16
Aeeeeeeee Loras....
Agora sim senti firmeza hein.. ehehheh muito show.. nao eskece de colocar o resultado... ehehhe ... para a galera ver o q essa turbina eh capaz.. eheheehh a wastegate dela... vem de fabrica regulada para abrir a 1,5kg ... se quiser menos pressao ... regula na bomba o debito... ou coloque uma wastegate q abra com menos pressao... ficara show de bola !!! essa turbina tanto nos OM , quanto no 14b nao precisa nem mexer nos bicos... a nao ser q queira uma potencia extra.....
Quanto a saida de escape ..... a saida do cargo eh muito cara..... e nao vai ficar legal.... aconselho, vc levar em uma casa q faz escape e eles fazem o escape sobre medida, desde a saida da turbina ate o final... recomendo no minimo de 2,5" e no máximo 3" para o 14b.... na minha esta de 3", cano direto e a conexao com a turbina esta soldada com MIG....
Parabens !!!
Abs..
Espero que o Elmer tenha usado estopa durante a montagem do motor para ajustar as folgas...kkkkkkkkkk
Serviço de primeiro mundo!
Abs
Elmer_Jeep
09/07/2010, 14:54
Espero que o Elmer tenha usado estopa durante a montagem do motor para ajustar as folgas...kkkkkkkkkk
Abs
:discordo: Aqui a gente usa notas de R$100,00(fornecidas pelo cliente) :mrgreen:, elas resolvem tudo :dance:
[]'s
Elmer
Eriksom
OPS!!
O Vitara eu tenho aqui, japoneis!!
Deixa a camper na cor azul como está que te dou o vitara na troca, não vá decepcionar a patroa!!!!
Eriksom Teixeira Lima
10/07/2010, 07:53
respostas múltiplas superrápidas
1) Heck, passa a tranca na garagem, o Dr. quer virar mecânico, vai começar por POA
2) Turbinar esse motor para quê? Caso a viatura saia do projeto, e caso fosse para trilha ou terrenos pesados, você deveria por um blower, Loras San. Pro resto, sobra motor, exceto se você for subir os Andes, coisa que não fará
3) Caveso, o Loras é mais enrolado que eu e você juntos, essa Camper dele nunca vai sair do projeto, nem debaixo da mangueira do Elmer
Loras, pelo menos me inscreva dentre os convidados do casório, pois se for em Roraima, eu vou, pendurado no Croco
8) 8)
Eriksom
Loras!
A coisa tá putaquiparilzante!!!!!!
Está ficando show a bagaça, se fosse mais perto ia conhecer pessoalmente sua camper.
Abs
Que nada Caveso.
Tinha um fiat Brava HQG (ou algo assim) que usava latinhas de cerveja para ajustar os casquilhos.
Justamente no casquilho que estava a kaiser que deu problema!!!:twisted:
Mais sei que o Elmer usa somente cerveja de marca boa!!:odedo:
Loras, estou sempre de olho aqui!
Abraços.
Kim.
OPS!!
O Vitara eu tenho aqui, japoneis!!
Deixa a camper na cor azul como está que te dou o vitara na troca, não vá decepcionar a patroa!!!!
É provável que ela continue azul por algum tempo ainda.
Primeiro acertaremos as adaptações 100%.
Só depois, dependendo da $ituação, chegará o momento de decidir a pintura.
O Novo Vitara foi cogitado... mas descartado assim que a Land Cruiser apareceu por aqui. :mrgreen:
Abraço,
respostas múltiplas superrápidas
1) Heck, passa a tranca na garagem, o Dr. quer virar mecânico, vai começar por POA
2) Turbinar esse motor para quê? Caso a viatura saia do projeto, e caso fosse para trilha ou terrenos pesados, você deveria por um blower, Loras San. Pro resto, sobra motor, exceto se você for subir os Andes, coisa que não fará
3) Caveso, o Loras é mais enrolado que eu e você juntos, essa Camper dele nunca vai sair do projeto, nem debaixo da mangueira do Elmer
Loras, pelo menos me inscreva dentre os convidados do casório, pois se for em Roraima, eu vou, pendurado no Croco
8) 8)
Eriksom
ET,
Turbinar o motor por uma questão de gosto. Personalidade mesmo.
Se tivesse visto o Prateado antes e depois de turbinar, entenderia...
A liberação da vaga VIP e o despacho da mangueira depende agora exclusivamente do Elmer e sua equipe. Eu estou sem tempo, trabalhando muito. Por isso abortei a idéia do "do it yourself" e resolvi pagar.
Assim tenho garantia vitalícia!!! :mrgreen:
Sobre o casamento. Eu convido com uma condição.
Venha de Camper Prateada. Assim teremos mais uma viatura de respeito para o comboio da noiva. :concordo:
Abração,
Preciosismo ?
O investimento não chega nem à 10% do que foi gasto no kit turbo...:odedo:
Veja aqui algumas informações sobre o pirômetro:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=58458&page=3
[]'s
Verdade.
Vou pesquisar se há opções melhores. Se houvesse um MADMAN para o 14B seria excelente.
Quando estiver mais perto de funcionar decidimos.
Abs.
Aeeeeeeee Loras....
[...]
Quanto a saida de escape ..... a saida do cargo eh muito cara..... e nao vai ficar legal.... aconselho, vc levar em uma casa q faz escape e eles fazem o escape sobre medida, desde a saida da turbina ate o final... recomendo no minimo de 2,5" e no máximo 3" para o 14b.... na minha esta de 3", cano direto e a conexao com a turbina esta soldada com MIG....
Parabens !!!
Abs..
Certo. Pretendo deixar a turbina original. Pelo menos até funcionar e sentir se há necessidade de mudança.
Agora não pretendo mexer nos caracóis nem na wastegate.
O complicado será conseguir fazer essa saída customizada por aqui...
Nada impossível, mas vai esticar um pouco mais o prazo de entrega.
Tem fotos da sua? :?:
Abs.
Abs
:discordo: Aqui a gente usa notas de R$100,00(fornecidas pelo cliente) :mrgreen:, elas resolvem tudo :dance:
[]'s
Loras!
A coisa tá putaquiparilzante!!!!!!
Está ficando show a bagaça, se fosse mais perto ia conhecer pessoalmente sua camper.
Que nada Caveso.
Tinha um fiat Brava HQG (ou algo assim) que usava latinhas de cerveja para ajustar os casquilhos.
Justamente no casquilho que estava a kaiser que deu problema!!!:twisted:
Mais sei que o Elmer usa somente cerveja de marca boa!!:odedo:
Loras, estou sempre de olho aqui!
Abraços.
Kim.
Certo.
De acordo com a opinião de vossas senhorias, eu concluo:
Substituir as bronzinas por notas de 100 reais.
Pergunto.
Bronzinas de mancal ou biela? Ambas?
Não poderia trocar por notas de 100 dólares? Esssas eu já tenho debaixo do colchão. :mrgreen:
Abs.
Elmer_Jeep
11/07/2010, 21:19
Certo.
De acordo com a opinião de vossas senhorias, eu concluo:
Substituir as bronzinas por notas de 100 reais.
Pergunto.
Bronzinas de mancal ou biela? Ambas?
Não poderia trocar por notas de 100 dólares? Esssas eu já tenho debaixo do colchão. :mrgreen:
Abs.
O sr deve ter percebido que as notas não são usadas literalmente, neste caso é preciso várias delas pra eliminar as folgas do motor numa boa Retífica :concordo:
Deixa as one hundred guardadas la que vão servir pra comprar umas coi$inhas pro crocodillo :mrgreen:
[]'s
Fe_jipeiro
13/07/2010, 13:07
Certo. Pretendo deixar a turbina original. Pelo menos até funcionar e sentir se há necessidade de mudança.
Agora não pretendo mexer nos caracóis nem na wastegate.
O complicado será conseguir fazer essa saída customizada por aqui...
Nada impossível, mas vai esticar um pouco mais o prazo de entrega.
Tem fotos da sua? :?:
Abs.
Opaaa ... tenho foto sim ... Esqueci meu HD externo hj, mas assim que chegar em casa, coloco aqui no forum ... Já postei essa foto em outro topico, mas não estou achando ...
Abs...
O sr deve ter percebido que as notas não são usadas literalmente, neste caso é preciso várias delas pra eliminar as folgas do motor numa boa Retífica :concordo:
Deixa as one hundred guardadas la que vão servir pra comprar umas coi$inhas pro crocodillo :mrgreen:
[]'s
Não podemos usar as originais no 14B?
Compramos as peças do Croc com xerox delas!!! :mrgreen:
Abs.
Câmbio e PTO. Falta muuuuuuito...
Opaaa ... tenho foto sim ... Esqueci meu HD externo hj, mas assim que chegar em casa, coloco aqui no forum ... Já postei essa foto em outro topico, mas não estou achando ...
Abs...
Beleza. Aguardo.
Abraço.
Motor!!!! Quaaaase lá...
vai ser caprichoso assim la em Boa Vista!!!!!!!!!!!!!!
Loras,
Beleza?
To colocando um 14b na minha F e to pensando em turbinar tb.
Achei uma outra K16 mas e a do Cummins eletronico. Queria saber se e compativel
Ce poderia me passar as dimensoes do bocal de acoplamento dessa turbina?
Segue a foto abaixo (onde se le centimetros sao na verdade milimetros)
Valeu
Motor!!!! Quaaaase lá...
Animal a combinação de cores do motor, vou copiar quase assim ehueuhehu
curti mesmo, só que meu motor até o suvaco é cromado... acho que será preto fosco e cromado ehuehue (odeio cromado)
Fe_jipeiro
16/07/2010, 11:42
Beleza. Aguardo.
Abraço.
Opa Loras ...
Desculpe pela demora !!!
Segue a foto que falei da saída da turbina ! Detalhe ... a curva tb é de 3" ...
Abs ...
Elmer_Jeep
16/07/2010, 11:57
Opa Loras ...
Desculpe pela demora !!!
Segue a foto que falei da saída da turbina ! Detalhe ... a curva tb é de 3" ...
Abs ...
A saída da turbina do Loras é diferente desta...
[]'s
Fe_jipeiro
16/07/2010, 12:03
Olá Elmer ...
Não é diferente não !!! É a mesma turbina !!! Acho que vc se enganou por causa da posição !
Abs...
Elmer_Jeep
16/07/2010, 12:13
Olá Elmer ...
Não é diferente não !!! É a mesma turbina !!! Acho que vc se enganou por causa da posição !
Abs...
bom, não sei se é por causa do termotape e não aparece como o tubo está encaixado na turbina.
Algumas fotos postadas na pagina anterior:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=233698&d=1278686066
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=233699&d=1278686137
A saída da sua é assim tb ?
[]'s
Fe_jipeiro
16/07/2010, 13:14
Exato ... é assim tb ! Pois é a msm turbina ... Seguem as fotos qdo eu comprei antes de instalar ...
É que o tubo do escape, nao esta encaixado ... está soldado direto com MIG ! ... Foi por isso q postei a foto ... a saída dessa turbina é muito cara e não compensa pois tem q modificar da msm forma, entao é mais facil soldar ou fazer sobre medida e unir com abracadeira de tucho com canaleta ...
Abs...
Fe_jipeiro
16/07/2010, 13:17
Ops ... Esqueci das fotos !!
Exato ... é assim tb ! Pois é a msm turbina ... Seguem as fotos qdo eu comprei antes de instalar ...
É que o tubo do escape, nao esta encaixado ... está soldado direto com MIG ! ... Foi por isso q postei a foto ... a saída dessa turbina é muito cara e não compensa pois tem q modificar da msm forma, entao é mais facil soldar ou fazer sobre medida e unir com abracadeira de tucho com canaleta ...
Abs...
Boas.
Obrigado pelas fotos.
Eu acho que vamos optar por comprar a saída original ou ainda fazer sob medida.
A idéia da solda não me agrada muito... :pensativo:
Abraço,
Novidades da semana passada.
Bomba injetora 100% revisada em autorizada Bosh com peças originais.
Trocados:
- Reparo BBA INJ Denso
- Bujão regulagem Denso
- Came de comando Denso 096230-0190
- Eixo de acionamento Denso 096121-0090
- Parafuso Denso 0090-429303
- Parafuso BBA
- BBA de palheta Denso 096140-0030
- Retentor eixo Denso 096039-0040
Além disso foram montados e ajustados os bicos novos.
Total de R$1,7k entre peças e mão de obra.
Já está no lugar!! :dance:
Outros avanços:
- Caixa de transferência e PTO 100% montadas, 1a. demão de tinta ontem a tarde;
- Capa seca, embreagem completa e cilindro de embreagem montados;
- Polia da bomba de água para acoplamento viscoso providenciada (falta pintura);
- Bicos injetores e bomba injetora no lugar;
- Trocados selos internos (água / óleo);
Primeiro contratempo. O kit de ar condicionado enviado não é do 14B... :parede:
Não conseguimos posicionar de forma alguma o suporte do compressor.
Felizmente o mestre Elmer tinha outro suporte aqui que será usado para substituir (usa o mesmo compressor universal). Ufa!!
Pelo menos assim o serviço não para. Quem sabe até o final dessa semana The Camper seja promovida a vaga VIP!!! :palmas:
Amanhã levarei uma caixa de direção extra (ex. Devasso - Ramiro Eli) para a revisão.
Assim montaremos uma 100% revisada. :concordo:
Fotos gentilmente fornecidas pelo celular do Sr. Elmer.
Abs.
Loras,
Beleza?
To colocando um 14b na minha F e to pensando em turbinar tb.
Achei uma outra K16 mas e a do Cummins eletronico. Queria saber se e compativel
Ce poderia me passar as dimensoes do bocal de acoplamento dessa turbina?
Segue a foto abaixo (onde se le centimetros sao na verdade milimetros)
Valeu
Pexe,
Vou tentar a medidas assim que conseguir passar pela oficina...
A turbina é compatível sim. Mas a versão eletrônica é beeeeem mais cara.
Já tentou a Control Parts? :?:
Abs.
vai ser caprichoso assim la em Boa Vista!!!!!!!!!!!!!!
Hehehe
O capricho é diretamente proporcional ao tamanho da distância da cidade de origem do cliente!!!
Retífica Central.
Recomendo!!!:concordo:
Abs.
Animal a combinação de cores do motor, vou copiar quase assim ehueuhehu
curti mesmo, só que meu motor até o suvaco é cromado... acho que será preto fosco e cromado ehuehue (odeio cromado)
Pode copiar.
Direitos autorais limitam-se a 10% do valor investido no upgrade.
Tranquilo, chegaremos num acordo bom para ambas as partes!!! :mrgreen:
Na verdade foi um pouco de sorte... só encontrei tinta para alumínio naquela cor...e ficou bom mesmo!!!
Abração,
Elmer_Jeep
26/07/2010, 09:45
- Caixa de transferência e PTO 100% montadas, 1a. demão de tinta ontem a tarde;
...Fotos gentilmente fornecidas pelo celular do Sr. Elmer.
Abs.
Tenho as do cambio antes da pintura :concordo:
Epa!!! Novidade.
Agora estamos na vaga VIP!!!
E idéia é terminar tudo até 30 de setembro. Outubro e novembro pintura.
Dezembro casamento no Tepequém. Será que vai?
Mais tarde posto fotos.
Abraços,
Elmer_Jeep
20/08/2010, 15:49
ué, dois meses pra pintar um carro que nao tem amassados nem ferrugem ? :pensativo: muito lerdo esse pintor...
devia ser ao contrário, setembro e outubro adaptação do powertrain, novembro pintura :dance:
[]'s
Eriksom Teixeira Lima
20/08/2010, 21:52
Elmer
permita-me uma correção?
setembro = manter o proprietário longe da oficina para ele não inventar merda
outubro = 15 dias de trabalho, 15 dias expulsando o proprietário
novembro = 10 dias de trabalho, 20 dias mantendo o dono longe
dezembro = 1 dia de trabalho, 20 dias aguentando o cara falar bobagens
janeiro de 2011 = larguei a Camper na rua, expulsei o cliente
Acho que ficaria mais fiel ao futuro que a cartomante te previu 8)
Eriksom
Certo, certo...
De fato estou preocupado com datas sim. :shock:
Não quero "dar um banho". Quero uma pintura 100%.
Vou desmontar tudo, inclusive tapeçaria, vidros, maçanetas, etc.
Serão pintados eixos, braços de suspensão, barra direção, molas, chassis, tanque, parachoques, grade frontal, etc.
Será preciso "tapar" todos os furos desnecessário e ainda confeccionar os alargadores de paralamas incorporados na fibra.
Tá vendo o tamanho do probrema? :mrgreen:
Depois preciso montar tudo de volta. Reinstalar tapeçaria, instrumentos de painel, elétrica... e aí vai. Então vamos aos fatos. Aliás, vamos a matemática. Pura e simples álgebra.
Hoje: 23 de agosto.
Agosto = 08 dias
Setembro = 30 dias
Outubro = 31 dias
Novembro = 30 dias
Total de dias disponíveis: 99 dias corridos.
Trabalhos a executar (prazo previsto):
Adaptação de power train e revisão mecânica (38 dias)
- confeccionar suportes do motor
- definir radiador e intercooler
- definir filtro de ar
- definir filtro de combustível
- definir sedimentador
- comprar mangueiras e conexões necessárias
- confeccionar cardãs
- revisar caixa de direção
- revisar 100% os eixos (rolamentos, retentores, pinças, cruzetas, flanges, etc)
- trocar molas e amortecedores
- confeccionar escapamento
Outros detalhes mecânicos
- instalar ar condicionado (definir evaporador, condensador, etc)
- instalar instrumentos do painel
- redimensionar esnorquel
- confeccionar parachoques em chapa
Instação Elétrica (07 dias)
- chicote original
- instrumentos do painel novo
- instalação chicote ARB
- instalação chicote faróis de milha
- instalação chicote engate traseiro
Ou seja, metade do prazo esgota-se ANTES da pintura.
Sobram 44 dias para pintura completa.
Considerando desmontar, pintar e montar, eu acho pouco tempo.
Considerando 20 dias de stand by entre um serviço e outro que o mecânico prioriza, é menos tempo ainda... fora o stand by do funileiro, do eletricista, etc.
A idéia era justamente "fazer de uma vez", evitando paradas. Por isso só comecei o serviço com Dr. Elmer quando tivesse todas as peças do motor e câmbio em mãos. Turbina, compressor do A/C, etc.
Nesse momento ainda preciso comprar algumas coisas. Mas primeiro é necessário saber quanto espaço sobra no cofre do motor.
Enfim, por tudo isso acima a preocupação com prazos... :concordo:
Abraços,
Eriksom Teixeira Lima
23/08/2010, 20:25
Nesse momento ainda preciso comprar algumas coisas. Mas primeiro é necessário saber quanto espaço sobra no cofre do motor.
Loras
para facilitar tua vida, o que você quer colocar no cofre do motor?
Minha Camper tem 14B, a que era do Hugo e ficou comigo um tempão tem 14B, a do GV tem 14B, logo, diga e a gente pode dar um chute calibrado se cabe :concordo:
Gostando de ver a disposição. Desse jeito compro minha passagem para o casamento no final do ano, e despacho o Engesa antes para não ficar a pé por aí.
Eriksom
Loras
para facilitar tua vida, o que você quer colocar no cofre do motor?
Minha Camper tem 14B, a que era do Hugo e ficou comigo um tempão tem 14B, a do GV tem 14B, logo, diga e a gente pode dar um chute calibrado se cabe :concordo:
Gostando de ver a disposição. Desse jeito compro minha passagem para o casamento no final do ano, e despacho o Engesa antes para não ficar a pé por aí.
Eriksom
Certo. Então vamos a lista:
- radiador
- intercooler
- bateria
- filtro de ar
- filtro de combustível
- sedimentador
- vaso de expansão
- reservatório do fluido da direção hidráulica
Tem fotos do compartimento do motor dessas viaturas?
Despache o Engesa. Eu recebo por aqui.
E você terá o prazer de acompanhar The Camper e o Crocodilo rumo à Serra do Sol!!! :idea:
Abraço,
Elmer_Jeep
26/08/2010, 18:05
A viatura foi transferida pra área vip, aqui a diária é mais cara que debaixo da mangueira ;-)
Algumas fotos da atual situação.
Elmer_Jeep
26/08/2010, 18:10
A viatura foi transferida pra área vip, aqui a diária é mais cara que debaixo da mangueira ;-)
Algumas fotos da atual situação.
Mais fotos, começando a procurar espaço para o cambio com tcase e pto.
[]'s
Eriksom Teixeira Lima
26/08/2010, 22:56
Loras
vou ver se acho fotos, mas pelo que vi nas fotos do Elmer, você tem um problema grave, as caixas de marchas e transferência.
Na minha Camper mantive o 2615 e o "buraco" na carroceria é o original. Eu tenho compressor de ar da 709 acoplado a bomba de direção da D-10 mais alternador de MB, tudo com dupla correia. Retirei a bomba e gerador de vácuo do motor, e joguei para lá o ar condicionado. Não uso turbo, mas se o fizesse tem espaço para o resfriador. Hoje uso filtro K&N, e o caixa é mínima, mas antes usava o trambolho original. Bateria está no lado direito, lugar normal. Espaço de sobre para tudo o mais que você descreveu.
Você optou por tudo da Toyota (inclusive PTO), e eu só vi assim na Camper do Hugo Moraes que ficou uns tempos comigo. Na dele era tudo mais apertado :putz: Melhor deixar o Elmer colocar tudo, OOPS, instalar o trem-de-força, depois pensar com calma.
Eriksom
Mestre ET,
Por partes. Consegui algumas dicas com o GV (inclusive fotos do motor) e com o Rodrigo. Até o momento concluímos que:
1) Não cabe sem calço de 03 pol na carroceria. O acionamento da redução precisa ficar acima da borda superior do chassis. Então providenciaremos um body lift de madeira provisório.
2) O conjunto deverá ficar ligeiramente inclinado para livrar a redução e a bomba de direção do chassis.
3) Tem que retirar o bulbo do 4x4. Com o bulbo no lugar não cabe mesmo.
Dessa forma, prevemos que caberá no limite.
Fotos das partes íntimas (baixo) da Camper do Hugo, GV ou Rodrigo ajudariam... mas até agora nada.
A labuta continua!!! Se der certo, vou atrás dos tubos de nylon para os calços.
Abração,
Elmer_Jeep
27/08/2010, 09:18
Mestre ET,
1) Não cabe sem calço de 03 pol na carroceria. O acionamento da redução precisa ficar acima da borda superior do chassis. Então providenciaremos um body lift de madeira provisório.
Bota provisório nisso senão alguém vai pensar que estamos querendo inovar testando novos materiais :putz: os calços de madeira estão sendo usados somente pra calcular a medida ideal para confeccionar o body lift de nylon.
A labuta continua!!! Se der certo, vou atrás dos tubos de nylon para os calços.
Abração,
É isso aí, também estou lá butando :shock: :odedo:
[]'s
rodrigo camper
27/08/2010, 19:39
Loras...
A t-case com a tomada de forca nao cabera de jeito nenhum.
Nao tenho mais fotos, mas prometo providenciar.
Desculpe a gramatica, pois o teclado e Americano.
Loras...
A t-case com a tomada de forca nao cabera de jeito nenhum.
16 dias depois... a novidade que o Rodrigo já sabia:
Não cabe mesmo... :parede: :parede: :parede:
E só acrescentando. Mesmo sem a tomada de força, para encaixar é necessário abrir mão do sensor de engate do 4x4 original.
Ainda que a lateral direita já tenha sido rebatida pelo antigo proprietário, não cabe.
E então, nada de progresso desde os calços de madeira no final de agosto. :oops:
Até o momento apenas a especulação sobre a possibilidade de trabalhar o chassis para encaixar.
Abraços,
Elmer_Jeep
02/10/2010, 11:24
Mais fotos, começando a procurar espaço para o cambio com tcase e pto.
[]'s
Algumas fotos do atual processo:
um pouco mais de especulação...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c001.jpg
Remoção da carroceria:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c002.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c003.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c004.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c006.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c005.jpg
Já havíamos marcado antes o local da tcase + pto e ao remover a carroceria começamos por cortar a parte interna do chassi pra abrir espaço:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c007.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c008.jpg
Powertrain de volta:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c011.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c012.jpg
PTO
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c009.jpg
TCASE
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c010.jpg
Interferência no motor de partida:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c013.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c014.jpg
Interferência no filtro de óleo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c015.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c016.jpg
Cortes realizados e travessa do cambio posicionada:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c017.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c018.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c019.jpg
[]'s
Elmer_Jeep
02/10/2010, 13:13
Após limpeza e pintura na parte interna do chassi estamos confeccionando os reforços, trampo realizado hoje pela manhã:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c020.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c021.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c023.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c024.jpg
[]'s
rodrigo camper
06/10/2010, 07:38
16 dias depois... a novidade que o Rodrigo já sabia:
Não cabe mesmo... :parede: :parede: :parede:
E só acrescentando. Mesmo sem a tomada de força, para encaixar é necessário abrir mão do sensor de engate do 4x4 original.
Ainda que a lateral direita já tenha sido rebatida pelo antigo proprietário, não cabe.
E então, nada de progresso desde os calços de madeira no final de agosto. :oops:
Até o momento apenas a especulação sobre a possibilidade de trabalhar o chassis para encaixar.
Abraços,
Caro Loras.
No meu caso, foi apenas girar o fucinho da saida de cardan dianteiro para cima e fazer um novo acionamento de tração, para dar certinho, não precisei cortar nada.
Mas o corte que vcs fizeram ficou bom!!!
Preste atenção na angulação do cardan dianteiro, se necessário vc tera que adaptar uma cruzeta de emplemento agricula, ou girar a bola do diferencial.
Boa empreitada!!!
Caro Loras.
No meu caso, foi apenas girar o fucinho da saida de cardan dianteiro para cima e fazer um novo acionamento de tração, para dar certinho, não precisei cortar nada.
Mas o corte que vcs fizeram ficou bom!!!
Preste atenção na angulação do cardan dianteiro, se necessário vc tera que adaptar uma cruzeta de emplemento agricula, ou girar a bola do diferencial.
Boa empreitada!!!
Rodrigo,
A opção pela PTO atrapalha bastante... :parede:
Mas o objetivo de usar guincho mecânico foi uma das razões de trocar o power train. Caso contrário usaria caixa de Hilux com o 14B. Fica show!!!
Aí... jaque... seria necessário cortar o chassis, resolvemos fazer 100%.
A própria Envemo fazia alguns recortes no chassis. No 4.1/s por exemplo há um chanfro para o filtro de óleo.
Então baixamos uma polegada o power train todo. Assim temos centro de gravidade mais baixo e o alinhamento do cardão dianteiro fica excelente.
Melhoramos o espaço para motor de partida, bomba hidráulica da direção e filtro de óleo.
Cortamos carroceira em alguns pontos também. Assim não serão necessários calços de carroceria excessivamente elevados. Os calços da Scania (02 pol.) são suficientes.
Sobrou espaço para radiador, intercooler e condensador com folga. Além disso o guincho mecânico ficará praticamente embutido. 8-)
Pelas simulações não haverá problema com o cárter pois a panhard afasta a bola do diferencial quando a suspensão comprime.
Agora preciso de um sistema de ar condicionado original, pois o paralelo não encaixa (fica baixo). Vou caçar compressor + suporte.
Tá caminhando!!! :palmas:
Até o final de semana acredito que os detalhes no chassis e carroceria estejam resolvidos. Aí desmontaremos eixos e suspensão para soldar as tampas nas aberturas, jatear tudo e pintar.
Abraço,
Elmer_Jeep
07/10/2010, 10:26
Cortamos carroceira em alguns pontos também. Assim não serão necessários calços de carroceria excessivamente elevados. Os calços da Scania (02 pol.) são suficientes.
Mesmo baixando o powertrain em relação à instalação inicial os cortes na carroceria foram indispensáveis:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c029.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c028.jpg
Com o espaço reduzido os únicos coxins de motor que serviram foram da hilux
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c025.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c026.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c027.jpg
Mais tarde os suportes serão soldados e já iremos começar a confeccionar os cardans.
[]'s
rodrigo camper
07/10/2010, 17:49
Seus tarados!!!
Tá parecendo a novela Ti, Ti, Ti. da globo.
Caramba.. os caras estupraram a bichinha!!! Parabéns Loras... tenho certeza que essa camper vai ficar linda!!
abs
fhsantos
08/10/2010, 20:04
Loras
Vão deixar os cortes de chassi aberto?
Seus tarados!!!
Tá parecendo a novela Ti, Ti, Ti. da globo.
:pensativo: :pensativo: :pensativo:
Entendo bulhufas de novela.
Pode desenhar? :mrgreen:
A propósito. O cardã dianteiro tem certa "incompatibilidade" com a travessa original Toyota. Se o eixo tiver bom curso para baixo, pega na borda dianteira dela.
Seu Pedro está bolando uma solução home made. Depois o Elmer posta fotos.
Abraço,
Caramba.. os caras estupraram a bichinha!!! Parabéns Loras... tenho certeza que essa camper vai ficar linda!!
abs
Epa! Salve!
Eu também!
Caso contrário, já teria desistido da empreitada. :concordo:
Agora é paciência e perseverança até a grande estréia.
Abração,
Loras
Vão deixar os cortes de chassi aberto?
Talvez... estamos com uma preguiça danada de fechá-los!!! :mrgreen:
Já foram fechados. :concordo:
Na medida do possível melhorou a "rebatida" que o lado direito do chassis tinha.
Longarina esquerda, motor de arranque e filtro de óleo tiveram peças cortadas sob medida para o local.
Como o chassis tem perfil fechado, se ficasse aberto, empenaria.
No último final de semana finalizei os cortes na fibra.
A carroceria apresentava sinais de corte no assoalho direito. Havia um remendo de fibra no local.
Acredito que foi necessário pois anteriormente a Camper já havia rodado com caixa de Toyota Band e motor 4.1/s.
Depois que encaixar tudo 100%, faremos uma tampa nova para o túnel, cobrindo todos os furos.
Abração,
Elmer_Jeep
11/10/2010, 10:45
Por coincidência eu estava anexando as fotos no meu álbum quando recebi essa notificação :concordo:
Talvez... estamos com uma preguiça danada de fechá-los!!! :mrgreen:
Já foram fechados. :concordo:
Na medida do possível melhorou a "rebatida" que o lado direito do chassis tinha.
Longarina esquerda, motor de arranque e filtro de óleo tiveram peças cortadas sob medida para o local.
Como o chassis tem perfil fechado, se ficasse aberto, empenaria.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c033.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c034.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c035.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c037.jpg
No último final de semana finalizei os cortes na fibra.
A carroceria apresentava sinais de corte no assoalho direito. Havia um remendo de fibra no local.
Acredito que foi necessário pois anteriormente a Camper já havia rodado com caixa de Toyota Band e motor 4.1/s.
Depois que encaixar tudo 100%, faremos uma tampa nova para o túnel, cobrindo todos os furos.
Abração,
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c038.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c039.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c040.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c041.jpg
[]'s
É o japa doidão de vermelho? :pensativo:
Abs
Elmer_Jeep
11/10/2010, 11:08
Abs
Positivo e operante :lol:
Positivo e operante :lol:
:lol::lol::lol:
Tem é que colocar esse bando de folgados pra trabalhar mesmo :mrgreen:
Elmer_Jeep
11/10/2010, 11:11
De vez em quando testamos as teorias na prática, heheh.
[]'s
Guilherme Kyrillos
11/10/2010, 20:34
Amigos, é de arregalar os olhos de quem vê o trabalho feito por vocês.
E eu achando que tinha feito uma grande reforma na minha Camper.
PARABÉNS pelo conhecimento técnico, força de vontade, e disposição.
SUCESSO.
Vou continuar acompanhando o tópico, como já há muito tempo.
[]ss
[...] conhecimento técnico, força de vontade, e disposição.
Guilherme,
Conhecimento técnico, força de vontade e disposição...
:pensativo:
Nada! Aqui é tudo na base da gambiarra mesmo! :mrgreen:
Em breve novidades boas. Se tudo correr bem, amanhã carroceria sobre o chassis.
Abs.
Abs
É nóis. Presente.
Chamou? :?:
:mrgreen:
Abs.
Elmer_Jeep
11/10/2010, 22:15
Valeu Guilherme.
Mais fotos:
Espaço pra tomada de força:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c042.jpg
Espaço pro motor de partida:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c043.jpg
Coxim do cambio reposicionado:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c044.jpg
Suportes p/ travessa do cambio:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c045.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c046.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c047.jpg
Amanhã tem mais.
[]'s
Elmer_Jeep
12/10/2010, 16:47
Novas de hj
Espaço pro novo filtro de óleo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c048.jpg
Powertrain definitivamente nivelado e posicionado, a carroceria manteve os calços de 2":
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c049.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c050.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c051.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c052.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c053.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c054.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c056.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c055.jpg
To indo nessa curtir o resto do feriado, heheh.
[]'s
Elmer_Jeep
13/10/2010, 09:19
CG baixo sem prejudicar o vão livre:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c057.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c058.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c059.jpg
[]'s
4X4GARAGE
13/10/2010, 09:24
acho que ta ficando meio apertado sabia!!!
parabens!!!!
muito boa a montagem!!!
[]s
Elmer_Jeep
13/10/2010, 09:40
acho que ta ficando meio apertado sabia!!!
parabens!!!!
muito boa a montagem!!!
[]s
meio apertado estava no começo, agora já tem bastante espaço, tanto é que devolvemos um pedaço no lado direito do chassi pois a t case não encostou mais... :shock: :lol:
[]'s
Novas notícias!!!
Hoje desbravei o estoque da PEMAZA de Roraima.
Encontrei a colméia para o radiador.
Encontrei o intercooler!!!
E o massacre da serra elétrica continua. Abrimos espaço para o filtro de ar.
Ainda falta espaço para a saída quente da turbina e escape.
Abs.
Elmer_Jeep
19/10/2010, 01:59
Mais tarde envio pra ca as fotos pois não da pra anexar via iPhone.
[]'s
Elmer_Jeep
26/10/2010, 01:07
Novas notícias!!!
Hoje desbravei o estoque da PEMAZA de Roraima.
Encontrei a colméia para o radiador.
Encontrei o intercooler!!!
E o massacre da serra elétrica continua. Abrimos espaço para o filtro de ar.
Ainda falta espaço para a saída quente da turbina e escape.
Abs.
Vamos la.
Verificando se a turbina cabia com o capo fechado:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c060.jpg
Ainda sobraram 2" do caracol pro reforço do capo.
Posicionando intercooler:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c061.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c062.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c063.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c064.jpg
Novo radiador comparado com o original, vai refigerar bem ne :lol:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c065.jpg
É o que temos por enquanto, sabadão o japa precisou dar atenção pro opala :concordo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c066.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/c067.jpg
[]'s
Belo serviço, Elmer! :palmas:
Qual o veículo doador do intercooler, Loras?
Elmer_Jeep
26/10/2010, 13:07
Valeu Caveso.
Se nao me engano o intercooler é do Ford Cargo 3/4
[]'s
Valeu elmer!
É parecido com o que vou usar: da caminhão VW 8-150.
Falando nisso: sabem de alguma turbina VNT (TGV) do caminhão MB Accello 5 cil ou a TGV da ranger 2.8 para vender?
Tô precisando de uma dessas....
fhsantos
04/11/2010, 17:22
Loras/ Elmer
Ta ficando muito bom...:palmas:
Bom, ainda tem que ter espaço para o condensador do A/C...
Tem seqüência correta para esse sanduiche de radiadores? :pensativo:
Abs Flávio
fhsantos
07/11/2010, 02:53
Caveso
Tente ligar para Transamerica turbos aqui em BSB (61) 3356-2614. O cara é meio enrolado, mas trabalha bem e tem carcaça de todos os tipos de turbinas. Comprei um conjunto central novo e ele montou em uma carcaça usada, ficou zero.
Abs Flávio
[]'s
Essa vai p/ o Elmer,
Comprei um 14b desmontado, mas completo, ja estou com a caixa 5 marchas e a redução da toy, e ainda tenho guardado o SPRINT 2.8, ai fiquei em dúvida se coloco tudo toyota ou coloco o sprint no meu jeep que nao sai nunca, tem alguma opnião?
E a questão daquele documento que vc tem sai?
Valeu.
Elmer_Jeep
18/01/2011, 11:39
Essa vai p/ o Elmer,
Comprei um 14b desmontado, mas completo, ja estou com a caixa 5 marchas e a redução da toy, e ainda tenho guardado o SPRINT 2.8, ai fiquei em dúvida se coloco tudo toyota ou coloco o sprint no meu jeep que nao sai nunca, tem alguma opnião?
Devia ter usado essa grana do 14B pra terminar logo a tua jaca :odedo:
14B só presta se for Turbo, Sprint já é Turbo :odedo: :odedo:
E a questão daquele documento que vc tem sai?
Valeu.
Documento, que documento ? :rolleyes:
Passa aqui que a gente conversa melhor :mrgreen:
[]'s
Eriksom Teixeira Lima
19/01/2011, 07:09
Pô Elmer
o 14B é bom mesmo sem turbo.
Só entendo tua ira por ver que você deva estar falando com mais um daqueles que ocupam as sombras da retífica central, a sombra da mangueira, da JAQUEIRA, e de outras árvores na propriedade 8)
Eriksom
Guincho quase no lugar!
Detalhes desmontados para pintura completa. Vidros, retrovisores, tapeçaria, lanternas... tudo desmontado.
Só ficou o painel. Por enquanto...
Em breve fotos.
Terminaremos até abril. Será?
Abs.
Bom, algumas poucas novidades.
Parte 1 - Guincho
Guincho mecânico japonês, original das Toyotas Bandeirantes.
Ficou excelente!
Apesar de não possuir o desejado sistema de embreagem da Ekron, o seu tamanho compacto é uma tremenda vantagem. Ficou embutido e depois de "vestir" o parachoque passará quase imperceptível.
Ângulo de entrada...
A idéia é refazer o parachoque dianteiro em ferro, aproveitando para descer uma proteção que envolva braço pitman e caixa de engrenagens do guincho.
Parte 2 - O Sanduíche
Intercooler e radiador em posição definitiva. Aguardando fixação.
Assim que estiverem no lugar, colocaremos a grade dianteira de volta para medir o espaço disponível para o condensador do ar condicionado.
E ainda pretendo confeccionar uma peça em fibra de vidro para direcionar o vento da hélice ao radiador.
Loras,
Esse intercooler coube entre a caixa de direção e o chassis do outro lado?
Sabe as medidas de largura e altura dele?
Bacana o trampo aí!
Abs
Parte 3 - Cenas do próximo capítulo!!
Abraços,
Loras,
Esse intercooler coube entre a caixa de direção e o chassis do outro lado?
Sabe as medidas de largura e altura dele?
Bacana o trampo aí!
Abs
Caveso,
O intercooler é do Ford Cargo >96.
Não sei as medidas de cabeça.
Foi preciso recortar uma orelha de fixação original para aproximá-lo da caixa de direção.
Desse forma ele ainda ultrapassa a face externa da longarina no outro lado.
Ou seja, entre as longarinas, não cabe.
Abraço,
Loras/ Elmer
Ta ficando muito bom...:palmas:
Bom, ainda tem que ter espaço para o condensador do A/C...
Tem seqüência correta para esse sanduiche de radiadores? :pensativo:
Abs Flávio
Flávio,
Empiricamente, observei que a sequência do vento é:
Condensador
Intercooler
Radiador
Em alguns modelos intercooler e radiador ficam paralelos (Defender por exemplo).
Abraço,
Lindões esses fenders!
Quem fez, Loras?
Lindões esses fenders!
Quem fez, Loras?
X2, show.
Abs
X2, show.
Abs
X3...
Teve que cortar a fibra???
Abr.
Lindões esses fenders!
Quem fez, Loras?
X2, show.
Abs
X3...
Teve que cortar a fibra???
Abr.
Segredo industrial!
A peça foi feita por encomenda em fibra de vidro.
Assim que ajustarmos o alargador traseiro esmiuço os detalhes.
É preciso cortar a carroceria, sobra 20mm do alargador original.
O projeto prevê ainda o encaixe perfeito no parachoque traseiro original.
Boas novidades em breve!!!
Abraços,
Elmer_Jeep
13/03/2011, 22:17
Segredo industrial!
A peça foi feita por encomenda em fibra de vidro.
Assim que ajustarmos o alargador traseiro esmiuço os detalhes.
É preciso cortar a carroceria, sobra 20mm do alargador original.
O projeto prevê ainda o encaixe perfeito no parachoque traseiro original.
Boas novidades em breve!!!
Abraços,
Esse ai eu não vi... :pensativo:
É by MNR4X4 ? :palmas:
[]'s
guilhermeabreu
13/03/2011, 22:24
Ângulo de entrada...
A idéia é refazer o parachoque dianteiro em ferro, aproveitando para descer uma proteção que envolva braço pitman e caixa de engrenagens do guincho.
Parte 2 - O Sanduíche
Intercooler e radiador em posição definitiva. Aguardando fixação.
Assim que estiverem no lugar, colocaremos a grade dianteira de volta para medir o espaço disponível para o condensador do ar condicionado.
E ainda pretendo confeccionar uma peça em fibra de vidro para direcionar o vento da hélice ao radiador.
CARO LORAS e CAVESO
Finalmente eu estou em seu tópico da sua THE CAMPER 94 , e pelo que estou vendo , vc não terá espaço na frente para colocar o CONDENSADOR DO AR .
E tb observando , seu motor é o MWM 2.8 correto ?
E tb observando seu radiadro é o original da CAMPER correto ???????
Se estas afirmativas acima forem corretas ?????
Vc e o CAVESO deve ter visto a minha saga do SUPERAQUECIMENTO do meu motor MWM 2.8 no meu ENGESA .
Com ísto , informo que vc terá dpor de cabeça com SUPERAQUECIMENTO deste motor e estão jogando dinheiro fora fazendo da forma que esta sendo feito , e diga-se de passagem muito bem feito , MAS TERÁ COM CERTEZA PROBLEMA DE SUPERAQUECIMENTO .
Eu tinha este sanduiche de CONDENSADOR depois INTERCOOLER depois RADIADOR + HÉLICE DO MOTOR + COIFA + VENTUINHA ELÉTRICA e SUPERAQUECIA .
Vcs viram como resolví .
Nas S-10 tem o CONDENSADOR + INTERCOOLER num mesmo plano , um em cima do outro e POR TRAS O RADIADOR que é fininho de alumínio com DIMENSÕES MAIORES do que o radiador original dos ENGESAS/CAMPERS .
Não sei as medidas do seu radiador , pois estou apenas vendo as fotos , vc poderia tirar as medidas ( LARGURA E ALTURA ) da COLMÉIA do seu radiador e me dizer ???
É só um alerta para vc evitar de fazer e montar tudo e ter que refazer tudo de novo e gastando mais ainda .
ABRAÇO
Elmer_Jeep
13/03/2011, 22:30
CARO LORAS e CAVESO
Finalmente eu estou em seu tópico da sua THE CAMPER 94 , e pelo que estou vendo , vc não terá espaço na frente para colocar o CONDENSADOR DO AR .
E tb observando , seu motor é o MWM 2.8 correto ?
E tb observando seu radiadro é o original da CAMPER correto ???????
Se estas afirmativas acima forem corretas ?????
:lol: :discordo:
Motor TOYOTA 14B TURBO
Radiador: sob medida com COLMÉIA DO MB1113
[]'s
guilhermeabreu
13/03/2011, 22:34
:lol: :discordo:
Motor TOYOTA 14B TURBO
Radiador: sob medida com COLMÉIA DO MB1113
[]'s
CARO ELMER_JEEP
Valeu ELMER ,agora vc esclareceu para mim , logo : ísto que falei só serve pro CAVESO que tem o MWM 2.8 .
Se ele teimar em fazer diferente do que fiz terá problema na certa .
Elmer_Jeep
13/03/2011, 22:36
Veja a diferença entre o radiador original e a colmeia que utilizamos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1288750#post1288750
[]'s
guilhermeabreu
13/03/2011, 22:59
Veja a diferença entre o radiador original e a colmeia que utilizamos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1288750#post1288750
[]'s
CARO ELMER
Não teimando e ao mesmo tempo com vc .
No meu caso , se tivesse fotos do radiador que tinha e TIVE QUE TROCAR pelo atual , a diferença seria exatamente igual a que ví nas fotos que vc postou .
Eu tinha um radiador com colméia trocada identica a este de 5 carreiras de canaletas só que no meu tinha 45 canaletas por carreira e este seu tem 64 e o meu atual só tem uma carreira de canaletas e resolvido meu problema . O original do meu NEGESA tinha apenas 3 carreiras de canaletas com 15 canaletas por carreira , logo : eu fiz um EXPERIMENTO de aumentar mais do que o dobro da capacidade de água do radiador e NÃO RESOLVEU .
A conclusão que cheguei foi a de que NÃO ADIANTOU EU AUMENTAR O VOLUME DE ÁGUA DO RADIADOR e sim AUMENTAR A ÁREA DE TROCA DE CALOR .
No caso do LORAS , SE VC JÁ TEVE UMA EXPERIENCIA COM ESTE RADIADOR NUM 14B TURBO , TUDO BEM , mas se vc esta fazendo por experimento como eu fiz , pode não resolver , NÃO ESTOU AFIRMANDO estou apenas questionando em caso de vc não ter feito ísto anteriormente em outro 4x4 .
Não estou aqui torcendo para que dê errado amigo , acho que vc já me conhece bem daqui do forum , um dia com certeza nos encontraremos ainda pra tomar umas pingas juntos , mas fico preocupado com os amigos daqui pq eu perdí muita grana nos meus EXPERIMENTOS e não gostaria que outros daqui perdessem tb .
ABRAÇO
Guilherme,
Bacana sua visita por aqui!!!
Sobre o radiador.
O Prateado tem um radiador original do Jeep (salvo engano) rodando no 14B turbo sem problemas até agora!!
Vários conhecidos que turbinaram a Band não tiveram problemas de aquecimento, mesmo mantendo o radiador original. Alguns deles inclusive usaram o mesmo intercooler!!
Esse radiador tem área frontal maior que o radiador original da Band.
O radiador original da Camper é do Opala com recorte para encaixar na caixa de direção. O 4.1/s costumava trabalhar um tanto quente, mesmo com tudo em dia.
Dois conhecidos mantiveram o original na Camper com o 14B. Não relataram problemas.
Sobre o MWM2.8... tem um outro detalhe.
O MWM é 2.8.
O 14B é 3.7.
Uma diferença considerável no tamanho do bloco e por consequência relação potência / capacidade cúbica. Logo, IMHO, o 14B tende a trabalhar mais frio.
Outro fator relevante é que a posição do guincho ficou muito favorável!! Não obstrui a grade dianteira.
Por tudo isso junto, acreditamos que dará conta do recado.
Pretendo instalar dois sensores de temperatura. Um elétrico original e um de mercúrio.
Quando fizermos os primeiros testes, posto o resultado!!!
Obrigado pela preocupação!!!
Abração,
Esse ai eu não vi... :pensativo:
É by MNR4X4 ? :palmas:
[]'s
Ops...
É photoshop!!! :mrgreen:
Abraço,
rodrigo camper
14/03/2011, 09:26
Tá ficando muito bom!!!
Sua ignorância está me supreendendo!!!
Parabéns...
RSRS.
Bom, algumas poucas novidades.
Parte 1 - Guincho
Guincho mecânico japonês, original das Toyotas Bandeirantes.
Ficou excelente!
Apesar de não possuir o desejado sistema de embreagem da Ekron, o seu tamanho compacto é uma tremenda vantagem. Ficou embutido e depois de "vestir" o parachoque passará quase imperceptível.
guilhermeabreu
14/03/2011, 11:52
Guilherme,
Bacana sua visita por aqui!!!
Sobre o radiador.
O Prateado tem um radiador original do Jeep (salvo engano) rodando no 14B turbo sem problemas até agora!!
Vários conhecidos que turbinaram a Band não tiveram problemas de aquecimento, mesmo mantendo o radiador original. Alguns deles inclusive usaram o mesmo intercooler!!
Esse radiador tem área frontal maior que o radiador original da Band.
O radiador original da Camper é do Opala com recorte para encaixar na caixa de direção. O 4.1/s costumava trabalhar um tanto quente, mesmo com tudo em dia.
Dois conhecidos mantiveram o original na Camper com o 14B. Não relataram problemas.
Sobre o MWM2.8... tem um outro detalhe.
O MWM é 2.8.
O 14B é 3.7.
Uma diferença considerável no tamanho do bloco e por consequência relação potência / capacidade cúbica. Logo, IMHO, o 14B tende a trabalhar mais frio.
Outro fator relevante é que a posição do guincho ficou muito favorável!! Não obstrui a grade dianteira.
Por tudo isso junto, acreditamos que dará conta do recado.
Pretendo instalar dois sensores de temperatura. Um elétrico original e um de mercúrio.
Quando fizermos os primeiros testes, posto o resultado!!!
Obrigado pela preocupação!!!
Abração,
AMIGO LORAS
Como disse , o 14B é outro motor , já sabia que ele tem 3.7 de volume e o regime de trabalho é outro , por ísto que qdo o ELMER falou que seu motor é o 14B falei que o que eu disse não teria mais sentido .
E parabens pela bela máquina que esta montando , este 14B é o bicho ainda mais turbinado ???????? Vixemaria , eu já era apaixonado por ele só aspirado .
mas vamso aguardando as novas etapas a serem cumpridas .
PARABENS E ABRAÇÃO
guilhermeabreu
14/03/2011, 12:00
Tá ficando muito bom!!!
Sua ignorância está me supreendendo!!!
Parabéns...
RSRS.
MEU CARO E GRANDE AMIGO NETINHO RODRIGO CAMPER
CADÊ VC ??????????????????? Sumiu daqui , pq ???????? Não tem acompanhado nosso V ENCONTRO DOS ENGESAS E OUTROS 4X4 EM AIURUOCA 2001 D 21 A 24 / 04 /2011 ???????? Vc não vai ????????????
Desculpe LORAS por usar seu tópico para outro assunto .
rodrigo camper
14/03/2011, 18:34
Rs...
Te mandei uma mp!!
Meu amigo Vôvozão.
Autotrax
15/03/2011, 07:43
Bom dia
parabens pelo seu projeto, adorei estes alargadores...
senha iper mega master numero 1 caso vc venha vender...rsrsrs
Sandro
Eriksom Teixeira Lima
18/03/2011, 10:28
:discordo::discordo::discordo::discordo:
LORAS = Única parte de sua resposta que está errada! :parede:
Resposta certa: 14b trabalha mais quente, muito mais quente!
Capacidade de resfriamento: a diferença está não só no volume de água interna (maior no 14B), como no sistema de refrigeração do óleo (radiador de água mergulhado no cárter). Lembra-se que eu te recomendei gastar mais nessa peça e ser feliz. O Elmer não deve ter deixado você fazer munhequice. :cool:
Ou seja, além do radiador do 1113 que é uma estupidez em capacidade de resfriamento, (dutos maiores, menor velocidade de circulação, com maior área de exposição), no 14B há maior volume de água e melhor distribuição dela no seu interior, o que resulta em maior equilíbrio na dissipação do calor pelo bloco e demais partes: a água se aquece mais, mas com melhor homogeneidade de temperatura, pois ela circula muito mais por dentro do bloco e cárter. Resultado, ela sai do bloco para o radiador mais fria que a do outro motor, mais fria e mais homogeneamente aquecida. E mesmo quando sai acima dos 104oC de temperatura, ela sai como homogeneidade de temperatura
[física básica = água só vaporiza acima de 100oC na atmosfera, sob pressão ela não vaporiza, vide reatores nucleares no Japão: péssima comparação, só um economista para fazê-la]
Não entenderam? Não acreditaram em mim? :pensativo:
Simples, mudem o medidor de temperatura para a entrada de água no radiador, removendo-o do lado do cebolão, pois ali ele mede a temperatura da água que vai entrar no motor. 5oC a mais de diferença na entrada do radiador resulta numa enormidade de exigência de resfriamento. Pensem, de 95 para 100, tendo de reduzir para 85 significa muito mais do que 25% a mais de trabalho, pois o trabalho de redução de temperatura não é média aritmética, mas logaritmica. Agora, imaginem bolhas de água em vapor a 150oC de temperatura imersas em água líquida a 95oC. Haja capacidade de resfriamento.
Em síntese, a questão do arrefecimento é uma combinação de volume de água, superfície de contato dentro e fora do motor, sendo que quanto maior a superfície, melhor a obtenção de homogeneidade. O radiador de água do 14B garante a maior superfície interna, e o radiador do 1113, a externa.
E vamos falar sério, na mão do Guilherme, eu até aceito ser paciente, agora na sua, Loras, você precisa comer muito para ganhar músculos para conseguir segurar meus 60 e muitos muitos muitos mais quilos :twisted:
PS: Elmer, faz favor de não explicar mais fácil o que compliquei, tá certo! :concordo:
Eriksom
Elmer_Jeep
18/03/2011, 11:07
PS: Elmer, faz favor de não explicar mais fácil o que compliquei, tá certo! :concordo:
Blz, vou só corrigir uma aberração em negrito:
... como no sistema de refrigeração do óleo (radiador de água mergulhado no cárter). Lembra-se que eu te recomendei gastar mais nessa peça e ser feliz. O Elmer não deve ter deixado você fazer munhequice. :cool:
O intercambiador de calor, ou radiador de óleo fica alojado numa das galerias de água do bloco, e no seu interior passa o óleo proveniente do circuito de lubrificação :concordo:
[]'s
Putz... o cara teima em complicar o que seria muito simples!!!
Vou resumir sua resposta nela mesma:
[..] no 14B há maior volume de água e melhor distribuição dela no seu interior, o que resulta em maior equilíbrio na dissipação do calor pelo bloco e demais partes: a água se aquece mais, mas com melhor homogeneidade de temperatura, pois ela circula muito mais por dentro do bloco e cárter. Resultado, ela sai do bloco para o radiador mais fria que a do outro motor, mais fria e mais homogeneamente aquecida. [...]
Considerando o motor uma caixa preta fechada.
Não importa qual seu funcionamento interno, se tem resfriador de óleo ou não, se tem gelo seco, central de ar condicionado ou ainda um freezer lá dentro.
Considere apenas um box preto. Água entra fria de um lado, sai quente do outro.
Se comparar uma caixa preta WW2.8 e uma 14B, qual delas terá a menor temperatura de saída da água?
Segundo sua afirmação acima, 14B certo? Pronto.
Exatamente o que eu quis dizer.
O 14B tende a trabalhar mais frio.
Um bloco maior, consequência da capacidade cúbica maior permite que a transferência de calor a água seja mais eficiente, concordo.
Entretanto... você escreveu praticamente uma bíblia e apenas reafirmou aquilo que ,sinteticamente, eu afirmei acima. :concordo:
CQD :mrgreen:
A propósito, já voltou de viagem? E o eixo?
Abraço,
cristiano
18/03/2011, 16:07
A colméia do MB 1113 é enorme e com 5 colméias, o que as casas especializadas fazem é cortar ele na largura, porque na profundidade e altura é do mesmo tamanho do radiador da Bandeirante com 4 colméias.
Eu tive a oportunidade de fazer essa adaptação mas fiquei na dúvida quando ao resultado final. Queria trocar meu radiador simplesmente, entre trocar por um novo e recortar o do Mercedes preferi comprar um novo e acabei ficando com o de 4 colméias mesmo.
Eu vi as duas colméias internamente, a do Bandeirante possui um espaço maior vazio no lugar onde está a quinta colméia do Mercedes, dá a impressão que a colméia do Bandeirante é a do Mercedes com uma fileira de colméia retirada.
Mas eu tenho uma dúvida que tem relação com a refrigeração... Mesmo tendo as mesmas dimensões externas, somente com 1 colméia a mais, refrigera mais? Porque a capacidade volumétrica não aumenta, pelo contrário, já que o espaço ocupado pela colméia tira um pouco do espaço para a água.
Loras, meus parabéns pela reforma! Mas você é criterioso demais... se minha Bandeirante fica muito tempo na oficina nem eu aguento meu mau humor. :mrgreen:
Criterioso eu?
Sou chato mesmo!!! :mrgreen:
Interessante tua postagem sobre o radiador.
O radiador original da Toyota ficaria muito alto na Camper. Testamos no lugar.
Então usamos a colméia do MB1113. Cortamos apenas altura.
Salvo engano, ficou um pouco mais largo e um pouco mais baixo que o da Band.
Se o Elmer ainda tiver um radiador original da Toyota na oficina, faço uma foto comparativa amanhã cedo.
Abraço,
guilhermeabreu
18/03/2011, 20:22
A colméia do MB 1113 é enorme e com 5 colméias, o que as casas especializadas fazem é cortar ele na largura, porque na profundidade e altura é do mesmo tamanho do radiador da Bandeirante com 4 colméias.
Eu tive a oportunidade de fazer essa adaptação mas fiquei na dúvida quando ao resultado final. Queria trocar meu radiador simplesmente, entre trocar por um novo e recortar o do Mercedes preferi comprar um novo e acabei ficando com o de 4 colméias mesmo.
Eu vi as duas colméias internamente, a do Bandeirante possui um espaço maior vazio no lugar onde está a quinta colméia do Mercedes, dá a impressão que a colméia do Bandeirante é a do Mercedes com uma fileira de colméia retirada.
Mas eu tenho uma dúvida que tem relação com a refrigeração... Mesmo tendo as mesmas dimensões externas, somente com 1 colméia a mais, refrigera mais? Porque a capacidade volumétrica não aumenta, pelo contrário, já que o espaço ocupado pela colméia tira um pouco do espaço para a água.
Loras, meus parabéns pela reforma! Mas você é criterioso demais... se minha Bandeirante fica muito tempo na oficina nem eu aguento meu mau humor. :mrgreen:
CRISTIANO
Qdo vc fala carreira de colméia , vc esta querendo dizer CARREIRA DE CANALETAS .
A sua pergunta , eu posso te responder de cadeira , SOFRÍ MUITO para refrigerar meu MWM 2.8 , a primeira vista qdo vc aumenta uma carreira de canaletas vc esta AUMENTANDO A CAPICIDADE DE ÁGUA que deveria , digo DEVERIA AUMENTAR A CAPACIDADE DE REFRIGERAÇÃO , mas na prática este aumento da capacidade de refrigeração PODE SER TÃO PEQUENA QUE PODE NÃO RESOLVER O SEU PROBLEMA como aconteceu comigo , meu ENGESA tinha o radiador original com motor opala 4cc a álcool que tinha 3 fileiras de canaletas com 15 canaletas em cada fileira , qdo coloquei o motor MWM 2.8 este radiador original não resfriou o suficiente .
Um CURIOSO que reforma radiadores me falou que ele GARANTIRIA O SERVIÇO e que resolveria o problema de aquecimento se eu trocasse a colméia do meu radiador por outra nova com 5 carreiras de canaletas com 25 canaletas por carreira , COM ÍSTO DOBRARIA A CAPACIDADE DE ÁGUA DO RADIADOR E NUNCA MAIS EUY TERIA PROBLEMAS COM AQUECIMENTO , assim eu fiz .
E com tudo ísto NÃO RESOLVEU A REFRIGERAÇÃO , daí falei com ele para ele me reembolsar o dinheiro gasto neste investimento , E O FDP ME DISSE QUE MEU PROBLEMA ERA NO MOTOR . Fui embora e nunca mais voltei lá .
RESUMINDO ;
O ato de eu trocar a colméia por outra de maior capacidade de água , aumentando a quantidade de carreiras e aumentando a quantidade de canaletas por carreira , NÃO FOI SUFICIENTE PARA REFRIGERAR MEU MOTOR .
O QUE RESOLVEU EM DEFINITVO FOI TROCAR O RADIADOR POR OUTRO DE APENAS UMA CARREIRA DE CANALETAS E COM ÁREA DE TROCA MAIOR , OU SEJA UM RADIADOR MAIOR E FININHO .
ENTÃO : NEM SEMPRE AUMENTAR A QUANTIDADE DE ÁGUA DE UM RADIADOR IRÁ MELHORAR A REFRIGERAÇÃO O SUFICIENTE PARA RESOLVER O SEU PROBLEMA .
Este NOVO radiador fininho com apenas uma carreirade canaletas que coloquei ( OMEGA 4.1 COM AR ) e de tamanho MAIOR refrigerou melhor do que um RADIADOR MENOR COM UMA QUANTIDADE DE ÁGUA ENORME DE 5 CARREIRAS DE CANALETAS .
Eriksom Teixeira Lima
18/03/2011, 21:15
Se comparar uma caixa preta WW2.8 e uma 14B, qual delas terá a menor temperatura de saída da água?
Segundo sua afirmação acima, 14B certo? Pronto.
Exatamente o que eu quis dizer.
O 14B tende a trabalhar mais frio.
Doutor,
eu escrevi exatamente o contrário, o 14B é mais quente!
Que eu saiba, o MWM 2.8 trabalha com 85oC de temperatura máxima, ou seja, quando a válvula não fecha mais. não tenho certeza, cito de cabeça e por experiência de andar no meu Troller que tem esse motor.
O 14B eu tenho o dado exato, ele trabalha entre 80 e 90oC, quando a válvula não fecha mais.
No caso do 14B, os dados também apontam 13,5 litros de água no sistema.
Considerando que o turbo aquece muito mais o motor, afinal a temperatura do ar comprimido pode chegar a 600oC sem intercooler, logo, o sistema de refrigeração necessário para resfriar um MWM a menos de 85oC no máximo é muito maior do que o sistema para resfriar um motor aspirado 14B a no máximo 90oC.
Eu fiz um erro de digitação perfeitamente corrigido pelo Elmer. O que eu queria dizer e não escrevi é do radiador de óleo que vai para o cárter mergulhado numa bolsa d'agua. Escrevi besteira, mas o Elmer corrigiu certo.
Em síntese, o intuito na minha longa mensagem é o que vale para um motor em um carro não vale para outro e muito menos para carro iguais com motores diferentes.
O que eu tenho certeza é que a solução do Elmer é perfeita para o 14B do Loras, e ela não pode ser usada no engesa, exceto se se cortar a barra de suporte do radiador e reposicioná-la. Em outras palavras, ou se mexe muito no Engesa, como fez o Guilherme, ou se fica com o motor do opala ou um s4t que tem capacidade de trabalhar em temperaturas mais elevadas.
No mais, o eixo é seu Loras, mas não tenho como levar a Sampa, o que implica que quem for buscar, leva.
Eriksom
Erikssom,
Vou postar algumas informações para ajudar o bate papo!!! :concordo:
MWM 4.07TCA (dados retirados do manual de serviço MWM)
Volume de óleo lubrificante = 8,5 litros
Temperatura de serviço do óleo lubrificante = 106 - 115°C
Temperatura de serviço de água = 80 - 87 °C
Volume de água sem radiador 4,25 litros
02 Válvulas termostáticas
Temperatura de início de abertura = 77 - 81 °C
Temperatura de abertura total = 92 - 96 °C
Curso mínimo = 8 mm
Pressão normal do sistema (tampa) = 1,4 bar
Toyota 14B (dados retirados do manual de manutenção Toyota)
Volume de óleo lubrificante = 9,3 litros
Temperatura normal do sistema = 85 - 100°C
Capacidade de líquido de aferrecimento do motor = 13,5 litros (quanto no radiador, quanto no motor?)
01 Válvula termostática
Temperatura de início de abertura = 82 - 88°C
Temperatura de abertura total = 95°C - 100°C
Curso de abertura da válvula = 10mm
Pressão de abertura da válvula de alíbio do radiador = 10,7 - 14,9 psi
E agora José? :?:
Como comparar? :pensativo:
O MWM tem duas termostáticas, é isso mesmo? Por que?
Alguém sabe a temperatura de serviço do óleo lubrificante do 14B?
Concordo sobre a aplicação em cada caso. Afinal a "tomada" de ar dianteira é diferente.
A propósito, que radiador montou na PV?
Abraço!!
PS: O eixo vai ter de aguardar uma oportunidade de frete então... :(
guilhermeabreu
19/03/2011, 01:22
O MWM tem duas termostáticas, é isso mesmo? Por que?
Correto , é ísto mesmo .
Pq ? Cocepção do projeto
Como comparar?
Não tem como comparar pq são projetos totalmente diferentes
Eriksom Teixeira Lima
19/03/2011, 08:09
A propósito, que radiador montou na PV?
Nesse caso específico a resposta é uma só: SEMPRE usei o radiador prescrito pelo ilustre Elmer, pois a preferência do Chico é por ele, o clássico, o imbatível, o poderoso MB1113 :concordo:
No resto, os dados falam por si só, o 14B trabalha mais quente, muito mais quente. Japonês da Toyota como é inteligente diz apenas "motor funcionar bem, coloque 13,5 l de água no sistema, né!"
Já que o seu está lá na Retífica Central, faça o favor de fazer um visita e tirar as medidas de água do 14 B no bloco; de minha parte, vou verificar no manual do Troller quanto eles dizer ter de água :mrgreen:
Agora, no seu caso, que gosta de coisa grande, tenho certeza de que o radiador do 1113 vai proporcionar em conjunto com o motor muito mais do que os 13,5l de água, afinal, seu motor aquecerá muito mais rapidamente e ficará mais quente por ser turbo.
Quanto a quantidade de válvulas termostáticas, Guilherme e Loras, não me preocuparia, pois afinal o que importa é que elas funcionem na temperatura correta, pois acredito que o calibre de duas ou de uma só deva assegurar o fluxo de água na quantidade certa.
Eriksom
PS: quanto ao frete, ele não cabe no Troller, infelizmente. Como parece que eu vendi a cherokee, e o cara que é amigo chorou para que eu a levasse para SP para facilitar o frete final, se eu conseguir resolver umas coisas minhas, devo ir a SP para buscar o par de pneus extras do troller (mais de 1,5 ano que estáo por lá). Se minha mulher aceitar ir fazendo o que ela faz nos últimos dois anos, pilotar a Cherokee até lá, quem sabe. Mas preciso resolver coisas antes. Para a semana te dou notícias.
Parachoque provisoriamente fixado com tocos... 8-)
Alargadores traseiros.
Como vieram, sem ajustes. :concordo:
Parece que teremos um pequeno trabalho a ser feito no encaixe do parachoque traseiro.
Ou modifica levemente o alargador... ou o parachoque de ferro acompanhará o contorno.
No tempo oportuno da funilaria / pintura, decidiremos!!!
Gostei.
Próximo passo:
Terminar fixação radiador e intercooler.
Depois instalar servo freio, cilindro embreagem, cardã do guincho.
É o tempo da tubulação e mangotes chegarem de SP.
Quem sabe até o final do mês ligamos o 14B pela primeira vez!!!
Abraços,
PS: quanto ao frete, ele não cabe no Troller, infelizmente. Como parece que eu vendi a cherokee, e o cara que é amigo chorou para que eu a levasse para SP para facilitar o frete final, se eu conseguir resolver umas coisas minhas, devo ir a SP para buscar o par de pneus extras do troller (mais de 1,5 ano que estáo por lá). Se minha mulher aceitar ir fazendo o que ela faz nos últimos dois anos, pilotar a Cherokee até lá, quem sabe. Mas preciso resolver coisas antes. Para a semana te dou notícias.
Opa! Boa notícia.
Rebate o banco e voilà!
Se der certo, ajudo na gasolina! :concordo:
Abraço,
guilhermeabreu
20/03/2011, 02:57
Parachoque provisoriamente fixado com tocos... 8-)
Alargadores traseiros.
Como vieram, sem ajustes. :concordo:
Parece que teremos um pequeno trabalho a ser feito no encaixe do parachoque traseiro.
Ou modifica levemente o alargador... ou o parachoque de ferro acompanhará o contorno.
No tempo oportuno da funilaria / pintura, decidiremos!!!
Gostei.
Próximo passo:
Terminar fixação radiador e intercooler.
Depois instalar servo freio, cilindro embreagem, cardã do guincho.
É o tempo da tubulação e mangotes chegarem de SP.
Quem sabe até o final do mês ligamos o 14B pela primeira vez!!!
Abraços,
CARO AMIGO LORAS
Qdo lí este post , comecei a ficar arrepiado , pensei que estava pegando uma doença , gripe ou outra qualquer , mas ví que era a lembrança do meu ENGESA qdo estava nesta fase , VIXEMARIA vamos mudar de assunto .
ABRAÇÃO
No detalhe , olha a hora que estou postando , vai gostar deste forum assim la na pqp , estou chegando de um casamento e cheio de champanhe na idéia .
fhsantos
01/04/2011, 14:29
Loras
Obrigado pela resposta, na minha camper ta exatamente assim, só que não sobra um espacinho entre o consensador e a grade para colocar um ventilador elétrico (isso ajudaria a melhorar a performance do AC original da camper).
Já decidiu se vai continuar com pintura em PU? A minha pintei com poliester que, como o PU, é uma tinta elástica para suportar o movimento da ótima fibra que a envemo fazia. Também tem a vantagem de ter a opção metálica. A desvantagem fica por conta de pequenos retoques (bolhas que estouram), já que o poliester tem acabamento com verniz. Como PU não ter verniz esses retoques são mais fáceis.
Abs FH
CARO AMIGO LORAS
Qdo lí este post , comecei a ficar arrepiado , pensei que estava pegando uma doença , gripe ou outra qualquer , mas ví que era a lembrança do meu ENGESA qdo estava nesta fase , VIXEMARIA vamos mudar de assunto .
ABRAÇÃO
No detalhe , olha a hora que estou postando , vai gostar deste forum assim la na pqp , estou chegando de um casamento e cheio de champanhe na idéia .
Salve Guilherme!!!
Rapaz... esse negócio de fórum vicia mesmo!!! Um bom descanso para a mente em plantões calmos.
Realmente essa fase é complicada. Mas aos poucos estamos chegando no próximo nível.
O servo-freio está no lugar. O cabo do acelerador também.
Agora falta cilindro embreagem e tubulação do intercooler.
Aliás... tomei um calote no Mercado Livre.
Comprei a tubulação do intercooler lá. Vendedor antigo, boas qualificações, site próprio, telefone... paguei antecipado. 171 puro!!! Sumiu do mapa. Tudo, inclusive site e telefone. Foi excluído do Mercado Livre.
Enfim... fatos que desanimam. Mas agora que começamos, terminaremos!!!
A tubulação? Vou fazer aqui em Roraima mesmo.
Abraço,
Loras
Obrigado pela resposta, na minha camper ta exatamente assim, só que não sobra um espacinho entre o consensador e a grade para colocar um ventilador elétrico (isso ajudaria a melhorar a performance do AC original da camper).
Já decidiu se vai continuar com pintura em PU? A minha pintei com poliester que, como o PU, é uma tinta elástica para suportar o movimento da ótima fibra que a envemo fazia. Também tem a vantagem de ter a opção metálica. A desvantagem fica por conta de pequenos retoques (bolhas que estouram), já que o poliester tem acabamento com verniz. Como PU não ter verniz esses retoques são mais fáceis.
Abs FH
FH,
Ainda não decidi nada sobre pintura.
Nem mesmo a cor.
PU é "dura" certo? Se houver movimento, trinca. Não acho uma boa idéia.
Preciso conversar com o pintor a respeito... entendo muito pouco do assunto.
Além de PU e poliéster, quais as outras opções? Como é a pintura fosca?
De repente apenas um "fundo" genérico com envelopamento é melhor negócio?
Abraço,
cristiano
27/04/2011, 19:25
Aliás... tomei um calote no Mercado Livre.
Comprei a tubulação do intercooler lá. Vendedor antigo, boas qualificações, site próprio, telefone... paguei antecipado. 171 puro!!! Sumiu do mapa. Tudo, inclusive site e telefone. Foi excluído do Mercado Livre.
Loras, nao fez pelo MercadoPago? Me parece que de uns tempos para ca o MercadoLivre esta obrigando os vendedores a usarem o MercadoPago, acho que estava havendo muito calote, e isso estraga a imagem.
Ontem tive a oportunidade de conhecer mais um dos frequentadores do fórum e uma grande figura que é o dono desta Camper.
Loras foi um prazer conhece-lo pessoalmente aqui na minha terra (sorte sua que não começou a esfriar ainda... :chorandoderir:) e se, naquelas suas idéias, precisar de algo daqui me avise :concordo:
[]´s
Marisco Off Road
20/05/2011, 17:29
Repito as palavras do Fugger!
Precisando de algo estamos na área!
Obrigado pela visita!
Abs,
Ontem tive a oportunidade de conhecer mais um dos frequentadores do fórum e uma grande figura que é o dono desta Camper.
Loras foi um prazer conhece-lo pessoalmente aqui na minha terra (sorte sua que não começou a esfriar ainda... :chorandoderir:) e se, naquelas suas idéias, precisar de algo daqui me avise :concordo:
[]´s
Boas excelentíssimo Fugger!
O prazer foi nosso. As amizades que o 4x4Brasil proporcionam são únicas!!!:!:
Estamos avaliando as oportunidades. Qualquer coisa lhe procuro.
Abração.
Repito as palavras do Fugger!
Precisando de algo estamos na área!
Obrigado pela visita!
Abs,
Boas Marilson!
Valeu!
A propósito, não esqueça de encomendar a 5a. roda, ok?
Ainda não tive oportunidade de decidir sobre os pneus.
A estrada está interditada. Assim que resolver, lhe comunico e resolvemos o frete.
O pneu Kumho KL78 315/70R17 (Road Venture) você consegue? Quanto cada?
Abraço.
Loras, nao fez pelo MercadoPago? Me parece que de uns tempos para ca o MercadoLivre esta obrigando os vendedores a usarem o MercadoPago, acho que estava havendo muito calote, e isso estraga a imagem.
Pois é... não fiz... me lasquei.
Por isso agora, atenção redobrada.
E não compro mais nada "customizado" a distância.
Somente se tiver a pronta entrega, com pagamento pós-recebimento.
Abs.
Guilherme Kyrillos
20/07/2011, 19:22
Loras, saudações.
Companheiro, coloca umas fotos da The Camper com os novos alargadores de pára-lamas. Tem gente querendo ver pra copiar (kkk).
[]ss
Guilherme Kyrillos
22/09/2011, 15:49
Loras, saudações.
Sei que os eixos da The Camper são os mesmos do Troller. Por favor, qual é a configuração dos freios? São pinças originais do Troller?
[ ] s
Elmer_Jeep
22/09/2011, 16:26
as pinças são as originais sim.
[]'s
Guilherme Kyrillos
23/09/2011, 16:59
Elmer, saudações.
Ok, tranquilo, é que na minha Camper os eixos também são dos Troller, com pinças de Astra na dianteira e de Kadett no eixo traseiro.
As pastilhas do Kadett gastam com duas trilhas, e o freio não é lá essa "cocada toda"! Pensei que vocês já tivessem bolado algo melhor.
Estou pesquisando pra tentar mudar, talvez usar pinça de S10 e Kombi.
Grande abraço.
Elmer_Jeep
23/09/2011, 17:17
Elmer, saudações.
Ok, tranquilo, é que na minha Camper os eixos também são dos Troller, com pinças de Astra na dianteira e de Kadett no eixo traseiro.
As pastilhas do Kadett gastam com duas trilhas, e o freio não é lá essa "cocada toda"! Pensei que vocês já tivessem bolado algo melhor.
Grande abraço.
Legal, ontem mesmo estavamos conversando na reunião do Jeep Clube sobre isso, em breve iremos testar numa cobaia aqui se encaixa no eixo trazeiro do troller o sistema original da band, suporte/disco/pinça, se as medidas e off-set dos discos casarem a única desvantagem aparentemente é a ausência do freio de estacionamento.
[]'s
Elmer, saudações.
Grande abraço.
Guilherme,
Os eixos de Troller com 6 furos que usavam pinças de kadett na trasiera foram só os primeiros, de 2002.
De 2003 em diante, as pinças traseiras são bem maiores, e os discos mais espessos.
A diferença na eficiência dos freios é grande.
Detalhe: as pinças dianteiras são do Astra 16v, as mesmas da Zafira, e dão conta do recado.
Nessa Camper do loras é tudo do Troller mais moderno, 2005.
Palavra do ex-dono :-)
E que fez a adaptação...
Guilherme Kyrillos
23/09/2011, 22:12
Ooobbbaaa,:euforico::euforico:.
Eu sabia que ia conseguir um retorno de vocês.:cool:
GH, o sistema do modelo mais novo, com pinças do Astra, iguais a dianteira, eu já sabia. Mas soube dos amigos que as pastilhas se desgastam rapidamente também. Além do mais as pastilhas custam entre 90 e 100 reais por aqui.:shock:
Elmer, gosto muito da idéia de usar outro sistema mais durável e barato, para tanto abri um tópico no forum dos Troller, mas ninguém respondeu nada. Por favor, não deixe de noticiar a experiência.
Grande abraço a todos.
Devagar... quaaaase parando.
Mas agora embalou!!!
Hoje o motor funcionou turbinado, com tudo no devido lugar. Exceto o filtro de ar.
Fotos:
Visão geral do cofre.
350241
Lado da turbina. Visão geral.
350236
Flange com abraçadeiras de tucho na saída para o intercooler.
350237
Detalhe para a flange de escapamento.
350238
Posição da turbina no coletor do 14B. Mesma flange da APL240.
350239
Saída da pressurização de óleo no bloco do motor.
350240
Detalhe do retorno de óleo para o bloco do motor.
350242
Vou para a Fenajeep, segunda quinzena de junho estou de volta.
Montaremos a fase 1.0 até 25 de junho.
Vou rodar alguns quilômetros sem instalação elétrica, sem acabamentos na fibra ou pintura.
Se ficar 100%, lavo e desmonto para pintura.
Tem que ficar pronto até 20 de agosto. Sem choro, nem vela!!!
Porque em setembro vamos a Serra do Sol.
Abraços,
Ooobbbaaa,:euforico::euforico:.
Eu sabia que ia conseguir um retorno de vocês.:cool:
GH, o sistema do modelo mais novo, com pinças do Astra, iguais a dianteira, eu já sabia. Mas soube dos amigos que as pastilhas se desgastam rapidamente também. Além do mais as pastilhas custam entre 90 e 100 reais por aqui.:shock:
Elmer, gosto muito da idéia de usar outro sistema mais durável e barato, para tanto abri um tópico no forum dos Troller, mas ninguém respondeu nada. Por favor, não deixe de noticiar a experiência.
Grande abraço a todos.
Também acho que as pastilhas gastam muito rápido...
A Enfer desenvolveu uma flange para usar pinças de Toyota.
Vale a pena investigar.
Abraço,
Japa,
Não foi esse o motor que idealizei para ela.
Queria mesmo era colocar um MWM 2.8 mecânico.
Todavia, parece que está ficando bom.
Capricha aí!!
Gh,
Se hoje fosse ontem, ela também estaria com um MWM.
Teria poupado mais de 80% do trabalho.
Enfim...
Se ontem fosse antes de ontem... ela teria continuado gasolina mesmo.
Agora já comecei. Tenho que acabar. Foi um belo aprendizado!!!
Vai conseguir passar em Brusque?
Abração,
Vou a Brusque sim, estarei lá no sábado, qq coisa me liga: (51)9964-6236.
Leonardo Daltrozo
25/06/2012, 14:20
Ricardo, te mandei uma MP.
Abraço.
fhsantos
27/06/2012, 15:31
Loras
Bom ver a coisa andando.
Cara, a saída do escapamento ficou beeem colada na corta fogo, não vai colocar nenhum defletor/revestimento para evitar que aqueça dentro da cabine?
Ta ficando jóia.
Abs
Elmer_Jeep
27/06/2012, 15:36
Loras
Bom ver a coisa andando.
Cara, a saída do escapamento ficou beeem colada na corta fogo, não vai colocar nenhum defletor/revestimento para evitar que aqueça dentro da cabine?
Ta ficando jóia.
Abs
Colada é pouco!!
A foto não mostra mas na verdade tivemos que cortar uma parte da parede-de-fogo pra permitir a passagem do cano de escape que praticamente invadiu o interior, heheh, mas isso será refeito no fibreiro.
[]'s
Putz... tô muito ocupado ultimamente. Trabalho.
O motor já funcionou!
Agora estamos nos ajustes finais para a temporada de testes.
Daqui a pouco movimentamos isso aqui.
Se o Elmer tiver um tempo, ele posta fotos mais atuais.
Ficou colado mesmo. Como é fibra, optei por cortar e refazer. A carroceria tem outros vários buracos para tampar.
Além disso é possível instalar um defletor e termotape. Sem contar o isolamento térmico / acústico da fibra... que é bem melhor quando comparado a lata "simples".
Abraço,
elmestizo
01/07/2012, 18:39
Loras,
Trabalho a parte, o 14b bem montado é melhor que um mwm 2.8, mas... acho que um gasolina bem trabalhado é melhor que todos eles... he he he
Parabéns pela viatura!!! Um dia volta a andar...
Abraço
Devagar e sempre. Mas vamos que vamos!!!
358278
358279
358277
358280
358281
358282
358283
358284
Loras,
Trabalho a parte, o 14b bem montado é melhor que um mwm 2.8, mas... acho que um gasolina bem trabalhado é melhor que todos eles... he he he
Parabéns pela viatura!!! Um dia volta a andar...
Abraço
Mestre LM,
Também acho que o resultado final é melhor!!!
Mas hoje tenho dúvidas se o custo benefício compensa.
Sem a PTO, seria tudo mais fácil. Mas com a PTO complicou um tanto.
Ela vai voltar a andar. Em breve.
Abraço,
Loras!
Está de parabéns com a montagem!
Tudo muito caprichado!
Terá um resultado final show de bola!
Abraços sempre de olho.
Kim.
Guiga Tostes
10/07/2012, 21:29
Que capricho, fazendo jus ao nome The Camper! :palmas:
Gostei do escape monster!
Abrs
guilhermeabreu
10/07/2012, 22:05
Tenho um MWM 2.8 no meu ENGESA .
Minha opinão : ESTE MOTOR É FRACO PARA O ENGESA , O 14B TURBINADO CAI MUITO MELHOR , é que sou meio pé pesado , gosto de andar rápido e ultrapassagens seguras com um motor de melhores respostas ao acelerador .
O MWM 2.8 no ENGESA com pneus 33" só fica bom , gostoso com relação curta tipo 9x44 , mas aí a final é de 90km/h , e a 100km/h o motor já fica urrando . E como vc faz uma viagem de 1.000 km a 90km/h ou a 100km/h com o motor urrando na sua orelha ????
Elmer_Jeep
11/07/2012, 10:12
Que capricho, fazendo jus ao nome The Camper! :palmas:
Gostei do escape monster!
Abrs
3" do inicio ao fim sem abafador.
[]'s
358418358419Rapaiz...
Começo a acreditar que no dia que eu re-comprar essa camper, são grandes as chances de que ela volte melhor do que saiu daqui...:-/
Guiga Tostes
11/07/2012, 16:12
3" do inicio ao fim sem abafador.
[]'s
Wow já posso até imaginar o ronco da criança!
Eita.. acho que eu so o único louco.. o meu escape acaba ali onde tem a junção .. cano de 3" direto.. S4T Plus apitaaaaaaaaaa que da gosto kkk
Muito show essa camper!!! em breve espero fazer a reforma da minha criança!
Abraços,
guilhermeabreu
11/07/2012, 21:16
358418358419Rapaiz...
Começo a acreditar que no dia que eu re-comprar essa camper, são grandes as chances de que ela volte melhor do que saiu daqui...:-/
GRANDE GH
Quase , mas quase mesmo eu comprei esta CAMPER qdo ainda era sua , É A CAMPER MAIS BONITA QUE JÁ VÍ ATÉ HOJE , este azul caiu como uma luva para ela .
Sou apaixonado na beleza da CAMPER . Quem sabe um dia ainda terei uma .
Eriksom Teixeira Lima
13/07/2012, 06:55
Tenho um MWM 2.8 no meu ENGESA .
Minha opinão : ESTE MOTOR É FRACO PARA O ENGESA , [.....]
Enfim, um verdadeiro Doutor em Medicina para falar a verdade verdadeira.
O 14B normal, vestido numa relação 41x10 e caixa de transferência original e pneus 35, anda a 110 km/h durante horas a fio, sem encher os ouvidos e a 3000 rpm. Com clima frio (até 25o. C) e baixa altitudes (máximo de 500m), se estica o 14b em 5a marcha da 2615 até cerca de 3600 rpm sem problema. Para rodar a 4000 rpm só turbinando ou esquecendo de trocar a marcha, ficando em 4a que te permite andar a 125/130 km/h
Mas o Pajé da Selva quer turbinar para andar lá em Roraima, onde nem tem estrada .....
Abraços
Eriksom
Elmer_Jeep
13/07/2012, 09:40
Enfim, um verdadeiro Doutor em Medicina para falar a verdade verdadeira.
O 14B normal, vestido numa relação 41x10 e caixa de transferência original e pneus 35, anda a 110 km/h durante horas a fio, sem encher os ouvidos e a 3000 rpm. Com clima frio (até 25o. C) e baixa altitudes (máximo de 500m), se estica o 14b em 5a marcha da 2615 até cerca de 3600 rpm sem problema. Para rodar a 4000 rpm só turbinando ou esquecendo de trocar a marcha, ficando em 4a que te permite andar a 125/130 km/h
Mas o Pajé da Selva quer turbinar para andar lá em Roraima, onde nem tem estrada .....
Abraços
Eriksom
Pajé da selva foi boa...
Já está turbinado, relação original do troller (45/11) e pneus 35.
[]'s
377661
Devagar e sempre. Hoje levei para o fibreiro.
Uma volta no quarteirão... e por enquanto 100%.
Abs.
Loras.... Irei aparecer aí no Encontro de Jipeiros do Norte... O Engesa vai de cegonha com outros jipes.
Quero ver sua viatura ao vivo.
Abs
guilhermeabreu
28/10/2012, 20:09
377661
Devagar e sempre. Hoje levei para o fibreiro.
Uma volta no quarteirão... e por enquanto 100%.
Abs.
LORAS
O QUE VC FEZ NA CAMPER LINDA COMO ERA ???????????????????????? Esta sem vidros ???? O que vc fez com ela ???????? O que o fibreiro foi fazer nela ????????????????
Eriksom Teixeira Lima
28/10/2012, 22:03
LORAS
O QUE VC FEZ NA CAMPER LINDA COMO ERA ???????????????????????? Esta sem vidros ???? O que vc fez com ela ???????? O que o fibreiro foi fazer nela ????????????????
Doutor do Petróleo
O Pajé das Selvas quis tirar o cheiro do Gaúcho da viatura e de quebra encher o saco do Elmer, foi isso que ele fez!
:) :)
guilhermeabreu
28/10/2012, 22:28
Doutor do Petróleo
O Pajé das Selvas quis tirar o cheiro do Gaúcho da viatura e de quebra encher o saco do Elmer, foi isso que ele fez!
SÓ PODE SÓ PODE , a CAMPER estava linda e foi mexer em quê?????????????
Elmer_Jeep
29/10/2012, 10:50
SÓ PODE SÓ PODE , a CAMPER estava linda e foi mexer em quê?????????????
Foi instalado conjunto mecânico completo da band 14B, motor(turbo/intercooler), cambio 5m, pto e guincho mecânico, entre outros detalhes. Foram feitos alguns cortes e reforços no chassi, foi necessário um body lift e algumas modificações no assoalho/parede de fogo pra comportar o novo conjunto. Agora é a fase de acabamentos, mas já dá pra fazer trilha.
[]'s
guilhermeabreu
29/10/2012, 13:28
Foi instalado conjunto mecânico completo da band 14B, motor(turbo/intercooler), cambio 5m, pto e guincho mecânico, entre outros detalhes. Foram feitos alguns cortes e reforços no chassi, foi necessário um body lift e algumas modificações no assoalho/parede de fogo pra comportar o novo conjunto. Agora é a fase de acabamentos, mas já dá pra fazer trilha.
[]'s
BELEZA
Se foi para melhorar tudo bem , ela estava com MWM 2.8 ???? Não me lembro mais .
Doutor do Petróleo
Hummmm...
Sei não, mas acho que o cheiro de churrasco era bem melhor que esse que tá fazendo agora...
Ok, sou suspeito pra falar, mas é que por aqui preferimos a fumaça da carne a essa fumaça preta que vocês amam.
Continuo achando que, se era para andar mais, bastava meter uma Weber 44 no 4.1. Já daria para olhar a maioria dos 4x4 pelo retrovisor.
Menos a cheroka, óbvio.
Cheroka que, por sinal, só vê fumaça em dia de churras :-)
377866
Alargadores no lugar!!!!
378381 378378 378379 378380
Fechando os recortes na fibra do assoalho.
378382 378383
Suporte guincho / parachoque traseiro.
378384
Abs.
BELEZA
Se foi para melhorar tudo bem , ela estava com MWM 2.8 ???? Não me lembro mais .
Ela tinha um 4.1/s com câmbio de Hilux.
Hoje eu teria mantido daquela forma. Gasolina mesmo.
Mas se hoje fosse ontem, tampouco teria ga$to em carros. Teria comprado muitos terrenos e estaria aposentado essa altura. :mrgreen:
Como não tinha bola de cristal, tampouco dons extra-terrestres, optei por instalar um conjunto diesel com bomba injetora mecânica e PTO. Os pré requisitos eram:
- guincho mecânico
- resistência a trechos alagados
- simplicidade mecânica
- autonomia
Um MWM 2.8 TD seria o caminho mais fácil. Mas não o melhor resultado, em minha opinião.
De qualquer forma, fiz para mim. Não pretendo vender tão cedo. Então vale cada centavo inve$tido a fundo perdido.
Sem contar o tempo, energia, paciência, etc. Agora falta pouco.
Um abraço,
Hummmm...
Sei não, mas acho que o cheiro de churrasco era bem melhor que esse que tá fazendo agora...
Ok, sou suspeito pra falar, mas é que por aqui preferimos a fumaça da carne a essa fumaça preta que vocês amam.
Continuo achando que, se era para andar mais, bastava meter uma Weber 44 no 4.1. Já daria para olhar a maioria dos 4x4 pelo retrovisor.
Menos a cheroka, óbvio.
Cheroka que, por sinal, só vê fumaça em dia de churras :-)
377866
Salve Heck.
Quisesse uma Cherokee... tinha comprado uma latinha de sardinha ainda em 2008. :angel:
A Camper tem vantagens indiscutíveis sobre a XJ: suspensão traseira helicoidal. Carroceria em fibra. Chassis mais robusto. :news-coffee:
Desvantagens também: ar condicionado original é ruim, tem problema de aterramento, etc.
Pensando em performance apenas, realmente a Weber seria um caminho. Vou sentir saudades da forma que o 4.1/s levanta giro. O 14B mesmo turbinado tem outro comportamento. A idéia inicial não é potência.
Analisando o todo... acredito que estamos no caminho certo. Só está mais lento que o previsto inicialmente. E depois de certo ponto, não vale a pena desistir, vender ou abortar a idéia inicial. Agora que começamos, vamos terminar!!!
Abração,
Loras.... Irei aparecer aí no Encontro de Jipeiros do Norte... O Engesa vai de cegonha com outros jipes.
Quero ver sua viatura ao vivo.
Abs
Opa!
Será muito bem vindo.
Se a parte oriental da família lhe acompanhar, podem ficar em casa, sem problemas.
Se tudo der certo, além de conhecê-la pessoalmente, você poderá dirigí-la também.
Abração,
rodrigocbt
31/10/2012, 17:40
Parabéns Irmão!! Enfim voltando a andar!!
e como foi pra colocar os alargadores? teve que cortar o original mesmo?
vai colocar guincho traseiro e dianteiro mecanico?
abraço
Eita.. acho que eu so o único louco.. o meu escape acaba ali onde tem a junção .. cano de 3" direto.. S4T Plus apitaaaaaaaaaa que da gosto kkk
Muito show essa camper!!! em breve espero fazer a reforma da minha criança!
Abraços,
Boas!
Acompanhei a reforma do seu eixo dianteiro. É um ponto que pretendo mexer mais a frente.
Reformar é uma opção. Quando terminar a reforma da Camper, vou escrever um texto a respeito do processo todo.
Se eu faria tudo de novo? No texto, vocês descobrirão!!! heheehe
Abraço,
Parabéns Irmão!! Enfim voltando a andar!!
e como foi pra colocar os alargadores? teve que cortar o original mesmo?
vai colocar guincho traseiro e dianteiro mecanico?
abraço
Rodrigo,
Teve que recortar sim. Mais que o previsto pelo fabricante!!!
Um bom fibreiro faz tranquilo. Os dianteiros é mais tranquilo, basta fechar o buraco dos piscas originais e recortar.
Os traseiros é um pouco mais complexo pois o corte separou as duas abas do alargador original... então é preciso fechar com nova camada de fibra. Caso contrário é enchente interna na certa.
Vou fixar todos com parafuso passante de inox. Porca parlock. Se deixar com rosca soberba... vai esfarelar a fibra com a vibração. E cai.
A idéia é instalar guincho mecânico na frete e atrás sim!!! O complicado será encontrar um carretel mecânico pequeno e leve, mas resistente suficiente, para a traseira. Quando encontrar, mudaremos o tanque de combustível para liberar espaço para o cardã. E subiremos as laterais, compensando o volume perdido.
A alternativa final é um Ekron com embreagem na dianteira. E o carretel atual na traseira.
Abração,
Loras!
Está de parabéns com a montagem!
Tudo muito caprichado!
Terá um resultado final show de bola!
Abraços sempre de olho.
Kim.
Boas Kim!
Obrigado pela força.
Ainda temos uma temporada de ajustes. Faz parte.
Vamos que vamos!!!
Abs.
Boas!
Acompanhei a reforma do seu eixo dianteiro. É um ponto que pretendo mexer mais a frente.
Reformar é uma opção. Quando terminar a reforma da Camper, vou escrever um texto a respeito do processo todo.
Se eu faria tudo de novo? No texto, vocês descobrirão!!! heheehe
Abraço,
Escrever logo após o processo é enviesar a resposta....
Deixe para escrever um tempinho depois, pois dará vontade de fazer tudo de novo....rsssss
guilhermeabreu
31/10/2012, 22:16
GRANDE LORAS
Passei por uma grande reforma , admiro sua coragem , mas vai ficar od seu gosto isto é o que importa .
Parabens , pela BELA CAMPER como já disse esta CAMPER era o meu sonho .
ABRAÇO
Salve Heck.
Quisesse uma Cherokee... tinha comprado uma latinha de sardinha ainda em 2008. :angel:
A Camper tem vantagens indiscutíveis sobre a XJ: suspensão traseira helicoidal. Carroceria em fibra. Chassis mais robusto. :news-coffee:
Desvantagens também: ar condicionado original é ruim, tem problema de aterramento, etc.
Pensando em performance apenas, realmente a Weber seria um caminho. Vou sentir saudades da forma que o 4.1/s levanta giro. O 14B mesmo turbinado tem outro comportamento. A idéia inicial não é potência.
Analisando o todo... acredito que estamos no caminho certo. Só está mais lento que o previsto inicialmente. E depois de certo ponto, não vale a pena desistir, vender ou abortar a idéia inicial. Agora que começamos, vamos terminar!!!
Abração,
Loras,
Faz isso não...a cherokee é um carro e tanto, acredite.
Já passaram pela minha mão uma quantidade de viaturas considerável, e todas de respeito, vc sabe.
Ainda hoje estava fazendo em release com meu filho, que está estudando para ingressar na faculdade de engenharia mecãnica.
Neste release, passamos pela camper, pelo CJ3 endiabrado e até pela F75 azulinha, que também foi sua.
Essa era especial, pois foi construída a meu gosto, como vc tá fazendo na sua camper agora (ok, nessa daí eu também mexi bastante, mas na F75 as mudanças foram bem mais radicais, pois até o motor eu troquei - coloquei um 4.1 de pista nela).
Pois é, mas voltando à cherokee: de todos os carros 6 cilindros que tive, ela é a mais eficiente.
A camper, que hoje é sua, talvez fôsse a menos eficiente de todos. Pois nesse motor aí eu não mexi, rendia bem menos que o da F75 e o do CJ3 (esse tinha tuchos mecânicos, comando 250-S, etc. O da F75 era rebaixado, cabeçote trabalhado em um dos melhores preparadores de stockcar daqui e tinha carburação otimizada.
E mesmo assim, o da cherokee rende mais, anda muuuuuito e tem bem menor consumo: na F75 e no CJ, raramente conseguia tirar mais de 5 km/l na estrada.
Na camper, tirava 6 km/l.
Já na cheroka, sai fácil 9,5 km/l.
É um motorzão animal, de 190 hp, com consumo de carro médio. Não dá pra falar mal, não.
Ah, quanto a suspensão traseira: sim, é de feixes. Mas tem muito mais curso e conforto que um troller, por exemplo.
E tem o mesmo padrão de conforto da camper, pode acreditar.
Ok, é de lata. mas observe: recebi ela do Eriksom com um leve amassado na tampa traseira, amassou e saiu a tinta.
Só que ele mora no Rio, e lá ela ficou sem tinta por um bom tempo, mais de um ano. E não oxidou!!!
Vai oxidar como, então?
Não sei não, mas talvez não encontre um ponto negativo nesse carro.
Mas é a velha história: quem ama o feio, bonito lhe parece.
Mas quanto à camper, acho que vc tá no caminho certo: está montando o carro a seu gosto. Pode ser até que algum ponto não fique como vc queria, mas aos poucos vc vai corrigindo.
Sugiro que vc aproveite p/fazer nela duas coisas que não deu tempo pra eu fazer antes de vender ao Flavio Miranda: refazer toda a elétrica dela, inclusive trocando a caixa de fusíveis e trocar os vidros laterais traseiros fixos pelos corrediços. A aeração da camper é bem deficiente.
Boa sorte!
Eriksom Teixeira Lima
04/11/2012, 08:22
Loras,
Faz isso não...a cherokee é um carro e tanto, acredite.
[...]
Já na cheroka, sai fácil 9,5 km/l.
É um motorzão animal, de 190 hp, com consumo de carro médio. Não dá pra falar mal, não.
[...]
recebi ela do Eriksom
Sendo assim, posso dizer pra todos: HECK, TU ÉS UM RODA PRESA! VÁ SER LERDO ASSIM LÁ EM PORTO ALEGRE!
Eu devo ter o pé muito pesado e minha mulher tem mais ainda, eu nunca passei de 8,5km/l e ela de 8km/l aqui no Rio. O melhor que consegui foi 11km/l andando a 160km/h com gasolina 97 octanas.
Tá certo, foi voltando do Atacama, no Paso Jama, a 4 mil metros de altitude. Sem resistência do ar - eu botava a mão para fora e ela nem voltava - é fácil, mas aqui, PORRA, HECK, PISA NESSA CHEROKA QUE ELA GOSTA DE ANDAR!
PS: e você comprou ela quase de graça, foi, não? E eu estou feliz com meu troller e minha mulher com o Smart dela.
Eriksom
Sendo assim, posso dizer pra todos: HECK, TU ÉS UM RODA PRESA! VÁ SER LERDO ASSIM LÁ EM PORTO ALEGRE!
Eu devo ter o pé muito pesado e minha mulher tem mais ainda, eu nunca passei de 8,5km/l e ela de 8km/l aqui no Rio. O melhor que consegui foi 11km/l andando a 160km/h com gasolina 97 octanas.
Tá certo, foi voltando do Atacama, no Paso Jama, a 4 mil metros de altitude. Sem resistência do ar - eu botava a mão para fora e ela nem voltava - é fácil, mas aqui, PORRA, HECK, PISA NESSA CHEROKA QUE ELA GOSTA DE ANDAR!
PS: e você comprou ela quase de graça, foi, não? E eu estou feliz com meu troller e minha mulher com o Smart dela.
Eriksom
Roda solta,
Você esqueceu que quando era sua ela usava suspensão de Puma GTB e pneuzinhos AT 235?
Agora que tem +3" de lift e MUD 32, tem que dar showzinho é fora da estrada...
ps.: sim, o preço foi bom, mas a diferença usei pra melhorar ela :-)
Bom, novidades por aqui!!!
The Camper participou do 3o. Encontro de Jipeiros do Norte, organizado pelo Roraima 4x4 e pelo Amazonas Jipe Clube.
A comissão organizadora desenhou uma pista de lama com obstáculos em um sítio particular a 15km da cidade.
72 horas de dedicação e lá estava a Camper. PRONTA!!! Cambão instalado, instalação elétrica provisória, ARB operante, cabo sintético enrolado no guincho mecânico... para o alto e avante!!!
O evento foi MUITO BOM!!! Vale destacar a excelente organização da diretoria atual do Roraima 4x4 e a participação de vários colegas do Amazonas!!! No próximo, gostaríamos de contar com jipeiros do Acre, Rondônia, Amapá e Pará também.
Manaus 2013 nos aguarda.
Agora vamos as fotos.
381324 381325 381322
381321 381319 381318
381335 381333 381332
381331 381330 381329
381328 381334 381326
Agora, as impressões iniciais.
O 14B turbinado ficou ABSURDAMENTE BOM!!! Muito forte em baixa rotação. A turbina enche rápido (não sem a RPM pois ainda não instalei o conta-giros) e o desempenho com ela cheia emociona.
Em terceira reduzida num atoleiro pesado de média profundidade, com pé embaixo... sobe giro até pedir 4a. sem dificuldade.
Faltou braço para segurar na lama. Ela embala com facilidade e acaba passando reto nas curvas pois os pneus não tem aderência espetacular como os recapados. Enfim, gostei muito do resultado final. IMHO, não se compara com os MWM 2.8 ou PSK 3.0. Acertamos na decisão!!!
A relação de diferencial parece um pouco longa demais. E a 4/5 marchas roncam MUITO!!! Talvez seja a tomada de força. Li em alguns comentários que a Biselli assobia com vontade. É isso mesmo?
Provavelmente encurtarei a relação.
No mais, pude sentir bastante o desempenho da nova configuração. Gostei do resultado das molas e lift de carroceria. Curti bastante... até um imprevisto. As fotos falam por si. Depois faço nova imagens com tudo limpo e bem iluminado.
Agradecimentos especiais aos nobres amigos Elmer e Laurence pela ajuda no resgate. Não fosse também o Crocodilo, o guincho estaria atolado até hoje.
381337 381338 381339
381342 381343 381344
381340 381341
A propósito, acabei de concluir minha nova especialização. Ortopedia de jipes e afins. Foi fantástica a sensação de usar os princípios das talas e imobilizações para conseguir alinhar tudo e subir a Camper na plataforma.
Agora é partir para um novo eixo dianteiro. Corrijo o ângulo do pinhão e cáster.
Mantenho o ARB. Relação encurtada reforçada, semi-eixos reforçados e roda livres AISIN.
Mas... munhões abertos ou fechados? E os freios?
Abraços e bom final de domingo.
Mas quanto à camper, acho que vc tá no caminho certo: está montando o carro a seu gosto. Pode ser até que algum ponto não fique como vc queria, mas aos poucos vc vai corrigindo.
Sugiro que vc aproveite p/fazer nela duas coisas que não deu tempo pra eu fazer antes de vender ao Flavio Miranda: refazer toda a elétrica dela, inclusive trocando a caixa de fusíveis e trocar os vidros laterais traseiros fixos pelos corrediços. A aeração da camper é bem deficiente.
Boa sorte!
Heck,
A elétrica será feita a partir do zero mesmo!!! Sabemos bem as dificuldades de aterramento das viaturas de fibra. Então, vamos resolver de uma vez.
Realmente ela ficou no "meu jeito". Agora faltam detalhes estéticos e pequenos ajustes. A quebra do eixo dianteiro foi uma surpresa. Assim que limpar melhor, quero checar como aconteceu. Se na solda ou se em outro lugar.
A idéia inicial era rodar uns 3 meses direto... para depois desmontar e pintar.
Agora penso em resolver tudo de uma vez. Ajusto os detalhes que identificamos, termino os reparos na fibra e inicio a montagem final. Vamos ver.
Abração,
Heck,
A elétrica será feita a partir do zero mesmo!!! Sabemos bem as dificuldades de aterramento das viaturas de fibra. Então, vamos resolver de uma vez.
Realmente ela ficou no "meu jeito". Agora faltam detalhes estéticos e pequenos ajustes. A quebra do eixo dianteiro foi uma surpresa. Assim que limpar melhor, quero checar como aconteceu. Se na solda ou se em outro lugar.
A idéia inicial era rodar uns 3 meses direto... para depois desmontar e pintar.
Agora penso em resolver tudo de uma vez. Ajusto os detalhes que identificamos, termino os reparos na fibra e inicio a montagem final. Vamos ver.
Abração,
Pobre Camper!!
Loras, já que seu uso será pra lá de hard, nem pensa duas vezes: troca logo os dois eixos por D60 ou 70.
A F-250 pode ser uma boa doadora.
Caraca Japa, acabei de ver no Face e vim aqui, o que houve nesse eixo dianteiro?
Abraços
Walter da Camper
19/11/2012, 09:16
Loras, que eixo era esse? D-30 original ou Rural?
Em quais condições quebrou? Saltando, ou simplesmente atravessando lamaçal?
Abçs
wilson ghetti
19/11/2012, 10:39
Loras, que eixo era esse? D-30 original ou Rural?
Em quais condições quebrou? Saltando, ou simplesmente atravessando lamaçal?
Abçs
Se forem os mesmo quando era do Flavio, eram de troller(dianteiro e traseiro).
[ ]'s
Já há relatos suficientes aqui no fórum para mostrar que essa mistura: motor torcudo + eixos dana 44 não é sustentável...
Quer motor cheio de toruqe? vá de danas 60/70 !
guilhermeabreu
19/11/2012, 13:50
Pobre Camper!!
Loras, já que seu uso será pra lá de hard, nem pensa duas vezes: troca logo os dois eixos por D60 ou 70.
A F-250 pode ser uma boa doadora.
GRANDE GH
É de dar dó de ver a nossa linda CAMPER no estado que esta , mas fazer o que ele gosta assim , e vai consertar e ficar igual era , só uma pergunta LORAS : esta cor é uma base ou vai ficar com esta cor aí memso um azul fosco .
Pq o que mais achava bonito nela era a cor azul metálica ou perolizada sei lá , mas era uma cor lindíssima .
Reforça os eixos e manda ver .
ABRAÇÃO
Elmer_Jeep
19/11/2012, 17:23
Se forem os mesmo quando era do Flavio, eram de troller(dianteiro e traseiro).
[ ]'s
São eixos de troller com bola dianteira invertida pra direita e uma emenda muito mal feita no tubo longo... Eu nunca gostei da cara daquela solda e depois dessa zica eliminaremos os defeitos que ainda restavam. Felizmente o susto foi em baixa velocidade e num local acessível pro resgate.
[]'s
381413
GRANDE GH
É de dar dó de ver a nossa linda CAMPER no estado que esta , mas fazer o que ele gosta assim , e vai consertar e ficar igual era , só uma pergunta LORAS : esta cor é uma base ou vai ficar com esta cor aí memso um azul fosco .
Pq o que mais achava bonito nela era a cor azul metálica ou perolizada sei lá , mas era uma cor lindíssima .
Reforça os eixos e manda ver .
ABRAÇÃO
Olá Guilherme,
A cor dela é (ou era) o azul original da S-10 e Blazer 1999.
Escolhi esta cor por ser muito parecida com o azul original da Camper 94, que era o mesmo da C-20 93.
Assim, não precisei pintar por dentro.
A tinta era PU, por isso o brilho. Mas não era metálica, não.
Quanto aos eixos: coloquei os de Troller 2004, mas errei ao inverter a posição da bola do diferencail no eixo dianteiro.
Fiz isso porque o cambio dela na ocasião era um Clark 260-F 4 marchas (magnífico para o 4.1 em minha opinião: macio, forte e de peças muito baratas - equipou as C-20, F-1000, Maverick V-8, etc, ainda hoje adorado pelos Opaleiros turbo de arrancada) acoplado a uma t-case de Toyota Bandeirantes, cujo cardan dianteiro sai pelo lado do carona, oposto ao do Troller.
No fim das contas acabei trocando esse cambio por um completo de Hilux 3.0 (por causa da quinta marcha), e este existe nas duas opções de cardan dianteiro, então se tivesse feito isso logo no início não precisaria ter mexido no eixo dianteiro...
Segue uma foto dela pra ver bem a cor:
Bom, aos amigos interessados.
Não fiz nada radical no evento!!! A pista tinha várias curvas num terreno plano, dois morros pequenos e alguns buracos de lama. Nada hardcore.
Não senti nenhum impacto significativo, exceto quando subi o degrau de um buraco, na saída do mesmo. Algo que deveria ter uns 30cm de altura. Mas pela força do impacto, NÃO DEVERIA quebrar.
Só percebi a quebra porque a dianteira parou de tracionar. Então desloquei até a tenda de apoio... e lá identifiquei a carcaça rachada. O semieixo ainda estava inteiro. Mas quebrou quando movimentamos a Camper para a plataforma. Aí fizemos o improviso com talas.
Eu concordo que um Dana 44 ainda que 100% reforçado opera próximo ao limite com pneus 35. Eu até esperava quebrar semi-eixos, coroa e pinhão, etc. Mas quebrar o tubo?
De fato, foi melhor assim. Já pensou se acontece no meio da trilha da Serra do Sol a 80 km do asfalto mais próximo? Teríamos que deixar a viatura lá e trazer o eixo para conserto na cidade...
Enfim, agora vou pe$quisar a melhor opção.
Estou pensando em fazer um eixo híbrido Dana 44 + munhão fechado de Toyota. Tudo novo. Munhão, rolamentos, cubo, ponta de eixo, etc.
Aproveitamos a troca dos suportes/tubo e fazemos um reforço na carcaça também.
Talvez um conserto provisório até levantar o capital necessário seja remendar com uma bucha no interior e superfícies inclinadas nas pontas.
Depois de desmontar, decidimos.
Abraços,
Sobre a cor... gostei dela também!!!
Esse azul ficou bacana mesmo!!!
É provável que ele fique.
Abraços,
guilhermeabreu
19/11/2012, 19:04
Abraços .
PÔ LORAS
Vc esta de sacanagem comigo , qdo vc fala : " Sobre a cor... gostei dela também!!! "
QUE COR ?????? A que esta agora , ou a antiga ???? A que esta agora é a mesma da antiga qdo vc comprou ???? Pq olhando ela agora não parece que é a memsma cor de qdo vc a comprou .
guilhermeabreu
19/11/2012, 19:06
Abraços,
PÔ LORAS
Vc esta de sacanagem comigo , qdo vc fala : " Sobre a cor... gostei dela também!!! "
QUE COR ?????? A que esta agora , ou a antiga ???? A que esta agora é a mesma da antiga qdo vc comprou ???? Pq olhando ela agora não parece que é a mesma cor de qdo vc a comprou .
Elmer_Jeep
19/11/2012, 19:10
é a mesma cor, só tá desbotada...
Eriksom Teixeira Lima
19/11/2012, 21:42
Eu gostei da explicação precisa dada pelo ELMER: "nunca gostei daquela solda".
Fala sério, queriam o que feito na Gauchalândia? o Eixo desmunhecou :chorandoderir:
Eriksom
Eu gostei da explicação precisa dada pelo ELMER: "nunca gostei daquela solda".
Fala sério, queriam o que feito na Gauchalândia? o Eixo desmunhecou :chorandoderir:
Eriksom
Sei,
Mas o caminhão gaúcho vale?
Ou desistiu porque tem gauchadas? :-/
ps.: o cara é tido como MUITO CORRETO. Já o produto e suas configurações, o melhor seria ouvir direto dele, não achas? Liga pra ele!!
Eriksom Teixeira Lima
19/11/2012, 22:55
Heck
já decidi, comprei. nesta primeira fase, vou dar apenas uma garibada, tirar as merdas para poder andar. Devo parar ele para a reforma pesada somente no ano que vem.
Dentre as merdas (vistas antes da compra), está a posição do motor, recuada atrás do diferencial, o que causa uma distribuição de peso inadequada para um motorhome. Por ora, o motor continua lá, mas eu vou jogar o radiador para a frente. Pra ter uma idéia, o radiador está mais ou menos atrás do fundo do banco do motorista (1,5 m para trás da frente do caminhão). Na frente dele tem o intercooler, o radiador do ar condicionado, um balão de ar comprimido, um tanque de óleo hidraúlico (cerca de 20 litros de capacidade) mais um parachoques fechado. Ou seja, esquenta para cacete!. Por ora, o radiador irá pra frente para não esquentar tanto (gambiarra mesmo).
Se der, na revisão geral de freios e rolamentos, trocarei as c&p, pois as que estão lá são de muita força, e a idéia é colocar as de ônibus, mais velocidade. Hoje, ele chega a 90km/h no limite, com a mudança deve ir até uns 130km/h, ou seja, cruzeiro de 100km/h. Infelizmente, a proposta dele de suspensão dianteira funciona bem para areia e barro em planos. Para torção, não dá: não há elementos pivotantes no junção com o chassis.
Veja bem, não estou criticando nada, apenas para o uso que pretendo há necessidade de mudanças várias. Tudo previsto, tudo possível. Estou satisfeitíssimo. :euforico:
Bem, não vou poluir a página do Dr. Das Selvas. Espero que na próxima semana, depois da avaliação que estamos fazendo agora, eu abra uma página para ele. Por agora, uma fotinho.
Ah, sim!. Com esse minha Camper e o Engesa do Caveso voltarão a andar :safari-rig: :brinde:
381481
Eriksom
Fala ET!
Que caminhoca é essa aí?
Abs
Eriksom Teixeira Lima
19/11/2012, 23:59
Que caminhoca é essa aí?
Porra, Caveso, não reconheceu? é o meio de mover a Puta Velha e o Yellow Submarine :brinde:
Eriksom
Eu sei que nossas duas tralhas cabem dentro dele (uma sobre a outra).....
Mas é um Unimog dos novos?
Eriksom Teixeira Lima
20/11/2012, 00:15
Pelo que descobri, ele foi um micro-onibus. É um chassis parrudo, perfil parece o do 1113, motor 366 turbointercooler, eixos 1113 ou 1516 (não descobri a diferença ainda) e cambio e transferencia da própria MBB. A Cabine não sei exato, mas lembra um mbb17xx dos aos 1990.
Na semana que vem, depois de terminar de fazer a primeira revisão, monto uma página com informações completas ..... e a idéia do projeto que pretendo.
Eriksom
Isso ai é um 608!!!
No máximo um 709.
Deixa de conversa fiada.
A propósito, parabéns!!! Melhor que o REO. Mais compacto e elegante.
Abração,
Sobre o problema no eixo... saberemos mais detalhes com fotos dele LIMPO.
O resto é pura especulação. De fato a diferença de peso entre os motores e agregados, pneus 35 e alguns meses de molho fizeram diferença!!! Será que a solda oxidou? Será que o tubo não aguentou? Será?
Da reforma do Heck até hoje, são quase 10 anos, certo? Eu já comprei alguns anos depois daquela foto recém saída da oficina uma década atrás.
Abraços,
Heck
já decidi, comprei. nesta primeira fase, vou dar apenas uma garibada, tirar as merdas para poder andar. Devo parar ele para a reforma pesada somente no ano que vem.
Dentre as merdas (vistas antes da compra), está a posição do motor, recuada atrás do diferencial, o que causa uma distribuição de peso inadequada para um motorhome. Por ora, o motor continua lá, mas eu vou jogar o radiador para a frente. Pra ter uma idéia, o radiador está mais ou menos atrás do fundo do banco do motorista (1,5 m para trás da frente do caminhão). Na frente dele tem o intercooler, o radiador do ar condicionado, um balão de ar comprimido, um tanque de óleo hidraúlico (cerca de 20 litros de capacidade) mais um parachoques fechado. Ou seja, esquenta para cacete!. Por ora, o radiador irá pra frente para não esquentar tanto (gambiarra mesmo).
Se der, na revisão geral de freios e rolamentos, trocarei as c&p, pois as que estão lá são de muita força, e a idéia é colocar as de ônibus, mais velocidade. Hoje, ele chega a 90km/h no limite, com a mudança deve ir até uns 130km/h, ou seja, cruzeiro de 100km/h. Infelizmente, a proposta dele de suspensão dianteira funciona bem para areia e barro em planos. Para torção, não dá: não há elementos pivotantes no junção com o chassis.
Veja bem, não estou criticando nada, apenas para o uso que pretendo há necessidade de mudanças várias. Tudo previsto, tudo possível. Estou satisfeitíssimo. :euforico:
Bem, não vou poluir a página do Dr. Das Selvas. Espero que na próxima semana, depois da avaliação que estamos fazendo agora, eu abra uma página para ele. Por agora, uma fotinho.
Ah, sim!. Com esse minha Camper e o Engesa do Caveso voltarão a andar :safari-rig: :brinde:
381481
Eriksom
Parabéns!
Obs.: sugestão minha, rode MUITO antes de mexer.
Sobre o problema no eixo... saberemos mais detalhes com fotos dele LIMPO.
O resto é pura especulação. De fato a diferença de peso entre os motores e agregados, pneus 35 e alguns meses de molho fizeram diferença!!! Será que a solda oxidou? Será que o tubo não aguentou? Será?
Da reforma do Heck até hoje, são quase 10 anos, certo? Eu já comprei alguns anos depois daquela foto recém saída da oficina uma década atrás.
Abraços,
Japa,
Não tem menos de 8 anos essa solda aí...
Mas isso é o de menos: o que importa é O QUÊ foi feito nesse período...
Pode ter certeza que não foi o pulo de 30 cm de altura que quebrou a carcaça, isso foi só o atestado de óbito.
Alex Salles
11/05/2015, 16:22
Abraços,
Prezado Loras, vi em outro post seu sobre uma pesquisa que você fez para descobrir um Scanner para a Tracker/Vitara, mas o link não funcionou. Pode me ajudar?