Ver Versão Completa : Melhorias No Bf-161
Prezados,
o que é possível fazer para melhorar - acho que a palavra certa seria, modernizar (um pouco) - um motor BF-161 ? Antes de cairem de pau em cima de mim, deixem-me molhar o bico... Sei que a tendência é trocar o velho BF por motores mais atuais: quando o BF "funde", ou quando se quer mais desempenho, ou ainda quando se deseja economia em manutenção pois, os velhos BF parecem ter manutenção mais cara, em caso de retífica, por exemplo, do que a maioria dos motores. O meu BF está muito bom, e potência/torque também não é necessariamente o requisito mais importante para mim pois, não tenho taras por paredes quase verticais, erosões ou crateras lunares. Apenas gostaria de melhorá-lo, e para isso estou instalando uma ignição eletrônica, doido para verificar os resultados de consumo e desempenho: mas isso todo mundo faz... Então eu pensei num blower (o do Fiesta Supercharger, por exempo), pensei num overdrive (para permitir que o velho motor seja menos exigido), e pensei até em injeção eletrônica, pois ouvi dizer que existem kits para substituição do carburador. Mas em verdade não faço idéia. Então peço ajuda aos universitários de plantão... e não estou preocupado com os custos, mas também não sou de rasgar dinheiro.
Grato...
Blower no BF? gostaria de ver....rsrs, mas ele tem rpm muito baixo, ou estou falando besteira?
praiasecacustom4x4
27/03/2008, 19:06
ola Jucelino,o supercharger do fiesta e piqueno,,tambem a rotaçao baixa do BF nao pede uma volumetria de ar elevada.o trabalho peior ma nao impossivel e acertar o raporto de rotaçao das polia.
Carlos Bernardo
27/03/2008, 20:42
Quando eu tinha BF eu fiz as seguintes melhorias:
1-Ignição eletrônica. (fica muito bom)
2-Filtro de ar seco (o à óleo é impossível...)
Daí, quando eu estava começando a curtir o motor ele fundiu...rs...daí hj estou em outra.
Blower no BF? gostaria de ver....rsrs, mas ele tem rpm muito baixo, ou estou falando besteira?
Talvez esteja...
Quem precisa de rotação alta é o turbo.
O blower começa a trabalhar muito antes.
Quando eu tinha BF eu fiz as seguintes melhorias:
1-Ignição eletrônica. (fica muito bom)
2-Filtro de ar seco (o à óleo é impossível...)
Daí, quando eu estava começando a curtir o motor ele fundiu...rs...daí hj estou em outra.
Obrigado pelas sugestões.
Estou colocando a ignição, e o filtro seco coloquei há mais tempo.
Não acredito que o teu motor tenha fundido por causa desses "venenos" - e nem você está dizendo isso, não ?! E afinal... qual é a tua motorização atual ?
ola Jucelino,o supercharger do fiesta e piqueno,,tambem a rotaçao baixa do BF nao pede uma volumetria de ar elevada.o trabalho peior ma nao impossivel e acertar o raporto de rotaçao das polia.
Fabrizio... se a baixa rotação do BF pede pouca volumetria de ar, será que o blower do Fiesta não é suficiente para atentê-lo ? Você não acha que haveria um pouco mais de torque disponível, o que permitiria acelerar menos para obter o mesmo torque atual, com consequente melhoria no consumo - ou acelerar normal e obter ainda mais torque ?
A segunda parte - das polias - eu não entendi. Você pode explicar melhor ?
Grato...
Paulo Fernando
01/04/2008, 22:12
Julinot, concordo com suas idéias e confesso que sempre imaginei Deixar meu bf mais nervosinho, fiquei curioso a respeito do blower e assisti um vídeo a respeito, que sabe a oficina do vídeo que assisti não poderia lhe prestar mais informações a respeito, da uma olhada no http://br.youtube.com/watch?v=o8I2O2WOUFk&NR=1, tem outros relacionados lá, e não esquece de postar as informações uma vez que eu ainda não tô nessa fase mas pretendo logo logo chegar na mecânica.
Abraço
Opa !!!!
Se o BF está bom, deixa como está, pois fuçar muito só vai te causar dor de cabeça...
Usei ignição eletrônica quando tinha o BF, alem de filtro esportivo, e escapamento dimensionado...
Resultado: só dinheiro jogado fora.....
Deixa como está que para seu uso está muito bom....
[]'s se conselho fosse bom seria vendido...:mrgreen:
Carlos Bernardo
02/04/2008, 11:14
Obrigado pelas sugestões.
Estou colocando a ignição, e o filtro seco coloquei há mais tempo.
Não acredito que o teu motor tenha fundido por causa desses "venenos" - e nem você está dizendo isso, não ?! E afinal... qual é a tua motorização atual ?
Não, claro que não, afinal de veneno aí não tem nada... Meu motor fundiu pois entrou barro por aquele tubo de respiro que tem no motor...
Hoje tenho um GM 3.0 aspirado e todo preparado por um mecânico especializado em carros de alta preformance...originalmente era um simples 151 2.5, hoje é uma usina de força que deixa muitos 6 canecos no chinelo.
Hummm tb tenho um BF 161 e ele ta zerado (comprei retificado) e to instalando uma ignição do DedoBroca (MArcello) ainda esta semana.
Na moral, nao to a fim de gastar grana com este prprulsor não...daqui u m tempo mando bala num Diesel!
Abraço
Hummm tb tenho um BF 161 e ele ta zerado (comprei retificado) e to instalando uma ignição do DedoBroca (MArcello) ainda esta semana.
Na moral, nao to a fim de gastar grana com este prprulsor não...daqui u m tempo mando bala num Diesel!
Abraço
Ah !!! Um diesel, leve - bloco de alumínio: esse seria o meu sonho !
Mas enquanto o BF estiver legal eu não vou trocá-lo. Acho que os motores possuem espírito... sabe ?
Carlos Bernardo
03/04/2008, 14:03
Motor com espírito só se seu mecânico for o Chico Xavier.
Além da dupla recomendada (ignição e filtro de ar), alguma outra otimização do BF, creio eu, passa a ser complicada. Não se trata de defeito do motor, mas sim do seu feitio.
2600 cm3 em seis cilindros.
Disposição do comando e das válvulas.
Coletor de admissão fundido no bloco.
A falta de distância simétrica entre os cilindros.
Sobrealimentar, esse motor, sempre tem que levar em conta o trinômio: resultado x durabilidade x investimento. Que no BF não é muito equilibrado.
Com essas limitações, acho que, de partida e sem qualquer caráter experimental, poder-se-ia alterar o curso dos pistões com a adoção do virabrequim dos 3000 (salvo erro, teria que mudar a bomba d'óleo também). Já haveria um fôlego, com um ganho razoável de torque, para o mesmo regime de rotação.
Outra solução, que só recomendarei após fazer e comprovar, é a adoção de dois bicos injetores complementares no coletor de admissão, permanecendo o carburador original.
Até agora, em que pesem meus esforços, não encontrei ainda ninguém com conhecimento técnico confiável, que queira comprovar se será eficiente. A maioria, tá mais prá dizer que funciona, sem me dizer qual seriam os senões.
fernandão
03/04/2008, 15:34
meus 0,02 cents
Hoje meu jeep tem o Bf 161 !!!
Coloquei Ignição ,rebaixei em 2mm o cabeçote
retarbalhei o carburador e está andando no alcool ( 4 anos) escape direto
e de 2" e adiantei o ponto de ignição !!!
Senti muita diferença quando fiz as mudanças :dance:
mas agora 2 anos depois da mudança ele começou a dar sinais de desgaste
por causa do uso :mrgreen: e não deve durar muito mais não :putz::putz:
mas como estou com o subistituto só no aguardo vou usando ele até
onde um dois cansar ou eu ou ele :twisted:
[]´s
bruno_nomelini
03/04/2008, 18:37
Vc pode também tentar uma bobina mais forte como uma Accel ou do Gol MI, e cabos de vela mais grossos para garantir uma melhor queima.
Augustocesar
04/04/2008, 09:28
meus 0,02 cents
[]´s
Fernandão,
Também fui pelo caminho de fazer alterações no BF e no começo fiz o motor, troquei pistões e retifiquei tudo, depois, cansado do cheiro de gasolina mau queimada, passei para álcool, rebaixei o cabeço no máximo, troquei o carburador, coloquei o do opala 6 bocas, 40Deis, depois troquei o comando, coloquei o 276, último antes de perder a marcha lenta. Fiz os escapes dimensionados com saída 6X2 e 2,5". Por último um mecânico fez um trabalho de polimento dos canais de admissão do cabeçote, alargando o que podia para permitir uma melhor admissão. Troquei a bobina pela do gol MI e o motor já conta com ignição eletrônica.
Resultado, apesar da força ter melhorado, o motor ficou mais elástico, aceitando giros abusados, a ponto de chegar a 80 km/horários de 2 marcha (meu câmbio tem 03 marchas). O que acho muito para ele.
Mas o danado não dá alegrias, é muito difícil acertar ele e dificilmente ele se mantém acertado.
Acho que também ele já apresenta sinais de desgaste e logo deve abrir o bico, acho que não aguento mais, assim que possível vou substituí-lo por um AP 2.0 e ser feliz.
ABraços,
Augusto "De Goiás"
SW4/93
Eu não sou de esmerilhar o Jeep. As melhorias que eu esperava poder fazer, sem gastar rios de dinheiro (comandos especiais, carburadores especiais, etc especiais..), eu estou sentindo que já fiz, então: ignição eletrônica sem platinado, bobina mais forte e cabos de vela. Pelo que estou vendo, não parece ser o caso de investir mais. Ainda não testei, mas tenho motivos para acreditar que o funcionamento do motor vai ficar mais regular e melhor. Definitivamente não vou trocar um motor que está bom, e é bom para o que eu pretendo com o Jeep. Aonde não der para ir com ele, não irei - e pronto ! Uma coisa eu eu ainda gostaria de fazer se for possível, e proporcionar de alguma forma que o Jeep possa trafegar a uma velocidade de un 60 ou 80 Km/h sem exigir do motor rotações muito elevadas. Isso pode ser conseguido com pneus de maior diâmetro - e nesse caso eu dei bobeira colocando só 31" -, diferenciais mais longos um pouco - ou um sonhado overdrive como aquela americano, ou caixa mais longa. No caso, com o overdrive ou uma caixa mais longa, ao contrário do que acontece no uso de pneus maiores e diferenciais mais longos, eu não estaria abrindo mão do bom torque em baixa rotação que o jeep já dispõe. Não cheguei aonde desejava, mas estou satisfeito com o resultado do tópico que abri. Muito obrigado a todos os que colaboraram até agora... e a todos que deixaram de falar bobagens também.
Augustocesar
06/04/2008, 16:28
... e a todos que deixaram de falar bobagens também.
Julio,
Espero que essa resposta sua não seja para as pessoas que responderam baseados em suas próprias experiências, como eu. :(
Acredito mesmo que essa não foi sua intenção, portanto não vou explicar o que disse anteriormente.
Mas quero esclarecer uma coisa que pode ter não ter ficado entendido. O seguinte, eu também não trocaria o motor bf 161 se o mesmo não estivesse abrindo o bico e o seu conserto fosse mais carro e até proibitivo em relação ao repotenciamento da viatura.
Explico: quando eu fiz o meu motor eu não consegui peças originais e algumas só são encontradas em museus e colecionadores, a preço de ouro. Veja o caso da bomba de óleo. eu só consegui a bomba ao preço de 800 reais e sem garantia. Por esse preço quase se compra um motor AP 20 a gasolina carburado usado com nota e procedência.
Essas diferenças para fazer um motor como deve ser feito tornam o br antieconômico.
O resto já foi dito.
Abraços,
augusto 'de goiás'
sw4/93 tdi.
cj5 76 bf 161
fernandão
06/04/2008, 17:42
Augusto eu acho que com o que ele disse !!! foi no sentido daqueles que não se pronunciaram e assim não falaram bobagens :pensativo:
[]´s
Caro Colega Augusto César... é claro que não.
Desculpe se dei a entender outra coisa.
Julinot.
Julio,
Espero que essa resposta sua não seja para as pessoas que responderam baseados em suas próprias experiências, como eu. :(
Acredito mesmo que essa não foi sua intenção, portanto não vou explicar o que disse anteriormente.
Mas quero esclarecer uma coisa que pode ter não ter ficado entendido. O seguinte, eu também não trocaria o motor bf 161 se o mesmo não estivesse abrindo o bico e o seu conserto fosse mais carro e até proibitivo em relação ao repotenciamento da viatura.
Explico: quando eu fiz o meu motor eu não consegui peças originais e algumas só são encontradas em museus e colecionadores, a preço de ouro. Veja o caso da bomba de óleo. eu só consegui a bomba ao preço de 800 reais e sem garantia. Por esse preço quase se compra um motor AP 20 a gasolina carburado usado com nota e procedência.
Essas diferenças para fazer um motor como deve ser feito tornam o br antieconômico.
O resto já foi dito.
Abraços,
augusto 'de goiás'
sw4/93 tdi.
cj5 76 bf 161
Augustocesar
06/04/2008, 19:21
Caro Colega Augusto César... é claro que não.
Desculpe se dei a entender outra coisa.
Julinot.
Julinot e Fernandão,
Ok. Eu é que peço desculpas se interpretei errado. afinal as palavras são assim.
Portanto, bola para frente e desculpem o mau entendido.
Abraços,
Augusto "De Goiás"
Sw4/93 Tdi.
Cj5 76 BF
Tenho um jeep com este motor, não faço trilhas, uso ele pra ir para meu sitio que quando chove fica bem liso e barrento, e estou fazendo as melhorias, pois ninguem aguenta ser ultrapassado por bicicleta na subida:shock:, embora ele vai em 4ª marcha a 20/30 ph:eek:, mandei bicromatizar o carburador pra aguentar o alcool, rebaixar 1,5 mm no cabeçote, coloquei filtro de ar do opala, velas do fusca antigo alcool (bosch WR78G), ignição eletronica daquelas que gerencia o platinado, tem no mercado livre, cabos de vela de silicone amarelos, ele sai para o teste definitivo neste final de semana, conto depois o que melhorou, se nem assim prestar ele vai ser trocado por um AP-2.0 injetado:twisted:
Systema... se o teu Jeep não passa de 20 ou 30 Km/h, tem alguma coisa errada. Ou é você que não pisa muito porque - realmente dependendo da redução final - a rotação fica muito lá em cima ? Mas para o teu tipo de uso, o AP vai dar um resultado muito bom.
Tenho um jeep com este motor, não faço trilhas, uso ele pra ir para meu sitio que quando chove fica bem liso e barrento, e estou fazendo as melhorias, pois ninguem aguenta ser ultrapassado por bicicleta na subida:shock:, embora ele vai em 4ª marcha a 20/30 ph:eek:, mandei bicromatizar o carburador pra aguentar o alcool, rebaixar 1,5 mm no cabeçote, coloquei filtro de ar do opala, velas do fusca antigo alcool (bosch WR78G), ignição eletronica daquelas que gerencia o platinado, tem no mercado livre, cabos de vela de silicone amarelos, ele sai para o teste definitivo neste final de semana, conto depois o que melhorou, se nem assim prestar ele vai ser trocado por um AP-2.0 injetado:twisted:
Desculpe talvez eu exagerei um pouco, ele é meio lerdo sim mas nem tanto, ele ficou assim como falei quando queimou a junta do cabeçote e eu estava usando alcool sem ainda rebaixar o cabeçote, agora acredito que vai ficar bala (digo meio bala)
Olha pessoal,:smile: testei o Azulão no sábado com o motor revigorado, quero dizer, com cabeçote rebaixado em 2 mm (+ 1,5mm por que 0,5 ele ja tava), velas bosch WR78G, /carburador DFV Bicromatizado pela JF Automotiva, combustiel alcool puro, purificador de ar do Opala, válvula termostatica do corcel II, junta de cabeçote normal e nova, válvulas regualadas, fiquei surpreendido ficou muito bom, passou a vontade de trocar pelo motor Santana 2.0, pelo menos enquanto ele aguentar.:lol::palmas::palmas::palmas:
Parabéns ! Deve estar andando bem... mas também deve estar bebendo muito bem, não ?!
fernandão
14/04/2008, 19:24
Parabéns ! Deve estar andando bem... mas também deve estar bebendo muito bem, não ?!
no meu faz uns 5km/l de alcool o que não acho muito :shock::pensativo::pensativo:
[]´s
fernandão
14/04/2008, 19:25
Olha pessoal,:smile: testei o Azulão no sábado com o motor revigorado, quero dizer, com cabeçote rebaixado em 2 mm (+ 1,5mm por que 0,5 ele ja tava), velas bosch WR78G, /carburador DFV Bicromatizado pela JF Automotiva, combustiel alcool puro, purificador de ar do Opala, válvula termostatica do corcel II, junta de cabeçote normal e nova, válvulas regualadas, fiquei surpreendido ficou muito bom, passou a vontade de trocar pelo motor Santana 2.0, pelo menos enquanto ele aguentar.:lol::palmas::palmas::palmas:
dependo do uso dura muito !!! é só não abusar :twisted:
[]´s
no meu faz uns 5km/l de alcool o que não acho muito :shock::pensativo::pensativo:
[]´s
É.
Você tem razão.
De fato não é tão gastão.
Vamos torcer para aguentar bastante.
Parabéns...
[]´s
Pô, cincão no àlcool tá mais que bom !!!
O meu deve fazer quase isso também, pena que é na gasolina :mrgreen:
[ ]'s
apesar de ter ficado bom e estar andando bem, cada vez que ando um novo conserto, faz parte dos ajustes eu sei, mas inspirou-me um novo nome pra esse grande amigo das horas vagas, que não deixa vaga, ele me dá serviço
"ORCHESTRA BLUE " ou seja orquestra azul, pois a toda hora dá um conserto, quando não quebra enguiça ou os costumeiros barulhos da capota, molejo, lata etc., pena não ser um concerto
Afinal... você está feliz, ou não ?
rctorrezam
28/04/2008, 18:53
Julinot,
O meu BF tem ignição eletrônica Bosh, Bobina de Gol/Opala (mais forte) e cabos de vela de silicone 8 mm. O motor esta rodando muito redondo, o barulho e força não negam.
Preciso trocar o filtro, pois está com o original à óleo, qual você pôs? Da Kombi? Ficou bom ou recomenda outro?
Afinal... você está feliz, ou não ?
Estou sim, afinal meu Hoby e consertar o jeep mesmo, isso me distrai e faz bem, cada vez que uma coisa fica melhor é uma grande alegria, a reclamação na verdade é só pra valorizar.
abraços
Julinot,
O meu BF tem ignição eletrônica Bosh, Bobina de Gol/Opala (mais forte) e cabos de vela de silicone 8 mm. O motor esta rodando muito redondo, o barulho e força não negam.
Preciso trocar o filtro, pois está com o original à óleo, qual você pôs? Da Kombi? Ficou bom ou recomenda outro?
No Meu eu coloquei o do Opala, a boca é maior, ai eu cortei uma borracha e colei por dentro bem justinha deu a medida certa, ficou firme e muito bom.
Para melhorar o BF, tem como trocar o carburador por uma mais moderno?
Lucas Nassif
03/05/2008, 14:18
No Meu eu coloquei o do Opala, a boca é maior, ai eu cortei uma borracha e colei por dentro bem justinha deu a medida certa, ficou firme e muito bom.
Eu também coloquei de opala, mas nao gostei..:discordo:
Pretendo trocar em breve.
Ótimo... estar feliz é o que importa !
Abraços a todos...
Estou sim, afinal meu Hoby e consertar o jeep mesmo, isso me distrai e faz bem, cada vez que uma coisa fica melhor é uma grande alegria, a reclamação na verdade é só pra valorizar.
abraços
matrakaum
04/05/2008, 14:04
Boa Tarde,
Vi a discussão sobre as mudanças, possíveis, no BF. Me interessou algo sobre retirar o platinado e colocar ignição.
Gostaria de maiores detalhes, como: Qual ignição? Preço? E a relação custoxbenefício? Trocando em miúdos esta última pergunta, vale a pena?
Um abraço,
Matraka
Sim... coloquei ignição eletrônica.
Entretanto ainda não pude testar direito.
Pela primeira vez em dois meses dirigi o meu CJ ontem.
Estava testando as modificações mas o teste foi interrompido pois, os freios estão com ar - tem um burrinho comprometido e ainda não foi possível trocar. Quanto à ignição... imagine... saiu da posição (parafuso frouxo) e do ponto. Não posso portanto dar o meu depoimento, mas o que sei é que fica bom, e melhor ainda depois que colocar cabos de vela 8.0 ou 8.8mm e uma bobina mais forte. Em termos de melhorias no BF-161, essa é a modificação mais comum.
Abraços a todos...
Fred Almeida
16/05/2008, 16:57
PessoALL,
estou lendo o tópico sobre mudanças/melhorias no BF. Estou bem satisfeito com o meu CJ5 com BF. Ele nunca me deixou na mão. Está todo original.
Faço trilhas pesadas com ele quase todo fim de semana.
Estou querendo trocar o filtro por um seco. Li que o de opala é maior e vi tbm uma citação sobre o filtro de Kombi. Alguem sabe sobre um filtro que dê na boca do carburador DFV sem nenhuma adaptação????
[ ]'s a todos
Fred
Você não é o único satisfeito com esse velho bom motor: eu também, e muito outros ! Desde o meu último post nesse tópico já consegui andar com o meu CJ e experimentar portanto a ignição. Sinceramente, com os cabos velhos e uma bobina careta ainda não deu para sentir qualquer melhora no quesito força. Estou aguardando para a próxima semana cabos de 8.8mm e uma bobina de 48Kvolt. Aí o bicho vai pegar ! Enquanto não chega a hora, pretendo verificar amanha como ficou o consumo depois dessa ignição nova e da DH, que rouba uns cavalinhos quando solitada. Fui informado pelo meu mecânico há pouco que a ignição deu uma panezinha... amanha deve estar liberado pelo eletricista. Quanto ao filtro... como acho que disse anteriormente, coloquei um esportivo baratinho - tipo 30,00 reais. Tenho dúvidas sobre ele filtrar alguma coisa... eh eh eh . Mas deu direitinho no devido buraco. Coloquei esse filtro porque estava p... com o vazamento d eóleo do original, e era o que havia no momento.
Abraços a todos...
Boa Tarde,
Vi a discussão sobre as mudanças, possíveis, no BF. Me interessou algo sobre retirar o platinado e colocar ignição.
Gostaria de maiores detalhes, como: Qual ignição? Preço? E a relação custoxbenefício? Trocando em miúdos esta última pergunta, vale a pena?
Um abraço,
Matraka
voce tem 2 opçoes, se o seu distribuidor estiver bom, com os avanços funcionando e sem folga nos eixos voce pode optar pela ignição do Marcelo Debroca, que custa 60 reais http://perfil.todaoferta.uol.com.br/DEDOBROCA&vendedor, é dessa que eu tenho e funciona muito bem, se o distribuidor ja estiver surrado opte pela ignição eletronica normal bosch que bem + cara 430 reais: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-73978924-ignico-eletrnica-jeep-6cc-rural-6cc-maverick-6cc-_JM
abr
Sergio Barros
Eu optei pela mais cara, apesar do distribuidor estar funcionando bem. Estava inclinado a fazer um teste com a Dedobroca - até porque é muito barata. O fato é que no momento estou com a igniç"ao antiga de volta ao lugar de onde talvez não devesse ter saído, porque após pouco tempo de uso a nova começou a dar problema - essa mesmo de 430,00 no ML. Temos certeza de que não é o módulo Bosh, pois colocamos outro em seu lugar e o defeito continuou. Parece ser o distribuidor "novo" mesmo. As vezes resolvia não chegar centelha às velas e pornto. Podia estar frio, quente, morno... qualquer temperatura. A bobina que veio com a ignição é muito vagabunda, e já fiz essa observação do Nilto - o fornecedor. Começou a vazar óleo ainda novinha... Espero que possa recebê-la de volta ainda esta semana, pois estou com novos cabos (8.8mm) e nova bobina (52.000 Volts), com o que, disseram-me, realmente sentirei diferenças no consumo (para menos) e no desempenho (para mais) - desde que dosando bem o pé no acelerador.
Conselho... coloque a Dedobroca mesmo que o seu distribuidor não esteja 100% bom. A ignição Dedobroca desvia correnete do platinado, poupando-o.
Abraços a todos...
voce tem 2 opçoes, se o seu distribuidor estiver bom, com os avanços funcionando e sem folga nos eixos voce pode optar pela ignição do Marcelo Debroca, que custa 60 reais http://perfil.todaoferta.uol.com.br/DEDOBROCA&vendedor, é dessa que eu tenho e funciona muito bem, se o distribuidor ja estiver surrado opte pela ignição eletronica normal bosch que bem + cara 430 reais: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-73978924-ignico-eletrnica-jeep-6cc-rural-6cc-maverick-6cc-_JM
abr
Sergio Barros
uma coisa que li nesse topico, sobre o bf "fuçado" andar a 80km/h em segunda marcha, nao me espantou muito, pois com o meu, ja condenado, eu andei a 70 em segunda
mas isso prova que as modificações aumentaram o giro do bfão
uma coisa que eu acho que peca muito nesse motor, é o defeito no resfriamento do quinto cilindro, que sempre queima a junta, o que foi reparado nos motores 3.0 do maverick
alem dos pistões serem muito pequenos, o que limita um pouco o motor
nao me lembro se tem margem para aumentar os pistões no bf, mas se fosse possivel, seria uma grande diferença
o bf realmente nao faz muito feio não
porem o sistema de arrefecimento teria que ser melhorado, pois ele aquece legal, e acaba fundindo
esse motor tem jeito sim, mas exige muito investimento e no fim das contas, minha paixão pelos v8 falou mais alto e acabei optando por um
porem nao posso reclamar do bf
ja fui, fiz trilha, e voltei, a 150km daqui, sem ter que mecher sequer no platinado
e o motor ainda fez bem a sua parte!
acho que se alguem tiver coragem de tretrabalhar bem um bf161, seria um otimo exemplo do que se deve fazer, ou não
[]´s orgulhoso do velho bfão
Eu optei pela mais cara, apesar do distribuidor estar funcionando bem. Estava inclinado a fazer um teste com a Dedobroca - até porque é muito barata. O fato é que no momento estou com a igniç"ao antiga de volta ao lugar de onde talvez não devesse ter saído, porque após pouco tempo de uso a nova começou a dar problema - essa mesmo de 430,00 no ML. Temos certeza de que não é o módulo Bosh, pois colocamos outro em seu lugar e o defeito continuou. Parece ser o distribuidor "novo" mesmo. As vezes resolvia não chegar centelha às velas e pornto. Podia estar frio, quente, morno... qualquer temperatura. A bobina que veio com a ignição é muito vagabunda, e já fiz essa observação do Nilto - o fornecedor. Começou a vazar óleo ainda novinha... Espero que possa recebê-la de volta ainda esta semana, pois estou com novos cabos (8.8mm) e nova bobina (52.000 Volts), com o que, disseram-me, realmente sentirei diferenças no consumo (para menos) e no desempenho (para mais) - desde que dosando bem o pé no acelerador.
Conselho... coloque a Dedobroca mesmo que o seu distribuidor não esteja 100% bom. A ignição Dedobroca desvia correnete do platinado, poupando-o.
Abraços a todos...
Que bobina é essa de 52000 v, onde encontra e quanto custa? eu uso esta normal da bosch que usa no opala com resistencia antes do positivo, esta bom, mas se der pra melhorar.
O modulo do Marcelo Debroc eu uso desde agosto do ano passado sem problemas, incusive ele muito atencioso e ajuda muito, o distribuidor eu arrumei um bosch e recuperei ele, a folga do platinado neste caso é reduzida pela metade (0,20 mm), por recomendação do Debroc.
abr
Sergio
Sim... coloquei ignição eletrônica.
Opa.
Além da ignição eletrônica, bobinas mais fortes e cabos de vela maiores, o que faz uma diferença considerável nesses motores é o coletor de escapamento dimensionado. Segundo o cara da Truck, o ganho é de 5 a 7 cavalos e, podem acreditar, é uma baita diferença.
O Jeep que foi do meu irmão e está com um amigo fez essas modificações e ficou muito bom. Difícil de acompanhar. :mrgreen:
Abs,
Aurélio
Diga-me, Aurélio... com esse coletor dimensionado o consumo aumentou muito ?
Por causa de 5, 7 ou até 10 CV eu não estou disposto a pagar o preço de 2, 3 ou 4 Km/litro. Você tem essa informação ?
Grato...
Abraços a todos...
Abraços a todos...
Amigo onde encontra esse tipo de bobina de 52000 volts e quanto vai custar?
Pessoal
Pergunto aos mais entendidos e a quem utiliza BF com dimensionado (6x2 ou 6x1). Na minha cidade tem uma oficina especializada que faz para o BF por R$ 350,00.
Pretendo colocar no meu Willys esse escap e gostaria da opinião de quem ja usa se realmente fica bom, força mais o motor e principalmente aumento de consumo. Não sou de acelerar a toa só para ouvir o ronco.
Não quero barulho e sim um ronco mais forte, por isso pretendo instalar além do silencioso na traseira um abafador intermediário.
Por enquanto $$$$$ - Penso em colocar um Y na saída das tubagens e fazer a emenda no escap original (cano mais fino) ficando um 6x1.
É viável, fica legal ou só vou jogar 350 fora. Meu motor está muito bom.
Aguardo retornos
Diga-me, Aurélio... com esse coletor dimensionado o consumo aumentou muito ? Por causa de 5, 7 ou até 10 CV eu não estou disposto a pagar o preço de 2, 3 ou 4 Km/litro. Você tem essa informação ?Grato...Abraços a todos...
Opa.
Como diria alguém que conheço, não existe almoço de graça.:mrgreen:
Mas, não sei lhe dizer, pois quando meu irmão pegou o Jeep era todo original, com pneu 6.00x16 e tal. Logo depois, fez essa modificação e, por conta disso, não teve como comparar.
Abraços
E como está o consumo na situação atual ?
Abraços a todos...
Ae galerinha, alguém sabe que outro motor de arranque dá pra adaptar no BF?? o meu original ta só encomodando.
Abraço.
Pele que andei conversando com o meu engenheiro... parece que o tal escapamento dimensionado não aumenta o consumo em nadinha. Segundo ele, ganham-se de fato uns cavalinhos... 3 ou 4 ou 5... pois o escapamento do BF-161 é subdimensionado e restringe bastante o fluxo dos gases. Bem... no meu caso, talvez seja possível no mínimo recuperar o que perdi para a direção hidráulica (que não foi muito), e o que já vinha perdendo mesmo com a ventoinha mecânica. Parece que dá um certo trabalho... mas não sou eu mesmo quem vou fazer... eh eh eh .
Abraços a todos...
Julinot
Eu também conversei com meu mecânico que é prof do Senai que disse a mesma coisa... o consumo não aumenta... o que acontece com frequência é o motorista acelerar mais só para ouvir o ronco que fica bem bonito... ai não tem jeito - o consumo vai la em cima... e a culpa é do dimensionado...
É por isso que indaguei o assunto, para ver quem usa o escape - prós e contras
Pois é, mas aí a conclusão é que o consumo não aumenta mesmo.
Eu vou fazer esse negócio assim que puder. Pena que o torque fique basicamente o mesmo... mas um aumento de "quase" 10% na potência não se pode recusar, não.
Abraços a todos...
Ae galerinha, alguém sabe que outro motor de arranque dá pra adaptar no BF?? o meu original ta só encomodando.
Abraço.
E ae galera nada de dicas para substituir o arranque??
E ae galera nada de dicas para substituir o arranque??
Esse tipo de coisa não tem opção de adaptação. Mas a coisa é simples, pega o seu e refaz todo em um bom auto eletrico, praticamente fica só a carcaça o resto troca-se tudo.
Luiz A. Ferreira
01/06/2008, 13:28
Acho importante também termos uma boa regulagem das válvulas para conseguirmos um melhor desempenho da viatura.
Válvulas de admissão.........0,46mm
Válvulas de escapamento...0,41mm, isto com o motor frio.
Alguém tem o procedimento correto de como verificar estas folgas?
Meu BF veio da retifica porém o comportamento dele não esta legal,
fica explodindo e esta com o funcionamento quadrado apesar de tê-lo
colocado no ponto. Assim como ligado corretamente os cabos de vela.
Valeu, obrigado
Luiz Antonio
rctorrezam
01/06/2008, 13:58
Motor "explodindo" geralment eé ponto errado.
Mas, se ele realmente esta no ponto correto (inicial 5graus e adiantando até uns 30), verifique se a tampa do distribuidor não esta rachada. Alguns meca, desacostumados ao BF não percebem a diferença no barulho do motor. Você colocou igniçãio eletrônica com distribuidor de opala? (ele roda ao contrário e o motor atrasa ao invés de adiantar, tive este problema)
Meu caso: Coloquei no ponto saí da mecânica. Ao forçar o motor ouvi barulho estranho e estouro. Lógico que voltei. Depois de horas o meca descobriu que um dos pistões não funcionava (não chegava faisca em alguns momentos). Era a tampa rachada que fazia falhar o cilindro 4. O BF anda e se não se conhecer o barulho acha-se que está tudo normal.
Seu BF acabou de sair da retífica ?
Então, por favor, atualine-nos em termos de preços de retífica.
Abraços a todos...
Pois é, mas aí a conclusão é que o consumo não aumenta mesmo.
Eu vou fazer esse negócio assim que puder. Pena que o torque fique basicamente o mesmo... mas um aumento de "quase" 10% na potência não se pode recusar, não.
Abraços a todos...
Mas afinal, quem fabrica os coletores dimensionados para os nossos Jeeps? No meu caso o OHC.
Li o tópico e vi que a Truck Race fechou. Vc sabem de alguma outra?
Luiz A. Ferreira
01/06/2008, 14:50
O motor BF ficou em R$ 4.600,00 para fazer tudo nele. São Paulo - zona sul. estrada do campo limpo. COloquei tambem cambio clark e pedaleira.
Agora a tampa do distribuidor é nova da bosch , cabos novos e a faisca
esta presente em todos os 6 cilindros.
Distribuidor é eletrônico girando ao contrário ( teste da sucção).
Então este problema de estourar quando se acelera não pode ser válvula
presa? Preciso medir então e quero saber quais são as medidas exatas .
Se bem que o motor esta sem o escapamento completo, pode ser alguma
coisa como um retrocesso interno, que esta deixando ele quadrado?
Luiz Antonio
O colega AVAL anunciou que conseguiu o dele por 350,00 e eu pedi informações sobre o fornecedor. Ainda não veio uma resposta, mas acho que esse é um preço bom.
Eu talvez não consiga mexer no coletor pois recentemente foi instalada uma caixa hidráulica numa posição que pode dificultar a colocação de um coletor dimensionado. Mas o meu consultor técnico disse que já a troca do cano após o coletor por um de maior seção ajudará também a liberar melhor os gases. Pode ser que eu faça essa experiência.
Abraços a todos...
Mas afinal, quem fabrica os coletores dimensionados para os nossos Jeeps? No meu caso o OHC.
Li o tópico e vi que a Truck Race fechou. Vc sabem de alguma outra?
Acho importante também termos uma boa regulagem das válvulas para conseguirmos um melhor desempenho da viatura.
Válvulas de admissão.........0,46mm
Válvulas de escapamento...0,41mm, isto com o motor frio.
Alguém tem o procedimento correto de como verificar estas folgas?
Meu BF veio da retifica porém o comportamento dele não esta legal,
fica explodindo e esta com o funcionamento quadrado apesar de tê-lo
colocado no ponto. Assim como ligado corretamente os cabos de vela.
Valeu, obrigado
Luiz Antonio
olha um site que explica bem a regulagem http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/regulagem.htm
Luiz A. Ferreira
02/06/2008, 20:01
Sistema,
Legal tua dica do site. Assim vou poder fazer eu mesmo com as explicações que estão lá.
Obrigado,
Luiz Antonio
leo_riella
03/06/2008, 11:58
Pessoal li em algumas postagens, sobre a vantagem do filtro seco. Qual a vantagem que existe nele ? Sendo que o meu com filtro a óleo é uma vantagem na trilha pois a água entra e fica junto com óleo e não entra no carburador, se tivesse filtro com papel ia ser uma meleca.
vantagem do seco é que não vaza óleo.
esse negócio do óleo de reter água eu não sabia, mas se o problema é esse... existe o recurso do snorkel.
Abraços a todos...
Pessoal li em algumas postagens, sobre a vantagem do filtro seco. Qual a vantagem que existe nele ? Sendo que o meu com filtro a óleo é uma vantagem na trilha pois a água entra e fica junto com óleo e não entra no carburador, se tivesse filtro com papel ia ser uma meleca.
Luiz A. Ferreira
03/06/2008, 21:26
Quem pode me dizer qual é o cilindro 1? o que fica na frente próximo
ao radiador ou próximo da parede corta fogo?
Fiquei na dúvida.
Obrigado.
Luiz Antonio
Lucas Nassif
03/06/2008, 21:32
Quem pode me dizer qual é o cilindro 1? o que fica na frente próximo
ao radiador ou próximo da parede corta fogo?
Fiquei na dúvida.
Obrigado.
Luiz Antonio
Próximo ao radiador!
matrakaum
04/06/2008, 09:37
Já q tocaram no assunto do Flt., aonde eu encontro o flt. à óleo q não seja uma "facada"?
Encontrei na JeepBrás mas pela bagatela de R$ 116,00...é este o preço?
Existe grande diferença, em se tratando de qualidade, do flt. à óleo para um comum, tipo o da Kombi?
Abçs.
Julio Rebello
15/06/2008, 23:25
Ignição completa, sistema de arrefecimento perfeito, filtro seco com snorkel(além de captar o ar mais frio que o do cofre), termotape no coletor e tubo de saída, carburador totalmente funcional, valvulas e ponto do motor rigorosamente ajustados.
Pessoal, depois disso, podemos falar em melhorias, pois esta é a condição básica pro bom funcionamento do Veterano e inconfundível BF-161"
:cool:
Julio Rebello
15/06/2008, 23:37
O DFV228 é usado em vários carros Nacionais, dentre eles o opalão 4 canecos. O GM151 apesar de ter cilindrada menor que o BF161, possui um regime maior e consequentemente, admite mais ar. Caso vc queira utilisar o filtro do velho opala, fique a vontade que este dará conta do recado.
É posivel adaptar o filtro da Kombi tb. Este mais fácil de se achar e talvez até mais barato.
Assim que puder coloque o Snorkel, para evitar o ar quente do cofre do motor, além de sua função principal.
rctorrezam
16/06/2008, 20:42
O DFV228 é usado em vários carros Nacionais, dentre eles o opalão 4 canecos. O GM151 apesar de ter cilindrada menor que o BF161, possui um regime maior e consequentemente, admite mais ar. Caso vc queira utilisar o filtro do velho opala, fique a vontade que este dará conta do recado.
É posivel adaptar o filtro da Kombi tb. Este mais fácil de se achar e talvez até mais barato.
Assim que puder coloque o Snorkel, para evitar o ar quente do cofre do motor, além de sua função principal.
Julio,
O que você me diz de usar um filtro de s10
binhocastro
16/06/2008, 22:05
fala galera...
eu to usando o filtro de ar do motor orginal ford do jeep "moderno".... com o elemento filtrante do MB 608.. q cabe nele... numa ponta o mangote da brasilia... e na outra snorkel de 2,5"... esta ótimo...
alias... queria aproveitar o topico... pra dizer que se o seu BF abriu o bico... nao o abandone !!!!!! contra todas as opinioes.... eu retifiquei o meu e tive uma agradavel surpresa...
poucos... MUITO poucos sabem o que eh um BF 161 zerado... eh absurda a diferenca de potencia na comparacao "antes/depois"... nao vou falar em numeros pois nao faco ideia... mas meu pé anda bem mais pra cima ultimamante....
avante BF por mais 4 decadas !
Binho Castro... quando eu "fundei" esse tópico fi-lo (eita!!!) exatamente com o intuito de congregar aqueles que tem pelo BF-161 esse mesmo respeito que você - e outros aqui - está demonstrando. Você está de parabéns pelo teu BF repontencializado... que sirva de exemplo.
Abraços a todos...
fala galera...
eu to usando o filtro de ar do motor orginal ford do jeep "moderno".... com o elemento filtrante do MB 608.. q cabe nele... numa ponta o mangote da brasilia... e na outra snorkel de 2,5"... esta ótimo...
alias... queria aproveitar o topico... pra dizer que se o seu BF abriu o bico... nao o abandone !!!!!! contra todas as opinioes.... eu retifiquei o meu e tive uma agradavel surpresa...
poucos... MUITO poucos sabem o que eh um BF 161 zerado... eh absurda a diferenca de potencia na comparacao "antes/depois"... nao vou falar em numeros pois nao faco ideia... mas meu pé anda bem mais pra cima ultimamante....
rctorrezam
17/06/2008, 18:36
fala galera...
eu to usando o filtro de ar do motor orginal ford do jeep "moderno".... com o elemento filtrante do MB 608.. q cabe nele... numa ponta o mangote da brasilia... e na outra snorkel de 2,5"... esta ótimo......
Cara, meu BF também não troco, mas a situação que você explicou do filtro de ar eu não entendi "lhufas". Será que tem uma foto para facilitar?
Tenho tido a inclinação ao filtro de brasília (faz tempo), mas não acho no ferro velho do Tocantins. Achei um de s-10, me parece que o elemento é o mesmo da Kombi 97 em diante. Será que fica bom? Alguém já usou ou usa ou ouviu falar de alguém que tenha usado?
O snorkel está nos planos, prentendo um importado "hand made by me".
Lucas Nassif
17/06/2008, 18:48
Eu coloquei esse filtro do Opala e odiei!! É um saco, a boca dele é muito curta, se bobiar bebe água fácil..
Sem contar que precisa de fazer uma gambi no bocal do filtro, onde encaixa no carburador, pois a boca do carburador do opala tem um diametro maior do que o do Jeep!
Semana passada mesmo eu fui obrigado a desmontar todo o meu carburador, e tinha terra dentro!
OBS.: O elemento filtrante é zero bala!
Agora tenho que trocar esse filtro de novo até dia 28!
Como se pode avaliar o funcionamento de um filtro de ar ?
Eu já disse aqui que coloquei um filtro esportivo bem furreca - cerca de 25 ou 30 reais, e para mim parece ter ficado bom. Como disse anteriormente, o BF passou a pegar na chave sem necessidade daquela aceleradinha, mas o filtro a bem da verdade da a impressão que não filtra lá grande coisa. Posso estar sujando o motor ? Como avaliar, repito, o funcionamento de um filtro de ar ???
Abracos a todos...
arigirardijr
17/06/2008, 22:21
Chama-se Tinta de cor Verde, passa em todo o motor, deixa secar, e joga ele no mato para ninguem mais encontrá-lo, isso é uma tralha...e não vale o investimento...
matrakaum
18/06/2008, 13:44
Sei que o flt da Kombi é cilindrico igual ao do Jeep...será que cabe certinho no compartimento original do Jeep?
Chama-se Tinta de cor Verde, passa em todo o motor, deixa secar, e joga ele no mato para ninguem mais encontrá-lo, isso é uma tralha...e não vale o investimento...
Oh... mas que fedor !
binhocastro
18/06/2008, 21:51
ahuuahhuahua... pensei em escrever o mesmo.. mas ja q vc ja escreveu...
mas até q nao fedeu tanto qto a "tira e poe motor AP" que escutei de outro "jeepeiro"...
Lucas Nassif
18/06/2008, 22:08
Oh... mas que fedor !
Vai ver que ele não deu sorte com esse motor!
:mrgreen:
É necessário um mínimo de repeito.
Abraços a todos...
rctorrezam
19/06/2008, 18:28
CARO COMPANHEIRO,
SEU COMENTÁRIO É NO MÍNIMO RIDÍCULO.
SE É PARA OPINAR COM IDIOTICES É MELHOR PERMANECER CALADO. ESSA FOI A SUA 5 (QUINTA) MENSAGEM NESTE FÓRUM E DESTE JEITO ACHO QUE NÃO TERÁ BOA ACEITAÇÃO POR AQUI.
RESPEITE A VIATURA DOS OUTROS.
SE A SUA OPINIÃO É ESTA: "Jeep...é Troller...Já tive CJ5 por 4 anos...construí um do zero...sei todos os passos de se fazer um Jeep com todos os atalhos e caminhos pedregosos...O Jeep Willis - Ford foi um baita projeto...para a época...custei para entender...mas entendi...atualmente...jeep no Brasil é sinônimo de TROLLER...desculpe-me alguns...mas é a pura verdade...e estou disposto a críticas" COMO DISSE EM OUTRO TÓPICO, NÃO DEVERIA EXIBIR SEQUER A IMAGEM DE UM CJ NO SEU AVATAR. TENHO AMIGOS QUE POSSUEM TROLLER E CJ E NÃO DISPENSAM O CJ PARA UMA TRILHA PESADA. ESPERE E SERÁ PUXADO EM UM ATOLEIRO EM BREVE!!! SE BEM QUE COM ESTE COMENTÁRIO EU O DEIXARIA ATOLADO!!!!
UMA SUGESTÃO: RETIRE-SE DO FÓRUM DE CJ E SÓ ESCREVA NO DE TROLLER.
Lucas Nassif
19/06/2008, 19:03
ESPERE E SERÁ PUXADO EM UM ATOLEIRO EM BREVE!!! SE BEM QUE COM ESTE COMENTÁRIO EU O DEIXARIA ATOLADO!!!!
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Calma pessoal!!!!
Cada um tem uma visão diferente da coisa...
Uns gostam de AP, outros de GM e, assim por diante.
Somos todos adultos, tive 3 CJ com o BF, sendo o último a álcool, não posso falar absolutamente nada deste motor, pois só me deu alegria.
Tá certo, gosto de um cil., inclusive, coloquei um no meu engesa, e estou feliz, apesar que ficarei mais feliz quando o cummins funcionar.
O nosso amigo não foi feliz em seu comentário, talvez tenha tido algum dissabor com tal motor.
O problema, talvez tenha sido algum puerco de um Fil... de um meca que o desiludiu!
Essa é minha opinião, e calma aí moçada, estamos aqui para dividir experiências, não agressões.
Abraços.
Kim.
SE BEM QUE COM ESTE COMENTÁRIO EU O DEIXARIA ATOLADO!!!!
Faz isso não camarada, :stop:
Ajuda o cara e depois entra nessa comunidade:
http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=5354858 :twisted: rs ...
(Quem tem orkut vai entender)
E que o velho BF seja respeitado, afinal este tópico é sobre MELHORIAS no BF, e não sobre choradeiras ou críticas sobre o mesmo.
Abraços a todos galera,
Sem contribuir com o tópico :-?.
Calma pessoal!!!!
Cada um tem uma visão diferente da coisa...
Uns gostam de AP, outros de GM e, assim por diante.
Somos todos adultos, tive 3 CJ com o BF, sendo o último a álcool, não posso falar absolutamente nada deste motor, pois só me deu alegria.
Tá certo, gosto de um 6 cil., inclusive, coloquei um no meu engesa, e estou feliz, apesar que ficarei mais feliz quando o cummins funcionar.
O nosso amigo não foi feliz em seu comentário, talvez tenha tido algum dissabor com tal motor.
O problema, talvez tenha sido algum puerco de um Fil... de um meca que o desiludiu!
Essa é minha opinião, e calma aí moçada, estamos aqui para dividir experiências, não agressões.
Abraços.
Kim.
Faltou um número, o que está em vermelho, assim fica compreesivel o texto.
rctorrezam
20/06/2008, 10:37
faz Isso Não Camarada, :stop:
Ajuda O Cara E Depois Entra Nessa Comunidade:
http://www.orkut.com.br/community.aspx?cmm=5354858 :twisted: Rs ...
(quem Tem Orkut Vai Entender)
E Que O Velho Bf Seja Respeitado, Afinal Este Tópico é Sobre melhorias No Bf, E Não Sobre Choradeiras Ou Críticas Sobre O Mesmo.
Abraços A Todos Galera,
Sem Contribuir Com O Tópico :-?.
Excelente Comunidade ! ! ! Vou Me Inscrever ! ! !
mas que cara tonto .....
o Barriga verde empresta sua barriguinha pra gente pintar um troller!!!!!!!
Vou reformar meu motor BF 161 que esta na garagem, e estava pensando em reformar já para alcool, será que vale a pena?
Há prós e contras, com muita gente contra achando que é desperdiçar dinheiro num motor tão velhoe de concepção antiga. Outros acham que é uma boa pois o motor reformado dura ainda muitos e muito anos - principalmente se for o legítimo americano ue parece ser mais robusto. O fato é que trocando o motor por um mais "moderno", outras adaptações fazem-se necessárias provavelmente. Aí a conta vai mais lá em cima ainda. Eu sinceramente, só trocaria o meu BF-161 por um bom motor Diesel. Isso significaria muita economia com combustível, e dependendo do motor escolhido, muito mais torque em baixa rotação principalmente. Pesquise no fórum porque tem muita coisa a respeito. E eu torço para que você reforme o velho BF e entre para o time dos que estão junto com o "Felipe Kowalski" encomendando o overdrive americano da Saturn.
Abraços a todos...
quote=RBM;648334]Vou reformar meu motor BF 161 que esta na garagem, e estava pensando em reformar já para alcool, será que vale a pena?[/quote]
Há prós e contras, com muita gente contra achando que é desperdiçar dinheiro num motor tão velhoe de concepção antiga. Outros acham que é uma boa pois o motor reformado dura ainda muitos e muito anos - principalmente se for o legítimo americano ue parece ser mais robusto. O fato é que trocando o motor por um mais "moderno", outras adaptações fazem-se necessárias provavelmente. Aí a conta vai mais lá em cima ainda. Eu sinceramente, só trocaria o meu BF-161 por um bom motor Diesel. Isso significaria muita economia com combustível, e dependendo do motor escolhido, muito mais torque em baixa rotação principalmente. Pesquise no fórum porque tem muita coisa a respeito. E eu torço para que você reforme o velho BF e entre para o time dos que estão junto com o "Felipe Kowalski" encomendando o overdrive americano da Saturn.
Abraços a todos...
quote=RBM;648334]Vou reformar meu motor BF 161 que esta na garagem, e estava pensando em reformar já para alcool, será que vale a pena?[/quote]
Concordo com vc, meu sonho é um motor diesel, mas como a mudança é muuuito cara, fico com meu BF 161 que pode ser velho etc, etc... mas ainda é um p... motor, tenho um 60 no Jeep e o 1974 que era dele na garagem, e vou reformar, depoisvou reformar o 1960, pensei em um deles já reformar com as mudanças para alcool.
Sou adepto do BF 161.....rs
rctorrezam
17/07/2008, 12:47
Concordo!
Meu BF só por um diesel (e não é por um qualquer!)
Vou reformar meu motor BF 161 que esta na garagem, e estava pensando em reformar já para alcool, será que vale a pena?
Olhe, eu fiz isso, acho que até valeu, ele ficou andando muito mais, faz 4 por 1, contra uns 5 ou 6 por 1 na gasolina.
Eu rebaixei o cabeçote em 2 mm, mandei bicromatizar o carburador, coloquei um gicleur 32, pus o filtro de ar do opala, coloquei ignção eletronica do debroca e velas do fusca a alcool 81, cabos de silicone, esta funcionando redondinho é o azulão da foto ai, a principal vantagem que pelo menos na hora que ele anda ele não polui tanto quanto quando era com gasolina, não ficou caro porque eu mesmo fiz o trabalho, mas deu canseira até acertar tudo
Rogério Barthy
08/08/2008, 23:20
Retifiquei meu BF-161, mesmo em dúvidas por causa das opiniões contrárias quanto à obsolescência do mesmo, limitação economia e etc...
Gastei perto de 3 $$ para encamisar e zerar o motor com comando pistãos aneis e cabeçote.
Não me decepcionei... o coração de meu CJ-5 1966 ficou 0 km e com uma força enorme..
e está fazendo perto de 6 km /l gasolina ou 10 Km /m³ de GNV.
Espero que ele possa durar mais uns 15 anos.
Rogério
Retifiquei meu BF-161, mesmo em dúvidas por causa das opiniões contrárias quanto à obsolescência do mesmo, limitação economia e etc...
Gastei perto de 3 $$ para encamisar e zerar o motor com comando pistãos aneis e cabeçote.
Não me decepcionei... o coração de meu CJ-5 1966 ficou 0 km e com uma força enorme..
e está fazendo perto de 6 km /l gasolina ou 10 Km /m³ de GNV.
Espero que ele possa durar mais uns 15 anos.
Rogério
Dei uma geral no meu BF 161 há quase 20 anos atrás e andei poucíssimo desde então ! A retífica foi em geral '030' e o 6º cilíndro vazou para a passagem adjacente de água de arrefecimento ..........foi o único que tive que encamisar obrigatoriamente....mas hoje, olhando para trás, teria sido bem melhor se todos tivessem sido encamisados .
Mandei 'acertar' o cabeçote devido ao alcool que estava sendo adicionado à gasolina....e tive que operar com uma mistura efetiva de 1:1 para evitar detonação (pequenos estalinhos). Um belo dia o alcool sumiu da praça....e tive que substituir a junta original, por outra 'mais espessa'. O motor ficou mais manso !
Atualmente pretendo instalar um kit GNV e novamente usar a junta original para operar com mistura efetiva 1:1 .....agradeço desde já qualquer sugestão que voce tiver.
Rogério Barthy
09/08/2008, 00:37
Em minha viatura tive que colocar uma junta sob medida, já que o cabeçote estava muito rebaixado e com isso sobre taxado e queimando a junta.
Agora ele está mais manso mas;;; com muita força.
Na confiabilidade, andei um dia desses, mais de 500 Km em um único dia, dando um tour de Resende até Aparecida, voltando por Cunha em direção à Paraty e então, dando umas voltas por Angra dos Reis, Lídice, Rio Claro, Barra Mansa e retornando para Resende em um temporal medonho pela Via Dutra.
O motor e a viatura nem se abalaram !!!!!
A Dnª Patrôa ficou abismada com o "conforto" o "espaço" a "confiabilidade" e a "segurança" da viatura....
Finalmente ganhei uma zequinha para minhas aventuras !!!
Quanto ao GNV, instalei dois cilindros de 7,5 m³ sob o banco traseiro, que ficou na altura das caixas de rodas e passando a acomodas duas pessoas de baixa estatura por deixar mais alto e se a pessoa for maior, batendo com a cabeça na capota.
A autonomia no GNV é por perto de 125 km andando moderadamente em estrada ou 70 /80 em trilha média.
Se for instalar realmente, te indico onde coloquei o meu kit aí no RJ (Parada de Lucas) sei que é longe mais é 100% de confiança e com garantia sem limite, o preço não é o mais barato mais para nóis que andamos para longe, mais vale a garantia , a segurança e a qualidade do material e do kit utilizado (o meu foi o REG italiano) intalado já a 4 anos e sem nenhum defeito até agora.
Rogério
E qual foi essa medida da junta ?? Bom, em outro site a altura padrão do cabeçote foi apresentada com sendo de 82 mm, se é que esse dado é confiável. Mas desde que a nova junta não tenha queimado, voce está no lucro !
A sua situação é invejável, com seu Jegue obedecendo perfeitamente, faça sol ou chuva ! Não existe coisa mais danosa para o bom relacionamento em família do que um Jegue que sempre apresenta defeito, deixando as pessoas na mão !
Como o meu Jegue é CJ-6, vou colocar um cilindro de 17 ou 22 m cúbicos logo atrás do banco principal ( da frente), sem prejuízo à espaço em volta das caixas das rodas de trás Ver o link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=44041.
A sua instalação de GNV tem ' variador de avanço ' ? Creio que seja importante para evitar danos às válvulas de exaustão, e respectivas sedes - o GNV queima mais rápidamente do que a gasolina, necessitando que o 'ponto' seja adiantado.
Cedric
Amigos Jeepeiros,
Estou estreando aqui no forum e gostaria de informar a vcs que temos um Clube de Jeep aqui em SSA, onde tentamos manter nossos "velhos guerreiros" sempre em condições de enfrentar passeios e trilhas de todos os níveis, tenho um Jeep CJ-5 com motor BF-161, totalmente restaurado com peças originais (só ficaram o bloco e os pistões) e atualmente com uns 10.000km, faz um ronco singular e tem uma força enorme, contudo, fiz algumas modificações: ignição eletrônica (diferença considerável, rss), cabos de vela de silicone 10mm , respiros altos e vedação, filtro de ar cônico/snorkel (pra trechos alagados e rios), ligados ao motor estão o sistema de direção hidráulica (Opala) e Servofreio (Opala). Resumindo, não o que se mexer muito nele, "ame-o ou deixe-o", pois 5 Km/l é cruel, rss, apesar disso, faço trilhas pesadas com ele (lama, areia, erosão, etc) e com vários outros CJs OHC e BF-161 e só tive problemas apenas com câmbio até hj, acessem nosso site www.terrible4x4.com.br (http://www.terrible4x4.com.br) e curtam as fotos e informações, OK. Um abraço, Sérgio.
PS após abrir 3 vezes minha caixa de marchas (troca de eix piloto, carretão, etc) resolvi trocá-la por uma Clark 260F 4m (C-20), com kit da deeptec, muito boa!!
Em minha viatura tive que colocar uma junta sob medida, já que o cabeçote estava muito rebaixado e com isso sobre taxado e queimando a junta.
Agora ele está mais manso mas;;; com muita força.
Na confiabilidade, andei um dia desses, mais de 500 Km em um único dia, dando um tour de Resende até Aparecida, voltando por Cunha em direção à Paraty e então, dando umas voltas por Angra dos Reis, Lídice, Rio Claro, Barra Mansa e retornando para Resende em um temporal medonho pela Via Dutra.
O motor e a viatura nem se abalaram !!!!!
A Dnª Patrôa ficou abismada com o "conforto" o "espaço" a "confiabilidade" e a "segurança" da viatura....
Finalmente ganhei uma zequinha para minhas aventuras !!!
Quanto ao GNV, instalei dois cilindros de 7,5 m³ sob o banco traseiro, que ficou na altura das caixas de rodas e passando a acomodas duas pessoas de baixa estatura por deixar mais alto e se a pessoa for maior, batendo com a cabeça na capota.
A autonomia no GNV é por perto de 125 km andando moderadamente em estrada ou 70 /80 em trilha média.
Se for instalar realmente, te indico onde coloquei o meu kit aí no RJ (Parada de Lucas) sei que é longe mais é 100% de confiança e com garantia sem limite, o preço não é o mais barato mais para nóis que andamos para longe, mais vale a garantia , a segurança e a qualidade do material e do kit utilizado (o meu foi o REG italiano) intalado já a 4 anos e sem nenhum defeito até agora.
Rogério
Eu estou estranhando um pouco este excesso de rebaixamento pois se for superior a 2 mm danifica o cabeçote.
Um dos segredos ao trocar a Junta do cabeçote do BF-161 é fazer o aperto na medida de 6 kg e depois andar uns 20/30 km e reapertar com o motor quente, dá ainda um bom reaperto acreditem.
Como ele tem os cilindros muito perto um do outro e os espaço da junta é pequeno ele constuma queimar se afrouxar e começa a passar compressao entre 2 pistões, deve-se também evitar soltar os parafusos do cabeçote pra colocar suportes.
Este site dá boas dicas:
http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/regulagem.htm
abraços a todos
Um link onde tem alguns testes sobre o uso do alcool no BF 161, muito interessante
http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/alcool.htm
Estive examinando o CJ por baixo...
Fiquei com a impressão de que é possível instalar um cilindro de GNV daqueles maiores por baixo, no centro do chassis exatamente. O que acham ?
Abraços a todos...
Em relação ao filtro de combustível do meu CJ-5 BF-161, tenho observado o
seguinte: quando desligo o motor, o filtro encontra-se quase cheio, tipo
3/4, de combustível. Passado um período não necessariamente muito longo,
encontro o filtro quase vazio. Pergunto: ISTO É NORMAL ? Normal ou não ,
considerando que o filtro não apresenta qualquer possibilidade de
vazamento, por onde estaria escoando a gasolina ? De volta para a bomba, ou
segue para o carburador ? O fato é que tem havido uma grande dificuldade em
fazer o motor pegar. Geralmente preciso afundar o pé no acelerador antes de
ligar a chave... a única maneira que encontrei.
ps. Quando ligo o motor imediatamente, ou um pouquinho depois, de tê-lo
desligado, em geral ele pega normalmente.
rctorrezam
04/11/2008, 14:14
Julinot,
Se não vaza, o provável é que retorne ao tanque e não deve ser isto que faz com que ele não pegue.
rctorrezam
04/11/2008, 14:17
Julinot,
Só mais uma coisa, o afogador do teu jeep funciona? Com ele puaxado também não pega?
Lucas Nassif
04/11/2008, 18:56
Julinot,
no meu acontecem as MESMAS coisas que vc citou.
O filtro fica cheio quando desligo e após um tempo ele fica só com um pouquinho de gasola. Nunca preocupei com isso...acho que é normal.
Já a dificuldade do motor pegar quando quente, também sofro com isso. No meu caso, ele afoga quando desliga ele quente. Aí só com o pé no talo pra ele pegar.
Vamos aguardar os expertsss..:concordo:
Certo... o problema é não pegar... ou pegar com dificuldade.
Esse lance do combustível no filtro foi algo que bservei, e imaginei que pudesse ter alguma relação com o fato de não pegar.
Abraços...
Julinot,
Se não vaza, o provável é que retorne ao tanque e não deve ser isto que faz com que ele não pegue.
Acho que o afogador funciona, sim.
Taí uma coisa que não tentei fazer... mas de qualquer forma não seria normal pegar apenas quando o afogador estivesse acionado.
Vou experimentar...
Abraços...
Julinot,
Só mais uma coisa, o afogador do teu jeep funciona? Com ele puaxado também não pega?
Não é quando está quente que não pega.
Quando frio, na primeira vez que se dá a partida, só pega se afundar o pé no acelerador antes de ligar e ficar com ele afundado... é claro, aliviando depois que pega meio engasgado. Quando desliga, após alguns segundos - até pouquíssimso minutos... um ou dois - ele também pega na chave se ligar de novo. Mas principalmente passado algum tempo... só pega na marra.
que venham os especialistas... e que venham logo.
Abraços a todos...
Julinot,
no meu acontecem as MESMAS coisas que vc citou.
O filtro fica cheio quando desligo e após um tempo ele fica só com um pouquinho de gasola. Nunca preocupei com isso...acho que é normal.
Já a dificuldade do motor pegar quando quente, também sofro com isso. No meu caso, ele afoga quando desliga ele quente. Aí só com o pé no talo pra ele pegar.
Vamos aguardar os expertsss..:concordo:
rctorrezam
05/11/2008, 09:33
Julinot,
O meu tinha esteproblema. Foi resolvido com a regulagem da marcha lenta.
Veja bem, se você acelera e ele pega é porque o motor está precisando de algo no carburador para ele iniciar seu funcionamento em marcha lenta.
O fato dele pegar alguns momentos após ter ligado é que o combustivel esta no lugar certo, o motor esquentou um pouco, ou seja os sistemas todos acabaram de funcionar e estão prontos para a próxima.
Observe se o motor balança a viatura (de vez enquando), parecendo que pode morrer, quando ligado pela primeira vez. Se isso acontecer tente a regulagem da marcha lenta.
é possivel que a cuba do carburador esteja secando e o combustivel indo para o motor por algum vazamento interno do carburador para a tubagem que fica dentro do cabeçote, ai qdo voce dá partida demora a pegar porque esta seco, a bomba tem que encher, experimente jogar uns 20 ml de gasolina na boca do do carburador antes de dar a partida
Obrigado... mas eu tenho quase certeza de que a cuba não está drenando para o motor ou qualquer outro lugar. De qualquer forma, vou verificar novamente.
Abraços a todos...
No meu BF, eu apenas fiz algumas regulagens, como nível de bóia do carburador, velas novas, regulagem de válvulas, e acho que o mais importante é o acerto do "ponto" do motor. Feito esses ajustes por um bom mecânico (daqueles das antigas), tenho rodado tranquilamente, lógico que respeitando as limitações mecânicas da máquina, que já é bem velhinha rsrsrs. Um abraço.
Lucas Nassif
05/11/2008, 15:19
Certo... o problema é não pegar... ou pegar com dificuldade.
Esse lance do combustível no filtro foi algo que bservei, e imaginei que pudesse ter alguma relação com o fato de não pegar.
Abraços...
O meu para pegar depois de uns 20 min que desliguei o motor quente, tem que afundar o pé. No meu caso, o motor afoga.
Já quando frio (na primeira partida), é só dar 1 bombada no acelerador e ligar..nao precisa nem de acelerar..pega de 1ª.
Este tópico fala algo interessante que tavez de pra melhorar muito nossos velhos guerreiros, Ignição sem distribuidor e parece que não sai muita coisa mais do que uma ignição eletronica comum
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=749497&posted=1#post749497 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=749497&posted=1#post749497)
O meu para pegar depois de uns 20 min que desliguei o motor quente, tem que afundar o pé. No meu caso, o motor afoga.
Já quando frio (na primeira partida), é só dar 1 bombada no acelerador e ligar..nao precisa nem de acelerar..pega de 1ª.
No seu caso Lucas, me parece claro ser o nivel da boia muito alto, pode ser a agulha que não veda, ai é só trocar a agulha, ou mesmo regular a altura ajustando a boia ou colocando mais uma arruela embaixo dela.
Há dias a bomba de gasolina parou de funionar.
Estávamos suspeitando dela mesmo... foi trocada, mas não foi feito um teste ainda.
Amanha saberei...
Abraços a todos...
Lucas Nassif
25/11/2008, 18:28
No seu caso Lucas, me parece claro ser o nivel da boia muito alto, pode ser a agulha que não veda, ai é só trocar a agulha, ou mesmo regular a altura ajustando a boia ou colocando mais uma arruela embaixo dela.
Não é problema DO carburador não. Acontece que a gasolina da cuba evapora quando desliga o motor quente. Condensa no filtro de ar e enxarca o coletor!!
Abrs.
matrakaum
28/12/2008, 12:53
Aproveitando que tocaram no assunto afogador, vai uma pergunta.
Aquela borboleta superior, a mesma que é acionada qdo se puxa o afogador, ela fecha em quais situações? Aquilo tem regulagem?
Toh perguntando pq. eu mexi ali, limpei todo o bura, e percebi que do lado direito, olhando do radiador para a parade corta-fogo, tem um tipo de balancinha com um parafusinho no fundo. Eu regulei para ficar toda aberta...mas percebi que quando acelero ela não fecha sendo que isto só está acontecendo qdo puxo o afogador que, inclusive, fecha inteirinha.
Isto é assim mesmo ou fiz m...?
Um abraço,
Lucas Nassif
28/12/2008, 13:02
Aproveitando que tocaram no assunto afogador, vai uma pergunta.
Aquela borboleta superior, a mesma que é acionada qdo se puxa o afogador, ela fecha em quais situações? Aquilo tem regulagem?
Toh perguntando pq. eu mexi ali, limpei todo o bura, e percebi que do lado direito, olhando do radiador para a parade corta-fogo, tem um tipo de balancinha com um parafusinho no fundo. Eu regulei para ficar toda aberta...mas percebi que quando acelero ela não fecha sendo que isto só está acontecendo qdo puxo o afogador que, inclusive, fecha inteirinha.
Isto é assim mesmo ou fiz m...?
Um abraço,
Essa borboleta não deve fechar quando acelera o carro. Somente quando acionar o afogador mesmo.
Ou seja, o seu está certo!
Meu BF ficou pronto, coloquei pistão 0,60, a ultima retifica, foi trocadotudo tbm, vira-brequim, comando, valvulas, bomba de oleo. Coloquei tbm o modulo de iginição assistida do Debroca, ficou show, mas vou voltar a bobina antiga, a vermelha esquento muito e o motor morreu até ela esfriar, mas só com ele todinho arrumado é que dá para sentir como é gostoso o BF.
rctorrezam
18/01/2009, 23:57
Meu BF ficou pronto, coloquei pistão 0,60, a ultima retifica, foi trocadotudo tbm, vira-brequim, comando, valvulas, bomba de oleo. Coloquei tbm o modulo de iginição assistida do Debroca, ficou show, mas vou voltar a bobina antiga, a vermelha esquento muito e o motor morreu até ela esfriar, mas só com ele todinho arrumado é que dá para sentir como é gostoso o BF.
Diz ai como ficou o consumo (assim que possível). Qual o diferencial e pneus. Valeu!
Diz ai como ficou o consumo (assim que possível). Qual o diferencial e pneus. Valeu!
RCTORREZAM,
acho que não mudou o consumo, pelo que eu senti na estrada fiz a mesma coisa que sempre fiz, olhando o ponteiro, nada concreto..., mas estou andando bem de leve, pela orientação no meca..
Motor BF 161, diferencial 9:44, pneu 750x16 frontiera. cambio 4 marchas da F-75.
Caro RBM também tenho um BF no meu jeep, por enquanto ele está funcionando que nem um reloginho mas gostaria de saber quanto ficou a retífica do seu para eu poder ir enchendo um cofrinho pensando em uma futura retífica no meu. Gostaria de saber quanto ficou só a retífica, sem a iguinição e outros acessórios.
Só mais uma coisa, fiquei sabendo que não se acha pessas originais do motor para comprar, principalmente os pistões, então faz-se a retífica mas com pessas adaptadas, isso seria verdade ou é só lorota?:pensativo:
Desde já agradeço um abraço campi.
Caro RBM também tenho um BF no meu jeep, por enquanto ele está funcionando que nem um reloginho mas gostaria de saber quanto ficou a retífica do seu para eu poder ir enchendo um cofrinho pensando em uma futura retífica no meu. Gostaria de saber quanto ficou só a retífica, sem a iguinição e outros acessórios.
Só mais uma coisa, fiquei sabendo que não se acha pessas originais do motor para comprar, principalmente os pistões, então faz-se a retífica mas com pessas adaptadas, isso seria verdade ou é só lorota?:pensativo:
Desde já agradeço um abraço campi.
Campi,
Mão de obra, meu mecanico cobrou 1.200,00, mas desmontou um motor, montou o outro todo e mais alguns serviços que apareceram de tefica ficou encamisar + retificar bloco 480,00, retificar bielas 90,00, o cabeçote acho que foi 250,00 já com as sedes e buchas de valvula, Pistão 900,00 modelo 750 metal leve, aneis 200,00 bronzina de bielas 128,00, bronzinas de mancal 168,00, valvulas de adimissão 89,76, valvulas de escape 89,76 a bucha do comando tbm está incluso na retifica. comprei na Mirpo em São Paulo, tudo novo
É ficou meio salgado, mas só da satisfação de ter um BF novinho vale à pena.
Nesta parte de mão de obra estou tranquilo pois meu pai é mecanico, agora o resto a gente dá uma parceladinha de uns 48 meses :lol:.
Agora me diz uma coisa, ficou bão mesmo? apresenta ter ganhado mais força?, e quais os cuidados que o meca te passou sobre amassiamento?,
Desculpa a amolação, abraço campi.
Curupira
21/01/2009, 13:06
Olá Pessoal,sou novo no forum mas possuo jeep desde 92,sou defensor até o fim do BF,meu pai possui um 51 ,mas já colocou o motor do opala e retirou o original 4 cil,mas no meu caso quero continuar com o bom e velho BF,minha duvida é a seguinte,já li milhoes de postagens a respeito de ignição eletronica,falando bem e falando mal,no final, quais as reais vantages e devantagens dela nem um BF.
Eu... que criei o tópico justamente porque pretendia coletar opiniões sobre como melhorar o BF-161, não sou defensor do BF-161 nem de qualoquer outro motor. Sinceramente, se não fosse tão caro, eu colocaria um diesel 2.8 no meu CJ-5, mas fica muito caro, e somente faria isto se pretendesse tornar o CJ-5 meu carro do dia a dia. Nos últimso 12 meses realizei alguns upgrades (e até donw-grades... se é que isso existe). Vejam... instalei uma ignição eletrônica mais ou menos na mesma época em que troquei os pneus FATE 215-80 16 pelos Mudzila 31. Se a ignição trouxe algum benefício em termos de consumo/desempenho, estes com certeza foram anulados pelos uso dos Mudzila - superlameiros, que seguram bastante o carro. Logo depois instalei direção hidráulica, e isto com certeza roubos uns cavalinhos pois, dá para sentir uma diferença para pior, principalmente em subidas masi íngremes. Por íltimo, foi instalado o coletor do Aerowillys (6x2), seguindo cano duplo até a saída, onde um escape bem mais aberto foi adicionado. Resultado... apenas um barulho mais esportivo. Pesando tudo o que foi feito, e considerando o resultado (hoje tem uma subida que eu conseguia fazer em 3a marcha e agora tenho que passar a 2a marcha bem lá no alto da tal subida), penso que em termos de desempenho e fiquei no 0 x 1. Até desisti de colocar pneus 33... Agora estou ansioso para saber o resultado - tanto em termos de consumo quanto principalmente de desempenho, dessa retífica que o colega RBM realizou.
RBM... estamos todos ansiosos pelos teus resultados.
Abraços a todos...
Ainda não deu para saber como está o consumo real, estou andando bem na manha com ele, mas força pude sentir que ficou mais forte, tem uma subida perto de casa que tinha que subir bem embalado em 3ª e no final passar para 2ª, subi direto em 4ª ( embalado, acho que se tivesse parado no farol que tem lá, chegaria a subir em 3ª) meu diferencial é 9:44, e minha caixa de cambio 4 marchas da rural e pnus 750x16 frontiera. e com o modulo do Marcelo Tonella
O bom da retifica é que não sai nada de oleo queimado, parou com a pingação de oleo no chão
Ahh!!! Julinot, tirei a helice do motor, estou usando só uma eletrica, ai o motor fica mais leve e ganhas uns 2 cavalos pelo que o meca falou, mas acho que com os pneus que está usando e DH, acho que mesmo com uma retifica não sentirá melhora.
Comprei uma bobina do Gol de 2 saidas e tentei instalar no jeep, da forma convecional, ela esquentou rapidamente e o danado do jeep so andava em primeira.
Queria saber como ela é instalada? se com uma resistencia? ou se não é possivel usá-la no jeep por que sempre vai piorar? e qual seria a melhor bobina pra usar um tem ignição eletronica bosh o outro aquele modulo do Dedobroca, se alguém puder me ajudar desde já agradeço, obrigado e
abraços a todos
Lucas Nassif
10/03/2009, 16:55
Comprei uma bobina do Gol de 2 saidas e tentei instalar no jeep, da forma convecional, ela esquentou rapidamente e o danado do jeep so andava em primeira.
Queria saber como ela é instalada? se com uma resistencia? ou se não é possivel usá-la no jeep por que sempre vai piorar? e qual seria a melhor bobina pra usar um tem ignição eletronica bosh o outro aquele modulo do Dedobroca, se alguém puder me ajudar desde já agradeço, obrigado e
abraços a todos
Comprei uma semana passada também e instalei no meu, BF-161!!
Não é pra colocar resistência. Só colocar + com + e - com -! Foi o que eu pesquisei..
Saí da teoria e fui pra prática. Instalei tudo e o Jeep funfou.......
por 2 minutos só!!
Depois disso começa a falhar 1 cilindro de cada vez até morrer, mas logo em seguida pega novamente. A bobina esquentaava um pouco, mas o módulo da Bosch fervia..nao dava pra colocar a mão!!
Solução: Simples, ranquei tudo e pus a original de novo, e vai ficar!!
E tô vendendo a do Gol, zerada!! (Nos APs carburados, motores GM dão certinho)
T+
Lucas,
Eu estou chegando a conclusão de que; quanto menos melhorias....:-D, melhor fica o Jeep...:concordo:
a bobina no meu coloquei a azul da bosch, 058, tentei colocar a vermelha como o MarceloTonella falou, mas parei em todas a saidas que dei, tenha em casa a bobina prata, mas o motor ficou dificio deligar..
a azul para mim tá de bom tamanho...
coloquei um monte de reloginho para confirir o andamento do motor..:pipoca:
parece que ficou bom, outro dia peguei estrada com ele, no vacuometro ficou na marca de 0,4 a 0,2 marcando 2,500 rpm à 80km/h só não deu para ver consumo, o marcador tá desregulado
rctorrezam
10/03/2009, 20:01
Galera,
Se a bobina é a KW da bosh (a chamada bobina de gol mi) para instalr no bf 161 (com ignição eletrônica) precisa de resistor sim ! ! ! !
Eu tenho no meu BF instalada e funciona uma beleza.
Lucas Nassif
10/03/2009, 23:03
Galera,
Se a bobina é a KW da bosh (a chamada bobina de gol mi) para instalr no bf 161 (com ignição eletrônica) precisa de resistor sim ! ! ! !
Rctorrezam,
Onde pesquisei, vi um tanto de gente falando que não é pra usar resistor, pois uma das vantagens dessa bobina do gol é fornecer uma maior tensão. Então, teoricamente, colocando um resistor, troca 6 por meia dúzia!!
Isso aí acima eu vi em Fóruns de OPALA!!! Não tem nada a vê com BF161!!!
Mãããããsss......
se vc usa a bobina do Gol no seu BF161, com resistor e não deu zica, ficarei agradecido se vc colocasse um esquema de instalação da bobina no BF!!
T+
Lucas Nassif
10/03/2009, 23:13
Lucas,
Eu estou chegando a conclusão de que; quanto menos melhorias....:-D, melhor fica o Jeep...:concordo:
Será?!?!?!?!? :pensativo: :grin:
a bobina no meu coloquei a azul da bosch, 058, tentei colocar a vermelha como o MarceloTonella falou, mas parei em todas a saidas que dei, tenha em casa a bobina prata, mas o motor ficou dificio deligar..
Se você tem Ignição Eletrônica, o ideal é a bobina vermelha, DA BOSCH!!
As outras são xing-ling!!! :parede:
X2!!!!! :mrgreen: :mrgreen:
Na estrada tento manter o vacuometro sempre no verde, mas as vezes é difícil!! :lol:
Mas já consegui fazer incríveis 7,9km/l na BR uma vez!!! Isso mesmo, UMA vez !!! :mrgreen:
.
.
.
.
.
.
PS.: Sobre a bobina do GOL MI, é essa aí da foto:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=160582&d=1236716139
T+
Foi o que eu já comentei anteriormente... fiz alguns up-grades e nada do que foi feito parece ter pelo menos equilibrado o que perdi em força colocando DH e pneus mais largos. Tô chegando à conclusão que o segredo de um "bom" desempenho com o BF-161 é: pneus caretas, direção mecânica leve (mesmo que seja preciso dar um montão de voltas), e no máximo uma ignição eletrônica (para se livrar dos problemas com platinado). O resto... só serviu para aumentar o faturamento de quem presta serviços e vende peças.
Abraços a todos...
Lucas,
parece que ficou bom, outro dia peguei estrada com ele, no vacuometro ficou na marca de 0,4 a 0,2 marcando 2,500 rpm à 80km/h só não deu para ver consumo, o marcador tá desregulado
rctorrezam
11/03/2009, 08:50
Rctorrezam,
Onde pesquisei, vi um tanto de gente falando que não é pra usar resistor, pois uma das vantagens dessa bobina do gol é fornecer uma maior tensão. Então, teoricamente, colocando um resistor, troca 6 por meia dúzia!!
Isso aí acima eu vi em Fóruns de OPALA!!! Não tem nada a vê com BF161!!!
Mãããããsss......
se vc usa a bobina do Gol no seu BF161, com resistor e não deu zica, ficarei agradecido se vc colocasse um esquema de instalação da bobina no BF!!
T+
O negócio não é a tensão que entra na bobina e sim a que sai da bobina, leia a explicação e comparação abaixo:
"K-12V (azul)
26.000V
16.000 faíscas por minuto
KW – 12V (vermelha)
28.000...34.000V
18.000 faíscas por minuto
Para veículos onde as exigências do motor são maiores, com maior rotação, maior quantidade de cilindros e maior compressão, foi necessário desenvolver um tipo de bobina que pudesse produzir maior tensão e disponibilizar maior quantidade de faíscas por minuto: a bobina KW (vermelha). Para aumentar a tensão máxima da bobina, basta construir o enrolamento secundário com maior número de espiras, até certo limite. Porém, para aumentar a oferta de números de faísca por minuto, a modificação foi executada no enrolamento primário.
Para se conseguir maior número de faíscas por minuto, foi reduzida a quantidade de espiras do enrolamento primário, fazendo com que o campo magnético seja produzido mais rápido. Nas bobinas E e K, o tempo médio para formar o campo magnético está em torno de 8ms (8 milissegundos). Na KW esse tempo foi reduzido para 5ms. Com a redução de tempo para a formação do campo magnético, reduziu-se também o tempo para a formação de alta tensão (faísca).
Consequentemente, a quantidade de faíscas disponível aumentou. Porém, essa modificação no enrolamento primário acarretou a diminuição do valor de resistência desse mesmo enrolamento. Nas bobinas E e K o valor médio de resistência do enrolamento primário é de 3W porém na KW o valor foi reduzido para aproximadamente 1,5W . Sendo o valor de resistência menor, a corrente do circuito primário será maior."
Pelo motivo grifado é que é necessário o uso de um resistor. Segue ....
"Por exemplo:
Tensão da bateria = 12V
Resistência do enrolamento primário = 1,5W
12V : 1,5W = 8A (ampère)
Sendo agora a corrente de 8A, que é o dobro das bobinas E e K, o platinado e o enrolamento primário serão percorridos por essa corrente mais elevada. A consequência disso será a "queima" prematura dos contados do platinado e o aquecimento da bobina"
E continua...
"Como dissemos anteriormente, para evitar a queima prematura dos contatos do platinado e o aquecimento da bobina por corrente elevada, deve ser instalado um resistor para diminuir a corrente de 8A para 4A. O resistor instalado em série com o primário da bobina de ignição terá o seu valor de resistência adicionado ao valor de resistência do enrolamento primário. Portanto, se temos a bobina KW com o valor de resistência do enrolamento primário em torno de 1,5W , adicionamos um resistor exterior de 1,5W , sendo então o valor total de resistência do circuito primário de 3W . 12V : 3W = 4A
Com 3W de resistência do primário e a tensão da bateria de 12V, a corrente será novamente de 4A."
Isto serve tanto para platinado como para ignição eletrônica.
Segue esquema de montagem do sistema anexo.
http://www.autonewsbr.hpg.ig.com.br/Materias/ign_17.jpg
É interessante que faça o teste para verificar a voltagem antes de instalar a bobina vermelha KW (quando o sistema de ignição solicita), pois é importante saber se o veículo possui ou não o resistor. A verificação pode ser visual, ou medida com um voltímetro.
Procedimento:
instalar o voltímetro com o positivo no positivo da bobina (borne 15) e o negativo na carcaça do jeep.
com a chave de ignição ligada e o platinado fechado, medir a tensão de alimentação no borne 15 (positivo) da bobina
se a tensão for igual à da bateria, 12V, o veículo não possui o resistor.Tem que colocar.
Se a tensão encontrada for entre 7...9V, existe no circuito o resistor. Não precisa resistor.
Lógico que se a bobina original não era a KW não tem resistor incorporado, mas não custa fazer o teste para se certificar.
Caso deseje ler toda a explicação acesse o link:
http://www.autonewsbr.hpg.ig.com.br/Materias/ignicao.htm
A bobina da foto que o Lucas postou é a bobina plastica e não a asfáltica e não funciona com platinado a não ser que seja assistida por um modulo compativel.
Use a KW com resistor que fica beleza.
rctorrezam
11/03/2009, 09:16
Galera,
Galera,
pode ser que tenha me expressado mal, pois uso a bobina asfaltica do gol e não a plástica (que é a tal MI da foto do Lucas)
A MI é superior comparada à ORIGINAl!
1)- menor tempo de carga,
2)- maior potencia
Porém, se não me engano, apenas se utilizada com a UNIDADE DE CONTROLE DE IGNIÇÂO.
"Se simplesmente utilizada direta na adapatação da ignicao original, ela perde toda sua vantagem conforme o tempo em trabalho em saturacao. A Bobina apesenta seu valor nominal superior ao bobina asfaltica,
porem tende a perder eficiencia rapidamente devido ao escesso de trabalho em saturacao e para os motores que giram em altas rotações ela deixa de ser a mais indicada." (adaptado de um colega)
Melhor os especialistas opinarem. Sukys!!! Cadê você???? Dá uma luz para a galera!!!!
Foi o que eu já comentei anteriormente... fiz alguns up-grades e nada do que foi feito parece ter pelo menos equilibrado o que perdi em força colocando DH e pneus mais largos. Tô chegando à conclusão que o segredo de um "bom" desempenho com o BF-161 é: pneus caretas, direção mecânica leve (mesmo que seja preciso dar um montão de voltas), e no máximo uma ignição eletrônica (para se livrar dos problemas com platinado). O resto... só serviu para aumentar o faturamento de quem presta serviços e vende peças.
Abraços a todos...
A DH do Santana não retira potência do motor, eu coloquei no meu CJ e vejo que andando ela funciona como mecânica, só em manobras paradas que a bomba pesa, tanto que dia desses eu tive que voltar sem a correia que toca a bomba e nem se nota a diferença andando, somente quando pesa é que ela parece ativar, mas a estabilidade e firmeza ausência de folga nem se compara com o sistema original, eu estou gostando muito, os pneus que estou usando são os velhos e bom 600x16 militar, fica macio e leve, mas feio e ruim de asfalto pra caramba.
rctorrezam
11/03/2009, 16:22
A DH do Santana não retira potência do motor, eu coloquei no meu CJ e vejo que andando ela funciona como mecânica, só em manobras paradas que a bomba pesa, tanto que dia desses eu tive que voltar sem a correia que toca a bomba e nem se nota a diferença andando, somente quando pesa é que ela parece ativar, mas a estabilidade e firmeza ausência de folga nem se compara com o sistema original, eu estou gostando muito, os pneus que estou usando são os velhos e bom 600x16 militar, fica macio e leve, mas feio e ruim de asfalto pra caramba.
Também tenho DH de santana e aprovo e assino embaixo o que foi dito, já tive de dirigir sem correia e foi tranquilo. E olha que meus pneus são BF mud 33
Lucas Nassif
11/03/2009, 16:31
Galera,
pode ser que tenha me expressado mal, pois uso a bobina asfaltica do gol e não a plástica (que é a tal MI da foto do Lucas)
Ahhhhh bom!!!!
Deve ser por isso que vc usa resistor.
T+
sapo_bonatto
18/03/2009, 09:01
Ahhhhh bom!!!!
Deve ser por isso que vc usa resistor.
T+
PARA MIM PODER POR A BOBINA DO GOL MI NO MEU BF Q EH PLATINADO NAUM DAH CERTO:?::?: TEM QUE SR COM IGNIÇÃO ELETRONICA:?::?:
MUITO OBRIGADO!!!!:lol::lol::lol:
Lucas Nassif
18/03/2009, 12:48
PARA MIM PODER POR A BOBINA DO GOL MI NO MEU BF Q EH PLATINADO NAUM DAH CERTO:?::?:
:discordo: :discordo: :discordo: :discordo: :discordo:
TEM QUE SR COM IGNIÇÃO ELETRONICA:?::?:
:concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo:
Bobina do Gol MI em motores que possuem platinado só funfam por alguns minutos. Depois o platinado vira torrada!
T+
Opa...
Meus cents...
Gastar no BF é jogar dinheiro fora, pois o projeto é antigo e limitado. Falo isso com propriedade, pois investi muito no meu antigo motor, ingnição, bobinas diversas, carburadores, escapamentos 6x2 e a melhora nem se percebe.
Pra quem não está a fim de gastar muito e ter um motor para o resto da vida é fazer a manutenção preventiva e só.
Um opalinha 4 faz bem o papel, ou mesmo quem tiver a sorte de encontrar um 3000 de maveco ai sim vale a pena, pois não se altera em nada a configuração original e consegue-se um bom motor.
[]'s
Lucas Nassif
18/03/2009, 13:11
Gastar no BF é jogar dinheiro fora, pois o projeto é antigo e limitado.
Verdade! Isso eu aprendi com o tempo!!!
O caso da bobina eu só comprei a do MI pq eu vou usar ela no GM 6, quando colocar ele no Jeep!
Então não é $$ jogado fora com o BF!! :lol:
T+
Verdade! Isso eu aprendi com o tempo!!!
O caso da bobina eu só comprei a do MI pq eu vou usar ela no GM 6, quando colocar ele no Jeep!
Então não é $$ jogado fora com o BF!! :lol:
T+
Pronto esse ta perdido tb, comecei com estas ideias e olha o que deu....
[]'s boa sorte na obra...
Lucas Nassif
18/03/2009, 15:48
Pronto esse ta perdido tb, comecei com estas ideias e olha o que deu....
[]'s boa sorte na obra...
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Que nada, o motor já tenho vão fazer 2 anos já, eu que tô enrolando pra colocar ele no Jeep!!
Tá até virando lenda...:lol:
PS.: depois do motor eu não vou mexer em mais nada no Jeep!!!
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Esse aqui é um BF-184 de maverick, mas pra quem fala que num da pra turbinar um BF, esse aí o cara falou que fica um canhão e já tá com turbo a bastante tempo.
http://farm4.static.flickr.com/3316/3240322894_7534b1bf0f.jpg?v=0
Lá no forum da maverick tem um rapaz que fez o trabalho de conclusão de curso de engenharia sobre o motor BF-184 e modificações nele pra melhorar o desempenho. Tô copiando e colando aqui pq pode ser de interesse pra vc's
"Pessoal.... acabei de terminar meu trabalho de conclusao do Curso de Engenharia Mecanica, baseado na "retifica e melhoramentos em um motor de Maverick 6 cilindros".
Posso trazer algumas novidades.
1°) Rebaixar 1mm do cabeçote, como ja foi falado, pode se obter uma taxa insignificante. Baseado neste forum, o cabeçote foi rebaixado 1mm. Foi feito mediçoes com oleo de motor na camara de combustao, juntamente com a nova junta do cabeçote (que é uma coisa que as vezes as pessoas esquecem de acrescentar, TEM 1,4MM DE ALTURA).
Rebaixado 1mm do cabeçote, foram feitas tres mediçoes de volume:
-1˚ Medição: 73,5〖cm〗^3
-2˚ Medição: 73〖cm〗^3
-3˚ Medição: 70〖cm〗^3
Média das medições: 72〖cm〗^3.
Sabendo o diâmetro do novo pistão, que é 79,858 mm, e que pelo manual técnico da Ford, o curso do pistão é de 101,6 mm, calculamos o volume no cilindro com a seguinte fórmula:
V=((π.D^2)/4.Curso do pistão), logo:
V=((π〖.7,9858〗^2.10,16)/4)=508,89〖cm〗^3
Para a taxa de compressão, temos a seguinte formula:
Tc=(V+υ)/υ, onde:
-Tc: taxa de compressão.
-V: Volume do Cilindro.
- υ: Volume da Câmara de combustão.
Logo, temos:
Tc=(508,89+72)/72=8,06
Ou seja, uma taxa de 8,06:1. Logo, rebaixado 1mm do cabeçote, conseguimos apenas 8,06:1.
Pode-se utilizar a intuiçao, se com 1mm rebaixado, saiu de 7,7:1(original) para 8,06:1, pode-se deduzir que tirando mais 1mm teriamos 8,42:1 e mais meio milimetro teriamos 8,6:1. Após um concenso meu e de meu mecanico, levamos o cabeçote para a retifica e tiramos mais 1,5mm, totalizando 2,5mm rebaixados.
Ja com o cabeçote montado no motor, com os devidos torques nos parafusos do cabeçote, foi injetado oleo na camara de combustao, através dos orificios das velas, preenchendo todos pistoes e camaras de combustao.
Fazendo esta analise mais detalhada, chegamos ao volume de 63,5〖cm〗^3. utilizando os mesmos parametros anteriores para curso de pistao de diametro de cilindros, temos que:
Tc= (V+υ)/υ
Tc=(508,89+63,5)/63,5=9,01
Ou seja, uma taxa de 9,01:1.
Conclusão: Obteve-se uma taxa de compressao de 9,01:1 tirando 2,5mm do cabeçote Standard.
2°) Carburador:
De acordo com AFMM, e muito correta a afirmaçao dele, o duto de admissao do cabeçote 3000 do Maverick, é muito estreito, possuindo aproximadamente 43mm. Para isso, leve o cabeçote em algum lugar que possuam uma fresa universal, na minha cidade Ijui, levei na empresa Indumaq, eles cobram 50 pila a hora de fresa ou 25 píla no minimo...com um chorinho...e 10 minutos de serviço.ele me fez 20 pratas. O duto de admissao foi aberto de 43mm para 49,5mm para a colocaçao do carburador DFV 446 de um Dodge Charger (com full pace). Realizado este serviço, foi feito em uma fundiçao de aluminio uma flange onde é fixa nos dois prisioneiros originais do coletor, e nessa flange existe mais 4 prisioneiros para o carburador 446. http://www.manualdomaverick.com.br/forum/images/smilies/66.gif
3°) Igniçao: foi colocada a tradicional igniçao eletronica do mercado livre. Ficou muito bom, ainda quero pesquisar mais sobre velas. O vizinho do mecanico tinha o coletor de descarga do itamaraty, mas o desgraçado nao vende. Quero por dois canos atras do carro, mas com a saida tradicional do motor. http://www.manualdomaverick.com.br/forum/images/smilies/1.gif
Quem quiser mais informaçoes, posso mandar por email, uma copia do meu trabalho em PDF.
O resultado?? 2,5mm rebaixados do cabeçote, igniçao eletronica um DFV da nisso:
[ame=http://www.youtube.com/watch?v=80k19kj2dZg]YouTube - Motor BF-184 "Primeira Partida"[/URL]
Milton Quindim
19/03/2009, 10:23
Esse aqui é um BF-184 de maverick, mas pra quem fala que num da pra turbinar um BF, esse aí o cara falou que fica um canhão e já tá com turbo a bastante tempo.
http://farm4.static.flickr.com/3316/3240322894_7534b1bf0f.jpg?v=0
Lá no forum da maverick tem um rapaz que fez o trabalho de conclusão de curso de engenharia sobre o motor BF-184 e modificações nele pra melhorar o desempenho. Tô copiando e colando aqui pq pode ser de interesse pra vc's
"Pessoal.... acabei de terminar meu trabalho de conclusao do Curso de Engenharia Mecanica, baseado na "retifica e melhoramentos em um motor de Maverick 6 cilindros".
Posso trazer algumas novidades.
1°) Rebaixar 1mm do cabeçote, como ja foi falado, pode se obter uma taxa insignificante. Baseado neste forum, o cabeçote foi rebaixado 1mm. Foi feito mediçoes com oleo de motor na camara de combustao, juntamente com a nova junta do cabeçote (que é uma coisa que as vezes as pessoas esquecem de acrescentar, TEM 1,4MM DE ALTURA).
Rebaixado 1mm do cabeçote, foram feitas tres mediçoes de volume:
-1˚ Medição: 73,5〖cm〗^3
-2˚ Medição: 73〖cm〗^3
-3˚ Medição: 70〖cm〗^3
Média das medições: 72〖cm〗^3.
Sabendo o diâmetro do novo pistão, que é 79,858 mm, e que pelo manual técnico da Ford, o curso do pistão é de 101,6 mm, calculamos o volume no cilindro com a seguinte fórmula:
V=((π.D^2)/4.Curso do pistão), logo:
V=((π〖.7,9858〗^2.10,16)/4)=508,89〖cm〗^3
Para a taxa de compressão, temos a seguinte formula:
Tc=(V+υ)/υ, onde:
-Tc: taxa de compressão.
-V: Volume do Cilindro.
- υ: Volume da Câmara de combustão.
Logo, temos:
Tc=(508,89+72)/72=8,06
Ou seja, uma taxa de 8,06:1. Logo, rebaixado 1mm do cabeçote, conseguimos apenas 8,06:1.
Pode-se utilizar a intuiçao, se com 1mm rebaixado, saiu de 7,7:1(original) para 8,06:1, pode-se deduzir que tirando mais 1mm teriamos 8,42:1 e mais meio milimetro teriamos 8,6:1. Após um concenso meu e de meu mecanico, levamos o cabeçote para a retifica e tiramos mais 1,5mm, totalizando 2,5mm rebaixados.
Ja com o cabeçote montado no motor, com os devidos torques nos parafusos do cabeçote, foi injetado oleo na camara de combustao, através dos orificios das velas, preenchendo todos pistoes e camaras de combustao.
Fazendo esta analise mais detalhada, chegamos ao volume de 63,5〖cm〗^3. utilizando os mesmos parametros anteriores para curso de pistao de diametro de cilindros, temos que:
Tc= (V+υ)/υ
Tc=(508,89+63,5)/63,5=9,01
Ou seja, uma taxa de 9,01:1.
Conclusão: Obteve-se uma taxa de compressao de 9,01:1 tirando 2,5mm do cabeçote Standard.
2°) Carburador:
De acordo com AFMM, e muito correta a afirmaçao dele, o duto de admissao do cabeçote 3000 do Maverick, é muito estreito, possuindo aproximadamente 43mm. Para isso, leve o cabeçote em algum lugar que possuam uma fresa universal, na minha cidade Ijui, levei na empresa Indumaq, eles cobram 50 pila a hora de fresa ou 25 píla no minimo...com um chorinho...e 10 minutos de serviço.ele me fez 20 pratas. O duto de admissao foi aberto de 43mm para 49,5mm para a colocaçao do carburador DFV 446 de um Dodge Charger (com full pace). Realizado este serviço, foi feito em uma fundiçao de aluminio uma flange onde é fixa nos dois prisioneiros originais do coletor, e nessa flange existe mais 4 prisioneiros para o carburador 446. http://www.manualdomaverick.com.br/forum/images/smilies/66.gif
3°) Igniçao: foi colocada a tradicional igniçao eletronica do mercado livre. Ficou muito bom, ainda quero pesquisar mais sobre velas. O vizinho do mecanico tinha o coletor de descarga do itamaraty, mas o desgraçado nao vende. Quero por dois canos atras do carro, mas com a saida tradicional do motor. http://www.manualdomaverick.com.br/forum/images/smilies/1.gif
Quem quiser mais informaçoes, posso mandar por email, uma copia do meu trabalho em PDF.
O resultado?? 2,5mm rebaixados do cabeçote, igniçao eletronica um DFV da nisso:
YouTube - Motor BF-184 "Primeira Partida" (http://www.youtube.com/watch?v=80k19kj2dZg)[/URL]
Gostei posta o que der ai para gente acompanhar o resultado...valeu.
Como estas resistencias que a gente compra são muito ruins eu improvisei uma e esta funcionando a um ano e meio:
Peguei uma resistência de chuveiro fame 110 V medi com um multimetro um pedaço dela até onde dava 18 olms, contei um pouco maior fiz um pequeno anel nas pontas e a aparafusei no suporte de uma dessas resistências de louça do tipo usada no caminhão chevrolet brasil, ela ficou exposta, usando os terminais do fio como arruelas, o material é aço cromoniquel e aguenta bem a bobina é uma bosch KW, sem esta resistência a bobina anterior esquentou tanto que vazou um material tipo uma cera, é com platinado e gerenciador eletrônico que destes fabricado pelo Dedobroca do mercado livre, o motor um BF 161 está funcionando muito bem a álcool puro a 1 ano e meio, anda bem e faz uma media mensal de 4 Km/litro
Para quem quiser dar uma melhorada no Velhoe bom BF 161 e outros motores também vai uma sugestão: coloquem velas de iridium, é mais baratos que as nacionais e muito melhor, este modelo ai eu coloquei no meu:
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=360202443510
olá, systema.. depois de exatos um ano alguém se lembra de postar alguma sugestão de melhoria dos velhos BF aqui nesse tópico - obrigado. Mas... diga-me, qual foi a melhoria que você observou bo BF com essas velas de iridium ?
Abraços.
Para quem quiser dar uma melhorada no Velhoe bom BF 161 e outros motores também vai uma sugestão: coloquem velas de iridium, é mais baratos que as nacionais e muito melhor, este modelo ai eu coloquei no meu:
Rafaminc
12/03/2010, 13:21
Eu vejo dois três problemas básicos no BF 161:
1º Válvula de escape no bloco, complicando o fluxo dos gases do escapamento e não possibilitando uma taxa mais elevada devido ao tamanho da câmara de combustão.
2º Entrada de ar subdimensionada e coletor de admisão mal projetado.
3º Escapamento subdimensionado com cruzamento de gases que atravancam a saída
O 1º ítem não tem o que fazer, mas o 2 e 3, só dando uma retrabalhada leve, já consegui tirar em torno de 15 a 20% mais potência sem alterar o consumo.
bem o velho BF-161 ficou mais rapido, acabou as pequenas falhas até mesmo frio, sobe mais os topes e creio que vai economizar um pouco, mas ainda não fiz a media.
Claro como diz o amigo ele é um motor de concepção antiga e tem valvula no bloco e aliás muito pequena, pra ele ficar bom mesmo teria (em tese), que tapar o burado da valcula de escape instalar um cabeçote de aluminio com comando de valvula acionado por correia dentata e com saida de escape e entrada de admissao no cabeçote.
não vale a pena uma engenharia desta, mas ele tem um rendimento fabuloso levando em canta a idade do projeto, não sei se existe um motor que dá o torque maximo a 1800 rpm e enquanto ele funcionar vamos tocando, não é um motor para altas rotaçoes é mesmo pra estradas de terra justamente pra onde o jeep foi criado.
Abraços a todos
Muito bom... Systema.
Mas como você adquiriu essas velas, e quanto custaram ?
Abraços...
bem o velho BF-161 ficou mais rapido, acabou as pequenas falhas até mesmo frio, sobe mais os topes e creio que vai economizar um pouco, mas ainda não fiz a media.
Claro como diz o amigo ele é um motor de concepção antiga e tem valvula no bloco e aliás muito pequena, pra ele ficar bom mesmo teria (em tese), que tapar o burado da valcula de escape instalar um cabeçote de aluminio com comando de valvula acionado por correia dentata e com saida de escape e entrada de admissao no cabeçote.
não vale a pena uma engenharia desta, mas ele tem um rendimento fabuloso levando em canta a idade do projeto, não sei se existe um motor que dá o torque maximo a 1800 rpm e enquanto ele funcionar vamos tocando, não é um motor para altas rotaçoes é mesmo pra estradas de terra justamente pra onde o jeep foi criado.
Abraços a todos
Muito bom Rafaminc...
Há pouco mais de um ano eu troquei o coletor de escape 6X1 original por um 6X2 (não sei se descrevo direito... era de aero willys, e tem um escape para cada três cilindros). Confesso que não senti diferença alguma. Foi uma boa medida ? O problema é que mesmo sendo 6X2, acho que ficou com o cano de descarga ainda muito apertado. Vou tirar uma foto e te mandar para você analisar para mim. Mas gostaria de saber que retrabalhada foi esse que você fez no escapamento...
E também gostaria de saber o que você exatamente fez com a entrada de ar e coletor de admissão.
Pô ! 15 a 20% de potência a mais com o mesmo consumo... isso é muito bom.
Abraços.
Eu vejo dois três problemas básicos no BF 161:
1º Válvula de escape no bloco, complicando o fluxo dos gases do escapamento e não possibilitando uma taxa mais elevada devido ao tamanho da câmara de combustão.
2º Entrada de ar subdimensionada e coletor de admisão mal projetado.
3º Escapamento subdimensionado com cruzamento de gases que atravancam a saída
O 1º ítem não tem o que fazer, mas o 2 e 3, só dando uma retrabalhada leve, já consegui tirar em torno de 15 a 20% mais potência sem alterar o consumo.
Rafaminc
16/03/2010, 08:05
Julinot, a questão do escape, para não gastar muito, eu cortei o bocal do coletor, dobrando a área de saída e evitando que os gases dos cilindros 123 colidam com 456. A tubulação de +-Ø40 troquei toda por Ø2" e coloquei um abafador do tipo reto (turbal), para não restringir a passagem.
No carburador, vc pode arrumar um difusor velho, e arromba-lo de 27 para uns 32mm só para tirar uma temperatura do ganho. O meu está com Ø40mm e depois foi só ir abrindo o giclê até chegar na mistura correta.
Outro detalhe é o tamanho do filtro de ar. Eu usava um de corcel I, e após colocar o segundo filtro já senti uma boa diferença.
O aero tinha 20CV a mais com um cabeçote de 2 carburadores e o escape melhor projetado, no qual vc está usando, portanto se você quer melhorar a potência e resposta do motor, tenta trocar o carburador por um maior, ou se achar um cabeçote de aero em bom estado com dois carburadores, coloca no BF que verá os resultados.
Essas mudanças eu fiz no método gambiarra com poucas ferramentas e já ficou bem melhor que o original, portando se fizer com calma e caprixado, com certeza vai conseguir tirar resultados muito melhores que os meus.
Abç
Comprei através do Ebay (mercado Livre Americano), custou ao todo:
Do valorR$128,52 BRLAo valor$71.75 USDTaxa de câmbio: 1 BRL = 0.558278 USD
como os vendedores constumam colocar o valor de apenas uma pela e por ser pequena passa tranquilo na alfandega brasileira sem tributação, este ja foi o 3º jogo que comprei.
No caso de câmbio internacional ou conversão de moeda ser necessário para concluir alguma transação; isso será feito pelo PayPal através de uma instituição financeira independente.
pelo cartao de credito e levou cerca de 50 dias pra chegar, basta clicar no link abaixo que voce sai no vendedor, o modelo que eu adquiri é a NGK BR6HIX stock #3419 NGK spark plug (wlmailhtml:{5D54B617-AAD5-4EA6-907D-0E8E59991907}mid://00000023/!x-usc:http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=360202443510)
N.° do item360202443510, esta é indicada pra motores a gasolina, mas esta otima no meu que é alcool, se quizer uma mais pra alcool procure uma BR7HIX, ou BR8HIX, estas velas sao para o fusca antigo, portanto a rosca vai ter um milimetro talves mais comprida mas cabe perfeitamente nos nosso BF-161 e fica muito bom pode crer, eu recomento.
abraços a todos
Rogério Barthy
16/03/2010, 11:10
No motor de minha viatura, instalei uma ignição eletrônica, para extinguir o platinado e com isso, já ganhei um motor mais justo e com aceleração mais uniforme (motor retificado e novamente std de cilindro e aneis).
Uso GNV e assim, instalei um DIS-3 (substituí a bobina por 3 de pálio e não uso mais o sensor hall do distribuidor ) e com a central de gerenciamento dentro da viatura, posso regular o avanço o ponto da viatura somente mudando a combinação dos contatos nos fios.
O motor melhorou cerca de 30%, ligando quase que imediatamente após o acionamento, arrancada mais firme e sem falhas, motor com marcha lenta e constante e sem variações e ainda mais econômico cerca de 10% isso tudo no GNV, já que na gasolina, fica até difícil andar com ele na cidade de tão rispidas as acelerações, parecendo que o motor quer andar mais rápido que o carro.
Rogério
Rogerio Barthy, parece interessante, Quanto custou no total este DIS-3 e é muito dificil a instalação?
rafaminc... todas essas mudanças - princpalmente a do carburador - e você constatou que o consumo não se alterou ? pergunto: você chegou a medir ou apenas tem a impressão de que não aumentou o consumo. o meu bf já não está lá muito econômico - se é que se pode falar em economia quando se trata de jeeps -, e eu não gostaria de torná-lo inviável no bolso.
eu não quero te explorar, mas não entendi direito essa do bocal do coletor. bem, pelo menos assim estando longe do jeep eu não estou ligando o nome à pessoa... eheh. muito menos saquei o lance o abafador do tipo reto. peço a você a gentileza de, se tiver umas fotos, postá-las. mas não vá se dar ao trabalho de fotografar só por isso... apenas se já tiver as fotos.
outra coisa... veja... no meu caso, que tenho dois coletores (6x2), acredito que a tal colisão dos gases do 1, 2 e 3 contra 4, 5 e 6 não esteja ocorrendo. o que você acha ? apenas acho que os canos de descarga (são dois) estão muito fininhos. eu vou colocar umas fotos...
quanto ao carburador... deixa isso para depois que eu entender a paradinha do escape.
valeu mesmo.
Julinot, a questão do escape, para não gastar muito, eu cortei o bocal do coletor, dobrando a área de saída e evitando que os gases dos cilindros 123 colidam com 456. A tubulação de +-Ø40 troquei toda por Ø2" e coloquei um abafador do tipo reto (turbal), para não restringir a passagem.
No carburador, vc pode arrumar um difusor velho, e arromba-lo de 27 para uns 32mm só para tirar uma temperatura do ganho. O meu está com Ø40mm e depois foi só ir abrindo o giclê até chegar na mistura correta.
Outro detalhe é o tamanho do filtro de ar. Eu usava um de corcel I, e após colocar o segundo filtro já senti uma boa diferença.
O aero tinha 20CV a mais com um cabeçote de 2 carburadores e o escape melhor projetado, no qual vc está usando, portanto se você quer melhorar a potência e resposta do motor, tenta trocar o carburador por um maior, ou se achar um cabeçote de aero em bom estado com dois carburadores, coloca no BF que verá os resultados.
Essas mudanças eu fiz no método gambiarra com poucas ferramentas e já ficou bem melhor que o original, portando se fizer com calma e caprixado, com certeza vai conseguir tirar resultados muito melhores que os meus.
Abç
systema... não entendi direito... custo 128.52 o jogo de seis velas ?!
abraços.
Comprei através do Ebay (mercado Livre Americano), custou ao todo:
Do valorR$128,52 BRLAo valor$71.75 USDTaxa de câmbio: 1 BRL = 0.558278 USD
como os vendedores constumam colocar o valor de apenas uma pela e por ser pequena passa tranquilo na alfandega brasileira sem tributação, este ja foi o 3º jogo que comprei.
No caso de câmbio internacional ou conversão de moeda ser necessário para concluir alguma transação; isso será feito pelo PayPal através de uma instituição financeira independente.
pelo cartao de credito e levou cerca de 50 dias pra chegar, basta clicar no link abaixo que voce sai no vendedor, o modelo que eu adquiri é a NGK BR6HIX stock #3419 NGK spark plug (wlmailhtml:{5D54B617-AAD5-4EA6-907D-0E8E59991907}mid://00000023/!x-usc:http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=360202443510)
N.° do item360202443510, esta é indicada pra motores a gasolina, mas esta otima no meu que é alcool, se quizer uma mais pra alcool procure uma BR7HIX, ou BR8HIX, estas velas sao para o fusca antigo, portanto a rosca vai ter um milimetro talves mais comprida mas cabe perfeitamente nos nosso BF-161 e fica muito bom pode crer, eu recomento.
abraços a todos
barthy... já tenho ignição eletrônica.
dá para instalar esse DIS-3 junto com essa que eu já tenho - e que me custos mais de 400 contos no ML -, ou não dá par aproveitar a que já tenho ?
abraços...
No motor de minha viatura, instalei uma ignição eletrônica, para extinguir o platinado e com isso, já ganhei um motor mais justo e com aceleração mais uniforme (motor retificado e novamente std de cilindro e aneis).
Uso GNV e assim, instalei um DIS-3 (substituí a bobina por 3 de pálio e não uso mais o sensor hall do distribuidor ) e com a central de gerenciamento dentro da viatura, posso regular o avanço o ponto da viatura somente mudando a combinação dos contatos nos fios.
O motor melhorou cerca de 30%, ligando quase que imediatamente após o acionamento, arrancada mais firme e sem falhas, motor com marcha lenta e constante e sem variações e ainda mais econômico cerca de 10% isso tudo no GNV, já que na gasolina, fica até difícil andar com ele na cidade de tão rispidas as acelerações, parecendo que o motor quer andar mais rápido que o carro.
Rogério
Estou colocando fotos dos canos ligados aos coletores de escape do meu CJ-5. Como disse, troquei o coletor original 6x1 por dois coletores 3x1 de Itamaraty. Mas acho que os canos de descarga ficaram estreitos. Na foto dá para ver um pouco.
O que os Srs acham ?
Precisa de canos com maior diâmetro ?
Abraços.
rafaminc... todas essas mudanças - princpalmente a do carburador - e você constatou que o consumo não se alterou ? pergunto: você chegou a medir ou apenas tem a impressão de que não aumentou o consumo. o meu bf já não está lá muito econômico - se é que se pode falar em economia quando se trata de jeeps -, e eu não gostaria de torná-lo inviável no bolso.
eu não quero te explorar, mas não entendi direito essa do bocal do coletor. bem, pelo menos assim estando longe do jeep eu não estou ligando o nome à pessoa... eheh. muito menos saquei o lance o abafador do tipo reto. peço a você a gentileza de, se tiver umas fotos, postá-las. mas não vá se dar ao trabalho de fotografar só por isso... apenas se já tiver as fotos.
outra coisa... veja... no meu caso, que tenho dois coletores (6x2), acredito que a tal colisão dos gases do 1, 2 e 3 contra 4, 5 e 6 não esteja ocorrendo. o que você acha ? apenas acho que os canos de descarga (são dois) estão muito fininhos. eu vou colocar umas fotos...
quanto ao carburador... deixa isso para depois que eu entender a paradinha do escape.
valeu mesmo.
Rafaminc
24/03/2010, 14:47
Julinot, que diâmetro tem estes tubos? Eles são independentes até o final do Jeep ou juntam-se em um tubo mais grosso? O tubo deve ter no mínimo a mesma bitola interna do coletor do Itamarati.
No meu caso, eu tinha o tubo original que se não me engano dava Ø40mm externo e +- 1070 mm² de área interna. Após colocar o tubo de Ø50 a área interna passou para +- 1730 mm², quase dobrando de valor.
Faça o cálculo da área: 3,1416 * (raio do tubo)^2 e depois multiplique pelos dois tubos.
Agora, não adianta vc só aumentar o escape, sem aumentar a admissão também. É a mesma coisa que correr com uma narina tampada...
Vc tinha pedido a questão da surdina, pois bem, procure aquelas que vc olha de um lado e encherga do outro (passagem direta, turbal ou JK). Elas não restringem a passagem e deixam o ronco mais bonito.
http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&gbv=2&tbs=isch%3A1&sa=1&q=escape+jk&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=&start=0
:concordo:
Vou checar todos esses itens que você questionou - isso me interessa muito.
Mas que negócio é esse de surdina ? Não estou me lembrando... explica aí.
Valeu... abraços.
Rafaminc
25/03/2010, 07:50
Vou checar todos esses itens que você questionou - isso me interessa muito.
Mas que negócio é esse de surdina ? Não estou me lembrando... explica aí.
Valeu... abraços.
Questo qua: muito menos saquei o lance o abafador do tipo reto. peço a você a gentileza de, se tiver umas fotos, postá-las. mas não vá se dar ao trabalho de fotografar só por isso... apenas se já tiver as fotos.
Abafador tipo JK, turbal...
Acho que vocês estão falando da mesma coisa (diferenças regionais):
Surdina
s.f. Peça de madeira em forma de pente que se coloca nos instrumentos de corda, para abafar o som. / Aparelho de madeira, papelão etc., que se coloca no pavilhão de certos instrumentos de sopro para tornar o som surdo. / Fig. Som abafado, murmúrio: falou em surdina. // &151; loc. adv. À surdina ou pela surdina, sem barulho, pela calada.
Abafador
s.m. Música Mecanismo para amortecer ou fazer parar subitamente vibrações, em especial das cordas de um piano.
Silenciador
adj. Que silencia; que não diz, que cala. / &151; S.m. Dispositivo destinado a abafar o estampido das armas de fogo, adaptável ao cano. / Autom. O mesmo que silencioso.
Silencioso
adj. Que guarda silêncio; calado: permanecer silencioso. / Taciturno, casmurro: homem silencioso. / Diz-se do lugar onde não se ouve ruído algum: bosque silencioso. / Que se faz sem ruído: passo silencioso. / &151; S.m. Dispositivo adaptado ao cano de descarga de um veículo automotor para reduzir o ruído.
[]s contribuindo para a erudição do forum
Mauricio Rotta
25/03/2010, 10:07
Estou colocando fotos dos canos ligados aos coletores de escape do meu CJ-5. Como disse, troquei o coletor original 6x1 por dois coletores 3x1 de Itamaraty. Mas acho que os canos de descarga ficaram estreitos. Na foto dá para ver um pouco.
O que os Srs acham ?
Precisa de canos com maior diâmetro ?
Abraços.
Nooossa cara, teus tubos tão muito fininhos... troca esses macarrões aí véio, pelo amor de Deus, teu Jeep ta amarrado com esses bagulhos, colque tubos de duas polegadas e seja feliz.
No link´abaixo tem um material interessante sobre o assunto escapamento, abafador etc
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27068
Rogério Barthy
26/03/2010, 20:01
Systema,
Estava viajando e só agora pude entrar no forum e então, quando da instalação, paguei R$100,00 pela instalação, R$400,00 pelo DIS3 e mais R$66,00 pelas 3 bobinas do UNO/Pálio, tudo em suaves prestações.
A instalação é bem simples e "Tecnica", por isso, rodei 200 Km e fui à Niterói na oficina do Chapeu para instalação (garantia extendida).
Rogério
Rogério Barthy
26/03/2010, 20:12
Julinot,
Na minha viatura, era utilizada a ignição eletrônica e aproveitou-se a módulo de ignição e manteve-se a instalação anterior, caso aconteça algo com o DIS-3 (bem difícil de acontecer) pode-se com apenas a mudanca de 3 fios, e o encaixe dos cabos de vela no distribuidor, voltar a usar a instalação antiga.
Utilizo o DIS 3 sem problema e sem medo, após as dores de cabeça inicial (material de 3ª utilizado na ignição eletrônica soquetes e encaixes vagabundos e de fácil oxidação que foi detectado pelo Chapeu.
Por isso acho interessante a instalação por uma pessoa experiênte que possa achar esses problemas e detalhes específicos de cada viatura nem especial.
Rogério
muitas experiencias interessantes para fazer nos velhos motores originais.
espero em breve poder realizar algumas dessas... muito material par analisar nesse tópico. grandes colaborações... bom verificar que temos tantos interessados nesse tema\tópico. só troco o meu BF em último caso...
momentaneamente sem tanto tempo, com o meu Jeep dormindo em minha casa afastada do Rio, só nos finais de semana é que posso cuidar. e dado a distância do Rio e de Niterói, onde podemos encontrar bons mecânicos,... então fico bastante limitado.
antes das experiencias, me contentaria em deixar a configuração original funcionando bem. no último mes, depois de resgatar o meu CJ de uma internação forçada numa "oficina" de araruama onde ficou três meses... nem vou comentar o que rolou e com quem, mas era alguém aqui do fórum - comecei a tentar colocar o carro em ordem. estou pensado seriamente em trazê-lo para o Rio para colocá-lo num mecânico onde possa visitar com frequencia os trabalhos que precisam ser feitos. mas ainda não tive a viatura em condições de encarar esse pequeno percurso de 100Km com confiança de que consigo chegar aqui no Rio.
isso aqui é meio um desabafo de como pode ser difícil a vida de um dono de Jeep, se não deixar o mesmo em boas mãos. ebtão meus caros amigos... nunca deixem de consultar este fórum antes de quaquer mexida em seus Jeeps.
abraços...
Recentemente submeti algumas questões ao fórum, relativas a problemas em meu CJ-5 BF-161.
Apesar das diversas ajudas que recebi, não pude ainda testá-las todas...
Relatei por exemplo uma falha estranha - ou nem tanto - que fazia o motor morrer, e que
depois de ter internado o carburador num local especializado parecia ter sido superada.
Ocorre que não tive muito tempo para testar o Jeep com esse "novo" carburador, e logo o
coloquei o Jeep para fazer uns paralamas e capot de fibra, e fiquei sem ele por três
longos meses... acreditem.
Agora com o Jeep de volta - há cerca de pouco mais de um mês -, tive outros problemas, como
a destruição de uma colméia pela hélice, entre outros. Nas duas ou três últimas semanas pude
rodar com o Jeep uns bons kilômetros, testando a sua resistência para uma viagem até o Rio de
Janeiro onde pretendo levá-lo a uma mecânico no qual tenho plena confiança. Como sempre
acontece algum probleminha, não tive ainda coragem de tentar trazer o Jeep até o Rio.
O último problema, depois de ter trocado todo o jogo de velar, porque três delas estavam com o
funcionamento bastante prejudicado, é o seguinte:
Uma falha geralmente quando atinjo umas 1.300 RPM para cima, como se estive faltando gasolina.
Aí ouve-se um gases (peidos) pelo escapamento, mas aliviando o pé, conforme a rotação baixa,
volta ao normal o funcionamento... aí eu continuo em 3a marcha a uma velocidade de uns 40Km/h
no máximo e a vida segue. Interessante que em 2a eu consigo esticar até próximo a umas 2.000 RPM
antes do motor começar a "peidar". Quando começa, eu passo a 3a marcha e o motro obviamente cai para
uma rotação mais baixa e dá para continuar, mas se acelerar mais do que isso a coisa volta.
Na verdade parece muito como problema que mencionei no in´´icio deste "post", com a diferença de que
naquela ocasião o motor acabava morrendo mesmo, porque eu tentava acelerar para não deixá-lo morrer,
e aí morria mesmo.
Sou levado a acrditar que mesmo depois da retífica no carburador - que não chegou bem a ser uma retífica -
esse problema teria ocorrido se eu tivesse testado melhor. Pode ser a mesma coisa, sim.
Lembro-me de que como suspeitava que o problema fosse sujeira no carburador, eu o abria e dava umas sopradas,
e até teve uma vez que simplesmente abri e fechei e voltou a funcionar - talvez não tenha qq relação.
Desta feita fiquei imaginando que fosse a parte de alta do carburador... mas simpelsmente não sei.
Eu acho que isso pode ser um monte entre diversar coisas.. até bomba.
O negócio é que quando acontecia antes e o motor morria, eu seguia aquela linah de ver se a parte elétrica
estava normal, depois ver se tinha gasolina na cuba, e depois nem me lembro mais o que...
Mas agora, aliviando o pé na hora da coisa, o motor não morre, e parando o carro para olhar o carburador
não dá para encontrar nada errado, e nem poderia, porque o motor desligou por iniciativa minha, e não por
"morte súbita / defeito". O defeito dá com ele andando...
Sei que vão me falar em bóia agarrando, estilete prendendo, sujeira não sei onde... etc e tal.
Acho que tudo isso já foi visto, e o problema pode não estar no carburador.
Pergunto... qual seria a sequencia de verificações, do pescador do tanque até nem sei onde... ?
Lucas Nassif
30/03/2010, 00:16
(...) Uma falha geralmente quando atinjo umas 1.300 RPM para cima, como se estive faltando gasolina.
Aí ouve-se um gases (peidos) pelo escapamento, mas aliviando o pé, conforme a rotação baixa,
volta ao normal o funcionamento... aí eu continuo em 3a marcha a uma velocidade de uns 40Km/h
no máximo e a vida segue. Interessante que em 2a eu consigo esticar até próximo a umas 2.000 RPM
antes do motor começar a "peidar". Quando começa, eu passo a 3a marcha e o motro obviamente cai para
uma rotação mais baixa e dá para continuar, mas se acelerar mais do que isso a coisa volta. (...)
(...) Lembro-me de que como suspeitava que o problema fosse sujeira no carburador, eu o abria e dava umas sopradas,
e até teve uma vez que simplesmente abri e fechei e voltou a funcionar - talvez não tenha qq relação.
Desta feita fiquei imaginando que fosse a parte de alta do carburador... mas simpelsmente não sei. (...)
(...) O defeito dá com ele andando...
Sei que vão me falar em bóia agarrando, estilete prendendo, sujeira não sei onde... etc e tal. (...)
O meu CJ tava com essas falhadas em alta rotação até pouco tempo atrás, e o esquema era parecido com o seu. Podia tá andando de 2a marcha tranquilo, mas se cravasse o pé ou deixasse o giro subir, pipocava (peidava no escape).
Depois de vários desmontes do carburador, e sopradas no mesmo, descobri que haviam pedaços de borracha logo na entrada do carburador, naquele canalzinho entre o canduíte onde vai ligado a mangueira e a valvula da agulha. Ali é um ponto onde, mesmo soprando, a sujeira não saía. Peguei um "clip'' de papel e fui puxando pedacinho por pedacinho, ate sair tudo.
Montei o carburador, troquei as mangueiras de combustível e ficou zero bala!
É. Pode ser isso... e um monte de outras coisas.
Realmente a magueira que traz o combustível para o carburador - a partir da bomba -, apesar de ser uma mangueira usada em injeção eletrônica, já me deu esse tipo de problema. Achei uns fragmentos dentro da cuba certa vez. Essa de agora é bem melhor do que a que eu usava antes, que quase se desmanchou por dentro e toda hora eu tinha que limpar a cuba. Esse é dos pontos que vou verificar... mas só posso fazer isso no final de semana. Com certeza é um problema de alimentação, e eu queria deixar todo o circuito novo com material bom - do pescador até o carburador. Mas tudo já foi mexido em duas ou três ocasiões e esse tipo de problema continua.
Tem uma hora que dá no saco...
Também submeti uma questão sobre problema de falta de gasolina na cuba em rotações maiores ou acelerações mais rápidas, em outro tópico. Acho que você mesmo, Lucas, falou sobre regular um certo batente para deixar a bóia não muito alta mas com boa entrada de gasolina. Teria alguma coisa a ver com a rosca que envolve a colocação da agulha/estilete ?
Abraços...
Rafaminc
30/03/2010, 13:35
Julinot, vc tem escutar o seu motor e avaliar o problema com testes simples.
Para descobrir se é entupimento ou falta de pressão na linha de combustível, anda com o Jeep lomba abaixo sem acelerar, e depois pisa no fundo para ver se o motor rende por alguns segundos. Se ele levantar a rotação e logo depois começar a dar falta, é sinal que a bomba não está conseguindo manter a cuba cheia. Daí tem que verificar como está a vazão da mesma. Sujestão: tira a mangueira na entrada do carburador, coloca numa garrafa pet, e gira a chave de ignição (tem que mijar uma "boa" quantidade de combustível).
Agora, se for bóia muito baixa, o teste acima não vai dar certo, vc vai notar falta de gasolina sempre que forçar o motor.
Lucas Nassif
30/03/2010, 14:39
Acho que você mesmo, Lucas, falou sobre regular um certo batente para deixar a bóia não muito alta mas com boa entrada de gasolina. Teria alguma coisa a ver com a rosca que envolve a colocação da agulha/estilete ?
Abraços...
Então, essa de regular o batente fixo na tampa do carburador é teoria do meu ex-mecânico. Depois de uns acontecimentos passados, não tô confiando mais naquilo e não recomendo mais ninguém fazer regulagem ali. Mexa somente na regulagem da boia, na própria boia.
eu tive um problema assim e era a bomba de gasolina, ela funcionava tanto quente quanto frio mas a hora que apertava ela não vencia, troquei acabou o problema
rafaminc,
antes de fazer qualquer outra pergunta, preciso entender melhor o mecanismo de funcionamento da bóia/estilete, que eu pensei que já havia entendido. Mas diga-me... "lomba abaixo" significa "ladeira abaixo" ? Não entendi porque se falhar nessa circunstância o problema tem a ver com a bomba não conseguir manter a cuba cheia. Viu... tenho que entender melhor... vou desmontar a trapizomba e estudá-la.
Abraços..
Julinot, vc tem escutar o seu motor e avaliar o problema com testes simples.
Para descobrir se é entupimento ou falta de pressão na linha de combustível, anda com o Jeep lomba abaixo sem acelerar, e depois pisa no fundo para ver se o motor rende por alguns segundos. Se ele levantar a rotação e logo depois começar a dar falta, é sinal que a bomba não está conseguindo manter a cuba cheia. Daí tem que verificar como está a vazão da mesma. Sujestão: tira a mangueira na entrada do carburador, coloca numa garrafa pet, e gira a chave de ignição (tem que mijar uma "boa" quantidade de combustível).
Agora, se for bóia muito baixa, o teste acima não vai dar certo, vc vai notar falta de gasolina sempre que forçar o motor.
Pô... ainda bem que você já desistiu dessa teoria, porque eu não entendi direito mas também não concordei muito.
Abraços...
Então, essa de regular o batente fixo na tampa do carburador é teoria do meu ex-mecânico. Depois de uns acontecimentos passados, não tô confiando mais naquilo e não recomendo mais ninguém fazer regulagem ali. Mexa somente na regulagem da boia, na própria boia.
Systema... a bomba é no meu caso uma grande candidata a vilã.
Mas investirei nela depois de esgotar - se é que isso vai ser possível - a investigação no carburador. Eu queria mesmo era um roteiro com teste bem objetivos...
Abraços...
eu tive um problema assim e era a bomba de gasolina, ela funcionava tanto quente quanto frio mas a hora que apertava ela não vencia, troquei acabou o problema
Systema... a bomba é no meu caso uma grande candidata a vilã.
Mas investirei nela depois de esgotar - se é que isso vai ser possível - a investigação no carburador. Eu queria mesmo era um roteiro com teste bem objetivos...
Abraços...
Bom dia prezados ! nao sei se ja te sugeriram, mas para saber se eh a bomba voce pode fazer um teste simples : retire a mangueira de entrada da bomba e prenda em um ponto mais alto que o tanque para nao vazar, ponha um pet pendurado no quadro do para brisas com cerca de 1,5 litro de gasolina e conecte uma mangueira no pet fazendo uma mamadeira, tem que xupar para a gasolina fluir, conecte a outra ponta da mangueira, ja com a gasolina fluindo, na entrada do carburador, rode um pouco e se funcionar normal o problema eh da bomba para tras, se nao, eh da saida da bomba para frente : tubulacao, filtro, boia, agulha etc.
Em tempo : como disse um colega aqui do forum, tem que xupar, porque chupar nao e coisa de Jipeiro . . . :lol:
É... já li isso aqui no fórum.
Obrigado...
O problema é que não tenho muito jeito pra essas gambiarras.
Vai ser vazamento de gasolina pra todo lado.
Estou pensando em algo mais limpinho.
Abraços...
Milton Quindim
31/03/2010, 08:09
É... já li isso aqui no fórum.
Obrigado...
O problema é que não tenho muito jeito pra essas gambiarras.
Vai ser vazamento de gasolina pra todo lado.
Estou pensando em algo mais limpinho.
Abraços...
Limpinho num tem, mas se pagar bem...manda numa oficina...kkk:odedo:
Lucas F75
31/03/2010, 12:45
Tive problema com isso na F75, quando terminou a reforma, enchi o tanque da menina, rodei uns 20 km e o motor morreu... partida, tranco, podia fazer oque quisesse, nada de funcionar, depois de duas vezes na mecânica dando geral em carburador, bomba e deixando todo mundo doido, vimos que "alguém bem intencionado" colocou pedaços de silicone seco dentro tanque... trancava no pescador...
Dá uma olhada no tanque, garante que o problema não está na entrada do sistema... depois vá seguindo o fluxo do combustível...
Não adiantará limpar a saída (carburador) se a entrada (tanque) estiver com problemas!
Abraço
Milton Quindim
01/04/2010, 16:23
Tive problema com isso na F75, quando terminou a reforma, enchi o tanque da menina, rodei uns 20 km e o motor morreu...
Abraço
Afogado com certeza...coitadinho...kkk:odedo:
dudas_308w
01/04/2010, 19:03
Meus 2 cents de contribuiçao...
Quando eu tinha Willis 67, substitui a bomba mecanica por uma eletrica.
Tenho um amigo que tem loja de peças, e me arrumou uma, acho que de gol GTi (aquele primeiro azul e cinza).
Eu comprei uns metros de mangueira de combustivel, e um dosador para regular a pressao de retorno. O dosador era de turbo, nada mais é do que uma valvula em "T" com um parafuso sobre o diafragma, onde regula-se a pressao de retorno.
A bomba eletrica supria a cuba, e quando a boia subia e fechava a entrada, o dosador abria o retorno p/ tanque. (tabom, eu ja estava pensando na injeçao sim)
Porem, o pulo do gato consiste em retirar a bomba mecanica, cuja haste rouba 1 precioso HP..rs.rs.. Eu fiz uma tampa de aço, e aparafusei com a junta normal da bomba. A bomba foi limpa e ganhou uma residencia nova dentro da caixa de ferramentas, afinal, nunca se sabe qdo precisaria. A bomba eletrica, montada dentro da longarina, com uma placa fina de aço e um grampo em U, pouca coisa a frente do tanque. Perde-se um pouco de tempo, e um pouco de gasolina p/ regular o dosador.
DInheiro de hj, eu gastei uns 150/200 reais. Mas ganhei 1hp pelo tempo que o motor funcionou. :concordo:
E eu nunca gostei daquela bomba de balancim, troço mais tosco...
dudas_308w
01/04/2010, 19:10
Ia esquecendo, logo depois da Bomba eletrica, coisa de um palmo, coloquei o filtro de gasolina, desses modernos.
Só nao lembro de que carro....:pensativo:
Montado tb na proteçao da longarina.
att
Lucas F75
03/04/2010, 10:04
Afogado com certeza...coitadinho...kkk:odedo:
Deve ter sido afogamento mesmo... o dificil é imaginar a bomba de combustivel levar "20 km" pra encher a cuba e afogar tudo... :lol:
Ja limpou os bicos injetores do teu carro carburado? kkkkk
Flw
Pessoal Bom dia,
Seguem meus " 2 reais" de contribuição sobre o BF161.
1 - Temos de levar em consideração para o que ser quer o jipe !
1.1 - uso normal, BF161 mais do que suficiente.
1.2 - uso agrícola, BF161 mais do que suficiente.
1.3 - uso esporádico, em passeios ou trilhas nada radicais, BF161 mais do que suficiente.
1.4 - uso militar , BF 161 mais do que suficiente.
2 - Se o jipe for para trilha pesada, rock crawling ( acho que é assim que se escreve) ae o melhor não é um jipe Willys ou Ford, e sim um carro como Cherokee sport, Samurai,Suzuki,Ranger,Mitsubish, Toyota e outros tantos com projetos modernos e suspensões ideas para isto.
já sei que deve vir pedrada ( mais isto é uma democracia não é?), mais tudo bem.............. vejo o pessoal aqui " gastando tubos de latinhas" para transformar o Jipe em algo indestrutível, trocam motor, caixa e etc... e quebra do mesmo jeito e pior só quem consegue consertar é o cara que " bolou" a " rebimboca da parafuseta toda"e no final continua sendo um jipe willys ou ford e com suas limitações de chassis, diferenciais, suspensões e etc...
Claro, que não posso desmerecer boas idéias, e eles existem aos montes aqui! Boas adaptações, mais serão sempre adaptações , por mais bem-feitas que elas sejam. E sempre se pagara por isto...
Aqui vai um conselho, ( disse conselho, nada obrigatório) Se vc quizer manter o BF161 funcionando bem e sem complicações, é so manter ele de acordo com o manual do mecanico o willys.
Tenho um jipe 5224 ( CJ5) que foi da Marinha, comigo ha mais de 10 anos, quando eu o adquiri ele estava rodando, porem em mau estado ( tinha 250000KM e era STD). Desmontei absolutamente tudo,troquei o que estava desgastado por peças originais ( quase 80% delas) conseguidas com muito garimpo e paciencia( ta certo +caras) porem ao longo destes anos ele so me da alegria. O motor continua ótimo como sempre, a caixa de marchas ótima, não tenho o que reclamar ! Alias diria para vcs que ele me entrega 100% das funções para qual ele foi projetado!!
Os ítens que modifiquei.
1 - Ignição eletrônica instalada no própio distribuidor Bosh original, assim tenho avançao centrífugo e a vácuo e mantenho as curvas de avanço originais.
2 - velas de fusca ( rosca curta) com abertura de 1,1mm.
3 - Carburador DFvelho 228.
3 - Freios dianteiros a disco com pincas de Kombi.
4 - freios traseiros dual servo ( Aproveitados de uma Ranger)
5 - Válvula reguladora trazeira de escort ( evitam o travamento das rodas traseiras)
6 - Tubulação de freio em aço inox sem costura ( importadas)
7 - Pneus 700 x 16 MT-06
8 - Aros de F85 ( Originas , mais largos)
Consumo dele, 4,5Km/l cidade e estrada 7,1km/litro andando entre 70 ~80Km/h
O que particularmente acho é que: Não existem mais bons mecânicos, pára reparar ( disse reparar, não mecher) os nossos valentes jipes e ai a gente acaba buscando alternativas...
Todo mêcânico diz saber " mexer " em fusca e jipe!
Porém conheço poucos, que sabem REPARAR fusca ou jipe e ae esta a grande diferença... a maioria nem sabe quantos graus APMS tem de ser ajustar o ponto do BF161 ou do Motor do fusca... Nem sabem tão pouco que com a adição de alcool na gasolina a gente tem de adiantar o ponto do motor em torno de 02 ~ 04 graus.....para ter um melhor rendimento.
E isso não é previlégio só nosso não... ontem, mesmo ao levar meu carro para revisão, tive de escutar um " bobão de um atendente" tentando me convencer que seria necessário , limpar o bicos injetores de meu carro que tem hoje 20000Km... enfim.. se com os carros novos ja esta difícil, pela absoluta falta de formação / conhecimento, imaginem os nossos velhos e queridos jipes onde eles acabam parando.....Sem contar com os pilantras e esses são muitos....
Acho que vale a pena repensar ...
Abcs
Alex
Amigo,
qual a vantagem das velas de fusca ?
Abraços.
Amigo,
qual a vantagem das velas de fusca ?
Abraços.
Vantagem é que são mais baratas, se encontra em qq lugar. Mais atenção tem de ser somente a BP5HS ( NGK) ( pois tem rosca curta) são um pouco mais compridas que as originais, penetram um pouco mais no cabeçote, porem sem problemas. As velas originais são vendidas a preço de ouro.. e so em lojas de peças de jipe....
Se vc usa ignição eletronica, pode usar a distancia entre os eletrodos das velas entre 1mm ou 1,1mm .
Abcs
Pessoal recorro a vcs pra solucionar uma dúvida sobre meu BF 161. Possuo o mesmo a pouco mais de 3 anos, até então tudo parecia normal, a umas duas semanas pra cá, reparei que o escape esta com uma fuligem preta por dentro, dando um de curioso retirei as velas para ver o estado e lembrei que a cor ideal seria um tom de marrom, infelizmente todas as 6 estavam pretas, mas sem sinal de encharcamento de oleo.
Notei um pequeno cheiro de oleo no escape quando exijo um pouco mais do motor, não chega a fumacear pelo escape, mas o cheiro é irritante.
Ontem resolvi dar a partida no motor e checar se õ mesmo não estava soprando pela vareta do oleo, tampa de valvulas e respiro das valvulas de escape, e constatei que não estava. Quando ando uns 40 km sem parar sai um vapor de oleo na tampa de valvulas e só.
Eis minha dúvida, será que são os aneis ou retentores das valvulas de admissão ? se for aneis seria ideal aproveitar e retificar o motor todo ?
Desde já agradeço a todos.
a questao ai é observar se o oleo do carter não esta baixando muito, até 1 litro por 1000 km é normal, colocar um olleo de melhor qualidade (não pode ser sintetico) com um aditivo para motores cansados pode ajudar se for aneis, pode ser combustivel adulterado também.
Pessoal recorro a vcs pra solucionar uma dúvida sobre meu BF 161. Possuo o mesmo a pouco mais de 3 anos, até então tudo parecia normal, a umas duas semanas pra cá, reparei que o escape esta com uma fuligem preta por dentro, dando um de curioso retirei as velas para ver o estado e lembrei que a cor ideal seria um tom de marrom, infelizmente todas as 6 estavam pretas, mas sem sinal de encharcamento de oleo.
Notei um pequeno cheiro de oleo no escape quando exijo um pouco mais do motor, não chega a fumacear pelo escape, mas o cheiro é irritante.
Ontem resolvi dar a partida no motor e checar se õ mesmo não estava soprando pela vareta do oleo, tampa de valvulas e respiro das valvulas de escape, e constatei que não estava. Quando ando uns 40 km sem parar sai um vapor de oleo na tampa de valvulas e só.
Eis minha dúvida, será que são os aneis ou retentores das valvulas de admissão ? se for aneis seria ideal aproveitar e retificar o motor todo ?
Desde já agradeço a todos.
Prezado,
Grandes chances de ser carburação... borboleta do afogador não esta totalmante aberta, carburador afogando (Estilete + Boia), gigles sujos.Ou ainda sistema de ignição com problemas ....
Olhe tbm o filtro de ar se não esta muito sujo e saturado , pois tbm pode causar estes problemas
Lucas Nassif
05/01/2011, 13:56
Sofria muito com meu ex BF-161 com relação a carbonização das velas. A única coisa que eu fiz que definitivamente resolveu o problema foi atrasar um pouco o ponto de ignição e regular as válvulas de admissão (0.40mm). As velas clarearam (ficando marron claro), a marcha lenta melhorou, etc...
Obrigado a todos pela atenção, em relação a carburação, no momento o motor esta com um DFV glicle 27, a borboleta do afogador está totalmente aberta, a iguinição acredito que tambem esteja ok, pois as 6 velas não tem 2 meses de uso, os cabos tem 1 ano, o platinado regulei a pouco tempo, a marcha lenta é linda o bichinho dorme em 500 rpm, na partida é só rela na chave que pega.
Quando chegar a hora de retífica gostaria de por um MWM 2.8 no lugar, mas como minha perna ainda esta curta pra este passo, qualquer motor de maverick BF 184 3000cc já resolve.
depois de muitas idas e vindas... estou começando a pensar que a grande melhoria que se pode fazer num bf-161 é NENHUMA.
deixar como está, ou como é, mantendo dentro das regulagens de fábrica... é o melhor remédio. no conjunto.... ignição eletrônica, freio á disco, pedaleira, hidrovácuo... essa coisinhas pra modernizar e tornar o jeep mais seguro mas... o motor em si.... deixa.
voltando ao fórum em estilo ZEN.
Milton Quindim
19/06/2012, 09:36
depois de muitas idas e vindas... estou começando a pensar que a grande melhoria que se pode fazer num bf-161 é NENHUMA.
deixar como está, ou como é, mantendo dentro das regulagens de fábrica... é o melhor remédio. no conjunto.... ignição eletrônica, freio á disco, pedaleira, hidrovácuo... essa coisinhas pra modernizar e tornar o jeep mais seguro mas... o motor em si.... deixa.
voltando ao fórum em estilo ZEN.
É amigo...depois de fazer este motor duas vezes em menos de um ano eu desisti dele e passo para nova faze...
Adorava este motor, mas é que nem namorar modelo, ela é uma delicia enquanto está dando gostoso, quando começar a gastar gostoso pode ser a mais linda que num guenta...kkk
Troco por ,otor mais moderno, um 2.2 do omega a alcool original com injeção multi ponto e cx original de 5 marchas.
Adaptações a parte, se tivesse gasto na adaptação teria gasto menos do que gastei fazendo o motor.
Sábias palavras que eu lia e não dava ouvidos...bf161...(melhorias=troca por outro).
Duas vezes em um ano... ou foi mal feito, ou não devia ter sido feito.
Esse de Omega, com mão de obra incluída... estamos falando de quanto?
Boa sorte.
Motor se bem retificado num era pra durar menos de 1 ano nunca, pra falar a verdade, até uma meia sola bem feita tem que durar mais que isso...
Se o motor tá bom acho besteira arrancar pra colocar outro, mas se tratando do velho BF, é um motorzinho meio "sem recurso" como os véio de guerra falam por aqui. num vale a pena inventar moda com ele não no máximo uma ignição eletronica e olhe lá.
vai rodando com ele até onde der e boa, a hora que trancar vc pinta ele de verde e joga no mato que até pra jogar fora os caras num querem levar...
tava aqui com um bloco e vira de BF 3000 de Maverick, tentei dar ele de presente, ofereci pra todo mundo, coloquei anuncio de doação na net e nada, nem de graça nenguinho quer, nem os mecanicos de jeep daqui querem mexer mais com isso.
É o que o amigo falou ai acima, quando tá funcionando bonito é uma beleza, mas se tem que retificar, ai lascou-se, pode desistir
Milton Quindim
19/06/2012, 20:00
Duas vezes em um ano... ou foi mal feito, ou não devia ter sido feito.
Esse de Omega, com mão de obra incluída... estamos falando de quanto?
Boa sorte.
Bom, depois de uma trilha ele voltou fumando, no dia seguinte pegou falhando uns 4 cilindros...heheh...tava indo para a ificina e ele apagou de vez...mandei verificar numa retífica e o veredicto...entrou barro e lixou tudo...gastei cerca de 3500 para fazer ele inteiro, achei que tinha valido o investimento, pois se fosse trocar seria por outro velho de guerra, o de opala, mais adaptação e etc gastaria mais ou menos isso.
Até ai tudo bem, mes e meio depois outra trilha e ele voltou fumando de novo...mesma coisa...verificado pela retifica mesmo diagnóstico...fiz de novo agora sem o custo de mão de obra pois o cara é meu paciente e foi bacana...cobrou somente as peças, desta vez foi pouco mais de 2000.
Agora em março, quase um ano depois, ele começou a falhar, mandei no meca tava com a junta de cabeçote queimada, segundo ele os parafusos do cabeçote soltaram e ai deu isso...trocada a junta, nem parou de fumar, trilha e voltou falhando de novo...mesma coisa orçamento atual mais de 5000 ai nem fudendo...
Passei num desmanche e de cara encontrei omega suprema bordo a alcool 48600 km rodados no odometro arrematei motor caixa que fui com a cara e todos os apetrechos envolvidos no caso, chicote, modulo, sensores, filtro de ar etc...4000... flange para ligar na cx reduzida 700 pronto adaptação mumuzinha espaço tem de sobra nem precisa mexer na travessa da reduzida, carte deste motor é fino num pega no diferencial...somente alegria depois de rodar...acho que vai valer
Putz... desde 20 de junho de 2012 ninguém sugere melhorias no velho BF - brincadeira... sabemos bem o que pode ser melhorado nesse motor, não é ? Rsrs.
Meu CJ ainda original - exceto ignição, direção, pedaleira, freio à disco, hidrovácuo.... éeeeeee.... mas lá ainda está o velho BF-161 6 cilindros original - está precisando aparecer no ambulatório, mas sei que ficará internado por alguns dias ou semanas até.
Estive ontem de passagem na oficina do Chapéu - onde o Jeep passou uma rápida temporada há dois anos -, e "avisei" que a qualquer hora vamos baixar por lá. O Chapéu mostrou um Jeep que ele está fazendo lá, com GM 4 cilindros (2300cm3). Ele me mostrou que instalou um carburador de fusca 1500cm3, e disse que a máquina está puxando muito bem. Eu já vi meterem o pau aqui nesse tipo de adaptação, mas faria qualquer coisa para fazer essa MELHORIA no meu BF. Esse aqui não é um fórum para discutir MELHORIAS no BF ? Aliás... eu mesmo o criei, quando era novo no ramo e sabia muito menos do que sei hoje, e vivia na ilusão de TRANFORMAR o meu BF numa máquina moderna. O engraçado é que hoje sei quase nada... então o que sabia eu naquela época ? Deixa pra lá !
A pergunta que não quer calar é a seguinte : será que pode dar mesmo certo ?
Não sei o que ele fez lá com os gicleurs etc.
Milton Quindim
21/07/2012, 18:08
Julinot, eu ainda acho o BF um motor bom, mas não tive sorte em tentar aumentar a vida dele por isso desisti.
Gostaria de ver uma injeção eletrônica no bf, pois antigamente com dois carburadores no mesmo motor eles conseguiam tirar 120 cavalos dele, com injeção mapeada eu creio que isso seria muito melhor ainda.
Se vc tem recursos e caras com coragem para tentar, quem sabe vc consegue.
Abração.
Quindim, injecao no bf é muita mão de obra.
Já fui mais empolgado... um troço dessa monta... nenhuma chance.
Fiquei foi muito curioso depois de ver um cara experiente, mecanico e jipeiro conhecido, colocando um carburados e fusca num gm 4 cilindros.
Você já viu isso ?
Milton Quindim
21/07/2012, 21:05
O princípio de um carburador é sempre o mesmo, misturar ar e combustível fazendo com que crie uma nuvem gasosa afim de facilitar a admissão pelo cilindro e entrar em combustão com a centelha. Qualquer carburador com a flange adequada vai funcionar num motor a explosão, o difícil é saber se ele vai alimentar suficientemente o bicho para que este tenha a força necessária no momento de precisão sem que atrapalhe o desempenho.
Acho que seria o mesmo que colocar uma pilha AAA num carrinho a controle remoto, ele vai andar mas sem nunca alcançar o máximo de potência.
Denis Takashi
21/07/2012, 21:30
Quindim, injecao no bf é muita mão de obra.
Já fui mais empolgado... um troço dessa monta... nenhuma chance.
Fiquei foi muito curioso depois de ver um cara experiente, mecanico e jipeiro conhecido, colocando um carburados e fusca num gm 4 cilindros.
Você já viu isso ?
Analogia muito simples :
Se um cara que é musculoso, fortão, com seus 151 Kg comer o mesmo prato de comida de uma pessoa normal, de uns 90 kg o que vai acontecer ??? Com certeza vai bater uma "fraqueza" nele heheheheh
A mesma coisa é o motor, se ele usar um carburador menor pode até beber menos, mas vai ser mais fraco....
Se a Gm escolheu determinado carburador é porque alguém estudou, testou e provou que ele era o melhor.... caso contrário alguém homologaria um carburador de Cg num GM 250 e teriamos um Opalão fazendo 20 km/L ... seria confortável, bonito , mas do que adianta um Opalão se não der pra queimar uns pneus ??? hahhahah
Não conheço as condições da adaptação de cobrador de fusca que vi no gm 251.
Talvez tenha um pulo do gato.
O Jeep em questão tá sendo medido numa oficina que atende a maioria dos quatro por quatro de Niterói e o Jeep que tá preparado pra trilha. tem que checar.
Fabiano Willys CJ5 1959
22/07/2012, 22:00
Olá Julinot !!
Em relação ao carburador......de acordo com as palavras do Denis !!!
Se vc conhece bem a oficina do chápeu, dá uma volta nesse jeep motor de opala com carburador de fusca. Voltando, pede para ele colocar o coletor original com a Weber ou DFV228 simples, e dá outra volta ! Só assim vc vai compreender as diferenças. (e numa dessa na sua opinião fique melhor com carburador de fusca !!).
Sobre as melhorias no BF-161, as comerciais poderiam ser por exemplo:
- Ignição DIS ou Igniflex + velas que nao sejam nucleo de cobre;
- Colocar um cabeçote já com admissão (willys itamaraty);
- Rebaixar cabeçote alguns décimos de mm ou mm, para ter uma melhor tx de compressão e queima da mistura;
- Um carburador melhor que a DFV228 => H40 Deis / H34 / 2E / 3E;
- Tirar um massa do volante;
E outras, coisas como:
- Encontrar um pistão de outro veic., mesmo diâmetro porém com tecnologia atual bem mais leves e com saia grafitada;
- Veirificar possibilidade de aumentar o diametro das valvulas de ADM/ESC.
- Trabalhar/aumentar/limpar os dutos de ADM e ESC;
- Coletor de escape dimensionado;
.........é por ai a coisa !!
Deve ficar muito "bão", agora quanto vai durar e quanto vai custar fica dificil dizer.
Se vc acha que vale a pena, bola pra frente.
fmsJeep75
22/07/2012, 22:08
meus 0,02 cents
[]´s
Vc usa alcool direto assim no bf? sem conversão alguma? não dá problema nenhum não???
rural mamuth
12/10/2013, 20:32
Fuçando no youtube,achei um esse bf injetado!
achei interessante e decidi postar8--)
Deem uma olhada !
http://www.youtube.com/watch?v=U21lpwECllE
http://www.youtube.com/watch?v=TLSQzHmr2q4
http://www.youtube.com/watch?v=T9olZCUBnfc
atualizando esse video é de um gringo, com direito a centelha perdida e tudo. pena me faltar tempo$$$$$$!!!
Jeep BF-161 sin distribuidor - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=wzOTPVgGlDY&hd=1)
Claudinei Garcia
29/11/2013, 08:30
Bom dia amigos!
Alguém pode me dizer alguma coisa sobre colocar o cabeçote do maverick 3000 no bf e ganhar potência.
Alguém sabe onde posso encontrar um cabeçote deste para comprar? Estou querendo melhorar meu bf, pois minha viatura tem nota fiscal de agência e não quero trocar o motor.
Abraços à todos!
antonio umino
29/11/2013, 12:56
Pelo que sei....
O cabeçote do Motor BF 184. e do BF 161 a diferença está que em um está escrito Jeep. e No outro com a marca da Ford.
Também não deve ter diferença nas válvulas de admissão.
A diferença do motor de Maverick. é no bloco.... é mais alto 1 cm.... e logicamente as valvulas de escape são mais compridas.
Como também o Virabrequim...
Ok.
até+
abçs
Bom dia amigos!
Alguém pode me dizer alguma coisa sobre colocar o cabeçote do maverick 3000 no bf e ganhar potência.
Alguém sabe onde posso encontrar um cabeçote deste para comprar? Estou querendo melhorar meu bf, pois minha viatura tem nota fiscal de agência e não quero trocar o motor.
Abraços à todos!
Uai ?!?!?!?!? tinha um post meu em resposta para esse do Claudinei, sumiu !?!?!?!?! sugeri que ele consultasse o Dodger de Mariana, ele tem a referencia de um conterraneo dele que tem varias peças de BF, Mande uma MP para ele . . . abraço !
mali9ski
30/11/2013, 10:15
Bom dia amigos!
Abraços à todos!
O unico cabeçote que pode dar alguma diferença é o do itamaraty que o coletor de admissão é separado do cabeçote e de aluminio que deve melhorar o cfm e funcionara bem um carburador duplo.....
mas é mosca branca do olho azul.....
Uai ?!?!?!?!? tinha um post meu em resposta para esse do Claudinei, sumiu !?!?!?!?! sugeri que ele consultasse o Dodger de Mariana, ele tem a referencia de um conterraneo dele que tem varias peças de BF, Mande uma MP para ele . . . abraço !
então, aqui tem um senhor que anida tem muitos motres BF desmontados, cabeçote do 184 num sei se tem não.
aqui a gente tinha um motor 184 que estava com cabeçote do jeep, lembro do mecanico falando que ele num tinha ficado bom pq com o cabeçote do jeep a taxa de compressão tava mais baixa do que já é originalmente. tem que confirmar essa informação ai, pq pode ser que o cabçote do maverick no bf 161 fique melhor, mas vc colocando um do lado do outro eu num vejo diferença, tinha que pegar um e outro e medir volume de camara de combustão
Ricardo MG
02/12/2013, 19:29
então, aqui tem um senhor que anida tem muitos motres BF desmontados, cabeçote do 184 num sei se tem não.
aqui a gente tinha um motor 184 que estava com cabeçote do jeep, lembro do mecanico falando que ele num tinha ficado bom pq com o cabeçote do jeep a taxa de compressão tava mais baixa do que já é originalmente. tem que confirmar essa informação ai, pq pode ser que o cabçote do maverick no bf 161 fique melhor, mas vc colocando um do lado do outro eu num vejo diferença, tinha que pegar um e outro e medir volume de camara de combustão
Dodger,
Existe sim diferenças entre o cabeçote do BF161 e o BF184(Ford), tenho os dois motores, está no formato e consequentemente no volume da câmara de combustão, no 184 o volume é maior, quanto o cabeçote do BF3000(Willys) pelo que vi é igual ao BF161, não sei se o cabeçote é original(está em uma F-75 militar).
Teoricamente o BF184(ford) com o cabeçote do Willys ficaria com uma taxa maior, a não ser que o cabeçote do 184 passou por vários passes e ficou bem abaixo do limite, digo isso porque tinha um cabeçote do 184 que estava bem abaixo do limite e cansava de trocar a junta sem dizer que ficava "grilando" sempre que exigia na rodovia.
abs
antonio umino
02/12/2013, 23:17
O cabeçote do motor bf 184 (maverick).. é igual a todos os motores Willys.
A diferença é a inscrição jeep nos motores da willys e depois com a inscrição ford em relevo no cabeçote bem proximo ao carburador....
Para aumentar a cilindrada de 2.600 para 3.000.....
Fizeram o bloco do motor mais alto ( 1 cm)... e o viraquequim (àrvore de manivelas) com o colo da bielta mais longa...
No motor B f 161 o curso do pistão é de 3"1/2 ou melhor de tres polegadas e meia ou em milimetros. de 88,90...
No motor B f 184 o curso do pistão ''e de 4" Ou melhor de 4 polegadas.. ou 101.6 milimetros.
Assim fazendo o motor do maverick tem uma cilindrada maior.
No final tanto um cabeçote do motor BF 161 é igual ao do motor B f 184. serve de um para o outro..
Tem um outro cabeçote que tem o coletor de admissão separado no cabeçote, (existem poucos e foi colocado no willys Itamarati.)
em que o carburador também é diferente..
até mais.
abçs
Robertux
03/12/2013, 11:06
Um amigo meu aqui em Piracicaba injetou e turbinou um BF 161 há uns 5 anos atrás, injeção monoponto, ficou um canhão, não chegou a botar no dinamômetro mas acelerava demais, o único problema foi a durabilidade, mais ou menos 500 km.
O projeto desse motor é muito antigo não aguenta giro, não vale a pena tentar modernizar.
Ele é um motor de baixa rotação e torque alto, para deixá-lo mais "esperto" teria que fazê-lo girar mais e ele não aguenta em função principalmente do longo curso dos pistões e poucos mancais no virabrequim, o que faz com que o virabrequim flambe em alta rotação. Deveria ter um mancal entre cada cilindro.
Além disso, o sistema de válvulas de escape no bloco é arcaico, pior que ele somente o Continental do dos CJ 2 e CJ3 A que tem as de admissão também no bloco.
Um bom trato no carburador e um sistema de ignição mais moderno tipo DIS ou Igniflex ajudam. Mais que isso eu acho que é jogar dinheiro fora.
Abraço
Roberto
Um amigo meu aqui em Piracicaba injetou e turbinou um BF 161 há uns 5 anos atrás, injeção monoponto, ficou um canhão, não chegou a botar no dinamômetro mas acelerava demais, o único problema foi a durabilidade, mais ou menos 500 km.
O projeto desse motor é muito antigo não aguenta giro, não vale a pena tentar modernizar.
Ele é um motor de baixa rotação e torque alto, para deixá-lo mais "esperto" teria que fazê-lo girar mais e ele não aguenta em função principalmente do longo curso dos pistões e poucos mancais no virabrequim, o que faz com que o virabrequim flambe em alta rotação. Deveria ter um mancal entre cada cilindro.
Além disso, o sistema de válvulas de escape no bloco é arcaico, pior que ele somente o Continental do dos CJ 2 e CJ3 A que tem as de admissão também no bloco.
Um bom trato no carburador e um sistema de igniçao mais moderno tipo DIS ou igniflex ajudam. Mais que isso eu acho que é jogar dinheiro fora.
Abraço
Roberto
X2 :curtir: e pra ficar melhor ainda uma injeção monoponto, afinal, os especialistas em carburadores estão se aposentando . . . abraço !
Ricardo MG
03/12/2013, 13:33
O cabeçote do motor bf 184 (maverick).. é igual a todos os motores Willys.
A diferença é a inscrição jeep nos motores da willys e depois com a inscrição ford em relevo no cabeçote bem proximo ao carburador....
Para aumentar a cilindrada de 2.600 para 3.000.....
Fizeram o bloco do motor mais alto ( 1 cm)... e o viraquequim (àrvore de manivelas) com o colo da bielta mais longa...
No motor B f 161 o curso do pistão é de 3"1/2 ou melhor de tres polegadas e meia ou em milimetros. de 88,90...
No motor B f 184 o curso do pistão ''e de 4" Ou melhor de 4 polegadas.. ou 101.6 milimetros.
Assim fazendo o motor do maverick tem uma cilindrada maior.
No final tanto um cabeçote do motor BF 161 é igual ao do motor B f 184. serve de um para o outro..
Tem um outro cabeçote que tem o coletor de admissão separado no cabeçote, (existem poucos e foi colocado no willys Itamarati.)
em que o carburador também é diferente..
até mais.
abçs
Antonio, Boa tarde,
O volume das câmaras do BF 161 e do 184 são diferentes, desmontado tenho apenas o cabeçote do 184(foto), peguei na net uma foto do BF161, como se pode observar, pelo tamanho das válvulas(iguais no 161 e 184) em relação a câmara, no 184 nota-se o msm um pouco maior. No cabeçote do 184 não limpei o resíduo da queima.
Pode ser que os 2 motores/cabeçotes do 184 estejam com a câmara maior.
um grande abraço
Foto da net do 161
http://i366.photobucket.com/albums/oo109/APXMG/cabeccedilotedo161_zps21bda2f0.jpg (http://s366.photobucket.com/user/APXMG/media/cabeccedilotedo161_zps21bda2f0.jpg.html)
Foto do meu 184
http://i366.photobucket.com/albums/oo109/APXMG/Cabeccedilote184_zps1ff1343f.jpg (http://s366.photobucket.com/user/APXMG/media/Cabeccedilote184_zps1ff1343f.jpg.html)
Bom dia amigos!
Abraços à todos!
Amigo,
A camara de combustão do motor BF-184 (3000) é maior que a do BF-161 (2600), portanto, se vc colocar o cabeçote do Maverick 6 cil no BF-161, o motor vai ficar com uma taxa de compressão muito baixa, caso o motor funcione nessas condições, e o efeito vai ser contrario ao que vc pretende.
Só a título de exemplo, se vc fizer o contrário, pegar um motor 3000 e colocar o cabeçote do 2600, ele vai ficar com uma taxa de compressão adequada para o uso de álcool.
Willian Del Piero Rocha
03/12/2013, 14:19
Concordo com o Roberto ,não vale a pena gastar com o BF tentando melhorar o desempenho, apenas com manutenção, e usa-lo da maneira para a qual foi projetado(baixa rotação), gosto muito do meu e enquanto estiver bom vai continuar no jeep, quando abrir o bico,,,,aí eu coloco outro, retificar não vale a pena a não ser se fosse para deixar o jeep original. Na minha turma tem 4 BF, e todos pensam da mesma forma, sofremos um pouco na rodovia, na terra em algumas subidas bem inclinadas mesmo sem lama, só com reduzida(por isso penso em colocar um câmbio de chevette, 1ª mais reduzida). Mas como não faço trilha pesada, ele vai aguentando bem.
Concordo com o Roberto ,não vale a pena gastar com o BF tentando melhorar o desempenho, apenas com manutenção, e usa-lo da maneira para a qual foi projetado(baixa rotação), gosto muito do meu e enquanto estiver bom vai continuar no jeep, quando abrir o bico,,,,aí eu coloco outro, retificar não vale a pena a não ser se fosse para deixar o jeep original. Na minha turma tem 4 BF, e todos pensam da mesma forma, sofremos um pouco na rodovia, na terra em algumas subidas bem inclinadas mesmo sem lama, só com reduzida (por isso penso em colocar um cambio de chevette, 1ª mais reduzida ). Mas como não faço trilha pesada, ele vai aguentando bem.
Prezado Willian boa tarde ! pela sua assinatura vejo que sua configuração é similar a minha, BF + 3 marchas, sei bem como é o desempenho do conjunto e na trilha a reduzida é fundamental . . . minha exposa tem um CJ58 com BF e câmbio de 4 marchas, a 1ª é muito reduzida em relação ao meu, já experimentou algum Jeep com essa configuração ? talvez seja uma modificação mais fácil que o câmbio do Chevette, um abraço !
Tomagoli
03/12/2013, 16:43
Saudações a todos!!
Sou leigo no assunto por isso recorro ao senhores.
Estou de olho num Jeep Willys 72, o dono me passou as especificações do motor e gostaria da opnião de vcs, até pq não entendi muito bem oq ele quis dizer.
"motor 6cc 3 marchas a alcool turbinado e instalado um kit eletronico e é tirado a parte de platinado antiga do jeep". Foi assim q ele me passou as especificações do motor.
Quem puder me dar mais explicações ficarei grato!
xicoffck
03/12/2013, 17:05
quando falaram de turbo no bf eu achei que seria impossivel e tudo mais, resolvi procurar e achei varios carros com motor bf turbinado, se ficou bom não da pra saber, mas que ficou lindo, ah isso ficou! segue anexo dos videos que achei!
6cc bf turbo catani - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=eDmLQDcQq68)
Trilha 28/09/2013 Braço do Trombudo - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Kc6ioqII9uw) (aos 3 minutos uma F75 preta que caiu o cardan, segundo o dono ela ta turbinada com turbina do maxxion 2.5 a 2 anos e não foi feita nenhuma melhora no motor, ele simplismente turbinou sem nem revisar o motor e ta aguentando bem)
Jeep willys 1958 6cc Turbina .50 !!!!! - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=BR6UCkAsfBg)
Jeep Willys 1958 6cc Turbina .50 (Parte 2) - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=uq2mKZmJCQc)
Jeep Turbo 1958 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=t9jkcQTzBRc)
Bf-161 turbo - YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=WyR7bgwcXAU)
Rural turbo 4x4 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=pf0L7PqJ7PI&feature=c4-overview&list=UU4WVN30y1fS7buG0v0QFeRg)
Rural turbo 4x4 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=nqQ1kJkiiAE&feature=c4-overview&list=UU4WVN30y1fS7buG0v0QFeRg)
Willys turbo bf-161 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=XcUXLr7veB0)
Jeep Willys bf-161 1963 Turbo. - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=BNcTjFSXXhs)
Willys turbo - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=BCeA4GBMgNY)
Partida a frio BF-161 turbo - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=H1p69skETJI)
abss
antonio umino
03/12/2013, 21:07
tenho 2 motores BF 184.... estão desmontados..
Vou dar uma olhada...e tenho outros Bf 161 também desmontado..
Será que estou enganado.????
Os cabeçotes do Motor Maverick é diferente...??? dos Bf 161??
vou verificar..
Ok.
abçs
Willian Del Piero Rocha
03/12/2013, 21:49
Jacimar, a cx de 4 marchas do OHC, seria ideal, até já consultei o povo aqui do fórum e me falaram que era só trocar o disco de embreagem para o da cx de quatro marchas, tirar uma cx e colocar outra. Mas o preço é mais salgado que o do chevette e também mais difícil de encontrar(pelo menos aqui nas minhas bandas), certo é que o cãmbio do chevette + a flange +algo mais ,acaba saindo na mesma do preço do 4 marchas. Mas por enquanto estou só sondando...Abraços.
Ricardo MG
03/12/2013, 22:03
Prezado Willian boa tarde ! pela sua assinatura vejo que sua configuração é similar a minha, BF + 3 marchas, sei bem como é o desempenho do conjunto e na trilha a reduzida é fundamental . . . minha exposa tem um CJ58 com BF e câmbio de 4 marchas, a 1ª é muito reduzida em relação ao meu, já experimentou algum Jeep com essa configuração ? talvez seja uma modificação mais fácil que o câmbio do Chevette, um abraço !
Jacimar,
Quando adquiri o meu Willys a configuração do powertrain era o seguinte, BF161 com 3m sincro, sofria em qualquer aclive um pouco mais acentuado, tinha que reduzir, como tinha um 4m do ohc, que tem a primeira mais curta que o 4m do 6cil, já melhorou bastante, já não precisava reduzir, como o meu BF161 estava 1/2 cansado resolvi substituir por um BF184, optei por esse motor por não necessitar quase nenhuma adaptação, com essa configuração mudou totalmente a condução do Willys, hoje transponho o mesmo aclive em segunda simples!!
Por experiencia própria e de amigos que conduziram o meu Willys antes e depois da troca, se vc conseguir um BF184 e um cambio do ohc por um preço bom, substitua, não requer praticamente nenhuma modificação.
Usei também, por último, o cambio do Maverick 4m, que veio junto com o BF184.
abs
Ricardo MG
03/12/2013, 22:18
Jacimar, a cx de 4 marchas do OHC, seria ideal, até já consultei o povo aqui do fórum e me falaram que era só trocar o disco de embreagem para o da cx de quatro marchas, tirar uma cx e colocar outra. Mas o preço é mais salgado que o do chevette e também mais difícil de encontrar(pelo menos aqui nas minhas bandas), certo é que o cãmbio do chevette + a flange +algo mais ,acaba saindo na mesma do preço do 4 marchas. Mas por enquanto estou só sondando...Abraços.
Willian,
Na época "ventilei" a possibilidade de instalar o "Clarkinho" desisti, primeiro porque ia deslocar 180 ~ 200mm, para trás. dependendo do kit a ser utilizado, como tinha um sistema de duas alavancas de freio de mão(similar ao selectration da Gurgel), segundo pelo custo e tempo de adaptação(capa seca, cambio, flange, cardãs, conjunto de embreagem, cabos etc)
Na época o custo total entre peças e M.O. ficava em torno de 1800,00 e o custo de um cambio do ohc girava em torno de 600,00 fora que foi eu msm que troquei!
abs
tenho 2 motores BF 184.... estão desmontados..
Vou dar uma olhada...e tenho outros Bf 161 também desmontado..
Será que estou enganado.????
Os cabeçotes do Motor Maverick é diferente...??? dos Bf 161??
vou verificar..
Ok.
abçs
Acho que os cabeçotes são idênticos, com exceção do nome na parte superior (já vi com nome Jeep ou Ford).
Pelo que sei e que li as diferenças entre BF184 e BF161 seria a altura do cilindro (que pode ser vista por uma diferença de altura do bloco)
BF184 mais alto, observe a altura do do bloco logo após coletor.
Quanto ao desempenho, consegui pequenas melhoras com uma boa regulada no carburador e instalando um filtro de ar de kombi... Pode ser somente impressão, mas o filtro de ar "novo" deixou o motor mais "solto".
Mas, no geral acho o meu Jeep muito travado, motor/Jeep não desenvolve. Em subidas ingrimes logo tenho que reduzir onde vejo outros Jeeps subindo direto de primeira...
Penso em talvez mexer na relação de diferencial, mas ainda será muito bem estudado e em outro tópico.. Hehe :computador:
Ricardo MG
04/12/2013, 08:16
Existem 5 modelos de cabeçotes para o BF, 04 com 1 carburador, estampado Jeep ou Ford, um sem identificação(usado nas empilhadeiras) e um com o coletor de admissão separado e 01 com 2 carburadores.
Pode ser que o cabeçote que eu tenho sem estampa(empilhadeira) seja diferente dos BF161(Estampado Jeep), mas os dois cabeçotes que tenho são diferentes na câmara de combustão e na dimensão(entre os prisioneiros) do carburador.
abs
Willian Del Piero Rocha
04/12/2013, 10:15
O cabeçote do meu não tem nenhuma inscrição (jeep ou ford).
Existem 5 modelos de cabeçotes para o BF, 04 com 1 carburador, estampado Jeep ou Ford, um sem identificação(usado nas empilhadeiras) e um com o coletor de admissão separado e 01 com 2 carburadores.
Pode ser que o cabeçote que eu tenho sem estampa(empilhadeira) seja diferente dos BF161(Estampado Jeep), mas os dois cabeçotes que tenho são diferentes na câmara de combustão e na dimensão(entre os prisioneiros) do carburador.
abs
Oi Ricardo, verdade!
Vi uma vez este com dois carburadores....nem me lembrava.
No meu CJ5 BF estava com um cabeçote escrito Jeep que tava mto baixo (e tome junta queimada :D) e consegui com um amigo um cabeçote (escrito Ford) que equipava um motor 3000.
Na retífica foi dado um trato e não constatamos diferenças entre os cabeçotes....
Os blocos tinham diferenças....
Não conheço/vi um cabeçote sem estar escrito...
Obrigado pelas informações.
Ricardo MG
05/12/2013, 10:35
Oi Ricardo, verdade!
Vi uma vez este com dois carburadores....nem me lembrava.
No meu CJ5 BF estava com um cabeçote escrito Jeep que tava mto baixo (e tome junta queimada :D) e consegui com um amigo um cabeçote (escrito Ford) que equipava um motor 3000.
Na retífica foi dado um trato e não constatamos diferenças entre os cabeçotes....
Os blocos tinham diferenças....
Não conheço/vi um cabeçote sem estar escrito...
Obrigado pelas informações.
NMiller,
Se na época o seu BF161 foi colocado um cabeçote do BF184(Ford) e o seu Jeep não ficou "Fraco", pode ser que o cabeçote tenha passado por vários "passes" e tenha ficado abaixo do mínimo para o BF184, mas no 161 tenha ficado dentro da tolerância!
No meu 184 tive que trocar o cabeçote pois estava muito baixo e queimava sempre a junta sempre que exigia além do normal.
Foto do motor BF161 que tenho por aqui encostado sem a inscrição JEEP ou Ford, comentei que o cabeçote sem inscrição era de empiladeira, mas pode ser do Aero Willys 2600, o meu eu tenho certeza que era de empilhadeira.
http://i366.photobucket.com/albums/oo109/APXMG/Willys%201966/2013-12-05100005_zps54fe3113.jpg (http://s366.photobucket.com/user/APXMG/media/Willys%201966/2013-12-05100005_zps54fe3113.jpg.html)
um forte abraço
Olá Ricardo,
Pois é, tome junta queimada, só resolveu com um cabeçote novo!
Pqp, acho que teve um mes que foram uns 18L de óleo e uma trocação e junta....
Cheguei até a fazer uma junta por encomenda, mais alta, reforçada e queimou tb! :shock:
segue a foto do novo cabeçote escrito Ford.
Tem um monte de cabo, mas dá pra ver :mrgreen:
Abraços.442043
Galera estou com um probleminha no meu velho BF, pingando oleo pelo respiro.
Alguem já teve esse problema?
o que pode ser?
Criei esse tópico há muito tempo... quando ainda tinha esperanças de realmente dar um upgrade no meu BF-161.
Cheguei a conclusão que do jeito que está... está muito bom. Mantê-lo regulado é o melhor upgrade, mas se fosse faazer uma loucura, colocaria um cabeçote que permitisse o uso de dois carburadores. Acho que estou falando dos cabeçotes do 184 ou 3000. Boa sorte a quem ainda tenta.
antonio umino
20/12/2013, 08:02
Dois carburadores!
Veio nos AÉRO WILLYS 2.600 acho que no ano de 1963.
Nesta configuração o cabeçote como tem dois carburadores é dividido em dois.
Como também a tubagem de saida do escapamento que era 6x2....
Muitas oficinas antigas com mecânicos também mais experientes (aposentados) deve ter em seus guardados este cabeçote.
Mas hoje é raro achar um destes...
Com dois carburadores. o motor de 90cv passa para 110 cv .... nos aéro willys, e algumas RURAIS que sairam com este motor.
abçs
kasemodel
22/12/2013, 13:16
O meu está estampado Hurricane!
444316
Muda alguma coisa a estampa em cima do cabeçote?
Valeu!
Abraço,
Kasemodel
Willian Del Piero Rocha
22/12/2013, 15:52
Kasemodel, ontem fizemos uma trilha por alguns locais alagados(quem estiver vendo o JN sabe que o Espirito Santo está praticamente embaixo d'água), e em uma das paradas para secar distribuidor de um BF reparei que o jeep do companheiro era igual o seu, com a inscrição Hurricane, e expliquei sobre nossa discussão aqui no fórum,,,, então temos jeep com inscrição Willys, Ford, Hurricane e sem inscrição(meu caso).