Ver Versão Completa : Melhorias No Bf-161
boa noite homensa
essa semana mandei trocar as valvulas do tampao e bloco pois 3 estavam queimadas mas hoje mesmo ligamos o motor e ainda vi que nao esta queimando direito.gostaria de saber como colocar no ponto aqueles numeros da ignicao eletronica os cabos de velas .por favor preciso de ajuda.
Bom dia Andréa ! estava sumida, dê uma olhada nesses 2 tópicos, acho que resolvem suas dúvidas :
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/74556-distribuidor.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/74323-duvidas-de-mecanico-aprendiz.html
Um abraço !
Bom dia amigo
Tava sumida apenas nao posto pois nao saco muto essa coisa de mecanica. Amigo, nao conseguir a sequEncia dos numeros do meu BF se vc tiver manda pra mim eu mesma vou arriscar o botar os cabos de vela no lugar ja estou de saco cheio do povo falar tanta coisa e nao resolver.
antonio umino
30/12/2013, 09:57
Bom dia amigo
Tava sumida apenas nao posto pois nao saco muto essa coisa de mecanica. Amigo, nao conseguir a sequEncia dos numeros do meu BF se vc tiver manda pra mim eu mesma vou arriscar o botar os cabos de vela no lugar ja estou de saco cheio do povo falar tanta coisa e nao resolver.
Bom. a sequência dos cabos de vela na tampa do distribuidor....
Lembre-se que o distribuidor gira no sentido antihorário...... (atrazando o relogio).
a ordem é a seguinte. 1 5 3 6 2 4 ...
Não é dificil executar esta tarefa...
abrindo o distribuidor. veja o rotor de distribuição... (peça que gira por dentro da tampa). em qual cilindro está indicando.
Pode estar no ponto do primeiro, segundo terceiro, quarto quinto sexto cilindro. a partir daí com a indicação em qual cilindro está indicando, feche a tampa e veja em qual cabo indicado vai para a vela.... daí vc vai saber, segue a ordem de ignição.
Por exemplo o rotor está no terceiro cilindro.. consequentemente o cabo deve estar ligado no terceiro cilindro. aí vc segue, o outro cabo que deve ser o de numero 6..... o proximo é o cabo é de numero 2, o outro 4, mais outro 1, o seguinte 5 e novamente o 3.........
Se está funcionando, com falha deve ter uma troca de cabo de vela na tampa....
Ok.
FELIZ ANO NOVO.
ABCS
Lembre-se que o distribuidor gira no sentido antihorário...... (atrazando o relogio).
abrindo o distribuidor. veja o rotor de distribuição... (peça que gira por dentro da tampa). em qual cilindro está indicando.
Pode estar no ponto do primeiro, segundo terceiro, quarto quinto sexto cilindro. a partir daí com a indicação em qual cilindro está indicando, feche a tampa e veja em qual cabo indicado vai para a vela.... daí vc vai saber, segue a ordem de ignição.
Por exemplo o rotor está no terceiro cilindro.. consequentemente o cabo deve estar ligado no terceiro cilindro. aí vc segue, o outro cabo que deve ser o de numero 6..... o proximo é o cabo é de numero 2, o outro 4, mais outro 1, o seguinte 5 e novamente o 3.........
Ok.
FELIZ ANO NOVO.
ABCS
amanha farei a experiencia depois te conto
antonio umino
11/02/2014, 23:27
Falando em Melhorias para o BF......
Estou com o motor da viatura desmanchado....
Olhando a bomba de óleo. e comparando com à do Motor BF 184 (maverick) que tem filtragem total do óleo.....
Acho que é possivel fazer na bomba pequena o mesmo sistema de filtragem de óleo da bomba do motor 184....
Fazendo um furo na carcaça da bomba colocando um conector e um flexivel e neste à uma carcaça de filtro de óleo, Pode ser até o original......
a entrada do óleo pelo conector de saida da bomba. e do filtro para o bloco onde tem um tampão (plug) por onde se faz a medição da pressão do óleo na concessionária (quando tinha)....
Este flexivel tem que ser um que suporte a pressão da bomba.......tanto o de entrada como o de saida..... Acho que o orignal não foi feito para tanta pressão e a bitola deste flexivel tem que ser maior......
Na bomba de óleo faz uma junta de metal tapando o furo que vai ao bloco do motor (neste caso o óleo vai para o furo que foi feito na carcaça da bomba)......
Então todo o óleo do carter necessáriamente sugado pela bomba pelo pescador, passa pelo filtro e retorna ao sistema de lubrificação do motor....
Isto é uma idéia para melhorar o motor BF...
abçs
No que deu isso, amigo ?
Falando em Melhorias para o BF......
Estou com o motor da viatura desmanchado....
Olhando a bomba de óleo. e comparando com à do Motor BF 184 (maverick) que tem filtragem total do óleo.....
Acho que é possivel fazer na bomba pequena o mesmo sistema de filtragem de óleo da bomba do motor 184....
Fazendo um furo na carcaça da bomba colocando um conector e um flexivel e neste à uma carcaça de filtro de óleo, Pode ser até o original......
a entrada do óleo pelo conector de saida da bomba. e do filtro para o bloco onde tem um tampão (plug) por onde se faz a medição da pressão do óleo na concessionária (quando tinha)....
Este flexivel tem que ser um que suporte a pressão da bomba.......tanto o de entrada como o de saida..... Acho que o orignal não foi feito para tanta pressão e a bitola deste flexivel tem que ser maior......
Na bomba de óleo faz uma junta de metal tapando o furo que vai ao bloco do motor (neste caso o óleo vai para o furo que foi feito na carcaça da bomba)......
Então todo o óleo do carter necessáriamente sugado pela bomba pelo pescador, passa pelo filtro e retorna ao sistema de lubrificação do motor....
Isto é uma idéia para melhorar o motor BF...
abçs
Raras entradas nesse forum.
Meu Jeep nunca ficou 100%, sabe ?
Dei azar no começo. Peguei um "mechanico" italiano safado enganador que prejudicou muita gente.
amanha farei a experiencia depois te conto
Agora tô com o Jeep até bom, depois de outro mecânico refazer umas cagadas que o
carcamano desgraçado fez, a principal na instalação da direção hidráulica.
Tá precisando lanternagem e pintura.
E o seu ?
Tá legal agora ?
Abraços.
antonio umino
22/06/2014, 19:40
Julinot.
Ainda pensando...
Mas não está dificil de fazer a filtragem total na bomba pequena...
estou vendo.
abçs
antonio umino
25/07/2014, 16:53
Hoje, olhando
achei um motor Willys, com a bomba de óleo grande..
O bloco tem altura de 30 cm. partindo da linha do carter até o cabeçote..o virabrequim deve ser o mesmo do BF 161.
O motor do maverick. tem altura de 31 cm...... (diferença de 1 cm.)...motor BF 184..o vira de um não serve no outro.
471907
abçs
eliasFerreira
26/07/2014, 13:33
Muito interessante essa bomba de óleo maior. :curtir:
antonio umino
26/07/2014, 13:42
Acho que foi uma grande melhoria que a Ford Fez colocando esta bomba maior, e também com a filtragem total do óleo..
o que não acontece com o de bomba pequena.
Estou fazendo da bomba pequena, um desvio para um filtro externo, partindo da bomba para o este filtro. e do filtro para o bloco do motor... aí o óleo do motor vai ser totalmente filtrado, tal qual nesta bomba grande...
Breve vou postar fotos deste trabalho de filtrar o óleo da bomba pequena...
Para isto conexões mangueira e um suporte para o filtro....
até mais.
abçs
eliasFerreira
26/07/2014, 15:08
Só na espreita, antônio!
eder martins
27/07/2014, 10:38
Ok.
FELIZ ANO NOVO.
ABCS
So por curiosidade antes de fazer isso tem que por o virabrequim no ponto (ou seja aquele risquinho bem embaixo daquela latinha)
antonio umino
27/07/2014, 11:06
So por curiosidade antes de fazer isso tem que por o virabrequim no ponto (ou seja aquele risquinho bem embaixo daquela latinha)
Na tampa do comando tem uma chapa que indica o ponto na polia do virabrequim.
Na polia do virabrequim tem os riscos.. do acerto do ponto.
ok.... abçs
eder martins
28/07/2014, 15:43
Na tampa do comando tem uma chapa que indica o ponto na polia do virabrequim.
Na polia do virabrequim tem os riscos.. do acerto do ponto.
ok.... abçs
entao precisa
Ian Jeep
25/10/2014, 19:27
Achei uma informação um quanto tanto inusitada, e fiquei curioso sobre as veracidade dos fatos.
Tratasse de um cabeçote do Aero Willys feito em alumínio e um coletor de admissão diferente.
481553 481554
Ou será um protótipo ou uma grande mal entendido?
Segue o link da matéria:
CAPETA, UIRAPURU E BIGBLOCK CHEVY « Auto Entusiastas (http://autoentusiastas.com.br/2009/07/capeta-uirapuru-e-bigblock-chevy/)
Abraços
Achei uma informação um quanto tanto inusitada, e fiquei curioso sobre as veracidade dos fatos.
Tratasse de um cabeçote do Aero Willys feito em alumínio e um coletor de admissão diferente.
481553 481554
Ou será um protótipo ou uma grande mal entendido?
Segue o link da matéria:
CAPETA, UIRAPURU E BIGBLOCK CHEVY « Auto Entusiastas (http://autoentusiastas.com.br/2009/07/capeta-uirapuru-e-bigblock-chevy/)
Abraços
Se trata do willys capeta PROTOTIPO DE ESPOTIVO DA WILLYS cabeçote alumínio e com coletor para carburadores idf(deitados)
Acho que foi uma grande melhoria que a Ford Fez colocando esta bomba maior, e também com a filtragem total do óleo..
o que não acontece com o de bomba pequena.
Estou fazendo da bomba pequena, um desvio para um filtro externo, partindo da bomba para o este filtro. e do filtro para o bloco do motor... aí o óleo do motor vai ser totalmente filtrado, tal qual nesta bomba grande...
Breve vou postar fotos deste trabalho de filtrar o óleo da bomba pequena...
Para isto conexões mangueira e um suporte para o filtro....
até mais.
abçs
OiAntônio como anda o projeto da bomba?
antonio umino
13/03/2016, 10:56
Projeto parado... mas logo vai andar...
Não é muito dificil.... é fazer uma nova tampa para a bomba e mangueiras e filtro moderno....
Logo vou postar fotos.... ok.
Grande abraço.
projeto parado... Mas logo vai andar...
Não é muito dificil.... é fazer uma nova tampa para a bomba e mangueiras e filtro moderno....
Logo vou postar fotos.... Ok.
Grande abraço.
oi antônio alguma novidade neste projeto?
alguem sabe me responder qual lado da junta vai no cabeçote do BF 161?549024549025
antonio umino
20/06/2017, 11:43
Se a junta do cabeçote é nova tem uma indicaçao ( acima)...
nova sim, esta da foto é a que eu tirei ja bem detonada, mas não vi nada, porem pesquisando no site eu conclui que a primeira foto esta mostrando a parte que encosta no cabeçote e a segunda figura mostra a que encosta no bloco.
Aproveitando aqui fica uma dica pra que outros não cometam o mesmo erro, troquei esta junta a seis meses atrás e tinha um dos parfusos quebrados, depois de muito perguntar e pesquisar, optei por comprar 24 parafusos (todos) de aço 8.8 e colocar, os originais são 12.4, fiz testes achei que aguentariam pois não quebraram e nem espanaram, montei, fiz o reaperto a quente como recomendado, algum tempo atrás começou a baixar agua e ferveu a uns 15 dias, desmontei e ao desmontar constatei que os parafusos do cabeçote estavam relativamente soltos e que ajunta não rompeu mas corroeu na parte do material mole e dava passagem de compressao de todos os cilindros para a agua, conscluão os parafusos com açõ mais fracos cedem e não dá certo ou usa os originais ou compra originais, diferença 50 reais para 250 reais acaba ficando pouco considerando o pepino que deu
E não é que esse tópico ainda atrai um ou outro... esporadicamente ?!
ylarocca
15/04/2020, 10:33
Bom dia pessoal! Como esse topico sempre atrai interesse dos companheiros, vou relatar minha experiencia com o motor BF 184 (3.000)do Maverick. No meu jeep tenho um motor BF184 com cabecote do BF 161 (2.600), uso a caixa de 4 marchas do Jeep 4cc. Inicialmente, a diferenca entre os dois cabecotes esta no volume da camara de combustao, a do BF 161 e menor que a do BF184, portanto na configuracao do meu motor, estou com uma taxa de compressao maior, 8,54:1, a original do BF 184 e 8,0:1 e do BF161 original é 7,6:1. Existe mais uma diferenca entre os cabecotes, o BF184 do Maverick saiu com o carburador DFV228 com o pe de 40mm e o do Jeep e 38mm. A altura do cabecote original do BF161 e 83mm, podendo ser usado ate a medida de 81,5mm no BF161, abaixo dessa medida a queima da junta e certa em curto espaco de tempo. No caso da configuracao do meu motor, acredito que a tolerancia seja menor por causa da taxa de compressao mais alta. Existe uma junta de cabecote de aco inox para o Jeep, e fabricada pela Santa Cruz e e 0,2mm mais alta que a original de fibra. Para usar a junta de inox as faces do cabecote e do motor devem estar muito bem plainados, pois essa junta nao admite o minimo empeno. A junta de inox e mais resistente que a de fibra.
Ao aumentar a taxa de compressao e a potencia do motor precisei rever o conjunto de Gicles do carburador, pois estava com falta em alta rotacao. Fazendo uma pesquisa na internet sobre a giclagem do DFV228 do BF184 e do BF161 e algumas experiencias cheguei a seguinte configuracao para o meu carburador, venturi primario 28, gicle principal 29, gicle de alta (suplementar) 18, respiro de alta rotação 20, os demais itens permaneceram com a configuracao original do DFV228 do BF161.
Estou usando a ignicao eletronica Bosch adaptada do Opala 6cc com o modulo 6 pinos original Bosch, bobina KW12 da Bosch com pre resistor.
O resultado e um motor bem forte com muito torque em baixa rotacao. (tive que tirar os acentos e cedilhas do texto)
Rogério Barthy
15/04/2020, 14:03
O meu veículo, utilizava também o cabeçote do 184, mas depois de muitas mexidas, achei melhor voltar para o do 161, que estava já muito aplainado e assim muito taxado e após queimar duas vezes a junta, coloquei uma telada, feita sob medida e mais espeça que foi a mais acertada e não me deu mais problema. Tenho GNV e ignição eletrônica e distribuidor / avanço eletrônico MOTOR SPICE. (GARANTIA E ASSISTÊNCIA PERMANENTE).
Muracami
20/04/2020, 11:08
O meu veículo, utilizava também o cabeçote do 184, mas depois de muitas mexidas, achei melhor voltar para o do 161, que estava já muito aplainado e assim muito taxado e após queimar duas vezes a junta, coloquei uma telada, feita sob medida e mais espeça que foi a mais acertada e não me deu mais problema. Tenho GNV e ignição eletrônica e distribuidor / avanço eletrônico MOTOR SPICE. (GARANTIA E ASSISTÊNCIA PERMANENTE).
Bom dia Rogério, legal seu relato, bom saber que ainda tem gente que acredita nesses BFs :D. Eu tb sou um desses e estou com o BF161 tb, somente com a ignicao eletronica.
Você está rodando no GNV ne? Qual teu veredito? vale a pena hoje? Qual a geracao do seu kit?
Abraço
Rogério Barthy
21/04/2020, 11:51
Bom dia Muracami, coloquei o GNV a mais de 18 anos e não me arrependi, marca BRC, que na época não foi dos mais baratos, mas com garantia quase eterna, já que qualquer problema, volto na instaladora e fazem o serviço/troca, sem nenhum onus.
Minha viatura faz por volta de 4,5 / 5 Km/l gasolina e 10/11 KM/m³ GNV , com dois cilindros de 7,5 m³ por baixo do banco traseiro, entre as caixas de roda traseiras. ficou alto o banco e só dá para leva crianças ou menos de 1,50 m de altura das pessoa, tendo estofado também as caixas de roda que então se tornaram um banco em "U" .
Acho que para quem roda razoável com a viatura, vale muito a pena.
Abraços.