Conectar

Ver Versão Completa : Melhorias No Bf-161

Páginas : 1 [2]

coloma
29/12/2013, 23:02
boa noite homensa
essa semana mandei trocar as valvulas do tampao e bloco pois 3 estavam queimadas mas hoje mesmo ligamos o motor e ainda vi que nao esta queimando direito.gostaria de saber como colocar no ponto aqueles numeros da ignicao eletronica os cabos de velas .por favor preciso de ajuda.

Jacimar
30/12/2013, 06:43
Bom dia Andréa ! estava sumida, dê uma olhada nesses 2 tópicos, acho que resolvem suas dúvidas :

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/74556-distribuidor.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/74323-duvidas-de-mecanico-aprendiz.html

Um abraço !

coloma
30/12/2013, 09:06
Bom dia amigo
Tava sumida apenas nao posto pois nao saco muto essa coisa de mecanica. Amigo, nao conseguir a sequEncia dos numeros do meu BF se vc tiver manda pra mim eu mesma vou arriscar o botar os cabos de vela no lugar ja estou de saco cheio do povo falar tanta coisa e nao resolver.

antonio umino
30/12/2013, 09:57
Bom dia amigo
Tava sumida apenas nao posto pois nao saco muto essa coisa de mecanica. Amigo, nao conseguir a sequEncia dos numeros do meu BF se vc tiver manda pra mim eu mesma vou arriscar o botar os cabos de vela no lugar ja estou de saco cheio do povo falar tanta coisa e nao resolver.

Bom. a sequência dos cabos de vela na tampa do distribuidor....
Lembre-se que o distribuidor gira no sentido antihorário...... (atrazando o relogio).

a ordem é a seguinte. 1 5 3 6 2 4 ...

Não é dificil executar esta tarefa...

abrindo o distribuidor. veja o rotor de distribuição... (peça que gira por dentro da tampa). em qual cilindro está indicando.

Pode estar no ponto do primeiro, segundo terceiro, quarto quinto sexto cilindro. a partir daí com a indicação em qual cilindro está indicando, feche a tampa e veja em qual cabo indicado vai para a vela.... daí vc vai saber, segue a ordem de ignição.
Por exemplo o rotor está no terceiro cilindro.. consequentemente o cabo deve estar ligado no terceiro cilindro. aí vc segue, o outro cabo que deve ser o de numero 6..... o proximo é o cabo é de numero 2, o outro 4, mais outro 1, o seguinte 5 e novamente o 3.........
Se está funcionando, com falha deve ter uma troca de cabo de vela na tampa....
Ok.

FELIZ ANO NOVO.

ABCS

coloma
02/01/2014, 01:12
Lembre-se que o distribuidor gira no sentido antihorário...... (atrazando o relogio).

abrindo o distribuidor. veja o rotor de distribuição... (peça que gira por dentro da tampa). em qual cilindro está indicando.

Pode estar no ponto do primeiro, segundo terceiro, quarto quinto sexto cilindro. a partir daí com a indicação em qual cilindro está indicando, feche a tampa e veja em qual cabo indicado vai para a vela.... daí vc vai saber, segue a ordem de ignição.
Por exemplo o rotor está no terceiro cilindro.. consequentemente o cabo deve estar ligado no terceiro cilindro. aí vc segue, o outro cabo que deve ser o de numero 6..... o proximo é o cabo é de numero 2, o outro 4, mais outro 1, o seguinte 5 e novamente o 3.........
Ok.

FELIZ ANO NOVO.

ABCS
amanha farei a experiencia depois te conto

antonio umino
11/02/2014, 23:27
Falando em Melhorias para o BF......
Estou com o motor da viatura desmanchado....
Olhando a bomba de óleo. e comparando com à do Motor BF 184 (maverick) que tem filtragem total do óleo.....
Acho que é possivel fazer na bomba pequena o mesmo sistema de filtragem de óleo da bomba do motor 184....
Fazendo um furo na carcaça da bomba colocando um conector e um flexivel e neste à uma carcaça de filtro de óleo, Pode ser até o original......
a entrada do óleo pelo conector de saida da bomba. e do filtro para o bloco onde tem um tampão (plug) por onde se faz a medição da pressão do óleo na concessionária (quando tinha)....
Este flexivel tem que ser um que suporte a pressão da bomba.......tanto o de entrada como o de saida..... Acho que o orignal não foi feito para tanta pressão e a bitola deste flexivel tem que ser maior......
Na bomba de óleo faz uma junta de metal tapando o furo que vai ao bloco do motor (neste caso o óleo vai para o furo que foi feito na carcaça da bomba)......
Então todo o óleo do carter necessáriamente sugado pela bomba pelo pescador, passa pelo filtro e retorna ao sistema de lubrificação do motor....

Isto é uma idéia para melhorar o motor BF...

abçs

Julinot
22/06/2014, 16:36
No que deu isso, amigo ?

Falando em Melhorias para o BF......
Estou com o motor da viatura desmanchado....
Olhando a bomba de óleo. e comparando com à do Motor BF 184 (maverick) que tem filtragem total do óleo.....
Acho que é possivel fazer na bomba pequena o mesmo sistema de filtragem de óleo da bomba do motor 184....
Fazendo um furo na carcaça da bomba colocando um conector e um flexivel e neste à uma carcaça de filtro de óleo, Pode ser até o original......
a entrada do óleo pelo conector de saida da bomba. e do filtro para o bloco onde tem um tampão (plug) por onde se faz a medição da pressão do óleo na concessionária (quando tinha)....
Este flexivel tem que ser um que suporte a pressão da bomba.......tanto o de entrada como o de saida..... Acho que o orignal não foi feito para tanta pressão e a bitola deste flexivel tem que ser maior......
Na bomba de óleo faz uma junta de metal tapando o furo que vai ao bloco do motor (neste caso o óleo vai para o furo que foi feito na carcaça da bomba)......
Então todo o óleo do carter necessáriamente sugado pela bomba pelo pescador, passa pelo filtro e retorna ao sistema de lubrificação do motor....

Isto é uma idéia para melhorar o motor BF...

abçs

Julinot
22/06/2014, 16:43
Raras entradas nesse forum.
Meu Jeep nunca ficou 100%, sabe ?
Dei azar no começo. Peguei um "mechanico" italiano safado enganador que prejudicou muita gente.

amanha farei a experiencia depois te conto

Agora tô com o Jeep até bom, depois de outro mecânico refazer umas cagadas que o
carcamano desgraçado fez, a principal na instalação da direção hidráulica.
Tá precisando lanternagem e pintura.

E o seu ?

Tá legal agora ?

Abraços.

antonio umino
22/06/2014, 19:40
Julinot.
Ainda pensando...
Mas não está dificil de fazer a filtragem total na bomba pequena...
estou vendo.
abçs

antonio umino
25/07/2014, 16:53
Hoje, olhando
achei um motor Willys, com a bomba de óleo grande..
O bloco tem altura de 30 cm. partindo da linha do carter até o cabeçote..o virabrequim deve ser o mesmo do BF 161.
O motor do maverick. tem altura de 31 cm...... (diferença de 1 cm.)...motor BF 184..o vira de um não serve no outro.
471907

abçs

eliasFerreira
26/07/2014, 13:33
Muito interessante essa bomba de óleo maior. :curtir:

antonio umino
26/07/2014, 13:42
Acho que foi uma grande melhoria que a Ford Fez colocando esta bomba maior, e também com a filtragem total do óleo..
o que não acontece com o de bomba pequena.
Estou fazendo da bomba pequena, um desvio para um filtro externo, partindo da bomba para o este filtro. e do filtro para o bloco do motor... aí o óleo do motor vai ser totalmente filtrado, tal qual nesta bomba grande...
Breve vou postar fotos deste trabalho de filtrar o óleo da bomba pequena...
Para isto conexões mangueira e um suporte para o filtro....
até mais.

abçs

eliasFerreira
26/07/2014, 15:08
Só na espreita, antônio!

eder martins
27/07/2014, 10:38

Ok.

FELIZ ANO NOVO.

ABCS
So por curiosidade antes de fazer isso tem que por o virabrequim no ponto (ou seja aquele risquinho bem embaixo daquela latinha)

antonio umino
27/07/2014, 11:06
So por curiosidade antes de fazer isso tem que por o virabrequim no ponto (ou seja aquele risquinho bem embaixo daquela latinha)

Na tampa do comando tem uma chapa que indica o ponto na polia do virabrequim.

Na polia do virabrequim tem os riscos.. do acerto do ponto.

ok.... abçs

eder martins
28/07/2014, 15:43
Na tampa do comando tem uma chapa que indica o ponto na polia do virabrequim.

Na polia do virabrequim tem os riscos.. do acerto do ponto.

ok.... abçs
entao precisa

Ian Jeep
25/10/2014, 19:27
Achei uma informação um quanto tanto inusitada, e fiquei curioso sobre as veracidade dos fatos.

Tratasse de um cabeçote do Aero Willys feito em alumínio e um coletor de admissão diferente.

481553 481554

Ou será um protótipo ou uma grande mal entendido?

Segue o link da matéria:

CAPETA, UIRAPURU E BIGBLOCK CHEVY « Auto Entusiastas (http://autoentusiastas.com.br/2009/07/capeta-uirapuru-e-bigblock-chevy/)

Abraços

cangu
16/02/2015, 23:33
Achei uma informação um quanto tanto inusitada, e fiquei curioso sobre as veracidade dos fatos.

Tratasse de um cabeçote do Aero Willys feito em alumínio e um coletor de admissão diferente.

481553 481554

Ou será um protótipo ou uma grande mal entendido?

Segue o link da matéria:

CAPETA, UIRAPURU E BIGBLOCK CHEVY « Auto Entusiastas (http://autoentusiastas.com.br/2009/07/capeta-uirapuru-e-bigblock-chevy/)

Abraços

Se trata do willys capeta PROTOTIPO DE ESPOTIVO DA WILLYS cabeçote alumínio e com coletor para carburadores idf(deitados)

cangu
12/03/2016, 22:09
Acho que foi uma grande melhoria que a Ford Fez colocando esta bomba maior, e também com a filtragem total do óleo..
o que não acontece com o de bomba pequena.
Estou fazendo da bomba pequena, um desvio para um filtro externo, partindo da bomba para o este filtro. e do filtro para o bloco do motor... aí o óleo do motor vai ser totalmente filtrado, tal qual nesta bomba grande...
Breve vou postar fotos deste trabalho de filtrar o óleo da bomba pequena...
Para isto conexões mangueira e um suporte para o filtro....
até mais.

abçs

OiAntônio como anda o projeto da bomba?

antonio umino
13/03/2016, 10:56
Projeto parado... mas logo vai andar...

Não é muito dificil.... é fazer uma nova tampa para a bomba e mangueiras e filtro moderno....

Logo vou postar fotos.... ok.

Grande abraço.

cangu
01/11/2016, 10:46
projeto parado... Mas logo vai andar...

Não é muito dificil.... é fazer uma nova tampa para a bomba e mangueiras e filtro moderno....

Logo vou postar fotos.... Ok.

Grande abraço.

oi antônio alguma novidade neste projeto?

Systema
20/06/2017, 11:24
alguem sabe me responder qual lado da junta vai no cabeçote do BF 161?549024549025

antonio umino
20/06/2017, 11:43
Se a junta do cabeçote é nova tem uma indicaçao ( acima)...

Systema
22/06/2017, 16:54
nova sim, esta da foto é a que eu tirei ja bem detonada, mas não vi nada, porem pesquisando no site eu conclui que a primeira foto esta mostrando a parte que encosta no cabeçote e a segunda figura mostra a que encosta no bloco.
Aproveitando aqui fica uma dica pra que outros não cometam o mesmo erro, troquei esta junta a seis meses atrás e tinha um dos parfusos quebrados, depois de muito perguntar e pesquisar, optei por comprar 24 parafusos (todos) de aço 8.8 e colocar, os originais são 12.4, fiz testes achei que aguentariam pois não quebraram e nem espanaram, montei, fiz o reaperto a quente como recomendado, algum tempo atrás começou a baixar agua e ferveu a uns 15 dias, desmontei e ao desmontar constatei que os parafusos do cabeçote estavam relativamente soltos e que ajunta não rompeu mas corroeu na parte do material mole e dava passagem de compressao de todos os cilindros para a agua, conscluão os parafusos com açõ mais fracos cedem e não dá certo ou usa os originais ou compra originais, diferença 50 reais para 250 reais acaba ficando pouco considerando o pepino que deu

Julinot
21/01/2018, 22:55
E não é que esse tópico ainda atrai um ou outro... esporadicamente ?!

ylarocca
15/04/2020, 10:33
Bom dia pessoal! Como esse topico sempre atrai interesse dos companheiros, vou relatar minha experiencia com o motor BF 184 (3.000)do Maverick. No meu jeep tenho um motor BF184 com cabecote do BF 161 (2.600), uso a caixa de 4 marchas do Jeep 4cc. Inicialmente, a diferenca entre os dois cabecotes esta no volume da camara de combustao, a do BF 161 e menor que a do BF184, portanto na configuracao do meu motor, estou com uma taxa de compressao maior, 8,54:1, a original do BF 184 e 8,0:1 e do BF161 original é 7,6:1. Existe mais uma diferenca entre os cabecotes, o BF184 do Maverick saiu com o carburador DFV228 com o pe de 40mm e o do Jeep e 38mm. A altura do cabecote original do BF161 e 83mm, podendo ser usado ate a medida de 81,5mm no BF161, abaixo dessa medida a queima da junta e certa em curto espaco de tempo. No caso da configuracao do meu motor, acredito que a tolerancia seja menor por causa da taxa de compressao mais alta. Existe uma junta de cabecote de aco inox para o Jeep, e fabricada pela Santa Cruz e e 0,2mm mais alta que a original de fibra. Para usar a junta de inox as faces do cabecote e do motor devem estar muito bem plainados, pois essa junta nao admite o minimo empeno. A junta de inox e mais resistente que a de fibra.
Ao aumentar a taxa de compressao e a potencia do motor precisei rever o conjunto de Gicles do carburador, pois estava com falta em alta rotacao. Fazendo uma pesquisa na internet sobre a giclagem do DFV228 do BF184 e do BF161 e algumas experiencias cheguei a seguinte configuracao para o meu carburador, venturi primario 28, gicle principal 29, gicle de alta (suplementar) 18, respiro de alta rotação 20, os demais itens permaneceram com a configuracao original do DFV228 do BF161.
Estou usando a ignicao eletronica Bosch adaptada do Opala 6cc com o modulo 6 pinos original Bosch, bobina KW12 da Bosch com pre resistor.
O resultado e um motor bem forte com muito torque em baixa rotacao. (tive que tirar os acentos e cedilhas do texto)

Rogério Barthy
15/04/2020, 14:03
O meu veículo, utilizava também o cabeçote do 184, mas depois de muitas mexidas, achei melhor voltar para o do 161, que estava já muito aplainado e assim muito taxado e após queimar duas vezes a junta, coloquei uma telada, feita sob medida e mais espeça que foi a mais acertada e não me deu mais problema. Tenho GNV e ignição eletrônica e distribuidor / avanço eletrônico MOTOR SPICE. (GARANTIA E ASSISTÊNCIA PERMANENTE).

Muracami
20/04/2020, 11:08
O meu veículo, utilizava também o cabeçote do 184, mas depois de muitas mexidas, achei melhor voltar para o do 161, que estava já muito aplainado e assim muito taxado e após queimar duas vezes a junta, coloquei uma telada, feita sob medida e mais espeça que foi a mais acertada e não me deu mais problema. Tenho GNV e ignição eletrônica e distribuidor / avanço eletrônico MOTOR SPICE. (GARANTIA E ASSISTÊNCIA PERMANENTE).

Bom dia Rogério, legal seu relato, bom saber que ainda tem gente que acredita nesses BFs :D. Eu tb sou um desses e estou com o BF161 tb, somente com a ignicao eletronica.

Você está rodando no GNV ne? Qual teu veredito? vale a pena hoje? Qual a geracao do seu kit?

Abraço

Rogério Barthy
21/04/2020, 11:51
Bom dia Muracami, coloquei o GNV a mais de 18 anos e não me arrependi, marca BRC, que na época não foi dos mais baratos, mas com garantia quase eterna, já que qualquer problema, volto na instaladora e fazem o serviço/troca, sem nenhum onus.
Minha viatura faz por volta de 4,5 / 5 Km/l gasolina e 10/11 KM/m³ GNV , com dois cilindros de 7,5 m³ por baixo do banco traseiro, entre as caixas de roda traseiras. ficou alto o banco e só dá para leva crianças ou menos de 1,50 m de altura das pessoa, tendo estofado também as caixas de roda que então se tornaram um banco em "U" .
Acho que para quem roda razoável com a viatura, vale muito a pena.

Abraços.