Ver Versão Completa : Jeep c/motor de opala não queima o 2 cilindro!
Alexandre Targino
19/03/2008, 11:12
Coloquei no meu Jeep um motor de 4cc a gasolina todo retificado com câmbio de C10...Pois bem depois de rodar uns 300 km, o danado não queima a 2 vela na baixa nem com reza braba (problema antigo e que faz tempo que mecho e nada.........já troquei vela, tampa do distribuidor, cabo de vela....).
Como o motor ainda esta na “garantia” decidi não mexer mais e levar na Retifica São Jorge, onde foi feito a retífica........
Foi regulado os tuche, abrimos o cabeçote e nada...........O pessoal da retífica detectou que o problema era de entrada de ar na admissão e no pé do carburador, fizemos outra junta para a admissão e plainamos a base do carburador.....
A noite (ontem) fui buscar o Jeep pois o pessoal falou que estava pronto.....saí com ele da oficina, depois que sai de lá com o Jeep continuou falhando na baixa e morrendo direto quando dava a saída..........da oficina até em casa o danado morreu e não quis pegar 3 vezes, me diexando na rua estas 3 vezes.....na última saí com ele acelerado, pisando no freio com o pé esquerdo e mantendo o pé acelerado com o direito.........numa dessas pisei pesado com o pé esquerdo e o jeep deu uma travada que o carro que vinha atrás queimou os 5 pneus (até o step!) , mas graças a Deus não bateu..............
Depois desta saga consegui chegar em casa PUTO!!!
Hoje liguei para outro mecâncio para vim buscar o Jeep, ele acaba de me ligar dizendo que agora o cilindro que não queima é o 1.....
Pergunto: Onde deve ser o problema???
Como faço para resolver?????????
Agradeço a opinião e ajuda de todos!!
Como é teu distribuidor ? eletronico ou com platinado ?
Em ambos os casos seria interessante verificar se a mesa não esta empenada, pode ser que na troca de um platinado algum expert tenha metida a chave de fenda um pouco mais forte, talvez o prorpio eixo do ditribuidor esteja empenado....
Se for eletronico ha de se encontrar ou "caixinha" e verificar por substituição....estas maravilhas eletronicas costumam apresentar estes defeitos aleatorios...
Alexandre Targino
19/03/2008, 13:20
Edgar,
Meu distribuidor é eletrônico (Ignição eletrônica)....
tire as velas e veja se não estão carbonizadas ou enxarcadas de óleo, pois se estiverem o óleo está subindo e vc terá de abrir o motor e trocar os anéis dos pistões, e torcer pra não precisar de retífica no bloco( caso a parede do cilindro esteja arranhada) por acaso o seu jeep já estava fumando?????
se só a vela estiver ruim troque e veja se não é só isso, teste cabos de vela distribuidor e ignição eletônica( se tiver)
outra possibilidade é de que a junta do cabeçote esteja queimada entre os cilindros fazendo com que a mistura vaze de um para o outro no momento da compressao
estes problemas geralmente ocorrem quando a falta de óleo ou água no motor e ocorre super aquecimento
Rafael
Alexandre, depois da retifica vc trocou o oleo? será que as limalha do serviço de retifica não esta tampando a entrada de oleo do tucho, assim impedindo ele de carregar ou o nivel de oleo está baixo.
Tenho a sensação que pode ser tucho:pensativo:
turboroe
20/03/2008, 19:28
Olha... esse negocio de o motor apagar deve ser o carburador ruim ou a ignição ruim ou fraca.
Como vc sabe q o segundo cilindro não está queimando?
Pela minha experiência os caras da retífica geralmente não sabem mexer em carburador/ignição direito, só sabem retificar.
Ja me disseram cada besteira em retífica...
E outra, ta batendo os tuchos? se vc ouvir barulho de batida com o motor ligado (toc toc toc toc) os tuchos podem estar com ar ou estar estragados. Tucho com ar pode fazer a válvula não abrir, e aí nao entra gasolina.
(dependendo do tucho o ar não sai sozinho... mas geralmente sai, só q pode demorar bastante tempo com o motor rodando)
Se não for ar, o ideal seria trocar o tucho mesmo.
turboroe
20/03/2008, 19:31
Ah outra coisa, pelo q eu entendi, ele estava com entrada falsa de ar, e aí eles fizeram junta nova e plainaram o carbura pra corrigir, certo?
então, se foi isso, o carburador tem q obrigatoriamente ser regulado agora... e novamente... caras de retifica nao sabem mexer em carburador.
Sugiro q tu leve o carro num mecanico bom, mesmo q custe um pouco mais. Carburação e ignição sao coisas q vale a pena arrumar bem arrumado, pois o carro provavelmente vai ficar mais economico, e vai ser melhor de dirigir.
E se o teu carro saiu da mecânica já com problemas, ou o teu mecânico não tá muito afim de trabalhar, ou nao sabe direito o q está fazendo...
Bem, vamos aos palpites...
Tinha um motor GM 4cil com carburador H34 SEIE.
Estava falhando na baixa, não tinha o cão que o fazia ter uma boa lenta e, fracão.
Não, não foi aí que coloquei o 6cil ainda...
Bem, depois de bater bastante a cabeça, fui a um conhecido que trabalha com buras (era a última coisa a se mecher)
Depois de retirar o bura e tudo mais, ele retirou uma válvula de plástico que fica na parte de baixo da cuba, que tem 3 parafusos e também dá acesso aos chicles.
Trocou, o motor ficou zerado!!!
Ele falou que aquela peça faz faltar combustível na baixa.
É uma tentativa.
Abraços.
Kim.
turboroe
21/03/2008, 00:45
seguinte...
se a peça ta ali é pq ela serve pra alguma coisa...
os engenheiros nao passaram meses projetando uma peça de carburador pra um mecanico dizer q não precisa...
Essa válvula se chama "Válvula de máxima" e serve pra economizar gasola em altas velocidades.
Pode ser q a sua válvula não estivesse boa, mas se o cara tirou a válvula e ficou tudo bem, pode ter certeza q tem algo errado aí.
Sem a válvula a gasolina vai passar livremente pelo duto em qualquer rotação do motor, e isso vai jogar um monte de gasolina desnecessária dentro do cilindro.
Pode até funcionar... mas garanto q não está funcionando como deveria.
O ideal seria verificar se o seu carburador serve pro motor, comprar um reparo completo e levar em alguma loja de carburação pra deixar zero bala.
Por mais q pareçam iguais, cada motor usava peças diferentes no H34, e o seu pode ter sido de um chevette antes, por exemplo.
Procure no fórum as tabelas de tamanho de venturi, giclês, etc etc, tem muita informação util.
Até dá pra adaptar um H-34 de um carro em outro trocando algumas peças, mas essas peças não sao faceis de achar e é preciso mão de obra especializada.
Opa turboroe!!
Me expressei mau!!!!:parede:
Ele retirou e trocou a tal válvula.
No corcel CHT com o mesmo bura, só tem o buraco, com a tampa, não há válvula.
Abraços.
Kim.
Não se expressou mau não KIM...
Você disse:
"Trocou ,o motor ficou zerado"
Foi o nosso amigo que se enganou:concordo:
Zé Renato
21/03/2008, 12:06
Eu testaria o seguinte!
1 Trocar as velas por novas, e observar o estado em que ficam após o funcionamento: a) marrom, cinza, nêgra sêca ou meladas de óleo.
b) marrom é nomal, cinza mistura pobre,nêgra sêca mistura rica, se melada de óleo é provavel anéis de segmento sem vedação ou retentor de válvulas se o motor possuir.
Se a substituição foi feita e o problema ocorre apenas em uma das velas sempre a mesma, mesmo já tendo checado o sistema de ígnição eu apostaria que o problema está aí, distribuidor , cabo, soket, platinado se tiver, caixa eletrônica. Se ocorre aleatoriamente é o Módulo ou caixa eletrônica.O carburador pode apresentar sintomas parecidos quando de mau fucionamentodo do cicúito da lenta,mas tôdas as velas seriam afetadas igualmente como acontece apenas com uma :pensativo: :discordo: .Tendo gasolina no cilindro e fôgo na vela tem que quimar, seja bôa ou má queima, mas tem que queimar,se não quimar é 99,9% de problema na parte elétrica(igniçâo). :concordo:
valdir rainer
21/03/2008, 19:58
É raro as veses que essa peça da prolema,mas da uma olhada na valvula do hidrovacuo.
Tb da uma olhada com o mtor funcionado se não esta gotejando combustivel dentro do carburador,em marcha lenta.
Alexandre Targino
25/03/2008, 11:13
Valeu pessoal....
Deixei a viatura no meca de minha confiança faz uma semana, ele esta testando tudo por etapa...além de ser de confiança tem extrema paciência.....
Troquei a tampa do distribuidor, testamos os cabos de vela (são novos e de silicone (vermelho)....regulamos os tuchos e se eu disser vocês não acreditam:
A vela 2 voltou a queimar na baixa, só que depois de umas aceleradas as velas 3 e 4 ficaram mortas........é para endoidar!
Saí puto da oficina e deixei com ele para ele ir quebrando a cabeça......quando saí da ofiicina ele saiu para comprar velas novas.....
Falou que ia testar com velas novas....caso não cosneguisse evolução iria partir para arrancar o cabeçote.....e para piorar ainda tive que gastar com um bendix do motor de arranque novo....pois o meu foi pro saco! (já estava ruim e acabou de fud....!)
Neste Sábado vou logo cedo saber da evolução.........
turboroe
25/03/2008, 21:39
Amigo, como ele faz pra saber se a vela está queimando ou não?
Gustavo de Olliveira
05/12/2011, 11:28
Olá amigos , o fantasma agora está comigo.
Retifiquei o motor do meu CJ (opala 4 cc)
Coloquei pistões retos, troquei o carbura simples por um duplo (solex h34), coloquei tubagem aquecida, troquei o distribuidor platinado por eletronico. Um bom UP no bichinho....
Só que o 2º cilindro não queima....
Já se testou tudo 3 vezes...
eletrica, cabos , velas, bobina,caixinha, distribuidor ( troquei por outro pra testar )
entrada de ar falsa...
arrancamos o cabeçote de novo , examinou, plainou, trocamos junta...
regulou valvula....
medimos a pressaõ do cilindro , tá ótima 90 PSI...
a corrente tá ótima...
nada o bicho não queima o segundo cilindro, o mecânico tá ficando piradinho,
aliás são dois mecânicos "veios" especialistas em chevrolet.
Trabalharam na GM inclusive, tem experiência de 40 anos e nunca viram algo assim acontecer....
è a mesma coisa que tacar fogo na gasolina e ela não pegar... não dá prá entender !
Alguém tem uma luz??
Ps. se atrasar bem o distribuidor o cilindro queima, se adiantar um pouco já não queima mais...
4X4GARAGE
05/12/2011, 14:14
da uma olhada no alinhamento da aranha do distribuidor em relação ao cachimbo(rotor),e confirma a resistencia da bobina impulsora(que fica dentro do distribuidor em baixo da aranha)peguei uns 2 aqui em natal com esse mesmo defeito!
[]s
Gustavo de Olliveira
05/12/2011, 14:34
Olá 4x4garage, obgd pela dica, mas já testamos outros dois distribuidores de ignição eletrônica ...
O Meca tá tão indignado que até o distribuidor de platinado ele testou também...
Insisti com o meca que eram as valvulas , ele abriu a tampa do cabeçote e foi girando a partida me mostrou que as valvulas abrem e fecham....
o defeito continua !
Minha Opinião.
Messa a compressão do cilindro.
O sintoma que relata, pode ser sede de válvula, que não está fechando.
Aí o cilindro não queima, pois não há compressão.
Gustavo de Olliveira
05/12/2011, 19:53
Minha Opinião.
Messa a compressão do cilindro.
O sintoma que relata, pode ser sede de válvula, que não está fechando.
Aí o cilindro não queima, pois não há compressão.
Olá Kim, tinhamos medido a compressão, tava dando 90 PSI, td ok...
Agora a tarde o meca quase desistindo resolveu checar os tuchos.. apesar das valvulas estarem abrindo e fechando, tinha um tucho montado errado!
o meca que montou o motor ( não é essse de agora) desmontou os tuchos pra limpar e na montagem de um deles a parte que empurra a vareta ficou de cabeça para baixo, resultado.... a valvula não estava abrindo suficiente
Agora esta arrumado, o motor tá girando forte como eu nunca vi.
obrigado aos amigos e espero que esse tópico possa ajudar outras pessoas com problemas similares causados por meXanicos
abç
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