PDA

Ver Versão Completa : Ranger, desgaste irregular de pneu traseiro

Paulo Medeiros
16/03/2008, 18:41
Companheiros foristas, esta é a primeira ves que escrevo aqui no fórum pois todas as dúvidas que tinha desde que adiquiri minha primeira pikup diesel foram satisfatóriamente esclarecidas pelos tópicos aquí postados, parabéns pelo ótimo nível técnico e muito boa vontade de todos que participam do 4X4. Adiquiri minha ranger cd 2001 em meados do ano passado ecomo precisava trocar os peneus trazeiros que estavam bem desgastados p/fazer uma viagenzinha do Rio p/ Fortaleza comprei dois pneus, pus na dianteira e passei os dianteiros p/ trás (estavam semi novos). Agora rodados mais ou menos 12.000kms percebi que o pneu traseiro direito está muito mais desgastado que o esquerdo. Alguém do forum já teve este tipo de problema? Alguém saberia dizer o que pode estar causando isto? desde já agradeço.

LUIS ANTONIO -BA
16/03/2008, 18:53
Companheiros foristas, esta é a primeira ves que escrevo aqui no fórum pois todas as dúvidas que tinha desde que adiquiri minha primeira pikup diesel foram satisfatóriamente esclarecidas pelos tópicos aquí postados, parabéns pelo ótimo nível técnico e muito boa vontade de todos que participam do 4X4. Adiquiri minha ranger cd 2001 em meados do ano passado ecomo precisava trocar os peneus trazeiros que estavam bem desgastados p/fazer uma viagenzinha do Rio p/ Fortaleza comprei dois pneus, pus na dianteira e passei os dianteiros p/ trás (estavam semi novos). Agora rodados mais ou menos 12.000kms percebi que o pneu traseiro direito está muito mais desgastado que o esquerdo. Alguém do forum já teve este tipo de problema? Alguém saberia dizer o que pode estar causando isto? desde já agradeço.
Verifique atraves de alinhamento com esta as rodas traseiras,
Aproveite e verifique o parafuso de centro do feixe de molas.
Tive em um Gol, mas foi empeno na ponta de eixo.

dalmolin
16/03/2008, 19:18
Companheiros foristas, esta é a primeira ves que escrevo aqui no fórum pois todas as dúvidas que tinha desde que adiquiri minha primeira pikup diesel foram satisfatóriamente esclarecidas pelos tópicos aquí postados, parabéns pelo ótimo nível técnico e muito boa vontade de todos que participam do 4X4. Adiquiri minha ranger cd 2001 em meados do ano passado ecomo precisava trocar os peneus trazeiros que estavam bem desgastados p/fazer uma viagenzinha do Rio p/ Fortaleza comprei dois pneus, pus na dianteira e passei os dianteiros p/ trás (estavam semi novos). Agora rodados mais ou menos 12.000kms percebi que o pneu traseiro direito está muito mais desgastado que o esquerdo. Alguém do forum já teve este tipo de problema? Alguém saberia dizer o que pode estar causando isto? desde já agradeço.Provavelmente o desgaste irregular aconteceu quando estavam dianteira , agora como estao no fim pode-se perceber a diferença .... a minha camionete desgasta mais o pneu traseiro do lado do carona , mas eh culpa do piloto mesmo , curvas a esquerda tenho mania de fazer acelerando e eh onde a força tah em cima do pneu da traçao direito ....

Edintruder
16/03/2008, 23:23
Na verdade o eixo traseiro sempre corrige os desgastes irregulares causados pelo eixo dianteiro. Só gera desgaste irregular no eixo traseiro se andar com a calibragem fora do normal.
Qualquer caminhonete gasta os penus dianteiros da forma irregular, basta fazer curvas para as bordas atritarem mais que o centro, resumindo, é culpa dos dianteiros que só se percebe a diferença entre eles quando tem pouca borracha. Até porque nos preocupamos realmente com os pneus quando está próximo da troca, daí damos a verdadeira atenção ao nível de desgaste, pois até lá só vai rodando dia e noite e mal olha-se pros pneus...

Porém se ainda tens dúvidas, manda verificar o alinhamento do próprio eixo.

Paulo Medeiros
17/03/2008, 09:18
Amigos obrigado pelas dicas, mandarei verificar assim que possivel o alinhamento do eixo pois notei que a roda em questão aparentemente (no olhômetro) está adiante da oposta, e notei também que uma das lâminas deste feixe de molas está numa posição diferente, como se tivesse corrido p/ frente.

Allan Nielsen
17/03/2008, 20:25
Amigos obrigado pelas dicas, mandarei verificar assim que possivel o alinhamento do eixo pois notei que a roda em questão aparentemente (no olhômetro) está adiante da oposta, e notei também que uma das lâminas deste feixe de molas está numa posição diferente, como se tivesse corrido p/ frente.

Paulo,

isto pode acontecer por quebra do parafuso de centro (espigão do feixe de molas), e neste caso o veiculo anda de lado. É facil de ver se vc pedir a alguem pra dirigir seu carro e acompanha-lo em outro veiculo. A quebra do parafuso de centro costuma acontecer em veiculos que transportam peso, nunca vi na Ranger.

Quando ao desgate se for irregular ao redor do pneu pode ser problema no amortecedor; caso o desgaste seja a toda volta do pneu é mais provavel que tenha acontecido no eixo dianteiro.

Boa sorte.

rogeriomasih
18/03/2008, 10:59
Oi, Paulo.

Qual foi o resultado?
já descobriu o proglema?

Paulo Medeiros
18/03/2008, 20:11
Desculpe a demora em dar resposta conterrâneo Rogeriomasih , é que estou com problemas de saúde na família então o carro ficou pra depois, assim que descobrir o real defeito poso aqui o resultado.

rogeriomasih
18/03/2008, 22:46
Espero que o problema na família não seja nada complicado e que se resolva da melhor maneira.

abraços cearenses.

simaoall
19/03/2008, 13:22
eu não li porque estou com pressa e vou sair agora,mas a ranger tem um problema de cambagem,sempre desregula e tem que regular,a minha regulei com 150 mil km