Ver Versão Completa : Ranger... Varias incógnitas....
ftartari
11/03/2008, 10:51
Olá pessoal!
Sou totalmente novato nesse negocio de diesel... esse é o meu primeiro post no forum....
Temos uma Ranger 99/00 Argentina a diesel.... 4x4, cab. dupla....
ela esta fervendo....
quando pisa forte nela....
ja trocamos valvula termostatica, e ontem a tampa do reservatorio q nao estava mto boa.... so q ontem a noite fomos dar uma testada nela.... e andamos pisando forte.... a temperatura sobe de uma vez e vai pro vermelho!!!!
a ventoina esta tudo certo....
a uns meses atras ela estourou o turbo e caiu pedacos dentro do cilindro, podem imaginar oq aconteceu....
turbo, pistoes, cabeçote tudo novo
na verdade o cabeçote eh recondicionado....
agora...
parece q esse cabeçote é plainado... ou seja rebaixado...
será q pode ser isso q esta fazendo a temperatura aumentar???
eu nao entendo muita coisa de diesel... de motores de carro sim... mas mta coisa nao se aplica....
a suspensao dela tb nao esta boa... passamos nos quebramolas e ela vai la embaixo.... agente sente batendo alguma coisa embaixo... parece q esta embaixo dos pes...
esta muito mole.... creio q as molas dela devem estar cansadas...
e uns estralos na suspensao...
nós vamos fazer a suspensao dela inteira...
Gostariamos de colocar uns amortecedores q fossem mais robustos...
andei vendo uns como esse:
http://www.ciashop.com.br/garra4x4/product.asp?template_id=1&partner_id=&dept%5Fid=20&pf%5Fid=AM030
oq acham?
como vamos trocar as molas nao tem como colocar alguma mola q levante um pouco a suspensao??? ou pra colocar uma mola desse tipo teria q trocar mais alguma coisa??
eh so mesmo dar uma levantada pq nao vamos colocar pneus mto grande pq esse motor dela 4 cilindros parece q deixa a desejar.
ultima coisa....
os amigos poderiam me recomendar alguma oficina honesta e que realmente o pessoal entenda de caminhonete? so tenho passado na mão de mecânicos q nao conseguem dar jeito nela....
me desculpem pelo post longo.... mas as duvidas são grandes.
um grande abraço a todos
Pequeno jr
11/03/2008, 11:08
Mano,
Vamos começar pelos esquentes. Vc disse que deu pau na turbina e no cabeçote. Os esquentes podem ter algum problema relacionado a isso. Além deles, pode estar ligados a bomba injetora, radiador ou Intercooler sujos.
Para ir eliminando fatores, mande o radiador e intercooler serem limpos em alguma loja especializada.
Não sendo isso, vá para bomba injetora, sua Ranger pode estar fora do ponto.
Não sendo isso, ai será o cabeçote.
Supensão pode começar pelos amortecedores e batentes que pelo visto já era na sua Ranger. Revise tbm buxas e balanças. O Bantente, coloque o da Ranger acima de 2004 que melhora bastante a dirigibilidade dela. E para aumentar a altura da Frente, é so vc regular a barra de torção.
Boa sorte e precisando é so perguntar.
Valéria BH
11/03/2008, 11:12
:mrgreen: Bem vindo ao mundo dos Diesel ..........
Parece que sofrer com a primeira Ranger não é coisa só de mulher ....hehehehehehe
Paciencia e gastar dinheiro são coisas que aprendi com a minha que é 2001 CD 4x4 , depois de alguns meses que aconteceram de tudo :
bateria arriada , problemas no cardã , luzinha do teto que não apagava , bóia do tanque estragou , revisão completa da suspensão , cambagem de 400,00 e por ai vai .......
Mas não desanime que o carro é 10 é só colocar a viatura no seu jeito, aqui vc encontrar uma galera que entende PACAS de mecanica
( O Edintruder e o Walter de BH são alguns :concordo:!!! ) . Quanto ao carro acho q a manutenção é cara e quem vai vender acaba com o carro antes e sobra para os novos proprietários ......
Um abraço e bem vindo !!!!!!!!!:palmas::palmas::palmas:
Pequeno jr
11/03/2008, 11:38
VAleria,
Como anda a sua Ranger?? Já conheceu o pessoal aqui do Fórum ai de BH? Marcelão, Walter e etc? Se não, tente conhecer pois o pessoal é 10 !!!
e se for possível, participe do encontro do fórum que vai acontecer em visconde de Maua agora na semana santa.
Abraços
Edintruder
11/03/2008, 13:44
Bem, como e Pequeno Jr já respondeu quase tudo, vai apenas a dica pra não gastar antes de pesquisar aqui. Em relação à suspensão dianteira, com uma chave de cachimbo 12mm aperta umas 3 ou 4 voltas os parafusos que ficam no suporte das barras de torção (mais ou menos embaixo dos bancos dianteiros, porém no chassis). Os batentes, compra um par dos batentes dianteiros da Ranger 2005 em diante e troca. Os amortecedores deixa por último, porém se ainda ficar batendo seco quando a roda abaixa em algum buraco, então está na hora de trocá-los mesmo.
O aquecimento é bom conferir o ponto da bomba pois se estiver atrasada o motor irá aquecer muito e andar pouco com pouca fumaça. Até junta do cabeçote estragada pode ocasionar isso. Estás rodando com fluído no radiador? Experimente drenar e colocar somente água para testar. A hélice do ventilador está justa ou com folga? se estiver com folga ela não trabalha direito.
Sobre ferver, manda "varetar" o radiador e o intercooler. Depois tira a válvula termostática e coloque-a numa panela com água quente p/ ver se está abrindo direitinho (este último é rapidinho).
Abra também a bomba dágua e veja os "dentes" (estrias) dela... Não podem estar pequenas demais. Muitas vezes andam só com água de torneira (com cloro) o q acaba enferrujando e diminuindo o tamanho dos dentes dela, tornando-a ineficiente.
Sobre o cabeçote rebaixado, pode ser ou não, dependendo do tanto q rebaixaram. Um ou dois mm não interfere muito. Abaixar um ou 2mm faz é ajudar aumentando a compressão e economizando diesel. Mais q 2mm pode aquecer. Se for este item com problema é mais complicado, pois é necessário retirá-lo e medi-lo.
Sobre as molas, em qq moleiro-torneiro é possível colocar/trocar calços e/ou lâminas a mais. Lâminas a mais é melhor, porém fica + dura. Se vc trocar lâminas, aproveita e troque as buchas.
Daniel
ela esta fervendo....
quando pisa forte nela....
ja trocamos valvula termostatica
[...]
parece q esse cabeçote é plainado... ou seja rebaixado...
será q pode ser isso q esta fazendo a temperatura aumentar???
[...]
como vamos trocar as molas nao tem como colocar alguma mola q levante um pouco a suspensao??? ou pra colocar uma mola desse tipo teria q trocar mais alguma coisa??
[...]
Valéria BH
11/03/2008, 14:25
VAleria,
Como anda a sua Ranger?? Já conheceu o pessoal aqui do Fórum ai de BH? Marcelão, Walter e etc? Se não, tente conhecer pois o pessoal é 10 !!!
e se for possível, participe do encontro do fórum que vai acontecer em visconde de Maua agora na semana santa.
Abraços
Brigado pela lembrança !!!!!!!!!!!:concordo:
Bem a viatura anda bem mais legal depois de mais uns probleminhas como luzinha do teto que não apaga , bateria ferrada etc ......
Não conheci o pessoal de BH pois n paro por aki fim de semana
( vou p/ roça ) mas quando tiver um encontro por aki tô dentro !!!!
Quanto a Visconde de Maua não v dar mas vai uma super dica !!!
:mrgreen: Visitem Maringá e Maromba que são depois de Visconde são 2 cidadezinhas lindas com um rio super limpo que passa nelas é SHOWWWWWWW !!!!!!!!
Valeu e um abraço !!!!!!!!!!!:dance:
Edintruder
11/03/2008, 16:12
No motor HSD se tirar 2mm tira as válvulas junto, então quando esse cabeçote é aplainado tem que colocar a junta mais grossa para compensar, senão o pistão vai pegar nas válvulas.
A dianteira dá para erguer cerca de 4cm só na regulagem original da suspensão dianteira, e na traseira normalmente não se mexe pois ela fica parelha com a dianteira nesse ajuste.
Sobre ferver, manda "varetar" o radiador e o intercooler. Depois tira a válvula termostática e coloque-a numa panela com água quente p/ ver se está abrindo direitinho (este último é rapidinho).
Abra também a bomba dágua e veja os "dentes" (estrias) dela... Não podem estar pequenas demais. Muitas vezes andam só com água de torneira (com cloro) o q acaba enferrujando e diminuindo o tamanho dos dentes dela, tornando-a ineficiente.
Sobre o cabeçote rebaixado, pode ser ou não, dependendo do tanto q rebaixaram. Um ou dois mm não interfere muito. Abaixar um ou 2mm faz é ajudar aumentando a compressão e economizando diesel. Mais q 2mm pode aquecer. Se for este item com problema é mais complicado, pois é necessário retirá-lo e medi-lo.
Sobre as molas, em qq moleiro-torneiro é possível colocar/trocar calços e/ou lâminas a mais. Lâminas a mais é melhor, porém fica + dura. Se vc trocar lâminas, aproveita e troque as buchas.
Daniel
ftartari
11/03/2008, 20:22
Pequeno jr
Vamos começar pelos esquentes. Vc disse que deu pau na turbina e no cabeçote. Os esquentes podem ter algum problema relacionado a isso. Além deles, pode estar ligados a bomba injetora, radiador ou Intercooler sujos.
Para ir eliminando fatores, mande o radiador e intercooler serem limpos em alguma loja especializada.
vou seguir os conselhos do Pequeno jr e verificar tudo isso
Edintruder
O aquecimento é bom conferir o ponto da bomba pois se estiver atrasada o motor irá aquecer muito e andar pouco com pouca fumaça. Até junta do cabeçote estragada pode ocasionar isso. Estás rodando com fluído no radiador? Experimente drenar e colocar somente água para testar. A hélice do ventilador está justa ou com folga? se estiver com folga ela não trabalha direito.
Não esta rodando com fluido....
antes de tirar a bomba de agua vou verificar o radiador como o amigo recomendou
e que historia é essa de ANDAR POUCO COM POUCA FUMACA???
como deve ser a fumaça que sai no escapamento?
ela nao sai mta fumaca
como sei q a bomba pode estar desregulada?
agora tenho q testar isso tudo pq pode ate ser o problema do cabecote rebaixado
nao pode ser q esteja com junta original???
qdo o turbo estourou foi um cara que mechia so com mercedes e montou o motor e trocou as pecas....
nao entendia de diesel
tem muita coisa pra verificar....
eu mesmo vou mecher nela agora.... tenho experiencia em mecanica de carros... mas eu mesmo quero mecher pra nao ser sacaneado e economizar uma grana... $
preciso de alguma coisa fora isso pra desmontar a suspensao da ranger? (pelo menos a da frente)
- jogo chaves boca, estrela completo
-macaco
-cavaleta
-encolhedor de mola
-alavanca
oq nao tiver vou comprar....
existe algum amortecedor q os amigos recomendariam???
algum que melhore algum aspecto em relacao ao original....
se os batentes estiverem ruins ja vou colocar os da Ranger 2005.
as molas vou ter q trocar tb pq da pra sentir q estao cansadas...
nao tem alguma mola melhor pra por? ou maior pode?
vou colocar calços pra levantar a cabine... alguma recomendacao??
so li o topico agora.... e a tarde tava andando com a caminhonete....
ela tava fria... liguei, andei +- 2 km parei 10 min num lugar... qdo tava voltando dei uma "karkada" na bixa e ela logo foi pro vermelho de uma VEZ! .... entao vim devagarinho ate em casa.... jogou agua fora pela tampa (que é nova)
vou verificar e continuar postando aki os resultados
obrigado a todos que responderam
fiquei surpreendido com a quantidade de respostas.... vejo que este forum é de ótima qualidade e nivel... parabens
abraco
shimomoto
11/03/2008, 21:46
:mrgreen: Bem vindo ao mundo dos Diesel ..........
Parece que sofrer com a primeira Ranger não é coisa só de mulher ....hehehehehehe
Paciencia e gastar dinheiro são coisas que aprendi com a minha que é 2001 CD 4x4 , depois de alguns meses que aconteceram de tudo :
bateria arriada , problemas no cardã , luzinha do teto que não apagava , bóia do tanque estragou , revisão completa da suspensão , cambagem de 400,00 e por ai vai .......
Mas não desanime que o carro é 10 é só colocar a viatura no seu jeito, aqui vc encontrar uma galera que entende PACAS de mecanica
( O Edintruder e o Walter de BH são alguns :concordo:!!! ) . Quanto ao carro acho q a manutenção é cara e quem vai vender acaba com o carro antes e sobra para os novos proprietários ......
Um abraço e bem vindo !!!!!!!!!:palmas::palmas::palmas:
Valéria, que bom que você voltou!
Outro dia tinha mesmo falado que vopcê tinha sumido!
Bom regresso
Abraços
Pedro-GO
11/03/2008, 22:13
so li o topico agora.... e a tarde tava andando com a caminhonete....
ela tava fria... liguei, andei +- 2 km parei 10 min num lugar... qdo tava voltando dei uma "karkada" na bixa e ela logo foi pro vermelho de uma VEZ! .... entao vim devagarinho ate em casa.... jogou agua fora pela tampa (que é nova)
ftartari
da uma olhada na mangueira do radiador,aquela fininha
que vai para o reservatorio.
se tiver entupida faz isso.
DieselPower
13/03/2008, 22:49
Chiiiiiiii....
Mais uma aquecendo? Motor estourou?
Kit Gelo da Ford Já!!!
ftartari
15/03/2008, 09:15
aonde fica a termostati ca??? oq tenho q tirar pra rancar fora???
eu vou deixar sem pra fazer um teste,
posso deixar sem pra sempre???
aproveitando.... qual a faixa de temperatura q o motor dessa ranger trabalha??
no meio? pra cima antes do vermelho:????? onde?
:mrgreen:
Walter L. L. Casitta
15/03/2008, 11:52
aonde fica a termostati ca??? oq tenho q tirar pra rancar fora???
eu vou deixar sem pra fazer um teste,
posso deixar sem pra sempre???
Nenhum motor pode ficar se a válvula termostática. Por que você não experimenta colocar uma nova?
Edintruder
15/03/2008, 12:16
A Ranger super aquece se ficar sem a válvul termostática.
No painel, o uso normal (passeando) fica no pé da escala, na estrada com meio pé fica em cerca de 1/4 da escala e pé no fundo derretendo tudo chega no meio.
ftartari
15/03/2008, 17:11
A Ranger super aquece se ficar sem a válvul termostática.
No painel, o uso normal (passeando) fica no pé da escala, na estrada com meio pé fica em cerca de 1/4 da escala e pé no fundo derretendo tudo chega no meio.
aki sem acelerar ja tah derretendo uhauhuhauhauhuha
vou verificar a valvula termostatica.... pq parece q o mecanico tirou ela!
aonde fica??? pra mim ver se ela esta la... se nao estiver vou colocar e se estiver vou tirar so pra ver no que vai dar....
abraco
Edintruder
15/03/2008, 18:39
Fica em cima do motor na frente, logo em cima do ventilador, em uma peça que faz uma volta de 180° e tem um parafuso alem de plástico preto. É só soltar a mangueira e tirar dois parafusos 10mm um em cima que sai fácil e o de baixo que é f!!! de tirar.
João Fellipe
16/03/2008, 11:05
A minha ta igual a do edintruder a escala igualzinha achei a principio que estava ruim mais vi umas outras e o ponteiro se comporta como o edintruder falou, ja empurrei o pé e nada de esquentar! até agora to gostando do motor.
abraços
Victor Hugo
16/03/2008, 11:29
Galera quem pode me ajuda.. sou novo no site e estou pensando em trocar minha Ranger 95 Xl V6 4.0 por uma XLT 98 V6 Kit gas carroceria 7 pés e TRAÇÃO 4x4... a minha duvida eh... como eu sei que a 4x4 esta funcionando ou nao?!?!?!... assim.. eu liguei a traçao 4x4 e detectou no painel ... e fez um barulho diferente de como pareceu que ligou mesmo... soh que na hora que eu tentei ligar a maxima.. que eh 4x4 Very High... alguma coisa assim... nao detectou no painel... eu pisei na embreagwem tudo certinho... nao pisei nos freios pq eu nao sabia ate agora de manha que precisava apertar os freios... a minha duvida eh... essa ranger que to querendo pegar aih...
1º- Como eu sei que atraçao dela esta funcionando ou nao? (todos os tipos de traçao)
2º- eu vi em alguns topicos que da basntante problema naquelas que tem que soltar a roda alguma coisa assim... queriam que me esplicasse como funciona isso... bom eh isso... sou novato no assunto 4x4...
Victor Hugo
16/03/2008, 11:31
Valéria, que bom que você voltou!
Outro dia tinha mesmo falado que vopcê tinha sumido!
Bom regresso
Abraços
Galera quem pode me ajuda.. sou novo no site e estou pensando em trocar minha Ranger 95 Xl V6 4.0 por uma XLT 98 V6 Kit gas carroceria 7 pés e TRAÇÃO 4x4... a minha duvida eh... como eu sei que a 4x4 esta funcionando ou nao?!?!?!... assim.. eu liguei a traçao 4x4 e detectou no painel ... e fez um barulho diferente de como pareceu que ligou mesmo... soh que na hora que eu tentei ligar a maxima.. que eh 4x4 Very High... alguma coisa assim... nao detectou no painel... eu pisei na embreagwem tudo certinho... nao pisei nos freios pq eu nao sabia ate agora de manha que precisava apertar os freios... a minha duvida eh... essa ranger que to querendo pegar aih...
1º- Como eu sei que atraçao dela esta funcionando ou nao? (todos os tipos de traçao)
2º- eu vi em alguns topicos que da basntante problema naquelas que tem que soltar a roda alguma coisa assim... queriam que me esplicasse como funciona isso... bom eh isso... sou novato no assunto 4x4...
ftartari
16/03/2008, 12:38
Entao....
verifiquei q ela realmente esta sem a valvula termostatia... o mecanico rancou... vcs disseram q sem a valvula ela esquenta... vou colocar uma nova e ver se soluciona... verifiquei tb q o radiador esta todo amassetado.... impedindo a passagem do ar... vou mandar tb o radiador e o intercooler pra varetar e limpar.
hje tb troquei as buchas da barra estabilizadora... como eh domingo e nao tem nada aberto coloquei as buchas do opala... R$ 3,50
ficou ótimo, parou com o barulinho q parecia um sininho... perfeito!
levantei ela tb no maximo na barra de torcao... ajudou muito pq ela estava muito mole.... agora do pneu ateh o paralama tem 18cm
ela esta rodando com os pneus Scorpio AD
Qual a pressao deles pra andar na cidade sem peso???????????????????? atualmente esta com 28.
obrigado!
DieselPower
16/03/2008, 14:54
Victor Hugo: Você deve estar se referindo a 4x4 Low, esta vai engatar apenas em ponto morto (ou com embreagem acionada) e com o "veículo parado". Você estava parado quando fez o teste?
Ftartari: Scorpion AD? , Desculpea, mas não conhecço este modelo. Não seria AT? Qual a medida?
Victor Hugo
16/03/2008, 23:28
intao... eu tava parado com ela.. pq uma traçao que eh a do meio... nao me lembro o nome... eu me lembro que písei na embreagem e marco no painel... agora a ultima traçao eu tava pisando na embreagem sim.. pq eu fiquei com medo de engata ela e tentei liga nao deu em nda... mas aih.. pode intao liga a traçao sem pisar na embreagem... essa eh nova pra min...
valew mesmo pela dica.... jah tah ajudando... qdo for ver ela de novo vou fazer esse teste aih..
valew mesmo..
abraço..
ffiuizz
Edintruder
16/03/2008, 23:32
Baita caminhonete!
Segura o freio e a embreagem para engatar o 4x4low. Para testar, torce a direção e anda pra frente ou pra trás com o 4x4hi (de preferência) por cerca de 1 metro. Ao mover o veículo em curva com a tração acoplada, o veículo tem que "freiar", por causa da diferença de giros entre o dif diant e o dif tras. Se fizer na pedra anda no máximo 1 metro nessa condição de curva, se testares em chão de saibro, areia ou pedra molhada pode andar sem problema, porém esse efeito de travar o veículo é normal e é sinal que as 4 rodas têm tração.
Victor Hugo
18/03/2008, 01:16
olha.. mto interessante essa sua dica.. mas tenho duvidas e mais duvidas.. se eu liga a traçao eu vou poder andar um metro com ela no asfalto?!?!?!... pra vc ve como eu entendo bem de 4x4.. uhauhauhahu.. eu vou lah hj a tarde pra ver ela de novo... daih eu vou andar com ela e tentar fazer esse teste aih vamos ver no que dah... se eu ver que nada adiantou aih eu levo no mecanico pra eles da uma olhada... aih Edintruder vc que tem uma aih e que esta me ajudando aih com essa dica aih.. eh caro a manutençao dela ou nao?!?!?!... a manutençao que eu digo eh tipo assim... quebra facil.. estrga mto esse negocio de 4x4.. to curioso assim pra eu nao fazer nenhuma bestera e algo que va me arrepende depois... aih to esperando uma resposta.. nao soh sua e de mais alguem que tenha e possa a me aconselhar aih... valew.. essa minha 95 to sofrendo com ela pq eh antiga, 98 eh um pouco tb mais nem tanto qto a 95...
se puder me ajudar eu agradeço....
abraços..
ffuiizzz
João Fellipe
18/03/2008, 12:00
A Fernanda está a 1 mês comigo, é minha primeira a oleo (carro anterior um corsinha 1.0 ) adorei a caminhonete, nao posso dar ideia em relação a manutenção, mais o resto é perfeita a minha ta fazendo média de 11.5 km/l e a tração é boa nao é uma land rover mais é legal mesmo, da pra brincar, e a o ideal é não andar com a 4x4hi ou low em terreno duro (asfasto, pedra e tal) pq a ranger nao tem diferencial central e os 2 (dianteiro e traseiro ) tem relações diferentes logo as da frente giram diferentes da de tras por isso num terreno duro fica forçando todo o sistema da 4x4, ja na areia e lama nas as rodas da frente podem "patinar" na lama nao forçando o sistema!
Abraços e quando comprar vá devagar com a 4x4 entenda o carro primeiro, e se tiver andando com a 4x4HI e tiver fedendo embreagem quiemada use a 4x4LOW embreagem de ranger custa em torno de 1000 pratas entao cuide da sua!
Allan Nielsen
18/03/2008, 15:05
e a o ideal é não andar com a 4x4hi ou low em terreno duro (asfasto, pedra e tal) pq a ranger nao tem diferencial central e os 2 (dianteiro e traseiro ) tem relações diferentes logo as da frente giram diferentes da de tras por isso num terreno duro fica forçando todo o sistema da 4x4, ja na areia e lama nas as rodas da frente podem "patinar" na lama nao forçando o sistema!
João, o que vc quer dizer com "os 2 (dianteiro e traseiro ) tem relações diferentes" ?
Acho que tem uma pequena confusão, os dois diferenciais (dianteiro e traseiro) tem exatamente a mesma relação.
O problema acontece em curvas fechadas, onde a roda traseira "fecha" a curva, tendo um giro diferente da roda dianteira, e nesta situação ha um esforço do conjunto pois os dois diferenciais estão interligados pela caixa de transferencia e TEM que girar na mesma velocidade. Em pisos de pouca aderencia uma das rodas escorrega equilibrando a velocidade dos diferenciais, nos pisos de boa aderencia este escorregamento é dificultado forçando todo o conjunto.
abs
Edintruder
18/03/2008, 15:52
Victor, a Ranger é muito robusta e quase não dá problemas. A manutenção é muito barata também. Não te assusta.
O lance de andar cerca de 1 metro pode ser no asfalto sim, é só para sentir se o sistema acoplou a tração dianteira.
O 4x4 da Ranger quanto mais usa menos chance de dar problemas existe. É pra usar sem medo pois se não usar aí começam os problemas.
João Fellipe
19/03/2008, 02:32
João, o que vc quer dizer com "os 2 (dianteiro e traseiro ) tem relações diferentes" ?
Acho que tem uma pequena confusão, os dois diferenciais (dianteiro e traseiro) tem exatamente a mesma relação.
O problema acontece em curvas fechadas, onde a roda traseira "fecha" a curva, tendo um giro diferente da roda dianteira, e nesta situação ha um esforço do conjunto pois os dois diferenciais estão interligados pela caixa de transferencia e TEM que girar na mesma velocidade. Em pisos de pouca aderencia uma das rodas escorrega equilibrando a velocidade dos diferenciais, nos pisos de boa aderencia este escorregamento é dificultado forçando todo o conjunto.
abs
Caro amigo, muito obrigado eu viajei, falei besteira mesmo, pelos calculos que fiz aki agora com calma notei isso, mais nao estou seguro dos calculos nao porem eles estão apontando para o que vc falou, obrigado pela correção e eu viajei pra caramba agora uahuhauhauahuahauhauha foi mal mesmo!!! assumo o erro do post anterior!!!! abraços
Victor Hugo
19/03/2008, 08:49
aih... com essas dics aih me ajudaram bastante... eu consegui liga todas as traçao dela ontem (ranger) e decidi que vou comprar mesmo... tem alguns defeitinhos mais nada de tao grave... bem lokona a caminhote... tem um Senhor motor... mais tenho mais duvidas... qdo eu ligo as traçao... pra entra em um areião por exemplo qual a velocidade que tenho que anda?.... isso eu nao sei...
abraços a todos e mtuissimo obrigado pelas dicas..
ffuizzzz
Edintruder
19/03/2008, 10:37
aih... com essas dics aih me ajudaram bastante... eu consegui liga todas as traçao dela ontem (ranger) e decidi que vou comprar mesmo... tem alguns defeitinhos mais nada de tao grave... bem lokona a caminhote... tem um Senhor motor... mais tenho mais duvidas... qdo eu ligo as traçao... pra entra em um areião por exemplo qual a velocidade que tenho que anda?.... isso eu nao sei...
ffuizzzz
Victor, desculpe a pretenção, porém evita escrever em linguagem de "orkut" nesse fórum pois a maioria do pessoal não está acostumado, e muito menos eu, e dessa forma temos que ler 4 vezes cada mensagem postada para entender o verdadeiro sentido da postagem. (referência às mensagens anteriores)
Olha se essa Ranger tem o manual do proprietário, se tiver dá uma lida nele pois explica direitinho como funciona a tração.
Esse sistema de acionamento da tração tem um gerenciamento eletrônico que faz alguns bloqueios de segurança.
4x4Hi, entra em qualquer situação desde que a velocidade máxima seja inferior a 90km/h, mas depois disso pode acelerar mais que não tem galho.
4x4Low, entra com o freio e embreagem acionados e velocidade inferior a 5km/h.
Se estiveres andando e vais passar em algum terreno ruim liga a 4x4hi, se parar e tiver que manobrar, rebocar, ou apenas andar em terreno muito pesado ou em velocidade muito baixa usa a 4x4Low pois poupa a embreagem. Na dúvida reduz!
O bom para aprender é te meter em uns lugares ruinzinhos até pegar a manha da coisa toda.
Abração!
dudas_308w
26/03/2008, 12:36
tenho uma pancada de manuais em ingles e portugues.
acho que o manual é leitura obrigatória antes de por o pé dentro do carro.
Nao é chatice nao, e genero de primeira necessidade.
quem nao tiver, peça, que mando p/ o mail o PDF.
A proposito, esse forum é o "pai dos burros" total. Passei pela encrenca da cambagem na segunda, e como nao podia deixar de ser, achei a soluçao em mensagens antigas da comunidade.
saudaçoes a todos.
shimomoto
26/03/2008, 21:11
tenho uma pancada de manuais em ingles e portugues.
acho que o manual é leitura obrigatória antes de por o pé dentro do carro.
Nao é chatice nao, e genero de primeira necessidade.
quem nao tiver, peça, que mando p/ o mail o PDF.
A proposito, esse forum é o "pai dos burros" total. Passei pela encrenca da cambagem na segunda, e como nao podia deixar de ser, achei a soluçao em mensagens antigas da comunidade.
saudaçoes a todos.
X2!!!!!!!!!!!!!
A encrenca das cambagens também foi o fórum que me salvou. A minha, com 20 mil km precisou de cambagem e chegaram a sugerir colocá-la no gabarito. Não me conformei e colocar um carro com 6 meses de uso no gabarito e achei a solução aqui no fórum.
Abraços
ftartari
27/03/2008, 19:35
Obrigado pelas respostas....
olha agora oq aconteceu:
a ranger estava com problemas de aquecimento....
mandei varetar o radiador e o intercooler como o amigo recomendou....
ela melhorou um pouco mas continuava fervendo.... andei por 1 hora na cidade sem ferver....
entao achei q dava pra viajar....
entao saimos de sao paulo com destino a marilia.... de noite (pensei entao ser melhor ainda pra nao ferver rsrsr)
a viagem foi um desastre... depois de 30 km ela ferveu!!!! e ela ferve assim
a temp tah no meio e do nada vai pro vermelho de uma vez... tivemos q ir parando de 10 em 10 km... e a 120 km de sao paulo resolvemos voltar... foi entao q notei algo muito estranho....
uma hora q ela ferveu paramos... e notei q o radiador estava GELADO!
soltamos a pressao e logo ele esquentou com tudo!
resumindo.... o motor estava vazando compressao pra dentro do sistema de arrefecimento.... entao enchia de ar e qdo fazia uma bolha na bomba d`agua ela parava de bombear... e fervia...
pra conseguir voltar (pq nao estava dando nem pra andar) resolvemos deixar a tampa do reservatorio solta, pra ir saindo a pressao q o motor tava jogando pra dentro
FUNCIONOU!
ela nao esquentou mais... so q tinhamos q parar pra completar a agua...
foi qdo chegando em SP (+-30km) agente nao parou, mas ficamos de olho na temp q nao saia do meio...
e a 5 km de casa... andando a uns 90km/h escutei um barulho estranho... como um motor batendo....
entao pisei na embreagem e o motor morreu...
no meio de um transito pesado... no embalo ainda tentei dar partida e nada!
na hora pensei
FUDEU!
encostamos... qdo abrimos o capo o motor tava cheirando olho queimado.. estava mto quente!
nao dava partida, tava pesadão.
esperamos uns 20 min ele esfriar e entao girei partida... pegou e fomos colocando agua com o motor ligado beeem devagarinho....
chegamos em casa e no outro dia ela foi pra oficina...
Resultado:
a junta do cabecote estava destruida e grudada no bloco....
o cabecote foi pra retifica fazer teste de trinca e ver se tinha empenado (o cabecote ja era recondicionado qdo compramos)
ai ai ai.... ja estou esperando o pior, q ele nao tera conserto...
o mecanico disse q o outro q tinha tirado o cabecote (isso numa viajem tb) pra recolocar o selo d'agua q tinha pulado fora colocou a mesma junta....
falou tb q cabecote recondicionado ou plainado nesse motor nao da certo...
provavelmente amanha fico sabendo oq aconteceu...
fizemos ate uns videos nas paradas hauha vou colocar no youtube e posto o link... comedia
Edintruder
27/03/2008, 21:17
Que encrenca!!!
Se fosse L200 quando o motor morreu pesadão teria condenado as bronzinas todas e virabrequim...
O cabeçote até tem retífica, porém tem que colocar uma junta mais grossa. Tem essa junta original pra vender e custa o mesmo preço da normal.
ftartari
27/03/2008, 21:37
pois é....
o problema eh q esse cabeçote ja foi plainado... nao sei nao se vai dar pra plainar de novo... tomara q nao esteja trincado tb.
meu cabecote da ranger 3.0 tambem trincou(corrosao) no pe da sede de escape ai era so acelera um pouco que borbuilhava o reservatorio. fiz o serviço de recondicionamento com o camacho de ourinhos mas deu pau de novo hj passei o dia retirando ele.
Cachoeira
07/02/2011, 21:33
Caros foristas,
Estou aproveitando este tópico para colocar um problema que, de repente, alguém já tenha se deparado com ele.
Tenho uma ranger modelo novo - 2009/2010 - 3.0 - com 25.000 km rodados . Ontem, viajando à noite, após uns 80 km rodados, o indicador luminoso de temperatura no painel acendeu (embora o ponteiro indicador de temperatura estivesse normal no meio da escala). Em seguida o ponteiro marcador de temperatura caiu ao zero de sua escala (onde está a letra C) e foi ao máximo da escala (onde esta a letra H) voltando, em seguida ao meio da escala (tudo isso quase instantaneamente). Quando ele voltou ao centro de escala a luz do painel apagou ficando novamente tudo "normal". Parei o carro abri o capô (proximo a um poste na rodovia) e verifiquei que a água estava normal sem sinais se sobreaquecimento dando a entender um "alarme falso". Prossegui viagem (com ótimo funcionamento) e depois de uns 60km o fato se repetiu e ficou tudo "normal" novamente. Estou com o carro na garantia mas confesso não gosto que fiquem mexendo nele (receio de me arrumarem outros problemas). Devo levá-lo para rastrear mas caso alguém saiba se algo será muito bem vinda a informação.
(obs: esta incogonita lancei tb em outro tópico do forum)
Grato a todos.
Maranguas
07/02/2011, 21:41
Caros foristas,
Estou aproveitando este tópico para colocar um problema que, de repente, alguém já tenha se deparado com ele.
Tenho uma ranger modelo novo - 2009/2010 - 3.0 - com 25.000 km rodados . Ontem, viajando à noite, após uns 80 km rodados, o indicador luminoso de temperatura no painel acendeu (embora o ponteiro indicador de temperatura estivesse normal no meio da escala). Em seguida o ponteiro marcador de temperatura caiu ao zero de sua escala (onde está a letra C) e foi ao máximo da escala (onde esta a letra H) voltando, em seguida ao meio da escala (tudo isso quase instantaneamente). Quando ele voltou ao centro de escala a luz do painel apagou ficando novamente tudo "normal". Parei o carro abri o capô (proximo a um poste na rodovia) e verifiquei que a água estava normal sem sinais se sobreaquecimento dando a entender um "alarme falso". Prossegui viagem (com ótimo funcionamento) e depois de uns 60km o fato se repetiu e ficou tudo "normal" novamente. Estou com o carro na garantia mas confesso não gosto que fiquem mexendo nele (receio de me arrumarem outros problemas). Devo levá-lo para rastrear mas caso alguém saiba se algo será muito bem vinda a informação.
(obs: esta incogonita lancei tb em outro tópico do forum)
Grato a todos.
Deve ter algum sensor com defeito ou problema de aterramento. Esse problema pra mim é novidade por aqui