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Convex Datacenter
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  • #1
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    10/03/2008
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    Talking Ranger... Varias incógnitas....




    Olá pessoal!

    Sou totalmente novato nesse negocio de diesel... esse é o meu primeiro post no forum....

    Temos uma Ranger 99/00 Argentina a diesel.... 4x4, cab. dupla....

    ela esta fervendo....
    quando pisa forte nela....

    ja trocamos valvula termostatica, e ontem a tampa do reservatorio q nao estava mto boa.... so q ontem a noite fomos dar uma testada nela.... e andamos pisando forte.... a temperatura sobe de uma vez e vai pro vermelho!!!!
    a ventoina esta tudo certo....

    a uns meses atras ela estourou o turbo e caiu pedacos dentro do cilindro, podem imaginar oq aconteceu....
    turbo, pistoes, cabeçote tudo novo
    na verdade o cabeçote eh recondicionado....

    agora...
    parece q esse cabeçote é plainado... ou seja rebaixado...
    será q pode ser isso q esta fazendo a temperatura aumentar???
    eu nao entendo muita coisa de diesel... de motores de carro sim... mas mta coisa nao se aplica....


    a suspensao dela tb nao esta boa... passamos nos quebramolas e ela vai la embaixo.... agente sente batendo alguma coisa embaixo... parece q esta embaixo dos pes...
    esta muito mole.... creio q as molas dela devem estar cansadas...
    e uns estralos na suspensao...
    nós vamos fazer a suspensao dela inteira...
    Gostariamos de colocar uns amortecedores q fossem mais robustos...
    andei vendo uns como esse:
    http://www.ciashop.com.br/garra4x4/p...&pf%5Fid=AM030
    oq acham?

    como vamos trocar as molas nao tem como colocar alguma mola q levante um pouco a suspensao??? ou pra colocar uma mola desse tipo teria q trocar mais alguma coisa??

    eh so mesmo dar uma levantada pq nao vamos colocar pneus mto grande pq esse motor dela 4 cilindros parece q deixa a desejar.

    ultima coisa....
    os amigos poderiam me recomendar alguma oficina honesta e que realmente o pessoal entenda de caminhonete? so tenho passado na mão de mecânicos q nao conseguem dar jeito nela....


    me desculpem pelo post longo.... mas as duvidas são grandes.

    um grande abraço a todos

  • #2
    Usuário Avatar de Pequeno jr
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    Mano,
    Vamos começar pelos esquentes. Vc disse que deu pau na turbina e no cabeçote. Os esquentes podem ter algum problema relacionado a isso. Além deles, pode estar ligados a bomba injetora, radiador ou Intercooler sujos.

    Para ir eliminando fatores, mande o radiador e intercooler serem limpos em alguma loja especializada.

    Não sendo isso, vá para bomba injetora, sua Ranger pode estar fora do ponto.

    Não sendo isso, ai será o cabeçote.

    Supensão pode começar pelos amortecedores e batentes que pelo visto já era na sua Ranger. Revise tbm buxas e balanças. O Bantente, coloque o da Ranger acima de 2004 que melhora bastante a dirigibilidade dela. E para aumentar a altura da Frente, é so vc regular a barra de torção.

    Boa sorte e precisando é so perguntar.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #3
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    Thumbs up

    Bem vindo ao mundo dos Diesel ..........


    Parece que sofrer com a primeira Ranger não é coisa só de mulher ....hehehehehehe
    Paciencia e gastar dinheiro são coisas que aprendi com a minha que é 2001 CD 4x4 , depois de alguns meses que aconteceram de tudo :
    bateria arriada , problemas no cardã , luzinha do teto que não apagava , bóia do tanque estragou , revisão completa da suspensão , cambagem de 400,00 e por ai vai .......
    Mas não desanime que o carro é 10 é só colocar a viatura no seu jeito, aqui vc encontrar uma galera que entende PACAS de mecanica
    ( O Edintruder e o Walter de BH são alguns !!! ) . Quanto ao carro acho q a manutenção é cara e quem vai vender acaba com o carro antes e sobra para os novos proprietários ......

    Um abraço e bem vindo !!!!!!!!!

  • #4
    Usuário Avatar de Pequeno jr
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    VAleria,

    Como anda a sua Ranger?? Já conheceu o pessoal aqui do Fórum ai de BH? Marcelão, Walter e etc? Se não, tente conhecer pois o pessoal é 10 !!!

    e se for possível, participe do encontro do fórum que vai acontecer em visconde de Maua agora na semana santa.

    Abraços
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #5
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    Bem, como e Pequeno Jr já respondeu quase tudo, vai apenas a dica pra não gastar antes de pesquisar aqui. Em relação à suspensão dianteira, com uma chave de cachimbo 12mm aperta umas 3 ou 4 voltas os parafusos que ficam no suporte das barras de torção (mais ou menos embaixo dos bancos dianteiros, porém no chassis). Os batentes, compra um par dos batentes dianteiros da Ranger 2005 em diante e troca. Os amortecedores deixa por último, porém se ainda ficar batendo seco quando a roda abaixa em algum buraco, então está na hora de trocá-los mesmo.

    O aquecimento é bom conferir o ponto da bomba pois se estiver atrasada o motor irá aquecer muito e andar pouco com pouca fumaça. Até junta do cabeçote estragada pode ocasionar isso. Estás rodando com fluído no radiador? Experimente drenar e colocar somente água para testar. A hélice do ventilador está justa ou com folga? se estiver com folga ela não trabalha direito.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #6
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    válvula

    Sobre ferver, manda "varetar" o radiador e o intercooler. Depois tira a válvula termostática e coloque-a numa panela com água quente p/ ver se está abrindo direitinho (este último é rapidinho).

    Abra também a bomba dágua e veja os "dentes" (estrias) dela... Não podem estar pequenas demais. Muitas vezes andam só com água de torneira (com cloro) o q acaba enferrujando e diminuindo o tamanho dos dentes dela, tornando-a ineficiente.

    Sobre o cabeçote rebaixado, pode ser ou não, dependendo do tanto q rebaixaram. Um ou dois mm não interfere muito. Abaixar um ou 2mm faz é ajudar aumentando a compressão e economizando diesel. Mais q 2mm pode aquecer. Se for este item com problema é mais complicado, pois é necessário retirá-lo e medi-lo.

    Sobre as molas, em qq moleiro-torneiro é possível colocar/trocar calços e/ou lâminas a mais. Lâminas a mais é melhor, porém fica + dura. Se vc trocar lâminas, aproveita e troque as buchas.

    Daniel

    Citação Postado originalmente por ftartari Ver Post

    ela esta fervendo....
    quando pisa forte nela....

    ja trocamos valvula termostatica

    [...]
    parece q esse cabeçote é plainado... ou seja rebaixado...
    será q pode ser isso q esta fazendo a temperatura aumentar???

    [...]
    como vamos trocar as molas nao tem como colocar alguma mola q levante um pouco a suspensao??? ou pra colocar uma mola desse tipo teria q trocar mais alguma coisa??

    [...]

  • #7
    Usuário Avatar de Valéria BH
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    Talking

    Citação Postado originalmente por Pequeno jr Ver Post
    VAleria,

    Como anda a sua Ranger?? Já conheceu o pessoal aqui do Fórum ai de BH? Marcelão, Walter e etc? Se não, tente conhecer pois o pessoal é 10 !!!

    e se for possível, participe do encontro do fórum que vai acontecer em visconde de Maua agora na semana santa.

    Abraços

    Brigado pela lembrança !!!!!!!!!!!

    Bem a viatura anda bem mais legal depois de mais uns probleminhas como luzinha do teto que não apaga , bateria ferrada etc ......
    Não conheci o pessoal de BH pois n paro por aki fim de semana
    ( vou p/ roça ) mas quando tiver um encontro por aki tô dentro !!!!
    Quanto a Visconde de Maua não v dar mas vai uma super dica !!!
    Visitem Maringá e Maromba que são depois de Visconde são 2 cidadezinhas lindas com um rio super limpo que passa nelas é SHOWWWWWWW !!!!!!!!

    Valeu e um abraço !!!!!!!!!!!

  • #8
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    No motor HSD se tirar 2mm tira as válvulas junto, então quando esse cabeçote é aplainado tem que colocar a junta mais grossa para compensar, senão o pistão vai pegar nas válvulas.

    A dianteira dá para erguer cerca de 4cm só na regulagem original da suspensão dianteira, e na traseira normalmente não se mexe pois ela fica parelha com a dianteira nesse ajuste.


    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    Sobre ferver, manda "varetar" o radiador e o intercooler. Depois tira a válvula termostática e coloque-a numa panela com água quente p/ ver se está abrindo direitinho (este último é rapidinho).

    Abra também a bomba dágua e veja os "dentes" (estrias) dela... Não podem estar pequenas demais. Muitas vezes andam só com água de torneira (com cloro) o q acaba enferrujando e diminuindo o tamanho dos dentes dela, tornando-a ineficiente.

    Sobre o cabeçote rebaixado, pode ser ou não, dependendo do tanto q rebaixaram. Um ou dois mm não interfere muito. Abaixar um ou 2mm faz é ajudar aumentando a compressão e economizando diesel. Mais q 2mm pode aquecer. Se for este item com problema é mais complicado, pois é necessário retirá-lo e medi-lo.

    Sobre as molas, em qq moleiro-torneiro é possível colocar/trocar calços e/ou lâminas a mais. Lâminas a mais é melhor, porém fica + dura. Se vc trocar lâminas, aproveita e troque as buchas.

    Daniel
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #9
    Usuário
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    10/03/2008
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    Pequeno jr
    Vamos começar pelos esquentes. Vc disse que deu pau na turbina e no cabeçote. Os esquentes podem ter algum problema relacionado a isso. Além deles, pode estar ligados a bomba injetora, radiador ou Intercooler sujos.

    Para ir eliminando fatores, mande o radiador e intercooler serem limpos em alguma loja especializada.
    vou seguir os conselhos do Pequeno jr e verificar tudo isso

    Edintruder
    O aquecimento é bom conferir o ponto da bomba pois se estiver atrasada o motor irá aquecer muito e andar pouco com pouca fumaça. Até junta do cabeçote estragada pode ocasionar isso. Estás rodando com fluído no radiador? Experimente drenar e colocar somente água para testar. A hélice do ventilador está justa ou com folga? se estiver com folga ela não trabalha direito.
    Não esta rodando com fluido....
    antes de tirar a bomba de agua vou verificar o radiador como o amigo recomendou


    e que historia é essa de ANDAR POUCO COM POUCA FUMACA???
    como deve ser a fumaça que sai no escapamento?
    ela nao sai mta fumaca

    como sei q a bomba pode estar desregulada?



    agora tenho q testar isso tudo pq pode ate ser o problema do cabecote rebaixado
    nao pode ser q esteja com junta original???
    qdo o turbo estourou foi um cara que mechia so com mercedes e montou o motor e trocou as pecas....
    nao entendia de diesel

    tem muita coisa pra verificar....

    eu mesmo vou mecher nela agora.... tenho experiencia em mecanica de carros... mas eu mesmo quero mecher pra nao ser sacaneado e economizar uma grana... $

    preciso de alguma coisa fora isso pra desmontar a suspensao da ranger? (pelo menos a da frente)
    - jogo chaves boca, estrela completo
    -macaco
    -cavaleta
    -encolhedor de mola
    -alavanca

    oq nao tiver vou comprar....
    existe algum amortecedor q os amigos recomendariam???
    algum que melhore algum aspecto em relacao ao original....
    se os batentes estiverem ruins ja vou colocar os da Ranger 2005.
    as molas vou ter q trocar tb pq da pra sentir q estao cansadas...
    nao tem alguma mola melhor pra por? ou maior pode?

    vou colocar calços pra levantar a cabine... alguma recomendacao??





    so li o topico agora.... e a tarde tava andando com a caminhonete....
    ela tava fria... liguei, andei +- 2 km parei 10 min num lugar... qdo tava voltando dei uma "karkada" na bixa e ela logo foi pro vermelho de uma VEZ! .... entao vim devagarinho ate em casa.... jogou agua fora pela tampa (que é nova)



    vou verificar e continuar postando aki os resultados




    obrigado a todos que responderam

    fiquei surpreendido com a quantidade de respostas.... vejo que este forum é de ótima qualidade e nivel... parabens


    abraco

  • #10
    Banido
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    16/12/2006
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    Citação Postado originalmente por Valéria BH Ver Post
    Bem vindo ao mundo dos Diesel ..........


    Parece que sofrer com a primeira Ranger não é coisa só de mulher ....hehehehehehe
    Paciencia e gastar dinheiro são coisas que aprendi com a minha que é 2001 CD 4x4 , depois de alguns meses que aconteceram de tudo :
    bateria arriada , problemas no cardã , luzinha do teto que não apagava , bóia do tanque estragou , revisão completa da suspensão , cambagem de 400,00 e por ai vai .......
    Mas não desanime que o carro é 10 é só colocar a viatura no seu jeito, aqui vc encontrar uma galera que entende PACAS de mecanica
    ( O Edintruder e o Walter de BH são alguns !!! ) . Quanto ao carro acho q a manutenção é cara e quem vai vender acaba com o carro antes e sobra para os novos proprietários ......

    Um abraço e bem vindo !!!!!!!!!
    Valéria, que bom que você voltou!

    Outro dia tinha mesmo falado que vopcê tinha sumido!

    Bom regresso

    Abraços

  • #11
    Usuário Avatar de Pedro-GO
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    17/01/2008
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    Formosa/GO
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    so li o topico agora.... e a tarde tava andando com a caminhonete....
    ela tava fria... liguei, andei +- 2 km parei 10 min num lugar... qdo tava voltando dei uma "karkada" na bixa e ela logo foi pro vermelho de uma VEZ! .... entao vim devagarinho ate em casa.... jogou agua fora pela tampa (que é nova)

    ftartari

    da uma olhada na mangueira do radiador,aquela fininha
    que vai para o reservatorio.
    se tiver entupida faz isso.

  • #12
    Chiiiiiiii....
    Mais uma aquecendo? Motor estourou?
    Kit Gelo da Ford Já!!!
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
    Powered by MWM Sprint 4.07 TCA




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