PDA

Ver Versão Completa : ar condicionado

Daniel Gomes
28/02/2008, 20:41
pessoal mais uma vez estou precisando de uma ajuda, tenho uma band. com motor 608 e turbo, e gostaria de colocar ar condicionado, porém o antigo dono tirou o ar dela original e só me sobrou no motor a polia, o suporte e o motor (compressor), do ar que não está instalado, porém, eu não consigo achar o restante em nenhuma oficina especializada em ar, acho que tenho que adaptar algo, alguém conhece algum cara bom em ar condicionado que conenha de band. faça adaptações, pois só estou achando kits originais entre 2800,000 e 3200,00 reais, e estou achando muito caro.

ronaldo gabina
28/02/2008, 20:57
Oi, Daniel, blz?
Dependendo do ano ao carro, o ar pode não ser original. Você já tem o mais dificil, que são a polia e o suporte do compressor. O resto é facil: A caixa que fica no painel pode ser uma genérica. Na minha eu coloquei uma do Alfa Romeo. Serve tambem de Opala ou
qualquer uma que caiba no painel. Parece ser uma coisa muito complicada mas é bem simples. O meu eu coloquei em casa mesmo, só levei na oficina na hora de instalar as mangueiras, o filtro e colocar gás. Uma dica: Se o seu carro for com caixa de 04 marchas, dá para colocar no centro do painel e não embaixo do porta-luvas. Alguns cortam o painel para embutir, mas eu não tive coragem. Só precisei entortar um pouco as alavancas de marcha e tração.
Espero ter ajudado.
Um abraço.

Gabina
Araruama RJ

estyvybeykr
28/02/2008, 22:27
pessoal mais uma vez estou precisando de uma ajuda, tenho uma band. com motor 608 e turbo, e gostaria de colocar ar condicionado, porém o antigo dono tirou o ar dela original e só me sobrou no motor a polia, o suporte e o motor (compressor), do ar que não está instalado, porém, eu não consigo achar o restante em nenhuma oficina especializada em ar, acho que tenho que adaptar algo, alguém conhece algum cara bom em ar condicionado que conenha de band. faça adaptações, pois só estou achando kits originais entre 2800,000 e 3200,00 reais, e estou achando muito caro.

Caro Daniel, não sei se será de muita ajuda, mas da uma olhada neste esquema que encontrei no site www.toyoteiros.com.br (http://www.toyoteiros.com.br) , creio que pelo menos vc terá uma ideia do que tem e o que lhe falta, T+.

André-4WD
28/02/2008, 23:32
Salve,
Eu recem instalei o ar na minha e optei por colocar atrás, perto da porta traseira.
Um detalhe importante nesse tipo de instalação é que tem maior comprimento das mangueiras e consequentemente perda de rendimento do que se fosse instalado embaixo do painel.
Veja qual compressor entra no suporte que já tens...
abraços
andre

Daniel Gomes
29/02/2008, 19:53
então pessoal obrigado pelas dicas mas alguém conhece alguma oficina , para instalação do meu ar-condicionado ???

José Ordele
29/02/2008, 20:22
Salve,
Eu recem instalei o ar na minha e optei por colocar atrás, perto da porta traseira.
Um detalhe importante nesse tipo de instalação é que tem maior comprimento das mangueiras e consequentemente perda de rendimento do que se fosse instalado embaixo do painel.
abraços
andre

Boa noite Andre.

Você poderia postar algumas fotos da instalação do ar condicionado ?. E a tubulação, como ficou?
obrigado

Arnoldo Junior
21/04/2008, 07:35
Senhores.
Encontrei no ML um conjunto de AR do Opala, já dei o lance no compressor, entretanto por um preço módigo poderei também adquirir a caixa evaporadora. Pergunto aos conhecedores do assunto se essa caixa me será realmente útil? Deverei realmente adquirir uma caixa universal também para colocar na frente? (pois a trazeira, acredito eu, não tem jeito)

Renatopami
21/04/2008, 11:59
então pessoal obrigado pelas dicas mas alguém conhece alguma oficina , para instalação do meu ar-condicionado ???
Olá Daniel,tudo bem....:concordo:
Tive um carro importado a uns 8 anos atrás,e o compressor foi para o espaço(5000,00 na concessionária na época),e ninguém consertava.....
Fui consertar meu carro aí em São Paulo...O cara é fera,pelo que pude perceber ele tem peças novas e usadas,a base de troca,faz adaptações,enfim.....Anota aí:
Auto-Frio
Fala com o Gizomar...011-50611327/011-50629148
Rua Vergueiro,7467/7473,Ipiranga-SP
Só para constar,na época,liguei para ele, e ele me falou:Esteja aqui às 8:00 da manhã(eu disse à ele que iria a Sampa só para consertar o ar),que garanto que vc voltará para o Rio com o ar do teu carro gelando até o final do dia......Dito e feito...o cara se garante:palmas:
ABRAÇOS!!!!

Daniel Gomes
24/04/2008, 20:56
então pessoal após ir em algumas oficinas especializadas em ar-condicionado, fiquei com a seguinte impressão, todos acham melhor colocar a caixa do ar embaixo do porta luvas, e por eu já ter o suporte do motor , a polia e o motor estão me pedindo em média de 1900,00 para instalar.
pergunta:
embaixo do porta luvas valerá apena????
e o passageiro como fica???
gela bem par ao pessoal do banco de trás???

guilhermeabreu
26/04/2008, 14:29
DANIEL GOMES

Tive uma BAND 90 com ar de fábrica , era em baixo do porta luvas , CONGELAVA TODOS OS JOELHOS DO CARONA , andei até alugando para fazerem fisioterapia nos pacientes que precisavam de gelo no joelho .

Brincadeira , mas incomoda o carona , ainda mais se for igual a mimnha esposa que DETESTA FRIO , era reclamação o tempo todo , e EU QUE SINTO MUITO CALOR , ficava a desejar .

Conclusão : ele refrigera bem , mas incomoda o carona , ainda mais se o carona for friorento .

caseiro
26/04/2008, 16:55
Quando instalei o ar na minha, coloquei tudo usado, depois fiquei quebrando a cabeça.
Compressor usa um zero, $600,00 à $1000,00, condensador, caixa evaporadora (uns $500,00 dois usado) pode ser usada mas tem que fazer um teste de pressão antes de instalar, mangueira de alta e baixa pressão $ ? , filtro $ ?, mais conector +- $15,00 colocado, gás $100,00, mão de obra +- $400,00.
Compressor melhor Denso 6p

Caseiro

Francisco Bicalho
30/04/2008, 09:45
Ronaldo

O suporte do copressor fica de que lado? O "certo" é ficar do lado oposto ao alternador, ou seja, à esquerda de quem olha o capot aberto. Muitos lugares instalam o compressor em cima do alternador, o que complica a vida na hora de trocar a correa do alternador quando ela quebra.

Se você tiver um suporte de ferro fundido original, instalado a direita do bloco, em frente a bomba injetora, é muita sorte, nesse caso, tenho um lugar em Niteroi para te recomendar a instalação do ar por um preço descente (por volta de $1.5 com compressor Nippondenso). Esse lugar também instala a caixa evaporadora no centro do painel se você quiser (eliminahdo o cinzeiro) o que eu acho muito bom. A caixa evaporadora embaixo do porta luvas além de perigosa para o passageiro em caso de colisão, dificulta o manuseio por parte do motorista quando está solo. Se quiser pode me escrever para o bic(a)rio.com.br e eu te mando as dicas e fotos do meu.

Abraço;
Chico

José Ordele
01/05/2008, 10:13
Salve,
abraços
andre

Ô André, cadê as fotos que eu te pedi.....

Renatão
22/09/2008, 11:29
Estou a procura de uma band, porém estou sem muitos recursos (18.000,00) e vi uma longa que está bem legal 79. Sei que o motor é mercedez, tem 4 marchas, mas não sei ao certo qual é o tipo do motor. Vale a pena eu comprar esta viatura e investir depois no ar-condicionado??

Arnoldo Junior
22/09/2008, 14:07
Senhores!
Estou com todo o material para instalar ao Sonhado Ar-con na minha SABECCA, só me falta o famigerado suporte do compressor. Alguem pode me dizer se é viáve usar a base original do alternador (com um adaptador) ?

Jun Okada
22/09/2008, 16:03
Acho que o ar é o último ítem que vc se preocupa na compra da Band. Vc gasta de 3000 a 3500 reais para instalá-lo. Para o ano de 78 vc deve ver se o motor é 314 ou 364 Mercedes. Evite o modelo anterior chamado de maçarico, acho que é 324. Outro detalhe é se o cambio é sicronizado. Até mod. 82 é cambio seco e nã tem reduzida.
Abraços

caseiro
22/09/2008, 19:30
Arnoldo
Eu uso o suporte do alternador p/compressor, e o compressor p/alternador, tem que ficar bem alinhado e bem fixo, um esticador p/compressor e outro p/alternador, não tem segredo.

Caseiro

Arnoldo Junior
22/09/2008, 20:41
Colega Caseiro, Vc tem alguma foto que possa compartilhar?

Arnoldo Junior
25/09/2008, 23:04
Colegas, Hoje Instalei O Ar-con Da Minha Sabecca. O Suporte Foi Eu Mesmo Que Fiz, Uma Cantoneira, Solda Mig, Tempo E Muitos Neuronios Torrados. Nada Dificil. Vejam As Fotos

estyvybeykr
26/09/2008, 20:43
Caro Arnoldo me diga como vc fixou o suporte do compressor ao motor, pelas fotos me derão a impressão que foram fixados aos parafusos do coletor de escapamento, seria isso mesmo?
Forte abraço e parabens pela iniciativa do suporte.

caseiro
26/09/2008, 21:48
Vou tentar colocar umas fotos.

Caseiro

Daniel Gomes
27/09/2008, 15:56
Bem pessoal acabei a instalação do meu ar- condicionado, após procurar muito por oficinas especializadas, conversar muito e escultar muitas opiniões, a conclusão foi:

Eu já tinha a polia,o motor( do ar- condicionado) e o suporte.
como turbinei e intercoolei a minha band. tive que mexer no suporte tb, coloquei a caixa embaixo do rádio e sinceiro, ai vem o grande problema, a caixa evaporadora não cabe , mas ap´so cortar a alavanca de cámbio exatos 3,5 cm, cabe perfeitamente e não atrapalha nem um pouco para emgatar as marchas, com relaçaõ a alavanca da traçaõ 4x4, apenas aqueci ela no amçarico e entornei um pouco, tive que fazer muita coisa na verdade só levei na oficina para colocar as mangueiras e carregar o gás, comprei tudo da marca Royce, após pesquizar muito, e em várias lojas diferentes, consegui pagar na caixa evaporadora com o condensador tudo novo 830,00 reais e em outro lugar para colcoar o gás e as manguiras e filtro + 500, reais, ou seja total 1330,00 sem contar a minah mão de obra e a do meu Pai por fários finais de semana... estarei postanto em breve fotos do final da instalação

cristiano
28/09/2008, 06:55
Pessoal

Vamos lá, Daniel Gomes, seu motor é o OM314?

Arnoldo e caseiro, qual compressor de ar condicionado vocês utilizaram? de qual veículo?

Arnoldo, pegando uma parte do painel como você fez, não precisou mexer nas alavancas, certo?

Abraços

Daniel Gomes
28/09/2008, 13:08
meu motor é o igual ao caminhão 608, para não tirar o rádio do lugar que estava e tb não mexer no painél, rersolvi cortar um pedaço da alavanca de marchas exatos 3,5 cm e entortar a alavanca do 4x4, para cortar a alvanca é muito facil , no meu caso acho que não atrapalhou em pois cortei a parte que deixa a alavanca mais alta apenas, utilizei o motor do ar- concionado , que todos conehcem como 6 orelhas, muito utilizado em Santana e Monza, falam que é um dos melhores e não quebra e os reparos qualquer um tem ..

Arnoldo Junior
28/09/2008, 20:56
Caro Arnoldo me diga como vc fixou o suporte do compressor ao motor, pelas fotos me derão a impressão que foram fixados aos parafusos do coletor de escapamento, seria isso mesmo?
Forte abraço e parabens pela iniciativa do suporte.
exatamente. os três ultimos parafusos da esquerda para a direita. só tem que substituir os originais por alguns maiores. se precisar de mais detalhes é so perguntar

cristiano
29/09/2008, 03:16
meu motor é o igual ao caminhão 608, para não tirar o rádio do lugar que estava e tb não mexer no painél, rersolvi cortar um pedaço da alavanca de marchas exatos 3,5 cm e entortar a alavanca do 4x4, para cortar a alvanca é muito facil , no meu caso acho que não atrapalhou em pois cortei a parte que deixa a alavanca mais alta apenas, utilizei o motor do ar- concionado , que todos conehcem como 6 orelhas, muito utilizado em Santana e Monza, falam que é um dos melhores e não quebra e os reparos qualquer um tem ..

Me falaram do compressor do Santana, mas me disseram que não foram todos que vieram com 6 orelhas. Mas não sabia que o Monza também tinha um com 6 orelhas.

Acontece que esse compressor novo é uma facada e usado normalmente tem que mandar revisar. Já encontrei usado por 300 reais.

cristiano
29/09/2008, 03:23
Gostei muito da idéia do Arnoldo de cortar o painel e não mexer nas alavancas, infelizmente a esposa não iria gostar se eu colocasse debaixo do porta luvas, ela é muito friorenta.

Eu tenho um console de teto com o aparelho de som, então não uso parte de baixo do painel central para quase nada, aliás, tenho um relógio do tanque extra, mas ele vai sair dali.

Arnoldo, você ainda teve que mexer na alavanca de cambio?

Arnoldo Junior
29/09/2008, 06:47
Pessoal

Vamos lá, Daniel Gomes, seu motor é o OM314?

Arnoldo e caseiro, qual compressor de ar condicionado vocês utilizaram? de qual veículo?

Arnoldo, pegando uma parte do painel como você fez, não precisou mexer nas alavancas, certo?

Abraços
BOM DIA A TODOS.

Cristiano! O compressor é o Denso6p, quanto as alavancas, até o momento não mexi, entretanto percebí que na terceira marcha a alavanca eventualmente encosta na caixa. Pretendo aprimorar o projeto com pequenas modificações nas duas alavancas.
sds

marmita22@uol.com.br
30/09/2008, 07:49
ola a todos a um tempo atras foi postado aqui a possibilidade de colocar ao invés do ar condicionado instalar um climatizador no teto da bandeirantes parecido com aqueles que se coloca no teto de caminhão lembro que a marca dele era mistralplastic de curitiba ele era diferente dos de caminhão pois não ficava aquela caixa gigante para fora alguem sabe a respeito pois tenho um climatizador em meu trailer e resolve o problema a temperatura interna fica bem agradável só que o m,odelo que tenho tem aquela caixa externa grande coisa que fica feia no teto da bandeirantes por isso que este modelo da mistralplastic tem uma estética melhor.

tavio_g
19/12/2008, 14:48
Pessoal, recentemente adiquiri uma Band 91 que falta somente o Ar.
quero instalar, mas nao queria usar esse modelo da caixa de de evaporação que Arnoldo usou.
pensei em colocar alguma menor e que nao ficasse no joelho da patroa.
existe outra? que nao essa? eu sempre vejo essa ou aquelas fininhas originais da toy que também vao embaixo do porta-luvas.
alguém ja usou alguma que fosse menor e ficasse mais no centro ou menos embaixo do porta-luvas? o legal seria ficar no meio, mas também nao queria cortar o painel. Dá uma dó! hehe
outra coisa, aquele painel que tem abertura pra ventilação proximo do vidro. dá pra por o ar indo para lá? muito difícil? pq assim ficaria mais divido no carro e melhora a visibilidade do para-brisas qdo chove e embaça tudo.

muita coisa mas acho que aí teria uma solução mais completa, pq o ar no joelho da patroa, vai ser a mesma coisa que nao ter ar, ou então passar o volante pra ela. ai ja viu!?
hehe

abraços

Daniel Gomes
21/12/2008, 21:06
Caro amigo Otávio, procurei muito sobre ar-condicionado antes de instalar o meu em minha band. e posso lhe dizer com 100% de certeza, que não existe caixa evaporadora menor que está que é sempre utilizada, se achar algo menor com certeza não vai gelar a sua band. e vocÊ vai reclamar depois , oque eu fiz foi instalar a minah caixa embaixo do painel, bem em frente a alavanca de cabio, para a minah que é 4 marchas com reduzida tive que entornar a alavanca da tração um pouco e corta a alavanca de cambio 3 cm, , ficou perfeita na minha opinião, gela bem , com conforto tanto apr ao motorista como para os passageiros pois ela ficou bem no meio do painle e por eu ter bancos individuais na frente o ar sircula perfeitamente apra quem vai atrás também..

tavio_g
22/12/2008, 09:55
Legal Daniel, obrigado pela resposta.
poderia postar umas fotos do resultado final?

alexandre diniz
22/12/2008, 12:49
ola se alguem souber to precisando de uma polia para 3 correias e o suporte para o compressor para motor 364 com o suporte junto da bomba de diesel
desde ja valeu

José Ordele
24/12/2008, 17:29
ola se alguem souber to precisando de uma polia para 3 correias e o suporte para o compressor para motor 364 com o suporte junto da bomba de diesel
desde ja valeu

Boa tarde Alexandre. Vou instalar ar na minha Band e sei que o suporte vem de uma empresa de Curitiba. Na sexta eu te passo o telefone do instalador.

abçs e feliz natal

alexandre diniz
24/12/2008, 19:17
ok
mas que lado vai ficar esse teu compressor
essa empresa não é a metalmoro? pois eles fazem so suporte para o lado esquerdo e no meu caso tem de ser do lado direito junto da bomba de diesel
mas de mais dicas ai
se possivel mande uma fto desse suporte antes da instalação
abraços te mais
e tenha um FELIZ NATAL