Conectar

Ver Versão Completa : Sistema de Ar Pressurizado

ojaneri
28/02/2008, 17:21
Ola a todos,

Estou com um compressor de ar 12v (VIAIR 400p) + pressostato, e queria colocar um sistema de ar pressurizado no meu jipe.

Estou pensando em colocar 1 ou 2 cilindros de ar, e liga-los no no compressor e pressostato, que é capaz de encher até 160lbs e tem ciclo de 90% com o pressostato. Além disso, teria um manometro de pressão do ar.Mas tenho algumas dúvidas:

1) Quais cilindros utilizar? Existe algum caminhão que utilize cilindro fino e longo ?
2) Poderia usar cilindros de CO2? Quais os riscos de usa-los entre as longarinas?
3) O que precisaria mais?

Lembrando que li todo o tópico do Leopoldo e vários outros, mas as informações estão meio desencontradas e queria juntar e tirar as duvidas por aqui.

Sergio Rocha
28/02/2008, 18:16
Por favor satisfaça a curiosidade de um ignorante.

Pra que isso no Jeep ?

[]'

dudarj
29/02/2008, 21:05
Por favor satisfaça a curiosidade de um ignorante.

Pra que isso no Jeep ?

[]'

Inflar pneus, ferramentas pneumáticas, ARB, buzinas etc...

Tambem queria um sistema desses no meu carrro!!

leopoldo
01/03/2008, 00:23
1) Quais cilindros utilizar? Existe algum caminhão que utilize cilindro fino e longo ?
2) Poderia usar cilindros de CO2? Quais os riscos de usa-los entre as longarinas?
3) O que precisaria mais?

1- qualquer cilindro homologado para conter ar comprimido, que aliás é uma potente bomba. Os cilindros de caminhão são feitos para isso. Os cilindros de compressores de ar também. Existem várias opções de tamanho(volume).

2- cilindros de CO2 são mais reforçados que os cilindros acima. só que optar por um é carregar peso extra e querer achar pelo em ovo ... não esquece que vai ter que fazer um furo para drenar, ou ele vai afogar bem rápido, virando um real cilindro de mergulho ... cheio de água... e os volumes, deixam a desejar.

3- O pressostato ligando e desligando automáticamente é um conforto mais que desejável.

porém, NENHUM cilindro pode trabalhar sem:
- sistema de segurança(válvula de segurança) que abra a uma pressão menor que a limite estrutural. Veja a NR13 na internet.

O sistema mais básico é bomba pneumática + válvula de segurança, mangueira, bico de encher pneu.

Depois vem bomba, cilindro com valvula de segurança, manometro, mangueira e bico

Depois vem bomba, cilindro, valvula de segurança, pressostato, manometro com filtro e regulador de pressão, mangueira e bico.

PÔ ... acho que aquele tópico tem tudo já comentado.

Sobre os riscos: é só de voce não fazer como deve e o cilindro explodir .... alguém viu o carro que explodiu hoje com GNV no RJ ?????? vai ficar parecido

Barao de Castro
01/03/2008, 00:45
Na realidade ele quer fazer um compressor de ar, pois nas dunas e na praia os 4x4 andam com a libra do pneu muito baixa, e nas "brincadeiras" geralmente uma curva mais fechada pode acontecer do pneus esvaziar todo, com isso ele resolve este problema. E ainda ajuna nois....rsrsrsrrsr

:dance::dance::dance:

Breno

ojaneri
01/03/2008, 09:13
1- qualquer cilindro homologado para conter ar comprimido, que aliás é uma potente bomba. Os cilindros de caminhão são feitos para isso. Os cilindros de compressores de ar também. Existem várias opções de tamanho(volume).

2- cilindros de CO2 são mais reforçados que os cilindros acima. só que optar por um é carregar peso extra e querer achar pelo em ovo ... não esquece que vai ter que fazer um furo para drenar, ou ele vai afogar bem rápido, virando um real cilindro de mergulho ... cheio de água... e os volumes, deixam a desejar.

3- O pressostato ligando e desligando automáticamente é um conforto mais que desejável.

porém, NENHUM cilindro pode trabalhar sem:
- sistema de segurança(válvula de segurança) que abra a uma pressão menor que a limite estrutural. Veja a NR13 na internet.

O sistema mais básico é bomba pneumática + válvula de segurança, mangueira, bico de encher pneu.

Depois vem bomba, cilindro com valvula de segurança, manometro, mangueira e bico

Depois vem bomba, cilindro, valvula de segurança, pressostato, manometro com filtro e regulador de pressão, mangueira e bico.

PÔ ... acho que aquele tópico tem tudo já comentado.

Sobre os riscos: é só de voce não fazer como deve e o cilindro explodir .... alguém viu o carro que explodiu hoje com GNV no RJ ?????? vai ficar parecido

Vamos lá, o pressostato já liga e desliga automático e já tenho o compressor. Meio caminho andado.

Geralmente, esses cilindros de caminhão aguentam 160PSI com segurança? Irei procurar um destes para colocar debaixo do carro, com dreno.

E essa valvula de segurança, tenho que ir atrás de uma que 'dispare' ao que, uns 170PSI? O cilindro tem essa margem de segurança para aguentar esse 170PSI caso o pressostato falhe?

Sergio Rocha
01/03/2008, 09:44
Inflar pneus, ferramentas pneumáticas, ARB, buzinas etc...

Tambem queria um sistema desses no meu carrro!!

O pneu o extintor resolve.
Arb tem seu próprio compressor
Ferramentas pneumáticas na trilha ...
Buzinas é interessante

Teve, a um tempo, um papo que rolou por aki que queriam fazer isso usando o santantonio.Pressurisando o tubo dele.

Sei lá, acho muito trampo, peso e perigo.
Mas, cada um é cada um.

[]'

ojaneri
01/03/2008, 12:28
Sérgio,

Temos um companheiro, o Themoteo que tem esse sistema no Troller dele. Tem algumas situações que realmente poderiamos resolver de outra forma (e mais lenta), mas algumas outras vantagens valem a pena:

1) É possivel talonar o pneu no aro, caso ele destalone. O Themoteo deve ter feito isso pelo menos umas 30 vezes nos carros de colegas que precisaram. E isso sem precisar tirar o pneu/aro do lugar, sem tirar estepe, sem ter que levar pro borracheiro depois, etc.

2) Você esta andando no sol escaldante do CE nas dunas com 10lbs nos pneus. Vai pegar o asfalto num lugar esmo, sem posto por perto, em 2 ou 3 minutos você calibra seus pneus e pega seu asfalto tranquilo. Se você fosse encher só com o compressor de ar (isso quando ele funciona), voce ia demorar uns 20 minutos ou mais, debaixo de sol, com o pé fervendo no asfalto, dando sopa para um eventual assalto, etc.

3) Você faz uma trilha de lama, e volta para o asfalto. Você pode usar o sistema de ar pressurizado + uma garrafa dágua para jogar com pressão água no carro, para limpar farois, placas e piscas e poder voltar no asfalto com segurança. E também pode jogar um jato dágua no arranque e no alternador para evitar que a lama seque e dee trabalho depois nestes itens.

4) Dá para tirar aquele areaial que fica dentro do carro - quem andou em dunas sabe o quanto de areia que acaba entrando no carro.

5) Ferramentas pneumáticas. Fica beeeeem mais fácil você trocar um pneu, por exemplo. Quem já usou ferramentas pneumáticas não quer outra coisa.

6) No futuro, pode até dar para adaptar um 'Rodoar' por dentro dos pneus. Já imaginou que comodidade, você dentro do carro calibrando os pneus sem parar? Fora economia de combustivel, etc.

7) Buzina de caminhão. Ah, quando eu instalar o sistema de ar pressurizado, eu vou colocar até aquelas cordinhas de buzina no teto para buzinar. Quero ver alguém não dar passagem!

8) Coolness factor

Serjão, sei que hoje em dia a maior parte dessas coisas não seria necessário para uma trilha. Mas o mundo evolui, a gente vai melhorando a cada dia nossas máquinas...senão fosse assim, todo mundo estaria de CJ e o Troller não venderia nenhuma unidade, pois o antigo jipe já é 4x4, não é mesmo?

Sergio Rocha
01/03/2008, 12:39
Cara

Eu não sou contra a novidades.Aliás ar comprimido em carro é velho pra kct.
Eu só acho meio complicado e perigoso, veja o post do Mestre leopoldo.
Para talonar pneus é muito melhor estintor, aprendi com o Sandro,com um extintor de 4 kg vc talona um monte de pneus, vi ao vivo ele usando isso no Camel e funciona muito bem..Quanto ao resto concordo com tudo que vc explicou.:concordo:

Rodoar já é exagero.:shock:A buzina de cordinha eu acho muito legal.:dance:

Vai em frente, e tomara que de certo.:concordo:

[]'

Carlos Bernardo
03/03/2008, 10:31
Rodoar ia ficar xique ein!

Já pensou que top embicar o Jeep na entrada da trilha e baixar a calibragem dos pneus sem precisar tirar a bunda no banco? Ia ficar no mesmo esquema no Hummer H1 hehe!

O ar comprimido seria uma mão na roda para limpar alguma peça que precise de manutenção no meio da trilha...várias utilidades...e nem é tão grande e nem tão pesado assim.

O duro ia ser jumento olhando o cilindro e perguntando se é GNV....

leopoldo
08/03/2008, 16:44
E essa valvula de segurança, tenho que ir atrás de uma que 'dispare' ao que, uns 170PSI? O cilindro tem essa margem de segurança para aguentar esse 170PSI caso o pressostato falhe?

VALVULA DE SEGURANÇA QUE DISPARA DEPOIS DO CILINDRO TER EXPLODIDO ????????

quando vc compra o cilindro de caminhão, compra com o purgador e a valvula de segurança.

A valvula sempre abre antes do máximo e o pressostato desliga antes da valvula. São 2 linhas de defesa.

A pressão é de +/- desligar 80 psi e desligar a 110 psi

du
09/03/2008, 13:24
Ojaneri, Pessoal,

Será que uma coisa intermediária ( do ponto de vista perigo ) não seria regular o sistema para manter uma pressão mais baixa ?

Qual seria a pressão mínima que consegueria atender os desejos do Ojaneri ?

Qual seria a pressão máxima que não traria tragédia quando todos os sistemas de segurança falharem ?

Abraços Du.

leopoldo
09/03/2008, 15:01
O que limita o cilindro é a pressão de trabalho.

O que limita os anseios do colega é o volume.

Não entendeu?

Simples

Um cilindro de 0,5 m3 com pressão infinita seria excelente. Um cilindro de 1 000 m3 com ar a 80 psi seria excelente. Porém, nenhum dos dois é aplicável.

Use o que o mercado oferece (cilindro de camnhão ou de compressor de pintura), regule o pressostato para a pressão máxima que deve, selecione a valvula de segurança que abra na pressão abaixo do limite estrutural do cilindro.

ojaneri
09/03/2008, 16:38
Fui olhar um cilindro, parecido com o do Mercedinho (MB 709) , de 20kg se não me engano. O limite do meu compressor é 160PSI, então não preciso de um cilindro muito mais forte que isso, aguentando até os 160PSI tá bom.

Essa semana irei medir debaixo do Troller para ver se ele cabe lá, e ai já compro o cilindro + valvula de alivio...irei postando por aqui.

du
09/03/2008, 16:57
Leopoldo,

Entendi sim.

Ojaneri,

Acho que 160 libras é muito, talvez regular o sistema para 60 libras seja suficiente para os pneus, buzina, ferramentas, até um sistema de pintura ( hehe ) e etc.

Como seu sistema tem compressor para encher o reservatório denovo, usar menos pressão não vai signifacar menos autonomia. Dependendo da aplicação, tem que esperar encher denovo.

Só não sei se um sistema de 60 libras quando explode, causa tanto dano como carro gnv em abastecimento.

Abraços Du.

Flauzino
09/03/2008, 18:41
Alguém sabe dizer se com o compressor que é instalado para usar o ARB, daria para ter todas essas funcionalidades expostas aqui ? Sei que tem 2 modelos, um mais fraquinho e o outro mais forte (e caro).

ojaneri
09/03/2008, 21:05
Leopoldo,

Entendi sim.

Ojaneri,

Acho que 160 libras é muito, talvez regular o sistema para 60 libras seja suficiente para os pneus, buzina, ferramentas, até um sistema de pintura ( hehe ) e etc.

Como seu sistema tem compressor para encher o reservatório denovo, usar menos pressão não vai signifacar menos autonomia. Dependendo da aplicação, tem que esperar encher denovo.

Só não sei se um sistema de 60 libras quando explode, causa tanto dano como carro gnv em abastecimento.

Abraços Du.

160lbs não é tanto assim não, um colega meu tem essa calibragem máxima nos cilindros que ele tem. Pois quanto mais lbs, maior volume de ar dentro do cilindro.

Um sistema de 60lbs não daria para encher mais de um pneu sem religar o compressor, devido ao baixo volume, e provavelmente não daria para ativar ferramentas pneumaticas por mais de alguns segundos.

Quanto a perigo de explosão, tendo uma válvula de alivio, eu acho isso muito dificil de ocorrer. Pq, o maximo que vai fazer é estourar uma mangueira, alguma conexão, e vai vazar o ar todo, mas não explodir. A explosão se dá quando o sistema esta todo lacrado e tem uma pressão maior que o cilindro aguentar. E com certeza se o fabricante diz que o cilindro aguenta 160lbs, ele aguenta bem mais, devido a uma boa margem de segurança...

Flauzino, acredito que é compressor da ARB maior vai dar conta de encher um reservatorio de ar sim. Mas pq não usar um compressor profissional sem ser ARB? Vai sair bem mais barato...

Walter L. L. Casitta
09/03/2008, 21:48
Tem uma empresa em SP a Maxijet que instala portas automáticas e rodoar em vans. As portas são acionas a ar comprimido. Eles mesmo fabricam um compressor de 12V e usam cilindros de extintor de incêndio pra armazenar o ar. Também fabricam e instalam bolsas para sistemas de suspensão a ar auxiliares e até o pessoal dos hot rods daqui de BH também compram deles. Na época os compressores deles custavam 1/3 do preço desses outros, mas não eram tão pequenos. Na última vez que estive la eles estavam testando um novo compressor bem menor.

ojaneri
10/03/2008, 08:57
Walter, tem contato da empresa? O site deles esta fora do ar! Valeu!

Walter L. L. Casitta
10/03/2008, 09:22
Walter, tem contato da empresa? O site deles esta fora do ar! Valeu!

Rua Ribeirão Vermelho, 503
Pirituba - São Paulo - SP
Tel.: (55 11) 3904-8741 / 3904-2916
maxijet@terra.com.br (maxijet@terra.com.br)

Não sei se está atualizado...

JapaTroller
10/03/2008, 11:53
Bom dia pessoal!
Eu estou instalando no meu troller um compressor de ar , mas ele é 12 volts, é da marca biomec, ele é muito bom, um pouco caro na época pageui 900 reais ela era usado em um carro que eu tinha pra suspensão a ar, o cilindro que vou usar ele é mais fino ta sendo colocado por baixo do carro e comprei aquelas mangueiras em espiral de 15 metros com engate rápido, assim posso usar pra diversas finalidades!!!!
To colocando hj , até agora não apareçeram problemas, vamu ve até o final da instalação!!!!
Obs: http://www.biomec.com.br/
o site da empresa do compressor, talvez sirva pra alguem de vcs!!!
Valeu
Abraços

ojaneri
10/03/2008, 13:54
Japa,
Qual cilindro você ta colocando? De qual caminhão?

Carlos Bernardo
10/03/2008, 15:13
Essa semana irei medir debaixo do Troller para ver se ele cabe lá, e ai já compro o cilindro + valvula de alivio...irei postando por aqui.

Pô, debaixo não vai ter atrapalhar na trilha? O efeito âncora que seria gerado com aquele cilindrão enfiado no atoleiro ia ser bem complicado, ou não? Um até mesmo um toco de pedra que ninguém viu colidindo contra o cilindro não poderia ser muito perigoso?

ojaneri
10/03/2008, 15:28
Pô, debaixo não vai ter atrapalhar na trilha? O efeito âncora que seria gerado com aquele cilindrão enfiado no atoleiro ia ser bem complicado, ou não? Um até mesmo um toco de pedra que ninguém viu colidindo contra o cilindro não poderia ser muito perigoso?

Por isso eu procuro um cilindro compacto, que se prende entre as longarinas, e não fique para fora. Se você não se deitar em baixo do carro, você nem vee o cilindro...ele é do tamanho de um extintor grande de incendio, so que um pouco mais 'gordo'.

Walter L. L. Casitta
10/03/2008, 18:14
Eu andei fazendo algumas experiências por aqui. Não riam, por favor. Com pet de refrigerante pra saber qual pressão eles resistiram. Consegui colocar 180 libra e eles resistiram com muita folga. Não consegui fazer aquilo explodir de jeito nenhum. Dei até um tiro com uma espingardinha de chumbinho.
A única forma que encontrei pra explodir um pet foi com gelo seco. E que belas explosões. Nesse ponto as experiências se transformaram em brincadeiras e nem me dei ao trabalho de medir a pressão, mas tem que ser muito grande.:mrgreen:

Conclusão:
1- As garrafas pet são bons reservatórios de ar comprimido. São leves, seguras e ecológicas.
2- Gelo seco é uma boa solução pra se conseguir ar (CO2) comprimido com rapidez. Custa R$4,00 o kilo, e ainda pode substituir o gelo pra gelar a cerveja...

ojaneri
10/03/2008, 20:18
Eu andei fazendo algumas experiências por aqui. Não riam, por favor. Com pet de refrigerante pra saber qual pressão eles resistiram. Consegui colocar 180 libra e eles resistiram com muita folga. Não consegui fazer aquilo explodir de jeito nenhum. Dei até um tiro com uma espingardinha de chumbinho.
A única forma que encontrei pra explodir um pet foi com gelo seco. E que belas explosões. Nesse ponto as experiências se transformaram em brincadeiras e nem me dei ao trabalho de medir a pressão, mas tem que ser muito grande.:mrgreen:

Conclusão:
1- As garrafas pet são bons reservatórios de ar comprimido. São leves, seguras e ecológicas.
2- Gelo seco é uma boa solução pra se conseguir ar (CO2) comprimido com rapidez. Custa R$4,00 o kilo, e ainda pode substituir o gelo pra gelar a cerveja...

Walter,
Pior que não sei se você ta zoando ou falando sério. Mas imagina isso c/ 180psi debaixo do carro, qualquer pedrinha, bum!

JapaTroller
10/03/2008, 20:59
Japa,
Qual cilindro você ta colocando? De qual caminhão?

Eu vo usar um que eu ja tinha com a suspensão a ar, ele deve ter uns 15 cm de diametro , é bem compacto e de comprimento deve ter uns 45 ou 50 cm, eu coloquei embaixo do carro mesmo, ficou bem escondido, fica bem embaixo do passageiro, se vc observar no troller , tem um espaço ali, quanto ao cilindro, pareçe que foi pego um tubo e soldaram as duas pontas, mas o máximo de pressão que vai neles é 80 libras, axo que num vou precisar mais do que isso naum, amanha termina a instalação , assim que ficar pronto eu tiro umas fotos e mando pra vc!
Abraços

Walter L. L. Casitta
10/03/2008, 21:19
Walter,
Pior que não sei se você ta zoando ou falando sério. Mas imagina isso c/ 180psi debaixo do carro, qualquer pedrinha, bum!

Tô zuando não. Tô falando sério. Coloquei 180psi e dei um tiro. A intenção era o bum mesmo, mas não foi isso que aconteceu...
Se uma pedra furar o ar sai e nada mais acontece...
Até agora o único inconveniente que encontrei tirando o pequeno volume é que a garrafa pet não resiste ao calor e tem que ficar em algum lugar protegido.

JapaTroller
10/03/2008, 21:26
Eu axo que se vcs fizerem um cilindro igual esse que to usando fica facil e num sai caro, é um tubo com as duas pontas soldadas, o tubo se axa em ferro velho e as soldas um torneiro faz , juntamente com as roscas necessárias!!! Assim cada um pose fazer de acordo com o espaço qeu tem!
t mais

Walter L. L. Casitta
10/03/2008, 21:33
Eu axo que se vcs fizerem um cilindro igual esse que to usando fica facil e num sai caro, é um tubo com as duas pontas soldadas, o tubo se axa em ferro velho e as soldas um torneiro faz , juntamente com as roscas necessárias!!! Assim cada um pose fazer de acordo com o espaço qeu tem!
t mais

Um cilindro de extintor de incêndio também não sai caro. O único cuidado é saber se ele não ta enferrujado por dentro...

JapaTroller
10/03/2008, 21:36
Eu axo que o maior gasto ai seria com o compressor! E não com o cilindro!!!

Walter L. L. Casitta
10/03/2008, 22:00
Eu axo que o maior gasto ai seria com o compressor! E não com o cilindro!!!

Por falar em compressor, aquele que você indicou, só achei no site um de 350W. Será que eles fabricam algum menor? 350W deve dar uns 30 amperes...

JapaTroller
11/03/2008, 08:34
Por falar em compressor, aquele que você indicou, só achei no site um de 350W. Será que eles fabricam algum menor? 350W deve dar uns 30 amperes...

Walter!
Axo que a melhor opção seria vc entrar em contato com eles e trocar uma idéia com relação ao que vc vai usar, pergunta a respeito do compressor que é usado nas suspensão a ar da MBS, que é o que eu uso, tenho ele a bastante tempo e é muito bom, usei ele bastante na suspénsão e nunca me gerou qualquer problema!!!
Abraços

ojaneri
11/03/2008, 08:49
Um cilindro de extintor de incêndio também não sai caro. O único cuidado é saber se ele não ta enferrujado por dentro...

Comprando nessas lojas, eles garantem o cilindro 100%. E se quiserem, tem um pessoal no ML vendendo ums compressores Viair 400p por R$ 800,00 já com pressostato. Ciclo de 90%, e aguenta até 160PSI.

ojaneri
11/03/2008, 10:40

350W = 25,36A a 13.8v. É por ai mesmo, o meu Viair consome até 26A (ou 29A), tenho que ver nas specs dele. Tem que ser um desses para cima...

JapaTroller
11/03/2008, 20:11
Ojaneri!
Terminei de instalar meu kit de ar, amanha te mando umas fotos pra vc dar uma olhada , talvez possa te ajudar em alguma coisa, só ficou faltando a mangueira em espiral que ainda não chegou, mas o resto ta tudo colocado!
Pareçe que ficou muito bom, axo que vai funcionar muito bem, ta dando 100 psi, acho que não preciso mais do que isso, o compressor até aguenta mais, mas as mangueira de engate rápido elas se soltam, como eu disse aproveitei as que eu tinha do meu kit da suspensão a ar, saum aquelas de 4mm azul, de pneumático! Agora se vc colcar umas magueiras mais grossas e sem esse engates, com certeza vc consegue mais de 100 psi!!
Abraços

ojaneri
11/03/2008, 21:44
Japa,

To esperando as fotos. E se der, mede o tamanho do cilindro, largura vs comprimento, por favor!

Quanto as mangueiras, debaixo do carro não é melhor usar mangueira com abraçadeira, inves de engate rápido? E deixa a de engate rápido dentro do carro, pra quando precisar de algo..Fica mais seguro, em caso de alguma pedra bater, ele não vai soltar a mangueira.

JapaTroller
12/03/2008, 08:25
Japa,

To esperando as fotos. E se der, mede o tamanho do cilindro, largura vs comprimento, por favor!

Quanto as mangueiras, debaixo do carro não é melhor usar mangueira com abraçadeira, inves de engate rápido? E deixa a de engate rápido dentro do carro, pra quando precisar de algo..Fica mais seguro, em caso de alguma pedra bater, ele não vai soltar a mangueira.

Realmente, mas vo te mandar as fotos e vc vai ver que onde o cilindro ficou , a magueira ficou na parte traseira, ficou bem escondido , axo que vai ser meio dificl de pegar alguma coisa, mas como eu falei eu aproveitei as magueiras e os engates né, ai ja viu, mas como vc ta indo do zero da pra fazer algo com abraçadeiras..!
Hj de tarde te mando as fotos, eu num sei postar aqui naum, ai vc depois me da seu email , ai coloca aqui pro pessoal ver, as vezes ajude alguem tb!!!
Abraços

AnBeLuZuK
12/03/2008, 19:24
Realmente, mas vo te mandar as fotos e vc vai ver que onde o cilindro ficou , a magueira ficou na parte traseira, ficou bem escondido , axo que vai ser meio dificl de pegar alguma coisa, mas como eu falei eu aproveitei as magueiras e os engates né, ai ja viu, mas como vc ta indo do zero da pra fazer algo com abraçadeiras..!
Hj de tarde te mando as fotos, eu num sei postar aqui naum, ai vc depois me da seu email , ai coloca aqui pro pessoal ver, as vezes ajude alguem tb!!!
Abraços

Fotos please...

JapaTroller
12/03/2008, 20:03
Fotos please...

Eu num sei postar , eu mandei pro ojaneri, acho que ele sabe, ai coloca pra vcs!!! Se quizerem alguma foto mais especifica é só pedir, eu tirei meio na correria, mas acho que da pra ter uma noção!!!
Valeu

ojaneri
12/03/2008, 20:22
Eu num sei postar , eu mandei pro ojaneri, acho que ele sabe, ai coloca pra vcs!!! Se quizerem alguma foto mais especifica é só pedir, eu tirei meio na correria, mas acho que da pra ter uma noção!!!
Valeu

Em anexo as fotos do Japa...

Japa, quando você diz 13cm, é de largura do cilindro né, não do diametro do mesmo?

JapaTroller
12/03/2008, 20:33
Em anexo as fotos do Japa...

Japa, quando você diz 13cm, é de largura do cilindro né, não do diametro do mesmo?

Ojaneri
13 cm de diametro mesmo, pelo que entendo pode ser a largura também. Imagina um cano com 85cm mais ou menos de comprimento e com o furo de uns 13 cm medindo de de ponta a ponta pelo centro!!! Se vc pegar um fita metrica e passar em volta desse cano ele vai da mais ou menos uns 40cm!!
Medindo pelo meio é o diâmetro!!
Num se ajudou ou complicou mais!!! heheheh
Abraços

ojaneri
12/03/2008, 20:41
Duh! Entendi, é que o meu lado Homer Simpson estava forte hoje!
[]s esquecendo das aulas do 2o grau :-)

JapaTroller
12/03/2008, 20:51
Duh! Entendi, é que o meu lado Homer Simpson estava forte hoje!
[]s esquecendo das aulas do 2o grau :-)

hehehehe ta certo! Axo que deu pra vc ter uma idea do tamanho do cilindro, apesar de ser fino ele é bem comprido, ficou certinho embaixo do troller, depois axo que vou fazer uma placa de proteção só pra garantia!!! Espero ter ajudado, qualquer duvida estou a disposição!
Valeu

ojaneri
14/03/2008, 11:32
Comprei um reservatorio. Acredito que seja da Scania 124. Ele não é tão longo que o seu (tem cerca de 45cms de comprimento), e a largura é praticamente a mesma (15cm), com uma valvula de alivio da Volvo (que dispara nos 10Bar - 145lbs) ...O reservatorio aguenta 14.5bar (mais de 210lbs, se não me engano). Agora é so prender no carro, ligar o compressor e o pressostato e testar o sistema!

Se ficar pouco ar, ainda posso colocar um outro, devido ao pequeno tamanho!

JapaTroller
14/03/2008, 11:56
Comprei um reservatorio. Acredito que seja da Scania 124. Ele não é tão longo que o seu (tem cerca de 45cms de comprimento), e a largura é praticamente a mesma (15cm), com uma valvula de alivio da Volvo (que dispara nos 10Bar - 145lbs) ...O reservatorio aguenta 14.5bar (mais de 210lbs, se não me engano). Agora é so prender no carro, ligar o compressor e o pressostato e testar o sistema!

Se ficar pouco ar, ainda posso colocar um outro, devido ao pequeno tamanho!

Isso que eu pensei , e sem contar que ainda cabe do outro lado tb né? Ai quando entrar em um rio vai ficar igual um barco flutuando hehehehhehe!!!! Assim que termina ai vc fala se deu certinho, eu to esperando minha magueira em espiral chegar, mas o resto ta prontinho!!!
Abraços

JapaTroller
15/03/2008, 12:31
Ojaneri!
Acabei de montar o sistema!!! Mandei as fotos pro seu email, depois posta pra galera ai!!! Ficou muito bom, mas acho que mais pra frente vo colocar outro cilindro, mas deu pra tocar até aquelas pistolas de parafuso de roda. E no pneu deu 30 libras, mais do que o suficiente!!!
O bico de encher o pneu eu ja comprei ele com o calibrador, assim fica mais facil, qualquer coisa me da um toque!!!
Valeu

ojaneri
17/03/2008, 09:03
Ojaneri!
Acabei de montar o sistema!!! Mandei as fotos pro seu email, depois posta pra galera ai!!! Ficou muito bom, mas acho que mais pra frente vo colocar outro cilindro, mas deu pra tocar até aquelas pistolas de parafuso de roda. E no pneu deu 30 libras, mais do que o suficiente!!!
O bico de encher o pneu eu ja comprei ele com o calibrador, assim fica mais facil, qualquer coisa me da um toque!!!
Valeu

Olha as fotos do Japa:

Flauzino
19/03/2008, 00:40
JapaTrolller,

Estou pensando em colocar esse sistema de ar pressurizado no meu bugão também. Você mesmo fez, ou foi em alguma oficina pra indicar pra gente ? Você tem alguma idéia de quanto vou gastar (por cima mesmo) com todo o sistema ?

Abraço

ojaneri
19/03/2008, 07:10
Vou botar os meus gastos, mas é mais ou menos isso:

Compressor + Pressostato (o mais caro) = R$ 800,00
Conexões e mangueiras = R$ 70,00
Cilindro Scania 124 Usado = R$ 80,00
Válvula de segurança da Volvo 10BAR = R$ 40,00
Calibrador com bico de pneu (já tinha) = cerca de R$ 60,00

A m.o. é própria, mas se você terceirizar, talvez gaste mais uns R$ 150,00 a R$ 200,00.

crusoenegri
19/03/2008, 07:12
eu coloquei numa rural 2 do mercedes omasimo cada 80lidras coloca valvula de alivio eade divisão dum bujão para o outro para emcher 1 apos o outro tudo do mercedes 1113 1313 1513 eso estalar e muito bom ajuda um monte

JapaTroller
19/03/2008, 08:39
JapaTrolller,

Estou pensando em colocar esse sistema de ar pressurizado no meu bugão também. Você mesmo fez, ou foi em alguma oficina pra indicar pra gente ? Você tem alguma idéia de quanto vou gastar (por cima mesmo) com todo o sistema ?

Abraço

Flauzino, o ojaneri disse tudo , os gastos saum esses mesmo, o mais caro é o compressor e num adianta comprar um muito vagabundo naum , pois ele vai te dar problemas depois e tb não tem força pra encher os cilindros!
Qualquer duvida estamos a disposição!!!
Valeu

ojaneri
20/03/2008, 12:21
Instalamos hoje o sistema onboad air no T4! Falta ainda mudar uma conexão, pois a mangueira fica escapando...tenho q comprar um bico para mangueira mais larga, mas hoje devo resolver hoje.

E o legal, é que consegui instalar o compressor na 'banheirinha' do Troller. Para quem não sabe, é aquele buraco debaixo do banco traseiro onde fica o macaco original. Assim, não vai ocupar espaço no porta-palitos do T4...Fotos, ja ja!

Flauzino
20/03/2008, 14:24
Pessoal,

Será que daria pra colocar o compressor na frente do Troller ? Onde hoje fica o macaco hidraulico ? Tem muito espaço ali pro macaco.
Como o meu Troller é o 2002 não tenho aquela banheirinha debaixo do banco traseiro, e como nome do porta-palito já diz, não cabe muita coisa lá, com o compressor então...

JapaTroller
20/03/2008, 16:49
Pessoal,

Será que daria pra colocar o compressor na frente do Troller ? Onde hoje fica o macaco hidraulico ? Tem muito espaço ali pro macaco.
Como o meu Troller é o 2002 não tenho aquela banheirinha debaixo do banco traseiro, e como nome do porta-palito já diz, não cabe muita coisa lá, com o compressor então...

Flauzino , acho que dá sim, eu até pensei nisso, mas fiquei em duvida por causa da água, em dias de chuva ou mesmo pra lavar o carro ou em trilha tb, o meu compressor não pode ir água, não sei se existe algum a prova de água, axo meio dificil. E outra coisa o ar que o compressor vai puxar vai ser um ar mais sujo né? A não ser que o carro esteja parado, pois ele andando acho que puxa muita poeira, vc vai ter problemas futuros com ele. Não sei o meu tb eu naum tenho essa banheirinha, intaum tive que colocar no porta-palitos mesmo hehehehe.
Uma opinião minha, se fosse vc não colocaria no lugar do macaco!
Abraços

Supercharger
24/03/2008, 20:33
Vi isso aqui na net e achei que a turma deste tópico poderia se interessar. É sobre a utilização de um compressor de ar-condicionado para o abastecimento do tanque de pressão, obviamente em um veículo que não o use como ar-condicionado...

http://www.suzukiinfo.com/sierra/samuraiairconditioningcompressorconversionproject. pdf

[]´s
Gustavo.

Sabugo
25/03/2008, 20:42
Pessoal, visitem o Site www.gridstore.com.br (http://www.gridstore.com.br) , Fale com o Flavio, eles teem reservatorio, compressor e muito mais, precos muito bons. Tambem estou montando um sistema de ar comprimido para tocar um buzina antiga de 1950.

ojaneri
26/03/2008, 09:50
Olha onde instalei e ficou show de bola

O bom é que nem precisei furar o carro, passei a mangueira para o balão de ar e os fios 12v pela tampa de borracha que tem la na banheirinha. E to com o sistema com pressão máxima de 125PSI e com 85PSI dispara o compressor, que enche o reservatório em cerca de 2 minutos do zero.

Agora, para finalizar, irei instalar um outro reservatório de ar, para ter uma reserva maior :mrgreen:

Ahh, Sabugo, o meu compressor é da Viair, esses mesmos que tem para vender na GridStore, mas você encontra mais barato que lá facilmente.

JapaTroller
26/03/2008, 10:11
Ficou show de bola ojaneri!
Pena eu não ter essa banheirinha pra colocar o meu hehehehe, e o cilindro? colocou onde?
Abraços

ojaneri
26/03/2008, 10:33
Japa,

Cilindro no mesmo canto do seu, do lado do passageiro, preso no chassi. E o 2o irei colocar no mesmo canto, só que do lado do motorista. :-)

JapaTroller
26/03/2008, 11:07
Beleza , é o que eu vo fazer no meu tb, axei que 1 cilindro só ficou pouco, da pra quebrar o galho , mas se tem lugar num custa colocar outro hehehehe!!
Valeu

Cotrim
26/03/2008, 21:46
Japa,

Cilindro no mesmo canto do seu, do lado do passageiro, preso no chassi. E o 2o irei colocar no mesmo canto, só que do lado do motorista. :-)
Ojaneri,

Por favor, mostre algumas fotos desse cilindro e faça um manual de instalação passo a passo.

[]'s

ojaneri
27/03/2008, 13:19
Ojaneri,

Por favor, mostre algumas fotos desse cilindro e faça um manual de instalação passo a passo.

[]'s

Vou comprar o outro cilindro, ai aproveito tiro fotos deles, e posto aqui mais informações. Agora, com espaço que iria ficar o compressor, estou terminando a caixa do subwoofer de 10" para melhorar um pouco o grave do carro. :-)

guilhermeludwig
13/09/2009, 19:15
entao......desenterrando o topico....:oops::razz:

To muito interessado em colocar no troller:idea:

ojaneri/japa, depois de 1ano e meio tem algum problema pra relatar ou alguma dica para dar:grin:

Instalaram o segundo tanque?

Deu certo a cordinha pra buzina?
Tem problema se a buzina e tanque submergirem (não o compressor); se o tanque ficar exposto a esse tipo de intempere não pode diminuir a sua vida util?
O compressor faz muito barulho estando dentro da viatura?

Meio off-topic, mas esses kits de buzina com compressor tipo copinho aguentam travessias em rios??

Obrigado.:concordo:

[]'s pneumaticos..:cool:

JapaTroller
14/09/2009, 10:56
entao......desenterrando o topico....:oops::razz:

To muito interessado em colocar no troller:idea:

ojaneri/japa, depois de 1ano e meio tem algum problema pra relatar ou alguma dica para dar:grin:

Instalaram o segundo tanque?

Deu certo a cordinha pra buzina?
Tem problema se a buzina e tanque submergirem (não o compressor); se o tanque ficar exposto a esse tipo de intempere não pode diminuir a sua vida util?
O compressor faz muito barulho estando dentro da viatura?

Meio off-topic, mas esses kits de buzina com compressor tipo copinho aguentam travessias em rios??

Obrigado.:concordo:

[]'s pneumaticos..:cool:

O meu sitema desde que coloquei não tive problema nenhum, com relaçao ao segundo tanque, eu precisei, visto que o uso é muito pequeno, não é sempre que se usa o compressor, pelo menos eu naum, sempre que vo pra trilha, ja passo em um posto e coloco a quantidade de libras necessárias! Quanto a buzina , eu não instalei, mas axoq ue mais interresante comprar akelas que ja vem tudo junto e não usar o ar do cilindro! Digo isso, pois mesmo que o cilidro fique cheio, sempre em alguma conexão ele vaza um pouco, intaum sempre o compressor ia ser ligado pra encher, eu só ligo o compressor quando preciso mesmo!
Valeu

guilhermeludwig
14/09/2009, 23:11
Mais uma duvida: se o viair 100% gera 150 psi e as ferramentas pneumaticas grande maioria trabalham em 90psi, o unico uso do cilindro seria economizar tempo na calibragem dos pneus?:pensativo:

Porque se for, o melhor sistema é ter o compressor para ferramentas pneumaticas e um cilindro de CO2 para encher o pneus:concordo:

Obrigado

[]'s

JapaTroller
15/09/2009, 09:29
Mais uma duvida: se o viair 100% gera 150 psi e as ferramentas pneumaticas grande maioria trabalham em 90psi, o unico uso do cilindro seria economizar tempo na calibragem dos pneus?:pensativo:

Porque se for, o melhor sistema é ter o compressor para ferramentas pneumaticas e um cilindro de CO2 para encher o pneus:concordo:

Obrigado

[]'s

Guilherme, quando testei ferramentas penumaticas em meu carro, diretamente no compressor ela naum tem força, eu tive que encher o cilindro ai sim ela funcionava bem, e pra encher o pneu com o cilindro é mais rapido mesmo, visto que o compressoar é bem devagar, não é muito eficiente, na verdade considero ele como uma opçao em emergencias!!!Abraços

JCJ
15/09/2009, 10:00
Acho que o maior problema nos tópicos sobre ar comprimido é a confusão de pressão com vazão !

Pressão suficiente qualquer compressor boca de porco consegue, (haja visto a grande quantidade de compressores Xing Ling por menos de R$ 50,00), a única coisa que interessa é a vazão medida em PCM ou litros/min !

A partir daí é possível saber se vai conseguir enche pneu ou tocar qualquer outra coisa !

Qual é a vazão dos compressores elétricos ?

[]´s
JCJ

guilhermeludwig
15/09/2009, 10:40
Conforme o site, mal passa de 1 CFM

http://www.viaircorp.com/OffRoad/Specs/460C_pd.html

Ou seja, não é suficiente.

JCJ, obrigado pela luz.

Eu queria evitar o tanque. Por mais que se tome todas as precaucoes com todos os dispositivos de emergência, vc ta carregando uma "bomba" na viatura.
Mas pelo jeito.... a solução é com o tanque mesmo....

Pessoal do troller pos o tanque perto do chassis, na altura do estribo?

JapaTroller
15/09/2009, 10:56
Acho que o maior problema nos tópicos sobre ar comprimido é a confusão de pressão com vazão !

Pressão suficiente qualquer compressor boca de porco consegue, (haja visto a grande quantidade de compressores Xing Ling por menos de R$ 50,00), a única coisa que interessa é a vazão medida em PCM ou litros/min !

A partir daí é possível saber se vai conseguir enche pneu ou tocar qualquer outra coisa !

Qual é a vazão dos compressores elétricos ?

[]´s
JCJ

Realmente saum coisas diferentes, quanto a vazao do meu compressor eu naum sei, me atende até bem para o que eu uso! Agora creio que deva ter varias opções com relaçao a vazao desse compressores, mas ainda axo que vc tendo uma reserva num cilindro consegue uma melhora consideravel na agilidade pra encher um pneu ou mesmo utilizar ferramentas penumáticas , que no caso so vai funcionar com cilindro mesmo!!!

JapaTroller
15/09/2009, 10:58

http://www.viaircorp.com/OffRoad/Specs/460C_pd.html (http://www.viaircorp.com/OffRoad/Specs/460C_pd.html)

JCJ, obrigado pela luz.

Eu queria evitar o tanque. Por mais que se tome todas as precaucoes com todos os dispositivos de emergência, vc ta carregando uma "bomba" na viatura.

Isso mesmo guilherme, depois da uma olhadas numas paginas anteriores que vc vai ver algumas fotos postadas!
Depois manda um email pra essa empresa:
www.biomec.com.br
O meu compressor foi comprado lá, fala que é o que eles usam em suspensao a ar de carro!
Espero ter ajudado!
Abrços

JCJ
15/09/2009, 13:24

http://www.viaircorp.com/OffRoad/Specs/460C_pd.html (http://www.viaircorp.com/OffRoad/Specs/460C_pd.html)

JCJ, obrigado pela luz.

Até é suficiente apesar de lento, mas precisa do tanque para ajudar ! Esse modelo que vc tem é ciclo 100%, não precisa ficar parando pra esfriar ! Menos mal !
Tanque, no mínimo um de 10 litros, e ideal de 20 lts pra cima ! Se vai caber na viatura aí é outra história !

Bomba na viatura é todo jipeiro (CJ´s) andar sentado em cima do tanque de gasolina (que sempre ta vazando), fumando, magueira de combustivel de plástico pendurada, enconstando na tubagem do motor, etc...

Válvula de segurança de qualquer caminhão resolve a parada ! Além do pressostato é claro !

[]´s
JCJ

JCJ
15/09/2009, 13:37
Realmente saum coisas diferentes, quanto a vazao do meu compressor eu naum sei, me atende até bem para o que eu uso! Agora creio que deva ter varias opções com relaçao a vazao desse compressores, mas ainda axo que vc tendo uma reserva num cilindro consegue uma melhora consideravel na agilidade pra encher um pneu ou mesmo utilizar ferramentas penumáticas , que no caso so vai funcionar com cilindro mesmo!!!

Blz Japa.
Ok ! :concordo:
Quanto maior a reserva de ar melhor o sistema de ar comprimido funciona, principalmente quanto o compressor tem baixa vazão !

No próprio site indicado, tem varios tipos com pressão e vazão diferentes e ainda tem por aplicação: bloqueio, buzina, pneu.
http://www.viaircorp.com/OffRoad/oba.html (http://www.viaircorp.com/OffRoad/oba.html)
Informação é o que não falta.

Estou preparando o meu compressor, mas é mecânico e não elétrico.

[]´s
JCJ

JapaTroller
15/09/2009, 17:08
Blz Japa.
Ok ! :concordo:
Quanto maior a reserva de ar melhor o sistema de ar comprimido funciona, principalmente quanto o compressor tem baixa vazão !

No próprio site indicado, tem varios tipos com pressão e vazão diferentes e ainda tem por aplicação: bloqueio, buzina, pneu.
[/URL][url]http://www.viaircorp.com/OffRoad/oba.html (http://www.viaircorp.com/OffRoad/oba.html)
Informação é o que não falta.

Estou preparando o meu compressor, mas é mecânico e não elétrico.

[]´s
JCJ

Beleza, boa sorte no eqeuipamento, e se possivel, depois posta oq ue foi feito e umas fotos, as vezes tem gente que gostaria de colocar tb!! valeu

JCJ
16/09/2009, 08:50
Beleza, boa sorte no eqeuipamento, e se possivel, depois posta oq ue foi feito e umas fotos, as vezes tem gente que gostaria de colocar tb!! valeu

Estamos discutindo aqui, a modificação de compressores de ar condicionado, para esta aplicação.

Alguém já colocou AR comprimido no Jeep?? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1260)

[]´s
JCJ