PDA

Ver Versão Completa : alinhamento do eixo

jose alfredo noia rocha
23/02/2008, 22:46
Desejo saber dos amigos se existe alguma diferença no alinhamento dos diferenciais do engesa em relaçao aos tirantes. O meu esta com uma diferença de aproximadamente 5centimetros o que estou achando muito grande. Estou pensando em novas buchas entao seria uma boa oportunidade de tentar arrumar. Se possivel peço ajuda na escolha do tipo de jogo de bucha deveria adquirir. Aqui nos temos de borracha para mandar fazer, mas tenho que trabalhar os tirantes exatamente na parte do chasis e assim acho as de borrachas fraca no entanto confortavel. Por tudo isto ficarei muito grato por todo que os amigos engeseiros me orientar. Por aqui fico as ordens. Jose Alfredo

Kim
23/02/2008, 23:11
Caro jose alfredo noia rocha!

Se for trocar somente as buchas que ligam a longitudinal ao chassis, pode usar as da F1000/4000.

Agora se for trocar as buchas da longitudinal/diferencial, coloque as do Marcelo, vem o jogo completo.

Segue o tel:

11 5533 9691 horário comercial.
11 9406 1186 celular.

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
24/02/2008, 08:39
JOSE ALFREDO

Complementando a DICA do KIM , que na parte do chassi usar as da F-1000 ou F-4000 , e as do eixo as do MARCELO .

Estas do eixo eu coloquei de PU vermelha (poliuretano) das usadas nas carretas RANDON sem a capa externa de ferro , pois o diametro externo é igual a das originais , e o diametro interno é maior , aí eu utilizei as buchas do amortecedor da BAND tb em PU vermelho que deu certinho para diminuir o diametro interno e colocando o caninho do parafuso , apenas fiz um rebaixo nas buchas da RANDON para encaixar um ressalto que tem nas buchas do amortecedor para ela não passar direto por dentro da maior . No eixo dianteiro ficou tudo por R$68,00 se fizer no trazeiro tb ficará por R$136,00 os dois eixos , bem mais barato do que os KITs prontos , só que dá um pouco mais de trabalho para fazer .

jose alfredo noia rocha
24/02/2008, 09:20
Kim e Guilherme muito bem quanto as buchas entendi, me oriente quanto ao alinhamento do diferencial dianteiro pois noto o meu com um pneu mais atraz que o outro. Kim viu como e facil fazer o trabalho de alongamento, quando começa o seu? mande brasa fica legal . Tenhao um bom domingo.Grato

Kim
24/02/2008, 09:29
Opa José!

Recebi as fotos sim, e repassei ao amigo Dr. Guilherme, para discutirmos alguns pontos.

O serviço não é tão complicado quanto ao chassis, mais em relação a carroceria, deve-se ter cuidados.

Sobre o alinhamento do eixo, colocamos as buchas em discussão, tendo em vista que na maioria das vesez, é ela quem ocasiona esse tipo de problema.

Passei por isso.

Olha em fotim na minha assinatura, ali tem as fotos das velhas e novas.

Abraços.

Kim.

Eduardo Velo
24/02/2008, 10:10
José , o alinhamento , nos eixos tras. e diant. , é feito através do aperto nas buchas na ponta da longitudinal que vai presa na longarina , por isso o Kim e o Guilherme estão comentando das buchas ... se estiverem com o mesmo grau de aperto e mesmo assim tiver fora é sinal de folga nas buchas da longitudinal no eixo ... pode ser empeno da longitudinal tb , mas é muito raro ...

Se possível passa as medidas entre eixos dos 2 lados da vtr ...

abs ...

haundrich
24/02/2008, 10:39
Conforme o Gulherme e o Kim, se os eixos não estão no esquadro, além ter que verificar o estado das buchas, bom conferir a distância dos suportes no chassi, se estão parelhos. O ajuste fino pode ser feito adicionando "arruelas" de chapa de ferro no tirante.

Tenho uma pergunta para te fazer. Os pneus traseiros não estão andando no mesmo trilho dos dianteiros?
Se for o caso, será que sua panhard está correta? Está com molas originais? Foram colocados calços?

CAVESO
24/02/2008, 10:55
Sempre tive dúvidas sobre como alinhar os eixos através das barras longitudinais.

O correto é apertar as barras até o final do curso da rosca ou há aperto e meço a distância de cada lado do eixo em relação ao chassis?

Outra coisa: como as barras longitudinais são móveis no ponto de apoio do chassis (acompanham o movimento da suspensão), qual o melhor tipo de bucha: borracha ou PU?

Alguém já pensou em usar terminais rotulares no lugar do sistema original com buchas?

haundrich
24/02/2008, 11:13
Sempre tive dúvidas sobre como alinhar os eixos através das barras longitudinais.

O correto é apertar as barras até o final do curso da rosca ou há aperto e meço a distância de cada lado do eixo em relação ao chassis?

Outra coisa: como as barras longitudinais são móveis no ponto de apoio do chassis (acompanham o movimento da suspensão), qual o melhor tipo de bucha: borracha ou PU?

Alguém já pensou em usar terminais rotulares no lugar do sistema original com buchas?

Caveso

Agora não lembro bem, mas deve ser aperto até o fim e usar porca castelo.
Eu devo pensar que como deveria sair tudo certinho de fábrica, buchas, suporte, tirantes, a fábrica não deverá ficar medindo esse aperto durante a montagem.

Sobre as buchas, meu sentimento é usar PU nas buchas que seguram o eixo e borracha de F4000 nos tirantes das longitudinais ao suporte do chassi.

Como é esse sistema de terminal rotular ? Aço contra aço?

CAVESO
24/02/2008, 11:26
Como é esse sistema de terminal rotular ? Aço contra aço?

Iguais a esses que o Marilson está vendendo: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=36599

guilhermeabreu
24/02/2008, 13:41
CARO JOSE ALFREDO

Essa diferença que vc cita de 5 cm de um lado para outro , NÃO É DIFERENÇA , é uma VIAGEM , normalmente com buchas gastas não dá esta diferença toda não , DEVE TER alguma coisa de GRAVE AÍ .

Sugiro seguir as dicas do HAUNDRICH , medir o comprimento dos tirantes para ver se são iguais , MEDIR TUDO QUE É POSSÍVEL , pois esta distancia é muito grande , alinhamento do chassi e etc , etc ,etc ,etc e tal .

jose alfredo noia rocha
24/02/2008, 13:46
Vou tentar responder a todos; estou providenciando o jogo de bucha do Marcelo porque o que esta no engesa ja vai mais de 5anos se nao fosse outro defeito nao mudaria agora, se nao vejamos este jeep sempre foi bobao ja coloquei 8 amortecedores tem barra estabilizadora no eixo trazeiro e sempre a mesma coisa bobao entao agora resolvi pedir ajuda a voces do forum amanha vou ver esta coisa de fazer dois rastro . Alquem pode perguntar porque tanto tempo na verdade agente termina se acostumando com que nao presta mas agora vou em frente por enquanto muito obrigado. Kim a carroceria nao e dificil nao vejamos; ela sera a primeira coisa a ser feita, antes de tudo voce corta a lateral entre a porta e o começo do guarda lama, vai ate o outo lado so ai voce retira as duas partes , depois vem o chasis feito isto voce coloca as duas partes da carroceria no lugar e vai preencher o vazio, logico antes tem que estudar como sera melhor utilizado,vamos la nao tem complicaçao e o resultado e bom.

guilhermeabreu
24/02/2008, 13:58
JOSÉ ALFREDO

Dentre muitas coisas , uma coisa que faz ele ficar BOBÃO , é a BARRA DA DIREÇÃO que vai do BRAÇO PITMAN da direçao até o BRAÇO DO MUNHÃO , ela tem que estar colocada de BAIXO PARA CIMA NO BRAÇO PITMAN , para não ficar muito inclinada , ela pode tb estar inclinada demais , se vc levantou muito a suspensão , aí mesmo ela estando por baixo , irá manter uma inclinação maior do que é recomendado , aí vai ficar BOBO tb . Esta barra deve ficar no mais horizontal que puder .

haundrich
24/02/2008, 18:23
Iguais a esses que o Marilson está vendendo: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=36599

Saquei.

Anos atrás tinha imaginado algo parecido. Na minha versão, além da esfera, um anel de borracha muito bem sediado no externo, para não deixar ferro com ferro no sistema.

Inclusive , faz tempo, não tem muito haver com esse esquema 3link, mas, numa dessas revistas 4x4Cia tinha um jipe willys, com motor V-8, acho que era o azulão, cujo dono tinha colocado rolamento ou coisa parecida nos jumelos. Nunca mais tive notícia, para saber se deu certo ou não.

Objetivo deveria ser o mesmo. Aumentar a vida útil do material elástico (borracha), evitando o desgaste devido ao atrito ocasionado pela articulação. E a borracha, ou a reposição dela, ficaria bem mais barata.

haundrich
24/02/2008, 18:42
Vou tentar responder a todos; estou providenciando o jogo de bucha do Marcelo porque o que esta no engesa ja vai mais de 5anos se nao fosse outro defeito nao mudaria agora, se nao vejamos este jeep sempre foi bobao ja coloquei 8 amortecedores tem barra estabilizadora no eixo trazeiro e sempre a mesma coisa bobao entao agora resolvi pedir ajuda a voces do forum amanha vou ver esta coisa de fazer dois rastro . Alquem pode perguntar porque tanto tempo na verdade agente termina se acostumando com que nao presta mas agora vou em frente por enquanto muito obrigado. Kim a carroceria nao e dificil nao vejamos; ela sera a primeira coisa a ser feita, antes de tudo voce corta a lateral entre a porta e o começo do guarda lama, vai ate o outo lado so ai voce retira as duas partes , depois vem o chasis feito isto voce coloca as duas partes da carroceria no lugar e vai preencher o vazio, logico antes tem que estudar como sera melhor utilizado,vamos la nao tem complicaçao e o resultado e bom.

Mais um lance legal para considerar:

Dois anos atrás, parecia tudo bem no meu engesa no quesito buchas, quando resolvi fazer um pequeno upgrade no amortecedor de direção.

Quando retirei o amortecedor e fui dar umas voltas nas lojas de peças, qual não foi minha surpresa quando começou fazer chimy (bater palmas), coisa de lôko, inacreditável como mudou do vinho para o vinagre..

Portanto, se quer saber se as buchas estão boas (principalmente as das panhards), faça o teste rodando sem o amortecedor da direção. Porque ele mascara pacas o real estado de buchas de sua suspensão.

Kim
24/02/2008, 21:55
Opa galera!

Caro José!

Entrei no assunto buchas no início da discussão, tendo em vista que quando comprei meu engesa, as buchas não estavam ruins, péssimas eram apelido!!!:putz:

A dirigibilidade era péssima, o eixo traseiro dançava quando o giro estabilizava, ou tina que acelerar ou tirar o pé do acelerador, pois o bicho não parava na estrada.

Havia também diferença nas medidas de entre-eixo.

O problema é que não havia mais buchas no eixo trazeiro, como as buchas da longitudinais, completamente comprometidas.

Depois de trocada as buchas, a dirigibilidade melhorou em muito!:dance:

Depois veio alinhamento, balanceamento...

Hoje, sabendo mais sobre suspensão, arrisquei até trabalhar o cáster, que ficou bm!:concordo:

Bem, comece pelas buchas, do mais simples para o mais grave, talvez resolva de início.

Abraços.

Kim.

jose alfredo noia rocha
26/02/2008, 19:10
Bem pessoal ontem fui a uma empresa que trabalha com pneus e alinhamento onde sempre faço estes serviços, entao pedi que eles fizesem um laudo do engesa entao resultado: no eixo dianteiro esta tudo bem segundo eles tentro do padrao convergencia -3 camberOº20´ ja eixo trazeiro convergencia 2,75mm camber00 paralelismo6mm o que tenho que consertar esta diferença que e muito grande pois preciso voltar o eixo 3mm do lado do motorista ja retirei e jo levei ao torneiro pra ver como resolvemos esta parada bem por enquanto e so, depois volto a informar mais.

guilhermeabreu
27/02/2008, 21:07
JOSÉ ALFREDO

ATENÇÃO AÍ : A convergencia recomendada dentro do padrão é +4mm e não -3mm .
O camber recomendado dentro do padrão é 1º e 30" +- 30" e não 0º e 20" .

Logo , a meu entender tanto a CONVERGENCIA como o CAMBER do seu ENGESA esta fora das medidas padronizadas recomendads pelo fabricante .

Para vc ter uma noção , no meu caso , eu tinha um problema de o volante não voltar qdo dobrava numa esquina . Ao termionar de dobrar a esquina e soltava o volante , ele ficava na mesma posição querendo continuar fazendo curva , eu fiz o alinhamento por duas vezes , e o cara me dizia que estava beleza . de tão P da vida que eu estava , fui outra vez no cara do alinhamento e pedi para ele me dizer quais as medidas que estavam constatando ali , e ele me deu .
Resultado , as medidas que ele me deu , não eram as que eu mandei ele colocar , eu o questionei do pq ele não havia colocado nas medidas que eu tinha dado a ele , e ele SIMPLESMENTE ME RESOPONDEU QUE : ele era o cara que entendia de alinhamento , e que fazia aquilo ha mais de 20 anos e que aquela medida de + 4 mm na CONVERGENCIA como eu pedi , não ficaria bom pq os pneus não eram original e com aquela largura toda , ficava bom com a convergencia de 0º .

AÍ FUI VER A QTO TEMPO NÓS CLIENTES DE ALINHAMENTO SOMOS ENGANADOS POR INCOMPETENTES , logo que não são todos que pensam e fazem assim , mas sugiro a todos ficarem de olho nas medidas colocadas qdo fizermos alinhamento .

CONCLUSÃO : Depois que eu EXIGI que ele colocasse os +4mm na CONVERGENCIA do meu ENGESA , o volante SIMPLESMENTE passou a voltar sozinho qdo eu dobrava na esquina e soltava o mesmo assim que terminava de dobrar , RESOLVIDO UM PROBLEMA CRONICO que não era problema e sim ALINHAMENTO MAL FEITO NÃO OBEDECENDO AS MEDIDAS RECOMENDADAS PELO FABRICANTE .

ABRAÇO

haundrich
27/02/2008, 21:18
Tah aqui o link para não deixar o Guilherme mentir sozinho :-))
http://www.angelfire.com/ak/engesa/tablub.html
Em resumo:
Convergência : 4mm
câmber: 1 grau e 30" +- 30"
caster: 5 graus
Inclinação do pino mestre: 7 graus +- 30"

O relato do Guilherme deve ser parecido com muito engeseiro. Os "alinhadores" nunca viram um rino e daeh tentam alinhar como se fosse uma d-20, toyota, sei lá...

haundrich
27/02/2008, 21:33
Bem pessoal ontem fui a uma empresa que trabalha com pneus e alinhamento onde sempre faço estes serviços, entao pedi que eles fizesem um laudo do engesa entao resultado: no eixo dianteiro esta tudo bem segundo eles tentro do padrao convergencia -3 camberOº20´ ja eixo trazeiro convergencia 2,75mm camber00 paralelismo6mm o que tenho que consertar esta diferença que e muito grande pois preciso voltar o eixo 3mm do lado do motorista ja retirei e jo levei ao torneiro pra ver como resolvemos esta parada bem por enquanto e so, depois volto a informar mais.

Me perdoe a pergunta. Mas eixo traseiro tração traseira tem convergência?

Com relação ao paralelismo do eixo traseiro, se as buchas estiverem novas, basta colocar arruelas de aço no tirante (se já não tiver). Penso que isso não coisa para torneiro.

Eduardo Velo
27/02/2008, 22:07
Faço alinhamento no barbante faz muito tempo e nunca tive problema ... aprendi com o mestre Carlão ... ta na cx de ferramentas o rolo de barbante , faz parte do kit , rsrs ...
Prendo no parachoque tras. , passo bem no centro do pneu tras. e encosto no centro do diant. , passando uns cms pra ver a abertura , regulo pela barra de dir. (roda a roda ) deixando uns 2 ou 3 mm mais fechado de cada lado na frente , depois acerto o volante pela barra do pitmam ...
Caster e Camber pra nós é " imexível " salvo alguma porrada que tire fora e tenha que retrabalhar ...

abs ...

Kim
27/02/2008, 22:09
Grande Flávio.

O eixo traseiro do engesa, ou seus similares não tem convergência, caso tenha que alinhar em relação ao chassis, as arroelas funcionam muito bem.

haundrich
27/02/2008, 22:23
Bem pessoal ontem fui a uma empresa que trabalha com pneus e alinhamento .......... ja eixo trazeiro convergencia 2,75mm camber00 paralelismo6mm ......

Pois é Kim... por isso que pedi perdão pela pergunta..
As vezes a gente aprende coisa nova, mas esse não foi o caso.

Então o caso é que a empresa de balanceamento e alinhamento que o J. Rocha costuma frequentar precisa aferir o seu aparelho de vez em quando....

Não é de hoje que reclamo disso, das oficinas não aferirem seus aparelhos (pode ser o laser o que for) , e principalmente os balanceamentos...

Em último caso, alguma tortura no próprio eixo, acho difícil.

Kim
27/02/2008, 22:41
É se está com 2,75 mm de convergencia, provavelmente os semi-eixos irão derreter...

Acho melhor trocar o lugar que se está alinhado, os apoarelhos estão completamente desregulados.

Abraços.

Kim.

CARLOS SIQUEIRA
28/02/2008, 22:31
Camaradas, estou usando pneus 33", que comprei usados e fiz alinhamento, como o funcionário e eu não tinhamos os valores de refência, consultamos a tabela e verificamos que a maioria dos jipes tinham o mesmo valor (0 a -3°) acho que de cambagem e ajustamos assim. Pergunto, os valores mencionados um pouco mais acima, também seriam validos para eixo WILLIS DANA 44?

[]'s Carlos Siqueira

haundrich
25/04/2008, 08:14
Camaradas, estou usando pneus 33", que comprei usados e fiz alinhamento, como o funcionário e eu não tinhamos os valores de refência, consultamos a tabela e verificamos que a maioria dos jipes tinham o mesmo valor (0 a -3°) acho que de cambagem e ajustamos assim. Pergunto, os valores mencionados um pouco mais acima, também seriam validos para eixo WILLIS DANA 44?

[]'s Carlos Siqueira

Carlos

Não me recordo dos valores originais dos willys. E acredito que muda um pouco a geometria para compensar os pneus largos.

Pena que vc já pegou pneu usado 33". Pois minha sugestão é fazer a geometria inicial, registrar tudo, anotar os kms e depois pegar um paqúimetro, e medir o sulco dos pneus, externo, interno e meio da tala de rodagem. E depois ir acompanhando o desgaste, verificando se está tudo parelho.

No caso de pneus mais largos, a direção deverá ficar mais "boba". Um pouquinho mais de convergência poderá ajudar e bom amortecedor de direção também. Mas o ideal seria o ajuste de cáster.

zguilherme
27/04/2008, 18:10
opa pessoal... acho q este assunto da melhor aqui. so um relato, vamos ver o q vcs me dizem... meu pai estava andando no meu engesa... e... fazendo uma rotatoria (rotula aqui em florianopolis), a roda do lado direito travou.... sem mais nem menos. ele estava com a 4x4 ligada, mas nao com as rodas livres engatadas pois estava apensa dando uma volta para lubrificar o sistema, isso ele faz toda semana. o jipe esta parado pois nao estou morando na cidade no momento.

o que poderia ser em? ele achou q pudesse ser o quanto as rodas conseguem virar e mandou no mecanico regular ou seja diminui um pouco naquele parafuso q determina o quanto pode virar a roda. sera q poderia ser apenas isso? os freios estao funcionando normalmente.

mais uma vez... falar de problemas os quais eu nao estou vendo e nao es tou fazendo teste é meio complicado para se achar solucoes... mas fiquei muito preocupado com isso.

abracos

Kim
27/04/2008, 23:31
Caro zguilherme!
Já matou o problema.

Quando comprei meu engesa, tinha um bom esterço para um 4x4, até estranhei.

Mais um dia com a tração ligada, ao fazer uma curva, o volante deu um "coice", achei estranho e diminui o raio da curva.

Com calma, comecei analisar o que teria acontecido.

Com o munhão virando demais, forçava a cruzeta, e esta jogava o munhão de volta.

No seu caso, penso que está passando demais do recomendado (24º), ai fez um "L" na cruzeta e travou a roda.

Para regular, erga uma roda com a roda livre ligada, esterce e rode o pneu, vá ajustando o parafuso até não sentir qualquer impedimento no giro do pneu.

Proceda de um lado, depois do outro.

Abraços.

Kim.

zguilherme
28/04/2008, 10:48
OPA GRANDE GURU KIM! legal cara... foi feito isso mesmo.

Sera q é o mesmo para homocinéticas? pois estou usando as da toyota.

Mas aparentemente ate o momento nao teve problemas.

vou fazer um teste e trago as novidades. abracos!

Kim
28/04/2008, 11:13
Também vale para homocinéticas, o procedimento é o mesmo.

Estas, apesar d terem um ângulo maior de trabalho, também tem limitações.

zguilherme
29/04/2008, 12:42
kim valeu pelas respostas aos meus problemas diarios! e valeu a mudanca na organizacao das fotos em?????? ehhehehehehheheheh

Rodrigo Ielpo Bastos
01/05/2008, 00:35
Guilherme, boa noite procurei por aqui as buchas da carreta random e não encontrei nem na propria random, vc sabe dizer qual modelo de carreta elas se encaixam, se souber algum codigo me passa por favor

obrigado

Kim
01/05/2008, 08:47
Rodrigo!

Respondido no Mudando a Camper 4x2 para 4x4 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=598862&posted=1#post598862).

Abraços.

Kim.