PDA

Ver Versão Completa : Qual Pneu Para Tracker Sem Modificação No Veículo

Páginas : 1 [2] 3 4

Barni
06/12/2011, 14:22
Opa,

Sobre o Firestone Destination A/T 225/70: li em uns outros tópicos que dá pra colocar sem medo na configuração original da suspensão, mas aqui mencionam que pega às vezes. Em que situação pode bater? E presta pra asfalto ou fica muito ruim? Como é meu único carro não tenho como evitar usar a maior parte do tempo no asfalto mesmo, e fora dele é mais estrada de chão (umas bem brabas, tá certo, mas nada absurdo que justifique mudar a suspensão).

Vale a pena ou posso me incomodar? E a durabilidade muda muito em relação aos originais?

hurry-gurits
06/12/2011, 16:25
Opa,

Sobre o Firestone Destination A/T 225/70: li em uns outros tópicos que dá pra colocar sem medo na configuração original da suspensão, mas aqui mencionam que pega às vezes. Em que situação pode bater? E presta pra asfalto ou fica muito ruim? Como é meu único carro não tenho como evitar usar a maior parte do tempo no asfalto mesmo, e fora dele é mais estrada de chão (umas bem brabas, tá certo, mas nada absurdo que justifique mudar a suspensão).

Vale a pena ou posso me incomodar? E a durabilidade muda muito em relação aos originais?

Pegam quando passa em algum obstaculo que a suspensão não consegue compensar o peso do veiculo e o mesmo se movimenta para baixo comprimindo as molas e amortecedores na traseira (depressão na pista, desnivel entrando ou saindo de algum viaduto), mesmo com o carro descarregado.

Fui teimoso e vou te falar pelo meu, que é o KM2 que acabei de instalar, eles são 235/70R16, sai feliz da vida com eles instalados, testei na loja, não pega em nada parado, nem quando em X , porém na primeira depressão que peguei na pista da marginal o peso do conjunto abaixa e pega na caixa de roda traseira na lateral, porque a suspa original é muito molenga na traseira, e quando faz curva manobrando pega nas proteções plasticas dentro da caixa de roda perto do acesso ao farol de milha.

Passei uma semana assim dirigindo que nem tiozinho, na sexta troquei as molas e amortecedores com 2" e o carro virou outro, mas pelo menos o velocimetro ta marcando certo .

espero ter ajudado.

Barni
06/12/2011, 16:54
Pegam quando passa em algum obstaculo que a suspensão não consegue compensar o peso do veiculo e o mesmo se movimenta para baixo comprimindo as molas e amortecedores na traseira (depressão na pista, desnivel entrando ou saindo de algum viaduto), mesmo com o carro descarregado.

Fui teimoso e vou te falar pelo meu, que é o KM2 que acabei de instalar, eles são 235/70R16, sai feliz da vida com eles instalados, testei na loja, não pega em nada parado, nem quando em X , porém na primeira depressão que peguei na pista da marginal o peso do conjunto abaixa e pega na caixa de roda traseira na lateral, porque a suspa original é muito molenga na traseira, e quando faz curva manobrando pega nas proteções plasticas dentro da caixa de roda perto do acesso ao farol de milha.

Passei uma semana assim dirigindo que nem tiozinho, na sexta troquei as molas e amortecedores com 2" e o carro virou outro, mas pelo menos o velocimetro ta marcando certo .

espero ter ajudado.

Ajudou sim!

Estava decidido a trocar os pneus sem mexer na suspensão, mas agora estou na dúvida. Quanto sai a adaptação como a que tu fizeste, mais ou menos? E não gera problemas com o seguro em caso de sinistro, por exemplo?

Barni
06/12/2011, 18:24
Ah, se alguém tiver uma opinião diferente, ou indicação de onde posso ir pra ver sobre a alteração da suspensão em Porto Alegre estou aceitando sugestões!

Milton Quadros
06/12/2011, 18:29
......Passei uma semana assim dirigindo que nem tiozinho, na sexta troquei as molas e amortecedores com 2" e o carro virou outro, mas pelo menos o velocimetro ta marcando certo ......

O velocímetro irá marcar agora,com os pneus 235/70, o valor real da velocidade instantânea mas o hodômetro "já era", vai ficar marcando agora cerca de 5% menos. Quando marcar um quilômetro rodado na verdade você terá rodado 1050m, aproximadamente..

cézão_MTB
06/12/2011, 19:00
Opa,

Vou instalar essa semana os calços; acho que eles são a modificação mais simples que se pode fazer na suspensão de um carro. Espero não precisar fazer cambagem; espero que não afete a dirigibilidade do carro, afinal, o calço é de apenas UMA polegada.

hurry-gurits
06/12/2011, 19:18
Ajudou sim!

Estava decidido a trocar os pneus sem mexer na suspensão, mas agora estou na dúvida. Quanto sai a adaptação como a que tu fizeste, mais ou menos? E não gera problemas com o seguro em caso de sinistro, por exemplo?

Barni, funciona assim, como qualquer alteração no veiculo, voce deve estar ciente que o seguro pode ou não criar problema, na loja que eu instalei, o dono me falou que tem varios clientes que levam os carros apos instalar os kits para vistoria das seguradoras, tem seguradora que indica na apolice o que pode e não pode fazer, cada caso é um caso, e é claro que na minha não diz nada, nem indica nada, tem seguradora que é boa na hora de voce pagar, mas na hora de voce receber, vixe!!!!!!.
Na duvida se rolar algum sinistro bem sinistro!!!! heheheh vou recolocar os amortecedores e molas originais antes de acionar qq coisa.

No caso do meu carro ele ficou mais estavél do que antes com amortecedores originais, Ok.

Não é adaptação o que eu coloquei, é plug´and play, tira um, coloca outro, corrigindo se não me engano o caster, no meu caso optei por ser um kit somente de 4 molas e 4 amortecedores da iroman4x4 (iria por os da offshox, mas pelo prazo de entrega não dava para esperar ja que os pneus estavam pegando em alguns lugares).

Paguei R$ 2.500,00 lts no kit mais 400,00 na M.O. +/- , detalhe como tenho um willys também, cansei de mexer com suspensão, e adaptações em geral, já sofri muito com mexanico nesta vida e para as proximas também, prefiri uma que qualquer problema retiro e recoloco eu mesmo, mas tem receitas bem mais baratas que funcionam tão bem quanto aqui no forum, essa é minha opinião.

abração

hurry-gurits
06/12/2011, 19:20
O velocímetro irá marcar agora,com os pneus 235/70, o valor real da velocidade instantânea mas o hodômetro "já era", vai ficar marcando agora cerca de 5% menos. Quando marcar um quilômetro rodado na verdade você terá rodado 1050m, aproximadamente..

é isso eu já sabia esperava acontecer, pela diferença do diametro do pneu...

A tranqueira(willys) tem vezes que marca 60 por hora, e ta a mais de 90, pra passar disso nem se jogar em queda livre ...

chansen
14/02/2012, 20:45
É bem isso... Troquei 2 pneus no final do ano passado... R$ 650,00 cada. :)
Mas o pneu é "bão" demais!

[quote=TMorais;592809]Outro dia vi um GV com pneus Wrangler 235/60 A/TS e o desenho me pareceu ser 50/50%.. na medida do original.:)[quote]
Quem quiser uma outra opção de pneu na medida original dos Tracker/GV 235/70R16, com desenho agressivo e A/T 50/50%, dê uma olhada na HP www.yokohama.com.br (http://www.yokohama.com.br) e veja o modelo G12. Mas vá preparando o bolso, pois o bonito não sai por menos de R$ 650,00. :parede:

cézão_MTB
16/02/2012, 19:56
É bem isso... Troquei 2 pneus no final do ano passado... R$ 650,00 cada. :)
Mas o pneu é "bão" demais!

[QUOTE=Pedrinha;593477][quote=TMorais;592809]Outro dia vi um GV com pneus Wrangler 235/60 A/TS e o desenho me pareceu ser 50/50%.. na medida do original.:)

perfil 60 acho inadequado para pneu off-road, pelo menos 70, por isso optei pelos 225/70-R16. Não mudou em nada a velocidade , ao passar em barreiras eletrônicas a velocidade não dá diferença.
Firestone Destination Firestone Destination A/T - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=ONBioXQJ-W4)
Firestone | RADIAL | CAMIONETE | DESTINATION-AT (http://www.firestone.com.br/pneus/Radial/Camionete/destination-at)
Diâmetro externo: 722mm.

Giu Bernardon
25/02/2012, 18:27
Como o tópico é "PNEU PARA TRACKER SEM MODIFICAÇÃO NO VEÍCULO",
gostaria de ressaltar que existem ótimas opções de pneus para a Tracker na medida 235/60/16,
para mim se destacando o Pirelli Scorpion ATR e o Yokohama Geolandar AT/S (G12).

cézão_MTB
26/02/2012, 15:25
Como o tópico é "PNEU PARA TRACKER SEM MODIFICAÇÃO NO VEÍCULO",
gostaria de ressaltar que existem ótimas opções de pneus para a Tracker na medida 235/60/16,
para mim se destacando o Pirelli Scorpion ATR e o Yokohama Geolandar AT/S (G12).

um calço de 1" já resolve o problema com pneus 225/70-R16". Essa medida deixa o carro mais alto e confortável, o original 235/60 é bom no asfalto mais deixa do carro muito ríspido.
Esses pneus que você comentou são caríssimos, péssimo custo-benefício.

mauricioalan32
26/02/2012, 21:23
original:
235 / 60 / 16 = 27,1

opcoes:
255 / 70 / 16 = 30,1....... so se levantar 2" + 2" e outras coisitas mais... ne Andre?
245 / 70 / 16 = 29,5....... so se levantar a suspensao e vai pegar muito na longarina
235 / 70 / 16 = 29.......... so se levantar a suspensao
235 / 75 / 16 = 29,9....... so se levantar 2" + 2"
225 / 70 / 16 = 28,4....... pega às vezes no fim de curso
225 / 75 / 16 = 29,3....... so se levantar a suspensao e vai pegar na longarina
215 / 70 / 16 = 27,9....... melhor nem trocar ("so estetico")
215 / 80 / 16 = 29,5....... so se levantar a suspensao mas nao pega na longarina
235/85 / 16 = I M P O S S Í V E L

Cézão, sem querer abusar... comprei uma Tracker diesel 2003 e quero preparar ela pra passeios e expedições, pois pra trilha tenho um Vitara bem preparado, entao pretendo levantar somente a suspensão em 2", e pretendo colocar os pneus BF Goodrich All Terrain na medida 245/70 R16 e andei lendo o que vc mencionou:

"245 / 70 / 16 = 29,5....... so se levantar a suspensao e vai pegar muito na longarina"

Se eu usar os espaçadores de roda, resolve o problema, nao vai pegar em outro lugar? Não vai ficar pra fora? Corro o risco da roda traseira ficar muito próxima do canto da caixa de ar?

Abraços e desculpe tantas perguntas!

Elver
27/02/2012, 11:50
Mauricio,

Se você colocar o alargador com essas medidas o pneu começa a pegar nas proteções plásticas do carro. A melhor medida para fazer o que você quer fazer com o carro é a 235/70/16 e com lift de 2".

[]'s

Elver

Cézão, sem querer abusar... comprei uma Tracker diesel 2003 e quero preparar ela pra passeios e expedições, pois pra trilha tenho um Vitara bem preparado, entao pretendo levantar somente a suspensão em 2", e pretendo colocar os pneus BF Goodrich All Terrain na medida 245/70 R16 e andei lendo o que vc mencionou:

"245 / 70 / 16 = 29,5....... so se levantar a suspensao e vai pegar muito na longarina"

Se eu usar os espaçadores de roda, resolve o problema, nao vai pegar em outro lugar? Não vai ficar pra fora? Corro o risco da roda traseira ficar muito próxima do canto da caixa de ar?

Abraços e desculpe tantas perguntas!

mauricioalan32
27/02/2012, 13:22
Ok entao Elever... brigadao, vou fazer isso entao!

Grande abraço!!

dcamp
27/02/2012, 18:56
Oi pessoal,

sou novo no forum e acabei de comprar uma Tracker 08/09. É o seguinte: a Tracker está com pneus 245/70 R16, com calços de carroceria de 5cm e alargadores de rodas. A suspensão não foi elevada e o pneu praticamente não está raspando em nada. O problema é que quando passo em buracos e quebra-molas dá um bate muito forte. Acho que o batente que fica dentro das molas dianteiras está batendo em baixo causando está pancada. Como resolver este problema sem elevar a suspensão? Obrigado.

cézão_MTB
27/02/2012, 21:00
eu só investiria em 235\70 se fosse usar MUD terrain.
ALL Terrain eu fico com 225\70 que é a medida mais próxima da original; muda pouco o consumo e também a relação de câmbio!!!
Firestone Destination A/T - YouTube (http://youtu.be/ONBioXQJ-W4)

Elver
28/02/2012, 09:10
O que parece que está acontecendo é que, como fizeram apenas o Bodylift, não trabalharam nos cursos dos amortecedores/prolongadores. Ai vai dar fim de curso mesmo.

Eu, pelo menos, sempre recomendo fazer o lift na suspensão antes de fazer o de carroceria (além do que, o de carroceria é bem mais trabalhoso e envolve outras mudanças), mas como você já pegou ele dessa maneira, procure identificar exatamente onde está batendo, ai você pode pensar em trocar algum amortecedor/mola para melhorar a bateção.

[]'s

Elver

Oi pessoal,

sou novo no forum e acabei de comprar uma Tracker 08/09. É o seguinte: a Tracker está com pneus 245/70 R16, com calços de carroceria de 5cm e alargadores de rodas. A suspensão não foi elevada e o pneu praticamente não está raspando em nada. O problema é que quando passo em buracos e quebra-molas dá um bate muito forte. Acho que o batente que fica dentro das molas dianteiras está batendo em baixo causando está pancada. Como resolver este problema sem elevar a suspensão? Obrigado.

dcamp
28/02/2012, 12:10
Obrigado pela resposta Elver. Será que se eu colocar os pneus originais 235/60 R16 fica normal e para de bater? Obrigado.

Elver
28/02/2012, 12:50
Você tem que verificar o que e onde está batendo. Se for o pneu pegando em alguma parte da lataria, trocar o pneu "resolve", mas ai seu carro ficaria parecendo uma siriema, porque ficaria com os amortecedores à mostra.

Se estiver batendo o amortecedor, ai tem q mexer na suspensão para resolver, porque trocar o pneu não vai resolver.

Dica: 245/70/16 para ficar zerado mesmo e não pegar em nada, só com 2+2. Ai não pega mais nada.

Mas antes de fazer isso, verifique se os amortecedores estão ok e também tenha a certeza de onde está batendo.

[]'s

Obrigado pela resposta Elver. Será que se eu colocar os pneus originais 235/60 R16 fica normal e para de bater? Obrigado.

cézão_MTB
08/03/2012, 12:34
Já lançaram MUD Terrain no tamanho 225/70 R16, é o Pirelli Scorpion MTR. Um tamanho mais próximo do original acho melhor para não mudar o consumo e a relação de câmbio, que se ficar mais longa aumenta o consumo e diminui retomada e piora o desempenho do carro.
SCORPION MTR, pneus SUV 4X4, All season tyre - PIRELLI BRASIL (http://www.pirelli.com/tyre/br/pt/suv/sheet/scorpion_mtr.html)
Pena que não está ainda disponível aqui em Brasília, nem tenho noção de quanto custa.

hurry-gurits
08/03/2012, 18:20
Já lançaram MUD Terrain no tamanho 225/70 R16, é o Pirelli Scorpion MTR. Um tamanho mais próximo do original acho melhor para não mudar o consumo e a relação de câmbio, que se ficar mais longa aumenta o consumo e diminui retomada e piora o desempenho do carro.
SCORPION MTR, pneus SUV 4X4, All season tyre - PIRELLI BRASIL (http://www.pirelli.com/tyre/br/pt/suv/sheet/scorpion_mtr.html)
Pena que não está ainda disponível aqui em Brasília, nem tenho noção de quanto custa.

Cezão, esses pneus são lenda aqui em são paulo, ninguem tem e a maioria dos revendedores só ficaram sabendo depois que eu fui perguntar, fiquei uns 4 meses atras deles em revendedoras pirelli, o maldito SAC da pirelli, mesma palhaçada, responderam para procurar na rede de distribuidores..... ou seja eles lançam um produto e não põe pra vender, ai depois de 8 meses que o produto foi lançado não vendeu nada simplesmente porque o marketing da Pirelli é uma bosta, realmente o produto parece ser muito bom e se existir de verdade vai pegar um mercado das Tk e das TR4, mas fiquei muito puto com o descaso deles perante nós os clientes em potencial, optei pelos mud da BF km2, to feliz da vida e não passo em uma revendedora da piorelli por nada nesse mundo!.
abração.

gtavalanche
09/03/2012, 16:03
Cezão, esses pneus são lenda aqui em são paulo, ninguem tem e a maioria dos revendedores só ficaram sabendo depois que eu fui perguntar, fiquei uns 4 meses atras deles em revendedoras pirelli, o maldito SAC da pirelli, mesma palhaçada, responderam para procurar na rede de distribuidores..... ou seja eles lançam um produto e não põe pra vender, ai depois de 8 meses que o produto foi lançado não vendeu nada simplesmente porque o marketing da Pirelli é uma bosta, realmente o produto parece ser muito bom e se existir de verdade vai pegar um mercado das Tk e das TR4, mas fiquei muito puto com o descaso deles perante nós os clientes em potencial, optei pelos mud da BF km2, to feliz da vida e não passo em uma revendedora da piorelli por nada nesse mundo!.
abração.

Quer satisfação garantida vai de BF, custa caro mas faz parte da brincadeira. São made in USA, não sei em que isso é bom mas as guitarras made in USA tendem a ser superiores, nada haver uma coisa com a outra mas são bons pneus.

Zepi
17/03/2012, 18:44
Amigos, se usar um 235/75 r16 em rodas com off set mais pra fora mais o lift de 2" pegaria na longarina???

Abraços

cézão_MTB
17/03/2012, 22:30
O Mud Terrain KM2 parece um bom pneu para as rodas dianteiras do TK.
BFGoodrich (http://www.pneusbfgoodrich.com.br/wps/portal/!ut/p/kcxml/04_Sj9SPykssy0xPLMnMz0vM0Y_QjzKLN4g3dDYDSYGYxqb6kW hCjhgihk4BCDFfj_zcVP1QhHZT_QgzfW_9AP2C3NDQiPIKEwBZ g5ef/delta/base64xml/L3dJdyEvd0ZNQUFzQUMvNElVRS82XzBfMUM2?cdGama=6602&idSegmento=0.0&channelId=)
Tem 225/75 e 235/70 aro 16".

hurry-gurits
17/03/2012, 23:48
Amigos, se usar um 235/75 r16 em rodas com off set mais pra fora mais o lift de 2" pegaria na longarina???

Abraços
Na minha uso 235/70R16 e não pega na longarina de jeito nenhum, o que pega mesmo com o lift de 2" com kit da Iroman é que quando o carro ta carregado se tiver um baixadão na estrada pega de leve a lata no pneu traseiro, na frente pega no plastico de proteção do par barro interno quando faz curva fechada, mas isso pro desneho dos km2 mud da bf que tem um rebaixo mais acentuado na beirada externa e interna do pneu, ach oque se for os at deve pegar pois n~çao tem esse rebaixo.
abrz

Giovanni Morano
18/03/2012, 22:19
Gente tenho pneus MUD, 235 70, com lift 2 Calços de Borracha... As dianteiras encostão na longarina, no curso completo, mas não tem problema... fico muito grilado com as rodas traseiras, eles encostam no plastico do parachoque, chegando a cortar meus pneus novinhos... o que faço? molas novas?

Na minha uso 235/70R16 e não pega na longarina de jeito nenhum, o que pega mesmo com o lift de 2" com kit da Iroman é que quando o carro ta carregado se tiver um baixadão na estrada pega de leve a lata no pneu traseiro, na frente pega no plastico de proteção do par barro interno quando faz curva fechada, mas isso pro desneho dos km2 mud da bf que tem um rebaixo mais acentuado na beirada externa e interna do pneu, ach oque se for os at deve pegar pois n~çao tem esse rebaixo.
abrz

cézão_MTB
18/03/2012, 22:44
esses pneus MUD costumam ser mais largos e borrachudos que os ALL Terrain.

cézão_MTB
18/03/2012, 22:52
Na minha uso 235/70R16 e não pega na longarina de jeito nenhum, o que pega mesmo com o lift de 2" com kit da Iroman é que quando o carro ta carregado se tiver um baixadão na estrada pega de leve a lata no pneu traseiro, na frente pega no plastico de proteção do par barro interno quando faz curva fechada, mas isso pro desneho dos km2 mud da bf que tem um rebaixo mais acentuado na beirada externa e interna do pneu, ach oque se for os at deve pegar pois n~çao tem esse rebaixo. abrz

já ouvi dicas de mola traseira de Ômega SUPREMA, substituem as originais e dão maior vão livre que as originais. Essas com os calços de 2" que você tem devem deixar o pneu beeeeemmmm longe. Mas vai ter que comprar também um amortecedor que acompanhe esse LIFT. Esses por exemplo: Doetsch Tech DT8180 21.50" ext. 13.00" comp. S1-EB1 - Suspensão - Grand Vitara/Tracker - Off-Road (http://www.sobperformance.com.br/offroad/grand-vitara-tracker/suspensao/doetsch-tech-dt8180-21-50-ext-13-00-comp-s1-eb1.html)

Zepi
19/03/2012, 07:58
Legal, Cezão...e bom preço....será que são bons tanto quanto os offshox???

Abraços

Elisson
19/03/2012, 08:38
Gente tenho pneus MUD, 235 70, com lift 2 Calços de Borracha... As dianteiras encostão na longarina, no curso completo, mas não tem problema... fico muito grilado com as rodas traseiras, eles encostam no plastico do parachoque, chegando a cortar meus pneus novinhos... o que faço? molas novas?

Giovanni, se seu carro já estão com molas de opala e amortecedores de suprema....agora é partir pra prolongar o batente do amortecedor. Compra tecnyl (nylon) geralmente vendido o metro do "tarugo", na medida da largura do batente do amortecedor e com isso o pneu deixará de topar em cima na lata caso vc venha em velocidade e tenha uma baixada. Meu carro topa também, e com pneus 235/70 R16. Comprei o tecnyl pra prolongar o negócio e nunca o fiz. Pra mim ainda falta pôr os amortecedores de suprema. Quando for trocar os amortecedores aí mando o meca retirar os batentes, que ficam dentro da mola, e aumentá-los!!!!

Na minha cidade eu encontro esse "tecnyl" em casa que vende parafusos e ferramentas...

Boa sorte.

cézão_MTB
19/03/2012, 12:46
Legal, Cezão...e bom preço....será que são bons tanto quanto os offshox???

Abraços

É o que vou saber daqui uns dias, pois chegaram ontem para mim. Tenho que comprar o par dianteiro e o kit LIFT 2" agora.
Retificando minha informação, as molas são de Opala/Caravan COFAP MC.ECHE40 (também já tenho aqui).

gtavalanche
19/03/2012, 13:37
É o que vou saber daqui uns dias, pois chegaram ontem para mim. Tenho que comprar o par dianteiro e o kit LIFT 2" agora.
Retificando minha informação, as molas são de Opala/Caravan COFAP MC.ECHE40 (também já tenho aqui).

Cezão,

Pelo que entendi vc comprou os DT, vc consegue comprimir eles com a mão? Os cofap tem gás mas é de baixa pressão interna, eles vem até comprimidos dentro da embalagem envoltos por uma fita, pergunto isso pois gostaria de saber se a pressão interna dos DT é superior as do cofap. Os offshox vem totalmente descomprimidos e não é possível comprimir com a mão, a pressão interna é violenta. Essa diferença de pressão entre o cofap e o offshox deu uma desequilibrada, ta pedindo uma amortecedor com mais pressão interna na trazeira.

Vai fazer o lift onde em brasilia?

cézão_MTB
19/03/2012, 13:50
Cezão,

Pelo que entendi vc comprou os DT, vc consegue comprimir eles com a mão? Os cofap tem gás mas é de baixa pressão interna, eles vem até comprimidos dentro da embalagem envoltos por uma fita, pergunto isso pois gostaria de saber se a pressão interna dos DT é superior as do cofap. Os offshox vem totalmente descomprimidos e não é possível comprimir com a mão, a pressão interna é violenta. Essa diferença de pressão entre o cofap e o offshox deu uma desequilibrada, ta pedindo uma amortecedor com mais pressão interna na trazeira.

Vai fazer o lift onde em brasilia?

No Meneses Off-road, mas faltam algumas peças.
O Kit estou pensando em comprar na Garra Off-road e o Offshox (dianteiros) no Meneses.
Sim, eu consigo comprimir os amortecedores com a mão, com um pouco de esforço, eles vêm na caixa "fechados".

Recomenda alguma oficina? Aquela do vídeo que você postou??

Zepi
19/03/2012, 15:14
O Kit estou pensando em comprar na Garra Off-road e o Offshox (dianteiros) no Meneses.
Sim, eu consigo comprimir os amortecedores com a mão, com um pouco de esforço, eles vêm na caixa "fechados".

Amigos, os amortecedores offficam muito duros???
Sei que melhora a estabilidade, mas e o conforto???

Abraços

cézão_MTB
20/03/2012, 10:35
nesse tipo de carro, fora-de-estrada, a suspensão não pode ser muito macia para evitar que "pule" muito em terrenos acidentados e que a própria suspensão se danifique por trabalhar demasiadamente; o que ocorre é que o próprio pneu, que trabalha com baixas pressões, é o responsável por absorver a maioria dos impactos.

gtavalanche
20/03/2012, 13:57

Eu recomendo a oficina do video, falar com flaviano, ele é representante dos amortecedores offshox tb, bem provável que consiga comprar os amortecedores direto com a offlimits de santa catarina ou comprando pelo flaviano consiga um desconto no serviço, do meu kit da rc4x4 a única coisa que ainda continua no carro sãos os calços de mola, batentes de suspensão trazeira e o prolongamento do suspiro do diferencial trazeiro, todo o restante do kit foi retirado pois na trazeira os cofap gbl1024 dispensam o prolongador do kit, na dianteira os offshox +2" dispensam os prolongadores de amortecedor e o prolongamento da barra anti torção que fica em cima do motor. Se eu fosse vc ligaria na RC4x4 e tentaria comprar o kit parcial.

Se os amortecedores DT são compressíveis manualmente devem ter o mesmo nível de pressão interna dos cofap, o preço tb é similar. Os offshox que coloquei são na regulagem performance são muito firmes não diria que são amortecedores duros e desconfortáveis, tem realmente uma diferença no comportamento do carro, vc vê o capô do carro acompanhar os desníveis da pista principalmente em asfalto bom, em quebra molas da um show dependendo do formato do jeito que vem pode passar, aquela cabritagem de ficar pulando acaba, mesmo com pneu cheio.

Murillus
10/04/2012, 16:27
Pessoal,

Hj estou a usar uma configuracao menos agressiva... e esta dando bem certo... 225 / 70 / 16... destination at firestone... e tive que levantar em 2 polegadar a suspensao pois ficar pegando durante as trilhas... porem o carro ficou bem mais agil no asfalto... e esteticamente nao deixou a desejar dos 235 / 70 / 16 que tinha posto antes...

Lembrendo:
* original: 235 / 60 / 16 = 27,1

* opcoes:
255 / 70 / 16 = 30,1....... so se levantar 2" + 2" e outras coisitas mais... muito trabalho... pra quem gosta de mecanica...
245 / 70 / 16 = 29,5....... so se levantar a suspensao (2") e vai pegar muito na longarina... opcional 2" na carroceria...
235 / 70 / 16 = 29.......... so se levantar a suspensao em 1"... ideal ficar com 2"...
235 / 75 / 16 = 29,9....... so se levantar 2" + 2" e outras coisitas mais...
225 / 70 / 16 = 28,4....... pode ficar pegando na trilha...
225 / 75 / 16 = 29,3....... so se levantar a suspensao (2") e vai pegar na longarina
215 / 80 / 16 = 29,5....... so se levantar a suspensao (2") mas nao pega na longarina

* melhor opcao: 235 / 70 / 16 com 2" na suspencao... pneus at ou mud

* minha escolha: 225 / 70 / 16 com 2" na suspensao... pneus at...

Sds

cézão_MTB
17/04/2012, 20:03
o amortecedor do Omega Suprema serviu corretamente no Tracker, mas a mola do Opala/Caravan ficou batendo na lataria.
Tive que abandonar a ideia da mola e voltar ao 2º plano que era o calço de 1".
341989341990
Para a minha surpresa ficou mais alto do que eu imaginei, acho que cabe até um 235/70, mesmo assim vou investir no Firestone Destination 225/70 A/T.

LFC
18/04/2012, 11:57
Acabo de colocar a mola dianteira do Opala (ECHE 07), com os calços de borracha tb do Opala, e ficou perfeito. Será que vc usou a mola correta?
Abs,
LFC

cézão_MTB
18/04/2012, 21:22
Acabo de colocar a mola dianteira do Opala (ECHE 07), com os calços de borracha tb do Opala, e ficou perfeito. Será que vc usou a mola correta?
Abs,
LFC

Esse "kit" não seria para o eixo traseiro (Molas Opala e amortecedores Suprema)????

cézão_MTB
18/04/2012, 21:29
Abs,
LFC

ECHE.40 traseiras Opala/Caravan ... não serviu.
Vou pesquisar sobre essa ECHE.07.

LFC
19/04/2012, 13:20
Esse kit seria para o eixo traseiro sim. Veja se a Nafil tem a 07 (liga para lá, não confia no site não). Não esqueça dos calços de borracha do Opala (dica do Andre Souza). Vc usa dois em cima (sk 366 e sk 1367) e 1 (formato de meio carretel) em baixo.
Abs,
LFC

cézão_MTB
19/04/2012, 17:50
Esse kit seria para o eixo traseiro sim. Veja se a Nafil tem a 07 (liga para lá, não confia no site não). Não esqueça dos calços de borracha do Opala (dica do Andre Souza). Vc usa dois em cima (sk 366 e sk 1367) e 1 (formato de meio carretel) em baixo.
Abs,
LFC

:concordo:

Felipe RS
25/04/2012, 17:52
Pessoal,

Hj estou a usar uma configuracao menos agressiva... e esta dando bem certo... 225 / 70 / 16... destination at firestone... e tive que levantar em 2 polegadar a suspensao pois ficar pegando durante as trilhas... porem o carro ficou bem mais agil no asfalto... e esteticamente nao deixou a desejar dos 235 / 70 / 16 que tinha posto antes...

Lembrendo:
* original: 235 / 60 / 16 = 27,1

* opcoes:
255 / 70 / 16 = 30,1....... so se levantar 2" + 2" e outras coisitas mais... muito trabalho... pra quem gosta de mecanica...
245 / 70 / 16 = 29,5....... so se levantar a suspensao (2") e vai pegar muito na longarina... opcional 2" na carroceria...
235 / 70 / 16 = 29.......... so se levantar a suspensao em 1"... ideal ficar com 2"...
235 / 75 / 16 = 29,9....... so se levantar 2" + 2" e outras coisitas mais...
225 / 70 / 16 = 28,4....... pode ficar pegando na trilha...
225 / 75 / 16 = 29,3....... so se levantar a suspensao (2") e vai pegar na longarina
215 / 80 / 16 = 29,5....... so se levantar a suspensao (2") mas nao pega na longarina

* melhor opcao: 235 / 70 / 16 com 2" na suspencao... pneus at ou mud

* minha escolha: 225 / 70 / 16 com 2" na suspensao... pneus at...

Sds

Coloquei pneus ATM 225 70 r16, e apesar de ficar bem bonito pega as vezes, mesmo no asfalto. Realmente não sei se trocando os amortecedores por um modelo mais firme, o problema ficaria resolvido. Como não pega em 98% do tempo, não tô preocupado.

cézão_MTB
25/04/2012, 19:20
o KIT calços de 1" ou 2" sai mais barato que tentar trocar molas, mas os amortecedores...

acabei investindo em um par dianteiro OFFSHOX FX5 e traseiros Omega Suprema BL1024.

O carro já está beirando os 80.000 KMs mesmo, então troquei logo os amortecedores, tinha um traseiro que estava até vazando óleo.

cézão_MTB
25/04/2012, 19:22
o OFFSHOX você personaliza no ato da compra, eu pedi a calibragem parecida com a original, afinal, não faço trilhas, só estradas de terra às vezes.
Mas você pode pedir calibragem "competição/trilha" e eles vêm com muito mais pressão. Eu, só queria o carro mais alto mesmo.:cool:

gtavalanche
26/04/2012, 14:17
o OFFSHOX você personaliza no ato da compra, eu pedi a calibragem parecida com a original, afinal, não faço trilhas, só estradas de terra às vezes.
Mas você pode pedir calibragem "competição/trilha" e eles vêm com muito mais pressão. Eu, só queria o carro mais alto mesmo.:cool:

Ja instalou os amarelos?

Murillus
26/04/2012, 16:19
Coloquei pneus ATM 225 70 r16, e apesar de ficar bem bonito pega as vezes, mesmo no asfalto. Realmente não sei se trocando os amortecedores por um modelo mais firme, o problema ficaria resolvido. Como não pega em 98% do tempo, não tô preocupado. um calco de 1" acho que resolve... mas eu recomendo usar logo um calco de 2"...

cézão_MTB
26/04/2012, 16:28
Ja instalou os amarelos?

Final da semana que vem eles chegam.
Meneses 4X4, aquela que vc indicou ficava muito longe aqui da Asa Sul, preguiça.:oops:

cézão_MTB
03/05/2012, 13:41
chegaram344870

gtavalanche
03/05/2012, 19:26
chegaram344870

Cezão,

São da medida original ou são os com 2"?

Se for apenas a troca do amortecedor recomendo a HC pneus 515 sul acabo de instalar estes mesmos amortecedores la, me cobraram 130 reais mas com o carro ja alinhado. O amortecedor tem uma trava de regulagem de cambagem, funciona assim, são 4 posições:
1- a mais negativa em termos de cambagem é a mais proxima ao tubo do amortecedor não da pra chegar pois a manga de eixo topa no tubo, se precisar desbaste a manga de eixo na parte onde toca o tubo mas acho que não vai ser necessário
2- a segunda posição eu consegui uma regulagem de cambagem de -0,17 e -0,06 graus ficou bom.

3, 4 - estas não consegue uma regulagem de cambagem aceitável a 4 fica dois graus positivo.

Agora se for pra instalar os calços de mola, mesmo que seja numa oficina como a menezes recomendo fortemente que esteja presente durante a instalação munido do manual de serviço, este manual tu baixa aqui do forum com o diagrama de montagem das peças, é um trabalhinho que tem que ser criterioso.

Lembre-se do assentamento de borracha original, ele fica escondido na fixação superior das molas, se vacilar os caras colocam o calço por cima sem nem saber que ele existe. Outra coisa importante que pode ter cagada é a arruela superior do amortecedor dianteiro o mecanico ja ia montando direto no coxim...
Cuidado com o sensor do abs e seu prato, não pode deixar empenar é ligeiramente frágil.

Olho do dono é fundamental...

cézão_MTB
04/05/2012, 10:09
Cezão,

São da medida original ou são os com 2"?

Se for apenas a troca do amortecedor recomendo a HC pneus 515 sul acabo de instalar estes mesmos amortecedores la, me cobraram 130 reais mas com o carro ja alinhado. O amortecedor tem uma trava de regulagem de cambagem, funciona assim, são 4 posições:
1- a mais negativa em termos de cambagem é a mais proxima ao tubo do amortecedor não da pra chegar pois a manga de eixo topa no tubo, se precisar desbaste a manga de eixo na parte onde toca o tubo mas acho que não vai ser necessário
2- a segunda posição eu consegui uma regulagem de cambagem de -0,17 e -0,06 graus ficou bom.

3, 4 - estas não consegue uma regulagem de cambagem aceitável a 4 fica dois graus positivo.

Agora se for pra instalar os calços de mola, mesmo que seja numa oficina como a menezes recomendo fortemente que esteja presente durante a instalação munido do manual de serviço, este manual tu baixa aqui do forum com o diagrama de montagem das peças, é um trabalhinho que tem que ser criterioso.

Lembre-se do assentamento de borracha original, ele fica escondido na fixação superior das molas, se vacilar os caras colocam o calço por cima sem nem saber que ele existe. Outra coisa importante que pode ter cagada é a arruela superior do amortecedor dianteiro o mecanico ja ia montando direto no coxim...
Cuidado com o sensor do abs e seu prato, não pode deixar empenar é ligeiramente frágil.

Com os calços de molas ( 2" ) cobraram R$250,00 na M.O. na Meneses. Achei bem complexa essa montagem, então acho que vou fazer lá mesmo. São na calibragem original (standard) mas na medida Vitara Lift 2" (FX5-202+2).
Dicas valiosas as suas, muito obrigado meeeessmo!:curtir:

cézão_MTB
10/05/2012, 17:31
com 2"?

O amortecedor tem uma trava de regulagem de cambagem, funciona assim, são 4 posições:

Acendeu a luz do ABS, agora fudeu!!!

cézão_MTB
11/05/2012, 13:04
calço de 2" ficou meio desproporcional aos pneus 225/70-R16.
https://plus.google.com/photos/110768675077197601727/albums/5582067381156441393/5741305636585959106?banner=pwa

Calços da RC4X4.

LFC
11/05/2012, 13:09
Como foi? Como resolveu?
Abs,
LFC

Murillus
11/05/2012, 14:43
Acendeu a luz do ABS, agora fudeu!!!

da um resete no carro... deslige a bateria por mais de uma hora... geralmente se nao tiver danificado o sistema, volta ao normal...

cézão_MTB
11/05/2012, 18:00
da um resete no carro... deslige a bateria por mais de uma hora... geralmente se nao tiver danificado o sistema, volta ao normal...

Excelente dica, vou fazer isso!!!:curtir:

RicardoMalta
13/06/2012, 13:02
Galera,

Preciso tirar uma duvida

fiz lift 2 no meu tracker..

com ele o pneu 225/75-16 pega no final de curso?

entre o 225/75-16 e o 235/70-16 qual melhor opção..
gostaria do carro mais alto..

agradeço desde já..

cézão_MTB
13/06/2012, 15:32
o meu com 225/70-R16 ficou um pouco mais lento e um pouco mais beberrão, 7,6 KM/litro; antes fazia 8~9 KM/litro.
pneus dianteiros Firestone Destination A/T e traseiros Maxxis 760 H/T.

cézão_MTB
13/06/2012, 15:35
353192
se o 225/70 ficou com espaço de sobra, muito provavelmente o 225/75 ou 235/70 sirva, só que o carro ficará ainda mais lento e mais beberrão.

RicardoMalta
13/06/2012, 16:17
Pois é to um pouco preocupado com a questão do motor, pois o meu e a diesel, mazda, meio xoxo na arrancada..

O pneu original e o 235x60x16

o 235x70x16 acho que vai pesar mais que o 225x75x16 so que to com medo de influenciar alguma coisa na estabilidade..

to pretendendo, tapar a egr e tirar o catalizador para dar uma ajuda pro motor..

cézão_MTB
13/06/2012, 20:48
235/70 pesa menos que o 225/75 porque o diâmetro é menor. Colocaria 235/70 se fosse usar MUD Terrain, para ALL terrain fico no 225/70 mesmo.

gtavalanche
14/06/2012, 13:54
235/70 pesa menos que o 225/75 porque o diâmetro é menor. Colocaria 235/70 se fosse usar MUD Terrain, para ALL terrain fico no 225/70 mesmo.

Fala cézão,

Como é que ficou os amortecedores offshox? ta aprovado?

A luz do abs? resolveu?

O risco é os mecas empenarem o prato do abs, no próprio manual de serviço há o alerta de não deixar amassar. Tem outro detalhe desta montagem é na mola dianteira elas tem que ser montadas de foma que o elo da base, sua meia volta fique pra fora do carro em ambos os lados como se estivessem espelhadas. Merda que vc só percebe estes pequenos detalhes quando ja saiu da oficina.......

Rotta 57
14/06/2012, 17:28
Olá Pessoal,
Depois de ler as 25 páginas deste tópico: Qual Pneu Para Tracker Sem Modificação No Veículo – conclui que só é possível a troca sem modificar pelo próprio original 235/60/16.

1°- No inicio me emocionei com a possibilidade de trocar direto pelos 225/70/16, mas aí o Felipe RS e outros disseram que em determinadas circunstâncias raspa, principalmente nas depressões.
- O Idoso Troller (Válter) tb comentou sobre o 225/70 s/ modificações. Disse: o ganho do aumento da altura da suspensão será pequeno, além do que com o pneu mais estreito e mais alto vai prejudicar a estabilidade, principalmente em curvas. Pergunto: Usando esse mesmo pneu 225/70, essa perda de estabilidade se resolveria com o LIFT de 2” ?

2°- Sobre a colocação de calços 2” na suspensão, usando o KIT - RC4x4 ou da Alternativa, com pneus 235/70/16, etc. sistema mais utilizado, os comentários relatam que ainda assim os pneus raspam um pouco.

3° – Fazendo a elevação de 2” e utilizando pneus 225/75/16 invés dos 235/70/16, continuaria raspando? Ou então usando 225/70/16 mais LIFT 2”, pelo que eu li estes não raspariam. Estou certo?

- Por enquanto vou procurar 235/60/16 AT – Ao mesmo tempo vou trocar ideia com alguns mecânicos daqui e baseado nas importantes informações dos Fóruns Tracker, no futuro erguer o veiculo. Abraços.

cézão_MTB
14/06/2012, 21:33
Olá Pessoal,
Depois de ler as 25 páginas deste tópico: Qual Pneu Para Tracker Sem Modificação No Veículo – conclui que só é possível a troca sem modificar pelo próprio original 235/60/16.

1°-
- O Idoso Troller (Válter) tb comentou sobre o 225/70 s/ modificações. Disse: o ganho do aumento da altura da suspensão será pequeno, além do que com o pneu mais estreito e mais alto vai prejudicar a estabilidade, principalmente em curvas. Pergunto: Usando esse mesmo pneu 225/70, essa perda de estabilidade se resolveria com o LIFT de 2” ?

Se o pneu é mais estreito 225 tem que contar nesse cálculo que o perfil dele é 70%, ou seja, o diâmetro final dele é maior que o original, o que faz com que a perda de 10mm de largura seja "anulado" pelo maior tamanho final da roda.

"Fala cézão,

A luz do abs? resolveu?

O risco é os mecas empenarem o prato do abs, no próprio manual de serviço há o alerta de não deixar amassar"

Não resolvi o problema e acho que provavelmente o problema foi esse mesmo. Não estou conseguindo achar uma oficina em Brasília que tenha um scaner para indicar qual é o problema, vou ter que "levar uma facada" na Concessionária mesmo.

Nem imaginava que fossem tantos detalhes num simples LIFT de 2".

cézão_MTB
14/06/2012, 21:40
Fala cézão,

A luz do abs? resolveu?

O comportamento do amortecedor OFFSHOX realmente é muito bom, o carro fica muito firme e nem por isso o carro fica desconfortável, você sente o carro mais "na mão".
Pena que os amortecedores traseiros não acompanharam o mesmo desempenho dos Offshox FR5 da dianteira, a traseira do carro parece meio solta e o pior é que esse comportamento está ficando mais nítido e frequente com o passar do tempo. O ideal é que os 4 fossem Offshox.

Não resolvi o problema e acho que provavelmente o problema foi esse mesmo. Não estou conseguindo achar uma oficina em Brasília que tenha um scaner para indicar qual é o problema, vou ter que "levar uma facada" na Concessionária mesmo.

Nem imaginava que fossem tantos detalhes num simples LIFT de 2"

RicardoMalta
15/06/2012, 14:10
Ola Galera,

Bom, coloquei hoje os pneus...

Estava em duvida entre BFGoodrich 235/70 ou o 225/75 , na loja coloquei um do lado do outro, e vi que a diferença em altura e praticamente nenhuma e o 235 e um pouco mais largo, entao como todo mundo preferi o 235/70, o carro ficou show.. ele ta com
lift 2, quem nao tem recomendo colocar, o carro fica a mesma coisa.. nao senti diferença na questão estabilidade..

Diferenças que ja percebi entre o pneu tamanho original, e o carro com lift 2 + 235/70

* Força de arrancada nao teve nada significativo, o carro ta a mesma coisa
* A direção ficou mais leve.
* O carro ficou um pouquinho mais macio.
* Nao raspou na Longarina
* Pessoamente a estetica ficou nota 10.

Agora vou fazer a media de consumo para ver no que vai dar..

Para quem ta ainda com duvida, faz o lift.. fica show...

abraço a todos..

Rubens Linhalis
15/06/2012, 16:50
E as fotos ?! :)

Rotta 57
16/06/2012, 10:38
Olá Pessoal,
Vou comprar (04) pneus para Tracker tamanho original. Estou na duvida - 70% asfalto e 30% terra – ou – 50% / 50% -.
Ando mais no asfalto e às vezes viagens longas, tipo 4.000 km ida/volta.
Minhas dúvidas: (o desgaste não me preocupa)

- Como é o comportamento dos 50/50 no asfalto, estabilidade, aderência?

- Como é o comportamento dos 70/30 na terra + chuva, barro/lama – Patinam muito em qualquer subida ou não?

Abraço
Elemar Rotta.

Rafael Cardoso
17/06/2012, 01:41
Rotta,

Os pneus A/T que você tá vendo são os 235/60/16, certo? Qual é o fabricante?

Amigos,

Pensando em pneus do tamanho original, qual vocês recomendam?

Obrigado e peço desculpas por "roubar" o tópico!

Abraço,
Rafael

mauricioalan32
17/06/2012, 10:55
Ola Galera,

Bom, coloquei hoje os pneus...

Estava em duvida entre BFGoodrich 235/70 ou o 225/75 , na loja coloquei um do lado do outro, e vi que a diferença em altura e praticamente nenhuma e o 235 e um pouco mais largo, entao como todo mundo preferi o 235/70, o carro ficou show.. ele ta com
lift 2, quem nao tem recomendo colocar, o carro fica a mesma coisa.. nao senti diferença na questão estabilidade..

Diferenças que ja percebi entre o pneu tamanho original, e o carro com lift 2 + 235/70

* Força de arrancada nao teve nada significativo, o carro ta a mesma coisa
* A direção ficou mais leve.
* O carro ficou um pouquinho mais macio.
* Nao raspou na Longarina
* Pessoamente a estetica ficou nota 10.

Agora vou fazer a media de consumo para ver no que vai dar..

Para quem ta ainda com duvida, faz o lift.. fica show...

abraço a todos..

Posta fotos, Ricardo!

Abs

cézão_MTB
17/06/2012, 19:00
Rotta,

Os pneus A/T que você tá vendo são os 235/60/16, certo? Qual é o fabricante?

Amigos,

Pensando em pneus do tamanho original, qual vocês recomendam?

Obrigado e peço desculpas por "roubar" o tópico!

Abraço,
Rafael
nessa medida os Yokohama Geolander A/T, caríssimos por sinal!

Rafael Cardoso
17/06/2012, 23:32
nessa medida os Yokohama Geolander A/T, caríssimos por sinal!

Obrigado Cézão!

Quanto ao preço, é verdade! Algo entre 700 e 800 pratas... se fosse monociclo até tava valendo...

Abraço,
Rafael

RicardoMalta
18/06/2012, 16:39
Olá a todos..

Primeiramente gostaria de me desculpar, acho que pela empolgação que fiquei, ao colocar os pneus...
não observei muito bem as diferenças apos a mudança...

então corrigindo as bobagens que eu disse:

Configuração: Tracker 2001 Turbo Diesel RF 2 Pol + BFGoodrich 235/70/16

1- BFGoodrich 235/70/16 , no meu carro pegou no final de curso na longaria, pouco mas pegou...
2- O carro ficou mais fraco para subir, percebi isso quando fui arrancar em uma ladeira aqui em BH.
3- Ficou mais macio...
4- Ta bebendo um pouco mais...
5- Ficou Show de bola , esteticamente...

Obs: Recomendo a todos que estão para fazer lift, ao pegar o veiculo, levar uma trena para medir altura dos lados, no meu caso
o carro ficou 2cm descaido para direita, na hora de alinhar vai dar problema... tive que voltar para reparar...

abaixo a foto do TK...

abraço a todos..353994

Murillus
18/06/2012, 17:59
1- BFGoodrich 235/70/16 , no meu carro pegou no final de curso na longaria, pouco mas pegou...

>>> pega sim... achava muito chato... principalmente com pneus biscoitudos, faz um barulho horrivel...

2- O carro ficou mais fraco para subir, percebi isso quando fui arrancar em uma ladeira aqui em BH.

>>> nao notei isso, mas talvez seja pela sua calibragem mais macia... eu costumo usar 33 lbs no asfalto...

3- Ficou mais macio...

>>> sim... nao trocaria a configuracao por nada...

Murillus
18/06/2012, 18:03
Obs: Recomendo a todos que estão para fazer lift, ao pegar o veiculo, levar uma trena para medir altura dos lados, no meu caso
o carro ficou 2cm descaido para direita, na hora de alinhar vai dar problema... tive que voltar para reparar...

esquisito isso... qual foi a causa ???

eu uso 225/70/16 destination at firestone com fift 2" na dianteira e molar do opala na trazeira

mauricioalan32
18/06/2012, 20:28
Ricardo, tua Tracker é simplesmente LIIINDA, espero que a minha fique tao linda quanto a tua, mas vc comentou que a dianteira ficou 2cm mais baixa, eu comprei os calços da Alternativa 4x4 e medi eles, o dianteiro tem 4cm e os traseiros tem 5cm, esse é um dos motivos de ficar mais baixo, ainda somando o peso da diesel que é maior que a gasolina, pensando nisso acho que vou usar os calcinhos de borracha na dianteira entre a mola e o calço, aqueles que normalmente se usam nos chevettes e nos opalas, com isso ganho 1cm de altura na dianteira!

Abs

Rotta 57
18/06/2012, 22:39
Olá Rafael,
O Pneu que encontrei foi o Scorpion ATR da Pirelli - 50% alfalto e 50% terra 235/60/16. Aqui em Goiânia R$ 575,00 3x no cartão, ou $535,00 A Vista.
O Yokohama Geolander A/T realmente + caro R$ 715,00 A Vista ou R$ 800 no cartão.
Abraço
Elemar Rotta

Rotta 57
18/06/2012, 22:57
Ricardo e Murillus, considerando o fato que o Pneu 235/70/16 pega no final de curso na longaria, a solução não seria usar o pneu 225/70/16 para o LIFT?
Abraço
Elemar

Rotta 57
18/06/2012, 23:08
Ricardo,
Na traseira, você usou o Amortecedor Cofap Turbo Gás GBL 1024 do Omega Suprema?

Murillus,
Quando usa as molas de Opala, precisa colocar tb o amortecedor GBL 1024?
Obrigado
Abraço
Elemar

RicardoMalta
19/06/2012, 09:04
Ola a todos...

bom a respeito do carro ter ficado torto, o rapaz colocou um calço menor para compesar , ele disse que minha mola estava cansada!
entao o meu carro tava torto 2 cm para a direita, e nao dava para alinhar... ficava puchando!...

sobre o pneu 225/75/16 , realmente nao deve pegar, mas ao olhar os dois na loja o 235 e 5cm mais largo e a mesma altura do 225, como estava preocupado com a estabilidade, optei pelo 235.. se colocar o alargador, o pneu pega na carenagem externa, entao e questao de escolha...

agora, to entendendo o negocio do amortecedor de opala, o meu esta com original, e percebi quando se entra nas curvas mais fechadas da uma impressao que o pneu ta descolando, o carro da uma dançada, mas nada assustador, meu socio tem um vitara,
preparado para trilha, dei umas voltas nele, e faz a mesma coisa.. to achando que isso e caracteristica do pneu...

abrço a todos...

Rotta 57
19/06/2012, 15:48
Ola a todos...

bom a respeito do carro ter ficado torto, o rapaz colocou um calço menor para compesar , ele disse que minha mola estava cansada!
entao o meu carro tava torto 2 cm para a direita, e nao dava para alinhar... ficava puchando!...

sobre o pneu 225/75/16 , realmente nao deve pegar, mas ao olhar os dois na loja o 235 e 5cm mais largo e a mesma altura do 225, como estava preocupado com a estabilidade, optei pelo 235.. se colocar o alargador, o pneu pega na carenagem externa, entao e questao de escolha...

agora, to entendendo o negocio do amortecedor de opala, o meu esta com original, e percebi quando se entra nas curvas mais fechadas da uma impressao que o pneu ta descolando, o carro da uma dançada, mas nada assustador, meu socio tem um vitara,
preparado para trilha, dei umas voltas nele, e faz a mesma coisa.. to achando que isso e caracteristica do pneu...

abrço a todos...

Olá Ricardo,
O pneu que me referia para não pegar ou raspar quando da colocação do LIFT não é o 225/75, mas o 225/70.
Você mencionou amortecedor de Opala, não seriam as molas do Opala?
Abraço
Elemar

RicardoMalta
19/06/2012, 16:10
Olá Ricardo,
O pneu que me referia para não pegar ou raspar quando da colocação do LIFT não é o 225/75, mas o 225/70.
Você mencionou amortecedor de Opala, não seriam as molas do Opala?
Abraço
Elemar

Elemar, agora voce me apertou, deve ser as molas, mas acho que ja ouvi dizer que o pessoal usa o amortecedor
da suprema, que e mais duro, e tem um curso maior? sera que me confundi?

agora a respeito do 225/70 me parece que nem precisa dos calços..? realmente dizem que ele nao pega
e nem raspa, o rapaz que fez o lift para mim disse que o 225/75 tambem nao pega e nao raspa com 2´´?
sera verdade?

Elisson
19/06/2012, 16:14
Elemar, agora voce me apertou, deve ser as molas, mas acho que ja ouvi dizer que o pessoal usa o amortecedor

Na traseira a configuração é:

1 - Molas dianteiras de opala 4cc.
2 - Amortecedores traseiros de ômega suprema com código GBL1024 (a gás) ou BL 1024 (a óleo) sendo o GBL mais utilizado por ser mais resistente.

RicardoMalta
19/06/2012, 16:53
Na traseira a configuração é:

1 - Molas dianteiras de opala 4cc.
2 - Amortecedores traseiros de ômega suprema com código GBL1024 (a gás) ou BL 1024 (a óleo) sendo o GBL mais utilizado por ser mais resistente.

Elisson me descupa a ignorancia.. mas surgiu uma duvida..

as molas dianteiras do opala, voce coloca na trazeira com o amortecedor GBL1024, ou mola dianteira na dianteira com amortecedores originais e trazeiros com molas originais + amortecedores GBL1024?

abraço

Rotta 57
20/06/2012, 12:23

agora a respeito do 225/70 me parece que nem precisa dos calços..? realmente dizem que ele nao pega
e nem raspa, o rapaz que fez o lift para mim disse que o 225/75 tambem nao pega e nao raspa com 2´´?
sera verdade?

Ricardo,
Estava lendo as páginas anteriores deste tópico, e tem comentários de quem colocou o pneu 225/70/16, sem o LIFT, de que o carro raspa quando lotado (cinco adultos pesados) ou com bagageiro carregado, e que isso acontece em depressões, ex: na estrada final de uma descida e inicio de uma subida ou viadutos e em quebra molas. Li que com esse pneu (225/70/16) seria necessário pelo menos um LIFT de 1” para não pegar nada.
Abraço
Elemar

Rotta 57
20/06/2012, 12:41
Pessoal, preciso de uma informação, se alguém puder ajudar!
Hoje coloquei (04) pneus novos no Tracker tamanho original 235/60/16 – Scorpion ATR, e no momento do alinhamento acusou uma Cambagem negativa nas duas rodas de 0,34. A pessoa que estava fazendo o alinhamento disse que não poderia zerar esta cambagem negativa porque seu equipamento não tinha um tipo de molde necessário para encaixar no Tracker e assim “puxar” a roda para fazer a correção.
Minha duvida é saber se esse procedimento não vai forçar o conjunto e, por exemplo, atingir os rolamentos etc.
Realmente acho que o problema existe, porque os originais que foram trocados estavam com um desgaste acentuado na parte interna dos pneus da frente.
Abraço
Elemar

Giu Bernardon
20/06/2012, 16:43
Pessoal, preciso de uma informação, se alguém puder ajudar!
Hoje coloquei (04) pneus novos no Tracker tamanho original 235/60/16 – Scorpion ATR, e no momento do alinhamento acusou uma Cambagem negativa nas duas rodas de 0,34. A pessoa que estava fazendo o alinhamento disse que não poderia zerar esta cambagem negativa porque seu equipamento não tinha um tipo de molde necessário para encaixar no Tracker e assim “puxar” a roda para fazer a correção.
Minha duvida é saber se esse procedimento não vai forçar o conjunto e, por exemplo, atingir os rolamentos etc.
Realmente acho que o problema existe, porque os originais que foram trocados estavam com um desgaste acentuado na parte interna dos pneus da frente.
Abraço
Elemar

Precisei realizar esse serviço quando comprei minha Tracker, o dono anterior "comeu" os quatro pneus do carro por conta da cambagem dianteira. Meu alinhador de confiança também não tinha o equipamento necessário mas me recomendou a uma outra oficina que fez o serviço. Mas eles desmontaram a coluna da suspenção para isso, acho que não tem risco de danificar parte alguma.
Também estou usando os Scorpion ATR na medida original, estou gostando.
Abraço.

cézão_MTB
20/06/2012, 18:15
Firestone Destination A/T + kit calços 2" RC4X4 + amortecedores Offshox FR5.
César's Site - nova máquina off-road (http://astroxtc.multiply.com/photos/album/29#photo=33)

Rotta 57
20/06/2012, 21:42
Precisei realizar esse serviço quando comprei minha Tracker, o dono anterior "comeu" os quatro pneus do carro por conta da cambagem dianteira. Meu alinhador de confiança também não tinha o equipamento necessário mas me recomendou a uma outra oficina que fez o serviço. Mas eles desmontaram a coluna da suspenção para isso, acho que não tem risco de danificar parte alguma.
Também estou usando os Scorpion ATR na medida original, estou gostando.
Abraço.

Valeu a dica Bernardon, vou procurar pessoal capacitado para isto e vou comentar sobre desmontagem da coluna de suspensão. Obrigado e abraço.
Elemar

Rotta 57
20/06/2012, 22:18
Bernardon,
Que calibragem tu esta usando nos teus pneus 30 ou 26?
Abraço

Rotta 57
21/06/2012, 14:03
Pessoal, vou relatar o que aconteceu durante a troca de Pneus ATR Scorpions. Na loja, durante a troca informaram da necessidade da substituição das pastilhas de freio e que custaria entre mão de obra e as peças, R$318,00. Depois durante o alinhamento, acusou cambagem negativa nas duas rodas de 0,34 e disseram que o Padrão Tracker era 0,00 e que precisaria ajustar, etc.
Hoje estive hoje na concessionária Chevrolet para fazer revisão. Informei o funcionário que talvez tivesse que trocar as pastilhas de freio. Ele verificou e disse que não era necessário e que eu poderia andar pelo menos mais 20 mil km sem trocar. Disse ainda que pela sua experiência na concessionária que já viu Traker com pastilhas boas até 80 mil km.
Depois fui falar com o funcionário responsável pelo alinhamento e balanceamento. Falei a respeito da cambagem negativa 0m34 e sobre o que falaram na loja que vendeu os Pneus. Outra surpresa. Ele colocou o carro no alinhamento, fez as medidas e disse que o padrão Tracker tem tolerância de cambagem entre 1,00 positivo até 1,00 negativo e que meu carro estava perfeito, não precisaria fazer nada e não cobrou nada pelo serviço de checagem.
Durma com um barulho desses, fiquei surpreso até porque nunca confiei em concessionárias.

cézão_MTB
21/06/2012, 19:43
Pessoal, vou relatar o que aconteceu durante a troca de Pneus ATR Scorpions. Na loja, durante a troca informaram da necessidade da substituição das pastilhas de freio e que custaria entre mão de obra e as peças, R$318,00. Depois durante o alinhamento, acusou cambagem negativa nas duas rodas de 0,34 e disseram que o Padrão Tracker era 0,00 e que precisaria ajustar, etc.
Hoje estive hoje na concessionária Chevrolet para fazer revisão. Informei o funcionário que talvez tivesse que trocar as pastilhas de freio. Ele verificou e disse que não era necessário e que eu poderia andar pelo menos mais 20 mil km sem trocar. Disse ainda que pela sua experiência na concessionária que já viu Traker com pastilhas boas até 80 mil km.
Depois fui falar com o funcionário responsável pelo alinhamento e balanceamento. Falei a respeito da cambagem negativa 0m34 e sobre o que falaram na loja que vendeu os Pneus. Outra surpresa. Ele colocou o carro no alinhamento, fez as medidas e disse que o padrão Tracker tem tolerância de cambagem entre 1,00 positivo até 1,00 negativo e que meu carro estava perfeito, não precisaria fazer nada e não cobrou nada pelo serviço de checagem.
Durma com um barulho desses, fiquei surpreso até porque nunca confiei em concessionárias.

Coloquei meu carro no scanner nessa semana para ver o problema do ABS que parou de funcionar e a luz do painel acendeu e o mecânico disse que custaria R$990,00 sensor dianteiro direito com mão-de-obra. Muito caro, mas só eles que têm os equipamento para mexer no carro então... parcelei em 3 vezes e estou aguardando a peça chegar. Tudo isso depois do LIFT de 2" que virou uma NOVELA! Na autorizada GM-Chevrolet JORLAN de Brasília.
Ainda por cima o carro está mais alto na dianteira do que na traseira, mesmo com o carro vazio. Estou pensando se vou trocar os calços dianteiros de 2" pelos de 1" que tenho aqui , antes de instalar o novo sensor do ABS ou deixo como está.

mauricioalan32
21/06/2012, 22:03
Cézao, ja vi muitos casos de pessoas que fazem a geometria regularem a compensasão da direção diretamente na barra, fazendo com que vire mais para um lado e menos para outro, e assim rompendo a fita flat que fica dentro da direçao, essa fita faz o contato giratorio do detonador do air bag que fica dentro da diraçao, assim quando se conecta o scanner acusa erro de tensionador e de detonador! Peça para que alguem sace a direçao e cheque essa fita, na maioria dos casos da pra estanhar ela e fazer um bom remendo e depois dar um reset no modulo do ABS, eu tinha um Vectra que aconteceu isso e resolvi definitivamente!

Abs

cézão_MTB
22/06/2012, 13:28
Cézao, ja vi muitos casos de pessoas que fazem a geometria regularem a compensasão da direção diretamente na barra, fazendo com que vire mais para um lado e menos para outro, e assim rompendo a fita flat que fica dentro da direçao, essa fita faz o contato giratorio do detonador do air bag que fica dentro da diraçao, assim quando se conecta o scanner acusa erro de tensionador e de detonador! Peça para que alguem sace a direçao e cheque essa fita, na maioria dos casos da pra estanhar ela e fazer um bom remendo e depois dar um reset no modulo do ABS, eu tinha um Vectra que aconteceu isso e resolvi definitivamente!

Abs
Segundo o mecânico da JORLAN-DF, o scanner acusou defeito no sensor direito do ABS, peça que será substituída (bem cara, por sinal).

Muito obrigado pela dica.

cézão_MTB
27/06/2012, 18:28
Problema do ABS resolvido ontem, graças a Deus.

O freio estava péssimo, travando muito facilmente, agora com o ABS funcionando está 100%. O scanner acusou sensor dianteiro direito e realmente era isso mesmo!

mauricioalan32
28/06/2012, 06:54
Belezaaa Cezão!

Abs

RicardoMalta
28/06/2012, 13:38
caros colegas,

Uma duvida, a mola dianteira do opala 4cc , to dando uma olhada para comprar,
so que tem para opala com A/C e sem A/C , e qual o ano do opala?

em.pereira
20/07/2012, 10:59
Onde vocês compram pneus e qual o preço?

cézão_MTB
20/07/2012, 15:24
Onde vocês compram pneus e qual o preço?

maxxis H/T 225/70 - 10 de R$45 cada, MaisQPneu - Pneus para carros, Motos, Caminhonetes e Acessórios (http://www.maisqpneu.com.br)
firestone destination A/T : R$540,00 à vista cada.

Eduardo Velo
22/07/2012, 02:54
cézão , entrei no site e não tem o 225/70 , tem o 225/75 .
Achei em outro site umas ofertas de 225/70 , esse tem o Maxxis HT , e tem tb um Pneu Sunny por 349,00 , será que presta ???
http://www.completeocarro.com.br/search/pneu+225+70+16

Obs. - O 225/70 é 33 mm maior no diam. que o 235/60 (16,5 mm a mais no raio) , é uma diferença de 5% de ganho na velocidade final e aproxima mais a velocidade real no velocímetro (ruim para radares). No esforço de momento vai ter 0,05% a mais só , pq no raio é maior , mas a largura é menor , tb sai perdendo um pouco em estabilidade , pq vai ficar pouca coisa mais alto e com pneus mais finos , mas tanto o esforço de momento qto a estabilidade nem dá pra considerar pq mexe muito pouco ... se não ficar pegando é uma boa opção ...

abs ... Edu

cézão_MTB
22/07/2012, 19:02
225/70 às vezes aparece no site, e acaba rápido.
Sunny tem um desenho unidirecional (para chuva) que é 100% asfalto, mas é um bom pneu.

mauricioalan32
22/07/2012, 20:44
Aí pessoal!

Na minha Tracker TD 3003 eu instalei o lift de 2" e coloquei os pneus All Terrain Hankook Dynapro AT/M RF10 na medida 235/70R16, paguei R$ 540,00 em cada, montado e balanceado, ficou muito bom, não raspa em nada, testei até em torções e esteticamente ficou linda e muito confortável. Recomendo!

Abs

Eduardo Velo
23/07/2012, 06:55
Mauricio , erguido tem uma gama muito grande de pneus o problema está na procura de pneus 50/50 na medida original 235/60 aro 16" , pra não ter que erguer ...
Estou pensando em erguer por conta desse problema , mas só que se erguer vai ser com calço na carroceria e só o suficiente pra poder colocar um 225/75 que tem muitos modelos pra escolher nessa medida ...

mauricioalan32
23/07/2012, 13:04
Exato, e foi por isso que eu levantei a minha em 2" também, eu mesmo instalei o kit, não me arrependo, ficou linda, robusta e nao alterou em nada a dirigibilidade dela, da até a impressão de ter ficado mais macio!

Abs

LFC
23/07/2012, 13:06
Mauricio , erguido tem uma gama muito grande de pneus o problema está na procura de pneus 50/50 na medida original 235/60 aro 16" , pra não ter que erguer ...
Estou pensando em erguer por conta desse problema , mas só que se erguer vai ser com calço na carroceria e só o suficiente pra poder colocar um 225/75 que tem muitos modelos pra escolher nessa medida ...
Olá Eduardo,
Me parece que erguer a suspensão é muito mais simples do que a carroceria.
Abs,
LFC

Eduardo Velo
23/07/2012, 16:55
LFC , é lógico que erguer a susp. é mais simples , nem se discute isso ...
O problema é que mexe no ângulo de trabalho das homocinéticas , com a estabilidade , com o Caster ... subindo a carroceria não mexe no trem de arraste ... alonga o eixo de dir. e alguns tubos e flexíveis ... e da muito mais trabalho com certeza , mas fica bem mais confiável pra colocar pneus um pouco maiores que os originais ...

LFC
23/07/2012, 17:41
LFC , é lógico que erguer a susp. é mais simples , nem se discute isso ...
O problema é que mexe no ângulo de trabalho das homocinéticas , com a estabilidade , com o Caster ... subindo a carroceria não mexe no trem de arraste ... alonga o eixo de dir. e alguns tubos e flexíveis ... e da muito mais trabalho com certeza , mas fica bem mais confiável pra colocar pneus um pouco maiores que os originais ...
Bem, opinião é opinião. O carro, tendo sido levantado, fica com a estabilidade alterada em qualquer caso. Achei que o meu - 2 polegadas na suspensão - ficou mais estável com os amortecedores da Suprema e com os alargadores nas rodas. O cáster, no meu caso, ficou em +1 e não se sente a menor diferença na dirigibilidade. A cambagem se resolve com os parafusos CAM 12 ou abrindo a furação do amortecedor. E o ângulo das homocinéticas pode ser resolvido com o drop kit, rebaixando o diferencial, coisa que nem todo mundo faz. Se vc for subir a carroceria, vai ter que alongar as alavancas e, se não me engano, até cortar uma parte do assoalho para que o curso delas não fique limitado, acho que o Elver relatou isso. Tem que alterar o bocal do tanque e acho que tb a fixação do radiador. Tem que alongar a cx de direção (veja no tópico do André Souza). A maior parte dessas alterações são de difícil retorno. Eu acho que são muitas intervenções, daí que preferi descartar a hipótese.
Se vc for fazer isso mesmo, tem muito material aqui no Forum e 3 tópicos a respeito das modificações. Eu mesmo abri um - Mais um Tracker para trilhas. Dá uma olhada.
Sobre pneus na medida original acho que tem Pireli ATR e Yokohama, já li bons relatos sobre eles.
Qualquer coisa, estou à disposição colaborar.
Abs,
LFC

Rotta 57
24/07/2012, 09:48
Sobre pneus na medida original acho que tem Pireli ATR e Yokohama, já li bons relatos sobre eles.
Qualquer coisa, estou à disposição colaborar.
Abs,
LFC[/QUOTE]

Coloquei 04 pneus Scorpion ATR da Pirelli – (50 / 50) - 235/60/16, preço em Goiânia R$ 575,00 pagamento 3x no cartão. Até o momento, estou satisfeito. Pesquisei o preço do pneu Yokohama Geolander A/T - R$ 800 no cartão.
Abraço
Elemar Rotta

Eduardo Velo
24/07/2012, 10:35
LFC , valeu pelas dicas ... não tenho interesse em erguer no momento , seria só mesmo pra aumentar a gama de opções de pneus ... não faço trilha pesada com a Tracker , a bixinha já encarou bravamente uns trechos bem complicados com lama e erosão com pneus STR que são bem street ... a motorização é igual ao seu , o Licharles deixou campeão , depois que ele mexeu não deu mais xabu , faz quase 2 anos ... foi colocado amort. de ômega na tras. sem mexer nas molas , só tive que prolongar o flexivel do freio , as molas saem 1" do lugar mas a guia é de 4" , tb foi colocado um botão pra não ligar o 4x4 com reduzida , assim posso pegar subidas em est. de terra em 4x2 na boa , está com amort. de vibração no imtercooler , quebrava direto ...
Cheguei a comprar na RC4x4 o kit de 2" , qdo desmontei o eixo e coloquei o calço vi que o angulo da homocinética iria ficar no limite de trabalho , prox. de 22 graus , lógico que iria assentar depois , mas não gostei do que vi , além do trilho diant. ficar bem diferente do tras. por conta do eixo rigido , td bem que só é ruim em erosões ... , aí troquei o KIT por um bagageiro ... rsrs . Boa opção essa que vc usou de baixar o diferencial ...
Rota 57 , tb sou da mesma safra , em setembro 5.5 turbo ... rs . Já estive namorando esse ATR e tb o Geolandar , os meus STR estão com 50.000 km rodados e estão prox. da troca ...

cézão_MTB
24/07/2012, 14:39
Cheguei a comprar na RC4x4 o kit de 2" , qdo desmontei o eixo e coloquei o calço vi que o angulo da homocinética iria ficar no limite de trabalho , prox. de 22 graus , lógico que iria assentar depois , mas não gostei do que vi , além do trilho diant. ficar bem diferente do tras. por conta do eixo rigido , td bem que só é ruim em erosões ... , aí troquei o KIT por um bagageiro ... rsrs . Boa opção essa que vc usou de baixar o diferencial ...

o meu está com calços 2" de tecnil da RC4X4 mas estou achando que ficou bem exagerado, realmente parece que o ângulo homocinética está no limite, a frente ficou mais alta que a traseira. Estou pensando em trocar os calços dianteiros 2" por uns que eu comprei na SOB Performance que são de 1" (uma polegada) ( Suspensão - Grand Vitara/Tracker - Off-Road (http://www.sobperformance.com.br/offroad/grand-vitara-tracker/suspensao.html) ) só que esses calços da SOB Performance são de borracha... será que aguentam o peso do carro por muito tempo??????

LFC
24/07/2012, 15:03
o meu está com calços 2" de tecnil da RC4X4 mas estou achando que ficou bem exagerado, realmente parece que o ângulo homocinética está no limite, a frente ficou mais alta que a traseira. Estou pensando em trocar os calços dianteiros 2" por uns que eu comprei na SOB Performance que são de 1" (uma polegada) ( Suspensão - Grand Vitara/Tracker - Off-Road (http://www.sobperformance.com.br/offroad/grand-vitara-tracker/suspensao.html) ) só que esses calços da SOB Performance são de borracha... será que aguentam o peso do carro por muito tempo??????
Np kit da RC tem 4 bolachas de tecnil, sendo duas com 4 cm e 2 com 6 cm de altura. As de 4 cm são para a dianteira. Será que na montagem elas não foram invertidas. Normalmente a dianteira não fica mais alta.
Não aconselho substituir os calços com 1 polegada pelos de tecnil, pois os calços que vêm no kit funcionam com os que são colocados na parte superior da torre do amortecedor; temo que possa resultar em algum problema. Exceto se vc retirar os calços dos amortecedores. Uma vez li que o tanto que sobe com o calço de tecnil (abre mais o amortecedor) é o tanto que desce (fecha o amortecedor) com o calço da torre. Sugiro a vc perguntar ao Rodrigo Portugal (RC).
Abs,
LFC

cézão_MTB
24/07/2012, 16:44
Np kit da RC tem 4 bolachas de tecnil, sendo duas com 4 cm e 2 com 6 cm de altura. As de 4 cm são para a dianteira. Será que na montagem elas não foram invertidas.Temo que possa resultar em algum problema. Exceto se vc retirar os calços dos amortecedores. Uma vez li que o tanto que sobe com o calço de tecnil (abre mais o amortecedor) é o tanto que desce (fecha o amortecedor) com o calço da torre. Sugiro a vc perguntar ao Rodrigo Portugal (RC).
Abs,
LFC
A montagem foi correta, inclusive liguei para a RC para tirar essa dúvida, na época. Mesmo sendo bem maiores os calços das molas traseiras, a dianteira ficou mais alta, mesmo com o carro só com o motorista. O amortecedor é um Offshox FX5 com 2" a mais.

LFC
24/07/2012, 17:43
A montagem foi correta, inclusive liguei para a RC para tirar essa dúvida, na época. Mesmo sendo bem maiores os calços das molas traseiras, a dianteira ficou mais alta, mesmo com o carro só com o motorista. O amortecedor é um Offshox FX5 com 2" a mais.
Para o eixo traseiro, uma opção seria usar as molas do Opala 4 cc 69-79 sem ar, são ligeiramente mais altas que o conjunto molas originais + calços da RC. Ao menos vc nivela o carro. Para a frente, drop kit do diferencial para resolver o problema das homocinéticas.
Esse amortecedor offshox se usa sem o calço de amortecedor da RC?
Abs,
LFC

cézão_MTB
24/07/2012, 18:14
Para o eixo traseiro, uma opção seria usar as molas do Opala 4 cc 69-79 sem ar, são ligeiramente mais altas que o conjunto molas originais + calços da RC. Ao menos vc nivela o carro. Para a frente, drop kit do diferencial para resolver o problema das homocinéticas.
Esse amortecedor offshox se usa sem o calço de amortecedor da RC?
Abs,
LFC

Acho também que se eu comprar os amortecedores traseiros Offshox FX5 provavelmente fique igual na altura, e também com uma calibragem (comportamento) mais parecido nos dois eixos. Esses amortecedores são projetados para esse LIFT de 2" e não precisam de calços. OffShox Off-Road | Off Limits Amortecedores Especiais (http://www.offlimits.com.br/index.php/offshox-aventura-off-road.html)
O problema mesmo é essa sobrecarga das homocinéticas, preciosa essa dica do kit diferencial para resolver o problema!
Valeu mesmo! Muito obrigado!

LFC
25/07/2012, 11:19
Acho também que se eu comprar os amortecedores traseiros Offshox FX5 provavelmente fique igual na altura, e também com uma calibragem (comportamento) mais parecido nos dois eixos. Esses amortecedores são projetados para esse LIFT de 2" e não precisam de calços. OffShox Off-Road | Off Limits Amortecedores Especiais (http://www.offlimits.com.br/index.php/offshox-aventura-off-road.html)
O problema mesmo é essa sobrecarga das homocinéticas, preciosa essa dica do kit diferencial para resolver o problema!
Valeu mesmo! Muito obrigado!
Ok, mas não deixe de verificar se a mola (vai precisar manter o calço, só não usa o prolongador do amortecedor que vem no kit da RC) não pula fora nas torções. Tente fazer uma pesquisa sobre o uso desses amortecedores em carros com lift.
Abs,
LFC

Murillus
25/07/2012, 18:34
Quando usa as molas de Opala, precisa colocar tb o amortecedor GBL 1024? Na traseira, tem que usar prolongador de amortecedor quando fica nos amortecedores originais ou trocar pelos Amortecedores Cofap Turbo Gás GBL 1024 do Omega Suprema...

Christian Andreas
27/07/2012, 09:47
Amigos

Onde encontro kit Lift de apenas 1" para Tracker?

Só estou encontrando de 2".

Grato.

mauricioalan32
27/07/2012, 21:14
Nessa loja tem, Christian!
Caminho das Pedras 4x4 (http://www.caminhodaspedras4x4.com.br/)

Abs

Giovanni Morano
29/07/2012, 10:37
Amigos

Grato.

Antes de fazer o lift2, tinha lift 1 com calcos de borracha! Nao era tao bom, pois nao usava alongadores! Duro demais! Mas ficou lindo! Bota logo o lift 2!

Giovanni Morano
29/07/2012, 10:44

Estou com o mesmo problema! A dianteira ficou muito alta! Vou trocar por calços de borracha! Segunda feira!

Christian Andreas
31/07/2012, 13:40
Pessoal

Achei na Alternativa as molas que levantam 1" por R$ 890,00 instalado. Alguém poderia dar um relato de como fica o comportamento do carro?
Com esse kit dá para usar pneus 235 70 16 ou só os 225 70 16??

Valeu.

arlei_vitara
01/08/2012, 19:28
Eu uso 235 70 16 AT General Grabber com lift de 1" e fica perfeito não pega em nada receita tranquila e comprovada !

chicok
03/08/2012, 12:02
Tive um idéia para economizar na troca de pneu, aumentar um pouco a altura e, talvez, economizar combustível.
Ninguem nunca pensou em utilizar pneus de vans?
Tem michelin agilis na medida 215/75. Dá uma economia de 600 reais na troca e o carro deve beber menos.

Existem também alguns pneus 205/80, inclusive mud.

Murillus
03/08/2012, 14:54
Tive um idéia para economizar na troca de pneu, aumentar um pouco a altura e, talvez, economizar combustível. Ninguem nunca pensou em utilizar pneus de vans? Tem michelin agilis na medida 215/75. Dá uma economia de 600 reais na troca e o carro deve beber menos. Existem também alguns pneus 205/80, inclusive mud. Ja... eu inclusive uso 225/70/16... é mais fino e mais alto que os originais pouca coisa, mas ja notei o melhor desenpenho da viatura...

Tiagobel
03/08/2012, 15:08
225/70 ainda vai, mas com pneus 215 ou 205 o carro vai perder MUITO em estabilidade e frenagem... economia porca, na minha opinião. Sem contar que esses pneus para vans normalmente são índice de velocidade Q, não servem para carros de passeio.

cézão_MTB
04/08/2012, 13:34
Amigos

Grato.
Suspensão - Grand Vitara/Tracker - Off-Road (http://www.sobperformance.com.br/offroad/grand-vitara-tracker/suspensao.html)

cézão_MTB
04/08/2012, 13:42
Pessoal

Achei na Alternativa as molas que levantam 1" por R$ 890,00 instalado. Alguém poderia dar um relato de como fica o comportamento do carro?
Com esse kit dá para usar pneus 235 70 16 ou só os 225 70 16??

Valeu.

o pneu 225/70 dá mais certo, até o consumo aumenta um pouco só; faço até 8,66 KM/Litro, com pneus originais a melhor marca foi 9,3 KM/L.
pneu 3B (bom , bonito e barato) PNEU SUNNY 225/70 R16 SN3606 BLK 103T - MaisQPneu (http://www.maisqpneu.com.br/prod/bus/659/pneu-sunny-22570-r16-sn3606-blk-103t.aspx)
mas pneu top de linha é o firestone destination A/T, se couber no seu bolso.

vai ter que trocar os amortecedores também, ou instalar os calços que vêm nos kits.

chicok
06/08/2012, 18:28
225/70 ainda vai, mas com pneus 215 ou 205 o carro vai perder MUITO em estabilidade e frenagem... economia porca, na minha opinião. Sem contar que esses pneus para vans normalmente são índice de velocidade Q, não servem para carros de passeio.
Até concordo que perca um pouco a estabilidade, mas vi também que a relação entre a tala da roda e a largura do pneu chega em 86%, o que é bem razoável. Não sei de cor o que significa cada indico de velocidade, mas o dos pneus mud não é menor não? Tinha mais medo de risco de destalonamento, pois com o jeito que ando a 90-100km/h a perda no comportamento dinâmico não assusta muito. Outro receio era da dureza de um pneu com índice de carga um pouco maior.

mauricioalan32
07/08/2012, 13:15
Pneus de Vans são muito duros em função de ter duas lonas a mais, acaba soltando tudo por dentro do carro, digo isso pq andei num Jimny esses dias e tremia até a alma, os queixos chegavam e se bater, sei não até que ponto isso vale a pena!

Abração!

chicok
08/08/2012, 07:07
Ai ficou claro. Devia ter imaginado isso pelo índice de carga maior. Ele suporta quase 50% mais peso pelo que tinha lido. Acho que vou ter que desistir da idéia.

Murillus
09/08/2012, 17:22
mas pneu top de linha é o firestone destination A/T

vale a pena invertir neste pneu... to com 50.000 km e os bichos tao novinhos...

Murillus
09/08/2012, 17:25
Pneus de Vans são muito duros em função de ter duas lonas a mais

vivendo e aprendendo... valeu pela dica...

cézão_MTB
09/08/2012, 22:00
Pneus de Vans são muito duros em função de ter duas lonas a mais, acaba soltando tudo por dentro do carro, digo isso pq andei num Jimny esses dias e tremia até a alma, os queixos chegavam e se bater, sei não até que ponto isso vale a pena!

Abração!

Jimny eixo rígido nos dois eixos.

"Como tenho ambos em casa, Tracker 2008 e Jimny 2010, tentarei explicar.

TODOS os 4x4 de hoje tem homocinéticas, do contrario estaríamos na idade da cruzeta do Jeep 51 ou não faríamos curvas. Aí existem duas soluções de suspensão; com eixo rígido e independente.

Os sistemas independentes oferecem maior conforto e maior segurança no asfalto. Como nada vem de graça, sua manutenção é maior, as homocinéticas trabalham em maior ângulo e qualquer alteração na altura do carro, este é um item que irá rapidamente falhar, exigindo grande investimento para contornar o sintoma. Em situações de erosões em X, o sistema independente não garante o efeito gangorra do eixo rígido, fazendo com que as rodas copiem o terreno menos eficazmente. Diferente do que acontecer no eixo rígido, o diferencial não acompanha o movimento das rodas, rendendo as tradicionais pancadas do peito do carro contra facões mais altos, principalmente na eventualidade de ataques em maior velocidade.

O sistema de eixo rígido é mais robusto e mais simples. Quando uma roda se eleva por uma irregularidade do terreno a roda do lado oposto é forçada para baixo (o conhecido twist action), garantido a uniforme distribuição do peso e a resultante tração. É isso que separa Jipe de carro 4x4 e SUVs. Como novamente nada vem de graça, o eixo rígido apresenta ressonância no sistema de direção, conhecido como "shimmy", basta uma folga ou pneu desbalanceado para o efeito surgir. A caixa de direção do sistema de eixo rígido é unicamente por esferas recirculantes, muito robusto porém quando as rodas não estão na posição central, seu design garante uma certa folga. Diferente do sistema de pinhão e cremalheira (Tracker), o sistema por esferas e indestrutível. No caso do Tracker é um assunto bem discutido aqui no fórum. As homocinéticas de um eixo rígido articulam apenas para garantir o movimento de direção. Indiferente da elevação da suspensão o trabalho sempre será o mesmo. Alguns sistemas de eixo rígido deixam as homocinéticas expostas, como Troller, Marruá, etc.. Outros estão protegidos dentro do munhão, como Land Rover Defender, Jimny, Toyotas atuais de eixo rígido, PAtrol e Mercedes G, assim como Unimog e outros.

Finalmente a diferença entre os veículos. Originalmente, sem modificações o Tracker é um carro carro familiar, calibrado e com conforto para tal uso. Sim,*é um 4x4, mas para serviço leve, geralmente neve (no seu mercado original) terra leve e pronto. Sua estrutura ainda possuí chassi, que sumiu na versão atual, porém do tipo auxiliar, ou seja, a carroceria e chassi trabalham juntos um depende do outro. Sem dúvida o Tracker é um carro sólido, que lhe garante o subsídio para encara trilhas caso seu dono modifique uma série de detalhes.

O Jimny tem chassi tipo escada, de uma peça só e trabalha independente da carroceria. Ambos os eixos são rígidos e a caixa de direção é por esferas recirculantes. Seu peso não ultrapassa os 1100 kg. Estas são as credenciais do verdadeiro jipe NATO, que hoje contempla veículos de porte maior.

Pergunta; o Jimny é caro para o que oferece? Sim, e muito! É verdade também, que o Tracker é mais "carro" pelo mesmo preço...

Agora quem disse que quem escolhe um Jimny, quer um carro? Ou que também quer conforto, espaço, suspensão de Fiat 500 e teto solar?

Independente do veículo, estamos todos no mesmo barco! Cada um que faça o que achar melhor com seu dinheiro.

Quanto ao Stark nõa existe melhor exemplo para explicar o que acontece quando se eleva um carro com suspensão independente, segue vídeo extraído do fórum do Stark. Só precisa assistir os primeiros 2minutos, depois disso abandonam ele pela quebra das QUATRO homocinéticas! "
http://youtu.be/WjeDXHChOb4

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/66096-jimny-2010-compensa-146.html

fiquei preocupado com as homocinéticas do meu carro agora, depois do lift 2". Será que com o DROP KIT para diferencial dianteiro o problema acaba????

Siminola
18/08/2012, 16:58
Tive o mesmo problema ao elevar a TRK 2008. Utilizei calços nas 4 molas, dianteiras e traseiras.

calços estes feitos de borracha compactada, do pneu daquelas máquinas compactadoras que trabalham prensando o asfalto

contra o chão.

Os calços são de 3 cm (pouco mais de 1,18 polegadas). Realmente, o carro ficou bem mais alto. Por exemplo, antes, eu entrava no

carro e tinha que me baixar pra sentar e após os calços é como se eu tivesse de subir um pouco pra sentar e realmente ficou bem

mais alto do que antes. O PROBLEMA É QUE A FRENTE FICOU MAIS ALTA DO QUE A TRASEIRA. Juro que não entendi.

Todos os calços foram feitos com a mesma altura e foram colocados na parte superior das molas. Perdi um pouco a estabilidade

e a questão da frente ficar mais alta, tá me tirando do sério.

Penso que alguma coisa irá afetar as homocinéticas e/ou toda a suspensão da viatura.

Alguém poderia tecer alguma consideração?? sei que já postaram muitas informações lá atrás, mas, não vi nenhuma solução que

atendesse ao meu caso. Se eu tiver a confirmação de que realmente esta altura (3 cm) irá comprometer o sistema/suspa, irei

retirar os calços imediatamente.

Abs,

Siminola
Natal-RN

Eduardo Velo
18/08/2012, 17:32
Bom , um dos Wranglers da filmagem está com eixos de Unimog , aí é sacanagem ... rs
Até que enfim esses comentários sobre as homocinéticas , por isso que falei que se pensasse em erguer seria com calços na carroceria ...
Siminola , qqer erguida , mesmo na carroceria , pode comprometer a estabilidade ... existe um jeito de baixar o dif. pra manter as homocinéticas alinhadas , já foi dsicutido por aqui ... qqer adaptação acaba comprometendo sempre algum componente , não tem jeito , cada carro foi projetado pra uma atividade qdo mexe em qqer coisa teria que fazer novo projeto e recalcular ... arrumo briga sempre qdo comento sobre isso ... rssr ...

abs ... Edu

mauricioalan32
19/08/2012, 17:57
Jimny eixo rígido nos dois eixos.

"Como tenho ambos em casa, Tracker 2008 e Jimny 2010, tentarei explicar.

TODOS os 4x4 de hoje tem homocinéticas, do contrario estaríamos na idade da cruzeta do Jeep 51 ou não faríamos curvas. Aí existem duas soluções de suspensão; com eixo rígido e independente.

Os sistemas independentes oferecem maior conforto e maior segurança no asfalto. Como nada vem de graça, sua manutenção é maior, as homocinéticas trabalham em maior ângulo e qualquer alteração na altura do carro, este é um item que irá rapidamente falhar, exigindo grande investimento para contornar o sintoma. Em situações de erosões em X, o sistema independente não garante o efeito gangorra do eixo rígido, fazendo com que as rodas copiem o terreno menos eficazmente. Diferente do que acontecer no eixo rígido, o diferencial não acompanha o movimento das rodas, rendendo as tradicionais pancadas do peito do carro contra facões mais altos, principalmente na eventualidade de ataques em maior velocidade.

O sistema de eixo rígido é mais robusto e mais simples. Quando uma roda se eleva por uma irregularidade do terreno a roda do lado oposto é forçada para baixo (o conhecido twist action), garantido a uniforme distribuição do peso e a resultante tração. É isso que separa Jipe de carro 4x4 e SUVs. Como novamente nada vem de graça, o eixo rígido apresenta ressonância no sistema de direção, conhecido como "shimmy", basta uma folga ou pneu desbalanceado para o efeito surgir. A caixa de direção do sistema de eixo rígido é unicamente por esferas recirculantes, muito robusto porém quando as rodas não estão na posição central, seu design garante uma certa folga. Diferente do sistema de pinhão e cremalheira (Tracker), o sistema por esferas e indestrutível. No caso do Tracker é um assunto bem discutido aqui no fórum. As homocinéticas de um eixo rígido articulam apenas para garantir o movimento de direção. Indiferente da elevação da suspensão o trabalho sempre será o mesmo. Alguns sistemas de eixo rígido deixam as homocinéticas expostas, como Troller, Marruá, etc.. Outros estão protegidos dentro do munhão, como Land Rover Defender, Jimny, Toyotas atuais de eixo rígido, PAtrol e Mercedes G, assim como Unimog e outros.

Finalmente a diferença entre os veículos. Originalmente, sem modificações o Tracker é um carro carro familiar, calibrado e com conforto para tal uso. Sim,*é um 4x4, mas para serviço leve, geralmente neve (no seu mercado original) terra leve e pronto. Sua estrutura ainda possuí chassi, que sumiu na versão atual, porém do tipo auxiliar, ou seja, a carroceria e chassi trabalham juntos um depende do outro. Sem dúvida o Tracker é um carro sólido, que lhe garante o subsídio para encara trilhas caso seu dono modifique uma série de detalhes.

O Jimny tem chassi tipo escada, de uma peça só e trabalha independente da carroceria. Ambos os eixos são rígidos e a caixa de direção é por esferas recirculantes. Seu peso não ultrapassa os 1100 kg. Estas são as credenciais do verdadeiro jipe NATO, que hoje contempla veículos de porte maior.

Pergunta; o Jimny é caro para o que oferece? Sim, e muito! É verdade também, que o Tracker é mais "carro" pelo mesmo preço...

Agora quem disse que quem escolhe um Jimny, quer um carro? Ou que também quer conforto, espaço, suspensão de Fiat 500 e teto solar?

Independente do veículo, estamos todos no mesmo barco! Cada um que faça o que achar melhor com seu dinheiro.

Quanto ao Stark nõa existe melhor exemplo para explicar o que acontece quando se eleva um carro com suspensão independente, segue vídeo extraído do fórum do Stark. Só precisa assistir os primeiros 2minutos, depois disso abandonam ele pela quebra das QUATRO homocinéticas! "
http://youtu.be/WjeDXHChOb4

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/66096-jimny-2010-compensa-146.html

fiquei preocupado com as homocinéticas do meu carro agora, depois do lift 2". Será que com o DROP KIT para diferencial dianteiro o problema acaba????

Cézão, a citação foi em referência aos pneus, e não ao jipe em si, pois meu sócio tem um Samurai 95, sendo com feixe de molas e te digo, é um tesão de andar, da as puladinhas dele mas nada que chegue a encomodar... qnto ao Jimny ser duro, discordo, acho ele muito macio e gostoso de dirigir, o que muda pra tracker é que ele joga de um lado pro outro, vc ta sempre pilotando a viatura para se manter na estrada, coisa que com a tracker/Vitara não acontece. Posso afirmar isso pq já tive um Samurai 95 e hoje tenho um Vitara com 1001 preparações e tenho tmbm uma Tracker com Lift de 2" + pneus 235/70 R16 AT e todos tem características diferentes de dirigibilidade!

Abs

cézão_MTB
19/08/2012, 20:47
acho que a CONFIGURAÇÃO perfeita para o Tracker é pneu 225/70 e amortecedores OFFSHOX que são bem mais firmes que os originais, o que acaba com o problema de pegar no FIM de curso, como acontece com os amortecedores originais.
O LIFT 2" não funcionou, o sistema de suspensão do eixo dianteiro não aceita qualquer mudança nos ângulos; meus pivôs já estouraram e as homocinéticas acho que não vão longe; se fosse eixo rígido acho que a situação seria diferente. Não sei se um DROP KIT do diferencial dianteiro resolveria OS problemas, acho que não.:cry:

mauricioalan32
19/08/2012, 22:01
No meu Vitara eu tenho o Dropped kit com lift de 2,5" na suspensão e ando com pneus 32" com recape agressivo e andei 4 anos sem quebrar homocinetica, quebrei a caixa de satelites dianteira apenas e uma homocinetica as vezes da um estalinho só, mas nada de mais, ajuda muito usar o dropped kit. A minha quebra foi quando coloquei as rodas 10", antes andava com rodas 7" e nunca tive problemas!

Abs

Felipe RS
19/08/2012, 22:58
o pneu 225/70 dá mais certo, até o consumo aumenta um pouco só; faço até 8,66 KM/Litro, com pneus originais a melhor marca foi 9,3 KM/L.
pneu 3B (bom , bonito e barato) PNEU SUNNY 225/70 R16 SN3606 BLK 103T - MaisQPneu (http://www.maisqpneu.com.br/prod/bus/659/pneu-sunny-22570-r16-sn3606-blk-103t.aspx)
mas pneu top de linha é o firestone destination A/T, se couber no seu bolso.

vai ter que trocar os amortecedores também, ou instalar os calços que vêm nos kits.

Interessante, pois comigo aconteceu outra coisa ao trocar os pneus originais por Hankook rf10 225/70/16: o consumo não teve mudança significativa, manteve-se na faixa dos 10 km/l na estrada e 8,5 na cidade, sempre considerada a quilometragem registrada no GPS (antes e atualmente), já que tanto a velocidade quanto a quilometragem do velocímetro e hodômetro sofreram alteração após a troca.
Não implementei alterações extras, e por consequência, com o carro carregado, o pneu pega na caixa de roda, porém pouco e sem maiores consequências...

cézão_MTB
20/08/2012, 12:39
Interessante, pois comigo aconteceu outra coisa ao trocar os pneus originais por Hankook rf10 225/70/16: o consumo não teve mudança significativa, manteve-se na faixa dos 10 km/l na estrada e 8,5 na cidade, sempre considerada a quilometragem registrada no GPS (antes e atualmente), já que tanto a velocidade quanto a quilometragem do velocímetro e hodômetro sofreram alteração após a troca.

nas barreiras eletrônicas a velocidade é A MESMA que marca no velocímetro (no GPS também!), a última média ficou em 8,99 pegando 50% estrada e 50% trânsito de cidade; mudou pouco o consumo.
voltarei o carro à altura normal (o LIFT "2 não funcionou, ocasionou problemas) e vou investir em mais dois amortecedores OFFSHOX para evitar fim de curso da suspensão.

25PSI nos 4 pneus.

Felipe RS
20/08/2012, 19:33
nas barreiras eletrônicas a velocidade é A MESMA que marca no velocímetro (no GPS também!), a última média ficou em 8,99 pegando 50% estrada e 50% trânsito de cidade; mudou pouco o consumo.
voltarei o carro à altura normal (o LIFT "2 não funcionou, ocasionou problemas) e vou investir em mais dois amortecedores OFFSHOX para evitar fim de curso da suspensão.

25PSI nos 4 pneus.

Minhas médias mistas (estrada/cidade) também ficam sempre na casa dos 9 km/l. Mesma coisa do que quando tinha os pneus originais.

Murillus
21/08/2012, 18:18
Minhas médias mistas (estrada/cidade) também ficam sempre na casa dos 9 km/l. Mesma coisa do que quando tinha os pneus originais. minhas medias tb sao parecidas com as suas... 8,5 a 9 km/l...

gtavalanche
23/08/2012, 01:01
acho que a CONFIGURAÇÃO perfeita para o Tracker é pneu 225/70 e amortecedores OFFSHOX que são bem mais firmes que os originais, o que acaba com o problema de pegar no FIM de curso, como acontece com os amortecedores originais.
O LIFT 2" não funcionou, o sistema de suspensão do eixo dianteiro não aceita qualquer mudança nos ângulos; meus pivôs já estouraram e as homocinéticas acho que não vão longe; se fosse eixo rígido acho que a situação seria diferente. Não sei se um DROP KIT do diferencial dianteiro resolveria OS problemas, acho que não.:cry:

Cezão
No meu carro ainda não tive problema com nada e ja andei 40.000 Kms com lift, a ultima viagem que fiz rodei 1.000kms só de off road contornando a serra da mesa deu 1.600 ao todo com 1000 de estrada de chão numa tocada bem forte. Não tenho rebaixamento do diferencial dianteiro e as coisas ainda estão em ordem. O carro é um brinquedo quando ta na estrada de chão

http://www.youtube.com/watch?v=73BL4mWxlR4

http://www.youtube.com/watch?v=3WnO9Xi99pw

Rotta 57
26/08/2012, 13:37

Olá Cézão,
Se te entendi, você disse que sem fazer LIFT no Tracker, a configuração ideal seria os pneus 225/70/16 e que também investiria em dois amortecedores OFFSHOX que são bem mais firmes que os originais e acabaria com o problema de pegar no fim do curso.
Minhas duvidas: A colocação dos amortecedores OFFSHOX, seriam apenas os dois traseiros?
Com a colocação destes pneus 225/70, mais os dois amortecedores, então não haveria necessidade de alterar o Tracker, nem mesmo a colocação de um LIFT (1) para evitar pegar no fim de curso, ou como disse o Felipe RS, que quando carregado o pneu pega na caixa de roda ou ainda outros comentários de pegar no final de curso na longarina? Com esta configuração, ganha algum centímetro em altura? Desculpe se fui repetitivo, mas estou pensando em usar esta configuração.

Obrigado
Elemar Rotta

cézão_MTB
26/08/2012, 19:26
Olá Cézão,
Se te entendi, você disse que sem fazer LIFT no Tracker, a configuração ideal seria os pneus 225/70/16 e que também investiria em dois amortecedores OFFSHOX que são bem mais firmes que os originais e acabaria com o problema de pegar no fim do curso.
Minhas duvidas: A colocação dos amortecedores OFFSHOX, seriam apenas os dois traseiros?
Com a colocação destes pneus 225/70, mais os dois amortecedores, então não haveria necessidade de alterar o Tracker, nem mesmo a colocação de um LIFT (1) para evitar pegar no fim de curso, ou como disse o Felipe RS, que quando carregado o pneu pega na caixa de roda ou ainda outros comentários de pegar no final de curso na longarina? Com esta configuração, ganha algum centímetro em altura? Desculpe se fui repetitivo, mas estou pensando em usar esta configuração.

Obrigado
Elemar Rotta

é que meus dois dianteiros já são OFFSHOX, então penso em comprar os dois traseiros que ainda são de outra marca e são exageradamente macios.
Os OFFSHOX você pode comprá-los na opção de com 2" a mais ou tamanho original. Minha dúvida é: mesmo sem LIFT 2", posso comprar amortecedores maiores que os originais (OFFSHOX)??
Penso que para acabar com o problema de pegar na longarina ao esterçar, é necessário o uso de espaçadores (alargador) de rodas; o meu mesmo bastante alto ainda pega.

Giovanni Morano
26/08/2012, 22:26
Essa semana troquei as molas e amortecedores trazeiros originais, por molas opala cofap, e amortecedores cofap turbo gas! Muita diferença! Firme, compacto! Mais alto e problema da dianteira mais alta que a trazeira resolvido! Terminou a preparação da minha Gv! Ufa!

Rotta 57
27/08/2012, 08:57
é que meus dois dianteiros já são OFFSHOX, então penso em comprar os dois traseiros que ainda são de outra marca e são exageradamente macios.
Os OFFSHOX você pode comprá-los na opção de com 2" a mais ou tamanho original. Minha dúvida é: mesmo sem LIFT 2", posso comprar amortecedores maiores que os originais (OFFSHOX)??
Penso que para acabar com o problema de pegar na longarina ao esterçar, é necessário o uso de espaçadores (alargador) de rodas; o meu mesmo bastante alto ainda pega.

Obrigado Cézão!
Se você puder dar noticias caso decida retirar o LIFT 2” do teu Tracker e colocar os amortecedores OFFSHOX com os pneus 225/70, desde já agradecemos.
Pena que mesmo colocando os (04) amortecedores OFFSHOX na opção tamanho original, com os pneus 225/70, vai continuar pegando na longarina ao esterçar.
Não sei te informar se é possível colocar os amortecedores na opção + 2” sem o LIFT.
Abraço
Elemar

gtavalanche
27/08/2012, 18:38
Cezão

Amortecedores com duas polegadas a mais na dianteira sem os calços de mola provavelmente vão estourar, o amortecedor vai fechar além do limite, provavelmente o fim de curso da suspensão se dê nos amortecedores.

O amortecedor trabalha em conjunto com a mola, diminuiu a mola retirando o calço sobrou mais pro amortecedor e este vai trabalhar mais comprimido, molas com menor capacidade de carga vão deixar muito mais trabalho pro amortecedor.

Amortecedor por melhor que seja se ele for o fim de curso da suspensão vai estourar, da mesma forma que se ele tiver associado a uma mola que perdeu suas propriedades ou de menor capacidade de carga vai dar muito trabalho pro amortecedor estourando também.

A mola trazeira original do tracker é bem mole o que força muito o amortecedor, as molas do opala na trazeira fazem com que o amortecedor não trabalhe forçado preservando-o. Meu primeiro par de cofap na trazeira com molas originais desgastou rápido, o segundo par foi instalado junto com as molas de opala e ta tendo uma vida útil maior.

Felipe RS
27/08/2012, 20:36
"Pena que mesmo colocando os (04) amortecedores OFFSHOX na opção tamanho original, com os pneus 225/70, vai continuar pegando na longarina ao esterçar."
Esta informação está incorreta. Os pneus 225/70 montados sem alterações adicionais NÃO PEGA nunca na longarina. Só pega na caixa de rodas quando em fim de curso, em situações extremas.

Rotta 57
27/08/2012, 21:50
Esta informação está incorreta. Os pneus 225/70 montados sem alterações adicionais NÃO PEGA nunca na longarina. Só pega na caixa de rodas quando em fim de curso, em situações extremas.[/QUOTE]

Bom saber disso Felipe. Com estes pneus 225/70, o Tracker ganha algum centímetro a mais com relação à altura do solo?

cézão_MTB
27/08/2012, 22:12
"Pena que mesmo colocando os (04) amortecedores OFFSHOX na opção tamanho original, com os pneus 225/70, vai continuar pegando na longarina ao esterçar."
Esta informação está incorreta. Os pneus 225/70 montados sem alterações adicionais NÃO PEGA nunca na longarina. Só pega na caixa de rodas quando em fim de curso, em situações extremas.

eu posso tirar uma foto das marcas dos pneus nas longarinas; os pneus raspam lá e deixam até marcas, ao esterçar tudo. Os pneus dianteiros são A/T, ao esterçar tudo você sente o carro trepidando por causa dos grandes cravos dos pneus.

cézão_MTB
27/08/2012, 22:15
Cezão

Amortecedores com duas polegadas a mais na dianteira sem os calços de mola provavelmente vão estourar, o amortecedor vai fechar além do limite, provavelmente o fim de curso da suspensão se dê nos amortecedores.

O amortecedor trabalha em conjunto com a mola, diminuiu a mola retirando o calço sobrou mais pro amortecedor e este vai trabalhar mais comprimido, molas com menor capacidade de carga vão deixar muito mais trabalho pro amortecedor.

Foi o que eu pensei também, mas como SEI que o amortecedor é MUITO mais firme, quase não trabalha, a preocupação com o fim de curso diminuiu muito!
Então a instalação é tranquila, mesmo com amortecedores maiores??

Felipe RS
28/08/2012, 19:12

Bom saber disso Felipe. Com estes pneus 225/70, o Tracker ganha algum centímetro a mais com relação à altura do solo?[/QUOTE]

Rotta 57,
Estou com os pneus Hankook Dynapro ATM RF10 225/70 montados no carro desde 06/9/2011, e de lá prá cá já encarei areia (dunas), estradas de chão (algumas bem precárias), erosões moderadas, buraqueira de cidade, etc. Toda a vez que saio de carro sou obrigado a girar totalmente o volante para sair da minha vaga. Nunca pegou na longarina, esteticamente ficou muito melhor, pois a caixa de roda fica melhor preenchida, e o ganho de altura existe, mas é bem pequeno (cerca de 1,5 cm) e pude notar bem a diferença em uma vez em que um dos pneus furou e me obriguei a rodar até a borracharia com a step original (235/60).

Felipe RS
28/08/2012, 19:21
eu posso tirar uma foto das marcas dos pneus nas longarinas; os pneus raspam lá e deixam até marcas, ao esterçar tudo. Os pneus dianteiros são A/T, ao esterçar tudo você sente o carro trepidando por causa dos grandes cravos dos pneus.

Interessante Cezão, pois no meu caso onde a suspensão jamais foi mexida nunca pegou, sendo que de fato falta uma certa distância entre o pneu e a longarina, mesmo com o giro completo da direção, o que ocorre sempre que tiro o meu carro da vaga. Não sei como explicar o teu problema, pode estar relacionado com o layout dos pneus. O que teu mecânico diz a respeito?
Agora, com o carro totalmente carregado, acontece de raspar a roda traseira na caixa de rodas quando passo em depressões ou quebra-molas em alta velocidade, mas isso provavelmente devido à 'moleza' da mola e pouca ação dos amortecedores originais...

Murillus
29/08/2012, 16:55
sendo que de fato falta uma certa distância entre o pneu e a longarina, mesmo com o giro completo da direção, o que ocorre sempre que tiro o meu carro da vaga.

usando os 225 / 70 / 16 nao pega em nada... mas com os 235 / 70 / 16, pega sim na longarina...

Felipe RS
29/08/2012, 19:15
usando os 225 / 70 / 16 nao pega em nada... mas com os 235 / 70 / 16, pega sim na longarina...
Talvez seja esta a confusão... 235/70 pega, 225/70 não.:palmas:

Rotta 57
30/08/2012, 13:56
Talvez seja esta a confusão... 235/70 pega, 225/70 não.:palmas:

O Cezão sempre afirmou que usa os pneus 225/70/16 e que mesmo assim raspa na longarina. Talvez seja pela configuração que cada um utiliza no seu Tracker.

Se colocar quatro amortecedores OFFSHOX, tamanho igual aos originais e com os pneus 225/70 será que isso não resolveria o problema de pegar na caixa de rodas quando em condições extremas conforme relatado pelo Felipe/RS já que segundo o Cezão, estes amortecedores são bem mais firmes do que os originais?

cézão_MTB
30/08/2012, 14:53
Se colocar quatro amortecedores OFFSHOX, tamanho igual aos originais e com os pneus 225/70 será que isso não resolveria o problema de pegar na caixa de rodas quando em condições extremas conforme relatado pelo Felipe/RS já que segundo o Cezão, estes amortecedores são bem mais firmes do que os originais?
O meu está com um LIFT monstruoso, mas ainda sim pega na longarina ao esterçar tudo. :pensativo: Pega bem pouco e às vezes, ao esterçar 100%, mas pega! Deixa marcas nas longarinas.
Já usei pneus 225/70 na CONFIGURAÇÃO ORIGINAL da suspensão, pegava no fim de curso e nas caixas de rodas; a solução para o caso, AO MEU VER, seria a instalação de amortecedores TAMANHO ORIGINAL mas da OFFSHOX.

Felipe RS
30/08/2012, 21:00
O Cezão sempre afirmou que usa os pneus 225/70/16 e que mesmo assim raspa na longarina. Talvez seja pela configuração que cada um utiliza no seu Tracker.

A configuração da minha é a original, com os mesmos amortecedores e molas que saíram da fábrica. Já me sugeriram por molas mais duras, e me garantiram que resolveriam o problema da caixa de rodas, mas não testei prá ver se funciona. Amortecedores mais firmes também pode vir a ser uma solução, mas só testando para ter certeza. Como o problema não é uma constante não vi urgência em buscar uma solução.

Rotta 57
04/09/2012, 12:12
A configuração da minha é a original, com os mesmos amortecedores e molas que saíram da fábrica. Já me sugeriram por molas mais duras, e me garantiram que resolveriam o problema da caixa de rodas, mas não testei prá ver se funciona. Amortecedores mais firmes também pode vir a ser uma solução, mas só testando para ter certeza. Como o problema não é uma constante não vi urgência em buscar uma solução.

Olá Felipe, moro em Goiânia, mas sou natural do RS. Estou indo para o Sul semana que vem e estarei em P. Alegre entre 12 e 13/09/12. Se tivesse alguma possibilidade e que não fosse inoportuno pra ti, gostaria de aproveitar a oportunidade e ver teu Tracker com os Pneus 225/70. Caso seja possível, meu e-mail para contato é: erotta57@gmail.com Abraço. Elemar Rotta.

Felipe RS
04/09/2012, 20:35
Olá Felipe, moro em Goiânia, mas sou natural do RS. Estou indo para o Sul semana que vem e estarei em P. Alegre entre 12 e 13/09/12. Se tivesse alguma possibilidade e que não fosse inoportuno pra ti, gostaria de aproveitar a oportunidade e ver teu Tracker com os Pneus 225/70. Caso seja possível, meu e-mail para contato é: erotta57@gmail.com Abraço. Elemar Rotta.

Sem problemas Rotta, estarei trabalhando nestes dias, mas sempre dá prá dar uma escapada. Te mando um email e combinamos os detalhes.
Abraço

Ivo Paris
04/09/2012, 22:50
Sem problemas Rotta, estarei trabalhando nestes dias, mas sempre dá prá dar uma escapada. Te mando um email e combinamos os detalhes.
Abraço

Estou querendo comprar o Hankook 225 70 16 e colocar no Grand Vitara.
Quase fiz a doideira de comprar os BF, mas tem todo o drama da adaptação e acho que não vou usar o carro tanto pra off road, apenas viagens.
Já botei os BF 235 num vitarinha quadrado que tive, mas no GV acho que fica meio desproporcional e muito perto das molduras.

Minha idéia seria colocar os 225 mesmo, com calços de 1" ou molas nesse tamanho apenas na traseira, já que a frente não pega em nada. Assim não altero o ângulo das homocinéticas/ bielas e também evito impactos na proteção do tanque.

Fiz isso num niva e ficou bem legal, a traseira um pouco mais alta que a frente.

Alguém tem alguma idéia? recomendação? Sugestão?

Ivo
GV 2002 Gold Editio
S. Carlos

Murillus
05/09/2012, 17:15
Minha idéia seria colocar os 225 mesmo, com calços de 1" ou molas nesse tamanho apenas na traseira, já que a frente não pega em nada. Assim não altero o ângulo das homocinéticas/ bielas e também evito impactos na proteção do tanque.

isso ai mesmo... lembre-se de trocar os amortecedores trazeiros pelos cofap turbo gas (ou semelhantes)...

Murillus
05/09/2012, 17:34
Pessoal,
Em um post antigo eu achava que a melhor opcao era

235 / 70 / 16 com 2" na suspencao...

porem hoje sou mais favoravel aos 225/70/16 ou 225/75/16...

seguem as medidas para comparativo...
235 / 60 / 16 = 27,1 cm
255 / 70 / 16 = 30,1 cm
245 / 70 / 16 = 29,5 cm
235 / 70 / 16 = 29 cm
235 / 75 / 16 = 29,9 cm
225 / 70 / 16 = 28,4 cm
225 / 75 / 16 = 29,3 cm
215 / 70 / 16 = 27,9 cm
215 / 80 / 16 = 29,5 cm

Sds

Rotta 57
06/09/2012, 10:10
isso ai mesmo... lembre-se de trocar os amortecedores trazeiros pelos cofap turbo gas (ou semelhantes)...

Usando essa configuração, 225/70/16 com calços de 1” (OU) molas (na traseira) nesse tamanho, + amortecedores traseiros Cofap, quanto centímetros o Tracker ganharia de altura em relação ao solo?

Rotta 57
06/09/2012, 10:21

Quando fala em levantar 1” com calço ou molas, quer dizer que se optar por molas, elas devem ser 1” maior que as originais? (desculpe se foi obvio)
No caso de optar por calço de 1” aonde comprar?

Rotta 57
06/09/2012, 10:25

Murillo
Neste caso, amortecedores traseiros eles devem ser 1” maior que os originais? E seriam aqueles sugeridos em outros comentários, os Cofap Omega suprema GBL1024?

Ivo Paris
06/09/2012, 22:36
Murillo
Neste caso, amortecedores traseiros eles devem ser 1” maior que os originais? E seriam aqueles sugeridos em outros comentários, os Cofap Omega suprema GBL1024?

Acho que os calços nao devem ser difíceis de fazer
Mas as molas, quais seriam?
Só não sei o que fazer com os amortecedores já que os da suprema tendem a sumir do mercado

mackjunqueira
09/09/2012, 01:02
Pessoal, comprei uma GV ano 2000 e coloquei calços de 2'' com pneus BF A/T. Ficou muito bonita! Edta pegando um pouquinho na frente qfo esterça tudo, bem no final de curso, isso é normal? Qual a calibtagem vcs indicam para andar no asfalto e em trilha? Este pneu é bom? E a durabilidade?
Obrigado! Abraço a todos!

mackjunqueira
10/09/2012, 11:39
Ops..... Esqueci de falar que os pneus são 235/70R16!!!!

Ivo Paris
10/09/2012, 21:36
Ops..... Esqueci de falar que os pneus são 235/70R16!!!!

Os 235 pegam na longarina.

Quando tive o vitarinha quadrado, simplesmente limitei o curso da direçao. E resolveu o problema dos BF

No Grand Vitara não vi se dá certo fazer isso.

Não estou querendo subir a frente mais do que 1" por causa do ângulo das Homocinéticas.

Também estou pensando no preço do BF A/T, que é 50% mais caro do que o Hankook Dynapro. Vai ficar caro demais e não to usando o GV prá trilha mesmo.

mackjunqueira
12/09/2012, 00:44
E a calibragem dos pneu no asfalto e na trilha? Realmemte os BF são mais carros, mas o carro ficou lindo!

Murillus
12/09/2012, 13:45
E a calibragem dos pneu no asfalto e na trilha? Realmemte os BF são mais carros, mas o carro ficou lindo!

Asfalto = 26 (original) mas eu uso 28 a 30 lbs (acima disso fica muito duro e ruim de dirigir)
Terra = 20 a 26 lbs
Areia = 10 a 15 lbs
Lama = 18 a 28 lbs (tendendo a calibragem mais alta) mas vai depender do trecho anterior
Agua e erosoes = 26 a 28 lbs

Felipe RS
12/09/2012, 18:48
Asfalto = 26 (original) mas eu uso 28 a 30 lbs (acima disso fica muito duro e ruim de dirigir)
Terra = 20 a 26 lbs
Areia = 10 a 15 lbs
Lama = 18 a 28 lbs (tendendo a calibragem mais alta) mas vai depender do trecho anterior
Agua e erosoes = 26 a 28 lbs
Com a calibragem tão baixa(10 lbs) prá areia não há o risco de destalonar o pneu? Eu uso de 16 a18 nesses casos.

Ivo Paris
15/09/2012, 23:17
Coloquei os pneus 225 70 R16 no Grand Vitara. Escolhi os Hankook Dynapro ATM
Ficou bem legal, menos SUV. o desenho do pneu é bonito e no estilo dos BF Goodrich, inclusive mais moderno e acho que com algumas vantagens que vi no site, como por exemplo o fato de facilitar a expulsão de pedras e detritos. Lembro que os BF 235 que tive no vitarinha antigo viviam com pedra presa.
Na estrada o carro parece ter ficado mais ágil, porém um pouco mais leve.
Houve ganho de altura de uns 2cm, já que os pneus velhos já estavam chegando no TWI.
Até o momento não raspou em nada, nem na longarina nem no paralama traseiro.
Único problema que tive foi com um dos prisioneiros da roda traseira. Deve ter sido "serviço" no balanceamento que havia feito no final do ano passado. Alguém sabe se existe algum carro que sirva ou tem que ser o original mesmo?
O próximo passo será elevar a suspensão em 1", o que acredito não irá alterar as homocinéticas, mas estou com dúvida em como fazer isso.
Só os calços já resolvem ou teria que alterar os amortecedores com calço ou modelos maiores?
Tem uma opção da alternativa para a traseira, com mola maior em 1" e amortecedor da caravan...
Achei um kit de 4 peças em PU no ebay e o vendedor me disse que não precisa alterar amortecedor, mas sei lá, queria a opinião de vocês.
Com relação aos amortecedores, que marca é melhor? O salgado Monroe? KYB? Alen? Esses genéricos prestam?
Minha experiência no vitarinha não foi boa com os Record.
Alguém sabe os códigos se eu resolvesse importar essas peças? Os do GV 2.5 V6 servem no GV 2.0 J20A?

Obrigado

Ivo
S. Carlos
Jimny&GV Gold Edition

370522

mauricioalan32
16/09/2012, 10:29
Coloquei os mesmos pneus, Ivo, porém nas medidas 235/70R16 mas com lift de 2"... muito bom esse pneu, tem uma excelente dirigibilidade em dias de chuva... recomendo!

Abs

Giovanni Morano
16/09/2012, 11:35
Coloquei os pneus 225 70 R16 no Grand Vitara. Escolhi os Hankook Dynapro ATM
Ficou bem legal, menos SUV. o desenho do pneu é bonito e no estilo dos BF Goodrich, inclusive mais moderno e acho que com algumas vantagens que vi no site, como por exemplo o fato de facilitar a expulsão de pedras e detritos. Lembro que os BF 235 que tive no vitarinha antigo viviam com pedra presa.
Na estrada o carro parece ter ficado mais ágil, porém um pouco mais leve.
Houve ganho de altura de uns 2cm, já que os pneus velhos já estavam chegando no TWI.
Até o momento não raspou em nada, nem na longarina nem no paralama traseiro.
Único problema que tive foi com um dos prisioneiros da roda traseira. Deve ter sido "serviço" no balanceamento que havia feito no final do ano passado. Alguém sabe se existe algum carro que sirva ou tem que ser o original mesmo?
O próximo passo será elevar a suspensão em 1", o que acredito não irá alterar as homocinéticas, mas estou com dúvida em como fazer isso.
Só os calços já resolvem ou teria que alterar os amortecedores com calço ou modelos maiores?
Tem uma opção da alternativa para a traseira, com mola maior em 1" e amortecedor da caravan...
Achei um kit de 4 peças em PU no ebay e o vendedor me disse que não precisa alterar amortecedor, mas sei lá, queria a opinião de vocês.
Com relação aos amortecedores, que marca é melhor? O salgado Monroe? KYB? Alen? Esses genéricos prestam?
Minha experiência no vitarinha não foi boa com os Record.
Alguém sabe os códigos se eu resolvesse importar essas peças? Os do GV 2.5 V6 servem no GV 2.0 J20A?

Obrigado

Ivo
S. Carlos
Jimny&GV Gold Edition

370522

Ivo, o meu roda com Amortecedores Cofap Turbo Gas, resistência e robustez, o carro ganha equilibrio, pode apostar! Prisioneiros tentei os do corcel II, e pode ter certeza não presta, gastei dinheiro e acabei comprando tudo original!

Ivo Paris
16/09/2012, 21:31
Então
Não queria ter que subir 2" principalmente por causa das homocinéticas.
Em compensação agora estou com dúvida de como fazer o lift de 1"
Vou aproveitar para trocar os amortecedores todos. Então preciso descobrir qual receita usar nesse caso.

Coloquei os mesmos pneus, Ivo, porém nas medidas 235/70R16 mas com lift de 2"... muito bom esse pneu, tem uma excelente dirigibilidade em dias de chuva... recomendo!

Abs

Ivo Paris
16/09/2012, 21:32
Ivo, o meu roda com Amortecedores Cofap Turbo Gas, resistência e robustez, o carro ganha equilibrio, pode apostar! Prisioneiros tentei os do corcel II, e pode ter certeza não presta, gastei dinheiro e acabei comprando tudo original!
Qual é o Turbogás? Dianteiro? Traseiro? Medida original ou adaptado?
Sua viatura tem lift?
Quanto você pagou?

mackjunqueira
18/09/2012, 21:12

Ivo, quais são os amortecedores? Adptados?

Obrigado

Giovanni Morano
18/09/2012, 22:31
Qual é o Turbogás? Dianteiro? Traseiro? Medida original ou adaptado?
Sua viatura tem lift?
Quanto você pagou?

Kit lift rc 4x4 - molas e amortecedores cofap (limado) na dianteira , na traseira molas do opala e amortecedoras turbo gas.

mackjunqueira
18/09/2012, 22:56
Kit lift rc 4x4 - molas e amortecedores cofap (limado) na dianteira , na traseira molas do opala e amortecedoras turbo gas.

Molas e amortecedores limado! Quais molas e quais amortecedores??? O que vem a ser lmado?
Na traseira molas do opala e amortecedores turbo gas! Quais amortecedores? Molas cortadas ou inteiras? Opala 4c ou 6c?

Grato

Giovanni Morano
19/09/2012, 08:35
Molas e amortecedores limado! Quais molas e quais amortecedores??? O que vem a ser lmado?
Na traseira molas do opala e amortecedores turbo gas! Quais amortecedores? Molas cortadas ou inteiras? Opala 4c ou 6c?

Grato

Dianteira: Calcos de 2 polegadas, com os alongadores( rc 4x4 ), e molas originais, amortecedores cofap referencia tracker.
Traseira: calco de 1 polegada, com alongadores e batedores( rc4x4), molas opala mais antigo( cofap), e amortecedores ( cofap turbo gas)
Tem que limar o amortecedor dianteiro, para abrir a cambagem, por conta que o calço 2 deixa fechado demais!

Murillus
19/09/2012, 15:28
Tem que limar o amortecedor dianteiro, para abrir a cambagem, por conta que o calço 2 deixa fechado demais!

isso é um saco... toda vez que tiver que trocar os amortecedores tera que rasgar o buraco dos parafusos em 0.5cm... por isso opte por parafusos CAM 12... eles ja aceiram a regulagem da cambagem sem problemas...

Ivo Paris
19/09/2012, 21:50
Então.
Por enquanto está tudo original, não está pegando em nada, mesmo estando minha suspensão com 80.000km e 10 anos, rs rs.
Achei calços de PU no EBAY, por 40US$. Estou pensando em importar. O gringo disse que em uso normal não precisaria mexer nos amortecedores, então encomendei 2 amortecedores dianteiros da Monroe, na medida original.
Na traseira talvez eu não use os calços, mas sim as molas e amortecedores de 1" a mais, vendidos pela alternativa4x4.
Só queria saber se alguém já testou essa fórmula antes de bater o martelo.
Acho 2" exagerado para o uso que pretendo fazer do carro. Não quero prejudicar bieletas e homocinética.
Quando instalei o kit de 2" num vitara quadradinho que tive, não gostei muito do resultado para a parte da frente do jipe.

cézão_MTB
19/09/2012, 23:55
as bieletas quebram direto, vou tirar a barra estabilizadora fora de vez; a homocinética já tive relatos que não estraga fácil não.
O Drop Kit do diferencial dianteiro pode ser uma boa opção.

Rotta 57
23/09/2012, 18:26
Olá Felipe RS,
Obrigado pela tua atenção em Porto Alegre de ter mostrado seu Tracker com os Pneus 225/70/16. Gostei da alternativa e devo fazer o mesmo na próxima troca de pneus. Abraço. Elemar Rotta

Ivo Paris
23/09/2012, 19:09
Testei o carro carregado hoje na estrada e está pegando na traseira, como falaram que aconteceria.
Preciso mexer na suspensão.
Estou em dúvida entre o lift de 1" com calços ou com molas maiores. Preciso resolver urgente.

Alguém poderia me iluminar?!

cézão_MTB
24/09/2012, 20:37
Estou em dúvida entre o lift de 1" com calços ou com molas maiores. Preciso resolver urgente.
Alguém poderia me iluminar?!
calço é uma solução mais simples, na dianteira ... há controvérsias (leia as páginas anteriores).
Nos calços da RC4X4 o traseiro é praticamente o dobro do tamanho do dianteiro, por isso no seu carro a frente deve ter ficado mais alta, já que colocou de 1" nos dois eixos.

Ivo Paris
24/09/2012, 22:39
Vou deixar a frente original, e fazer o lift apenas na traseira, com só 1", aí o pneu não raspa mais.
Uma vez deixei um niva com a traseira 2" mais alta que a dianteira, ficou legal e nao tive mais problemas com homocinéticas.
Acho que 1" no GV não vai nem perceber a traseira muito mais alta que a dianteira. também não preciso de tanta altura já que não é prá trilha e sim prá andar na terra sem receio de ficar raspando a pança toda hora.
De qualquer maneira, encomendei os amortecedores turbogás e as molas com 1" a mais. Deve chegar essa semana.

Felipe RS
24/09/2012, 22:50
Olá Felipe RS,
Obrigado pela tua atenção em Porto Alegre de ter mostrado seu Tracker com os Pneus 225/70/16. Gostei da alternativa e devo fazer o mesmo na próxima troca de pneus. Abraço. Elemar Rotta

Não tens o que agradecer Elemar, foi um prazer te apresentar a viatura!
Grande abraço.:concordo:

Felipe RS
24/09/2012, 23:04
Vou deixar a frente original, e fazer o lift apenas na traseira, com só 1", aí o pneu não raspa mais.
Uma vez deixei um niva com a traseira 2" mais alta que a dianteira, ficou legal e nao tive mais problemas com homocinéticas.
Acho que 1" no GV não vai nem perceber a traseira muito mais alta que a dianteira. também não preciso de tanta altura já que não é prá trilha e sim prá andar na terra sem receio de ficar raspando a pança toda hora.
De qualquer maneira, encomendei os amortecedores turbogás e as molas com 1" a mais. Deve chegar essa semana.

Fala Ivo, tenho a convicção que esta providencia que optastes vai resolver o problema. Estou pensando em fazer o mesmo. Se funcionar avise!

Felipe RS
24/09/2012, 23:21
A viatura com os pneus 225/70/16 Hankook Dynapro ATM(rf10). Desfilando nas areias da Barra de Ibiraquera/SC.
372067

cézão_MTB
24/09/2012, 23:25

vc pode encomendar amortecedores dianteiros OFFSHOX no tamanho original, eles vêm pressurizados à ar e são bem mais firmes que os originais (que dão fim de curso e fazem o pneu raspar), o problema é que esses amortecedores são beeeeeem caros.
E o calço de 1" para o eixo traseiro vc encontra em: Espaçador de Molas de 1" Traseiro para Vitara/Sidekick/Grand Vitara/Tracker - Suspensão - Grand Vitara/Tracker - Off-Road (http://www.sobperformance.com.br/offroad/grand-vitara-tracker/suspensao/sk7211.html)

netuno
25/09/2012, 09:21
Pessoal, algum de vcs que usa pneus BF AT 235/70 R16 poderia me indicar onde consigo uma capa para estepe nessas medidas?
Pode ser preta mesmo, sem logos.

Abraço

mas.marco
25/09/2012, 10:02
Netuno: www.autopro.com.br

E não ganho 1 centavo com a propaganda.

Já comprei 2.

cézão_MTB
25/09/2012, 10:32
vc pode encomendar amortecedores dianteiros OFFSHOX no tamanho original, eles vêm pressurizados à ar e são bem mais firmes que os originais (que dão fim de curso e fazem o pneu raspar), o problema é que esses amortecedores são beeeeeem caros.
E o calço de 1" para o eixo traseiro vc encontra em: Espaçador de Molas de 1" Traseiro para Vitara/Sidekick/Grand Vitara/Tracker - Suspensão - Grand Vitara/Tracker - Off-Road (http://www.sobperformance.com.br/offroad/grand-vitara-tracker/suspensao/sk7211.html)

outra opção mais em conta que os OFFSHOX são as molas do Grand Vitara V6 (ou turbo-diesel), deixam a frente mais firme mesmo estando na altura original.

Rotta 57
26/09/2012, 12:43

Cézão MTB
Se usar espaçador ou calço de molas de 1” para o eixo traseiro (com as molas originais), e também trocando os amortecedores pelos OFFSHOX, qual seria a medida do OFFSHOX, poderia ser a mesma do tamanho do original?
Elemar Rotta

netuno
26/09/2012, 13:43
Netuno: www.autopro.com.br (http://www.autopro.com.br)

E não ganho 1 centavo com a propaganda.

Já comprei 2.

Valeu Marco! Bons ventos!!!

jonatas borges
26/09/2012, 14:06
boa tarde, acabei de comprar um tracker, e ele esta faltando o emblema chevrolet da grade frontal e todos os frisos cromados, e as calotas tmb, onde posso encontrar, pq ja fui em tudo q é concessionaria chevrolet na bahia e ninguem tem, por favor me ajudem, obrigado.

LFC
26/09/2012, 15:20
boa tarde, acabei de comprar um tracker, e ele esta faltando o emblema chevrolet da grade frontal e todos os frisos cromados, e as calotas tmb, onde posso encontrar, pq ja fui em tudo q é concessionaria chevrolet na bahia e ninguem tem, por favor me ajudem, obrigado.

Suzucar - Peças e acessórios para veículos suzuki (http://www.suzucar.com.br)
Mande um email ou ligue para lá.
Abs,
LFC

Ivo Paris
26/09/2012, 22:13
outra opção mais em conta que os OFFSHOX são as molas do Grand Vitara V6 (ou turbo-diesel), deixam a frente mais firme mesmo estando na altura original.

Realmente, cotei os offshox, mas não dá coragem. Ou são muito caros ou eu ganho pouco.
Comprei os dianteiros monroe tamanho original. E os traseiros são da alternativa, turbogás, com molas 1" maiores. A parte dianteira já está montada o kit traseiro chegou hoje.

372498

Rotta 57
27/09/2012, 07:28
Realmente, cotei os offshox, mas não dá coragem. Ou são muito caros ou eu ganho pouco.
Comprei os dianteiros monroe tamanho original. E os traseiros são da alternativa, turbogás, com molas 1" maiores. A parte dianteira já está montada o kit traseiro chegou hoje.

372498

Ivo
Com molas 1” maiores, os amortecedores traseiros também devem ser maiores com 1” a mais ou podem ser iguais ao tamanho dos originais?

Ivo Paris
27/09/2012, 20:45
Consultei um gringo que vende calços de 1"Achei no ebay, e o pessoal da alternativa que me vendeu esse kit. E me disseram que nao precisa alterar o amortecedor
O que comprei é turbogas cofap e parece ser mais firme do que o original. Preciso checar em catalogo da cofap para saber de quecarro é.

Tiagobel
28/09/2012, 14:34
Consultei um gringo que vende calços de 1"Achei no ebay, e o pessoal da alternativa que me vendeu esse kit. E me disseram que nao precisa alterar o amortecedor
O que comprei é turbogas cofap e parece ser mais firme do que o original. Preciso checar em catalogo da cofap para saber de quecarro é.

Boa tarde, Ivo.

Esse turbogás traseiro é original do tracker? Tem algum código de referência nos amortecedores? Pagou quanto nesse conjunto molas 1" maiores + amortecedores traseiros?

obrigado.

cézão_MTB
28/09/2012, 17:05
do Tracker: Amortecedor Traseiro Gm Tracker 09 Cofap Turbogás (par Novo) - R$ 420,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-435337313-amortecedor-traseiro-gm-tracker-09-cofap-turbogas-par-novo-_JM)

Rotta 57
28/09/2012, 20:38
do Tracker: Amortecedor Traseiro Gm Tracker 09 Cofap Turbogás (par Novo) - R$ 420,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-435337313-amortecedor-traseiro-gm-tracker-09-cofap-turbogas-par-novo-_JM)

Esse Amortecedor Traseiro Gm Tracker 09 Cofap Turbogás é mais firme que o original?

Esse amortecedor Cofap ou o Offshox no mesmo tamanho do original do Tracker, podem ser utilizados no LIFT 1”?

Ainda tenho duvidas se no momento de elevar 1” na traseira, se essa diferença não vai influenciar ao utilizar amortecedores com o mesmo tamanho dos originais.

Ivo Paris
30/09/2012, 22:44
O Cofap que coloquei não é do grand vitara, comprei na alternativa, parece que é o da caravan, ele parece mais reforçado que o original e vem com uma coifa sanfonada prá proteger da sujeira. O carro ficou com a traseira bem firme,estou gostando do resultado até o momento.
Segue fotos, antes e depois:
373091373092

Tiagobel
01/10/2012, 07:36
Pois é, eu fiquei curioso justamente pela coifa sanfonada, pois o amortecedor do tracker vem com uma proteção de metal e o amortecedor do opala/caravan não vem com nenhuma coifa. Aí costumam colocar a sanfona da suspensão de motos.

Ivo, se puder, poste algumas fotos de como ficou o carro com as molas mais altas na traseira.

Obrigado.

Rotta 57
01/10/2012, 13:07
O Cofap que coloquei não é do grand vitara, comprei na alternativa, parece que é o da caravan, ele parece mais reforçado que o original e vem com uma coifa sanfonada prá proteger da sujeira. O carro ficou com a traseira bem firme,estou gostando do resultado até o momento.
Segue fotos, antes e depois:
373091373092

Pessoal, sei que estou sendo chato com a repetição desta mesma pergunta, a não ser que seja óbvio e não percebi:
- Colocando molas com 1” a mais, o tamanho do amortecedor traseiro também tem que ser com 1” a mais, ou pode ser trocado com o mesmo tamanho do original? Alguém pode me ajudar sobre essa informação!

LFC
01/10/2012, 16:15
Pessoal, sei que estou sendo chato com a repetição desta mesma pergunta, a não ser que seja óbvio e não percebi:
- Colocando molas com 1” a mais, o tamanho do amortecedor traseiro também tem que ser com 1” a mais, ou pode ser trocado com o mesmo tamanho do original? Alguém pode me ajudar sobre essa informação!
O amortecedor deveria acompanhar o aumento da mola. Como é pouco, acho que tem como deixar asim. Mas se o amortecedor original já é criticado por não ser muito firme, funcionando um pouco aberto talvez haja alguma piora. Quando eu comprei o meu carro estava com calços de 1 polegada nas molas e eu achei a estabilidade ruim, pois o carro pulava muito em qualquer ressalto na pista ou buracos.
O que vc poderia fazer é soldar 1 olhal (2,5 cm) abaixo do original e colocar a bucha nele para prender o amortecedor. É um pouco "gambiarra", mas usei isso no meu Niva por anos (a soldagem foi muito boa). Ou então vc manda fazer prolongadores, tipo esses da RC 4x4 com 1 polegada apenas. Por essas e por outras eu acho que a solução correta é fazer o lift de 2 polegadas com a "receita de bolo".
Abs,
LFC

Rotta 57
01/10/2012, 16:38
O amortecedor deveria acompanhar o aumento da mola. Como é pouco, acho que tem como deixar asim. Mas se o amortecedor original já é criticado por não ser muito firme, funcionando um pouco aberto talvez haja alguma piora. Quando eu comprei o meu carro estava com calços de 1 polegada nas molas e eu achei a estabilidade ruim, pois o carro pulava muito em qualquer ressalto na pista ou buracos.
O que vc poderia fazer é soldar 1 olhal (2,5 cm) abaixo do original e colocar a bucha nele para prender o amortecedor. É um pouco "gambiarra", mas usei isso no meu Niva por anos (a soldagem foi muito boa). Ou então vc manda fazer prolongadores, tipo esses da RC 4x4 com 1 polegada apenas. Por essas e por outras eu acho que a solução correta é fazer o lift de 2 polegadas com a "receita de bolo".
Abs,
LFC

Ou então simplesmente tentar encontrar um amortecedor traseiro com 1” a mais preferencialmente Copaf Turbogás ou Offshox para acompanhar a colocação de molas com 1” a mais. Poderia ser esta receita Tb?

LFC
01/10/2012, 16:56
Ou então simplesmente tentar encontrar um amortecedor traseiro com 1” a mais preferencialmente Copaf Turbogás ou Offshox para acompanhar a colocação de molas com 1” a mais. Poderia ser esta receita Tb?
Certamente.
Abs,
LFC

cézão_MTB
01/10/2012, 20:40
Ainda tenho duvidas se no momento de elevar 1” na traseira, se essa diferença não vai influenciar ao utilizar amortecedores com o mesmo tamanho dos originais.

receita consagrada aqui no fórum é o GBL1024 (gás) ou BL1024 (óleo) ambos do Omega Suprema.

Felipe RS
01/10/2012, 21:29
receita consagrada aqui no fórum é o GBL1024 (gás) ou BL1024 (óleo) ambos do Omega Suprema.

Estes amortecedores citados não se aplicam para o Lift de 2"?

cézão_MTB
01/10/2012, 21:56
Estes amortecedores citados não se aplicam para o Lift de 2"?

Também/inclusive!

Rotta 57
02/10/2012, 09:35

Mas o tamanho destes amortecedores não são muito grandes para LIFT de 1”, já que são utilizados para LIFT de 2”?

cézão_MTB
02/10/2012, 13:18
Mas o tamanho destes amortecedores não são muito grandes para LIFT de 1”, já que são utilizados para LIFT de 2”?
Pense o contrário; o amortecedor MENOR que não conseguirá trabalhar com uma mola maior ou com calços! O maior pode trabalhar um pouco fechado e vai dar conta do recado.

LFC
02/10/2012, 15:03
Pense o contrário; o amortecedor MENOR que não conseguirá trabalhar com uma mola maior ou com calços! O maior pode trabalhar um pouco fechado e vai dar conta do recado.
Olha, o amortecedor da Suprema casa perfeitamente com o lift de 2 polegadas. Com o de 1 polegada, já não sei. Se couber, acho que corre o risco de dar batente com ele fechado e estourar. No mínimo seria necessário colocar um calço no batente, o que, aliás, vem no kit de 2 polegadas da RC 4x4.
Abs,
LFC

Murillus
02/10/2012, 17:47
Olha, o amortecedor da Suprema casa perfeitamente com o lift de 2 polegadas. Com o de 1 polegada, já não sei. Se couber, acho que corre o risco de dar batente com ele fechado e estourar. No mínimo seria necessário colocar um calço no batente, o que, aliás, vem no kit de 2 polegadas da RC 4x4. com as molas originais + calço de 1" = realmente acontece fim de curso...

cézão_MTB
02/10/2012, 18:14
com as molas originais + calço de 1" = realmente acontece fim de curso...

realmente vai dar fim de curso se for uso PARA TRILHAS, em utilização normal dificilmente isso irá acontecer.

mackjunqueira
02/10/2012, 18:57
Alguém sabe me informar em porcentagem quantos Km/h (velocidade) e Km (distância) dá de diferença o fato de ter aumentado o pneu de 235/60, para 235/70?
Abraços!!!

netuno
02/10/2012, 19:17
Alguém sabe me informar em porcentagem quantos Km/h (velocidade) e Km (distância) dá de diferença o fato de ter aumentado o pneu de 235/60, para 235/70?
Abraços!!!

Mack, na minha TK 2008 com BF AT 235/70 R16 conferi pelo GPS e deu:

- velocímetro marca exatamente a velocidade real, nem mais, nem menos.

- odômetro marca 5% menos do que realmente roda, p.ex, se vc roda uma distância de 100 km o odômetro marca 95 km.

Abraço

netuno
02/10/2012, 19:25
Aproveitando que está em pauta a questão dos amortecedores, pergunto se o cofap turbogas gbl 1024 pode vazar?
Fui trocar o óleo da TK uns dias atrás e o cara do posto me chamou a atenção dizendo que os GBL tinham vazado. Fiquei encucado porque achava que eles não trabalhavam com óleo, ou será que pode ter vazado gás?

Abraços

Felipe RS
02/10/2012, 20:55
Mack, na minha TK 2008 com BF AT 235/70 R16 conferi pelo GPS e deu:

- velocímetro marca exatamente a velocidade real, nem mais, nem menos.

- odômetro marca 5% menos do que realmente roda, p.ex, se vc roda uma distância de 100 km o odômetro marca 95 km.

Abraço

Muito parecido do que aconteceu com a vinha viatura após a colocação dos pneus 225 70 16.

Felipe RS
02/10/2012, 20:58

Pois é, como pensei. Eu não arriscaria sem estudar melhor o caso, para não ter uma surpresinha depois.

Ivo Paris
02/10/2012, 21:22
Os amortecedores que comprei da alternativa são GBL 1025, para molas 1" maiores.

mackjunqueira
02/10/2012, 22:42
Netuno muito obrigado!!!!

O meu GV esta com calço de 2'', pneus BF 235/70 16, e estou querendo colocar amortecedores GBL 1024!!! Vcs acham q fica bom????

Rotta 57
03/10/2012, 09:17

Vou tentar esta receita: Procurar um amortecedor traseiro com tamanho 1” a mais, colocar molas com tamanho também de 1” a mais e pneus 225.70.16.
Sem mexer na dianteira, para preservar as bieletas e homocinéticas. Acredito que só 1” a mais na traseira do Tracker, nem vai perceber a traseira muito mais alta que a dianteira. Em tempo: Na dianteira trocarei somente os amortecedores originais por outros mais firmes.

Murillus
03/10/2012, 17:12
Abraços!!!

li numa revista 4rodas : "No Brasil (http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil), por determinação de legislação (http://pt.wikipedia.org/wiki/Legisla%C3%A7%C3%A3o) de trânsito, os velocímetros de todos os veículos aqui fabricados saem da fábrica sempre marcando mais do que a velocidade real do veículo", informa um gerente de engenharia de produtos de uma importante fabricante de velocímetros e um dos maiores fornecedores para a indústria nacional. Segundo ele, esta diferença, ou "faixa de tolerância" como chamada, é determinada pela montadora conforme regulamentado pela legislação, e é específica para cada carro. "O real objetivo é inibir o avanço de velocidade." Até cerca de 80 km/h o equipamento do carro marca entre 3 km/h e 5km/h a mais do que a velocidade real. Até 140 km/h, a margem sobe para 10km/h, em média. "Em alguns carros, a variação positiva pode chegar a 15km/h quando a velocidade real está acima dos 180km/h, e esta “faixa de tolerância” sobe proporcionalmente ao aumento de velocidade, ou seja se você está a 180 km/h na verdade entenda como 165 km/h, e se estiver a 200 km/h provavelmente não estará passando dos 180 km/h." Outro aspecto que altera ainda mais a diferença entre a velocidade marcada no velocímetro e a velocidade real é quando o proprietário decide trocar seu conjunto de rodas e pneus por outros mais altos que o recomendado pelo fabricante e com o aumentando do diâmetro do conjunto roda/pneu, o número de voltas será menor do que o utilizado para o ajuste do velocímetro e, consequentemente, a indicação de velocidade também será menor ou maior, dependendo do tipo de troca efetuada, motivo este que muitas vezes condutores são multados por radares de velocidade embora no velocímetro esteja marcando a velocidade permitida para a via.

ou seja, quando voce coloca pneus maiores diminui esta diferenca...

leia o topico http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/21776-diferenca-no-velocimetro-com-pneus-nao-originais.html

Sds

Murillus
03/10/2012, 17:17
Vou tentar esta receita: Procurar um amortecedor traseiro com tamanho 1” a mais, colocar molas com tamanho também de 1” a mais e pneus 225.70.16.
Sem mexer na dianteira, para preservar as bieletas e homocinéticas. Acredito que só 1” a mais na traseira do Tracker, nem vai perceber a traseira muito mais alta que a dianteira. Em tempo: Na dianteira trocarei somente os amortecedores originais por outros mais firmes.

alguem ja pensou em usar as molas do opala (que da um lift de +2") e corta-las pra ficarem com o lift em 1" somente ?

cézão_MTB
05/10/2012, 21:17
Pois é, como pensei. Eu não arriscaria sem estudar melhor o caso, para não ter uma surpresinha depois.

mandei os OFFSHOX dianteiros de volta para a fábrica para deixarem na altura original e vou utilizar um calço de UMA polegada no eixo traseiro mais as molas originais e a frente ficará um pouco mais baixa que a traseira, mas a frente ficará mais firme porque os OFFSHOX são mais duros; vou arriscar!:cool:

o calço traseiro é esse: Espaçador de Molas de 1" Traseiro para Vitara/Sidekick/Grand Vitara/Tracker - Suspensão - Grand Vitara/Tracker - Off-Road (http://www.sobperformance.com.br/offroad/grand-vitara-tracker/suspensao/sk7211.html)

Felipe RS
06/10/2012, 01:28
mandei os OFFSHOX dianteiros de volta para a fábrica para deixarem na altura original e vou utilizar um calço de UMA polegada no eixo traseiro mais as molas originais e a frente ficará um pouco mais baixa que a traseira, mas a frente ficará mais firme porque os OFFSHOX são mais duros; vou arriscar!:cool:

o calço traseiro é esse: Espaçador de Molas de 1" Traseiro para Vitara/Sidekick/Grand Vitara/Tracker - Suspensão - Grand Vitara/Tracker - Off-Road (http://www.sobperformance.com.br/offroad/grand-vitara-tracker/suspensao/sk7211.html)

Me mecânico faz calços deste tipo, cerca de R$ 200 colocados. Mas ainda tenho dúvidas se vai ficar bom com as molas e amortecedores originais... :pensativo:
Com quais pneus vais tentar esta configuração?

cézão_MTB
08/10/2012, 20:11
Firestone Destination A/T

Felipe RS
08/10/2012, 20:20
Firestone Destination A/T
Mas são 225/70/16?

Bauru
09/10/2012, 11:02
Pessoal,
Gostaria de fazer o lift de 2", para poder usar os 235/70/16. Alguma recomendação de oficina nos arredores de Piracicaba, Campinas ou até São Paulo?

Grato.

Murillus
10/10/2012, 18:25
qualquer oficina instala o lift de 2" da rc...

cézão_MTB
14/10/2012, 20:05
Sem calço na dianteira, com amortecedor maior, ficou pouco mais alta que a original.
375205
375206
375207
Pneus 225/70-R16.
Calço traseiro de 1-1/2".
375208
375209

Lucas Franco
23/10/2012, 14:28
Apesar de ler vários e vários comentários gostaria de uma ajuda quanto a pneus.

Coloquei na minha cabeça que quero o pneu 235/70/16.
Para colocar esse Pneu, segundo leitura tenho que colocar calço de mola.

Qual calço de mola? tem alguma indicação de lugar pra comprar ou mando fazer uma mesmo? Tem que trocar o amortecedor?
Ou coloca o 225/70/16, apesar de querer levantar um pouco o carro com o calço.

Uso o carro para viagens a trabalho (alfalto) quase todos os dias, e no fim de semana quase sempre vou para sítios e fazendas de familiares, dai quando chove fica bom para brincar um pouco.. por isso quero mecher um pouco, mas pouca coisa para não prejudicar a estabilidade.

Obrigado

Felipe RS
25/10/2012, 02:01
Apesar de ler vários e vários comentários gostaria de uma ajuda quanto a pneus.

Coloquei na minha cabeça que quero o pneu 235/70/16.
Para colocar esse Pneu, segundo leitura tenho que colocar calço de mola.

Qual calço de mola? tem alguma indicação de lugar pra comprar ou mando fazer uma mesmo? Tem que trocar o amortecedor?
Ou coloca o 225/70/16, apesar de querer levantar um pouco o carro com o calço.

Uso o carro para viagens a trabalho (alfalto) quase todos os dias, e no fim de semana quase sempre vou para sítios e fazendas de familiares, dai quando chove fica bom para brincar um pouco.. por isso quero mecher um pouco, mas pouca coisa para não prejudicar a estabilidade.

Obrigado
Lucas
Eu tenho os pneu 225 70 16 instalados há quase dois anos, e pega tão raramente que não senti a necessidade de colocar calço. Só pega com o carro totalmente carregado e não chega a danificar nada. A estabilidade até melhorou. Se for preciso um calço, este não precisa ser maior do que 1 polegada (menos de 3 cm). Existe ainda a possibilidade de trocar a mola por uma um pouco maior, como fez o Cezão.

Fil-JM-SC
13/11/2012, 14:57
Eu uso 235 70 16 AT General Grabber com lift de 1" e fica perfeito não pega em nada receita tranquila e comprovada !

olá da muita diferença do original? agora que estou começando a aprender mais! como ficou o angulo de ataque e escape?

Murillus
13/11/2012, 17:36
Eu tenho os pneu 225 70 16 instalados há quase dois anos, e pega tão raramente que não senti a necessidade de colocar calço Nao tive esta coragem...
Só pega com o carro totalmente carregado e não chega a danificar nada Pega muito na trilha... Dava ate pra sentir a pancada...
A estabilidade até melhorou senti o carro mais "leve" do que quando usava o 235-70-16, porem estes ultimos, por serem mais largos, me davam uma maior segurança na curvas em alta, entretanto, pouca coisa mudou... em relacao aos originais 235-60-16, nao tem comparacao...
Se for preciso um calço, este não precisa ser maior do que 1 polegada (menos de 3 cm) eu estou usando colços de 1 pol na dianteira e molas nde opala na trazeira...
Existe ainda a possibilidade de trocar a mola por uma um pouco maior, como fez o Cezão Na dianteira ? Quais sao esas molas ?

Felipe RS
14/11/2012, 22:13
Nao tive esta coragem... Pega muito na trilha... Dava ate pra sentir a pancada... senti o carro mais "leve" do que quando usava o 235-70-16, porem estes ultimos, por serem mais largos, me davam uma maior segurança na curvas em alta, entretanto, pouca coisa mudou... em relacao aos originais 235-60-16, nao tem comparacao... eu estou usando colços de 1 pol na dianteira e molas nde opala na trazeira... Na dianteira ? Quais sao esas molas ?

Murillus,
Não faço trilha. Em uso normal (asfalto à estrada muito ruim não pavimentada), só pega se estiver totalmente lotada, e muito pouco.
Na dianteira não ocorre nenhum tipo de problema, sendo desnecessário o uso de calço, a trazeira um pouco mais alta(menos de 3 cm) não faz diferença. Assim me parece.

arlei_vitara
15/11/2012, 13:48
Galera..................sem reinventar a roda please !!!!!!!!!!!

Vejo pessoal discutindo troca de molas, amortecedores, etc etc etc..e não entendo :-O

Seguinte, receita BASICA, TESTADA E APROVADA: pneus 235/70/16 "casados" com calços de 1" que vc mesmo pode mandar usinar em nylon num torneiro ou comprar pronto, instala, refaz a geometria da dianteira pois tem de ajustar a cambagem e pronto, NADA MAIS.

Se quiser "subir mais um degrau" compra o kit PRONTO 2" das RC ou Alternativa 4x4 da vida e pronto...mas com 1" já não pega nada e a Tracker sobre bastante. A meu ver é a receita para quem não faz trilha frequentemente e eventualmente bota o jipe numa estradinha ou enrosco leve.

PFernando
16/11/2012, 13:09
as bieletas quebram direto, vou tirar a barra estabilizadora fora de vez; a homocinética já tive relatos que não estraga fácil não.
O Drop Kit do diferencial dianteiro pode ser uma boa opção.

To querendo também levantar minha Tracker. To tentato a importar o kit da Calmini 2,5", que vem com o Drop Kit que pelo que entendi rebaixa o diferencial. Minha dúvida é a seguinte:
Com este rebaixamento eu não estaria passando este ângulo maior nas homocinéticas para o próprio diferencial, cardan dianteiro e caixa de transferência?

LFC
16/11/2012, 14:17
To querendo também levantar minha Tracker. To tentato a importar o kit da Calmini 2,5", que vem com o Drop Kit que pelo que entendi rebaixa o diferencial. Minha dúvida é a seguinte:
Com este rebaixamento eu não estaria passando este ângulo maior nas homocinéticas para o próprio diferencial, cardan dianteiro e caixa de transferência?

Não.
Sugiro que vc procure maiores informações nos tópicos específicos sobre as modificações no Tracker.
Abs,
LFC

marquito
19/11/2012, 22:52
estou no sufoco de encontrar pneus adequados ao meu tracker. Não quero alterar a configuração da suspensão, mas quero colocar pneus mais agressivos que me permitam fazer passeios as vezes....
a configuração que ví no forum4x4 foi para o 225/70, de preferência o Hankook ATM RF10, com um desenho misto na proporção 70/30.
O problema é que não tem mais desses pneus pra vender aqui em brasília.
o que achei foram os NEXEN 225/75 - AT2 (585,00 a unidade.........) ou pirelli ATR - 225/70 (por apenas 675,00).
Se não for isso a alternativa é comprar pneus de cidade ou partir para os 235/70...

chicok
20/11/2012, 14:19
Pneus 225/75.
Oportunidade de colocar esses pneus no carro, mas preciso arrumar uma maneira muito econômica de eles servirem.
Alguma dica?
Pensei em um lift de 1,25', na esperança de não exigir modificações extras.