Conectar

Ver Versão Completa : Geral no Alternador Ranger

Edintruder
09/02/2008, 15:19
Como a minha Ranger está beirando os 100.000 km, estou fazendo as manutenções das peças que costumam se entregar com essa kilometragem.
Como o alternador estava com o retentor comido e deixava passar óleo da bomba de vácuo, aproveitei para dar uma geral nele.
Vocês não imaginam quanta coisa tem que desmontar para conseguir tirar o alternador! Primeiro é mais fácil tirar as mangueiras todas da admissão, bateria, hélice, correias, defletor de ar e bomba de vácuo. Até aí já são 2hs de serviço! Depois de tirar o alternador vem outro parto: Abrir o alternador! Que inferno! Cortei todos os parafusos!
Para tirar os rolamentos??? Outro problema, apelei para os universitários e fui numa autorizada Bosch com o eixo com os rolamentos na mão.
Troquei os dois rolamentos (R$33,00), o retentor de óleo (R$26,00) as escovas avulsas (R$5,00) e os parafusos (R$9,30).

Bem, até foi fácil, o problema é que na montagem, as mangueiras da bomba de vácuo estavam resecadas e rasgou a do retorno e vazou a conexão da entrada. Lá fui eu com a tubulação para mandar colocar uma mangueira nova.

Depois de montado estranhei muito o silêncio do motor, pois acreditava que estivesse roncando o rolamento do eixo da polia do ventilador e na verdade era o alternador.

Aproveitei para trocar o fluido do sistema da direção hidráulica e limpar o reservatório como o Alex comentou e realmente o sistema ficou outro! O óleo que saiu estava tão preto como o do cárter. Limpei com diesel e drenei com ar comprimido.

Não faço idéia de quanto custaria a MO do serviço no alternador, mas se por um acaso cobrarem por volta de R$100,00, podem ter certeza que é barato!

simaoall
09/02/2008, 15:30
se todos cuidassem dos seus carros como você,só teria carro usado!

me diz uma coisa,que ferramentas você prescisou pra fazer o serviço?

Edintruder
09/02/2008, 16:15
Chaves boca ou estriada 8, 10, 11, 13, 14, 15 fenda grande, philips grande e média, chave de cachimbo ou biela 10, 13, 15, chave para tirar o ventilador, alen 8mm, chave estriada 23mm e alicate
Não esqueça de panos, vários panos.

Walter L. L. Casitta
09/02/2008, 16:59
R$190,00 é o que custa uma reforma geral no alternador.

Tem que aproveitar para tirar o alternador quando parar pra trocar a correia sincronizada. desmontando tudo fica mais fácil mesmo.

Só achei estranho os seus rolamentos ruins aos 100.000km. Os meus com 160.000Km ainda estavam bons. Ruins estavam apenas as escovas e os coletores. Também quando tirei, apenas afastei a boba de vácuo do alternador sem descontar nenhuma mangueira. Nem o oring que fica na bomba precisei trocar...

Não sei se você lembrou de tirar as saias de dentro da caixa de rodas. Assim fica bem mais fácil alcançar as peças nas laterais do motor principalmente se a Ranger Body Lift.

http://img513.imageshack.us/img513/4967/semsaia9iq.jpg

Pequeno jr
09/02/2008, 17:44
Edi e Walter,

Lembra do episódio de qdo a bomba de vácuo da Ranger deu problema? Pois é, gastei naquela época contando mão de obra + peças uns R$ 280,00 + ou - !! E posso lhes garantir que é um trabalho dos infernos mesmo.

Tem q ter paciência e muita skol do lado para fazer isso ai em casa.

Edi, vc revisou o eixo da bomba de vácuo??? Veja se ela está empenada pois costuma acontecer isso na casa dos 150.000km e a partir dai ... para ficar sem freio é mais um pulo.

Edintruder
10/02/2008, 12:30
Pequeno, o eixo é o mesmo do alternador e está bem direitinho, porém para encaixar no engrezado é complicado pois entra justinho.

Walter, quando fiz o BL na minha eu fnão fiz as saias laterais dos pára-lamas, e acredito que seja por isso que os rolamentos se entregaram antes do previsto, pois a cada chuva tomam banho de água das rodas...

Já andei orçando qual é o melhor material para fazer isso e farei muito em breve pois não pretendo mais mexer no alterandor dessa Ranger. (Quem sabe uma próxima?)

Não sei se uma manta com 3mm de borracha com lona por dentro é melhor do que uma de vinil (tapete de assoalho de 1,5mm) mais fina porém mais leve...

Walter L. L. Casitta
10/02/2008, 12:41
Não sei se uma manta com 3mm de borracha com lona por dentro...

A minha é dessa aí, mas lembro que na época achei caro. Se não estou enganado R$60,00 o metro. Lembro também que fiz M, cometi um engano nas medias, cortei errado e tive que comprar tudo de novo e acabei não colocando nada na traseira...

simaoall
10/02/2008, 14:32
a minha ranger tambem tava sem as saias porque tiramos pra mecher em alguma coisa e deixamos a toa,acabou qeu um boi roeu e não prestou mais

acabou que ficou sem até quando eu vendi (ou melhor,esta a venda ainda :D)

rogeriomasih
11/02/2008, 11:12
Na minha eles estavam ragados e acabei tirando. Ainda está sem, mas pretendo colocar novamente.

Como ainda tenho os originais, basta comprar o material e cortar por cima?
Qual o material que vcs recomendam?

Walter L. L. Casitta
11/02/2008, 12:17
Na minha eles estavam ragados e acabei tirando. Ainda está sem, mas pretendo colocar novamente.

Como ainda tenho os originais, basta comprar o material e cortar por cima?
Qual o material que vcs recomendam?

Eu não sei especificar o material exatamente, mas é mais ou menos o que o Edi escreveu: Chapa de borracha de 3mm de espessura reforçada internamente com lona.

Gallo
25/02/2008, 12:24
Só foi vocês abrirem esses tópico esses dia que minha ranger veio a mostrar o defeito
axo q ela leu essa msg.... o rolamento dela começou a roncar.... bom, não posso reclamar, ela esta com 185 k e nunca foi mexido no alternador!!! Zabraços

Edintruder
25/02/2008, 21:37
Referência dos rolamentos: Compra com vedação à prova d'água.
6001
6303

Retentor de óleo do Alternador original Bosch
9 491 330 207

Escovas do alternador original Bosch:
9 124 080 037 741

Boa sorte!

Gallo
25/02/2008, 23:09
Deixei ela hj de noite com o pessoal (eletrecista) amanhã de manhã vo la e ja dou um toque a respeito desses numeros.... Valeu!!
zabraços

FRanger
26/02/2008, 17:48
Referência dos rolamentos: Compra com vedação à prova d'água.
6001
6303

Retentor de óleo do Alternador original Bosch
9 491 330 207

Escovas do alternador original Bosch:
9 124 080 037 741

Boa sorte!

Como já disse admiro sua disposição para fazer tudo em casa.
Situação aloprante é quando vc descobre que faltou uma peça e não existe uma loja por perto, já deve ter acontecido contigo!?
Abraços,
FRanger

rogeriomasih
26/02/2008, 22:59
Só foi vocês abrirem esses tópico esses dia que minha ranger veio a mostrar o defeito

A minha tem a mesma mania...sempre que abrem um tópico por aqui ela insiste em apresentar o mesmo defeito...:-D

Aproveito para agradecer a atenção que o pessoal do fórum tem todas as vezes que apresento minhas dúvidas e problemas. :concordo:

Edintruder
27/02/2008, 13:22
Como já disse admiro sua disposição para fazer tudo em casa.
Situação aloprante é quando vc descobre que faltou uma peça e não existe uma loja por perto, já deve ter acontecido contigo!?
Abraços,
FRanger

Frederico, infelizmente deu desencontro, pois como tinha chovido quando viesses por aqui a mulher tava encomodando sobre sair de casa ou fazer algo diferente, e logo depois que parou de chover e abriu sol eu te liguei mas tinhas saído do hotel a pé e o teu celular tava fora de operação...

Fui pra praia e fiquei na reta do hotel pois se tivesses saído pra dar uma volta pela praia enxergarias a minha Ranger.

Em relação Às peças, normalmente quando eu tenho dúvidas sobre a peça correta, eu desmonto tudo e vou catar as peças que precisam ser trocadas nas casas especializadas do ramo. Dá trabalho mas custa mais barato. Depois eu posto aqui e se precisar mexer de novo eu pesquiso nos tópicos daqui e encontro as referências que postei. Se eu anotar em algum lugar com certeza irei perder...

Anthoniusnikos
24/04/2008, 21:55
Edin, em breve vou fazer uma manutenção no sistema de direção hidráulica, porque está com um tubo de pressão com ligeiro vazamento, e também está bem úmida a capa do terminal da barra de direção.
Aquí neste tópico você (pg. 1) mencionou um tal ALEX que já tinha feito. Pelo fato de existir muitos membros com o nome Alex, poderias me dizer qual é?
Se puder me dizer onde fica o dreno de fluído e os macetes, agradeço.
Abs
Anthoniusnikos

leofs
27/06/2016, 10:17
Tópico antigo, mas pra quem precisar do Retentor de óleo do Alternador original Bosch 9 491 330 207
Equivalência: 11.9x24x6
codigo sabo 05548