Ver Versão Completa : Olhem a gambi e opinem - Samurai 97
E ae pessoal !
Dêem uma olhada na suspensão do meu Samurai, foi feita por um pessoal aqui perto da minha cidade, o que vcs acham será que é isso mesmo? No começo, assim que eu peguei a samuca na oficina até achei que ficou beleza, inclusive fiz algumas trilhas e no mais sem problemas, mas agora a suspensão está ficando muito dura, bate seco até em lombadas o que pode ser? olhem e opinem por favor.
Segue fotos na sequência
Abs
Erlon
Samurai 97 - originalzinho ( menos suspensão, claro )
1º foto - O cara alongou o suporte do batente, será que era necessário?
2º foto - esse é o calço que ele usou, observe que foi colocado na parte superior da mola.
3º foto - é o calço de novo pintado de preto.
4º foto - suspensão trazeira
5º foto - eles tbm alongaram esses suportes da barra, hummm, será que esta certo assim ?
O que vcs acham de tudo isso ?
Abs
Erlon
1º foto - O cara alongou o suporte do batente, será que era necessário?
2º foto - esse é o calço que ele usou, observe que foi colocado na parte superior da mola.
3º foto - é o calço de novo pintado de preto.
4º foto - suspensão trazeira
5º foto - eles tbm alongaram esses suportes da barra, hummm, será que esta certo assim ?
O que vcs acham de tudo isso ?
Abs
Erlon
1- na maioria dos casos sim... se vc aumenta o tamanho do amortecedor usando os pontos de fixacao original..
2- tanto faz, se é na parte superior ou inferior
3- sim.. pintado?? pode ser de nylon preto tb..
4- tb com batente alongado
5- alongou o suporte da estabilizadora, a menos que faca outra barra sob medida essa é unica solucao
o que eu acho de tudo isso?? a principio uma baita gambiarra..heheeh
1- qual a altura dos calcos?
2- os 4 amortecedores sao os originais ? ( se for tá explicado o pq tá batendo ao passar em lombadas)
3- a direcao nao tá boba ou trepidando aos 60kh/h nao?
T+
diogo ludovico
30/01/2008, 22:57
Cara, confira se as barras penhard estão no comprimento correto.
No meu caso, apenas coloqui molas 1,5" maiores, e reposicionei a barra dianteira, porem nada fiz na traseira (barra):parede: e em um ano e meio destrui o eixo traseiro (empenou a carcaça e rasgou os suportes dos links).
Resumindo....preju muito grande!!
outra coisa, verifique se não há desgaste desuniforme dos peneus, o que pode indicar problemas de alinhamento causado pela modificação, ou se os retentores estouram com mais frequencia, pois era isso que acontecia no meu, e meus dois peneus traseiros ficaram meio "slick" devido ao empeno do eixo.
1- na maioria dos casos sim... se vc aumenta o tamanho do amortecedor usando os pontos de fixacao original..
2- tanto faz, se é na parte superior ou inferior
3- sim.. pintado?? pode ser de nylon preto tb..
4- tb com batente alongado
5- alongou o suporte da estabilizadora, a menos que faca outra barra sob medida essa é unica solucao
o que eu acho de tudo isso?? a principio uma baita gambiarra..heheeh
1- qual a altura dos calcos?
2- os 4 amortecedores sao os originais ? ( se for tá explicado o pq tá batendo ao passar em lombadas)
3- a direcao nao tá boba ou trepidando aos 60kh/h nao?
T+
1- uns 10 cm
2- foram colocados alongadores na aste.
3- até que não, puxa um pouco qndo se passa por imperfeições no asfalto.
Cara, confira se as barras penhard estão no comprimento correto.
No meu caso, apenas coloqui molas 1,5" maiores, e reposicionei a barra dianteira, porem nada fiz na traseira (barra):parede: e em um ano e meio destrui o eixo traseiro (empenou a carcaça e rasgou os suportes dos links).
Resumindo....preju muito grande!!
outra coisa, verifique se não há desgaste desuniforme dos peneus, o que pode indicar problemas de alinhamento causado pela modificação, ou se os retentores estouram com mais frequencia, pois era isso que acontecia no meu, e meus dois peneus traseiros ficaram meio "slick" devido ao empeno do eixo.
Qual seria o tamanho correto ? Claro que para uma gambiarra deste tamanho fica até difícil dizer, eu acho.
1- uns 10 cm
2- foram colocados alongadores na aste.
3- até que não, puxa um pouco qndo se passa por imperfeições no asfalto.
10cm????? vixe!!!! cara, leva numa maquina de alinhar e pede p/ o cara fazer a leitura de CASTER e verificar em quantos centimetros os seus eixos estao descentralizados em relacao ao chassis ( o dianteiro vai estar deslocado p/ esquerda e o traseiro p; direita,, quer apostar?? heheeh )
sem falar que deve estar com um bumbsteer danado, experimenta passar sobre um quebra mola na diagonal e me diga o que acontece com seu volante...
sobre o barulho seco na suspensao, com certesa deve estar dando batente na haste do amortecedor... o alongador que o cara fez foi de quantos cm? no dianteiro e traseiro?
T+
10cm????? vixe!!!! cara, leva numa maquina de alinhar e pede p/ o cara fazer a leitura de CASTER e verificar em quantos centimetros os seus eixos estao descentralizados em relacao ao chassis ( o dianteiro vai estar deslocado p/ esquerda e o traseiro p; direita,, quer apostar?? heheeh )
sem falar que deve estar com um bumbsteer danado, experimenta passar sobre um quebra mola na diagonal e me diga o que acontece com seu volante...
sobre o barulho seco na suspensao, com certesa deve estar dando batente na haste do amortecedor... o alongador que o cara fez foi de quantos cm? no dianteiro e traseiro?
T+
Realmente Fabil, vc tem razão, o meu mecânico (que é outro claro) já tinha me falado que o samuca está desalinhado e quando freio ele puxa pra direita e qnto ao alongador o cara me disse que fez na proporção dos calços, não medi mas acho que aumentou o mesmo tanto.
E agora o que fazer ??
Desde já agradecendo a força !
o que fazer?? ou re-faz tudo direito, ou desmonta tudo e volta p/ o orginal... pq do jeito que esta, só tende a piorar...
T+
o meu samurai eu até levantei a traseira com calços mas alinhei direitinho, oq não ficou muito bom foi a mola traseira q fico torta devido a inclinação do eixo, mas isso é simples de resolver...resultado: com amortecedores maiores o curso melhorou bem mas mesmo assim eles estão trabalhando uns 70% da capacidade, não alonguei os batentes pois os amortecedores são pressurizados a gás e segura bem antes de acabar o curso, o grande vilão é as buchas dos braços q limitam bastante....mas isto em breve acabará pois vou arrancar tudo fora e começar do zero.
o jipe está bom do jeito q está, o curso é bem melhor q do troller por exemplo e a estabilidade é bem agradável devido aos amortecedores mas como fui atingido pela perigosa PNEUMANIA :twisted: vou trocar tudo inclusive os eixos para tacar uns 33'' ou 35''.
ô Zé Lucas... posta umas fotos ae de como está atualmente...
vc pretende colocar quais eixos?
T+