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Ver Versão Completa : Substituição de Motor F-1000 97 4.9i



CleitonGyn
28/01/2008, 21:17
Tenho sempre lido muito conselhos úteis nestes fóruns. o Site é excelente! Estou muito interessado em trocar o Motor da Pickup que Hoje roda a Gasolina :putz::parede: Por um motor a Díesel Aqui na minha Cidade Goiânia-Go, achei muitos motores Inclusive o HSD 2.5 que saiu nesta pickup na versão Díesel, e vários MWM 229... Mas todos custam muito caro (7000 a 10.000). Mas estou conseguindo achar o Maxion S4T Plus por muito menos. Gostaria de informações sobre se é possível adaptar o Motor na minha pickup utilizando o Cambio Atual???:rolleyes:

dalmolin
28/01/2008, 21:26
Tenho sempre lido muito conselhos úteis nestes fóruns. o Site é excelente! Estou muito interessado em trocar o Motor da Pickup que Hoje roda a Gasolina :putz::parede: Por um motor a Díesel Aqui na minha Cidade Goiânia-Go, achei muitos motores Inclusive o HSD 2.5 que saiu nesta pickup na versão Díesel, e vários MWM 229... Mas todos custam muito caro (7000 a 10.000). Mas estou conseguindo achar o Maxion S4T Plus por muito menos. Gostaria de informações sobre se é possível adaptar o Motor na minha pickup utilizando o Cambio Atual???:rolleyes:aki tem varias F1000 dessas rodando com o PS 2.8 fica bom e usa o cambio original ,... o S4t roda bem menos 2800 3000 rpm e tem bastante torque nao vai casar com a transmissao do motor a gasolina....

shimomoto
29/01/2008, 00:02
aki tem varias F1000 dessas rodando com o PS 2.8 fica bom e usa o cambio original ,... o S4t roda bem menos 2800 3000 rpm e tem bastante torque nao vai casar com a transmissao do motor a gasolina....

X2!!!!!!!!!!

Maxion S4T numa relação de transmissão original a gasolina acredito que ficaria estranho...Ainda mais sendo o S4 um diesel LSD tal qual o MWM. ALiás sobre isso a F-1000 diesel usa diferencial Dana 46 rel. 3,07:1 enquanto a 3,6L gasolina/alcool (mod. anterior ao 4,9L) usa 4,56:1, de acordo com o catálogo da Dana (http://www.affinia.com.br/teste/spicer/pdf/SPICER_Componentes_Diferencial_2007.pdf)

Um grande abraço

Edintruder
30/01/2008, 00:08
Tenta encontrar um diferencial mais longo possível para usar a caixa atual, se não tiver um bem longo, dá preferência para um HSD ou 2.8 mesmo.
A 100km/h qual rpm que fica com o 4.9? Um HSD fica em torno de 2500rpm, se bater com o rpm do 4.9 é só colocar um High Speed diesel que não precisa mexer no diferencial.

Miranda
30/01/2008, 00:51
Coloca um MWM Sprint 6.07T

Beto Lacerda
30/01/2008, 01:10
Tenta encontrar um diferencial mais longo possível para usar a caixa atual, se não tiver um bem longo, dá preferência para um HSD ou 2.8 mesmo.
A 100km/h qual rpm que fica com o 4.9? Um HSD fica em torno de 2500rpm, se bater com o rpm do 4.9 é só colocar um High Speed diesel que não precisa mexer no diferencial.
rotação ideal do 4.9 em cruzeiro é 2000 rpm
acima de 4700 ja num vale a pena girar
o gostoso e deixar ele cair até uns 800 rpm , em 3a do C4 e pisar , até o limite do kickdown , p/ não cair p/ 2a , o conversor trabalha um pouquinho e o motor vai enchendo ... e por ser gasolina enche relativamente rapido
retomada de 50 a 120km/h na rodovia dificil de ver pickup acompanhar se deixar cair p/ 2a então ...
acho que cambio da F1000 gasolina bom p/ HSD .. afinal é bom p/ o 4.9 e p/ o 302 que são gasolina "de baixa rotação"

mas para usar um s4t num bastaria alongar o diferencial ?

bom de qqer maneira o cambio do 4.9i tem bom valor entre os mavericks
é um 5m moderno e resistente plug and play no 302 ...
tem mercado
e cambio de D20 S4t é até comum de achar .
[]'s

marc7767
30/01/2008, 01:11
Olá:

Eu sei que talvez nem seja útil a informação, mas vale dar uma olhada em www.vicentemartinsleiloes.com.br/diversos_vendadireta.htm.

Eles estão leiloando 10 motores 3.0 D de Ranger, zerados, a 7.500 reais cada um.

Eu nem sei se o negócio presta, mas sei que tem gente interessada. Fica a informação.

Um abraço.

CleitonGyn
30/01/2008, 14:37
Galera muito bom cada conselho estou realmente estudando qual a melhor das opções uma outra coisa é que por aqui ninguém fala muito bem do HSD 2.5 e diz que nem dá pra comparar com o S4T Plus... ai que ficam maiores as dúvidas...:shock:

CleitonGyn
30/01/2008, 14:43
rotação ideal do 4.9 em cruzeiro é 2000 rpm
acima de 4700 ja num vale a pena girar
o gostoso e deixar ele cair até uns 800 rpm , em 3a do C4 e pisar , até o limite do kickdown , p/ não cair p/ 2a , o conversor trabalha um pouquinho e o motor vai enchendo ... e por ser gasolina enche relativamente rapido
retomada de 50 a 120km/h na rodovia dificil de ver pickup acompanhar se deixar cair p/ 2a então ...
acho que cambio da F1000 gasolina bom p/ HSD .. afinal é bom p/ o 4.9 e p/ o 302 que são gasolina "de baixa rotação"

mas para usar um s4t num bastaria alongar o diferencial ?

bom de qqer maneira o cambio do 4.9i tem bom valor entre os mavericks
é um 5m moderno e resistente plug and play no 302 ...
tem mercado
e cambio de D20 S4t é até comum de achar .
[]'s
Pois é se Caso eu resolver realmente colocar o Cambio da D20, ai Beto é como vc disse acho que consigo fácil uma troca. Valeu

MACORIN
07/02/2008, 10:45
Trocar o motor para disel com o preço que está, só se for para andar com muito peso.
Vai um conselho um pouco absurdo mas depente do seu objetivo.
Você muda o 4.9i para alcool vai andar muito e economico. Tudo bem o motor pode danificar mais um 4.9i no sul vc acha muito barato dá para comprar um 05 motores 4.9i com o que vc vai gastar com um a disel.
Suspensão e tudo mais.

Aqui em sampa optei pelo GNV, anda bem e os cilindros estão na longarina, 200 km com R$ 25,00.

Agora se fosse para mexer nesse motor seria para uma MWM 6 CANECO SPRINT

Veja no webmotors.com.br tem uma F1000 estendida MWM 6 cilindros disel com cambio automatico. Show de bola. Anda muito

CleitonGyn
07/02/2008, 11:30
Trocar o motor para disel com o preço que está, só se for para andar com muito peso.
Vai um conselho um pouco absurdo mas depente do seu objetivo.
Você muda o 4.9i para alcool vai andar muito e economico. Tudo bem o motor pode danificar mais um 4.9i no sul vc acha muito barato dá para comprar um 05 motores 4.9i com o que vc vai gastar com um a disel.
Suspensão e tudo mais.

Aqui em sampa optei pelo GNV, anda bem e os cilindros estão na longarina, 200 km com R$ 25,00.

Agora se fosse para mexer nesse motor seria para uma MWM 6 CANECO SPRINT

Veja no webmotors.com.br tem uma F1000 estendida MWM 6 cilindros disel com cambio automatico. Show de bola. Anda muito
Pois é Macorin... Já estou no Álcool... mas ela só faz 3.5 km/L... é muito consumo... imagine eu fazendo 10 km no Díesel qdo o preço do Álcool é quase igual ao Díesel???

Dieselboy
07/02/2008, 14:20
Cleiton

O pessoal "mandou bem" nas dicas :palmas: e, posso dizer com conhecimento de causa que, trocar de motor não é uma tarefa nada fácil :discordo: é um processo que, demanda além de $$$, uma boa dose de conhecimento, paciencia e sorte!!!

Aqui vão meus palpites :mrgreen: baseados no conhecimento empírico adquirido sobretudo, na transformação das 2 F-1000 aqui de casa e no acompanhamento de várias outras.

Primeiro, antes de mais nada, como vc utiliza ou pretende utilizar a pick-up? :pensativo: mais voltada para trabalho (carga) ou mais para passeio?

é importante perguntar isto, pois isto servirá como divisor de águas para adequar melhor vc ao tipo de motor que deves instalar.

Exemplos:

:arrow: Um Power Stroke 2.8 ficaria excelente :palmas: :concordo: com a vantagem que vc não precisaria trocar o cambio nem tampouco o diferencial.

:arrow: Um NGD 3.0 da Ranger seria um espetáculo :palmas::palmas: o "problema" é que, vc teria que trocar cambio + diferencial, para que o aproveitamento do motor seja maximizado, daí o custo/ benefício vai para o saco :putz: mas que ficaria um espetáculo, isso sim, ficaria!!! :concordo:

:arrow: O S4T é um motor de concepção antiga, diria até mesmo um "dinossauro"!!! em contrapartida, é absurdamente rústico e resistente, tal qual o MWM 229, seu eterno rival. O "problema" neste caso é que, fica "meio estranho" adaptar um motor que equipava originalmente a D-20, numa F-1000!!! :shock: mas, sei lá, cada um pensa de uma maneira, né? :mrgreen:

Mais tarde volto para complementar .... :concordo:

shimomoto
07/02/2008, 15:45
Cleiton

O pessoal "mandou bem" nas dicas :palmas: e, posso dizer com conhecimento de causa que, trocar de motor não é uma tarefa nada fácil :discordo: é um processo que, demanda além de $$$, uma boa dose de conhecimento, paciencia e sorte!!!

Aqui vão meus palpites :mrgreen: baseados no conhecimento empírico adquirido sobretudo, na transformação das 2 F-1000 aqui de casa e no acompanhamento de várias outras.

Primeiro, antes de mais nada, como vc utiliza ou pretende utilizar a pick-up? :pensativo: mais voltada para trabalho (carga) ou mais para passeio?

é importante perguntar isto, pois isto servirá como divisor de águas para adequar melhor vc ao tipo de motor que deves instalar.

Exemplos:

:arrow: Um Power Stroke 2.8 ficaria excelente :palmas: :concordo: com a vantagem que vc não precisaria trocar o cambio nem tampouco o diferencial.

:arrow: Um NGD 3.0 da Ranger seria um espetáculo :palmas::palmas: o "problema" é que, vc teria que trocar cambio + diferencial, para que o aproveitamento do motor seja maximizado, daí o custo/ benefício vai para o saco :putz: mas que ficaria um espetáculo, isso sim, ficaria!!! :concordo:

:arrow: O S4T é um motor de concepção antiga, diria até mesmo um "dinossauro"!!! em contrapartida, é absurdamente rústico e resistente, tal qual o MWM 229, seu eterno rival. O "problema" neste caso é que, fica "meio estranho" adaptar um motor que equipava originalmente a D-20, numa F-1000!!! :shock: mas, sei lá, cada um pensa de uma maneira, né? :mrgreen:

Mais tarde volto para complementar .... :concordo:

Diesel;

X2.............

Excelente cometário! E para complementar, o NGD além de modificações em câmbio e diferencial, tem o agravante de ser eletrônico, inclusive o acelerador, demandando ainda mais adaptações.

Complemento o seu cometário acrescendo para ficarem atento ao sentido de rotação dos motores. Os HS e o NGD giram ao contrário dos MWM (tanto o Sprint quanto o TD 229).

Abraços

dudu83
07/02/2008, 16:28
nao se esqueça de levar em consideracao a troca da suspensao o motor a diesel e mais pesado consequentemente voce vai ter que mexer na suspensao, antes de trocar nao custa nada procurar uma f1000 a diesel eu acho que sairia mais barato vc trocar de carro .....

dudas_308w
07/02/2008, 16:51
Olá:

Eu sei que talvez nem seja útil a informação, mas vale dar uma olhada em www.vicentemartinsleiloes.com.br/diversos_vendadireta.htm (http://www.vicentemartinsleiloes.com.br/diversos_vendadireta.htm).

Eles estão leiloando 10 motores 3.0 D de Ranger, zerados, a 7.500 reais cada um.

Eu nem sei se o negócio presta, mas sei que tem gente interessada. Fica a informação.

Um abraço.

alguem no forum jah fez adaptaçao desse motor? Alguem sabe de alguem que jah fez?
esses motores aparecem com uma certa frequencia, e muitas vzs mais baratos que os PS 2.8, mesmo sendo mais fortes e mais economicos...
To pensando em qual seria a encrenca do tal acelerador eletronico e outros bichos estranhos...
abs

Dieselboy
07/02/2008, 22:57
Complemento o seu cometário acrescendo para ficarem atento ao sentido de rotação dos motores. Os HS e o NGD giram ao contrário dos MWM (tanto o Sprint quanto o TD 229).

Daniel, muito bem lembrado!!! :concordo:

Continuando .... :mrgreen:

Bem, cogitou-se tbém a hipótese de instalação do HSD 2.5, motor este que, inclusive equipou originalmente as F-1000 entre 96 e 97. A vantagem neste caso, recai novamente sobre alguns fatores, tais como: facilidade de adaptação, haja visto que, tanto a caixa qto o diferencial são os mesmos, tanto na F-1000 4.9i qto na F-1000 2.5 HSD. Outra vantagem é que - embora à 1° vista isto pareça insignificante - o fato de seguir a mesma "receita" da fábrica, facilita E MUITO a tarefa de adaptação, pois basta seguir os mesmos passos adotados pela fábrica.

Resumindo, menos dor de cabeça, menos trabalho, menos "gambiarras" e menos tempo gasto com o veículo parado na oficina.

Agora aqui vai meu ponto de vista que, se for analisado rigorosamente pela teoria que, aliás alguns colegas foristas já anteciparam de antemão nos post's anteriores, deverá gerar controvérsias e opiniões contrárias ao que irei comentar.

A princípio e, sobretudo em "tese", uma transmissão projetada e corretamente dimensionada para um propulsor de alta rotação, via de regra NAO DEVE OU PELO MENOS NAO DEVERIA "casar" com um motor de baixa rotação, pelo menos no campo teórico.

Contudo, como reza a lenda, "na prática a teoria é diferente"!!! :shock:

Por experiencia própria digo que, a transmissão que vem na F-1000 (Mazda M-RII) tanto a 4.9i qto a HSD, suporta sem gdes problemas o torque do MWM 229 TD. Isto pude aferir na prática e, em 2 F-1000 que, estão rodando nesta configuração há cerca de 7 anos. Creio que, se tivessem que aparecer os gdes contratempos, eles já teriam se manifestado, não acham? :pensativo:

Porém, como nesta vida nem tudo são flores :rolleyes: deve-se estar ciente que, TUDO TEM UM LIMITE!!! Se o objetivo primordial é a utilização da pick-up em serviço pesado, o cambio pode sim vir a sofrer algum desgaste de seus componentes internos, sobretudo nas engrenagens da 5° marcha.

O chato é encontrar peças para este cambio, isto não é uma tarefa das mais fáceis :putz: contudo, nada que um "pulinho" na Argentina não resolva :mrgreen: lá encontra-se peças deste cambio "à rodo" e o melhor de tudo, com preços pelo menos 50% mais em conta :dance:

Voltando ao cambio, acredito que, se o diferencial for alongado, a sobrecarga sobre a 5° será minimizada, consequentemente a durabilidade do conjunto será maximizada :pensativo: penso assim, pois na F-1000 (Black Truck) alonguei o diferencial e, nunca tive problemas com o cambio, ao passo que, na "branquela" na qual o diferencial ficou inalterado, tive que substituir a engrenagem da 5°. Mas isso já ocorreu há mais de 2 anos e, na época pelos meus cálculos, a despesa foi insignificante se comparado ao preço que teria se tivesse optado pela substituição do cambio Mazda por um Clark 2615B, no momento da transformção.

Resumindo, mesmo tendo arcado com alguns $$$ e alguns dias perdidos na oficina, não me arrependi :discordo: pois, o custo/benefício é maior mantendo-se o cambio original.

Muitos podem ppensar, oras então é só alongar o diferencial na hora da transformação e estará tudo solucionado!! carto? Errado :discordo: a Black Truck ficou excelente e com um folego de atleta em percursos rodovários, acelera e mantém o "pique" tranquilamente até os 130 km/h, certamente deve ir além disso, mas não quis arriscar, pois a altura elevada compromete sensivelmente sua estabilidade e consequentemente a segurança além dessa velocidade. Contudo, perdeu o folego em baixa rotação e, isto fica bem evidente qdo está carregada, ao passo que a "Branquela" não tem tanta final, mas em compensação, arrasta peso que nem trator :dance:

No meu caso, a F-1000 (Branquela) foi transformada mantendo quase que, integralmente sua originalidade. Além do motor, tive tbém que alterar a suspensão dianteira, através da substituição dos amortecedores e molas originais da versão a gasolina, pelos que equipavam a F-1000 diesel.

Apenas para constar, as molas da F-1000 4.9i são mais compridas e com maior n° de elos que as da versão a diesel. Se mantiver as molas da F-1000 4.9i a pick-up fica "arriada" na frente, fica horrível!!! :putz: no meu caso, acho que as molas já estavam bem "cansadas", porque os pneus chegaram a ter um vão de cerca de 3 dedos em relação ao para-lama :shock:

Bem, mas voltando ao assunto da adaptação, ora se a "grosso modo" extrapolarmos esse resultado empírico obtido numa transformação com um MWM 229TD, para o Maxion S4T, particularmente acredito que, seria perfeitamente plausível "casar" este conjunto :pensativo: claro que, antes de tudo, deve-se analisar outros fatores como o encaixe do eixo piloto, entre outros.

Chego a esta conclusão, pois se compararmos os torques e as características tanto do MWM 229 TD qto do Maxion S4T, veremos que há certa similariedade entre estes propulsores.

Assim sendo se, o cambio Mazda suportou um MWM 229 TD sem gdes "dramas", PARTICULARMENTE CREIO que, ele não se comportaria de modo diferente frente a um Maxion S4T :pensativo:

Claro que, como disse anteriormente e volto a frisar, " na prática a teoria é outra" e, a certeza além de fatos concretos somente serão visíveis na prática, fora disso tudo se resume ao campo da especulação.

Espero que embora longo e enfadonho, este post possa ao menos servir para nortear o rumo de alguém que esteja disposto a "encarar" uma emppreitada destas.

Abs e até mais.

shimomoto
07/02/2008, 23:32
Diesel;

Excelente explicação!!!!:palmas::palmas::palmas:

A única dificuldade que vejo nisso tudo, é o que mencionei no sentido de rotação do motor.

Todos os MWM usam sentido anti-horario vistos do volante, e todos os International/Maxion, horários. Existe solução para tal? É possivel inverter o lado da coroa no diferencial?

To curioso para saber o resultado!!!

Abraços

Edintruder
08/02/2008, 20:14
Diesel;

Excelente explicação!!!!:palmas::palmas::palmas:

A única dificuldade que vejo nisso tudo, é o que mencionei no sentido de rotação do motor.

Todos os MWM usam sentido anti-horario vistos do volante, e todos os International/Maxion, horários. Existe solução para tal? É possivel inverter o lado da coroa no diferencial?

To curioso para saber o resultado!!!

Abraços

x2!!!
O problema de girar em sentido diferente é que a caixa também vai girar no sentido contrário. Não sei como ficaria a resistência, porém acredito que não tenha problema algum nisso. Vale sempre conferir se a caixa dispõe de bomba de óleo pois essa bomba deve puxar e se inverter o giro pode para de funcionar a bomba e a caixa apresentará problemas prematuramente. Claro que nem todas tem bomba de óleo, porém a CT da S-10 tem uma bomba de óleo e se o conjunto da transmissão tiver uma CT dessas acoplada irá dar problema...
O diferencial a grosso modo seria apenas virar de cabeça para baixo que corrige o sentido de rotação do eixo.

Walter L. L. Casitta
08/02/2008, 20:34
Eu tô meio que sem paciência pra ler o tópico todo, mas só queria saber uma coisa: De onde você tiraram essa doideira de que os motores MWM rodam em sentido contrário ao dos motores Maxion? Ou seria eu que estou ficando doido?

CleitonGyn
08/02/2008, 21:59
Cleiton

O pessoal "mandou bem" nas dicas :palmas: e, posso dizer com conhecimento de causa que, trocar de motor não é uma tarefa nada fácil :discordo: é um processo que, demanda além de $$$, uma boa dose de conhecimento, paciencia e sorte!!!

Aqui vão meus palpites :mrgreen: baseados no conhecimento empírico adquirido sobretudo, na transformação das 2 F-1000 aqui de casa e no acompanhamento de várias outras.

Primeiro, antes de mais nada, como vc utiliza ou pretende utilizar a pick-up? :pensativo: mais voltada para trabalho (carga) ou mais para passeio?

é importante perguntar isto, pois isto servirá como divisor de águas para adequar melhor vc ao tipo de motor que deves instalar.

Exemplos:

:arrow: Um Power Stroke 2.8 ficaria excelente :palmas: :concordo: com a vantagem que vc não precisaria trocar o cambio nem tampouco o diferencial.

:arrow: Um NGD 3.0 da Ranger seria um espetáculo :palmas::palmas: o "problema" é que, vc teria que trocar cambio + diferencial, para que o aproveitamento do motor seja maximizado, daí o custo/ benefício vai para o saco :putz: mas que ficaria um espetáculo, isso sim, ficaria!!! :concordo:

:arrow: O S4T é um motor de concepção antiga, diria até mesmo um "dinossauro"!!! em contrapartida, é absurdamente rústico e resistente, tal qual o MWM 229, seu eterno rival. O "problema" neste caso é que, fica "meio estranho" adaptar um motor que equipava originalmente a D-20, numa F-1000!!! :shock: mas, sei lá, cada um pensa de uma maneira, né? :mrgreen:

Mais tarde volto para complementar .... :concordo:
Valeu DieselBoy! Seguinte a Pickup é pra uso doméstico, uso pra ir pro trabalho e passear com a Família... mas nada de carga... Só acho o S4T mais interessante por durabilidade e pelo preço de aquisição que para mim está mais em conta.

CleitonGyn
08/02/2008, 22:09
Daniel, muito bem lembrado!!! :concordo:

Continuando .... :mrgreen:

Bem, cogitou-se tbém a hipótese de instalação do HSD 2.5, motor este que, inclusive equipou originalmente as F-1000 entre 96 e 97. A vantagem neste caso, recai novamente sobre alguns fatores, tais como: facilidade de adaptação, haja visto que, tanto a caixa qto o diferencial são os mesmos, tanto na F-1000 4.9i qto na F-1000 2.5 HSD. Outra vantagem é que - embora à 1° vista isto pareça insignificante - o fato de seguir a mesma "receita" da fábrica, facilita E MUITO a tarefa de adaptação, pois basta seguir os mesmos passos adotados pela fábrica.

Resumindo, menos dor de cabeça, menos trabalho, menos "gambiarras" e menos tempo gasto com o veículo parado na oficina.

Agora aqui vai meu ponto de vista que, se for analisado rigorosamente pela teoria que, aliás alguns colegas foristas já anteciparam de antemão nos post's anteriores, deverá gerar controvérsias e opiniões contrárias ao que irei comentar.

A princípio e, sobretudo em "tese", uma transmissão projetada e corretamente dimensionada para um propulsor de alta rotação, via de regra NAO DEVE OU PELO MENOS NAO DEVERIA "casar" com um motor de baixa rotação, pelo menos no campo teórico.

Contudo, como reza a lenda, "na prática a teoria é diferente"!!! :shock:

Por experiencia própria digo que, a transmissão que vem na F-1000 (Mazda M-RII) tanto a 4.9i qto a HSD, suporta sem gdes problemas o torque do MWM 229 TD. Isto pude aferir na prática e, em 2 F-1000 que, estão rodando nesta configuração há cerca de 7 anos. Creio que, se tivessem que aparecer os gdes contratempos, eles já teriam se manifestado, não acham? :pensativo:

Porém, como nesta vida nem tudo são flores :rolleyes: deve-se estar ciente que, TUDO TEM UM LIMITE!!! Se o objetivo primordial é a utilização da pick-up em serviço pesado, o cambio pode sim vir a sofrer algum desgaste de seus componentes internos, sobretudo nas engrenagens da 5° marcha.

O chato é encontrar peças para este cambio, isto não é uma tarefa das mais fáceis :putz: contudo, nada que um "pulinho" na Argentina não resolva :mrgreen: lá encontra-se peças deste cambio "à rodo" e o melhor de tudo, com preços pelo menos 50% mais em conta :dance:

Voltando ao cambio, acredito que, se o diferencial for alongado, a sobrecarga sobre a 5° será minimizada, consequentemente a durabilidade do conjunto será maximizada :pensativo: penso assim, pois na F-1000 (Black Truck) alonguei o diferencial e, nunca tive problemas com o cambio, ao passo que, na "branquela" na qual o diferencial ficou inalterado, tive que substituir a engrenagem da 5°. Mas isso já ocorreu há mais de 2 anos e, na época pelos meus cálculos, a despesa foi insignificante se comparado ao preço que teria se tivesse optado pela substituição do cambio Mazda por um Clark 2615B, no momento da transformção.

Resumindo, mesmo tendo arcado com alguns $$$ e alguns dias perdidos na oficina, não me arrependi :discordo: pois, o custo/benefício é maior mantendo-se o cambio original.

Muitos podem ppensar, oras então é só alongar o diferencial na hora da transformação e estará tudo solucionado!! carto? Errado :discordo: a Black Truck ficou excelente e com um folego de atleta em percursos rodovários, acelera e mantém o "pique" tranquilamente até os 130 km/h, certamente deve ir além disso, mas não quis arriscar, pois a altura elevada compromete sensivelmente sua estabilidade e consequentemente a segurança além dessa velocidade. Contudo, perdeu o folego em baixa rotação e, isto fica bem evidente qdo está carregada, ao passo que a "Branquela" não tem tanta final, mas em compensação, arrasta peso que nem trator :dance:

No meu caso, a F-1000 (Branquela) foi transformada mantendo quase que, integralmente sua originalidade. Além do motor, tive tbém que alterar a suspensão dianteira, através da substituição dos amortecedores e molas originais da versão a gasolina, pelos que equipavam a F-1000 diesel.

Apenas para constar, as molas da F-1000 4.9i são mais compridas e com maior n° de elos que as da versão a diesel. Se mantiver as molas da F-1000 4.9i a pick-up fica "arriada" na frente, fica horrível!!! :putz: no meu caso, acho que as molas já estavam bem "cansadas", porque os pneus chegaram a ter um vão de cerca de 3 dedos em relação ao para-lama :shock:

Bem, mas voltando ao assunto da adaptação, ora se a "grosso modo" extrapolarmos esse resultado empírico obtido numa transformação com um MWM 229TD, para o Maxion S4T, particularmente acredito que, seria perfeitamente plausível "casar" este conjunto :pensativo: claro que, antes de tudo, deve-se analisar outros fatores como o encaixe do eixo piloto, entre outros.

Chego a esta conclusão, pois se compararmos os torques e as características tanto do MWM 229 TD qto do Maxion S4T, veremos que há certa similariedade entre estes propulsores.

Assim sendo se, o cambio Mazda suportou um MWM 229 TD sem gdes "dramas", PARTICULARMENTE CREIO que, ele não se comportaria de modo diferente frente a um Maxion S4T :pensativo:

Claro que, como disse anteriormente e volto a frisar, " na prática a teoria é outra" e, a certeza além de fatos concretos somente serão visíveis na prática, fora disso tudo se resume ao campo da especulação.

Espero que embora longo e enfadonho, este post possa ao menos servir para nortear o rumo de alguém que esteja disposto a "encarar" uma emppreitada destas.

Abs e até mais.
Dyesel Boy, foi show... Comentário digno de mestre... agora mais que nunca tô a fim de encarar o S4T Plus e seus 150 cavalos. Quanto a Comprar outra a Díesel é um grande complicador pois o estilo da pickup é blazer... Feito pelo tropical... aliás o modelo chama Tropical Van... e vi poucas rodando por ai... a Díesel então são raras...

MACORIN
20/03/2008, 16:02
E ai já está providenciando a mudança de motor, mantenha todos do forum informado sobre as etapas da mudança.
Aqui em São Paulo estou satisfeito com o GNV mas esses dias passei em uma avenida chamada Ricardo Jafet e tinha um motor que me deixou louco imaginando ele na minha F1000.

Nada mais que o motor cumins da RAM 2500 disel.
O cara pediu R$ 19,000,00 MOTOR completo e CAMBIO AUTOMATICO.

Manda notícias da transformação quem sabe no futuro tudo mude, tão até colocando kit GNV no motor disel.

duardobruno
20/03/2008, 16:42
Olha cara, não tenho a experiência dos caras aqui do fórum. Mas uma vez tive uma idéia dessas. Comprar uma F1000 a gasolina e colocar no diesel, como vi alguns fazendo. Conversei com 3 mecânicos que me desaconselharam. Disseram que, hoje em dia, os custos atrapalham este tipo de transformação. Segundos os profissionais, sairia mais em conta, vender a pick up a gasolina e comprar uma a diesel.

Não sei não, só sei que foi assim.:-D

Edintruder
20/03/2008, 17:36
No caso aonde o estilo da picape valha o investimento acredito que compensa sim, porém se fosse uma F1000 cabine simples, daí seria melhor trocar por uma a diesel original.

dalmo cruz torres
21/03/2008, 19:44
Pessoal, também nunca ouvi falar de motor que vira ao contrário...

shimomoto
22/03/2008, 01:02
Pessoal, também nunca ouvi falar de motor que vira ao contrário...

De fato, reconheço que cometi um (terrivel) engano com relação ao HS e o MWM Sprint. No manual, pela forma como eles escrevem, dá plenamente a entender que eles giram ao contrário (HS fala horário visto de frente e o MWM diz apenas sentido anti-horario, mas em muitos manuais, não fala que é visto do volante).

Entretanto eu já vi sim casos de motores que viram ao contrário de outros. Cito o caso de alguns tratores antigos, onde vi isso acontecer.

Abraços

Walter L. L. Casitta
22/03/2008, 09:28
De fato, reconheço que cometi um (terrivel) engano com relação ao HS e o MWM Sprint. No manual, pela forma como eles escrevem, dá plenamente a entender que eles giram ao contrário (HS fala horário visto de frente e o MWM diz apenas sentido anti-horario, mas em muitos manuais, não fala que é visto do volante).

Entretanto eu já vi sim casos de motores que viram ao contrário de outros. Cito o caso de alguns tratores antigos, onde vi isso acontecer.

Abraços

A MWM fabrica alguns modelos de motores com versões que giram em sentido oposto, mas em automóveis o sentido é padrão para que seja compatível com as transmissões do mercado....

dalmo cruz torres
22/03/2008, 11:46
Quando eu tinha o Gurgel , eu desmontei o cambio dele(da Kombi 1200) e na hora de montar eu inverti o lado da coroa no diferencial. Quando eu fui testar eu engatei a preimeira e ele andou para trás...nessa hora eu achei que estava girando ao contrário...

shimomoto
22/03/2008, 12:03
Quando eu tinha o Gurgel , eu desmontei o cambio dele(da Kombi 1200) e na hora de montar eu inverti o lado da coroa no diferencial. Quando eu fui testar eu engatei a preimeira e ele andou para trás...nessa hora eu achei que estava girando ao contrário...

Dalmo

O VW a ar tem dessas mesmo. todos usam o mesmo câmbio, mas até 1978, os veículos (Fusca, Variant, Brasilia etc.) tinham a coroa montadas do lado esquerdo da transmissão, enquanto as peruas Kombi usavam a coroa do lado direito.

Isso ocorria porque as peruas tinham, em cada roda, uma pequena caixa de redução cuja utilidade, além de reduzir mais as marchas, era aumentar um pouco a altura livre do solo. Assim, os semi-eixos rodavam girando para trás enquanto as rodas giravam no sentido certo. Era um autêntico (do ponto de vista do câmbio) um 4 marchas a ré e uma a frente.

As primeiras Kombi´s Clipper mantiveram esse sistema como forma de diminuir o ângulo de trabalho das cruzetas, coisa que não foi muito bem sucedida, sendo logo substituídas por juntas homocinéticas. Foi neste momento que a VW colocou uma relação mais reduzida de coroa e pinhão (que contemplava a redução do diferencial mais a da caixa de redução), e ai pode colocar a coroa no lado esquerdo.

Abraços

dalmo cruz torres
22/03/2008, 14:24
Daniel , é isso mesmo, no meu gurgel eu coloquei o cambio da Kombi 1200 por causa das caixas de redução nas rodas, assim, além de ganhar altura eu podia usar pneus militar 6.00x16", sem deixar o carro frouxo.

shimomoto
22/03/2008, 18:31
Dalmo;

Como anda sua adaptação do 4.08 na sua F-75???

Abraços

dalmo cruz torres
22/03/2008, 20:10
Daniel, eu criei um tópico para mostrar o que está sendo feito nela. Dá uma olhada lá.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=37071

CleitonGyn
20/06/2008, 16:58
Bom Galera... Tô de volta... continuei minha busca por um motor mas no fim acabei vendo que não tinha grana para o mwm 2.8... ai segui os conselhos do Mestre DieselBoy e comprei um motor Parcial (Zero) S4T Plus 150Cv de potência e estou comprando o resto: Bomba, Turbina, Motor arranque, qdo ficar pronto vai ser show... se alguém tiver alguma das peças acima... favor postar... um abraço.

Loiro
20/06/2008, 17:21
Bom Galera... Tô de volta... continuei minha busca por um motor mas no fim acabei vendo que não tinha grana para o mwm 2.8... ai segui os conselhos do Mestre DieselBoy e comprei um motor Parcial (Zero) S4T Plus 150Cv de potência e estou comprando o resto: Bomba, Turbina, Motor arranque, qdo ficar pronto vai ser show... se alguém tiver alguma das peças acima... favor postar... um abraço.


Vai fazer o que com o 4.9???

CleitonGyn
20/06/2008, 17:24
Tenho que esperar o fim da montagem... pois não posso ficar sem a pickup... mas com certeza vou vender... é um espetáculo... um monstro de força... e vou vender completo+cabos+alternador... tudo... e o melhor quem comprar vai poder sentir o bicho antes de rancar pra fazer o transplante... abraço.

bram
16/08/2010, 20:29
Ressucitando um excelente tópico.

Como ficou a conversão da 4.9i? Conseguiu comprar todas as peças?
Mande algumas fotos da viatura.

Fernando Assis
17/08/2010, 13:04
Cleyton, já viu como fará no detran? Aqui em Goiás é uma lambança para qualquer alteração veicular. Geralmente proibem e pronto! Ainda mais mudança para diesel!!

sallespickup
18/08/2010, 13:37
CLEITON

o motor s4t plus é show, bom adoro e conheço bem tudo das gm que no caso sedeu o motor, mas vai uma grana pra completa-lo heim?! vc devia ter comprado um completo novo ou usado, mas ja ta nessa, então vamos la, quanto ao cambio coloque tb o da D20 turbo o ZF, pois ele tem a 5 drive e ai vc nem mexe no diferencial, fica show, usa tudo da D20 bomba do hidraulico e como seu carro ja é embreagem hidraulica poe o burrinho de baixo da D20 com o de cima do seu proprio carro, e sai frente pois quero ver alguem de HSD ou MWM 6CC andar com vc, apenas os MWM X10 te acompanharão!!

carlos sallespickup

Giovani580
02/07/2021, 18:35
Boa tarde fórum.

Comprei uma F-1000 XL 1997 a pouco tempo com o motor 6cc Falcon 4.9 a gasolina (baita motor).
Mas queria trocar e colocar um motor Diesel pelo fato da economia, força e durabilidade.

A maioria dos motores que pesquisei está na faixa de R$10.000/ R$15.000 (Estado do Paraná).
As opções que cabem no meu bolso são:

Motor MWM 229 turbinado (que equipou algumas F-1000).
Moto Perkins Q20B ou 4236 turbinado. (D20, C10).
Motor MB OM 314 turbinado (motor do Mercedez 608).
(não sou fã dos motores mais modernos).

Gostaria de saber se esses motores mais antigos aguentam turbinar e intercular sem grandes problemas.

Tenho muito interesse no motor MB OM 314 pelo fama de durabilidade e baixíssima manutenção. Mas tenho dúvidas em relação a peso (se é muito pesado para a estrutura da caminhonete ou não) e na parte de adaptação no chassi e no cofre em relação a tamanho e profundidade. Não achei na internet ninguém que tenha adaptado esse motor na F-1000 97.

Procuro um desempenho de 9-10 km/l na cidade e 11-12 km/l na estrada.
Baixa manutenção e preços acessíveis nas peças.
Velocidade não é importante, 130-140 km/h sem forçar muito está de bom tamanho. (o diferencial dela é longo)
Não vou usar a caminhonete para trabalho, apenas passeio.

Agradeço desde já quem puder me ajudar.

ricarvalhal
03/07/2021, 17:31
EU não sairia dos MWM (229, X10 e o Sprint 6 cil) ou do Cummins. Acho estranho Ford com motor de Chevrolet ou Mercedes. Mas no final o que vale é a sua opinião !!!!


Boa tarde fórum.

Comprei uma F-1000 XL 1997 a pouco tempo com o motor 6cc Falcon 4.9 a gasolina (baita motor).
Mas queria trocar e colocar um motor Diesel pelo fato da economia, força e durabilidade.

A maioria dos motores que pesquisei está na faixa de R$10.000/ R$15.000 (Estado do Paraná).
As opções que cabem no meu bolso são:

Motor MWM 229 turbinado (que equipou algumas F-1000).
Moto Perkins Q20B ou 4236 turbinado. (D20, C10).
Motor MB OM 314 turbinado (motor do Mercedez 608).
(não sou fã dos motores mais modernos).

Gostaria de saber se esses motores mais antigos aguentam turbinar e intercular sem grandes problemas.

Tenho muito interesse no motor MB OM 314 pelo fama de durabilidade e baixíssima manutenção. Mas tenho dúvidas em relação a peso (se é muito pesado para a estrutura da caminhonete ou não) e na parte de adaptação no chassi e no cofre em relação a tamanho e profundidade. Não achei na internet ninguém que tenha adaptado esse motor na F-1000 97.

Procuro um desempenho de 9-10 km/l na cidade e 11-12 km/l na estrada.
Baixa manutenção e preços acessíveis nas peças.
Velocidade não é importante, 130-140 km/h sem forçar muito está de bom tamanho. (o diferencial dela é longo)
Não vou usar a caminhonete para trabalho, apenas passeio.

Agradeço desde já quem puder me ajudar.

Rodrigo Baratti
05/07/2021, 22:01
EU não sairia dos MWM (229, X10 e o Sprint 6 cil) ou do Cummins. Acho estranho Ford com motor de Chevrolet ou Mercedes. Mas no final o que vale é a sua opinião !!!!

X2, eu tb optaria por um som motores que saíram na Ford, não devem em nada em durabilidade e manutenção que os demais citados. Só não colocaria o HSD.
O 4.9 é um baita motor, praticamente indestrutível e com torque de diesel. Mas bebe com gosto, a minha fazia 7km/l com o pé leve na estrada.

[]’s

Lucio Gaviolli
07/07/2021, 18:48
Giovanni minha opinião. . .
Eu jamais faria essa adaptação, pois já vi varias adaptadas e ao meu gosto ficaram ruins (esteticamente falando) e desgastou o dono e os caras nunca mais quiseram ouvir falar de adaptação. . . lógico que tem serviços bem feitos, aqui mesmo no fórum tem alguns bons exemplos. tenho uma 4.9i que comprei em 2015 pensando em empreitar essa alteração, pesquisei muito e desisti, rodo com ela na gasolina mesmo, como ando muito em rodovias, o dano (consumo não é tão ruim 8km/l) não é dos maiores. uma tucson faz algo parecido e não leva 1 tonelada de carga além de ser bem mais atualizada.
Agora se for fazer a alteração pense também no cummins 4bt da f-250 1999, bem mais leve que o 229 e/ou o x-10 e entrega mais potencia, originalmente não lembro de f-1000 cummins original, mais tiveram f-4000 com a mesma "cara" de sua f-1000, daria para copiar o lay-out, ah terás que trocar o cambio caso seja essa a sua escolha, ZF 5s-420 é a pedida. se ficar bem feito não perde o valor não quem entende valoriza um conjunto bem montado.

Suerte,