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Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de CleitonGyn
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    Unhappy Substituição de Motor F-1000 97 4.9i




    Tenho sempre lido muito conselhos úteis nestes fóruns. o Site é excelente! Estou muito interessado em trocar o Motor da Pickup que Hoje roda a Gasolina Por um motor a Díesel Aqui na minha Cidade Goiânia-Go, achei muitos motores Inclusive o HSD 2.5 que saiu nesta pickup na versão Díesel, e vários MWM 229... Mas todos custam muito caro (7000 a 10.000). Mas estou conseguindo achar o Maxion S4T Plus por muito menos. Gostaria de informações sobre se é possível adaptar o Motor na minha pickup utilizando o Cambio Atual???

  • #2
    Citação Postado originalmente por CleitonGyn Ver Post
    Tenho sempre lido muito conselhos úteis nestes fóruns. o Site é excelente! Estou muito interessado em trocar o Motor da Pickup que Hoje roda a Gasolina Por um motor a Díesel Aqui na minha Cidade Goiânia-Go, achei muitos motores Inclusive o HSD 2.5 que saiu nesta pickup na versão Díesel, e vários MWM 229... Mas todos custam muito caro (7000 a 10.000). Mas estou conseguindo achar o Maxion S4T Plus por muito menos. Gostaria de informações sobre se é possível adaptar o Motor na minha pickup utilizando o Cambio Atual???
    aki tem varias F1000 dessas rodando com o PS 2.8 fica bom e usa o cambio original ,... o S4t roda bem menos 2800 3000 rpm e tem bastante torque nao vai casar com a transmissao do motor a gasolina....
    RAM 2500 - 2017

  • #3
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    Citação Postado originalmente por dalmolin Ver Post
    aki tem varias F1000 dessas rodando com o PS 2.8 fica bom e usa o cambio original ,... o S4t roda bem menos 2800 3000 rpm e tem bastante torque nao vai casar com a transmissao do motor a gasolina....
    X2!!!!!!!!!!

    Maxion S4T numa relação de transmissão original a gasolina acredito que ficaria estranho...Ainda mais sendo o S4 um diesel LSD tal qual o MWM. ALiás sobre isso a F-1000 diesel usa diferencial Dana 46 rel. 3,07:1 enquanto a 3,6L gasolina/alcool (mod. anterior ao 4,9L) usa 4,56:1, de acordo com o catálogo da Dana (http://www.affinia.com.br/teste/spic...ncial_2007.pdf)

    Um grande abraço

  • #4
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    Tenta encontrar um diferencial mais longo possível para usar a caixa atual, se não tiver um bem longo, dá preferência para um HSD ou 2.8 mesmo.
    A 100km/h qual rpm que fica com o 4.9? Um HSD fica em torno de 2500rpm, se bater com o rpm do 4.9 é só colocar um High Speed diesel que não precisa mexer no diferencial.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #5
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    Coloca um MWM Sprint 6.07T

  • #6
    Olá:

    Eu sei que talvez nem seja útil a informação, mas vale dar uma olhada em http://www.vicentemartinsleiloes.com...endadireta.htm.

    Eles estão leiloando 10 motores 3.0 D de Ranger, zerados, a 7.500 reais cada um.

    Eu nem sei se o negócio presta, mas sei que tem gente interessada. Fica a informação.

    Um abraço.

  • #7
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Tenta encontrar um diferencial mais longo possível para usar a caixa atual, se não tiver um bem longo, dá preferência para um HSD ou 2.8 mesmo.
    A 100km/h qual rpm que fica com o 4.9? Um HSD fica em torno de 2500rpm, se bater com o rpm do 4.9 é só colocar um High Speed diesel que não precisa mexer no diferencial.
    rotação ideal do 4.9 em cruzeiro é 2000 rpm
    acima de 4700 ja num vale a pena girar
    o gostoso e deixar ele cair até uns 800 rpm , em 3a do C4 e pisar , até o limite do kickdown , p/ não cair p/ 2a , o conversor trabalha um pouquinho e o motor vai enchendo ... e por ser gasolina enche relativamente rapido
    retomada de 50 a 120km/h na rodovia dificil de ver pickup acompanhar se deixar cair p/ 2a então ...
    acho que cambio da F1000 gasolina bom p/ HSD .. afinal é bom p/ o 4.9 e p/ o 302 que são gasolina "de baixa rotação"

    mas para usar um s4t num bastaria alongar o diferencial ?

    bom de qqer maneira o cambio do 4.9i tem bom valor entre os mavericks
    é um 5m moderno e resistente plug and play no 302 ...
    tem mercado
    e cambio de D20 S4t é até comum de achar .
    []'s

  • #8
    Usuário Avatar de CleitonGyn
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    Citação Postado originalmente por Beto Lacerda Ver Post
    rotação ideal do 4.9 em cruzeiro é 2000 rpm
    acima de 4700 ja num vale a pena girar
    o gostoso e deixar ele cair até uns 800 rpm , em 3a do C4 e pisar , até o limite do kickdown , p/ não cair p/ 2a , o conversor trabalha um pouquinho e o motor vai enchendo ... e por ser gasolina enche relativamente rapido
    retomada de 50 a 120km/h na rodovia dificil de ver pickup acompanhar se deixar cair p/ 2a então ...
    acho que cambio da F1000 gasolina bom p/ HSD .. afinal é bom p/ o 4.9 e p/ o 302 que são gasolina "de baixa rotação"

    mas para usar um s4t num bastaria alongar o diferencial ?

    bom de qqer maneira o cambio do 4.9i tem bom valor entre os mavericks
    é um 5m moderno e resistente plug and play no 302 ...
    tem mercado
    e cambio de D20 S4t é até comum de achar .
    []'s
    Pois é se Caso eu resolver realmente colocar o Cambio da D20, ai Beto é como vc disse acho que consigo fácil uma troca. Valeu

  • #9
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    Troca motor F-1000 97

    Boa tarde fórum.

    Comprei uma F-1000 XL 1997 a pouco tempo com o motor 6cc Falcon 4.9 a gasolina (baita motor).
    Mas queria trocar e colocar um motor Diesel pelo fato da economia, força e durabilidade.

    A maioria dos motores que pesquisei está na faixa de R$10.000/ R$15.000 (Estado do Paraná).
    As opções que cabem no meu bolso são:

    Motor MWM 229 turbinado (que equipou algumas F-1000).
    Moto Perkins Q20B ou 4236 turbinado. (D20, C10).
    Motor MB OM 314 turbinado (motor do Mercedez 608).
    (não sou fã dos motores mais modernos).

    Gostaria de saber se esses motores mais antigos aguentam turbinar e intercular sem grandes problemas.

    Tenho muito interesse no motor MB OM 314 pelo fama de durabilidade e baixíssima manutenção. Mas tenho dúvidas em relação a peso (se é muito pesado para a estrutura da caminhonete ou não) e na parte de adaptação no chassi e no cofre em relação a tamanho e profundidade. Não achei na internet ninguém que tenha adaptado esse motor na F-1000 97.

    Procuro um desempenho de 9-10 km/l na cidade e 11-12 km/l na estrada.
    Baixa manutenção e preços acessíveis nas peças.
    Velocidade não é importante, 130-140 km/h sem forçar muito está de bom tamanho. (o diferencial dela é longo)
    Não vou usar a caminhonete para trabalho, apenas passeio.

    Agradeço desde já quem puder me ajudar.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -73597c82-c9b1-4004-9381-5533104bc05c.jpg  
    4X4 Brasil

  • #10
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    EU não sairia dos MWM (229, X10 e o Sprint 6 cil) ou do Cummins. Acho estranho Ford com motor de Chevrolet ou Mercedes. Mas no final o que vale é a sua opinião !!!!

    Citação Postado originalmente por Giovani580 Ver Post
    Boa tarde fórum.

    Comprei uma F-1000 XL 1997 a pouco tempo com o motor 6cc Falcon 4.9 a gasolina (baita motor).
    Mas queria trocar e colocar um motor Diesel pelo fato da economia, força e durabilidade.

    A maioria dos motores que pesquisei está na faixa de R$10.000/ R$15.000 (Estado do Paraná).
    As opções que cabem no meu bolso são:

    Motor MWM 229 turbinado (que equipou algumas F-1000).
    Moto Perkins Q20B ou 4236 turbinado. (D20, C10).
    Motor MB OM 314 turbinado (motor do Mercedez 608).
    (não sou fã dos motores mais modernos).

    Gostaria de saber se esses motores mais antigos aguentam turbinar e intercular sem grandes problemas.

    Tenho muito interesse no motor MB OM 314 pelo fama de durabilidade e baixíssima manutenção. Mas tenho dúvidas em relação a peso (se é muito pesado para a estrutura da caminhonete ou não) e na parte de adaptação no chassi e no cofre em relação a tamanho e profundidade. Não achei na internet ninguém que tenha adaptado esse motor na F-1000 97.

    Procuro um desempenho de 9-10 km/l na cidade e 11-12 km/l na estrada.
    Baixa manutenção e preços acessíveis nas peças.
    Velocidade não é importante, 130-140 km/h sem forçar muito está de bom tamanho. (o diferencial dela é longo)
    Não vou usar a caminhonete para trabalho, apenas passeio.

    Agradeço desde já quem puder me ajudar.

  • #11
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
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    Citação Postado originalmente por ricarvalhal Ver Post
    EU não sairia dos MWM (229, X10 e o Sprint 6 cil) ou do Cummins. Acho estranho Ford com motor de Chevrolet ou Mercedes. Mas no final o que vale é a sua opinião !!!!
    X2, eu tb optaria por um som motores que saíram na Ford, não devem em nada em durabilidade e manutenção que os demais citados. Só não colocaria o HSD.
    O 4.9 é um baita motor, praticamente indestrutível e com torque de diesel. Mas bebe com gosto, a minha fazia 7km/l com o pé leve na estrada.

    []’s

  • #12
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    Giovanni minha opinião. . .
    Eu jamais faria essa adaptação, pois já vi varias adaptadas e ao meu gosto ficaram ruins (esteticamente falando) e desgastou o dono e os caras nunca mais quiseram ouvir falar de adaptação. . . lógico que tem serviços bem feitos, aqui mesmo no fórum tem alguns bons exemplos. tenho uma 4.9i que comprei em 2015 pensando em empreitar essa alteração, pesquisei muito e desisti, rodo com ela na gasolina mesmo, como ando muito em rodovias, o dano (consumo não é tão ruim 8km/l) não é dos maiores. uma tucson faz algo parecido e não leva 1 tonelada de carga além de ser bem mais atualizada.
    Agora se for fazer a alteração pense também no cummins 4bt da f-250 1999, bem mais leve que o 229 e/ou o x-10 e entrega mais potencia, originalmente não lembro de f-1000 cummins original, mais tiveram f-4000 com a mesma "cara" de sua f-1000, daria para copiar o lay-out, ah terás que trocar o cambio caso seja essa a sua escolha, ZF 5s-420 é a pedida. se ficar bem feito não perde o valor não quem entende valoriza um conjunto bem montado.

    Suerte,

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