Ver Versão Completa : Temperatura nas alturas (alarme falso)
Noventinha 00
28/01/2008, 11:56
Gente,
Meu filho me deu um baita susto.:shock:
Estava andando com ele normalmente quando, de repente, o ponteiro da temperatura foi pro vermelho.:putz:
Imediatamente parei o carro e fui fazer as verificações de estilo.
A água estava no nível, as mangueiras inteiras, radiador idem, não havia qualquer cheiro de quente no compartimento do motor ou muito menos fumaça.
Ao religar o contato da chave, antes de dar partida no motor, observei que o marcador de temperatura tinha voltado para o normal.
Liguei o carro, deixei o bicho funcionando enquanto fazia mais algumas observações e vi que ele estava normal.:concordo:
O problema se repetiu algumas vezes e todas as vezes eu parava e não era nada, o que me levou a conclusão de que poderiam ser duas coisas:
1. Sensor de temperatura ficando maluco.
2. Válvula termostática preguiçosa.
No caso de ser o sensor, o que acho mais provável, alguém sabe se a peça é padrão Maxion, ou seja, o da Ranger antiga ou S10 serviria?
A troca da peça é tranquila e pode ser feita em casa? Se positivo, como?
To com medo desse stress estragar minha viagenzinha no Carnaval...hehehe...
Abços a todos,
Rodrigo.
Tá com cara de problema na parte elétrica
Não quero assustar, mas pode ser a embreagem viscosa do ventilador. Ja aconteceu com minha e só quando motor estava em rotação, deixa 1 minuto em marcha lenta e a temperatura volta ao normal.
O sensor tem 2 versões, uma com anel verde que é o painel "moderno" (velocimetro eletronico) e um anel preto que é dos antigos. Acho que só tem da land, sem similares no mercado. (Particularmente acho dificil esta peça da problema deste, geralmente não marca nada quando esta quebrado)
A valvula termostatica é facil de trocar e voce encontra nas autorizadas internacional ou nas concessionarios ford, mercedes etc...
Noventinha 00
30/01/2008, 12:55
Elodef, Zemarra,
já tinha pensado na possibilidade da ventoinha e fiquei assustado!!!
Mas a descartei pq não acontecia só em rotação. Em baixa rotação ele tb pira.
Além disso, o ponteiro indicador tá tão maluco que ele não só sai do meio pro vermelho, como também fica "passeando" entre o frio e o normal.
De repente ta no meio e cai pro frio e vice-versa.
Parece até um curto-circuito, sei lá.
Por isso a desconfiança do sensor de temperatura da agua estar mandando informações equivocadas ao ponteiro do painel.
De qq forma, como não se brinca com temperatura, levei o carro pro estaleiro hoje. Assim que tiver notícias do diagnóstico, mando mensagem.
Desde já, valeu pelas dicas. É sempre bom chegar no mecânico já com as idéias na mente....
abços,
Rodrigo.
_portela
30/01/2008, 14:36
Provavelmente é algum problema de aterramento.
Abs.,
Noventinha 00
30/01/2008, 17:59
O Portela e suas respostas diretas, simples e sinistras...acho que esse cara nasceu com a "planta" da Defender na cabeça...hahaha...
Vou saber amanhã e falo.
Abços,
Rodrigo.
Noventinha 00
11/02/2008, 11:06
Gente, troquei o sensor e problema persiste!!
Vou levar o carro de novo pra fazer uma geral elétrica...to começando a ficar preocupado...:shock:
Noventinha 00
10/03/2008, 09:40
Constatei que o indicador de temperatura só sobe até o vermelho quando aciono a chave do farol, ou seja, problema definitivamente elétrico.
Alguma pista do que exatamente seria?
Abços,
Rodrigo.
Comigo o problema era a valvula termostática, estava emperrando um pouco. O marcador de temperatura subia, mas estava tudo normal.
Noventinha 00
12/03/2008, 09:29
Pois é...acho que vou ter que agir na base da tentativa e erro até resolver. O curioso é que o carro passa muitos dias sem apresentar o problema e de repente volta...e quando volta a chave do farol está acionada, ai é só desligar e o mostrador volta imediatamente pro normal!!!
Chega a ser engraçado....se não fosse triste...rs
Abços,
Rodrigo.
alemaoctba
15/04/2008, 20:05
Pois é...acho que vou ter que agir na base da tentativa e erro até resolver. O curioso é que o carro passa muitos dias sem apresentar o problema e de repente volta...e quando volta a chave do farol está acionada, ai é só desligar e o mostrador volta imediatamente pro normal!!!
Chega a ser engraçado....se não fosse triste...rs
Abços,
Rodrigo.
Put´s amigo, ja me aconteceu em uma 90, no começo achei q era aterramento e e puxei um direto, mas não resolveu, troquei o painel inteiro por aquele digital nada também, e o problema era idêntico ao seu só aparecia esporadicamente, media temperatura do motor funcionando com lazer e era normal, somente o painel mostrava diferente, troquei a perinha de temperatura é a mesma da ranger nada tb, acabei deixando assim mesmo e fui p/ Foz do Iguaçu e "BUM o motor"
Depois de feito o motor coloquei um sensor de àgua o qual liga uma luz no painel quando falta agua no reservatório (sistema do ômega)
Na época falaram tb que esse motor tem um problema de aquecer por causa da altura do reservatório de agua (mas não tirei isso a limpo).
Boa sorte...
Noventinha 00
17/04/2008, 18:12
Caraca, nem brinca!!!
Outro dia, tava voltando de Búzios à noite e eu vim pela estrada que nem um vaga-lume...hahaha
Vinha com o farol aceso e de repente o indicador mostrava o ponteiro de temperatura no vermelho, aí eu desligava o farol e imediatamente o marcador voltava pro meio!!!
Vim assim a estrada inteira!!!
Pelo que to vendo é probleminha de alternador, talvez o regulador de voltagem que troquei não tenha ficado 100%.
E o curioso é que meu carro nunca "bebe" água. Ta sempre no nível!!!
Abços,
Rodrigo.
Aterramento, com certeza. SDS
norberto
20/05/2010, 13:30
Também aposto no aterramento.:concordo:
Aterramento, com certeza. SDS
BoaTrilha
20/05/2010, 13:32
nao sei se na defender o sinal eletrico do sensor é positivo ou negativo...
na esmagadora maioria dos carros é negativo.
ou seja, se passar energia direto seu ponteiro vai pro sol, de tão quente que ele vai acusar no painel.
portanto eu "acho" (veja que é um chute) que em algum ponto, o cabo, conector ou o proprio painel pode estar "carcaceando" ... ou seja, deixando o terra/negativo passar direto, fazendo com que no painel acuse a coisa de forma erronea.
faz um teste pra ter certeza, tira o cabo da cebolinha e encosta direto no motor, (com a chave virada, painel aceso mas sem ligar o carro) veja se no painel vai acusar que seu motor tá no vermelho.
espero ter ajudado.
lulaquintella
22/05/2010, 17:43
Também aposto no aterramento.:concordo:
Aterramento,com certeza!!
Comeca por ai, primeiro ve o aterramento do painel.
Provavelmente ai resolver.
Joao Baeta
22/05/2010, 17:54
:arrow:00,
Qnd estava lendo o tópico... Me lembrou esse problema num carro de passeio (307 2.0 auto).. Estava colocando na vaga na faculdade.... O marcador ficou completamente doido... Ficou fora do vermelho.... Parece que estava "quebrado"... Olhei para motor... Agua... Nivel maximo... No mesmo dia mandei levar para mecanico... E falou: VT emperrado... Pois ela se "abre" e passa agua ali!
Trocou... Acabou!
Alexandre henrique Costa
26/05/2010, 22:24
Aterramento,com certeza!!
Comeca por ai, primeiro ve o aterramento do painel.
Provavelmente ai resolver.
pode ir certo aterramento a minha 110 era isso mesmo ... ligava farol e o bich subia um pouco , liguei o guincho ai foi direto pro vermelho , "fiz todo o aterramento e resolveu
abs
Bom dia pessoal, minha ranger está com um problema parecido com o de vocês porem um pouco diferente.
Ranger 2007 3.0 eletronic MWM International - 180.000 km rodados
Descrição do problema: Acende a luz da temperatura e o ponteiro fica maluco variando do frio ao quente (vermelho) depois para e volta ao normal, detalhe: O carro não chega a esquentar de verdade!
Histórico:
Meu carro estava com problema de escapando compressão no quarto bico. nada de mais, pois o carro não perdia potência em nenhum momento. mandei fazer o assentamento pq o barulho que fazia era feio e eu gosto de deixar o carro impecável sem serviços a fazer.
Quando foi segunda-feria passada (09/11) eu levei o carro para um bombista para fazer o assentamento. (segundo relatos de amigos, ele eh um dos melhores bombistas aqui da região e de fato é, o cara tem um oficina bem equipada e fez um bom trabalho no bico)
depois de 2 dias ele fez o serviço mas não conseguiu botar o carro para funcionar, ligaram para mim para saber se o carro tinha algum segredo e eu informei que não. 30 minutos depois me retornaram a ligação e me informaram que foi pq lavaram o motor do carro antes do serviço e o mesmo não pegava mas depois de um tempo voltou a pegar.
Eu não sei o que aconteceu, eu desconfio que deve ter batido aguá em alguma parte eletrica ou até msm no chicote e eles deram um jeito de enxugar bem e o carro voltou a funcionar mas ai foi onde começou meu pesadelo.
O carro começou a ascender a luz da temperatura e o ponteiro caia e subia subtamente para o vermelho mas o carro não esquentava...
Motor sempre frio mas o ponteiro e a luz ficaram com esse funcionamento maluco.
já trocamos o sensor de temperatura, da valvula termostatica, revisou a parte eletrica do carro, já fizemos um jump direto do do sensor de temperaruta para a central para matar qualquer possibilidade de fio partido do chicote mas o problema continua.
Eu desconfio de que eles fizeram alguma merda na parte eletrônica do carro para o carro ficar assim, como o 4º bico fica perto da central e da passagem do chicote.
Resultado, levei o carro p resolver um problema mecânico simples e agora estou com um problema complexo eletrônico.
no final das contas, o eletricista da oficina pegou o fio da direita do sensor de temperatura e ligou direto no aterramento do carro. aparentemente resolveu o problema pois o ponteiro pareceu não dar mais o problema mas convenhamos que isso foi uma gambiarra e eu temo que venha prejudicar a central do carro ou outra coisa mais na frente.
Esse carro nunca deu problema de esquente, sempre trabalhou frio e nao baixa o nivel de água. Uma verdadeira máquina!
a três meses fui de Natal a Brasília, rodei mais de 5000 km e o carro nem o ponteiro mexia da temperatura. um avião como diria meu pai (rsrs).
Agora me encontro desesperado com medo de pegar a estrada e a viatura me deixar na mão.
alguém tem uma dica de ouro ai para me ajudar?
Abraços.