PDA

Ver Versão Completa : Radiador sw4 1998

Eduardo Aguiar
23/01/2008, 13:28
All,
Alguém sabe onde posso encontrar um radiador usdo ou novo, com bom preço? É uma hilux sw4 1998 turbo D.

Obrigado a todos!!!

Eduardo Aguiar
13/02/2008, 23:13
Valeu! Mas eu já comprei um novo e original! Foi o jeito entrar no prejuízo.
E a título de curiosidade, o radiador original, pelo modelo e ano da viatura agora é mais grosso.
Eu acho que aquela história do radiador ser pequeno para o motor é verdade mesmo! Senão o de reposição seria igual ao que estava anteriormente na viatura.
Paguei caro mas tô feliz com o resultado!

JEFFCATUNDA
14/02/2008, 00:56
Valeu! Mas eu já comprei um novo e original! Foi o jeito entrar no prejuízo.
E a título de curiosidade, o radiador original, pelo modelo e ano da viatura agora é mais grosso.
Eu acho que aquela história do radiador ser pequeno para o motor é verdade mesmo! Senão o de reposição seria igual ao que estava anteriormente na viatura.
Paguei caro mas tô feliz com o resultado!

Oi Eduardo, estou com algumas dúvidas a respeito de radiadores das SW4... Tenho uma TD 97 e o mecânico me disse que o radiador das 99/00 é de maior litragem embora seja do mesmo tamanho e caiba certinho nas 97....

Vc trocou porque?
Onde comprou e quanto pagou colega?

Desculpe tanta pergunta mas é que estou necessitando resolver os problemas da minha viatura.

caso deseje enviar a resposta para o meu e-mail:
jeff.catunda@uol.com.br

Eduardo Aguiar
14/02/2008, 11:47
Amigão, é um pouco longo:

Eu fiz uma viagem de SP até os Lençois Maranhenses e percebi que ela tava esquentando um pouco. Aí, quando cheguei em São Luís-MA, resolvi drenar toda a água e substituir por um aditivo que comprei (PRORAD). Quando retornei pra SP, ela tornou a esquentar... até que ela esquentou bastante e eu resolvi parar numa cidade divisa de Tocantis e Goiás.
Chamei um mecânico e ele examinou e disse que não era cabeçote e sugeriu que tirasse a válvula termostática. Tirei a tal, e ela veio normal até uma grande subida entre Pirenópolis-GO e Goiânia, onde ferveu novamente.
Esperei esfriar e resolvi aliviar o pé! Retornei até São Carlos-SP com rotação controlada até 2500 rpm e não tive problemas (a viatura tava muito carregada com bagagens).

Levei na concessionária de Araraquara -SP e o chefe de oficina, após muitos testes, disse que poderia ser o radiador sujo ou obstruído. Ele havia sugerido que eu fizesse uma pequena reforma no radiador, como limpeza e acerto das grades que estavam bem deterioradas. Isso iria custar R$120,00 por fora da concessionária, claro!

Dois dias depois ele liga e me fala que o radiador estava obstruído e não aconselhava recuperar. Então tive que partir para a compra! Custou cerca de R$2600,00 (o valor preciso eu teria que ver na nota fiscal) e cerca de R$32,00 o litro do aditivo da toyota. Pegou 10 litros.

O radiador atual é mais grosso que o anterior! Eu e o chefe de oficina medimos a espessura dos dois com paquímetro de precisão, e o que está instalado nela é cerca de 5mm mais grosso.

O engraçado é que o pedido pela concessionária é feito com base no código da peça especificado no programa da toyota, baseado no ano de fabricação do carro.

Encontrei um similar numa loja em São Paulo pela metade do preço, mas fiquei com medo de entrar numa roubada.

A verdade é que a viatura não esquentou mais! E o chefe da oficina me disse que muitos casos de toyotas que esquentam é devido a radiadores sujos! E que devemos também tomar cuidado com os aditivos que usamos, pois em alguns casos eles são os causadores do problema!

Espero ter te ajudado em algo! E desculpe-me pelo tamanho da mensagem.

Se tu quiseres, posso depois discriminar todos os itens da nota fiscal.

Um abraço e boa sorte!

JEFFCATUNDA
15/02/2008, 00:20
Valeu Eduardo....

Agora vc recolocou a valvula termostática?

Eduardo Aguiar
15/02/2008, 00:27
Coloquei novamente sim! Só que uma nova, pois a que estava lá era ainda a original!

Um abraço.

JEFFCATUNDA
15/02/2008, 01:43
Amigão, é um pouco longo:

Eu fiz uma viagem de SP até os Lençois Maranhenses e percebi que ela tava esquentando um pouco. Aí, quando cheguei em São Luís-MA, resolvi drenar toda a água e substituir por um aditivo que comprei (PRORAD). Quando retornei pra SP, ela tornou a esquentar... até que ela esquentou bastante e eu resolvi parar numa cidade divisa de Tocantis e Goiás.
Chamei um mecânico e ele examinou e disse que não era cabeçote e sugeriu que tirasse a válvula termostática. Tirei a tal, e ela veio normal até uma grande subida entre Pirenópolis-GO e Goiânia, onde ferveu novamente.
Esperei esfriar e resolvi aliviar o pé! Retornei até São Carlos-SP com rotação controlada até 2500 rpm e não tive problemas (a viatura tava muito carregada com bagagens).

Levei na concessionária de Araraquara -SP e o chefe de oficina, após muitos testes, disse que poderia ser o radiador sujo ou obstruído. Ele havia sugerido que eu fizesse uma pequena reforma no radiador, como limpeza e acerto das grades que estavam bem deterioradas. Isso iria custar R$120,00 por fora da concessionária, claro!

Dois dias depois ele liga e me fala que o radiador estava obstruído e não aconselhava recuperar. Então tive que partir para a compra! Custou cerca de R$2600,00 (o valor preciso eu teria que ver na nota fiscal) e cerca de R$32,00 o litro do aditivo da toyota. Pegou 10 litros.

O radiador atual é mais grosso que o anterior! Eu e o chefe de oficina medimos a espessura dos dois com paquímetro de precisão, e o que está instalado nela é cerca de 5mm mais grosso.

O engraçado é que o pedido pela concessionária é feito com base no código da peça especificado no programa da toyota, baseado no ano de fabricação do carro.

Encontrei um similar numa loja em São Paulo pela metade do preço, mas fiquei com medo de entrar numa roubada.

A verdade é que a viatura não esquentou mais! E o chefe da oficina me disse que muitos casos de toyotas que esquentam é devido a radiadores sujos! E que devemos também tomar cuidado com os aditivos que usamos, pois em alguns casos eles são os causadores do problema!

Espero ter te ajudado em algo! E desculpe-me pelo tamanho da mensagem.

Se tu quiseres, posso depois discriminar todos os itens da nota fiscal.

Um abraço e boa sorte!

Então aumentou 3 litros, estou certo?

Fernando César Ximenes
18/02/2008, 23:09
Oi Eduardo, estou com algumas dúvidas a respeito de radiadores das SW4... Tenho uma TD 97 e o mecânico me disse que o radiador das 99/00 é de maior litragem embora seja do mesmo tamanho e caiba certinho nas 97....

Vc trocou porque?
Onde comprou e quanto pagou colega?

Desculpe tanta pergunta mas é que estou necessitando resolver os problemas da minha viatura.

caso deseje enviar a resposta para o meu e-mail:
jeff.catunda@uol.com.br

Jeff, conseguiste arrumar a tua viatura?

JEFFCATUNDA
19/02/2008, 00:28
Fernando.
Eu troquei o radiador por um maior que não é original. Comprei por 1.100,00.

Recoloquei a valvula termostática, coloquei uma nova, e ainda estou nos testes...

Ela vem se comportando bem, como nunca esquentou continua não esquentando e fica no meio o ponteiro da temperatura.

Quanto ao problema da fuga de agua para o vaso de expansão, ainda nào se repetiu e a agua está indo e retornamdo dentro dos limites normais marcados no vaso de expansão...

Já peguei uma trilha bem pesada de arêia muito solta e ela se comportou bem...

Vamos ver, coloquei na ultima sexta-feira...vamos ver.

andreluna
20/02/2008, 11:03
Fernando.
Eu troquei o radiador por um maior que não é original. Comprei por 1.100,00.

Recoloquei a valvula termostática, coloquei uma nova, e ainda estou nos testes...

Ela vem se comportando bem, como nunca esquentou continua não esquentando e fica no meio o ponteiro da temperatura.

Quanto ao problema da fuga de agua para o vaso de expansão, ainda nào se repetiu e a agua está indo e retornamdo dentro dos limites normais marcados no vaso de expansão...

Já peguei uma trilha bem pesada de arêia muito solta e ela se comportou bem...

Vamos ver, coloquei na ultima sexta-feira...vamos ver.
Amigo Jeff, tudo bem?
Conheço uma oficina especializada em radiadores e refrigeração de Hilux, Pajero, etc..
Fernando Radiadores: Av. João Pessoa, 3813. Jardim América. Em frente ao Campo do Ceará. Telefone: (85) 3494-7088
Procure o próprio Fernando. Ele é "fera" no assunto!!

Saudações...

JEFFCATUNDA
21/02/2008, 02:07
Amigo Jeff, tudo bem?
Conheço uma oficina especializada em radiadores e refrigeração de Hilux, Pajero, etc..
Fernando Radiadores: Av. João Pessoa, 3813. Jardim América. Em frente ao Campo do Ceará. Telefone: (85) 3494-7088
Procure o próprio Fernando. Ele é "fera" no assunto!!

Saudações...

Conheço seu Fernando há mais de 30 anos...meu pai já fazia serviços com ele bem antes deu ainda dirigir.
Fui lá e varetei por duas vezes o radiador original, que nunca havia sido varetado antes. Ele não tinha em nenhuma das vezes entupimentos,,, o que nos achamos que estava ocorrendo era que poderia ter algum problema naquela parte plastica, provavelmente no acoplamento do bocal da tampa (que é original e troquei duas antes de trocar o radiador), já que o problema só ocorria as vezes...

Estamos nos testes e até agora está se comportando bem, caso esteja filé mesmo vou intercular com um kit da maxcooler.:dance:

red_camel
13/11/2012, 16:41
Olá Jeff já faz algum tempo que ttrocasse o radiador da sua sw4, gostaria de saber se ainda esta tudo OK!!

Estou precisando trocar o radiador da minha (talvez conserto não valha a pena) e estou entre o radiador original (R$ 3.850,00) ou o radiador paralelo R$ 1.100,00)

vi que não usasse o original, alguma recomendação após este tempo de uso??

muito obrigado!!

JEFFCATUNDA
13/11/2012, 23:15
Olá Jeff já faz algum tempo que ttrocasse o radiador da sua sw4, gostaria de saber se ainda esta tudo OK!!

Estou precisando trocar o radiador da minha (talvez conserto não valha a pena) e estou entre o radiador original (R$ 3.850,00) ou o radiador paralelo R$ 1.100,00)

muito obrigado!!

Eu NÃO USEI O ORIGINAL, comprei um paralelo, acho que da marca VISCONDE, Acho que é isso... Respondi teu email...

dpab
13/11/2012, 23:23
JEFF,
Vc anda sumido !!!
Sentimos saudade daquele tempo em que vc e o Serjão enriqueciam os debates aqui na seção Toyota do fórum...
Fiquei curioso com a resposta que vc deu ao red_camel...
O radiador Visconde atendeu às expectativas?
Um abraço, Delfim.

JEFFCATUNDA
14/11/2012, 01:36
JEFF,
Vc anda sumido !!!
Sentimos saudade daquele tempo em que vc e o Serjão enriqueciam os debates aqui na seção Toyota do fórum...
Fiquei curioso com a resposta que vc deu ao red_camel...
O radiador Visconde atendeu às expectativas?
Um abraço, Delfim.

Atendeu sim, acho que foi até o Sergio que me indicou a marca... Parece que é de Pernambuco..

Já faz mais de 3 anos que vendi a minha SW4...

guilhermeabreu
14/11/2012, 11:09

muito obrigado!!

RED_CAMEL

Radiador não é peça de precisão que tenha que ser original , VAI DE PARALELO TRANQUILO e se for da marca VISCONDE melhor ainda pois é marca de linha de montagem das fábricas nacionais .

Só ter o cuidado de comprar um de capacidade de 10litros .

red_camel
14/11/2012, 13:12
olá!!

primeiramente, muito obbrigado pelas respostas e comentários!

achei um site radiadores visconde (mas endereço ta de SP), entrei em contato vamos ver!!
hoje para ligar ela para levar ao mecanico, quase não pegou.. fumaça branca saindo antes dela pegar, sai um pouco depois que liga também!
tinha recem trocado a junta do cabeçote, a outra tava meio queimada.. corro o risco de danificar novamente facilmente?

novamente, obrigado!
SDS

guilhermeabreu
14/11/2012, 18:55
olá!!

primeiramente, muito obbrigado pelas respostas e comentários!

achei um site radiadores visconde (mas endereço ta de SP), entrei em contato vamos ver!!
hoje para ligar ela para levar ao mecanico, quase não pegou.. fumaça branca saindo antes dela pegar, sai um pouco depois que liga também!
tinha recem trocado a junta do cabeçote, a outra tava meio queimada.. corro o risco de danificar novamente facilmente?

novamente, obrigado!
SDS

Tenho QUASE certeza que seu cabeçote foi pro espaço , SOLUÇÃO : CABEÇOTE NOVO e adeus problemas .

fgibin
16/11/2012, 23:43
Red Camel,

Sinto muito, mas apoio o guillermeabreu 100%. Quase certamente já se foi a junta e, pelo descrito, o cabeçote se foi também...
Grande abraço
Fabrizio

dpab
17/11/2012, 10:13
Red Camel,
Faço coro com os meus amigos Guilherme e Fabrizio, infelizmente é quase certo que seu cabeçote e junta terão que ser substituídos. Lamento.
Um abraço, Delfim

dorderf
17/11/2012, 11:26
E veja isso logo pra água não danificar o motor!

guilhermeabreu
17/11/2012, 12:03
RED CAMEL

E o cabeçote do paralelo não esta tão caro assim , o meu custou R$1.000,00 , mas deve achar na faixa dos R$1.200,00 .

red_camel
19/11/2012, 10:27
olá!!muito obrigado pelos comentários, por mais que eles sejam desanimadores rssssso mecanico falou que no cabeçote não tinha nada aparente mas vão fazer um teste para verificar se tem alguma trinca menor ou algo que passou despercebido!então não seria necessário encomendar um cabeçote original? pensei que era uma peça importante de se ter original!!pelo que vi e fui informado o radiador é aquele que veio original nela (mas já com 10 litros), quando o antigo dono fez o motor da viatura (sei por causa do historico de manutenção) já foi feito um conserto e limpeza neste radiador... será que ele pode ter sido o responsável pelo dano no cabeçote??novamente muito obrigado a todos os comentários!!!

guilhermeabreu
19/11/2012, 14:28
olá!!muito obrigado pelos comentários, por mais que eles sejam desanimadores rssssso mecanico falou que no cabeçote não tinha nada aparente mas vão fazer um teste para verificar se tem alguma trinca menor ou algo que passou despercebido!então não seria necessário encomendar um cabeçote original? pensei que era uma peça importante de se ter original!!pelo que vi e fui informado o radiador é aquele que veio original nela (mas já com 10 litros), quando o antigo dono fez o motor da viatura (sei por causa do historico de manutenção) já foi feito um conserto e limpeza neste radiador... será que ele pode ter sido o responsável pelo dano no cabeçote??novamente muito obrigado a todos os comentários!!!

Eu particularmente tenho o CONCEITO DE QUE : qdo um radiador tem mais de 10 anos NÃO VALE A PENA VARETAR , OU SEJA LIMPAR , PQ ELE JÁ ESTA TODO CORROÍDO POR DENTRO .

Experiencia própria , já fiz isto e tive que pagar nova mão de obra + radiador novo 3 meses após ter pago a limpeza , PQ O MOTOR CONTINUAVA A ESQUENTAR , e só foi resolvido com um radiador NOVO .

SÓ PRA LEMBRAR :

Minha SW4 93 , fiz o motor agora , esta com 2.000km de feito , e o meca mandou o cabeçote para a retífica e eles falaram que estava bom e depois de montado continuou a sumir água , levei lá de novo e MANDEI TROCAR O CABEÇOTE POR UM NOVO e assim foi feito mesmo o meca não concordando e falou que mandaria o cabeçote para outra retífica MAS DISSE QUE NÃO QUERIA MAIS AQUELE CABEÇOTE , QUE QUERIA UM CABEÇOTE NOVO , MAS O MECA MANDOU O CABEÇOTE PARA OUTRA RETÍFICA e esta outra retífica condenou o cabeçote , LOGO :

DEPENDE MUITO PARA QUE RETÍFICA O MECANICO MANDA O MOTOR/CABEÇOTE PARA SER RETÍFICADO/CONSERTADO .

red_camel
19/11/2012, 19:04
sim, concordo contigo.. realmente é uma peça que poderá causar um enorme dano!!!

recebi alguns orçamentos de cabeçote
cabeçote original: R$ 5.300,00
cabeçote japones: R$ 1.650,00
cabeçote marca MD (coreano): R$ 1.560,00

fiz orçamento na América e na Império... alguma recomendação?? principalmente de quem já comprou um cabeçote novo hehe
a diferença de preço é realmente muuito grande, vale a pena pegar o original?

abraços e uma ótima semana a todos!!

guilhermeabreu
19/11/2012, 19:15
sim, concordo contigo.. realmente é uma peça que poderá causar um enorme dano!!!

fiz orçamento na América e na Império... alguma recomendação?? principalmente de quem já comprou um cabeçote novo hehe

Como falei , fiz o motor da minha SW4 93 CABEÇOTE DE FERRO e paguei R$1.000,00 pelo cabeçote paralelo da marca AUTOTEC e ficou muito bom , comprei na ANTÔNIO AUTO PEÇAS daqui de Campos-RJ , tem o telefone aqui no forum lá em cima no início desta página , como o seu é de alumínio , não sei o preço , pede para falar com o Joaquim ou jadson e fala que eu indiquei e que é para eles fazerem o desconto que eles fazem para mim .

ÍSTO CASO PRECISE DE COMPRAR UM NOVO , e estes dois endereços que vc citou tem bons preços e acrescenta aí a FERRAÇO tb de Ponta Porã .

dorderf
19/11/2012, 21:19
Eu colocaria (como coloquei) paralelo. A diferença é brutal! Dá pra trocar 3 cabeçotes!

Banzai
10/12/2012, 10:27

Red,

nao sei se ja comprou as peças incluindo o radiador, mas aqui vai minha contribuição.
Minha SW4 98 esta ainda no mecanico (troca de cabeçote) e creio que essa semana eu a pegue.
Ela esta com o Joao da Sollo4WD, onde deixei por indicação do pessoal aqui do forum. Se voce estiver em Sampa, pode falar com ele.

bom, eu fiz vários orçamentos incluindo America e Ferraco e comprei algumas peças com a America (ver tabela). As molas eu nao consegui em nenhuma loja, America ou Ferraço, ainda que tenha feito orçamento. Eu comprei na concessionaria as molas e para minha surpresa nao saiu muito acima o valor (240,00 por todas as 8). O preço do cabeçote cotado como japones foi o mesmo que voce conseguiu e nesse caso eu consegui um com uma empresa aqui em Sampa mesmo, por 1.550,00. Segundo o dono da loja, o cabeçote é koreano. O que me fez decidir por comprar dele foi o fato de ele dar garantia de 10 meses (o que nao temos pela America ou Ferraço) e alem disso pode dividir o valor.Outro fator que contribuiu é que também abaixa o valor do frete ja que o cabeçote é mais pesado. Nao posso te dizer se realmente é melhor ou nao do que o Japones da America, mas o Joao da Sollo4WD me informou que é de boa qualidade, bem feito, sem grosserias de acabamento.
Quanto ao radiador, acabei de ligar na Paccini e me informaram que um radiador da SW4 98 sai por 897,00 porem ele nao sabia se a capacidade do mesmo era de 7 ou 10 litros. Informei que preciso do de 10 litros e devo ligar daqui a pouco para confirmar.
Tentei contato na Visconde, mas quando atendiam, caia a ligação.

contatos das empresas acima citadas:
Sollo4WD - Joao - 11 3835 3781
So peças importados - Homar - 11 2081 5633
Paccini - Ricardo - 11 2842 1480 (pode ser outro vendedor- na verdade esse nao sabia a capacidade do radiador)

AMERICA

Item
quantidade
metrica
Valor

valvulas de escape
1
JG
240

valvulas de admissao
1
JG
170

molas valvulas
1

200

parafusos cabecote
1
jogo
450

JUNTA CABEÇOTE 3 PIC
1
unidade
175

jogo de juntas motor
1
jogo
530

red_camel
10/12/2012, 11:55
Red,

nao sei se ja comprou as peças incluindo o radiador, mas aqui vai minha contribuição.
Minha SW4 98 esta ainda no mecanico (troca de cabeçote) e creio que essa semana eu a pegue.
Ela esta com o Joao da Sollo4WD, onde deixei por indicação do pessoal aqui do forum. Se voce estiver em Sampa, pode falar com ele.

bom, eu fiz vários orçamentos incluindo America e Ferraco e comprei algumas peças com a America (ver tabela). As molas eu nao consegui em nenhuma loja, America ou Ferraço, ainda que tenha feito orçamento. Eu comprei na concessionaria as molas e para minha surpresa nao saiu muito acima o valor (240,00 por todas as 8). O preço do cabeçote cotado como japones foi o mesmo que voce conseguiu e nesse caso eu consegui um com uma empresa aqui em Sampa mesmo, por 1.550,00. Segundo o dono da loja, o cabeçote é koreano. O que me fez decidir por comprar dele foi o fato de ele dar garantia de 10 meses (o que nao temos pela America ou Ferraço) e alem disso pode dividir o valor.Outro fator que contribuiu é que também abaixa o valor do frete ja que o cabeçote é mais pesado. Nao posso te dizer se realmente é melhor ou nao do que o Japones da America, mas o Joao da Sollo4WD me informou que é de boa qualidade, bem feito, sem grosserias de acabamento.
Quanto ao radiador, acabei de ligar na Paccini e me informaram que um radiador da SW4 98 sai por 897,00 porem ele nao sabia se a capacidade do mesmo era de 7 ou 10 litros. Informei que preciso do de 10 litros e devo ligar daqui a pouco para confirmar.
Tentei contato na Visconde, mas quando atendiam, caia a ligação.

contatos das empresas acima citadas:
Sollo4WD - Joao - 11 3835 3781 (tel:11 3835 3781)
So peças importados - Homar - 11 2081 5633 (tel:11 2081 5633)
Paccini - Ricardo - 11 2842 1480 (tel:11 2842 1480) (pode ser outro vendedor- na verdade esse nao sabia a capacidade do radiador)

AMERICA

Item
quantidade
metrica
Valor

valvulas de escape
1
JG
240

valvulas de admissao
1
JG
170

molas valvulas
1

200

parafusos cabecote
1
jogo
450

JUNTA CABEÇOTE 3 PIC
1
unidade
175

jogo de juntas motor
1
jogo
530

Olá Banzai, primeiramente muito obrigado pela sua atenção!

Bom, já efetuei a compra do cabeçote e do radiador; o cabeçote comprei na Império (recebi um e-mail, pelo 4x4Brasil mesmo (será que descobriram que estava atrás de cabeçote???) que os cabeçotes estavam com 1 ano de garantia - tem um selo "termostático" que fica no cabeçote para identificar se houve aquecimento na peça, claro que a garantia não cobre se o problema for o radiador não funcionar e detonar o cabeçote, então esse selo garante que não houve super aquecimento do cabeçote. Paguei com o frete R$ 1.866,000 (o frete saiu uns 120 reais).
Em relação ao radiador, pprimeiramente entrei em contato via e-mail com a Visconte (via indicações aqui do fórum) e eles me passaram o número de uma empresa da minha cidade mesmo, pelo que vi eles devem ter "credenciado" empresas/mecânicas de radiador Brasil a fora.. então como tinham a pronta entrega e um dos melhores preços que pesquisei (R$ 660 em 3 vezes) acabei compprando! não cheguei a medir exatamente (vou fazer isso hoje a noite) mas pelo que vi tem 10 litros... a carcaça do radiador é de aluminio e a parte superior é de plástico (fiquei meio assim por esse detalhe pois o meu antigo era de metal...) o que estranhei um pouco é que a tampa do radiador antigo não serve no radiador novo (até comentei isso em outro topico, pois antes de "abrir" a minha vviatura fui trocando as peças mais "simples")
gostei que me deram 6 meses de garantia no radiador, estou para pegar a viatura hoje a noite, quero testar ela bem nesse período de garantia!!

necessito de uma ajuda dos entendidos.. com esse tanto de peça que troquei (cabeçote, junta do cabeçote, válv. XX (galera o mecanico me falou que precisava trocar mas eu esqueci o nome momentaneamente, falou que nao dava para usar a antiga), radiador, correia dentada) preciso andar de maneira a ""amaciar" o motor?? tipo não andar em rotações altas, velocidade alta??

muito obrigado por tudo, desejo a todos uma ótima semana!!!