PDA

Ver Versão Completa : Radiadores - Capacidade

alfreis
14/01/2008, 12:41
All,

Alguém teria alguma relação de capacidades de radiadores de carros???

No site da Radiadores Visconde tem as medidas, mas não tem capacidade...Quando se encontra alguma coisa é a capacidade total do sistema, mas inclui motor e mangueiras...

Estou precisando fazer um up grade no radiador do meu Samurai e andei vendo que a VW colocava dois radiadores no Gol equipado com motor Ap 1.9 que exportava para a Argentina...

Resolvi partir para isso, mas quando fui medir a capacidade do radiador do gol (que caberia no espaço que eu tenho sobrando) tive a surpresa de saber que ele cabe coisa muito próxima a 01 litro de água!!!

Confesso que pensei que caberia mais!!!

Tenho que pensar em um outro, pois tenho disponível para o radiador um espaço de 50x35 cm...

[]'s

rabitz
14/01/2008, 13:00
não acredito que caiba muito mais que isso Dentro do Radiador...

use um reservatório de água maior.

alfreis
14/01/2008, 14:00
Rabitz,

Eu já uso o reservatório da S10 que deve ser um dos maiores disponíveis...
O reservatório aparece bem no canto da foto...

[]'s

rabitz
14/01/2008, 15:07
então... quantos litros cabem no TOTAL, no conjunto, Radiador + Reservatório + tubulações?

alfreis
14/01/2008, 15:13
Rabitz,

Estou próximo de 7 litros...
Digo próximo, pois a medida é na base da garafa de água mineral!!!...Rs

[]'s

rabitz
14/01/2008, 17:56
Não conheço muito bem o comportamento da dissipação, caso seja alterado o tamanho do dissipador (radiador), mas você está com cerca de 7 litros no sistema, meu carro, um Rocam 1.6, tem acho que 4 litros,... acho que você não precisa se preocupar com superaquecimento... já que essa água estará em constante movimento.

Fabil
14/01/2008, 19:36
Alexandre..
pela foto me parece que vc tá usando 2 ventoinhas? e esse baita radiador é de que? santana?
seu AP diesel tá esquentado mesmo com isso tudo ae? se sim, sua valvula termostatica é a propria o AP diesel ?

T+

Fabil
14/01/2008, 19:40
aahhh só um pitaco analizando a foto..

se o seu carro fosse meu, eu tiraria o filtro de ar de onde esta no momento, veja que ele esta no ponto mais alto do cofre do motor ( tem a vantegem de nao sugar agua em trechos alagados) mas sofre um bocado admitindo ar o mais quente possivel, ainda mais em trilhas onde a velocidade é baixa, o ar dentro do cofre nao circula e fica quente justamente ae onde esta o filtro..

ou colocaria um snorkel e deslocaria a caixa do filtro de ar p/ o lado o mais baixo possivel ou mudaria o local da caixa do filtro mas colocaria uma mangueira captando o ar mais frio perto na parte frontal do capô...

T+

alfreis
15/01/2008, 11:06
Fabiano,

Vc sempre ajudando!!!...Valeu mais uma vez!!!

Eu pensei nessa de captar ar mais frio, tanto que coloquei um tubo daqueles de aquecedores a gas para que o ar fosse captado pela lateral do capô...Aparentemente não deu muita diferença na temperatura...

A idéia do snorkel é boa também, mas eu precisaria arrumar um para o lado do motorista, pois no lado do passageiro tenho uma bateria grande que atrapalha colocar um snorkel por lá...

Apesar de dizerem que a válvula termostática, melhor a falta dela, não causa tantos problemas e deixaria o motor mais frio, um grande amigo comentou que esse motor tem uma mangueira que liga a bomba d'água ao bloco direto e que se estiver sem válvula termostática a tendência é que parte da água quente volte ao motor antes de passar pelo radiador...Isso deixaria o motor trabalhando mais quente, pois a refrigeração seria deficiente!!!...Esse fds eu vou colocar a válvula para ver o que acontece!!!

E respondendo a sua pergunta, estou com radiador de santana e ventoinhas duplas do tempra...Quando elas entram a temperatura cai, mas em subida acaba ficando ligada direto...

[]'s