Conectar

Ver Versão Completa : Pangaré

Páginas : 1 [2]

shuther4x4
30/11/2008, 22:51
Um colega comerciante, lá de Sorocaba (Fritz), disse-me que eles vivem pendurando a conta e que vários copos e talheres "somem" misteriosamente da mesa deles. :shock: :shock: :shock:

Isso não é verdade!!!:evil: Os copos não somem, eles só estão sendo emprestados para a sede do nosso clube!!:mrgreen: Além disso lá eles serão mais usados:mrgreen:!!!

Agora, aquele pessoal "alegre" da "rodinha" (não confunda com "dá a rodinha") de Sorocaba não vai mais sair do meu estabelecimento. :putz:

Aí galera, temos um novo lugar pra ir!!!!!!:mrgreen:
Aceita cheque??????:mrgreen:

BACALHAU
30/11/2008, 23:08
Ai jisus, estou perdido. :putz:

São todos benvindos, mas se não tiverem dinheiro para pagar, vão pra cozinha lavar pratos, ora pois pois. :mrgreen:

(Pensando bem... Todos já meio borrachos, vão me quebrar tantos pratos que a despesa vai ser maior. É melhor não. Fica valendo o título. Olha só o que o Gil foi me arrumar.)

shuther4x4
30/11/2008, 23:53
Ai jisus, estou perdido. :putz:

Não é bem assim.
Com a nossa presença em seu estabelecimento (e gostando, claro), criaremos uma rede de divulgação em veiculos de comunicação em massa (forum4x4/niva). Isso com certeza trará inúmeros clientes ávidos por comer bacalhau (não você, lógico:mrgreen:). Dessa forma seus lucros aumentarão exponencialmente, e, quando for fazer o levantamento do custo/benefício dessa "rodinha", verá com seus próprios olhos que é altamente compensador deixar-nos entrar e comer esses pratos a base de bacalhau!!!!:-P

Veja o exemplo da rede de telefonia de celular numa certa cidade do Ceará: Após citarem aqui no fórum que esta cidade era desprovida de tal serviço, teve uma grande movimentação da iniciativa privada, uma verdadeira "corrida do ouro" para a implantação e exploração do mesmo. E hoje, alguns meses depois, essa cidade já pode contar com rede de celular, permitindo que seus moradores deixem a modernidade entrar em cada um deles, alargando seus horizontes e propiciando momentos de inestimável prazer junto ao aparelho!!!!:mrgreen:

Abraços!!!
ps: já comprou o seu Celular????

BACALHAU
01/12/2008, 00:40
Botando a minha dentro da sua :twisted: (resposta)

Não é bem assim.
Com a nossa presença em seu estabelecimento (e gostando, claro), criaremos uma rede de divulgação em veiculos de comunicação em massa (forum4x4/niva). Isso com certeza trará inúmeros clientes ávidos por comer bacalhau (não você, lógico:mrgreen:). Dessa forma seus lucros aumentarão exponencialmente, e, quando for fazer o levantamento do custo/benefício dessa "rodinha", verá com seus próprios olhos que é altamente compensador deixar-nos entrar e comer esses pratos a base de bacalhau!!!!:-P
Porquê isso não deu certo no Fritz e ele está quase pedindo falência? Hien, hein?

Veja o exemplo da rede de telefonia de celular numa certa cidade do Ceará: Após citarem aqui no fórum que esta cidade era desprovida de tal serviço, teve uma grande movimentação da iniciativa privada, uma verdadeira "corrida do ouro" para a implantação e exploração do mesmo. E hoje, alguns meses depois, essa cidade já pode contar com rede de celular, permitindo que seus moradores deixem a modernidade entrar em cada um deles, alargando seus horizontes e propiciando momentos de inestimável prazer junto ao aparelho!!!!:mrgreen:
Com ou sem "vibracall"? :oops:

Abraços!!!
ps: já comprou o seu Celular????
Ainda não. Vou esperar o Natal. :roll: Quem sabe... Pedi este (http://www.americanas.com.br/AcomProd/591/2486244?opn=XCBDOP&par=emailacom) para o Papai Noel, mas acho que não vou ganhar não. Não confio num velho que se veste de vermelho e anda com um monte de viadinhos.

buchmann
01/12/2008, 13:25
Grande dono do Pangaré...

Esse fim de semana descobri esse tópico e me interessei por ele. Acabei lendo todos os post, um a um..

Primeiro fiquei feliz com sua compra, depois morri de raiva e fiquei triste de como vc foi enganado. Estou querendo comprar um Niva para mim, mas fiquei com medo de pegar um como vc pegou ( Niva é claro hehe). Suas dicas serão de grande ajuda na escolha do meu.

Mas vejo que esta conseguindo ressurgir das cinzas esse fénix (como já haviam comentado).. Parabéns pelo trabalho árduo, mas que já se vê um grande avanço, na estrutura pelo menos :) . Só lamento que o Galo seja movido por cachaça, e ultimamente ele esteja sempre com o pé no fundo do acelerador antes de ligar o motor.. sempre afogado e fedendo a combustível.

Te parabenizo novamente pelo bom humor e esforço de não tocar fogo no Galo (ainda) hehehe..

Boas melhoras com a coluna e bom trabalho. ;)

BACALHAU
01/12/2008, 19:37
Valeu, Buchmann.
Muito obrigado pela força e pelas gentis palavras.

Tocar fogo no Galo? De jeito nenhum, fede p'rá caramba, mas que ainda vou arrancar a penas do rabo dele uma por uma, ah, isso vou.:twisted:

Zabumbas e aquela força para o povo de SC. :concordo:

shuther4x4
01/12/2008, 21:47
Porquê isso não deu certo no Fritz e ele está quase pedindo falência? Hien, hein?

Deu certo sim, ô se deu! Mas tudo isso que é falado na mídia, não por nós, pois não podemos aparecer dessa forma, faz parte de um plano internacional de marketing, voltado para expansão e dominância do mercado de fiado para donos de Niva. Se tudo der certo com a Claro aí em Tamboril:dance:, provavelmente O Fritz seguirá seus passos e abrirá uma unidade nessa localidade dominada atualmente pela cozinha luso-brasileira. A vantagem, grande vantagem, é que só vai ter um dono de Niva pra fazerem fiado:mrgreen:.
Abraços!!:concordo:

BACALHAU
15/06/2009, 23:34
ALVÍSSARAS !!!

O galináceo energúmeno, cachacista, sem caráter, ...
... mas um put@ soldador voltou.
Depois de 14,5 meses (isso mesmo QUATORZE MESES E MEIO) :parede:ele voltou.
Já providenciei cordas e correntes. :evil: Agora ele, máquina de solda e demais apetrechos só saem daqui depois de concluído o serviço.
...E nem quero saber se é cárcere privado ou não. :odedo:

Girti
16/06/2009, 00:30
ALVÍSSARAS !!!

O galináceo energúmeno, cachacista, sem caráter, ...
... mas um put@ soldador voltou.
Depois de 14,5 meses (isso mesmo QUATORZE MESES E MEIO) :parede:ele voltou.
Já providenciei cordas e correntes. :evil: Agora ele, máquina de solda e demais apetrechos só saem daqui depois de concluído o serviço.
...E nem quero saber se é cárcere privado ou não. :odedo:

Graaaaaaande Bacalhau, parabéns, quem sabe agora a coisa vai para a frente! Mas não seria mais fácil e eficaz acorrentar o garrafão de cachaça? :mrgreen:

BACALHAU
16/06/2009, 07:39
Gil, você está doido? :shock:

Galo bêbado, assim como o peru (ave), só serve para comer e este não presta para isso em nenhum sentido. :mrgreen:
Além disso, ele trabalha com solda. Uma pequena faísca...

BUUUUUUUMMMM

Flugêncio
16/06/2009, 07:54
"Cumpade"

Vc poderia dizer qual a cor que o "Pangaré" ainda não teve?
Porque nas últimas fotos aparece até "verde melancia" rs rs rs

eniomurara
16/06/2009, 08:25
Que bom ver o tópico do Pangaré voltando com tudo.

O cara mora no sertão, de uma hora pra outra, o sertão começa a alagar e virar mar, (sá e guarabira), o Galo se escondeu é lógico.
As águas baixaram e ele voltou pro puleiro, digo, Pangaré.

GALERA .... vcs repararam bem na última foto que o Bacalhau postou ????? :shock::?::shock:

É a prova cabal de que esse PANGARÉ é MACHOOOOOOOO, ta aparecendo o "bigulim" dele na foto, e com a cabeçinha pra fora. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Eita NIVA poderoso sô. HEHEHEHEH
Por isso que o Galo não acaba nunca a parte de baixo do carro. HEHEHEHE

Abraços.

Girti
16/06/2009, 10:56

O cara mora no sertão, de uma hora pra outra, o sertão começa a alagar e virar mar, (sá e guarabira), o Galo se escondeu é lógico.

GALERA .... vcs repararam bem na última foto que o Bacalhau postou ????? :shock::?::shock:

É a prova cabal de que esse PANGARÉ é MACHOOOOOOOO, ta aparecendo o "bigulim" dele na foto, e com a cabeçinha pra fora. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Eita NIVA poderoso sô. HEHEHEHEH
Por isso que o Galo não acaba nunca a parte de baixo do carro. HEHEHEHE

Abraços.

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

cesar_am
16/06/2009, 16:43
Grande Bacalhau....muito bom ver este tópico reativado...!

http://tbn1.google.com/images?q=tbn:4Latw10NL0U-PM:http://3.bp.blogspot.com/_bLE9RPh5K2A/SGzAg4VJ2zI/AAAAAAAAB_o/Ezv0RT3pSDs/s400/jumentoALAZAO.jpg (http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/_bLE9RPh5K2A/SGzAg4VJ2zI/AAAAAAAAB_o/Ezv0RT3pSDs/s400/jumentoALAZAO.jpg&imgrefurl=http://apodibaixodopano.blogspot.com/2008_07_01_archive.html&usg=__3OMX8of4SQ4tA_GHvT8vWZTEzyk=&h=294&w=320&sz=27&hl=pt-BR&start=40&um=1&tbnid=4Latw10NL0U-PM:&tbnh=108&tbnw=118&prev=/images%3Fq%3Dpangar%25C3%25A9%26ndsp%3D20%26hl%3Dp t-BR%26lr%3Dlang_pt%26sa%3DN%26start%3D20%26um%3D1) :mrgreen::mrgreen:

Abraço.

BACALHAU
17/06/2009, 00:47
"Cumpade"

Vc poderia dizer qual a cor que o "Pangaré" ainda não teve?
Porque nas últimas fotos aparece até "verde melancia" rs rs rs

Cor de "Pangaré" quando foge... :mrgreen:

Cara, QUATORZE MESES E MEIO.:shock: Fora DOIS invernos. :parede:

Em relação à foto... :putz: Cada um vê aquilo que deseja. :odedo:

[QUOTE=Girti;907820]:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Achou grossa... quero dizer, graça, né Gil? :mrgreen:
Foi naquele "desfile" que teve domingo aí em Sampa? :twisted:

Grande Bacalhau....muito bom ver este tópico reativado...!

http://tbn1.google.com/images?q=tbn:4Latw10NL0U-PM:http://3.bp.blogspot.com/_bLE9RPh5K2A/SGzAg4VJ2zI/AAAAAAAAB_o/Ezv0RT3pSDs/s400/jumentoALAZAO.jpg (http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/_bLE9RPh5K2A/SGzAg4VJ2zI/AAAAAAAAB_o/Ezv0RT3pSDs/s400/jumentoALAZAO.jpg&imgrefurl=http://apodibaixodopano.blogspot.com/2008_07_01_archive.html&usg=__3OMX8of4SQ4tA_GHvT8vWZTEzyk=&h=294&w=320&sz=27&hl=pt-BR&start=40&um=1&tbnid=4Latw10NL0U-PM:&tbnh=108&tbnw=118&prev=/images%3Fq%3Dpangar%25C3%25A9%26ndsp%3D20%26hl%3Dp t-BR%26lr%3Dlang_pt%26sa%3DN%26start%3D20%26um%3D1) :mrgreen::mrgreen:

Abraço.

Valeu pela força, mas isso aí é um jumento (jegue). :concordo:

BACALHAU
17/06/2009, 01:10
PessoALL, a cada dia vou conhecendo um pouco mais o nosso NIVA e me surpreendendo, e me maravilhando, e me apaixonando cada vez mais.
Vou também mudando os meus (pre)conceitos e meus projetos referentes a ele. Principalmente no que se referia a "nacionalizar" tudo o que eu pudesse nele.
Hoje não foi diferente.
Peguei o motor de partida, que estava em um canto desde dezembro de 2007, quando desmontei a viatura, e depois de uma limpeza externa (graxa, sujeira, lama, ...) comecei a desmontá-lo. A minha idéia original era substituí-lo pelo do Santana, mas...
Depois que o desmontei e limpei, fiquei maravilhado com o que vi. Um equipamento robusto e muito bem construído. Um dos motores elétricos mais sólidos e bem acabados que eu já vi em minha vida.
Não vou aqui tecer comentários sobre a suas características de construção, mas digo uma coisa para vocês, esse motor de partida vai continuar na ativa no "Pangaré" até o dia em que ele pifar definitivamente e eu não conseguir repará-lo.
Assim que terminar o serviço, posto todas as fotos do passo-a-passo. Por hora uma amostra.

Girti
17/06/2009, 16:29
Foi naquele "desfile" que teve domingo aí em Sampa? :twisted:

Você foi ao seu desfile? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

shuther4x4
17/06/2009, 22:16
É isso aí!!!
É bom ver o ânimo voltar a vida de um amigo.
Ás vezes a vida é assim mesmo, precisamos de novas experiências para que um rumo seja tomado.
Parabéns pela retomada incansável da recuperação do pangaré. Já tá na traseira né!!!

Viu como foi bom ter ido no desfile em Sampa!!!!:mrgreen::mrgreen:

Ah, só uma observação:
Tem um cara de benedito novo que ficou com inveja do batente da suspensão traseira. Se tiver um aí sobrando (não vai mandar o seu de uso, claro) manda pra ele, pois a alvanca de marcha do opalão não deve tá dando mais no couro!!!!:mrgreen::mrgreen:

buchmann
17/06/2009, 23:39
Motor de arranque feito para aguentar guerras nucleares hehehehe

Por enquanto vou ficar aqui assistindo a reforma, adoro ver isso.

Que os animos continuem sempre para cima :)

BACALHAU
18/06/2009, 08:51
É isso aí!!!
É bom ver o ânimo voltar a vida de um amigo.
...

Fábio, você disse tudo.
A reforma do Pangaré tem sido para mim mais do que reformar um carro. É uma terapia, uma meta de vida.
Passei a minha vida toda em intensa atividade. O meu trabalho, pelas suas características, era intenso e me possibilitava constantes desafios e novidades. Em toda a minha vida só tirei férias uma vez (15 dias), estava sempre em busca de novos desafios e desenvolvia várias atividades paralelas. Me impunha sempre vária metas e buscava sempre alcançá-las. Depois do acidente que fu... :shock:, quero dizer: ferrou :mrgreen:, a minha coluna, me vi obrigado a uma "inatividade" que quase me deixou louco.
O Pangaré trouxe para mim um novo alento. Pena que muitas coisas não possam ser feitas por mim mesmo, mas, como sou teimoso, trinco os dentes, tento suportar a dor e vou em frente. Aos poucos vou recuperando o que posso (motor de partida, alternador, diferenciais, painel, ...). Vou estudando e vou executando. Quando termino um item (p.ex.: ontem terminei um motor de partida) coloco dentro de um saco plástico, depois em uma caixa, fecho, identifico e guardo. Na hora de montar, é só colocar no lugar.
Estou também tirarando fotos do passo-a-passo, para disponibilizar aqui no nosso Fórum. Não sei se vou ter competência, mas vou tentar fazer uma espécie de "apostila" de cada item.
Assim que terminar esta etapa estrutural do Pangaré e vender dois terrenos que eu tenho aqui, vou chamar um caminhão baú (dos grandes), jogar a minha tralha dentro e vou arribar daqui.

OBS.: Quem tiver contato com alguma transportadora, me avise. Muitas vezes trazem cargam do Sul ou Sudeste e voltam com o caminhão vazio.

BACALHAU
18/06/2009, 09:13
Motor de arranque feito para aguentar guerras nucleares hehehehe

Por enquanto vou ficar aqui assistindo a reforma, adoro ver isso.

Que os animos continuem sempre para cima :)

É isso aí, meu camarada. Era feito para durar.
Para você ter uma idéia, adquiri recentemente um alternador de um Golf batido, era um carro novo. O rotor já estava enferrujando, a tinta que recobria o ventilador interno (umas aletas que ficam no rotor) estavam descascando, o enrolamento de cobre sem nenhuma proteção.
Recentemente, o alternador da minha Saveiro pifou porque um fio do rotor soltou devido à força centrífuga. :parede:

Agora, dá uma olhada na foto do rotor (induzido) da motor de partida do NIVA. Detalhe: A parte central (o metal prateado brilhante) não foi limpo não. E esse alternador estava jogado em um quarto (depósito), que molhou todo com as fortes chuvas que caíram aqui, desde dezembro de 2007.

Obrigado pela sua força e incentivo. Agradeço também aos demais. :concordo:

Girti
18/06/2009, 13:26
Fábio, você disse tudo.
A reforma do Pangaré tem sido para mim mais do que reformar um carro. É uma terapia, uma meta de vida.
Passei a minha vida toda em intensa atividade. O meu trabalho, pelas suas características, era intenso e me possibilitava constantes desafios e novidades. Em toda a minha vida só tirei férias uma vez (15 dias), estava sempre em busca de novos desafios e desenvolvia várias atividades paralelas. Me impunha sempre vária metas e buscava sempre alcançá-las. Depois do acidente que fu... :shock:, quero dizer: ferrou :mrgreen:, a minha coluna, me vi obrigado a uma "inatividade" que quase me deixou louco.
O Pangaré trouxe para mim um novo alento. Pena que muitas coisas não possam ser feitas por mim mesmo, mas, como sou teimoso, trinco os dentes, tento suportar a dor e vou em frente. Aos poucos vou recuperando o que posso (motor de partida, alternador, diferenciais, painel, ...). Vou estudando e vou executando. Quando termino um item (p.ex.: ontem terminei um motor de partida) coloco dentro de um saco plástico, depois em uma caixa, fecho, identifico e guardo. Na hora de montar, é só colocar no lugar.
Estou também tirarando fotos do passo-a-passo, para disponibilizar aqui no nosso Fórum. Não sei se vou ter competência, mas vou tentar fazer uma espécie de "apostila" de cada item.
Assim que terminar esta etapa estrutural do Pangaré e vender dois terrenos que eu tenho aqui, vou chamar um caminhão baú (dos grandes), jogar a minha tralha dentro e vou arribar daqui.

OBS.: Quem tiver contato com alguma transportadora, me avise. Muitas vezes trazem cargam do Sul ou Sudeste e voltam com o caminhão vazio.

Graaaande Bacalhau, é sempre bom ter objetivos, e o seu é dos grandes, recuperar o Pangaré vai dar trabalho, mas, tendo em vista a sua dedicação, vai valer a pena! :concordo:

Estamos aguardando a sua passagem por aqui! :-D

BACALHAU
18/06/2009, 15:06
Graaaande Bacalhau, é sempre bom ter objetivos, e o seu é dos grandes, recuperar o Pangaré vai dar trabalho, mas, tendo em vista a sua dedicação, vai valer a pena! :concordo:

Estamos aguardando a sua passagem por aqui! :-D

Quem sabe no "desfile" do ano que vem... :dance:

Girti
18/06/2009, 16:57

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

buchmann
18/06/2009, 23:02
Grande Bacalhau..

Fico admirado com sua força de vontade e determinação com o Pangaré. Se fosse qualquer um já tinha comprado uns 5 litros de alcool e tocado fogo no bixo. Bom.. 4 para afogar as maguas e 1 para fazer usar como pensaram kkkkk

Falando sem sacanagem, mas realmente te admiro pelo empenho. E se fizer o que comentou acima: que vai fazer uma "Apostila" de como se mexer em tudo no Niva. Cara, isso vai ser de grande ajuda para membros (como falei: sem sacanagem hehe), e futuros membros que estão interessado ou já possuem um Niva.

Se eu morasse perto de sua cidade, com certeza iria te visitar e ajudar a fazer esse arduo trabalho .. Parabéns

Ah.. uma perguntinha: para onde vc esta pretendendo ir morar??

Abraços

BACALHAU
18/06/2009, 23:35
Buchmann, devo fazer uma "escala" na Bahia, mas o meu objetivo é SC ou RS, em alguma cidade de, no máximo, 10 mil habitantes.
Agora, em relação a tocar "fogo no bixo (?)", espero que você esteja referindo-se ao "Galo", o safado que está fazendo o serviço estrutural no NIVA e que me deixou esperando tanto tempo para retomar o serviço. Nesse eu tocava fogo com ele vivo. :evil:
Em relação às "apostilas", assim que tiver um tempo postarei a primeira: "Motor de Partida".

Prieto 4x4
19/06/2009, 10:14

Bacalhau

Desculpe-me a intromissão, mas você não está se referindo a "parada", está???

Mesmo se estiver, não tem problema. A amizade e a consideração continua a mesma. Sem preconceitos.

Só acho que você vai ter que reformular a cor do Pangayré....

:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

eniomurara
19/06/2009, 10:26
Um tom rosinha claro quem sabe.
O nome ficou lindinho.
:-D:-D:-D:-D
Mas pelas fotos o NIVA do Bacalhau é MACHO.
Tanto é que o GALO não sai de baixo.

cesar_am
19/06/2009, 10:27
Buchmann, devo fazer uma "escala" na Bahia, mas o meu objetivo é SC ou RS, em alguma cidade de, no máximo, 10 mil habitantes.
Agora, em relação a tocar "fogo no bixo (?)", espero que você esteja referindo-se ao "Galo", o safado que está fazendo o serviço estrutural no NIVA e que me deixou esperando tanto tempo para retomar o serviço. Nesse eu tocava fogo com ele vivo. :evil:
Em relação às "apostilas", assim que tiver um tempo postarei a primeira: "Motor de Partida".

E aí "Galo Véio" , ops "Pangaré Véio " !!!:mrgreen:

Tá ficando meio esquisito este fórum, Apostila de como mexer com o membro ??!! :stop::mrgreen:

Ufaaa !
Ainda bem que Santa Rosa tem mais que 10 mil habitantes....:mrgreen:

Estou ancioso pra colocar pra dentro do "Bacalhau Pangaré". Calma, é uma pasta que criei, pra arquivar suas Apostilas...:mrgreen:

Um Forte abraço. Seja bem vindo ao Pampa gaúcho.

Talvez reencontre aquela Morocha ou Japiraca.....

BACALHAU
19/06/2009, 11:05
Bacalhau

Desculpe-me a intromissão, mas você não está se referindo a "parada", está???

Mesmo se estiver, não tem problema. A amizade e a consideração continua a mesma. Sem preconceitos.

Só acho que você vai ter que reformular a cor do Pangayré....

:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Parada, né César?
Não estou dizendo...? :D
Para quem é "entendido", um pingo é letra.
Não preciso nem dizer o nome da "coisa" que quem é do ramo sabe. :odedo:

Você se diz "sem preconceitos", mas o que tem de errado com as outras cores do ARCO-ÍRIS?
Além disso, como o meu "cumpade" Flugêncio (vulgo Flu-Flu ou Fru-Fru) muito bem definiu, a cor de "Jerimum Caboclo" até que fica bem. Sabe como é né? Jerimum = abóbora, abóbora lembra Cinderela, Cinderela lembra princípe encantado. :shock:
Mas............ não fica por aí não. :discordo: Príncipe encantado lembra sapo, que lembra beijo de princesa, que lembra uma linda rapariga, no que sou muito chegado, gosto muito e faço uso. :dance: Seguindo por outra vertente: sapo lembra roça, que lembra cavalo, que lembra Pangaré. :mrgreen:

BACALHAU
19/06/2009, 11:07
Um tom rosinha claro quem sabe.
O nome ficou lindinho.
:-D:-D:-D:-D
Mas pelas fotos o NIVA do Bacalhau é MACHO.
Tanto é que o GALO não sai de baixo.

Olha aí! Olha aí!

Mais um que saiu do "armário" e entregou o "ouro" pro bandido.

Crocodilo
29/06/2009, 22:02
Obrigado pelas palavras amigo Bacalhau, pois é Crocodilo é na verdade meu apelido de infância. Estive verificando o seu Pangaré, parece que está melhor que o meu, que até um incêndio num matagal ele foi atingido, tendo uma lateral toda chamuscada e ter que trocar dois pneus trazeiros que se foram.
um grande abraço

BACALHAU
02/07/2009, 22:14
A seguir, a continuação do serviço de substituição das longarinas do Pangaré.
Nas imagens abaixo, o trecho localizado sob do banco traseiro.

BACALHAU
02/07/2009, 22:17
Continuação...

BACALHAU
02/07/2009, 22:26
Para assustar as criancinhas: O Galo, ou seria o Chupa-Cabras ? :shock:

BACALHAU
02/07/2009, 22:32
Confecção da travessa de fixação dos amortecedores e reforço do suporte das molas e caixa das rodas traseiras.

BACALHAU
02/07/2009, 22:41
Substituição das partes atacadas por "cupins" nas caixas de roda e saia traseira.
Chapa utilizada: #16. :grin:

BACALHAU
02/07/2009, 22:47
Continuação...

[Fred]
02/07/2009, 23:11
Bachalhau.

Assim como todos nesse fórum, estou na torcida dessa batalha para a reconstrução desse PANGARÉ.

Aproveitando o clima florido, estou com uma "inveja branca" quanto a essa reforma. Eu que moro numa cidade não tão pequena e no eixo Rio-São Paulo não conheço ninguém que faça serviço dessa natureza. No máximo, reforço em chassis de CJ's etc.

Termine essas apostilas logo, porque assim que comprar o meu NIVA terei certeza que elas serão de muita utilidade.rsrsrs

Abs.

PS. Bacalhau. Desculpe a intromissão, mas eu li a um (bom) tempo atrás que você iria fazer alguns exames e provavelmente faria uma cirurgia, correto!? Realmente teve que fazê-la? Acertou o "monobloco"?

BACALHAU
02/07/2009, 23:34
;921491']Bachalhau.

Assim como todos nesse fórum, estou na torcida dessa batalha para a reconstrução desse PANGARÉ.

Aproveitando o clima florido, estou com uma "inveja branca" quanto a essa reforma. Eu que moro numa cidade não tão pequena e no eixo Rio-São Paulo não conheço ninguém que faça serviço dessa natureza. No máximo, reforço em chassis de CJ's etc.

Termine essas apostilas logo, porque assim que comprar o meu NIVA terei certeza que elas serão de muita utilidade.rsrsrs

Abs.

PS. Bacalhau. Desculpe a intromissão, mas eu li a um (bom) tempo atrás que você iria fazer alguns exames e provavelmente faria uma cirurgia, correto!? Realmente teve que fazê-la? Acertou o "monobloco"?

Olá, Fred.
Obrigado pelas suas palavras e pela força. :concordo:

Quanto a profissionais competentes, é coisa muito difícil de se encontrar em qualquer lugar, hoje em dia. Foi por isso que eu fiquei 14 meses e meio esperando este "Galo" safado e c*-de-cana voltar para continuar o serviço. O F.D.P. trabalha bem prá caramba.

Quanto às "apostilas", vão ser uma espécie de passo-a-passo (com muitas fotos) da recuperação de alguns componentes. Como quero colocar tudo de forma o mais completa e detalhada possível, estou esperando alguns detalhes para completá-las. A primeira deverá ser Motor de Partida.

Com relação ao meu "monobloco", a coisa está feia. Tem dias que só mesmo na base da teimosia (uns chamam de perseverança) e de muita vontade de aprumar o Pangaré é que eu consigo levantar da cama. Outros, só na base de Tramal 100mg na veia. Ainda estou procurando um "serra-ossos" que me inspire confiança. Esses é uns dos motivos pelos quais pretendo mudar daqui.
Agradeço o seu interesse.

[ ]s

Alexandre Banana
03/07/2009, 00:14
Grande Bacalhau,

Como é que está indo a reforma !? E quando você irá aparecer por Fortaleza pra andar conosco !?

BACALHAU
03/07/2009, 00:21
Fala, Alexandre.
Quanto à reforma, voltou a andar, como você pode ver nas páginas anteriores, mas ainda vai demorar um pouco para o Pangaré "relinchar" na Cidade da Luz.
Além disso, não posso me ausentar daqui por enquanto. Tenho que ficar segurando a escopeta. Se o Galo tentar fugir antes de acabar o serviço, desta vez passo chumbo no rabo dele. :twisted:

Girti
03/07/2009, 00:32
...Com relação ao meu "monobloco", a coisa está feia. Tem dias que só mesmo na base da teimosia (uns chamam de perseverança) e de muita vontade de aprumar o Pangaré é que eu consigo levantar da cama. Outros, só na base de Tramal 100mg na veia. Ainda estou procurando um "serra-ossos" que me inspire confiança. Esses é uns dos motivos pelos quais pretendo mudar daqui.
Agradeço o seu interesse.

[ ]s

Graaaaande Bacalhau, será que a equipe de reparos de seu "monobloco" não está em São Paulo? Santa Casa, Hospital das Clínicas, enfim, há de existir um "Galo Cego" aqui que possa dar um jeito em seu "monobloco"!

eniomurara
03/07/2009, 09:42
O Gil, sera que acupuntura não resolve esse problema ???

Tem uns JAPA bão nesse assunto, enche o peão de agulha e deixa ele lá esticado igual um CACTO.

Se bem que CACTO la pras bamdas de Tamboril deve ter aos montes né ???

Então Bacalhau .... acha um CACTO grandão e da um forte abraço nele. :concordo:
HAUHAUAHUAHUAHUAH.

Extimo Melhoras.
Abraço...ENIO

BACALHAU
03/07/2009, 10:47
Gil, o problema não é nem tanto onde, pois tenho UNIMERD (plano nacional), e sim quem. Tenho que encontrar um "serra-ossos" que me inspire confiança para que eu o deixe "penetrar na minha intimidade" :shock: :oops: :mrgreen:. O problema é que em cada um que eu vou, escuto um diagnóstico diferente. :parede:
Um outro ponto é que depois da cirurgia eu tenho que ficar sem poder viajar cerca de 40 dias. Como aqui em Tamboril não tem ninguém em quem eu confie para tirar uma unha encravada, primeiro tenho que mudar de cidade.

BACALHAU
03/07/2009, 10:51
Ênio, acupuntura com cacto...? :shock:
Agora eu sei como é que você resolveu aquele seu problema de hemorróida causado pela alavanca do câmbio da mesa-Opala. :twisted:
Abraçar um cacto bem grandão eu deixo para você. :odedo:
Estou querendo é abraçar uma bela catarinense. :dance:

GENIVA
03/07/2009, 12:34
salve,BACALHAU !
Pelo jeito esses médicos que tu foi são iguais a maioria dos mecânicos que levamos os nivas : Vão chutando pra tentar conserta-los!:discordo::discordo::discordo: Mas assim como bons mecânicos Não se encontra facilmente,os bons mèdicos tb estâo "escassos".:concordo:
Desejo que aches desses! E se ele por acaso tiver um niva... Daí sim 100% de comfiança!!!:dance::dance::dance:

BACALHAU
03/07/2009, 20:13
...
Desejo que aches desses! E se ele por acaso tiver um niva... Daí sim 100% de comfiança!!!:dance::dance::dance:

Um médico com um NIVA, de confiança? :shock:
Tu estás louco, vivente?
Tu achas que eu vou confiar em um cara que tem um NIVA? :discordo:
Esse NIVeiros são todos loucos... :mrgreen:

shuther4x4
03/07/2009, 22:52
Pangaré vai ficar com uma bela traseira heim!!!:twisted:
No bom sentido, claro!!!!:roll:

Abraços!

BACALHAU
07/07/2009, 22:25
Pangaré vai ficar com uma bela traseira heim!!!:twisted:
No bom sentido, claro!!!!:roll:

Abraços!

Digamos que o meu "Pangaré" vai ficar com as ancas aprumadas...

BACALHAU
07/07/2009, 22:56
Nas fotos 1 e 2, reparem na diferença da chapa (cor cinza) depois de passado o convertedor de ferrugem, que transforma o óxido de ferro (ferrugem) em fosfato ferroso (que impede que a oxidação evolua).
Nas fotos 3 e 4, as chapas impregnadas com o produto da foto 5.
Esse procedimento foi utilizado em todas as etapas da reforma do Pangaré até aqui. Ou seja, onde foi colocada nova chapa ou perfil formando uma caixa fechada e que não vai ser acessada ou pintada (interior das longarinas ou caixas de ar), foi passado o primer convertedor de ferrugem e o Anti Ruste, antes de ser fechado.
Infelizmente, esta é uma das duas últimas latas desse excelente produto (já esvaziei uma). O mesmo parou de ser fabricado pela Texaco do Brasil há cerca de dois anos e segundo o atendimento ao consumidor daquela companhia era um produto de excelente qualidade (isso eu confirmo) e que continua tendo grande procura. Segundo esse mesmo atendente, não tem similar no mercado nacional. :shock:
Agora, por favor, alguém me explique isso, pois a minha reduzida inteligência não alcança: Um produto tradicional e antigo no mercado, de excelente qualidade, com uma grande procura e sem concorrentes, deixa de ser fabricado e aquela empresa não tem intenção de voltar a produzi-lo.

Girti
07/07/2009, 23:25
Nas fotos 1 e 2, reparem na diferença da chapa (cor cinza) depois de passado o convertedor de ferrugem, que transforma o óxido de ferro (ferrugem) em fosfato ferroso (que impede que a oxidação evolua).
Nas fotos 3 e 4, as chapas impregnadas com o produto da foto 5.
Esse procedimento foi utilizado em todas as etapas da reforma do Pangaré até aqui. Ou seja, onde foi colocada nova chapa ou perfil formando uma caixa fechada e que não vai ser acessada ou pintada (interior das longarinas ou caixas de ar), foi passado o primer convertedor de ferrugem e o Anti Ruste, antes de ser fechado.
Infelizmente, esta é uma das duas últimas latas desse excelente produto (já esvaziei uma). O mesmo parou de ser fabricado pela Texaco do Brasil há cerca de dois anos e segundo o atendimento ao consumidor daquela companhia era um produto de excelente qualidade (isso eu confirmo) e que continua tendo grande procura. Segundo esse mesmo atendente, não tem similar no mercado nacional. :shock:
Agora, por favor, alguém me explique isso, pois a minha reduzida inteligência não alcança: Um produto tradicional e antigo no mercado, de excelente qualidade, com uma grande procura e sem concorrentes, deixa de ser fabricado e aquela empresa não tem intenção de voltar a produzi-lo.

Meu pitaco: hoje em dia, os carros não enferrujam mais, a chapa é tratada conforme nomras internacionais, visto que parte deles é exportada. Antigamente, no tempo dos Opalas, Corcéis e outros, os carros eram vendidos apenas no Brasil, quiça em algum paiseco latinoamericano, onde o consumidor tinha que se satisfazer com a nomra "Ou este, ou este!" Felizmente, esses tempos mudaram, e hoje em dia nosso carros têm uma qualidade quase tão boa como os de fora!

Bacalhau, você conhece o Ferrox? Deve ser mais ou menos a mesma coisa, ele transforma o óxido ferroso em outra coisa (não me pergunte o que é, mas não enferruja! :mrgreen:)

shuther4x4
08/07/2009, 00:14
Baca, pra proteção de ferrugem, tem também um fundo fosfatizante (fim de semana vou ver se acho a lata e tiro foto pra ti) que se aplica na lata antes do fundo normal. As peças do assoalho que tratei com ele nem deram sinal de recidiva, diferente de uma parte traseira que foi sem esse fundo.
Experimente aí, não é tão caro.
Abraços.

BACALHAU
08/07/2009, 10:12
Meu pitaco: hoje em dia, os carros não enferrujam mais, a chapa é tratada conforme nomras internacionais, visto que parte deles é exportada. Antigamente, no tempo dos Opalas, Corcéis e outros, os carros eram vendidos apenas no Brasil, quiça em algum paiseco latinoamericano, onde o consumidor tinha que se satisfazer com a nomra "Ou este, ou este!" Felizmente, esses tempos mudaram, e hoje em dia nosso carros têm uma qualidade quase tão boa como os de fora!

Bacalhau, você conhece o Ferrox? Deve ser mais ou menos a mesma coisa, ele transforma o óxido ferroso em outra coisa (não me pergunte o que é, mas não enferruja! :mrgreen:)

Não enferrujam mais? :shock: Duvido.
Mas, mesmo que não enferrujem não quero saber de comprar um carro que usa a mesma chapa (espessura) de uma lata de óleo de soja. :evil: Se encostar nele, já era. Amassa. O resto, é papelão e plástico.

Quanto ao Ferrox, é um dos nomes comerciais do produto que mencionei, mas é a mesma coisa. É muito bom. :concordo:

BACALHAU
08/07/2009, 11:01
Baca, pra proteção de ferrugem, tem também um fundo fosfatizante (fim de semana vou ver se acho a lata e tiro foto pra ti) que se aplica na lata antes do fundo normal. As peças do assoalho que tratei com ele nem deram sinal de recidiva, diferente de uma parte traseira que foi sem esse fundo.
Experimente aí, não é tão caro.
Abraços.

Valeu, Fábio.
Mas este produto que eu estou passando, também é um fosfatizante. Transforma o óxido em fosfato.
De qualquer maneira, acho que um não elimina o outro. Se der para passar os dois eu passo. Mande as fotos do produto.
Quanto ao preço...
Dinheiro não é problema para mim. 8-) O que está difícil de achar é a água, aqui no sertão, para colocar tanta Garoupa. :mrgreen:

cesar_am
08/07/2009, 15:30
A titulo de curiosidade !!! :grin:

A ferrugem é um nome conhecido para um composto muito comum: o óxido de ferro. O óxido de ferro, cuja fórmula é Fe2O3, é comum porque o ferro se combina rapidamente com o oxigênio - tão rapidamente que quase não encontramos ferro puro na natureza.

O ferro (ou aço) enferrujando é um exemplo de corrosão: um processo eletroquímico que envolve um ânodo (um pedaço de metal que prontamente perde elétrons), um eletrólito (um líquido que auxilia os elétrons a se moverem) e um cátodo (um pedaço de metal que prontamente aceita elétrons). Quando um pedaço de metal corrói, é o eletrólito que ajuda a fornecer oxigênio ao ânodo.

Como o oxigênio se combina com o metal, os elétrons são liberados. Quando os elétrons fluem pelo eletrólito até o cátodo, o metal do ânodo desaparece, levado pelo fluxo de elétrons ou convertido em cátions de metal como a ferrugem.
Para que o ferro se torne óxido de ferro, são necessárias três coisas: ferro, água e oxigênio. Eis o que acontece quando eles ficam juntos: quando uma gota de água atinge um objeto de ferro, duas coisas começam a acontecer quase que imediatamente. A primeira é que a água (um bom eletrólito) se combina com o dióxido de carbono do ar para formar um ácido carbônico fraco, que é um eletrólito ainda melhor.

Conforme o ácido se forma e o ferro se dissolve, uma parte da água irá começar a se quebrar em seus dois componentes: hidrogênio e oxigênio. O oxigênio livre e o ferro dissolvido se ligam para formar óxido de ferro, liberando elétrons no processo.

Os elétrons liberados do ânodo do ferro seguem para o cátodo, que pode ser um pedaço de metal eletricamente menos reativo do que o ferro, ou até outro ponto do mesmo pedaço de ferro.

A reação que ocorre na formação da ferrugem, é uma reação de óxido-redução, resultando na equação geral:

Fe(s) -> Fe2+ + 2e- (oxidação do ferro)

O2 + 2H2O + 4e- -> 4OH- (redução do oxigênio)

2Fe + O2 + 2H2O -> 2Fe(OH)2 (equação geral)

Para evitar a formação da ferrugem existem algumas soluções como:

1- Passar óleo na superfície do ferro;

2- Utilizar um material de sacrifício, que consiste em unir ao ferro outro metal que tenha maior facilidade de se oxidar, como por exemplo o magnésio.

3- Galvanização, que nada mais é que aplicar uma camada de zinco sobre a superfície do ferro;

4- Tratar a superfície do ferro com cromato de sódio.

Abraços.

BACALHAU
08/07/2009, 19:06
Cara, aqui só tem professor. :palmas:
Depois de aulas de alemão e outras mais, hoje é dia de química. :razz:

Como curiosidade, imagine a lenha que é um navio de ferro imerso em água salgada.
Além de tratamento da chapa e pintura adequados, é utilizado o método do "anodo de sacrifício". No navios da nossa Marinha eram fixados no casco, abaixo da linha d'água, enormes barras de zinco. Quando eram retiradas, ou o que sobrava, nem de longe lembravam o que tinham sido.
O mesmo método é empregado em estruturas metálicas de pontes, plataformas de petróleo, entre outras estruturas de ferro submersas.

shuther4x4
10/07/2009, 15:32
Valeu, Fábio.
Mas este produto que eu estou passando, também é um fosfatizante. Transforma o óxido em fosfato.
De qualquer maneira, acho que um não elimina o outro. Se der para passar os dois eu passo. Mande as fotos do produto.
Quanto ao preço...
Dinheiro não é problema para mim. 8-) O que está difícil de achar é a água, aqui no sertão, para colocar tanta Garoupa. :mrgreen:

Aqui vão as fotos do produto. Realmente faz diferença.
abraços.

shuther4x4
10/07/2009, 15:40
PessoALL, a cada dia vou conhecendo um pouco mais o nosso NIVA e me surpreendendo, e me maravilhando, e me apaixonando cada vez mais.
Vou também mudando os meus (pre)conceitos e meus projetos referentes a ele. Principalmente no que se referia a "nacionalizar" tudo o que eu pudesse nele.
Hoje não foi diferente.
Peguei o motor de partida, que estava em um canto desde dezembro de 2007, quando desmontei a viatura, e depois de uma limpeza externa (graxa, sujeira, lama, ...) comecei a desmontá-lo. A minha idéia original era substituí-lo pelo do Santana, mas...
Depois que o desmontei e limpei, fiquei maravilhado com o que vi. Um equipamento robusto e muito bem construído. Um dos motores elétricos mais sólidos e bem acabados que eu já vi em minha vida.
Não vou aqui tecer comentários sobre a suas características de construção, mas digo uma coisa para vocês, esse motor de partida vai continuar na ativa no "Pangaré" até o dia em que ele pifar definitivamente e eu não conseguir repará-lo.
Assim que terminar o serviço, posto todas as fotos do passo-a-passo. Por hora uma amostra.

Dei uma geral no meu arranque também. Realmente é uma peça de muita qualidade. Percebe-se que é feito para facilitar a substituição das peças desgastadas. Pena que isso tem seu custo (a vedação dele - Ah, o meu é diferente do seu, apesar de bem parecido:putz:). Ficou outro, estava precisando dar umas pancadas pra dar a partida e mesmo assim rodava como se a batera estivesse fraca. Agora tá rodando que é uma beleza! E não foi preciso sustituir nada, só limpar/lavar bem tudo, lubrificar e montar novamente.
abraços.
ps: não tive saco de ficar tirando foto, mas devia, pois fui perceber que o meu era diferente do seu só agora, aí seria mais um pros arquivos.

BACALHAU
10/07/2009, 20:19
Aqui vão as fotos do produto. Realmente faz diferença.
abraços.

Valeu, Fabião.
Devidamente arquivado para futura análise. :mrgreen:

Quanto à "arpostilha" do motor de partida, acho que este FDS sai.
Estou "trampado" no NIVA direto, das 0700 às 1800 h, diariamente.
UFFFFFAAAAA.

Para a semana umas fotos bem interessantes da traseir... :oops: ops, das ancas, do Pangaré. :concordo:

[Fred]
15/07/2009, 22:59
Essa novela (ou romance curto) está cada dia mais interessante. O final feliz está prestes a chegar. E o melhor de tudo é ter o lado instrutivo: as apostilas.

Bacalhau! Estamos na torcida.
Abs.

BACALHAU
16/07/2009, 12:45
Olá, Fred.
Estava sumido.
Obrigado pela força, mas acho que o final feliz ainda está longe.
Só a parte estrutural está perto de acabar.

BACALHAU
16/07/2009, 20:39
Bem, pessoALL, antes de postar a nova "receita" fiz uma pesquisa nos tópicos sobre o assunto e são tantos que fiquei na dúvida em qual colocar, então, como na realidade são dois itens diferentes, vai aqui no tópico do velho "Pangaré".
Não vai ser, por enquanto, uma "arpostilha" porque só vou mostrar a adaptação mecânica. Quando eu fizer a elétrica, coloco tuuudo. :shock: :oops: :mrgreen:
Resolvi trocar a coluna de direção original, com ignição do lado esquerdo e tudo mais, pela do Fiat Tempra, com regulagem de altura do volante.
Com se vê nas fotos a seguir, não é P&P, mas chega perto.
Dois itens precisam ser mudados.
A coluna de direção do Tempra, do volante à caixa de direção, é mais longa do que a do NIVA, então a solução foi tirar o cardã do Tempra e manter o do NIVA, que é mais curto. Assim, ficaram as duas praticamente do mesmo tamanho. Além do quê, o estriado que vai na caixa de direção do Tempra é diferente (estrias finas) da caixa de direção do NIVA.
Outro ponto é o suporte de fixação no painel (carroceria). Além da furação dos parafusos não coincidir, o do Tempra tem que ser afastado um pouco mais para baixo (25mm), para a coluna não ficar roçando (ops :oops:). Talvez pelo fato de ter regulagem de altura do volante. Resolvi com a confeção de dois espaçadores que resolveram os dois problemas, além de tornar a adaptação totalmente reversível para o caso de resolver recolocar a coluna de direção original.

Continua...

BACALHAU
16/07/2009, 20:49
Terminada a parte de adaptação da coluna de direção, resolvi ver como ficava com a caixa de direção Gemmer (francesa), adquirida para substituir a original que estava com "férias" (de tão grande que era a folga).
A caixa francesa tem um eixo enooooorme (ui :odedo:). Solução: cortar 65 mm do mesmo. Prontinho.
Próxima etapa: Fazer o levantamento da fiação do volante do Tempra: limpador de pára-brisa, setas (piscas), faróis, buzina, ignição, ...
Mas isso é outra história, que depois eu conto. :mrgreen:

Flugêncio
16/07/2009, 21:34
Tá ficando bunituuuu!!!

Já em relação a solda do eixo, vai aparecer aquele senhor que faz biquinho e meter o pau. Aguarde!

cesar_am
17/07/2009, 10:23
Bacalhau !!

Meu Niva, esta com uma coluna de direção com regulagem de altura , acho que é do Tempra ou do Palio, mas foi mantido o sistema de setas originais. A ignição foi colocada a direita, pouco abaixo do painel.

A direção é hidráulica do Omega (segundo um dos meus mexânicos).

Se estas informações, meia boca, :oops: te ajudarem para alguma coisa posso tentar tirar algumas fotos e postar.

Abraços.

BACALHAU
17/07/2009, 13:11
Olá, César.
Agradeço sua gentil oferta de ajuda.
A coluna de direção do Tempra e a caixa Gemmer, já estão adaptadas.
Vou manter a coluna completa (comandos, miolo de ignição, caixa de acabamento, etc.) para evitar ficar tendo dor de cabeça à toa, do tipo os piscas não desarmarem quando retornar o volante após uma curva, p.ex..
Direção hidráulica não está nos meus planos, por enquanto. Vamos ver como se comporta essa "francesa". Tomara que seja boa de "curvas".;-)
Mas gostaria de ver as fotos das adaptações do seu NIVA. Sabe como é, sempre surgem novas idéias.
Como pretendo colocar um compressor de AC no Pangaré, gostaria de ver a adaptação da bomba da sua DH. O que eu pretendo fazer é colocar o compressor do AC no lugar do alternador original e o novo alternador (Bosch 90A) perto do distribuidor, em posições similares ao motor AP.
Como vou colocar dois ventiladores elétricos no radiador, no lugar do ventilador mecânico original entra outra polia.

cesar_am
20/07/2009, 16:00
Olá, César.
Agradeço sua gentil oferta de ajuda.
A coluna de direção do Tempra e a caixa Gemmer, já estão adaptadas.
Vou manter a coluna completa (comandos, miolo de ignição, caixa de acabamento, etc.) para evitar ficar tendo dor de cabeça à toa, do tipo os piscas não desarmarem quando retornar o volante após uma curva, p.ex..
Direção hidráulica não está nos meus planos, por enquanto. Vamos ver como se comporta essa "francesa". Tomara que seja boa de "curvas".;-)
Mas gostaria de ver as fotos das adaptações do seu NIVA. Sabe como é, sempre surgem novas idéias.
Como pretendo colocar um compressor de AC no Pangaré, gostaria de ver a adaptação da bomba da sua DH. O que eu pretendo fazer é colocar o compressor do AC no lugar do alternador original e o novo alternador (Bosch 90A) perto do distribuidor, em posições similares ao motor AP.
Como vou colocar dois ventiladores elétricos no radiador, no lugar do ventilador mecânico original entra outra polia.

Bacalhau !

Segue algumas fotos da bomba da DH, mas não sou fotógrafo profissional e o espaço tb dificultou....

Agora deixo para os experts, fazerem seus comentários e observações, assim talvez aprendo um pouco mais sobre o meu NIVA... :-D

Abraços.

BACALHAU
20/07/2009, 20:56
O retratista é prá lá de ruim, quase um lambe-lambe. :mrgreen:
O que salva aí é o NIVA. Mais uma vez nota-se que é muito bem cuidado. :concordo:
Estás de parabens, xiru. :palmas: Dá para ver que o teu russo teve mais sorte do que a tua máquina fotográfica. :twisted:

Agora, esclarece-me uma dúvida: Que alavanca é essa, em destaque na foto abaixo? :pensativo:

cesar_am
21/07/2009, 11:04
O retratista é prá lá de ruim, quase um lambe-lambe. :mrgreen:
O que salva aí é o NIVA. Mais uma vez nota-se que é muito bem cuidado. :concordo:
Estás de parabens, xiru. :palmas: Dá para ver que o teu russo teve mais sorte do que a tua máquina fotográfica. :twisted:

Agora, esclarece-me uma dúvida: Que alavanca é essa, em destaque na foto abaixo? :pensativo:

Tá feia a coisa né Bacalhau ! O problema foi achar a posição.. opss :putz: correta... mas esse negócio de lambe-lambe :evil::discordo:

Valeu pelos elogios do NIVA :concordo:, realmente não posso me queixar do rapaz.
Só to meio cabreiro com algumas coisas:

Um pequeno vazamento no diferencial dianteiro , acho que vou partir para um kit de juntas e retentores novos...

Ele ta meio cabritinho, verifiquei as molas trazeiras , devem ser as da Pampa, que realmente são mais duras. Creio que se colocar as originais deve melhorar...

Tá bebendo mais que o dono, 6 km/l na cidade.... preciso dar uma regulada no carburador...ôpa...desculpe...esqueci que tu não sabes o que é isso :mrgreen: A dificuldade é achar alguém confiavel pra lidar com ele...

No mais tudo tranquilo, meu time venceu o GRENAL do século :dance:

Bacalhau, esta alavanca da foto é a regulagem de altura do volante...

Pode contar sempre com este camarada...como esta o Pangaré ?

Feliz Dia do Amigo (atrasado) a todos... :palmas:

BACALHAU
21/07/2009, 14:02
Obrigado, amiguinho, para você também. :palmas:
Por falar em dia do amigo... Podíamos instituir o dia do NIVA (ou do NIVeiro).
Minha sugestão é pelo dia 29 de fevereiro. Explicação: Demora para chegar. :mrgreen:

Bom, vamos ao que interessa...
Com relação ao Pangaré, acho que vou mudar o nome para tartaruga. Ôh coisa lerda. :parede:
Esta semana aquele FDP do "galo" resolveu sumir.
Este FDS teve o "Tamboril Fest" ("ki xique" :shock:) que entre outras atrações "felomenais" teve Amado Batista (que merd... ops, :oops: quero dizer: que brega :putz:). Isso quer dizer que aquele galináceo $#@&*%$, deve estar com o c* cheio de cana curtindo a bebedeira.

Desculpem o desabafo.:cry:

Bom, gostaria de aproveitar para solicitar uma ajuda dos camaradas: Já procurei em tudo quanto é canto as pinças de freio traseiras do Fiat Tempra e um freio de mão daqueles de painel ( Pampa, Opala, D10, D20, F100, ...), enfim, um que dê :shock: para adaptar no NIVA, pois pretendo liberar os espaço da alavanca do freio de mão original.
Quem encontrar em algum lugar, favor me informar o preço e se o camarada puder comprar, mande-me os dados bancários para que eu possa efetuar o depósito.

Girti
21/07/2009, 17:25
Obrigado, amiguinho, para você também. :palmas:
Por falar em dia do amigo... Podíamos instituir o dia do NIVA (ou do NIVeiro).
Minha sugestão é pelo dia 29 de fevereiro. Explicação: Demora para chegar. :mrgreen:

Bom, vamos ao que interessa...
Com relação ao Pangaré, acho que vou mudar o nome para tartaruga. Ôh coisa lerda. :parede:
Esta semana aquele FDP do "galo" resolveu sumir.
Este FDS teve o "Tamboril Fest" ("ki xique" :shock:) que entre outras atrações "felomenais" teve Amado Batista (que merd... ops, :oops: quero dizer: que brega :putz:). Isso quer dizer que aquele galináceo $#@&*%$, deve estar com o c* cheio de cana curtindo a bebedeira.

Desculpem o desabafo.:cry:

Bom, gostaria de aproveitar para solicitar uma ajuda dos camaradas: Já procurei em tudo quanto é canto as pinças de freio traseiras do Fiat Tempra e um freio de mão daqueles de painel ( Pampa, Opala, D10, D20, F100, ...), enfim, um que dê :shock: para adaptar no NIVA, pois pretendo liberar os espaço da alavanca do freio de mão original.
Quem encontrar em algum lugar, favor me informar o preço e se o camarada puder comprar, mande-me os dados bancários para que eu possa efetuar o depósito.

Bacalhau, você já cogitou na possibilidade de acorrentar o Galo a algum lugar próximo ao Pangaré, de modo que ele não possa se afastar do mesmo? :twisted: Desta forma, não só ele não vai poder desaparecer, como se sentirá motivado a terminar logo o serviço! :mrgreen:

BACALHAU
21/07/2009, 20:36
Bacalhau, você já cogitou na possibilidade de acorrentar o Galo a algum lugar próximo ao Pangaré, de modo que ele não possa se afastar do mesmo? :twisted: Desta forma, não só ele não vai poder desaparecer, como se sentirá motivado a terminar logo o serviço! :mrgreen:

Gil. já pensei nisso. Cheguei até em comprar uma corda bem grossa.
O problema é que na frente da casa, onde está o Pangaré, só tem coqueiros e, como você deve saber, coqueiro não tem galhos e eu queria amarrar a outra ponta da corda em um galho bem alto. :twisted:
Mas, você me deu uma ótima idéia na resposta ao Ulisses. http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=936423&postcount=17

Vou mandar ele limpar a polia com o motor ligado. :twisted:
Vai voar pena para todo os lados. :mrgreen:

BACALHAU
27/07/2009, 23:01
Novidades no "front".
Substituição aos 29 minutos da prorrogação: Sai "Galo" entra "Boião".
Isso mesmo. Mandei o "cock" tomar no centro do "tail". :twisted:
Esse novo "reforço" veio muito bem recomendado.
Vamos ver então...

Quanto ao Pangaré, acho que foi uma excelente idéia comprar outro motor. O motor original dele, de original só as letras russas impressas nele. :parede:
Todo mexido, todo phudido, uma tristeza. :cry:
Amanhã, conto alguns detalhes.

BACALHAU
27/07/2009, 23:05
Hoje o motor foi desmontado, o bloco colocado no cofre do motor, acoplado ao câmbio, caixa de transferência e diferenciais, para estudar as novas fixações. Não quero prender as caixas ao assoalho.

[Fred]
02/08/2009, 11:41
BACALHAU!

Antes de mais nada, ainda acredito nesse pangaré. Pelo menos agora vc não depende de um "animal" para terminar o serviço... rsrs No entanto, fico na dúvida porque o sujeito recebeu o apelido (ou é nome mesmo?) de Boião? Ele parece uma boia grande? OU ele fica apenas boiando?

Bom, não é por isso que escrevo. Sobre o freio de mão, já pensou na viabilidade de instalar aquele da kombi nova? Aparentemente, repito, apenas aparentemente servirá exatamente para sua pretensão. Ele fica na mesma posição daqueles do OPALA e afins, mas tem a vantagem (eu acho) de ser "encontrável".

Vasculhei rapidamente a internet, mas não achei o raio da foto da kombi, mas achei esse do opala no mercado livre: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-94135530-alavanca-freio-de-mo-opala-cambio-na-direco-novo-original-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-94135530-alavanca-freio-de-mo-opala-cambio-na-direco-novo-original-_JM)

Tenho minhas dúvidas e medos quanto ao mercado livre, mas...

Abs.

BACALHAU
02/08/2009, 22:14
Olá, Fred.
Obrigado pela força de sempre. :concordo:
Com relação ao "Boião", não creio que seja nem por uma coisa ou outra. Ele diz que é apelido de infância, mas acho que não se lembra o porquê. Acho que está mais para "boi grande". Tá, eu sei que o certo seria boizão, mas no linguajar nativo "cearêstamborilense"... :putz: Eu digo isso porque ouvi um cara zoando com ele chamando de "vacona". :parede:
Mas é melhor deixar isso de lado.
O novo freio da Kombi eu não conheço, mas o antigo me parece muito grande, mas mesmo assim creio que não vou achar por aqui. Em dois anos e meio que eu me escond... quero dizer, moro por aqui sabe quantas kombis (ou Peruas, em Sampa :mrgreen:) eu vi por aqui?

Uma. Isso mesmo: UMA.
Se alguém tiver uma foto e as medidas, desde já agradeço. Também procurei na Internet e não achei.

Lembrando: Se alguém souber de um par de pinças do freio traseiro do Tempra para vender, favor informar o preço.
Outro item: Se alguém encontrar em algum lugar vendendo o produto "ANTI RUSTE" da Texaco, favor me informar e se puder comprar para mim, me informe o preço de três latas, para eu enviar o dinheiro, juntamente com a postagem. (foto abaixo)

Fred, quero ver você mudar a sua assinatura.
No lugar de "Ainda gastando sola do sapato", eu quero ver "Agora gastando $$$ com o NIVA" :twisted: :mrgreen: :concordo:

Walter Louzan
02/08/2009, 22:23
Caríssimo Bacalhau!

Aqui tecla o gringo, reaparecido.
Vou dar uma olhada nos desmanches de SJC, e ver se encontro alguma das coisas que tá procurando.
E logo, logo, reativo o tópico do Gorki, de pintura nova e quase pronto pra rodar.

Bração...

Walter

BACALHAU
02/08/2009, 22:26
Fala, meu camarada ARGHentino.
Preciso lhe falar. Estou reinstalando o Skipe.

BACALHAU
13/08/2009, 21:31
Bem pessoALL, depois de olhar vários (dois :mrgreen:) suportes para o diferencial dianteiro e não gostar, um porque tirava aquela tampa inferior e substituía por uma chapa de aço furada, etc, etc. (uma trabalheira danada e um aspecto visual que não me agradou), o outro porque prendia na barra estabilizadora. Solução esta que me parece que foi adotada pela Autovaz em um de seus modelos de NIVA (talvez o a diesel), não tenho certeza, mas que não me pareceu interessante por prender de um lado no motor e do outro em uma barra que não pertencia ao mesmo conjunto e por sofrer esforços de locais diferentes, decerto iria agravar o problema.
Então, parti para outra solução.
Sempre que eu procuro fazer alguma coisa diferente penso que as melhores soluções são aquelas mais simples. Isso porque nós temos a tendência de fazer projetos complicados e mirabolantes que muitas vezes resultam em desperdício de tempo, dinheiro e, na maioria vezes, não têm o resultado esperado.
Bom, deixemos de blá blá e vamos aos fatos, ou melhor, às fotos. :rolleyes:
Acho que por si só são explicativas.
Na primeira, fiz dois flanges (contornados em amarelo e vermelho).
O que está contornado em vermelho se assemelha a um "C" invertido. O que possibilita a retirada do conjunto sem ter que desmontaro semi-eixo.
Na segunda foto, depois de fixado os dois flanges e de ter unido muito bem o diferencial com o bloco do motor, soldei uma barra de ligação dos dois flanges. Esta barra foi feita de duas cantoneiras soldadas, ficando com um formato de "U", ficando extremamente resistente a flexão e torção.
Nas outras fotos a peça final em várias vistas.
Qualquer dúvida é só falar.
Breve o "agregado" para as caixas de câmbio e transferência com um calço extra para esta última. Esta bagaça presa no assoalho, nunca mais. :discordo:

shuther4x4
13/08/2009, 23:46
Belo cordão de solda heim!
Sem querer desmerecer, mas não deve ter sido você que fez a solda né!!!:mrgreen:

Simples e funcional.:concordo::concordo:

BACALHAU
14/08/2009, 06:53
Belo cordão de solda heim!
Sem querer desmerecer, mas não deve ter sido você que fez a solda né!!!:mrgreen:

Simples e funcional.:concordo::concordo:

Realmente, Fábio, não fui eu quem soldou. Mas ainda falta dar acabamento.
A peça não ficou aceitável para o meu PQSAF (Padrão de Qualidade de Segurança, Aparência e Funcionalidade) :mrgreen:
A parte que parece um "C" invertido, ficou com uma aparência horrível, porém, deve-se levar em conta que estou trabalhando com os materiais, equipamentos e mão-de-obra que tenho disponíveis aqui na região. Este "C" em questão, foi feito com dois pedaços de barra chata soldados em formato semelhante aquele sinal de maior, ou seja um "C" em ângulo agudo (menor que 90º). O formato arredondado foi feito com um disco de desbaste numa esmerilhadeira. O ideal teria sido usar uma chapa de aço e dar o formato com uma ferramente de corte adequada.
Quanto ao cordão de solda, acho que você se refere ao que une os dois pedaços de cantoneira (peça mais comprida). Na parte interna do "U" não dá para dar acabamento com a esperilhadeira, pois só pega a lateral do disco. O serviço vou fazer na lima, manualmente mesmo. :p
Gostaria ainda de poder galvanizar esta e outras peças, mas a saída vai ser pintar.
Eu tive pressa em tirar as fotos assim que a peça saiu do "forno" porque tem um companheiro nosso que está com o diferencial quebrado e talvez ele possa usar a minha idéia.
Para você ter idéia, o "quadro" ou "agregado" que vai segurar as caixas de câmbio e transferência, que eu bolei, teve que ser totalmente refeito. Além do material (ferro, solda, energia elétrica) foi um dia de trabalho perdido. :parede:
O resultado atual ainda está aquém do que eu desejaria, mas para um "fundo de quintal"...:rolleyes:

Marcio Rossetto
14/08/2009, 08:47
Bacana seu suporte bacalhau, mas no meu ver creio que ainda não é o bastante .

Vejo que há necessidade de também prever um suporte na traseira do diferencial.

O fucinho recebe muita tensão do cardã e vibração, então aquela região deve ser reforçada . Aquela é a região mais crítica

Quando os prisioneiro quebram é porque ali houve uma super força exercida , ou quebram os prisioneiros da frente ou a carcaça do diferencial, uma especie de fusível .

Por histórico, devido ao torque do meu Motor 2.0, fiz esse reforço na traseira . Não adinta vc apoiar só na frente .

O modelo anexado é tabajara ,eu fiz numa situação de emergência , mas resolveu o problema , pois apoia o fucinho ao mesmo tempo que protege contra uma pancada . Sugiro vc acrescentar algo nessa direção para complementar a sua Super Fixação .

Bem pessoALL, depois de olhar vários (dois :mrgreen:) suportes para o diferencial dianteiro e não gostar, um porque tirava aquela tampa inferior e substituía por uma chapa de aço furada, etc, etc. (uma trabalheira danada e um aspecto visual que não me agradou), o outro porque prendia na barra estabilizadora. Solução esta que me parece que foi adotada pela Autovaz em um de seus modelos de NIVA (talvez o a diesel), não tenho certeza, mas que não me pareceu interessante por prender de um lado no motor e do outro em uma barra que não pertencia ao mesmo conjunto e por sofrer esforços de locais diferentes, decerto iria agravar o problema.
Então, parti para outra solução.
Sempre que eu procuro fazer alguma coisa diferente penso que as melhores soluções são aquelas mais simples. Isso porque nós temos a tendência de fazer projetos complicados e mirabolantes que muitas vezes resultam em desperdício de tempo, dinheiro e, na maioria vezes, não têm o resultado esperado.
Bom, deixemos de blá blá e vamos aos fatos, ou melhor, às fotos. :rolleyes:
Acho que por si só são explicativas.
Na primeira, fiz dois flanges (contornados em amarelo e vermelho).
O que está contornado em vermelho se assemelha a um "C" invertido. O que possibilita a retirada do conjunto sem ter que desmontaro semi-eixo.
Na segunda foto, depois de fixado os dois flanges e de ter unido muito bem o diferencial com o bloco do motor, soldei uma barra de ligação dos dois flanges. Esta barra foi feita de duas cantoneiras soldadas, ficando com um formato de "U", ficando extremamente resistente a flexão e torção.
Nas outras fotos a peça final em várias vistas.
Qualquer dúvida é só falar.
Breve o "agregado" para as caixas de câmbio e transferência com um calço extra para esta última. Esta bagaça presa no assoalho, nunca mais. :discordo:

BACALHAU
14/08/2009, 12:59
Bacana seu suporte bacalhau, mas no meu ver creio que ainda não é o bastante .

Vejo que há necessidade de também prever um suporte na traseira do diferencial.

O fucinho recebe muita tensão do cardã e vibração, então aquela região deve ser reforçada . Aquela é a região mais crítica

Quando os prisioneiro quebram é porque ali houve uma super força exercida , ou quebram os prisioneiros da frente ou a carcaça do diferencial, uma especie de fusível .

Por histórico, devido ao torque do meu Motor 2.0, fiz esse reforço na traseira . Não adinta vc apoiar só na frente .

O modelo anexado é tabajara ,eu fiz numa situação de emergência , mas resolveu o problema , pois apoia o fucinho ao mesmo tempo que protege contra uma pancada . Sugiro vc acrescentar algo nessa direção para complementar a sua Super Fixação .

Pois é, Marcio, concordo plenamente com você. É interessante um reforço nessa região.
Pensei em uma alternativa à sua idéia (não é uma crítica, mas, uma questão de gosto), mas como o motor está desmontado (ali só estava o bloco), não tenho uma idéia precisa sobre o espaço que o cárter do óleo deixou. Sei que é bem pouco.
O que também vai diminuir os esforços nessa região do diferencial, no meu caso, é o suporte (agregado) que eu fiz para para as caixas de câmbio e transferência. Elas não serão mais presas no assoalho e sim em cima de uma armação rígida presa nas longarinas "chassis", através dos seus calços originais, sendo que a caixa de transferência ganhou um calço extra (calço do motor de Corcel, Pampa, DelRey,...) na traseira :shock:. Este calço também é fixado nessa mesma armação. Esse conjunto ao invés de ficar pendurado, vai ficar apoiado em uma base firme.
Não adianta pensarmos em fixar apenas um ponto, no caso o diferencial dianteiro. Se continuar havendo um esforço excessivo em cima dele (cardã desbalanceado, muito torque de um APezão2.0 :twisted:, conjunto de câmbio/transferência que balançam e/ou vibram a cada aceleração/desaceleração por serem fixados em uma chapa de assoalho, uso que cada uma dá ao seu NIVA, ...) alguma coisa não vai aguentar.
Além disso, quando alguma coisa quebra, não adianta atacarmos os efeitos e sim determinar e solucionar a causa.
O NIVA foi projetado com um motor 1.6/1.7 para um uso fora de estrada mais ou menos comportado (quero dizer: transportar pessoas em terrenos muito difíceis).
Quando queremos dar um uso mais radical ou "anabolizar" esse "velhinhos" de cerca de 17 anos, temos que tomar várias precauções, que nem sempre são suficientes.
De qualquer forma, como escrevi lá em cima, é apenas um suporte de reforço para o diferencial dianteiro. Ou seja, aumentou a resistência do mesmo, aliviando um pouco mais a carga em cima dos dois parafusos.

Assim que eu tiver novidades, vocês serão os primeiros a saber. :concordo:

jorgeffn
14/08/2009, 20:25
Bacalhau... gostei muito da sua idéia... e como você colocou ela em prática... de uma maneira mais simples (como você explicou), já salvei as suas fotos (com os devidos créditos... hahaha) e vou dar uma olhada para ver se consigo algo parecido. O que tenho passado com o Niva é mais ou menos o que você disse quanto a usar um "velhinho" de forma mais radical, temos que reforçar algumas coisas, e quando elas vão quebrando que eu vou percebendo essa necessidade... já que não conhecia "merda" nenhuma de Niva, o problema é que ele tem quebrado demais... inclusive já quebrou o dono. Mais essas suas soluções são bem interessantes e ajudam bastante....
Com certeza depois de pronto o Pangaré vai ficar muito bom.... com tudo isso que está sendo feito..
Abraços e Boa sorte aí na empreitada!!

braszil
23/08/2009, 23:48
Caríssimo Bacalhau!

Aqui tecla o gringo, reaparecido.
Vou dar uma olhada nos desmanches de SJC, e ver se encontro alguma das coisas que tá procurando.
E logo, logo, reativo o tópico do Gorki, de pintura nova e quase pronto pra rodar.

Bração...

Walter

Grande Walter, adorei a roupa nova do Gorki ficou muito legal. Precisamos colocar os hermanos para rodar junto. Assim que eu tiver uma folguinha irei visitar voce e colocaremos os dois para rodar.
Depois me diga como ficou o forro novo!!
Abraços

Sergio

BACALHAU
07/09/2009, 10:32
Agora sim, vocês vão ter uma idéia melhor de como ficou o "chassis" do Pangaré.

BACALHAU
07/09/2009, 14:01
Mais algumas fotos com a Traquitana Darth Vader em detalhe.

BACALHAU
07/09/2009, 14:06
Mais algumas, para ficar bem detalhado para quem quiser se arriscar... (ops), quero dizer: copiar. :mrgreen:

Para maiores detalhes: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=959533&postcount=62

Alex M Card
07/09/2009, 15:20
Grandee Bacalhau! Como estou reformando um Niva acabado por inteiro, assim como você, li seu tópico como inspiração :-D. Foram árduas 35 páginas de pura informação :shock:, detalhadas e com respectivas fotos. Diversas idéias de adaptações, promessas de apostilas e um trabalho de mestre. Fiquei impressionado com tamanho profissionalismo na reforma de um Niva, visando a perfeição em funcionalidade, praticidade e estética. Tiro o chapéu, bato palmas:palmas: e até pergunto: "quer casar comigo? :pensativo: hahahah
Brincadeiras a parte, o Pangaré é um exemplo do que a dedicação e o amor pelo Russinho pode levar alguém a fazer:concordo:. Mesmo escondido em Tamboril está obtendo sucesso na reforma longa e demorada. É uma pena que tenha ficado 14,5 meses parada a reforma, por que provavelmente seu pangaré estaria relinchando a tempos já, e dando umas voltas aqui pelo RJ. Gostaria de ter 1/5 do seu conhecimento de mecânica pra poder fazer diversas adaptações visando melhorias no Donatello :mrgreen:. Como deve se lembrar aqui pelo RJ não faltam oficinas, apenas faltam bons mecânicos :?. Normalmente malandros que se não ficarmos em cima, fazem qualquer porcaria :evil:. Morro de receio da minha reforma por isso. Apesar de estar sendo um ótimo trabalho, e a reforma do carro do meu irmão ter ficado ótima, nunca se sabe o que podem fazer quando viramos as costas por alguns minutos.
Deixarei as adaptações de lado por enquanto, irei me especializar mais em Nivas para começar a pensar em coisas a alterar no meu parceiro 4x4. Por enquanto espero um bom trabalho e uma reforma bem feita para rodar sem preocupações por uns tempos. Irei postando fotos da reforma no meu tópico e se quiser dar pitacos sobre o que posso fazer para melhorar, fique mais que a vontade.
Um grande abraço carioca, meus parabéns pelo magnífico trabalho e dedicação e que tenhamos bons resultados em nossas reformas :-D! Estamos na torcida!

Luciano SHAKALL
07/09/2009, 15:56
" ... Agora sim, vocês vão ter uma idéia melhor de como ficou o "chassis" do Pangaré ... "Eu só posso dizer (ou melhor, FAZER) uma coisa:
:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

[]'s

Luciano SHAKALL
07/09/2009, 15:59
" ... Grandee Bacalhau! ... li seu tópico como inspiração :-D. Foram árduas 35 páginas de pura informação :shock: ... "Aqui são apenas 7 Páginas :mrgreen: !

[]'s

BACALHAU
08/09/2009, 00:15
Grandee Bacalhau! Como estou reformando um Niva acabado por inteiro, assim como você, li seu tópico como inspiração :-D. Foram árduas 35 páginas de pura informação :shock:, detalhadas e com respectivas fotos. Diversas idéias de adaptações, promessas de apostilas e um trabalho de mestre. Fiquei impressionado com tamanho profissionalismo na reforma de um Niva, visando a perfeição em funcionalidade, praticidade e estética. Tiro o chapéu, bato palmas:palmas: e até pergunto: "quer casar comigo? :pensativo: hahahah
Brincadeiras a parte, o Pangaré é um exemplo do que a dedicação e o amor pelo Russinho pode levar alguém a fazer:concordo:. Mesmo escondido em Tamboril está obtendo sucesso na reforma longa e demorada. É uma pena que tenha ficado 14,5 meses parada a reforma, por que provavelmente seu pangaré estaria relinchando a tempos já, e dando umas voltas aqui pelo RJ. Gostaria de ter 1/5 do seu conhecimento de mecânica pra poder fazer diversas adaptações visando melhorias no Donatello :mrgreen:. Como deve se lembrar aqui pelo RJ não faltam oficinas, apenas faltam bons mecânicos :?. Normalmente malandros que se não ficarmos em cima, fazem qualquer porcaria :evil:. Morro de receio da minha reforma por isso. Apesar de estar sendo um ótimo trabalho, e a reforma do carro do meu irmão ter ficado ótima, nunca se sabe o que podem fazer quando viramos as costas por alguns minutos.
Deixarei as adaptações de lado por enquanto, irei me especializar mais em Nivas para começar a pensar em coisas a alterar no meu parceiro 4x4. Por enquanto espero um bom trabalho e uma reforma bem feita para rodar sem preocupações por uns tempos. Irei postando fotos da reforma no meu tópico e se quiser dar pitacos sobre o que posso fazer para melhorar, fique mais que a vontade.
Um grande abraço carioca, meus parabéns pelo magnífico trabalho e dedicação e que tenhamos bons resultados em nossas reformas :-D! Estamos na torcida!

Alex, agradeço as suas elogiosas palavras, mas 1/5 do meu conhecimento de mecânica não chega nem para trocar um pneu. O pouco que sei, aprendi aqui, com os colegas, e pesquisando na internet.
Como o conhecimento é para ser compartilhado, se eu souber de algo que possa ajudá-lo, não faça cerimônia.
Quanto ao seu pedido de casamento, lamento não poder aceitar. Não é por preconceito, mas, por ideologia.
Agora, se tiver uma irmã bonita, até 30 anos:dance:, quem sabe cunhado... :twisted: :mrgreen:
Boa sorte na reforma. :concordo:

BACALHAU
08/09/2009, 00:15
Eu só posso dizer (ou melhor, FAZER) uma coisa:
:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

[]'s

Agradecido.

Edintruder
30/10/2009, 17:02
Enfim terminei de ler a saga do Pangaré e seu fiel proprietário Bacalhau!!!

Bem, eu tenho que vender a Ranger em função de necessitar de um veículo mais barato e estou em 3 opções, uma F1000 97 2.5HSD, uma Palio Weekend 1.3 fire 2002/3 ou um Niva com motor AP diesel...

Então entre todos os modelos de carros disponíveis do mercado eu só tenho 3 opções em vista.

Agora, depois de ler tudo isso, acabo de retirar o Niva dessa minha lista!!!

Credo, como alguém pode deixar um carro chegar nesse estado???

Falando sério, parabéns pelo Niva. Está ficando muito lindo. Experimenta colocar um painel de Uno que se encaixa bem e fica com um interior mais moderninho, sem contar com a ventilação bem melhor que o do Niva.

Se eu pegar um Niva já sei por onde começar a revista do estado geral. Vou ter que virar de lado e olhar tudo!!! ahahahah

:palmas::palmas::palmas::palmas:

Pinaudmaster
31/10/2009, 12:24
Que isso rapaz ... não descarta o Niva não ...

Meu Niva 1.9TDI vai ficar triste ... logo agora que estou pensando em vendê-lo :pensativo::pensativo::pensativo:

Qualquer coisa mande-me uma Mensagem Privada...

Edintruder
31/10/2009, 14:04
Mas é capaz que vou descartar o Nva!!! Já tive muita dor de cabeça com o motor Lada! Então um AP1.9 não pode faltar!

Quem sabe eu consiga vender a Ranger à tempo de olhar o teu Niva...

andrecosenza
06/07/2010, 10:57
Agradecido.
Fala Bacalhau, acabei de acompanhar a sua saga para ressussitar o Pangaré, porem voce parou de postar, vc tem um outro link onde mostra a finalizaçao do trabalho, montagem, acabamento, as adaptaçoes feitas, etc...
Um abraçao
E parabens.... Queria muito fazer isso que vc fez, mas nao tenho esse espaço que vc tem ai.... Agora tem um cara aqui em Lauro que esta louco para comprar o meu Niva... Confesso que estou balançando para vender. Nao quero vender nao, mas estou com medo do carro simplismente acabar... Acredito que ele nao precisa de muita coisa nao... Se eu vender vai ser com muita dor no coraçao mesmo....
Um abraçao

GENIVA
06/07/2010, 13:10
Fala Bacalhau, acabei de acompanhar a sua saga para ressussitar o Pangaré, porem voce parou de postar, vc tem um outro link onde mostra a finalizaçao do trabalho, montagem, acabamento, as adaptaçoes feitas, etc...

Olá André,
Realmente o trabalho Estava indo muito bem...
Mas pelo que ouvi falar por aì...Parece que cortaram as "asas" do Baca E ele só tá cuidando do NIVA da Dona Ceiça agora:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Pobre Pangaré:-(:-(:-(

BACALHAU
06/07/2010, 13:32
Olá, André, agradeço suas palavras.
Tomei até um susto quando vi este tópico "desenterrado". :o
Não escrevi mais porque o serviço está suspenso por tempo indeterminado. Ainda não finalizei o trabalho, está do mesmo jeito que parou em agosto do ano passado. :cry:
É a história do lençol curto, se você puxa para cima descobre os pés e vice-versa. No caso aqui é a grana que é curta. Casei, mudei de cidade e agora comprei outro NIVA, o "Félix" (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=1162886&postcount=577), que ainda estou pagando.
Acredito que em dezembro eu deva dar continuidade ao "projeto Pangaré". Como tenho um dinheiro para receber pode ser antes, mas, não conto com o ovo que ainda está no fiofó da galinha. :mrgreen:
A próxima etapa vai ser a pintura. Quero deixá-lo totalmente na chapa, removendo todas as camadas de tinta anteriores, fazer uma proteção anti-corrosiva decente, vedar todas as emendas, soldas e cantos de chapa com produtos adequados e de qualidade e por fim pintá-lo.
Como fiz até agora, tudo será muito bem detalhado aqui, neste tópico.:concordo:

Com relação ao seu NIVA, nem sei o que lhe dizer. É difícil opinar numa situação dessas, sem conhecer o carro, o dono do carro e a sua $$$ conta bancária. :mrgreen:
No meu caso, por exemplo, o "Pangaré" tem sido a minha terapia. Iria gastar muito mais com analista. :parede: :twisted:
Se você acha que o seu NIVA está lhe dando mais aborrecimento$ do que alegrias, venda-o. Com o dinheiro apurado e paciência você pode encontrar um NIVA arrumado e sem ferrugem, pelo interior do Brasil, veja o exemplo do "Félix".
Um veículo sem ferrugem, que tenha uma boa pintura e determinados cuidados, pode encarar áreas de maresia relativamente bem. Agora, andar ou estacionar o carro na beira da praia e não mandar em seguida para uma lavagem geral muito bem feita com direito a cera, é pedir para os "cupins" comerem. Foi o caso do "Pangaré", tinha areia de praia até dentro das longarinas e o assoalho e as caixas de ar estavam totalmente podres. :parede:
Seja o que for que você decidir, desejo-lhe $orte e que não se arrependa da decisão.

[]s

BACALHAU
06/07/2010, 13:43
Olá André,
Realmente o trabalho Estava indo muito bem...
Mas pelo que ouvi falar por aì...Parece que cortaram as "asas" do Baca E ele só tá cuidando do NIVA da Dona Ceiça agora:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Pobre Pangaré:-(:-(:-(

BACALHAU não é "peixe voador", gaudério. :mrgreen:
Já a mulher de um certo gaúcho, segundo noticiaram, cortou algo que ele não usava há muito tempo, para evitar que a "ferrugem" se espalhasse.
Esse gaúcho vai até mudar a assinatura...
Pobre GENIva. :twisted: :twisted: :twisted:

rafaellouro
31/10/2010, 08:25
bom dia.sou novo aqui sou de rio grande rs mas fiquei impressionado com a reforma que voce (bacalhau)esta fazendo e ja dei muitas risadas!!! aquela do porco pensando que e cachorro e impagavel.realmente quem tem ou teve niva e escolheu como seu futuro carro (jeep,la sei eu) sabe ou ficara sabendo que se tornara uma bela terapia .abraço esta sendo muito interessante acompanhar esse topico..

BACALHAU
31/10/2010, 10:19
Olá, Rafael, seja muito bem vindo a este "hospício" de loucos pelo NIVA.
Aquele "pequeno" porquinho hoje está com cerca de 150 kg e arranjou uma companheira, a "Aristude" (foto). Creio que ele ainda pensa que é cachorro, pois atende pelo nome ("Kinho") e deita, para que cocemos o seu peito.
Se eu não sou um cara "normal", meus companheiros de jornada também não podiam ser, não é? :putz:
Antes que alguém pergunte quando vai ser o churrasco :evil:, vou logo avisando: Nem pensem em chegar perto deles de garfo e faca na mão. :discordo: São da famíla, assim como meus 18 gatos, 5 cachorros, 4 gansos, 2 periquitos, 1 pombo e um monte de galinhas. O máximo que podem botar na boca são os ovos (das galinhas) :twisted:.
Se não fossem os meus NIVAs provavelmente já teria ficado demente neste lugar. Por aqui não tem nada de interessante para se fazer, então, tome "NIVAterapia". :mrgreen:
Depois de muuuuuuito tempo, uma novidade a respeito do "Pangaré". Esta semana ele seguiu, em cima de uma carretinha puxada pela "Rapariga", para a oficina onde está sendo reformado o "Félix" (http://felixtheniva.blogspot.com/), que é o NIVA da dona Ceiça (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=74062).
Dona Ceiça, para quem não conhece, é a Sra. BACALHAU. Não só é a minha alma "gêmula", mas, por motivos óbvios é mais doida do que eu. :twisted: :mrgreen:
Assim que terminar a pintura do "Félix" (preciso ir a Fortaleza comprar o material para o revestimento termoacústico) será a vez do "Pangaré" finalmente receber o tão esperado trato no visual. :dance:

Um forte abraço para a, cada vez maior, turma de NIVeiros do Sul. :palmas:

Djalma
31/10/2010, 11:29
Camarada Bacalhau

Só hoje li seu Post sobre o Pangaré e confesso que fiquei impressionado, até mesmo emocionado com sua determinação e dedicação em atingir um objetivo.

Isso que vc esta fazendo não é um gasto, mas sim um investimento em vc mesmo. O prazer em criar e realizar coisas é um remédio para o corpo e principalmente para a mente. Felizes de nós que enxergaram isso a tempo e adquirimos hábitos (Hobby´s) que nos remetem de certa forma a inocência de nossa infância, que prioriza os brinquedos, amigos e sonhos.

A reforma do Pangaré é um incentivo para seguirmos em frente. Parabenizo vc e a todos os Niveiros solidários que te ajudaram e incentivaram nessa jornada corajosa e vitoriosa.

Saudações

Djalma
http://jipeniva.blogspot.com/

BACALHAU
31/10/2010, 20:20
Pois é, Djalma. Grande foi a ajuda e incentivo que recebi e recebo de inúmeros camaradas aqui do Fórum. Os "padrinhos do Pangaré".
Muitos ajudaram diretamente com sugestões. Outros, mesmo indiretamente, me incentivaram a seguir em frente, pois desistir seria uma vergonha e demonstração de fraqueza, embora abandonar o projeto "Pangaré" nunca tenha me passado pela cabeça. Mas, ao olhar o que decidi fazer, o quanto gastei e o que ainda falta, tenha feito com que muitas vezes eu duvidasse da minha sanidade mental.
Hoje tenho certeza, estou plenamente convicto da minha total e irreversível loucura. :mrgreen:
Para obter a carteirinha de sócio proprietário do "hospício", a minha mais recente loucura foi alugar um pequeno gapão para onde estou transferindo todas as peças, ferramentas e materiais que serão usados na montagem do "Pangaré" e do "Félix". Será a primeira oficina especializada em NIVA do sertão cearense, quiçá do nordeste. :dance:
Apresento a vocês a

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=252276&d=1288563599

Girti
31/10/2010, 23:12
Pois é, Djalma. Grande foi a ajuda e incentivo que recebi e recebo de inúmeros camaradas aqui do Fórum. Os "padrinhos do Pangaré".
Muitos ajudaram diretamente com sugestões. Outros, mesmo indiretamente, me incentivaram a seguir em frente, pois desistir seria uma vergonha e demonstração de fraqueza, embora abandonar o projeto "Pangaré" nunca tenha me passado pela cabeça. Mas, ao olhar o que decidi fazer, o quanto gastei e o que ainda falta, tenha feito com que muitas vezes eu duvidasse da minha sanidade mental.
Hoje tenho certeza, estou plenamente convicto da minha total e irreversível loucura. :mrgreen:
Para obter a carteirinha de sócio proprietário do "hospício", a minha mais recente loucura foi alugar um pequeno gapão para onde estou transferindo todas as peças, ferramentas e materiais que serão usados na montagem do "Pangaré" e do "Félix". Será a primeira oficina especializada em NIVA do sertão cearense, quiçá do nordeste. :dance:
Apresento a vocês a

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=252276&d=1288563599

Desse jeito, o Pangaré vai acabar virando um puro sangue!!! :mrgreen:

shuther4x4
31/10/2010, 23:13
Quem sabe essa Bacalholada não vem pras bandas de cá heim!!!
E por falar no Pangaré, já está na hora de umas fotinhas novas do mesmo!!!
Agora vai ter pintura Nova!!! E a cor, já decidiu?

Abraços.

BACALHAU
31/10/2010, 23:42
Desse jeito, o Pangaré vai acabar virando um puro sangue!!! :mrgreen:

Será sempre "Pangaré". Meu bom e velho "Pangaré".
Tal qual os inúmeros e conhecidos pangarés que existem pelo mundo, que prestam os mais diversos tipos de serviço e de lazer, sempre fiéis ao seu dono.
O pangaré pasta todo o tipo de capim, anda em todo o tipo de solo, toma chuva, toma sol, puxa charrete, é rústico, é forte como um touro e manso de sela.

BACALHAU
31/10/2010, 23:52
Quem sabe essa Bacalholada não vem pras bandas de cá heim!!!
E por falar no Pangaré, já está na hora de umas fotinhas novas do mesmo!!!
Agora vai ter pintura Nova!!! E a cor, já decidiu?

Abraços.

Fábio, quem sabe. Doido para sair daqui estou.
Quanto às fotos, por enquanto nenhuma novidade. Era para tirar umas dele sendo rebocado em uma carreta (reboque) pela "Rapariga", pois ainda está totalmente desmontado, mas, esqueci.
O serviço de pintura só vai começar depois que terminar a pintura do "Félix", mas, aí vão sair muitas fotos.
Quanto à cor, estou propenso à "marrom safári" da VW.

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://lh5.ggpht.com/_sv4dvb4p_7I/S2zeuA7YmfI/AAAAAAAAKcI/NaWNeocNvCs/Amarok06_medium_thumb%255B6%255D.jpg%3Fimgmax%3D80 0&imgrefurl=http://novidadesautomotivas.blogspot.com/2010/02/volkswagen-amarok-e-finalmente-lancada.html&usg=__3ViafAYp56kae06F6rZ6P2ub_PE=&h=277&w=484&sz=76&hl=pt-br&start=21&zoom=1&tbnid=DMr3QQmdFarmvM:&tbnh=74&tbnw=129&prev=/images%3Fq%3Damarok%2Bmarrom%2Bsaf%25C3%25A1ri%26h l%3Dpt-br%26safe%3Doff%26sa%3DG%26biw%3D1512%26bih%3D744% 26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1

BACALHAU
31/10/2010, 23:56
Não sei porquê a imagem não saiu na mensagem anterior.
Esta é a cor a que me refiro.

Edição:
Também não saiu nesta mensagem. Tá possuído.
Vejam aqui (http://lh5.ggpht.com/_sv4dvb4p_7I/S2zeuA7YmfI/AAAAAAAAKcI/NaWNeocNvCs/Amarok06_medium_thumb%5B6%5D.jpg?imgmax=800).

eniomurara
01/11/2010, 14:00
Lindo esse morrom bombom.

Vai rola uns adesivos da Oficina pros amigos enfeitarem suas viaturas ?
O "marquetinge" é a alma do negócio.
O nome ficou mais que perfeito.

Agora o porquinho .... hum .... a putucuca .... ou como gostam os gaúchos .... no rolete ... hummmmm.

Abraços.

Flugêncio
01/11/2010, 17:09
Agora o porquinho .... hum .... a putucuca .... ou como gostam os gaúchos .... no rolete ... hummmmm.

Abraços.

Depois um sarapatel e uma feijoada...

shuther4x4
01/11/2010, 19:50
A galera está interessada no churras!!!!!
Mal sabem eles........

Sobre a cor é bem diferente, nunca tinha visto nem parecido se me lembro bem. Mas e aí, vc consegue mandar fazer essa cor?

Abaços.

BACALHAU
02/11/2010, 00:11
Lindo esse morrom bombom.

Vai rola uns adesivos da Oficina pros amigos enfeitarem suas viaturas ?
O "marquetinge" é a alma do negócio.
O nome ficou mais que perfeito.

Abraços.

Marrom bombom??? :shock:
Será que a brisa fresca que sopra de Campinas e passa por Sorocaba chega até Benedito Novo ou é a brisa de Pelotas que passa por Santa Cruz do Sul? :twisted: :mrgreen:
Sei não. É cada um que aparece. Você não era assim quando era NIVeiro. :discordo: :mrgreen:

Quanto aos adesivos... :pensativo: Até que não é má idéia. :concordo:
Só não gostei foi desse negócio de "enfeitar a viatura". :evil: Me diz uma coisa, meu amigo, que ninguém nos ouve: Tu viraste maricas? :twisted: :mrgreen:

Quanto ao "rolete" do meu porco... Bem, vou deixar isso para lá. Se eu falar o que penso a respeito perco o amigo.
Como diz o ilustre deputado Tiririca: "Ele é v _ _ _ o, mas é meu amigo..." :mrgreen:

BACALHAU
02/11/2010, 00:21
Depois um sarapatel e uma feijoada...

Cuidado aí, meu "cumpade". :stop:
Ainda tenho meus contatos lá no "Caixa D'água".
Para o pessoal formar um bonde e descer a Brás de Pina até perto da Meriti, só precisam de uma "Inspiração".
É melhor deixar o meu porco quieto. Em vez de comer sarapatel, você pode virar "presunto". :twisted: :mrgreen:

BACALHAU
02/11/2010, 00:25
A galera está interessada no churras!!!!!
Mal sabem eles........

Sobre a cor é bem diferente, nunca tinha visto nem parecido se me lembro bem. Mas e aí, vc consegue mandar fazer essa cor?

Abaços.

Pois é, Fábio. Se eles soubessem... :twisted: :mrgreen:

A cor eu acho que é nova. Vi pela primeira vez na Amarok.
O pintor diz que se a cor existe, ele consegue. Vamos ver. 8)

Flugêncio
02/11/2010, 16:28
Para o pessoal formar um bonde e descer a Brás de Pina até perto da Meriti, só precisam de uma "Inspiração".
É melhor deixar o meu porco quieto. Em vez de comer sarapatel, você pode virar "presunto". :twisted: :mrgreen:

Vixe "Cumpade"

Já virei vegetariano:oops::sad:

FALOTICVS
02/11/2010, 17:19

Esse Bacurau é do MAU :twisted::twisted::twisted::twisted:

GENIVA
02/11/2010, 17:47
Marrom bombom??? :shock:
Será que a brisa fresca que sopra de Campinas e passa por Sorocaba chega até Benedito Novo ou é a brisa de Pelotas que passa por Santa Cruz do Sul? :twisted: :mrgreen:
Sei não. É cada um que aparece. Você não era assim quando era NIVeiro. :discordo: :mrgreen:

Quanto aos adesivos... :pensativo: Até que não é má idéia. :concordo:
Só não gostei foi desse negócio de "enfeitar a viatura". :evil: Me diz uma coisa, meu amigo, que ninguém nos ouve: Tu viraste maricas? :twisted: :mrgreen:

Quanto ao "rolete" do meu porco... Bem, vou deixar isso para lá. Se eu falar o que penso a respeito perco o amigo.
Como diz o ilustre deputado Tiririca: "Ele é v _ _ _ o, mas é meu amigo..." :mrgreen:

Brisa fresca:twisted:..... Tá legal,tu que pediu:odedo:
Vou revelar à todos como é conhecido na tua região...
Querido ,
Bagaylhau:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

BACALHAU
02/11/2010, 21:46
Querido ,

Não estou dizendo...???
Não é preciso nem mencionar o nome, é só cutucar a moita que o "cervo" pula. :odedo:

BACALHAU
02/11/2010, 21:54
Esse Bacurau é do MAU :twisted::twisted::twisted::twisted:

:shock: :shock: :shock:
Não entendi nada.
Esse bacurau foi pra rimar com mau ou você digitou errado?
Além disso, nesse caso, é maL, com "L".

Agora, em relação ao seu nome de "guerra" na Boca do Lixo, é uma preferência sua? :twisted: :twisted: :twisted:

FALOTICVS :odedo:

FALOTICVS
03/11/2010, 10:20
:shock: :shock: :shock:
Não entendi nada.
Esse bacurau foi pra rimar com mau ou você digitou errado?
Além disso, nesse caso, é maL, com "L".

Agora, em relação ao seu nome de "guerra" na Boca do Lixo, é uma preferência sua? :twisted: :twisted: :twisted:

FALOTICVS :odedo:

Senhor Bacurau,

É o meu próprio sobrenome.

Se você se empolgar, o avatar ao lado está lhe aguardando para a sua SENTADA.

BACALHAU
03/11/2010, 10:30
Senhor Bacurau,

É o meu próprio sobrenome.

Se você se empolgar, o avatar ao lado está lhe aguardando para a sua SENTADA.

Nossa, essa coisa é tão pequinininha (o seu avatar :mrgreen:) que nem dá para ver o que é.
Mas, se é uma coisa de família, não vou me "meter" não. Pode continuar sentado. :twisted: :mrgreen:

Por curiosidade e, agora, falando sério: esse "V", ao final tem som de "U", como no latim? Qual é a origem, grega?
Abraços.

FALOTICVS
03/11/2010, 14:59
Senhor Bacurau, já lhe perguntaram detalhes de seu verdadeiro sobrenome ? E você respondeu ?

FALOTICVS
04/11/2010, 15:54
Bacurau, nosso *pássaro da caatinga*, por favor, poste fotos atualizadas do Pangaré !

rafaellouro
17/11/2010, 23:22
:palmas:Boa noite Bacalhau.e o pangare? tens novas fotos o pessoal teve estar ancioso por noticias. abraço.

Cursino
18/11/2010, 10:12
Tô achando o baca meio sumido. Alguém tem notícias dele? Será q tá viajando?

GENIVA
18/11/2010, 11:17
Querido ,

Pô BACA...Desculpa amigo:oops: não sabia que iria te machucar tanto:mrgreen:
Dê notícias pra gente:concordo:Já estou ficando preocupado:pensativo:
Abç

Flugêncio
18/11/2010, 11:21
Pô BACA...Desculpa amigo:oops: não sabia que iria te machucar tanto:mrgreen:
Dê notícias pra gente:concordo:Já estou ficando preocupado:pensativo:
Abç

O Bacalhau tá bem, falei com ele esses dias.
Tá arrumando as tralhas depois de uma mudança, a internet dele é a carvão e não encontrou mão de obra especializada pra instalar, alugou um espaço pra colocar os nivas e...

Ou seja, tá todo enrolado!

BACALHAU
23/11/2010, 12:13
Bacurau, nosso *pássaro da caatinga*, por favor, poste fotos atualizadas do Pangaré !

O bacurau ou curiango (Nyctidromus albicollis) não é uma ave da caatinga. :discordo:

BACALHAU
23/11/2010, 12:14
:palmas:Boa noite Bacalhau.e o pangare? tens novas fotos o pessoal teve estar ancioso por noticias. abraço.

Fala, Rafael. Novas fotos do "Pangaré", talvez no próximo mês. :concordo:

BACALHAU
23/11/2010, 12:41
O Bacalhau tá bem, falei com ele esses dias.
Tá arrumando as tralhas depois de uma mudança, a internet dele é a carvão e não encontrou mão de obra especializada pra instalar, alugou um espaço pra colocar os nivas e...

Ou seja, tá todo enrolado!

Bota enrolado nisso, meu "cumpade". :?

Mudança de pobre é uma merda. De NIVeirio pobre então... :parede:
Como a gente junta tralha. Imagina quando você tem dois NIVAs desmontados. É peça, pedaço de motor, pneu, bancos e coisas que a gente nem lembra mais de onde tirou. :roll:
Foi preciso alugar um galpão só para as tralhas dos NIVAs. Breve a melhor oficina especializada em NIVAs de Nova Russas e região: a BACALHOLada. :dance:
O "Pangaré" foi carregado (literalmente) para a oficina de funilaria e pintura do Norberto (um verdadeiro artista no assunto :pensativo:) onde já estava o "Félix". Agora a pintura dele sai (será?). :mrgreen:
A internet só voltou a funcionar ontem.
No meio de toda esta confusão, um telefonema:
"- Pai, comprei passagens de avião de Salvador para Fortaleza por R$ 9,00 (nove reais )... :shock:
- Não pai, não é na asa não. É dentro do avião mesmo. Isso, sentada na poltrona.
- Chego amanhã."

Pára, tudo. Pára a arrumação das tralhas, dos NIVAs, da internet, ... :stop:
Uma semana de atenção exclusiva à filhota. Afinal, não a via há dois anos e meio. Aproveitou o feriado de 15 de novembro e mais uns dias de "folga" na faculdade. :cool:

Agora, aos poucos, vamos tentar arrumar a casa e os NIVAs. :pipoca:

cesar_am
23/11/2010, 14:58
E aí, sumido, tudo bem contigo ?

Por aqui esta tudo bem, e o Niva de molas novas....:dance:

Mudança novamente....:pensativo:

Mas aos pouco está se revelando....já publicou a idade....agora nos contou que tem uma filha na faculdade....
:concordo:

Por falar nisso , eu tb tem fio grande...:mrgreen:

Bacalhau, um abraço para tua família...e pra vc tb.

BACALHAU
23/11/2010, 15:38
Pois é, meu amigo César, mudança novamente... :parede:
Por aqui está dificílimo encontrar um lugar/casa que preste.
Como estou me preparando para mudar para o sudeste resolvi alugar uma casa na cidade para facilitar na hora em que eu tiver que viajar para procurar casa no interior de SP ou sul de MG ou sei lá onde, desde que seja longe daqui.
Além disso, fico mais perto da oficina onde estou reformando o "Félix" e, em breve, o "Pangaré". Quero acompanhar tudo de perto.

Um abração pra ti também e para a tua família.

ANDRÉHUFF
24/11/2010, 14:54
Ai Baca com tanta mudança até o seu Tópico mudou de lugar :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

BACALHAU
24/11/2010, 17:11
Pois é. E nem uma simples explicação.
Nem a MP que enviei à moderação, perguntando o motivo, mereceu uma resposta.
Além de mensagens de outros usuários que se mostraram surpresos com a mudança que foram apagadas.
Não se trata de um questionamento, mas sim de entender.
Com certeza, André, a sua e esta mensagem também serão deletadas.

...Começa a mudar a imagem que eu tinha deste Fórum.

Girti
24/11/2010, 17:33
Pois é. E nem uma simples explicação.
Nem a MP que enviei à moderação, perguntando o motivo, mereceu uma resposta.
Além de mensagens de outros usuários que se mostraram surpresos com a mudança que foram apagadas.
Não se trata de um questionamento, mas sim de entender.
Com certeza, André, a sua e esta mensagem também serão deletadas.

...Começa a mudar a imagem que eu tinha deste Fórum.

Bacalhau, como escrevi ontem, creio que a mudança se deve ao fato de o tópico haver mudado de "perfil", se transformando, nos últimos dias (semanas?) em um bate-papo, sem menção específica a assuntos relacionados ao Niva ou ao Pangaré. Se o moderador leu apenas as mensagens mais recentes, deve ter concluído que o tópico era de conversação. Mas acredito que se você explicar o que está acontecendo, o tópico será devolvido ao seu legítimo lugar, ou seja, na seção "Niva".

Curiosidade 1: a escolha da metrópole Nova Russas para novo tugúrio deve-se ao fato de você haver adotado duas viaturas russas? :mrgreen:

Curiosidade 2: alguma idéia de quando irá ocorrer sua mudança para o Sudeste?

[ ]s

BACALHAU
25/11/2010, 00:30
...
Curiosidade 1: a escolha da metrópole Nova Russas para novo tugúrio deve-se ao fato de você haver adotado duas viaturas russas? :mrgreen:

Curiosidade 2: alguma idéia de quando irá ocorrer sua mudança para o Sudeste?

[ ]s

Curiosidade 1: Talvez tugúrio (refúgio) não seja o termo mais indicado. Eu usaria purgatório (lugar onde se sofre por algum tempo). Quanto à relacionar Nova Russas com os meus dois NIVAs, o mais correto seria "Velha" Russas :twisted:. Ou então a cidade de Russas, também aqui no Ceará.:mrgreen:
Em tempo: Nova Russas está looooonge de ser uma metrópole.

Curiosidade 2: Assim que terminar esta "obra de igreja" que se tornou a reforma dos meus NIVAs. Ano que vem, eu espero. :roll:

Girti
25/11/2010, 00:53
Curiosidade 1: Talvez tugúrio (refúgio) não seja o termo mais indicado. Eu usaria purgatório (lugar onde se sofre por algum tempo). Quanto à relacionar Nova Russas com os meus dois NIVAs, o mais correto seria "Velha" Russas :twisted:. Ou então a cidade de Russas, também aqui no Ceará.:mrgreen:
Em tempo: Nova Russas está looooonge de ser uma metrópole.

Curiosidade 2: Assim que terminar esta "obra de igreja" que se tornou a reforma dos meus NIVAs. Ano que vem, eu espero. :roll:

O conceito de metrópole é relativo, em relação a Tamboril, Nova Russas é uma metrópole (pelo menos se olharmos no Google Maps... :mrgreen:)

Espero que as igrejas fiquem prontas logo, mas saiba que no sudeste também há funileiros/lanterneiros/chapeiros/latoeiros (dependendo da região, o nome muda...) :mrgreen:

FALOTICVS
25/11/2010, 11:20
Bacurau, o que tem de bom em Novas Russas além das oficinas de rejuvenescimento de Nivas que dão nome à cidade ?

BACALHAU
25/11/2010, 11:27
Gil, lembro muito bem que no sudeste também existem esses profissionais citados. A diferença, entretanto, é o valor da mão-de-obra.
O que você diria de um excelente profissional que depois do "Félix" totalmente desmontado (como você deve ter visto no blog (http://felixtheniva.blogspot.com/)), vai lixar TODO o carro, trocar os pontos com corrosão (que felizmente são poucos), tratar a chapa, pintar, adaptar suporte para reboque e outros itens mais, tudo com a minha supervisão (e você sabe que eu sou tão ou mais chato/exigente que você) pela "astronômica" quantia de R$ 1.200,00? Isso mesmo, mil e duzentas moedas, incluindo material (de qualidade).
"Ah, mas deve ser um "lambão" que enche o carro de massa e pinta com tinta de parede", você diria.
Não !!!
O Norberto (esse é o cara) tem 30 anos de experiência na área. Já trabalhou, inclusive, em indústrias em SP (lembra quando os aspiradores de pó eram feitos de chapa?). Estou quase que diariamente na oficina dele e já acompanhei inúmeros serviços realizados por ele e sua equipe. Desde carros que abalroaram jumentos a veículos capotados, passando por caminhões que parecem ter saído da sucata. Depois de prontos, ninguém diz.

Para o "Pangaré", como está todo desmontado o preço ficou em MIL moedas.

Por isso mudei para NR. Por isso que ainda estou aqui pagando os pecados que ainda vou cometer (os que cometi já paguei faz tempo). Além disso, fica mais fácil transportar dois carros montados, ainda que parcialmente, do que duas carcaças e um monte de peças soltas.

BACALHAU
25/11/2010, 11:31
Bacurau, o que tem de bom em Novas Russas além das oficinas de rejuvenescimento de Nivas que dão nome à cidade ?

Depois de ter ficado looooongos minutos, eu e dona Ceiça, pensando, não conseguimos lembrar de nada. Como ela também não é desta cidade, não posso inclui-la.

fguerreiro
25/11/2010, 12:06
Rapaz, hj li praticamente este tópico todo, muito interessante, e agora aguardando os próximos capítulos da restauração dos NIVas.

Abraço

CesarCowboy
29/11/2010, 13:03
Baca

Qdo voltar aqui para a "civilização" tráz o funileiro/lanterneiro junto, pois aqui o custo de vida é bem diferente.

Aqui esse serviço ficaria em torno de $3.000.

Abçs

BACALHAU
29/11/2010, 13:40
Quem quiser, pode mandar a viatura para cá que eu acompanho o serviço.
Creio que, mesmo com o frete de ida e volta, ainda sai mais barato.
Ou então, vem passear por aqui. :parede:

andrecosenza
12/12/2010, 00:20

Fala Bacalhau, beleza?
Caramba cara vc vai sair ai do sertão? Vc acredita que ainda nao transferir o niva aqui para a bahia? Eu ia vender o niva para um amigo aqui que esta louco para comprar, porem ele me enrlou e ate hj nao tem o dinheiro, por isso nao consegui fechar com o Jorge a transferencia. Vi que eu ia perder dinheiro com a venda por isso resolvi que irei reforma-lo e transferir para ca.
Fiquei curioso com o email que vc amndou anunciando novidades para o dia 13... Eu ate estava preciando mandar o caveirinha para ai para reformar, mas como vc vai sair dai nem vou te mandar nao....
Vou ver por aqui quanto vai ficar.
Um abração meu amigo.
:concordo:

eniomurara
13/12/2010, 10:46
Plis ...
Que aconteceu ???
Recebi uma mensagem que hoje as 22:00 vc vai postar um mensagem.
To preocupado contigo amigo ... vou ficar atento.
Abraços ... ENIO

FALOTICVS
13/12/2010, 13:03
Medo !!! Muito MEDO !

Flugêncio
13/12/2010, 13:45
Medo !!! Muito MEDO !

Deve ser medo demais, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

eniomurara
13/12/2010, 15:12
Reparem na tarja preta na foto do nosso amigo.
Antes das brincadieras vamos esperar ele se pronunciar.
Eu estou realmente muito preocupado e atento.
T+

Gustavo Niva
13/12/2010, 15:24
Perdoem minha "ingnorânssia", mas o que é aquele simbolo na foto?

[]s

thgteixeira
13/12/2010, 15:41
Reparem na tarja preta na foto do nosso amigo.
Antes das brincadieras vamos esperar ele se pronunciar.
Eu estou realmente muito preocupado e atento.
T+

Fica tranquilo, Ênio! :concordo:

Marco-Maga
13/12/2010, 16:30

Baca,

Vou ver com carinho aquilo que me pediu por MP, vou pro sitio amanhã e ja começo a ver para vc...:concordo:

Abs.

BACALHAU
13/12/2010, 22:02
Aos usuários (e administradores/moderadores/equipe de apoio, se tiverem interesse) do Fórum 4X4 Brasil

Quando me registrei neste Fórum, senti-me em casa.
Aqui encontrei, sobretudo, amigos. Embora sem conhecer nenhum pessoalmente, sei que criei laços de fraternidade sincera e, sempre que penso neles, desejo intimamente que estejam bem e felizes.
Não vou relacioná-los, pois seria inadequado e descortês, mas são muitos e não só aqueles que estão na minha “relação de amigos” deste Fórum. Alguns nem desconfiam da amizade que lhes tenho.
Como na vida real, as amizades virtuais (para mim, não menos importantes que as amizades reais) também vêm e vão. Nem sempre essa perda significa a morte do ser ou do sentimento. Às vezes, mudanças de lugares físicos ou virtuais nos separam de quem gostamos, todavia, ainda que distantes e sem contato, desejamos que estejam bem, embora que essa ausência nos deixe tristes.
Porém, quando essa separação é imposta de maneira abrupta e injustificada, além de tristes, sentimos crescer dentro de nós um sentimento de revolta.
Sentimos como se tivessem arrancado de dentro de nosso peito um pedaço importante de nossa existência.
Esta é a sensação que tem me afligido nas últimas semanas e que já havia acontecido em outras ocasiões. Não uma ou duas vezes. Só nos últimos dias foram três amigos virtuais que foram punidos por supostas infrações a normas que deveriam ser seguidas.
Como filho de uma rígida e tradicional família portuguesa e, mais tarde, como militar condecorado da Marinha do Brasil, depois como Funcionário Público Federal e, acima de tudo, como cidadão, aprendi a respeitar e a cumprir regras, normas, leis...
Entretanto, nem no período mais negro da ditadura militar que coincidiu, em parte, com a minha carreira militar, vi normas de condutas serem aplicados com tão diversos pesos e medidas, de acordo com a conveniência pessoal dos “legisladores”, “moderadores” ou seja lá qual for o modo que se auto-intitulam.
Essas ações repugnantes fizeram com que eu não mais sentisse prazer em voltar para “casa”.
Ações ditatoriais, arrogantes e covardes que amordaçam e excluem pessoas e mensagens, mas não idéias. Ações de quem se acha poderoso ao brandir na cara dos outros “Normas de Conduta” que não sabem ler e tampouco interpretar. Ações de quem se acha no direito de chamar os outros de LIXO ao escrever que vão “faxinar” um determinado tópico (mensagem mais tarde deletada por quem não tem hombridade de assumir os seus atos). Ações de quem não pune quem realmente deveria ser punido. Ações de pessoas inebriadas por uma falsa sensação de poder.
Por este motivo e em solidariedade aos meus amigos, a partir de agora, anuncio o meu exílio voluntário deste Fórum.
Me junto a outros usuários que optaram por sair em silencioso protesto. Porém, eu não saio calado, ainda que estas palavras tenham vida curta nas mãos dos que não aceitam ouvir/ler o que não lhes convém.
Aos amigos e a todos os que quiserem fazer contato para trocar idéias sobre NIVAs ou quaisquer outros assuntos, disponibilizo o e-mail bacalhaucsb@hotmail.com ou o celular TIM (88) 9990-4091.
Aos demais, o meu mais profundo desprezo.

Equipe 4x4 Brasil
13/12/2010, 22:07
Ao mesmo tempo que todo usuário tem o direito de ter e expressar sua opinião, também tem o dever de respeitar as regras de conduta do fórum. Não existe nenhuma regra que impeça ninguém de expor a sua opinião, o que não quer dizer que isso possa ser feito de qualquer jeito, forma ou por qualquer meio. Está bem claro nas regras que caso não esteja de acordo ou queira maiores informações sobre as decisões tomadas envie uma MP ou e-mail diretamente para um Administrador ou Moderador.

Alguns usuários se sentem no direito de ofender outros usuários, e sentem seu direito de expressão restringido ao ter um post ofensivo removido, mas deveriam lembrar do seu dever não só de respeitar as regras mas também de respeitar os outros usuários. Regras existem em todos os setores da sociedade, e não seria aqui que isso deveria ser diferente.

Para aqueles que sabem respeitar os demais independente de serem usuários, administradores ou moderadores, respeitar as regras de conduta não pesa ou causa transtorno algum. Porém para aqueles que se julgam no direito de respeitar somente a opinião e a vontade própria, sem se importar com os demais, respeitar algumas regras básicas para a boa convivência e a organização em um espaço comum deve ser um esforço acima da sua capacidade.

Atenciosamente,

Equipe 4x4Brasil.