Ver Versão Completa : Samurai Twist
PessoALL,
Resolvi criar o meu tópico por aqui para apresentar o meu mais novo brinquedo...
Depois de CJ, Camper, Hilux CS e Troller, agora estou de Samurai...Ainda continuo de troller, mas esse é assunto para outro tópico!!!
O nome é uma alusão ao meu humor que é um pouco azedo, portanto, seria um samurai com um toque de limão!!!
Segue a ficha:
Samurai
- Modelo: Metal Top
- Ano: 1995
- Cor: Azul Escuro / Rodas: Cinza Escuro
Mecânica
- Motor AP 1.9 Diesel;
- Câmbio Clark 5 marchas C20;
- Reduzida Jeep roletada;
- Eixos CJ Canela grossa;
- SPOA com suporte de amortecedor reposicionado;
- Barras de tração by RC4x4;
- Freio a disco nas quatro rodas;
- Direção hidráulica - Opala;
- BF 33 (por enquanto, pois vai ganhar recape VJ910 em breve).
Acessórios
- Parachoque com berço para guincho (acho que é RC4x4);
- Guincho HDW 12000;
- Bagageiro com faróis de milha;
- Estribos Maceral;
- Engate;
- Bancos em couro;
- Rodas de liga leve;
- Trip Toten.
Acho que é isso!!!
O carro já foi comprado com a mecânica atual, só dei uma acertada em umas coisas que eu não concordava como radiador com ventoinha maior que o radiador (substituí os dois por um radiador de santana com reservatório de S10/Troller e as ventoinhas do tempra), filtro de ar solto e com um monte de mangueiras (agora está com o filtro da S10 diesel), elétrica bagunçada (todo o chicote da injeção ainda estava no carro), embragem (não tinhas as molas no disco e isso deixava ele solto e batendo em marcha lenta), diferencial que roncava (ajuste), folga em terminais de direção (colocação de bucha para usar terminais de band), troca de roda livre (entrou barro e acabou com ela), etc, etc, etc.
O carro ficou sob os cuidados do meu pai (que é responsável por vários detalhes do carro) e da oficina Caverna4x4 (www.caverna4x4.com.br) onde o amigo Farias deu um trato no carro como se ele mesmo fosse o dono...Essa oficina eu indico!!!
Agora quero ver se alongo um pouco o diferencial (está com relação 5,88 e me parece que a 5,32 deixaria o carro mais solto na estrada), coloco um radiador de óleo (parece que o AP 1.9 usava originalmente) e um radiador maior capacidade de água (hoje está com um de santana, mas descobri que originalmente esse motor usava um segundo radiador de água. Ele anda trabalhando um pouco mais quente que deve e a ventoinha dispara demais).
Mineiro do Cerrado
07/01/2008, 10:51
Como diariamo aqui em Uberaba NUSGA!!!:shock::shock::shock:
:palmas::palmas::palmas:
Quando o meu samuka crescer ele vai querer ficar parecido com isso hehehe!!!:mrgreen:
Mas deixa eu dar um especuladinha... como fica o desempenho do Samurai com este motor a diesel??? Essa é uma grande curiosidade que tenho!
Pergunto tanto em relação a velocidade e desempenho na trilha quando consumo e peças de reposição?:pensativo:
Abraços
Mineiro,
Não sei se o Twist serve de referência, pois ele está legal para trilha, mas ruim de estrada...
O dono anterior colocou aquela relação hiper curta da F75 e isso deixa o carro bom de saída, bastante forte na trilha, mas complicado na estrada...
Meu carro não consegue andar muito mais que 90km/h na estrada...
Estou pensando em colocar uma relação 43:8 que deve deixar o carro um pouco mais solto...
Mas isso só vai acontecer depois da troca dos pneus que deve alongar um pouco também a relação...
[]'s
Parabéns! quero fazer algo parecido com o meu Feroza, como ficou a adaptação do câmbio/reduzida?
abraços
Marcio,
Essa adaptação não tem segredo com o kit da DeepTec...
O que tem que ver é se cabe no túnel do feroza...
[]'s
Acho que o túnel do Feroza é maior que o do Samuca...
Marcio,
Avalie também colocar o câmbio do chevette que é bem mais barato que os clark de caminhonete!!!
[]'s
All,
Atualizando um pouco o tópico, nos últimos meses o Twist ganhou alguns up-grades:
1 - Amortecedor de direção Rancho;
2 - Respiros de diferencial;
3 - Pneus com recape Vipal VJ910;
4 - Radio PY;
5 - Lanternas de Pampa;
6 - Faróis novos;
Além disso já está em casa o SuperCharger de Fiesta só esperando vaga na oficina...
Agora quero ver se o bicho não fica bom!!!...Rs
Não tenho foto com o amortecedor de direção, mas nessa já dá para ver os sapatos novos:
raphaelmacae
06/07/2008, 20:50
parabens pelo carro meu amigo!
forte abraço!
Raphael,
Obrigado pelo elogio!
Nesse meio tempo de espera pela vaga na oficina ele ainda ganhou mais um radiador de água, pois os experts no AP 1.9 disseram que ele ainda carecia de água no sistema...
Como o catálogo da Valeo prevê dois radiadores para o gol argentino que usa esse motor, toca a fazer a adaptação...Agora tenho dois radiadores em paralelo, sendo o primeiro só de passagem e o segundo com as ventoinhas de tempra ligadas juntas...
Agora quero ver ele ameaçar esquentar quando forçado!!!
Estou curioso para ver como ele vai ficar com o charger e se ainda vou conseguir colocar o snorkel...
Abs.
Leonardo Truccolo
08/07/2008, 16:40
Alfreis,
Tem mais fotos dos eixos. pois comprei uns iguais aos seus para colocar no meu Samuca.
Abraço,
Leonardo,
Não tenho muitas fotos, mas posso providenciar...
O que eu posso dizer é que o eixo do CJ tem largura menor que o eixo do Samurai, portanto, se prepare para colocar alargadores e até rodas de liga para que as rodas venham mais para fora...
Abs.
SergioTinoco
11/11/2008, 22:35
Alfreis, Li o tópico a respeito do seu Samurai e vejo que quando ele está usando um motor igual ao meu. Também tenho instalado um motor VW AP1.9 Diesel aspirado na posição vertical com radiador de 5 litros. Comparando as fotos, meu motor se parece muito com o seu. Acho um motor excelente, com ótimo torque e uso câmbio original e T-case original Suzuki, mas tenho experimentado constantes panes de superaquecimento, principalmente na areia.Perguntas:
1- Vc enfrenta esse problema também?
2- Vc instalou dois radiadores? De que carro? Os dois estão no cofre do motor?
3- Quais ventoinhas vc está usando?
4- Vc usa radiador de óleo Qual?
5 - Voce recomendaria continuar investindo no meu motor? ou seria melhor eu partir para o 2.0 álcool/gasolina?
Desculpe o interrogatório, mas eu estou numa encruzilhada e talvez vc possa me ajudar.
Muita gente já desistiu desse motor, inclusive o Herbert Lima. Acho que so sobraram eu e você.
Obrigado, Sergio Tinoco
parabens, lindo samuca, deve ser bem esperto na trilha
[]´s
Sergio,
Respondendo as suas perguntas...
***** 1- Vc enfrenta esse problema também?
Eu estava com problema semelhante ao seu, mas agora espero ter acabado com ele...Digo espero, pois ainda não andei com o carro depois dessa adaptação...
Além de mexer com radiador, eu coloquei válvula termostática para regular a temperatura (pode ser igual a de qualquer motor AP), cebolão de ventoinha ligando mais tarde e principalmente mandei aferir o meu marcador de temperatura que estava marcando errado...As vezes pode parecer que o motor está quente, mas na verdade o seu marcador é que está errado...
***** 2- Vc instalou dois radiadores? De que carro? Os dois estão no cofre do motor?
O meu sistema de arrefecimento já estava com mais capacidade que o seu (7 litros) mas um mecânico aqui de SP especialista nesses motores (Mauricio da Raschen - acho que é assim que escreve) me disse que além de precisar de mais água eu precisava de mais área de resfriamento...
Repare que no catálogo da Valeo, quando menciona o Gol argentino diesel, tem dois radiadores. Eu usei essa solução também.
Tenho 2 radiadores de santana retrabalhados para caber no espaço disponível. O superior eu tirei 5cm no comprimento e o inferior eu tirei uns 20. A água sai do bloco do motor, entra no radiador menor, passa para o de cima e volta ao motor...
O radiador de cima está apoiado nos paralamas e o de baixo no meio das longarinas. No meu caso deu mais problema, pois eu tenho dh de opala e a caixa me roubou alguns centímetros do radiador...
***** 3- Quais ventoinhas vc está usando?
Eu uso ventoinha de tempra, aquele sistema duplo, mas ligado ao mesmo tempo...Quando elas entram, a temperatura cai de verdade...
***** 4- Vc usa radiador de óleo Qual?
Uso aqueles radiadores de óleo universais, acho que de 1/2 litro...No sistema original é usado um resfriador de óleo com a própria água do radiador...Vale dar uma pesquisada nisso, pois o santana 2.0 também usa isso...
***** 5 - Voce recomendaria continuar investindo no meu motor? ou seria melhor eu partir para o 2.0 álcool/gasolina?
Eu adoro o torque e principalmente o peso do 1.9. Não pretendo me desfazer dele por nada. Mas isso é para o meu uso...
***** Muita gente já desistiu desse motor, inclusive o Herbert Lima. Acho que so sobraram eu e você.
Não sei se teve tanta gente desistindo...Aqui no fórum mesmo você pode achar o dono de um jeep amarelo que era do dono da Crestana...O jeep é muuuuuuuuuuito bom, anda muito com o supercharger e o dono atual, até onde eu sei, está feliz da vida.
Abs.
SergioTinoco
12/11/2008, 20:37
Valeu, Alfreis e Herbert, Vou investir um pouco mais neste motor e tentar resolver o problema de temperatura, já que é um ótimo motor, resistente e de bom torque em baixa. Mas tudo muito caro. Obrigado pela opinião de vocês.
andre veiga
30/11/2008, 23:21
Alfreis
Gostaria de saber que amortecedores está usando.
Quero SPOAr o meu mas não quero colocar amortecedores de ranger etc, pois ficaria muito duro.
Muito obrigado e parabens pela viatura.
André,
O meu samurai está com amortecedores originais, mas os suportes foram reposicionados.
Estou até pensando o que vou colocar no lugar deles, pois um está com um pequeno vazamento.
Original é caro, ficando até perto de rancho e procomp.
Abs.
Olá Alexandre, td certo?
Já vi a sua viatura na oficina do Ricardo Farias e gostaria de saber se vc está contente com os 33 com o recape VJ910, pois estou pensando em recapar meus BF 33 MUD nesse desenho. Ele vai bem em trilha com muuuito barro? Pergunto, pois o BF MUD não vale nada nessas situações.
[]'s
gnecchi,
Eu fiz o caminho inverso, pois fiquei reparando na sua engesa!!!...Rs
Falando dos pneus, ainda não tenho opinião formada, pois andei muito pouco com o Samurai...
Fui me meter de colocar no supercharger e com isso estou com o carro parado já faz uns 6 meses...
Se puder esperar um pouco, mais umas duas semanas eu te conto como ele anda...
Mas uma coisa eu posso te adiantar, eles pesam um bocado no carro...
Tive que colocar o supercharger, pois o recape fez os pneus pularem de 33 para 34,5...
Era colocar a quinta marcha e o carro começava a perder velocidade...
No seu caso, com o câmbio automático, teria que ver como ele ia se comportar...
Abs.
Sapato novo ...
Muita gente tah comentando ... querendo saber como eh que fica.
E ai, já conseguiu rodar ?
A viatura tah bonita, legal , prarabéns !
abçs
Wagner,
Tudo bem por aí???
Espero que o Hemoglobina (Ex-Anita) esteja dando bastante alegria para você!!!
Então, sobre os sapatos novos, ainda não consegui fazer a estréia na trilha...
Como coloquei o charger, ainda estou testando na rua para depois colocar para ralar...
É uma série de ajustes que não acabam mais!!!
Na próxima semana eu vou encostar ele para tirar um vazamento pentelho na transferência e depois já posso considerar o carro pronto...
Apesar que pronto não quer dizer 100%, pois do mesmo jeito que você está namorando um guincho, eu estou namorando um flutuante e um bloqueio para o bicho...
Mais uns dias eu passo as impressões dos pneus!!!
Abs.
Blz Alexandre,
O Hemoglobina anda meio anêmico ultimamente. Também tem uns vazamentos básicos que de tempo em tempo depois de algumas trilhas necessita de umas transfusões.
Coloquei bloqueio traseiro e tô enrolando pra colocar o guincho. Vou colocar um work 12.500 , já decidido. Fuça menos no jeep e é um bom guincho.
Também tá nos planos em breve pra colocar molas toyota e rancho com controle.
No demais ele tá legalzão. Os sapatinhos ainda são aqueles teus, agora com salto mais baixo. Tô esperando gastar um pouco mais pra colocar 3k.
Vou no passeio de São Lourenço. Encontrei o Gambi no último que rolou, foi com o filhote e muita coragem ... Tenta ir nessa junto com a gente. Quero puxar o Twist kkkk.....
Agora com conhecimento de causa, é difícil deixar um Jeep 100%, sempre tem algo pra fazer, trocar, fuçar, dar um up ...
Abçs
All,
Seguem algumas fotos do twist pós temporada na garagem...
Abs.
Ficou show hein Alexandre :palmas:
E como ficou o desempenho do danado?
Vamos colocar esse bicho no barro pra testar :concordo:
Vc tem o contato do cara que fez o remold no seu pneu, ou que lhe vendeu já remoldado? Estou procurando alguém pra recapar meus 33 com esse desenho do VJ910.
[]'s
Gnecchi,
Ainda não consegui colocar o bicho no barro, mas espero resolver isso logo...
Acontece que ainda tenho que passar pela inspeção veicular e por isso a minha bomba está bem magrinha...Nessa não dá nem para saber direito do desempenho...
Depois da vistoria eu regulo tudo certinho, mas sem o risco de tomar pau nessa primeira vistoria...
Segue o telefone da pessoa que fez a recapagem:
Marcos - KONDZ jeep tires - kondz@hotmail.com - (11)8259-1738
Abs.
cRiPpLe_rOoStEr
07/01/2010, 03:52
bela máquina... gostei da idéia de usar supercharger...
Obrigado pelo elogio!!!
Esse fds eu devo tirar mais fotos para atualizar o tópico e já aproveitar e pedir um help dos mestres na suspensão.
Abs.
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