Ver Versão Completa : Jeep 1972 (Fuckao) - Reformar do zero?? Ajuda!
marcusfck
03/01/2008, 22:07
Salve galera !!
Abrindo esse tópico pra obter ajuda e conselhos pro meu jipão !!!
(na verdade meu e do meu irmao)
Começando a história...
Meu pai tinha um jeep (sempre o pai.. hehehe) qdo eu tinha uns 3.. 4 anos..
e era a diversão da minha infância... diversos problemas.. etc.. acabou vendendo...
o tempo passa.. o tempo voa.. e eu e meu irmao com a idéia de comprarmos um jipe... guardamos uma grana e fomos atrás do dito cujo..
encontramos um monstrinho e essa foi a escolha final..
um CJ5 (acredito eu) 1972 branco
Pneus Frontier.
Rodas Mangel.
Motor F1000 Falcon 6cc a gasolina (de acordo com o dono, +- 130cv)
Caixa da C10 (3 marchas + ré)
Guincho mecanico da Ensimec
2 tanques de mais ou menos 30 litros...
TowBar
Um santo antonio ma ou meno
Bancos Recaro
Freios a disco na dianteira
como sou mto verde em mecânica.. isso eh o q eu sei identificar... uheahueahuea (dá até vergonha postar no fórum)
bem... pegamos o jipe e tudo de bom com excecao da bateria... lá se foram 170lt$ pra trocá-la.. tudo bem.. isso era esperado..
depois começaram os problemas inesperados..
uma quebra do eixo cardan.. q já estava malemal soldado... 20 lt$ de solda.. o problema é q a solda nao ta alinhada.. entao ta vibrando um pouco..
as soldas do radiador quebraram na base do mesmo... fazendo com q o radiador fosse fortemente atraido em direcao à ventoinha.. q m****... fez um circulo perfeito no radiador...
bem... desde esse evento, a viatura ta parada em casa esperando alguma decisao...
eu PRECISO refazer a eletrica... rever sistema de freios.. alguns vazamentos clássicos...
eu QUERO também rever o chassis atrás de trincas etc... tirar os pontos podres da lata... refazer os coxins da carroceria... aumentar o fluxo de combustivel entre os tanques..
agora vem a dúvida cruel... refaço ele do zero? tipo.. desmontar totalmente?
ou so vou consertando o q aparecer de problema?
eu sei q do zero vai um bom tempo e uma boa grana... mas sera q vale a pena?
bem.. ai vai a unica foto do bichao... com o radiador encostado.. hehehe
to aqui em curitiba.. e queria saber de alguma oficina boa pra fazer essa possivel reforma..
eh isso ae.. aguardo sugestoes !!
abracos
anderson_wzorek
03/01/2008, 23:26
Fala Marcus.Td blz?
Cara bem vindo ao forum e ao off road.
Não esquenta a cabeça por ser verde em mecânica,se vc esta com duvidas veio ao lugar certo,aki vc pode ter certeza que alem de saber td oque vc quer vai aprender muito,sempre vai ter alguem pra te ajudar.
Bom vamos ao jeep: vc tem uma otima configuração de mecanica nele,motor e caixa na minha opinião exelentes,ta bem equipado
Caro marcusfck!
Bem vindo ao fórum e ao mundo dos Jeeps!:concordo:
Logo logo estara chafurdando na lama com seu Jeep, pois não há coisa melhor.
Sobre a ser/estar verde em mecânica, já tem as coisas principais, como a viatura, que será sua bancada de aprendizado e o fórum, que tem os melhopres professores do Brasil.
Quanto à reforma, faça o que seu Guia manda...
Abraços.
Kim.
ps.: Guia = a bolso!:putz:
marcusfck
03/01/2008, 23:47
Anderson...
valew pelas boas vindas....
pois eh.. qdo fui comprar ele foi a melhor configuracao q achei mesmo... a maioria q eu vi tinha motores de 4cc... caixas originais etc...
e pode deixar q vou encher a galera de duvida... hehehe
eu acho q vc ja deve ter visto o fuckao.. a gente tava la no ultimo encontro em pinhais.. eu e meu irmao..
abraco
marcusfck
03/01/2008, 23:51
Kim...
entao.. valeu pelas boas vindas ae !!
ja coloquei o bichinho pra trabalhar algumas vezes... nao me arrependi da compra.. hehehehe
em relacao a viatura.. vou tirar mais algumas fotos esse fds e postar pra galera opinar sober o estado do motor.. peças e talz..
bem.. o meu guia... esse eh f***.. uhaeuhaeuhae... a longo prazo ele até manda fazer tudo... hehehehe.. mas a looooguiissimo prazo claro...
eu to pensando em fazer do zero em relacao a seguranca.. e pra evitar problemas no meio da trilha....
bem.. com mais fotos vai ficar mais facil de opnar..
valew pelo help..
by the way.. alguma oficina pra me recomendarem em ctba !?!?!
anderson_wzorek
04/01/2008, 00:19
Cara to lembrado de vc sim,bom cara assim como o Kim falou enumere os pontos que vc acha importante e começe a fazer o trabalho,por em quanto não se importe muito com a lataria.Aparece dia 12 lá em pinhias,ai vemos o seu jeep,e damos umas ideias pessoalmente,ai sabemos do estado real dele.Quanto ao mecanico liga nesse numero:3288-9090,fala com o João Zandona e diz que foi o Toco do jeep vermelho que indicou ,o cara é ponta firme e bom mecanico blz,abraços
Milton Quindim
04/01/2008, 00:33
Olá Marcus...já nos conhecemos pessoalmente e sei que seu Jeep está em exelentes condições, o meu e do Wzorek estavam bem piores quando compramos tanto em motorização quanto no estado geral.
O que te digo de experiência que acumulei com os problemas do meu Jeep, apesar de possuí-lo há pouco mais de ano, é que se vc pensar em reformar seu Jeep agora logo após a compra acabará desanimando como quase aconteceu comigo, pois alem de despendioso é complicado demais vc enfiar uma grana preta numa coisa que vc nem está usando.
Aconteceu exatamente isso comigo.
E depois se vc está afim de usar ele mais na trilha, pensa em usar mais um monte de vezes antes de verificar os problçemas graves para quando vc encostar poder fazer com certeza.
Se vc é verde em mecanica imagina eu que sou mulher!!!!!!Pois é amigo inventei de comprar uma viatura por desejo de infancia pois meus avos tiveram um e meu pai tambem e olhe tenho 1 semana aqui e ja aprendi um monte de coisas sobre mecanica no forum.Meu marido nao acreditou que que iria comprar uma coisa desses para me distrair mas na verdade ate ele ja começou a ficar interrressado pela reforma do "QUIRQUINCHO" O motor dele é um original BF , 6 CILINDRO. Ontem troquei o disco de embreagem os retentores o cilindro mestre e agora vou atras de alguem para fazer a reforma do radiador e comprar umas lonas de freios novas e uma direçaõ hidraulicad e opala .O problema é a grana mas aos pouco vc vai deixando ele com uma mecanica legal.Ja baixe o manual para nao ficar perdida na questao de peças.
um abraço
Andrea Coloma
eu to pensando em fazer do zero em relacao a seguranca.. e pra evitar problemas no meio da trilha....
Marcus,
Seja bem vindo ao forum. Se você quer ter uma idéia do que é reformar um jeep do zero, dá uma olhada no link da minha assinatura e confira o que aconteceu com o meu jeep.
Leva tempo e dinheiro, mas o resultado é excelente.
Abraços,
Dirceu
marcusfck
07/01/2008, 22:15
salve galera
Anderson.. sabadao estarei la.. assim espero.. hehe.. de viatura funcionando..
valew pelo fone do meca.. ainda nao liguei.. ma valeu por enquanto..
Seguindo os conselhos do Quindim... vou fazer passo a passo mesmo... conforme os problemas aparecerem... afinal de contas nao da pra ficar sem jeep.
Coloma.. valeu pelo incentivo... hehehe.. vou procurar os manuais pra nao ficar taao perdido assim..
Dirceu.. já li e reli seu post ... me animei algumas vezes.. mas por enquanto o fator $$ ta pesando.. meu sonho eh parar ele mesmo.. mas o comichao pra pegar umas trilhas eh maior.. por enquanto fica a ideia de reformar o q for necessario...
sabado cedo peguei o radiador furado e levei num mecanico ali em pinhais... conselhos do quindim..[fotos abaixo]...
hj a tarde ele me ligou e o orcamento ficou em 50 lt$.. mandei fazer a bagaça e amanha pego ele pra instalar no jeep...
o problema q surgiu agora eh a ventoinha.. a de metal que estava no motor ficou toda torta depois de destruir meu radiador.. meu irmao desentortou na porrada.. mas tenho certeza q ela perdeu a resistencia.. e qdo entrar em alta rotacao ela vai entortar novamente e pode refazer o estrago..
no mesmo dia em q levei o radiador passei em algumas oficinas.. assim.. digamos nao autorizadas ali perto do cara do radiador mesmo.. mas ele nao encontrou..
pensando em se tratar realmente duma ventoinha duma f1000... parei numa oficina q tava cheia de camionete perto da 116... wakamori senao me engano.. o japoneis q tava la nao achou nada...
agora peco ajuda de vcs... ninguem tem essa ventoinha com 4 furos.. teve gente q falou q nao era de f1000... qual q eh a de f1000?? vale a pena colocar aquelas de plastico?? eu tenho q mudar a polia tmbm nao??
enquanto nao resolver a situacao da ventoinha nao da pra sair com ele...
ae vao algumas fotos do brinquedo e da situacao dele.
:!: 1 - vista geral do fuckao
:!: 2 - motor
:!: 3 - a solda que quebrou e fez o estrago
:!: 4 - o estado geral do radiador e da ventoinha
:!: 5 - zoom no estrago
sugestoes sao bem vindas =)
[]s
O radiador do meu CJ5 tambem ta furadinho vou retirar amanha para ver a coisaaaa.Mas olhe cara ,reforma é assim nao desista nao é jogo de paciencia pois as vezes a grana fica curta.
Hj mesmo comentei com um cara que acabou de comprar o seu primeiro carro antigo e tava perguntando como começar a reformar.
Melhor forma de desanimar um novato é entrar de cara numa reforma completa, cara e principalmente demorada. A maioria dos que vi fazendo isso acabam desistindo do projeto e vendendo o carro.
Seu carro parece bom. Vai fazendo o que aparecer, procurando deixar em boas condiçoes de uso e aproveite bastante. Depois se vc resolver desmontar tudo pra fazer do zero, OK. Mas só encoste o carro depois de estar com tudo que precisar na reforma na mão, pq desmontar o carro todo pra depois ir juntando grana e peças, a coisa se torna demorada e desanimadora.
boa sorte!
quem esta batendo a cabeça agora sou eu .A minha direção é toda original preciso ver onde acho uma das peças.É uma barra que tem uma leve inclinação acho que seja a barra de ligação.se souber ai de algo me avisa viu.
vc refez a parte do seu radiador?eu ando atras daquela coisa chamada colmeia mas aqui na minha cidade ta dificil.vou ver com um cara para saber se tem possibilidade dele arracar de caminhao e refazer pois a minha ta furada.