Ver Versão Completa : "Body Lift"/Calço na Pajero TR4
Fala senhores !
Estou reabrindo este tema com mais detalhes e informações porque sei que temos mais amigos aqui que pretendem realizar as mesmas modificações e juntos podemos chegar a bons resultados conjuntos.
a) Inicialmente coloquei 4 resultados de medição entre o solo e algumas regiões da minha TR4 2004 (a figura anexada é de uma 2007...). Duas foram medidas em relação ao solo e aos paralamas dianteiro e traseiro (79 e 82cm respectivamente) e duas em relação ao solo e o "friso de encaixe" do "macaco" (34 e 35cm). Estas servem de comparação entre as outras aqui TR4 do Fórum e sobre o resultado final após a colocação do calço.
b) Para a suspensão dianteira, estou pensando em fabricar um calço de alumínio (duralumínio) sobre a peça número 3 ("strut insulator assembly") na espessura de 40mm. Esta deverá ter 3 rebaixos para encaixe da "chave cachimbo" e aperto dos 3 "prisioneiros" hoje existentes na peça 3 e novos 3 prisioneiros deverão ser instalados (distância de 60 graus entre os atuais) para estes então fixarem o calço a carroceria. A vantagem seria a mantenabilidade do curso atual do amortecedor. A restrição é o desenho deste calço, custo e realmente como se comportará a "fadiga da rosca no duralumínio".
c) Para a traseira, me parece que a sugestão do amigo "Bailune1" de se utilizar a mola da dianteira da "pick up leve" Courrier da Ford, se 100% compatível, me parece excelente. Temos que verificar a nova distância do solo com esta mola e se o "K" de deformação é bem próximo ao "k" da mola original da TR4, fazendo com que as características de "deformação versus força" sejam mantidos.
Pessoal, vamos trocando informações neste tópico e ver em que resultado chegamos, ok?
Abçs
Daniel Krabbe
ps: aparentemente a carroceria da TR4 não permite a instalação de "body lift" sem risco de trinca ao monobloco
Fala senhores !
Estou reabrindo este tema com mais detalhes e informações porque sei que temos mais amigos aqui que pretendem realizar as mesmas modificações e juntos podemos chegar a bons resultados conjuntos.
a) Inicialmente coloquei 4 resultados de medição entre o solo e algumas regiões da minha TR4 2004 (a figura anexada é de uma 2007...). Duas foram medidas em relação ao solo e aos paralamas dianteiro e traseiro (79 e 82cm respectivamente) e duas em relação ao solo e o "friso de encaixe" do "macaco" (34 e 35cm). Estas servem de comparação entre as outras aqui TR4 do Fórum e sobre o resultado final após a colocação do calço.
b) Para a suspensão dianteira, estou pensando em fabricar um calço de alumínio (duralumínio) sobre a peça número 3 ("strut insulator assembly") na espessura de 40mm. Esta deverá ter 3 rebaixos para encaixe da "chave cachimbo" e aperto dos 3 "prisioneiros" hoje existentes na peça 3 e novos 3 prisioneiros deverão ser instalados (distância de 60 graus entre os atuais) para estes então fixarem o calço a carroceria. A vantagem seria a mantenabilidade do curso atual do amortecedor. A restrição é o desenho deste calço, custo e realmente como se comportará a "fadiga da rosca no duralumínio".
c) Para a traseira, me parece que a sugestão do amigo "Bailune1" de se utilizar a mola da dianteira da "pick up leve" Courrier da Ford, se 100% compatível, me parece excelente. Temos que verificar a nova distância do solo com esta mola e se o "K" de deformação é bem próximo ao "k" da mola original da TR4, fazendo com que as características de "deformação versus força" sejam mantidos.
Pessoal, vamos trocando informações neste tópico e ver em que resultado chegamos, ok?
Abçs
Daniel Krabbe
ps: aparentemente a carroceria da TR4 não permite a instalação de "body lift" sem risco de trinca ao monobloco
Gostei de ver. Tá levando isso a sério !
Bailune1
02/01/2008, 10:32
Fala senhores !
Abçs
Daniel Krabbe
Daniel,
Hoje a noite quando chegar em casa vou medir a altura do meu carro e coloco aqui pra voces terem uma ideia de quanto levantou!!!!!!!!! A ideia da mola da courrier é show, o carro ficou mais alto e não perdeu estabilidade, pois esta mola é mais firme, e ela entra perfeitamente, é so tirar uma e colocar a outra.
Daniel,
Hoje a noite quando chegar em casa vou medir a altura do meu carro e coloco aqui pra voces terem uma ideia de quanto levantou!!!!!!!!! A ideia da mola da courrier é show, o carro ficou mais alto e não perdeu estabilidade, pois esta mola é mais firme, e ela entra perfeitamente, é so tirar uma e colocar a outra.
Fala senhores !!
Felipe, vou ficar no aguardo das medições que vc vai fazer, ok? Paralelamente, pelo que entendi (comentado em outro tópico), na dianteira do seu carro vc fabricou um calço/substituiu a peça 4, certo? A pergunta é se você sentiu muita diferença no curso do amortecedor ? A minha intenção (acho que do Jorge também) é de levantar algo em torno do que vc levantou (~38.1mm)
Abçs
Daniel Krabbe
Bailune1
02/01/2008, 15:57
Fala senhores !!
Felipe, vou ficar no aguardo das medições que vc vai fazer, ok? Paralelamente, pelo que entendi (comentado em outro tópico), na dianteira do seu carro vc fabricou um calço/substituiu a peça 4, certo? A pergunta é se você sentiu muita diferença no curso do amortecedor ? A minha intenção (acho que do Jorge também) é de levantar algo em torno do que vc levantou (~38.1mm)
Abçs
Daniel Krabbe
Daniel,
Foi isso mesmo, um cara daqui do rio fez esse calço pra mim, não sei exatamente se foi a peça 4, tenho uma foto la em casa do calço de uma tr4 q eu tirei antes de colocar no meu carro, hj a noite vou postar. Quanto ao curso de suspenção, também tava com medo de ficar socando o amortecedor, mas por incrivel q pareça não da nem para perceber q o carro ta levantado. Quando meu pai tinha um vitara e agente colou um calço de 2" polegas, o amortecedor ficava socando direto ao passar por um quebra mola rapido, na Pajero isso não ocorre, acho q o amortecedor tem um curso maior.Também estou ancioso pra medir a altura do meu carro!!!!
ROAD TECH
02/01/2008, 19:24
Caros Amigos,
Peço a permissão para dar algumas sugestões nesse assunto, esperando trazer alguma informação nova para vcs.
O termo Body Lift, como normalmente se usa (elevação da carroceria em relação ao chassis de longarinas), talvez não seja o mais adequado à TR 4, uma vez que o modelo é de construção monobloco, carroceria e chassis num único conjunto. No caso, deve ser feito um Lift de suspensão, como sugerido pelo colega Bailune.
Cabe um alerta, principalmente para a aplicação de calços na suspensão dianteira (posicionado sobre a peça #3 do desenho). Dependendo da altura do calço, podem ocorrer travamento e/ou quebra das homocinéticas por excesso de ângulo de trabalho das mesmas. É preciso estar atento a posição da suspensão totalmente aberta (rodas dianteiras desencostadas do chão).
O calço sobre a peça #3 eleva a carroceria e não "rouba" curso de trabalho do amortecedor. Se por um lado essa é uma condição desejável, por outro, permite que a suspensão "abra" para além do ângulo limite das homocinéticas, acarretando os problemas que eu apontei anteriormente.
Para "calibrar" a altura do calço eu sugiro colocar o carro num cavalete (rodas dianteiras no ar) e girar as mesmas com as mãos verificando se ocorrem ruídos anormais ou restrição ao livre movimento das rodas, girando também o volante de direção de batente a batente. Se ocorrer, isso é sinal que as homocinéticas atingiram ângulo limite de trabalho. Nesse caso é preciso diminuir a altura dos calços.
Para evitar tal inconveniente, há a opção de colocar o calço entre as peças #4 e #5, o que aumenta a carga de montagem da mola, elevando a carroceria e ganhando em curso de compressão, mas perdendo um pouco de curso de extensão. Não existe milagre, nesse caso.
Na suspensão traseira a coisa é bem mais simples, bastando trocar as molas originais por outras de maior constante elástica (mais fortes) ou, o que seria ideal, com a mesma constante elástica (mesmo nível de conforto) porém com altura livre maior. A adoção de calços entre a molas e seus apoios (na carroceria ou no assento sobre o eixo) é a maneira mais rápida e barata. Lembrando, que a exemplo da dianteira, haverá uma perda de curso de extensão. Em qualquer das opções acima, não haverá problema com o ângulo de trabalho da cruzeta do cardã traseiro, uma vez que o limite de abertura da suspensão é garantida pelos amortecedores, que nesse caso permanece exatamente igual à condição original.
Importante lembrar que, uma vez feita a elevação da suspensão dianteira, é altamente recomendável fazer um novo alinhamento das rodas, pois haverá uma nova posição de trabalho. Eu sugiro adotar os mesmos valores originais para convergência e cambagem (se aplicável).
Desejo boa sorte ao amigos e espero ver postados os resultados da modificação.
Saudações a todos,
Octávio
Bailune1
02/01/2008, 19:56
Caros Amigos,
Peço a permissão para dar algumas sugestões nesse assunto, esperando trazer alguma informação nova para vcs.
O termo Body Lift, como normalmente se usa (elevação da carroceria em relação ao chassis de longarinas), talvez não seja o mais adequado à TR 4, uma vez que o modelo é de construção monobloco, carroceria e chassis num único conjunto. No caso, deve ser feito um Lift de suspensão, como sugerido pelo colega Bailune.
Cabe um alerta, principalmente para a aplicação de calços na suspensão dianteira (posicionado sobre a peça #3 do desenho). Dependendo da altura do calço, podem ocorrer travamento e/ou quebra das homocinéticas por excesso de ângulo de trabalho das mesmas. É preciso estar atento a posição da suspensão totalmente aberta (rodas dianteiras desencostadas do chão).
O calço sobre a peça #3 eleva a carroceria e não "rouba" curso de trabalho do amortecedor. Se por um lado essa é uma condição desejável, por outro, permite que a suspensão "abra" para além do ângulo limite das homocinéticas, acarretando os problemas que eu apontei anteriormente.
Para "calibrar" a altura do calço eu sugiro colocar o carro num cavalete (rodas dianteiras no ar) e girar as mesmas com as mãos verificando se ocorrem ruídos anormais ou restrição ao livre movimento das rodas, girando também o volante de direção de batente a batente. Se ocorrer, isso é sinal que as homocinéticas atingiram ângulo limite de trabalho. Nesse caso é preciso diminuir a altura dos calços.
Para evitar tal inconveniente, há a opção de colocar o calço entre as peças #4 e #5, o que aumenta a carga de montagem da mola, elevando a carroceria e ganhando em curso de compressão, mas perdendo um pouco de curso de extensão. Não existe milagre, nesse caso.
Na suspensão traseira a coisa é bem mais simples, bastando trocar as molas originais por outras de maior constante elástica (mais fortes) ou, o que seria ideal, com a mesma constante elástica (mesmo nível de conforto) porém com altura livre maior. A adoção de calços entre a molas e seus apoios (na carroceria ou no assento sobre o eixo) é a maneira mais rápida e barata. Lembrando, que a exemplo da dianteira, haverá uma perda de curso de extensão. Em qualquer das opções acima, não haverá problema com o ângulo de trabalho da cruzeta do cardã traseiro, uma vez que o limite de abertura da suspensão é garantida pelos amortecedores, que nesse caso permanece exatamente igual à condição original.
Importante lembrar que, uma vez feita a elevação da suspensão dianteira, é altamente recomendável fazer um novo alinhamento das rodas, pois haverá uma nova posição de trabalho. Eu sugiro adotar os mesmos valores originais para convergência e cambagem (se aplicável).
Saudações a todos,
Octávio
Octávio,
Parabéns pela aula que voce acabou de dar....:palmas:
Realmente quando fui colocar o calço na dianteira, a primeira coisa q eu pensei foi na homocinetica, mas como ja tinha falado com algumas pessoas q utilizam calço de 2" e até aquele momento não tinham apresentado nenhum problema, resolvi colocar um calço de 1,5", um pouco menor visando principalmente em não forçar muito a homocinetica...Ja rodei uns 20.000 KM com este calço, fazendo trilhas e até agora foi so alegria....espero continuar assim por muito tempo!!!:mrgreen:
Segue uma foto do calço de tecnil de 2" de uma TR4. No meu caso não consegui encontrar este material e o cara fez de um material q e tipo uma borracha dura.....depois vou tirar uma foto q colo aqui.!!!!
Daniel,
Quanto a altura, medi o meu carro....Segue as medidas 85,5 cm no paralama traseiro, 38cm (traseira), 37 cm (dianteira) e 83 cm no paralama da frente
Caros Amigos,
Saudações a todos,
Octávio
Otávio, vou guardar seu post e seguir passo-a-passo as orientações.
Show !:palmas:
Ps. Não sei se vc lembra, mas eu e o Daniel estavamos junto com o Marcello Ladeira no MMS de Campinas e batemos um longo papo após a prova, tá lembrado ? E o MWM, só sucesso ? De qq maneira estaremos junto na Semana Santa em Mauá.
Daniel,
Foi isso mesmo, um cara daqui do rio fez esse calço pra mim, não sei exatamente se foi a peça 4, tenho uma foto la em casa do calço de uma tr4 q eu tirei antes de colocar no meu carro, hj a noite vou postar. Quanto ao curso de suspenção, também tava com medo de ficar socando o amortecedor, mas por incrivel q pareça não da nem para perceber q o carro ta levantado. Quando meu pai tinha um vitara e agente colou um calço de 2" polegas, o amortecedor ficava socando direto ao passar por um quebra mola rapido, na Pajero isso não ocorre, acho q o amortecedor tem um curso maior.Também estou ancioso pra medir a altura do meu carro!!!!
Felipe, vc pode passar o endereço do mecânico do Rio que fez o serviço ?
Bailune1
02/01/2008, 21:22
Felipe, vc pode passar o endereço do mecânico do Rio que fez o serviço ?
Jorge,
Eu coloquei na RCR Molas, fica na ESTR DOS BANDEIRANTES, Jacarepagua ,245
telefone - 2445-2170 2445-0541
Abs!!!
ROAD TECH
02/01/2008, 21:45
Olá Bailune,
Bom saber que vc não teve problemas com as homocinéticas. Isso é sinal que na montagem original o ângulo limite de trabalho estava bem longe do final de curso de extensão.
Pela foto que vc mandou, dá para perceber que o calço não é um "simples" disco posicionado sobre o prato da mola. Para fazer essa montagem, acredito que foi necessário alterar o conceito de fixação superior (porca #2, no desenho). Talvez uma luva roscada (mesma rosca da haste do amortecedor) em lugar da porca original.
Até onde eu sei, existe um comprimento definido de rosca na haste do amortecedor que não chega a 2 polegadas. Sendo assim, o calço deve ter um rebaixo em seu centro, para acomodar a parte inferior da peça #3. Sendo assim, o aumento efetivo de altura da carroceria deve ter sido de menos de 2 polegadas. Dá para fazer uma foto superior do conjunto?
Olá Jorge,
Claro que lembro de vc. Será um prazer reencontrá-lo em Visconde de Mauá. Forte abraço e até lá....
Bailune1
02/01/2008, 22:16
Olá Bailune,
Bom saber que vc não teve problemas com as homocinéticas. Isso é sinal que na montagem original o ângulo limite de trabalho estava bem longe do final de curso de extensão.
Pela foto que vc mandou, dá para perceber que o calço não é um "simples" disco posicionado sobre o prato da mola. Para fazer essa montagem, acredito que foi necessário alterar o conceito de fixação superior (porca #2, no desenho). Talvez uma luva roscada (mesma rosca da haste do amortecedor) em lugar da porca original.
Até onde eu sei, existe um comprimento definido de rosca na haste do amortecedor que não chega a 2 polegadas. Sendo assim, o calço deve ter um rebaixo em seu centro, para acomodar a parte inferior da peça #3. Sendo assim, o aumento efetivo de altura da carroceria deve ter sido de menos de 2 polegadas. Dá para fazer uma foto superior do conjunto?
Olá Jorge,
Claro que lembro de vc. Será um prazer reencontrá-lo em Visconde de Mauá. Forte abraço e até lá....
Como eu tinha falado anteriormente, essa foto não e do meu carro, é de uma TR4 que estava no MMS, e eu tirei esta foto para ter uma ideia do calço...Vou tentar tirar umas fotos do meu calço no final de semana e depois posto aqui....vou tentar tirar de todos os angulos!!!!!
Boa noite senhores !
Simplesmente show de bola (!!!) todos os comentários que rolaram ! Tendo-se o conhecimento técnico necessário e figuras para visualização, fica mais fácil o entendimento da moçada (ou veiada...hehe).
Vocês já perceberam que o camarada Jorge [ex dono de uma Baiúca preta (L200) e agora dono de uma flexa de prata (TR4), a qual ele não confirma a troca de uma para outra somente para correr o MMS2008...hehehe] e o camarada Dandan aqui (este sim, ex-dono de uma TR4 automática para uma TR4 manual somente para correr o MMS2007 hehehe) serão os primeiros beneficiados do que esta sendo postado aqui!
Valeu :concordo:!
Abçs
Daniel Krabbe
ps1: Octávio, tô nessa também de Visconde de Mauá. Quem sabe já com a TR4 levantada
ps2: Felipe, vc não se anima a correr o MMS2008 na categoria Turismo? As figurinhas carimbadas aqui (Eu, Jorge, Marcello Ladeira) pretendem correr todas as etapas este ano !
Jorge,
Eu coloquei na RCR Molas, fica na ESTR DOS BANDEIRANTES, Jacarepagua ,245
telefone - 2445-2170 2445-0541
Abs!!!
Felipe,
Vc tem certeza que é a da Currier. Liguei hoje para o fabricante das molas (Rassini-NHK) e este informou que a mola da Courrier tem 141mm de diâmetro contra 120 da TR4.
Valeu ! E obrigado se a gente estiver viajando...
DK
Felipe,
Vc tem certeza que é a da Currier. Liguei hoje para o fabricante das molas (Rassini-NHK) e este informou que a mola da Courrier tem 141mm de diâmetro contra 120 da TR4.
Valeu ! E obrigado se a gente estiver viajando...
DK
Fala senhores !!!
1) Felipe, esquece !! O cara viajou. Medi (trena) aqui na minha e aproximadamente tem 14cm (~140mm) de diâmetro, ou seja, serve direitinho no diâmetro conforme vc já comentou inúmeras vezes. A boa notícia é que peguei o comprimento da TR4 (306mm não montada) contra 350 da Currier (44mm de diferença). O diâmetro da espiral da TR4 medido (agora com Paquímetro) é de 12mm. O da Currier, se vc puder medir, seria uma boa. Se não puder, quando eu for trocar, eu meço e coloco aqui...hehehe
2) Medi o curso de extensão dos amortecedores dianteiros e traseiros. Temos 5cm (somente...) para o dianteiro e 9cm para o traseiro. Coloquei o macaco sob o carro e no momento que a roda "quiz escorregar", anotei o valor.
3) Fui em um especialista aqui na região de S.J.Campos (Toca do Dino) e ele vai desmontar o "sistema do amortecedor dianteiro" na segunda-feira e pegar as medidas. Fechamos em um calço (PU) de 40mm de espessura (na verdade 3 pares de calços...rs) sobre a peça #3. Ele vai remover os 3 prisioneiros existentes e soldar 3 outros prisioneiros adicionando-se o comprimento de 40mm. A peça 3 continuará fixando na carroceria do carro, pois os calços terão furos passantes na posição dos prisioneiros.
Se tiverem mais sugestões ou mudanças no projeto, é só falar.
Abçs
DK
Bailune1
09/01/2008, 21:48
Fala senhores !!!
1) Felipe, esquece !! O cara viajou. Medi (trena) aqui na minha e aproximadamente tem 14cm (~140mm) de diâmetro, ou seja, serve direitinho no diâmetro conforme vc já comentou inúmeras vezes. A boa notícia é que peguei o comprimento da TR4 (306mm não montada) contra 350 da Currier (44mm de diferença). O diâmetro da espiral da TR4 medido (agora com Paquímetro) é de 12mm. O da Currier, se vc puder medir, seria uma boa. Se não puder, quando eu for trocar, eu meço e coloco aqui...hehehe
2) Medi o curso de extensão dos amortecedores dianteiros e traseiros. Temos 5cm (somente...) para o dianteiro e 9cm para o traseiro. Coloquei o macaco sob o carro e no momento que a roda "quiz escorregar", anotei o valor.
3) Fui em um especialista aqui na região de S.J.Campos (Toca do Dino) e ele vai desmontar o "sistema do amortecedor dianteiro" na segunda-feira e pegar as medidas. Fechamos em um calço (PU) de 40mm de espessura (na verdade 3 pares de calços...rs) sobre a peça #3. Ele vai remover os 3 prisioneiros existentes e soldar 3 outros prisioneiros adicionando-se o comprimento de 40mm. A peça 3 continuará fixando na carroceria do carro, pois os calços terão furos passantes na posição dos prisioneiros.
Se tiverem mais sugestões ou mudanças no projeto, é só falar.
Abçs
DK
DK,
Quanto a mola é so tirar uma e colocar a outra, entra perfeitamente....Pow hoje tirei varias fotos do calço, mas infelizmente estou sem o cabo que liga a maquina ao computador.....:parede: Ficou em Petropolis!!!! Que pena!!!
DK,
Quanto a mola é so tirar uma e colocar a outra, entra perfeitamente....Pow hoje tirei varias fotos do calço, mas infelizmente estou sem o cabo que liga a maquina ao computador.....:parede: Ficou em Petropolis!!!! Que pena!!!
KKKKKKK, acontece !!!
Pow (a lá Felipe), não vejo a hora de levantar a minha. Hoje coloquei o macaco, levantei a "criança" e fiquei só sonhando......puxa, vai ficar show !!
Abçs
Dandan
Fred Bailune
10/01/2008, 10:12
KKKKKKK, acontece !!!
Pow (a lá Felipe), não vejo a hora de levantar a minha. Hoje coloquei o macaco, levantei a "criança" e fiquei só sonhando......puxa, vai ficar show !!
Abçs
Dandan
Dandan,
eu tenho a maior vontade de fazer isso no carro da minha namorada tambem ... mas acho muito dificil hahahahah. Realmente o carro fica muito maneiro, e o melhor de tudo é que o custo da brincadeira é muito baixo
Abs
Carlos Bernardo
10/01/2008, 16:28
Olá turma.
Estou a dias quebrando a cabeça pensando em uma forma de subir a suspensão da TR4 sem fazer grandes alterações no conjunto do carro. A princípio, minha idéia é a de colocar umas molas e amortecedores maiores do que os originais para um ganho de altura de 2 ou 3 polegadas, para poder calça-la com pneus 29 ou 30 polegadas para uso em passeios off road e até mesmo em trilhas leves (pois é meu carro de dia a dia e tenho um JEEP pra trilhas pesadas).
Em quase todos os passeios off-road que faço com ela tenho que redobrar minha atenção quanto à altura do carro e aos pneus originais Pirelli que podem me deixar na mão a qualquer instante, logo, quero fazer um upgrade legal nela e que não seja nada exagerado e que comprometa muito meu uso do carro no dia a dia.
Alguém aqui tem esperiência com a suspensão da TR4? Dicas? Alguma mola/amortecedor que sirvam e fiquem legais? Se a Mitsubishi lançasse um lift kit pra TR4 venderia feito água. Nem que fosse só pra galera andar no shopping...ela fica linda mais alta.
Abraço!
Olá turma.
Estou a dias quebrando a cabeça pensando em uma forma de subir a suspensão da TR4 sem fazer grandes alterações no conjunto do carro. A princípio, minha idéia é a de colocar umas molas e amortecedores maiores do que os originais para um ganho de altura de 2 ou 3 polegadas, para poder calça-la com pneus 29 ou 30 polegadas para uso em passeios off road e até mesmo em trilhas leves (pois é meu carro de dia a dia e tenho um JEEP pra trilhas pesadas).
Em quase todos os passeios off-road que faço com ela tenho que redobrar minha atenção quanto à altura do carro e aos pneus originais Pirelli que podem me deixar na mão a qualquer instante, logo, quero fazer um upgrade legal nela e que não seja nada exagerado e que comprometa muito meu uso do carro no dia a dia.
Alguém aqui tem esperiência com a suspensão da TR4? Dicas? Alguma mola/amortecedor que sirvam e fiquem legais? Se a Mitsubishi lançasse um lift kit pra TR4 venderia feito água. Nem que fosse só pra galera andar no shopping...ela fica linda mais alta.
Abraço!
Carlos, o DKrabbe, montou um tópico lá no SUV's sobre esse assunto, dá uma passada ´por lá.
Eu e ele estamos estudando o assunto.
Fred Bailune
10/01/2008, 16:44
Carlos, o DKrabbe, montou um tópico lá no SUV's sobre esse assunto, dá uma passada ´por lá.
Carlos,
Segue o link
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35498&page=2
Abs
É muita viagem tentar colocar um MUD(245x75 R16) na TR4 depois de levantar 40mm(padrão para não mexer na mola da Curier), sem alterar o off-set ?
Carlos Bernardo
10/01/2008, 16:52
Poxa, não tem ninguém aqui perto de São Paulo (Capital) correndo atrás dessa parada toda?
Estou a dias quebrando a cabeça pensando em uma forma de subir a suspensão da TR4 sem fazer grandes alterações no conjunto do carro...só fiquei com dúvidas quanto aos calços instalados por cima do prato da suspensão dianteria. Qual a medida que não "force" tanto o conjunto e que suba o suficiente pra uns pneus 30 polegadas? De que material eles (os calços) são feitos? Alguém saberia indicar uma oficina especializada em suspensão apta a fazer o melhor serviço o possível?
Em quase todos os passeios off-road que faço com a minha TR4 tenho que redobrar minha atenção quanto à altura do carro e aos pneus originais Pirelli que podem me deixar na mão a qualquer instante, logo, quero fazer um upgrade legal nela e que não seja nada exagerado e que comprometa muito meu uso do carro no dia a dia.
Grandes dicas por aqui! Verdadeiras aulas de suspensão!
Carlos Bernardo
10/01/2008, 17:00
Já vi gente. Desculpa aí! Tentei apagar mas não tô conseguindo...não entrava aqui a mais de 2 anos...rs...
De qualquer forma botei um post lá!
Abração!
Poxa, não tem ninguém aqui perto de São Paulo (Capital) correndo atrás dessa parada toda?
Estou a dias quebrando a cabeça pensando em uma forma de subir a suspensão da TR4 sem fazer grandes alterações no conjunto do carro...só fiquei com dúvidas quanto aos calços instalados por cima do prato da suspensão dianteria. Qual a medida que não "force" tanto o conjunto e que suba o suficiente pra uns pneus 30 polegadas? De que material eles (os calços) são feitos? Alguém saberia indicar uma oficina especializada em suspensão apta a fazer o melhor serviço o possível?
Em quase todos os passeios off-road que faço com a minha TR4 tenho que redobrar minha atenção quanto à altura do carro e aos pneus originais Pirelli que podem me deixar na mão a qualquer instante, logo, quero fazer um upgrade legal nela e que não seja nada exagerado e que comprometa muito meu uso do carro no dia a dia.
Eu e o Dan estamos avaliando um calço de 30 na dianteira e na traseira molas blindada da TR4, principalmente pra não forçar muito a homocinética.
Carlos Bernardo
10/01/2008, 17:19
Bom, eu estou indo pros EUA e volto só dia 25, mas vou ficar de olho nas respostas que aparecerem por aqui! Se vcs tiverem alguma novidade peço que postem por aqui. Quanto mais informações agente conseguir juntar melhor pra todo mundo. Estou a semanas com esse assunto na cabeça! Assim que voltar pretendo colocar o futuro plano em prática! Aí é só pegar as TR4s grandonas e combinarmos um passeio bacana. =-)
Bailune1
10/01/2008, 17:52
Carlos,
No meu carro coloquei um calço de 1,5" na frente, acho que da uns 4 cm. Ja vi muita gente utilizando calço de tecnil, tipo um nylon bem duro, mas como não consegui encontrar este material, o meu é tipo uma borracha dura, ficou 10, e carro permace bem estavel. Quanto ao pneu, ele cabe certinho fazendo isso, toma só cuidado quando for trocar as rodas, pois muitas pegam na pinça do freio dianteiro. A minha tem off-set -5, e por isso as rodas ficaram bem para fora, mas por um lado protege bem a lateral do carro. Na traseira como voce ja deve ter visto eu coloquei a mola dianteira da Courrier, que levantou o carro em quase 2". Não precisei alterar os amortecedores.
Jorge,
Quanto aos pneus 245/75 16, o problema é que ele vai pegar na bandeija da mola dianteira.....ao menos que voce coloque uma roda que jogue bem para fora!!!!!!!!!
Bailune1
10/01/2008, 17:59
Segue algumas fotos e videos do meu carro na trilha!!!
http://br.youtube.com/watch?v=IWSvT8xKp7Y
http://br.youtube.com/watch?v=re5oTK6vWXY
http://br.youtube.com/watch?v=BbMJFI56bIE
Segue algumas fotos e videos do meu carro na trilha!!!
http://br.youtube.com/watch?v=IWSvT8xKp7Y
http://br.youtube.com/watch?v=re5oTK6vWXY
http://br.youtube.com/watch?v=BbMJFI56bIE
PQP Felipe....DUKA !
No primeiro vídeo vc acetou o retrovisor no barranco, não acertou ? hehehe
Não tenho coragem de mexer no offset, a polícia não te enche o saco não ?
To vendo com o Dan de pegar um BF MUD 225x75 R16, mas só vende lá fora e demora de 90 a 120 dias pra chegar, por isso perguntei pelo 245.
O pior é que nos EUA tem um 230x75, que pra mim seria o ideal, mas o grande prb é que o aro é 15.
Bailune1
10/01/2008, 22:13
PQP Felipe....DUKA !
No primeiro vídeo vc acetou o retrovisor no barranco, não acertou ? hehehe
Não tenho coragem de mexer no offset, a polícia não te enche o saco não ?
To vendo com o Dan de pegar um BF MUD 225x75 R16, mas só vende lá fora e demora de 90 a 120 dias pra chegar, por isso perguntei pelo 245.
O pior é que nos EUA tem um 230x75, que pra mim seria o ideal, mas o grande prb é que o aro é 15.
Jorge,
Ate agora ainda não tive nenhuma razura na carro nas trilhas.....
Quanto aos pneus, a melhor opção é o aro 15....por icrivel q pareça nenhum policial reclamou do pneu...olha q eu ja fui parado varias vezes e so pediram o documento do carro!!!!! O carro fica bem mais alto com este pneu!!!!
Faltou o grande Felipe !!!
Faltou o grande Felipe !!!
O Felipe não precisa mais estudar...ele já tá ensinando.
Os "burros velhos" é que estão comendo grama...hehehe
Fala senhores !!
Carlos, quando for mandar fabricar o par de calços para mim, Jorge e mais um colega do serviço, posso pedir para vc também. Quando tiver os valores (só segunda que vem) eu posto aqui.
Felipe, já deu para perceber que eu com o Jorge estamos "meio c.a.g.õ.e.s" em relação a um calço de 40mm (hehehehe). Na dianteira, acho que beleza, pois não rouba curso de amortecedor e vc já comentou que a homocinética após 20.000km continua ok. O maior problema é a traseira. Com um aumento da ordem de 40mm, perdemos 44% do curso de extensão, o que eu achei muito....tô avaliando....pois no MMS a gente pode enfrentar alguma velocidades e que acabem exigindo um pulo da suspensão...não sei direito. Talvez nós vamos fechar em um calço de 30mm na dianteira e na traseira existem as opções de comprar a mola da Courrier e pedir para cortar ou comprar a mola da TR4 blindada. Conversei hoje com a àrea técnica da Rassini-NHK (fabricantes da mola) e o cálculo de "dedão" deu 25mm a mais de altura. Se for 30, a dupla de "receosos" aqui (melhor que c.a.g...) é capaz de fechar neste item.
Tô gostando pacas do tópico !!
Dandan
ps: Jorge, estou colocando + informações no post sobre pneus para TR4. Coloque as perguntas lá "túmen"
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16183
Fala senhores !!
Carlos, quando for mandar fabricar o par de calços para mim, Jorge e mais um colega do serviço, posso pedir para vc também. Quando tiver os valores (só segunda que vem) eu posto aqui.
Felipe, já deu para perceber que eu com o Jorge estamos "meio c.a.g.õ.e.s" em relação a um calço de 40mm (hehehehe). Na dianteira, acho que beleza, pois não rouba curso de amortecedor e vc já comentou que a homocinética após 20.000km continua ok. O maior problema é a traseira. Com um aumento da ordem de 40mm, perdemos 44% do curso de extensão, o que eu achei muito....tô avaliando....pois no MMS a gente pode enfrentar alguma velocidades e que acabem exigindo um pulo da suspensão...não sei direito. Talvez nós vamos fechar em um calço de 30mm na dianteira e na traseira existem as opções de comprar a mola da Courrier e pedir para cortar ou comprar a mola da TR4 blindada. Conversei hoje com a àrea técnica da Rassini-NHK (fabricantes da mola) e o cálculo de "dedão" deu 25mm a mais de altura. Se for 30, a dupla de "receosos" aqui (melhor que c.a.g...) é capaz de fechar neste item.
Dandan
ps: Jorge, estou colocando + informações no post sobre pneus para TR4. Coloque as perguntas lá.
Octávio, seus comentários serão super bem vindos !
Bailune1
11/01/2008, 08:17
Fala senhores !!
Dandan
ps: Jorge, estou colocando + informações no post sobre pneus para TR4. Coloque as perguntas lá "túmen"
DK,
Quanto a mola traseira, pode colocar sem erro, além de levantar o carro, ela é mais firme, o que deixa o carro mais estavel na estrada, agora meu carro não fica mais com aquele galego nas curvas, e por outro lado, é ideal para competições, pois a suspenção não fica socando a toa. Ja fiz varios Raid`s e MMS e até Copa Troller na categoria amigos e realmente a mola ficou 10, o amortecedor não da final de curso!!!!! Pode colocar sem medo...Pena que agente mora meio longe, mas se um dia voce vier ao Rio, gostaria que voce andasse no meu carro para ver....Essa dica eu peguei com o pai da minha namorada que tinha colocado no carro dele....Na dianteira não melebro exatamente, mas tenho quase certeza que meu calço é de 30mm ou 1,5".
Jorge,
Se voce quizer agente pode marcar um dia de voce ver o meu carro e dar uma volta, ai vai ser mais para dar opinião!!!!!!
Carlos Bernardo
11/01/2008, 11:00
"Carlos, quando for mandar fabricar o par de calços para mim, Jorge e mais um colega do serviço, posso pedir para vc também. Quando tiver os valores (só segunda que vem) eu posto aqui."
Poxa, eu agradeceria muito. Mas, no caso só se vc não se importar de eu voltar lá pro dia 25. Estarei nos EUA até lá.
O calço de 1,5" ou 3 cm para a dianteira está me parecendo ótimo e a mola da Courrier seria uma solução simples, eficiente e barata.
Quanto aos pneus, ainda estou pensando por qual setup vou acabar optando...estou quase certo que serão os 30" no aro 15 mesmo. Será que o consumo do carro vai alterar muito? A minha é manual e não é beberrona. Faz cerca de 10km/l estrada e 7,5km/l cidade.
Bailune1
11/01/2008, 11:18
"Carlos, quando for mandar fabricar o par de calços para mim, Jorge e mais um colega do serviço, posso pedir para vc também. Quando tiver os valores (só segunda que vem) eu posto aqui."
Poxa, eu agradeceria muito. Mas, no caso só se vc não se importar de eu voltar lá pro dia 25. Estarei nos EUA até lá.
O calço de 1,5" ou 3 cm para a dianteira está me parecendo ótimo e a mola da Courrier seria uma solução simples, eficiente e barata.
Quanto aos pneus, ainda estou pensando por qual setup vou acabar optando...estou quase certo que serão os 30" no aro 15 mesmo. Será que o consumo do carro vai alterar muito? A minha é manual e não é beberrona. Faz cerca de 10km/l estrada e 7,5km/l cidade.
Carlos,
Os pneus 30" acho q são os maiores possíveis, o bom é que levanta bem o carro....Quanto ao consumo não senti muita diferença, o que da muita diferença é na velocímetro, quase 10% a menos...Por isso na hora de fazer as contas de quantos km/l fez o carro, voce tem q acrescentar 10% no odometro!!!!!!!! e cuidado para não levar um multa!!!!!! No meu caso tive que rebater os paralamas, para o pneu não pegar nas trilhas, mas isso porque minhas rodas tem off-set -5, acho que uma com off-set 0 não será necessário.
Carlos Bernardo
11/01/2008, 14:37
Ah, legal! 30 polegadas é o que eu quero mesmo. Apesar de que com 29 eu já estaria feliz.
Bom, só por curiosidade, com pneus 30, calço de 1,5" e molas da courrier, quantos cm a TR4 vai ganhar lá no final das contas? Uns 8?
Bailune1
11/01/2008, 15:06
Ah, legal! 30 polegadas é o que eu quero mesmo. Apesar de que com 29 eu já estaria feliz.
Bom, só por curiosidade, com pneus 30, calço de 1,5" e molas da courrier, quantos cm a TR4 vai ganhar lá no final das contas? Uns 8?
Fala Carlos,
Nesse final de semana a namorada do meu irmão vai vir com a TR4 dela, e vou aproveitar para fazer as medidas, depois eu coloco aqui....
Carlos Bernardo
11/01/2008, 16:30
Orra...profissionalismo ein!
Valeu!
Carlos Bernardo
11/01/2008, 16:31
Orra...profissionalismo ein!
Valeu!
Felipe, quero muito dar uma volta e principalmente fazer essas trilhas da Bocaína com vocês, mas só depois de levantar e trocar os sapatos.
Carlos, tá animado de trocar de roda(16 p/15) também ?
O Daniel já comprou a mola da Courier mas como o calço dele vai ser de 30 ele vai serrar a mesma.
Ele garante que dá. E se ele garante, quem sou eu de duvidar. hehehehe
Alguém comenta ?? Bota as fotos Dan.
Fala senhores !!
(Jorge, acho que vou colocar a mola da Courier amanhã sem cortar só para ver o que acontece. Pena que tú tá longe para vir até aqui e brincar comigo..snif !!)
Felipe, faz um favor para a gente ? No pneu traseiro do seu carro, mede a distância do solo até a parte de baixo do aro. No meu carro esta é 11.5cm. Com isso teremos a distância real do lift do seu carro descontando-se os pneus.
Exemplo:
a) TR4 sem lift: distância do solo ao paralama (82) = 11.5 + 8"*25.4 + distância do centro da roda ao paralama; 82 = 11,5 + 20,3 + x2; x2 = 50.2cm
b) IO com lift: 85.5 = x1 + 7.5*25,4 + x2'; x2'= 66.5-x1
em que x1 = distância do solo até a parte de baixo do aro.
Abraços
Daniel Krabbe
Carlos Bernardo
12/01/2008, 20:43
Animado eu estou sim! Pena eu estar indo viajar amanhã, senão já ia começar a ir atrás de preços e tal...querendo ou não um jogo de BF A/T 30 polegadas são caros! Tenho que ir me preparando pra paulada...rs...
Bom, meu uso da TR4 é 80% urbano. Estou torcendo para que eu goste do resultado final!
Fala senhores!!
Coloquei a mola dianteira da Courier (sem nenhum corte) na traseira da minha TR4. O código do fabricante (Fabrini) é o I-FO0026
1) Seguem meus comentários:
a) A altura da traseira do meu carro subiu 3cm do valor com a mola anterior. Achei bem razoável (na verdade excelente), pois restou ainda 66% do curso do amortecedor, ficando agora com 6cm (original 9cm)
b) Adiferença entre as molas, no visual, tem-se somente a altura e um rebaixo na parte superior da TR4, o qual comentarei no item "c". Os demais dados são:
*diâmetro de feixe = 12mm (idênticos)
*mesmo passo ~70cm (idênticos)
*diâmetro externo ~141mm (idênticos)
c) Segundo averiguei com a Rassini-NHK/Fabrini, a mola da TR4 blindada sobe o carro em cerca de 25mm. A mola da Courier sobe em 30mm. Acredito eu que é exatamente a mesma mola (entenda como "suspeita" e não como fato ok?), pois a mola da TR4 tem um fresado na parte superior (ver fotos, coloquei uma foto do lado fresado e outra do lado "normal" para verem a diferença) o que rebaixa o diâmetro do feixe em um dos lados em cerca de 5~6mm, item esse que a mola da Courier não tem. Isso poderia ser responsável pelos 5mm de diferença, visto que os demais itens "visuais" são idênticos.
d) Rodando com o carro, inicialmente achei a dureza da suspensão igual. Depois achei um pouco mais dura. Então tem-se a certeza que + mole não fica. O interessante é saber que a mola da TR4 blindada (segundo a Rassini...) deixa o carro 15% mais duro (esqueci de colocar no item "c"...) e se for realmente a mesma mola (olha o chute..), somos (o Bailune também achou isso..) bons pacas, pois pegamos uma diferença de 15%...hehehe.
e) Não troquei os batentes das molas, pois ainda estavam bons, mas meio que me arrependi. Eles estão bons ainda, porém estão adaptados a mola anterior (com fresado...) e vamos ter uma nova acomodação da mola com um perfíl cilíndrico sobre uma superfície já acomodada. Não ficou ruim. Caso dê problema, eu troco (acho improvável...é só sentimento..) assim que der o problema. Caso contrario, coloco um batente novo na troca do amortecedor, esperado para daqui 20.000 km.
2) Próximos passos.
a) Levarei a TR4 na segunda feira para desmontar a suspensão dianteira e tirar as medidas do calço, mas infelizmente não tenho idéias de valores ($$$). Oficialmente estarei encomendando 4 pares de calço com 30mm de espessura (confere pessoal??), para as seguintes pessoas abaixo. Posso ir em frente e rachamos as despesas de desmontagem (a montagem é por conta de cada um, óbvio, não quero explorar ninguém) + a fabricação dos calços?
a) Daniel - 2 Pares
b) Jorge T Sa - 1 Par
c) Carlos - 1 par (vc me confirma??)
b) Infelizmente vou viajar a serviço dia 16 e só voltar dia 29. Com isso, calço só a partir do dia 30 :parede::parede:
Abçs
Daniel Krabbe
Fala senhores !!!
Hoje levei minha TR4 a "Toca do Dino" [Rua Apa, 181 - Vila São Bento - São José dos Campos-SP, (12, 3943-8546) com Ronaldo] para realizar as medições sobre a peça #3 (ver página 1 do tópico) e com isto fabricar o calço.
Liguei às 17:00h para saber se a suspensão da TR4 estava montada e comentei sobre o orçamento. Ele me comentou que o torneiro orçou em R$40 por peça e com o grande impecilho da peça de PU só ser vendida por metro e no valor de R$530. Pensei...ferrou...
Fui buscar o carro às 18:10h e quando encontrei o Ronaldo comecei a falar como iríamos resolver o assunto da Matéria Prima. Este começou a dar risada e disse. Esta pronto!!! Eu perguntei, como assim? Ele disse. Achei caro, tinha M.P aqui comigo e resolvi fabricar os calços de metal. Ele fabricou uma peça a qual os 3 parafusos da peça #3 se fixam ao calço e o calço a carroceria. Ficou show. No total R$220.
Segue abaixo as fotos. Infelizmente estava chovendo e as fotos não representam o bom resultado obtido. Com isto meu carro ficou com 85cm na traseira e 82,5cm na dianteira.
Abçs
Daniel Krabbe
Fred Bailune
15/01/2008, 09:15
Fala senhores !!!
Hoje levei minha TR4 a "Toca do Dino" [Rua Apa, 181 - Vila São Bento - São José dos Campos-SP, (12, 3943-8546) com Ronaldo] para realizar as medições sobre a peça #3 (ver página 1 do tópico) e com isto fabricar o calço.
Liguei às 17:00h para saber se a suspensão da TR4 estava montada e comentei sobre o orçamento. Ele me comentou que o torneiro orçou em R$40 por peça e com o grande impecilho da peça de PU só ser vendida por metro e no valor de R$530. Pensei...ferrou...
Fui buscar o carro às 18:10h e quando encontrei o Ronaldo comecei a falar como iríamos resolver o assunto da Matéria Prima. Este começou a dar risada e disse. Esta pronto!!! Eu perguntei, como assim? Ele disse. Achei caro, tinha M.P aqui comigo e resolvi fabricar os calços de metal. Ele fabricou uma peça a qual os 3 parafusos da peça #3 se fixam ao calço e o calço a carroceria. Ficou show. No total R$220.
Segue abaixo as fotos. Infelizmente estava chovendo e as fotos não representam o bom resultado obtido. Com isto meu carro ficou com 85cm na traseira e 82,5cm na dianteira.
Abçs
Daniel Krabbe
Fala Daniel,
pelas fotos parece ter ficado muito bom !!!!
Abs
Bailune1
15/01/2008, 12:02
Fala senhores !!!
Abçs
Daniel Krabbe
Daniel,
Realmente levantou bem o carro, ficou show de bola!!!!!!!!!!!!!!! Gostei de ver!!!!!!!
Abs
ROAD TECH
15/01/2008, 18:03
Olá Daniel,
Parabéns pelo resultado. Ficou bem legal a sua TR 4. Confesso que não entendi bem o que foi feito na suspensão dianteira. É um calço sobre a peça #3? Na foto não dá para perceber bem isso.
Vai ser legal se vc tiver uma foto só do calço e puder colocar ai prá gente dar uma olhada.
Obrigado,
Octávio
Olá Daniel,
Parabéns pelo resultado. Ficou bem legal a sua TR 4. Confesso que não entendi bem o que foi feito na suspensão dianteira. É um calço sobre a peça #3? Na foto não dá para perceber bem isso.
Vai ser legal se vc tiver uma foto só do calço e puder colocar ai prá gente dar uma olhada.
Obrigado,
Octávio
Fala senhores !!!
Puxa, tô adorando o visual (infelizmente no MMS só em abril....) do carro com o lift. Vou fazer o seguinte. Desmontar a suspensão e bater uma foto do calço. O Ronaldo fez surpresa e não deu para tirar uma foto antes.
Abçs
Daniel Krabbe
Carlos Bernardo
16/01/2008, 03:50
Pô, ainda dá tempo de encomendar um par de calços pra mim? Caso ainda de tempo eu gostaria de confirmar meu interesse. Fico no aguardo de alguma posição quanto a isso. =-)
Cara, as fotos ficaram show de bola! Parabéns! Agora só falta socar uns pneus maiores e está pronta a TR4 monstrinha. Não vejo a hora de voltar pro Brasil e deixar a minha bem bacana tb...
Pô, ainda dá tempo de encomendar um par de calços pra mim? Caso ainda de tempo eu gostaria de confirmar meu interesse. Fico no aguardo de alguma posição quanto a isso. =-)
Cara, as fotos ficaram show de bola! Parabéns! Agora só falta socar uns pneus maiores e está pronta a TR4 monstrinha. Não vejo a hora de voltar pro Brasil e deixar a minha bem bacana tb...
Fala Carlos, com certeza. Vou tentar fazer a interface com todos os amigos que precisarem. Infelizmente vou viajar a serviço hoje, voltando só dia 30. Temos o Jorge e mais um colega do serviço vão querer. Quem faz 2 pares, faz 3. Vai dar certo....
Abçs
Daniel Krabbe
Carlos Bernardo
16/01/2008, 18:54
Beleza cara, bom, da minha parte tudo certo. Quando vc voltar de viagem me manda o valor e os dados da conta + SEDEX que te deposito a parada na hora. Boa viagem e um abraco!
Fala senhores !!!
Puxa, tô adorando o visual (infelizmente no MMS só em abril....) do carro com o lift. Vou fazer o seguinte. Desmontar a suspensão e bater uma foto do calço. O Ronaldo fez surpresa e não deu para tirar uma foto antes.
Abçs
Daniel Krabbe
Fala senhores !!!
Estava devendo as fotos do calço dianteiro. Desmontei do carro o conjunto "amortecedor + mola" e tirei as fotos deste montado sobre estes. Montei e vou mandar alinhar o carro para ver o que mudou.....
Notem que o calço é fixado por 3 parafusos na peça #3 do suporte do amortecedor (página 1 do tópico) e novos 3 parafusos irão fazer a fixação na carroceria do carro. O calço tem um formato de "polia", possibilitando assim estas fixações.
As dimensões principais são:
Diâmetro externo = ~133mm
Diâmetro externo do cilindro menor = ~88mm
Espessura da chapa = ~4mm
Espessura total do calço = ~30mm
Abçs,
Daniel Krabbe
ROAD TECH
07/02/2008, 17:48
Olá Daniel,
Agora sim dá para entender o que foi feito. Não liga não, às vezes sou meio lento para entender certas coisas simples. :parede:.
Pelas dimensões que vc passou, seu carro aumentou um pouco menos de 30mm na abertura da caixa de roda dianteira, devido á relação de braço e ângulo da torre de suspensão.
Não deixe de fazer um novo alinhamento, como vc mesmo disse. Tem que verificar o quanto fugiu dos valores especificados. Fique atento também à possibilidade de ocorrer alguma vibração à +/- 120 km/h. Esse era (ou ainda é, não sei) um problema crônico nas TR4 por conta de alteração de raio negativo de rolagem, quando eles passaram de rodas aro 16" (nas IO) para aro 15", nas TR4 nacionais.
O raio negativo de rolagem tem efeito auto-alinhante. Na falta ou redução dessa característica pode, em algumas situações, surgir um leve "Shimy na direção, que não deve ser confundido com desbalanceamento. Tomara que não dê nada. !!!!!
Parabéns pelo excelente trabalho e obrigado por compartilhar as fotos.
Saudações.
Octávio
Olá Daniel,
Agora sim dá para entender o que foi feito. Não liga não, às vezes sou meio lento para entender certas coisas simples. :parede:.
Pelas dimensões que vc passou, seu carro aumentou um pouco menos de 30mm na abertura da caixa de roda dianteira, devido á relação de braço e ângulo da torre de suspensão.
Não deixe de fazer um novo alinhamento, como vc mesmo disse. Tem que verificar o quanto fugiu dos valores especificados. Fique atento também à possibilidade de ocorrer alguma vibração à +/- 120 km/h. Esse era (ou ainda é, não sei) um problema crônico nas TR4 por conta de alteração de raio negativo de rolagem, quando eles passaram de rodas aro 16" (nas IO) para aro 15", nas TR4 nacionais.
O raio negativo de rolagem tem efeito auto-alinhante. Na falta ou redução dessa característica pode, em algumas situações, surgir um leve "Shimy na direção, que não deve ser confundido com desbalanceamento. Tomara que não dê nada. !!!!!
Parabéns pelo excelente trabalho e obrigado por compartilhar as fotos.
Saudações.
Octávio
Fala senhores !!!
1) Sobre o alinhamento....
Fui até a MIT hoje a tarde para realizar as correções no alinhamento e para a minha surpresa "nada mudou". Todos os parâmetros continuaram dentro do estipulado (fiquei ao lado do mecânico, conferindo "tintim por tintim") e não foi necessário nem alinhar nem corrigir a cambagem. Resultado pra lá de bom.....(e inesperado)...
2) "Efeitos colateráis" da modificação na suspensão
a) Realmente estou sentindo uma vibração na direção por volta dos 120km/h e não me recordo (bixo burro...) agora depois da minha viagem se neste carro ela estava vibrando anteriormente a modificação ou não. Não estava muito atento, pois na minha TR4 anterior (mudei para este carro a pouco tempo), eu tinha o famoso problema do balanceamento do pneu A/T Scorpion da Pirelli (sempre sentia um pouco de vibração no volante) e acabei "não chaveando" em atenção este problema para este carro. Limpei a roda agora a tarde (ela tinha um pouco de lama dentro..) e continuou vibrando. Vou mandar balancear e ver o resultado....vamos ver...
b) Notei que ao esterçar (no limite) as rodas, algo parece raspar. Vou verificar.....
3) Raio negativo de rolagem
Octávio, agora vc exagerou heim (rs) :palmas:? Explica para a gente o que é esse raio negativo de rolagem, ok?
4) Bailune, vc percebeu os itens "2a" e "2b" também :pensativo: ?
Abçs
Daniel Krabbe
ps: minha próxima "brincadeira" é fazer os protetores da parte debaixo do carro (câmbio e talvez diferencial/tanque). Estive hoje também (calma pessoal, estou de férias...hehehe) na "Toca do Dino" e acho que vamos colocar uma placa de alumínio partindo logo após da "proteção do cárter" até a metade do carro, imitando (de maneira tosca, óbvio) as proteções que o pessoal faz para o "Dakar"....rs....é mais visual do que totalmente funcional (pois não existe muito a chance de algum galho vir enroscar e detonar algo em relação aos freios, combustível etc)...mas quanto vale um gosto, não é?
ROAD TECH
07/02/2008, 23:54
Olá Daniel,
A explicação mais fácil de raio negativo de rolagem que eu posso te dar é a apresentada no arquivo em anexo.
Se as TR4 já tem uma facilidade a apresentar shimy aos 120 km/h é porque, muito provavelmente falta um pouco mais do tal "raio negativo de rolagem" (RNR).
Deslocando o ponto de apoio superior como vc fez, vc altera os pontos por onde passa a linha tal imaginária que gera o RNR. Vai saber onde isso vai dar........
Descartada toda essa "masturbação" técnica:parede:, o que importa é o resultado final na prática. Aumentou a vibração aos 120 km/h? Se não, esqueça tudo o que eu falei e vá curtir a sua TR4 de "salto alto" . No bom sentido, é claro.....rsrsrsrsrssr
Forte abraço,:concordo:
Octávio
Olá Daniel,
A explicação mais fácil de raio negativo de rolagem que eu posso te dar é a apresentada no arquivo em anexo.
Se as TR4 já tem uma facilidade a apresentar shimy aos 120 km/h é porque, muito provavelmente falta um pouco mais do tal "raio negativo de rolagem" (RNR).
Deslocando o ponto de apoio superior como vc fez, vc altera os pontos por onde passa a linha tal imaginária que gera o RNR. Vai saber onde isso vai dar........
Descartada toda essa "masturbação" técnica:parede:, o que importa é o resultado final na prática. Aumentou a vibração aos 120 km/h? Se não, esqueça tudo o que eu falei e vá curtir a sua TR4 de "salto alto" . No bom sentido, é claro.....rsrsrsrsrssr
Octávio
Fala Octávio !!
Puxa (!!!), nada como figuras para fazer a interpretação mais fácil, não é? Ficou show. Vou mandar balancear as rodas agora de manhã e ver no que dá, mas acho que o problema maior esta no pneu...vamos ver.
No mais, realmente o carro ficou show. Queria mostrar quarta-feira passada (2 dias atrás) ao amigo Jorge T Sa que estava passeando aqui pela região, mas ele ficou cheio de não me toques...queria só dirigir na Carvalho Pinto..etc...etc (brincadeira companheiro....rs) e acabou não dando certo. Acho que vamos todos ver o bixinho na encontro em Visconde de Mauá !!
Abçs
Daniel Krabbe
Olá Daniel,
Octávio
Octávio, meu calço está a caminho, mas esse história do RNR me preocupou.
Fiz balanceamento das rodas do meu carro e o mesmo continua vibrando muito entre 110-120km/h.
Existe alguma solução para este problema crônico ? tenho medo de com o calço o problema se agravar.
Qual o grande problema(fora o desconforto) que o shimmy pode ocasionar ?
Bailune1
13/02/2008, 15:02
Octávio, meu calço está a caminho, mas esse história do RNR me preocupou.
Fiz balanceamento das rodas do meu carro e o mesmo continua vibrando muito entre 110-120km/h.
Existe alguma solução para este problema crônico ? tenho medo de com o calço o problema se agravar.
Qual o grande problema(fora o desconforto) que o shimmy pode ocasionar ?
Jorge,
O problema de balanceamento na Pajero IO e Tr4 é porque as rodas são de 5 furos, e ao fazer o balanceamento naquelas maquinas em que voce tem que tirar a roda, o balanceamento não fica bom....O ideal é fazer o balanceamento com a roda no lugar, ai vai ficar bom....Tentei fazer tirando a roda e ficou uma M....ai o cara me falou q isso ocorreu pq é mt dificil de centralizar essa roda na hora de prender, e com o carro andando da shimmy...Depois ele fez com a roda no lugar e ficou 10, e olha que eu uso pneus MUd, que são mais dificeis de balancear.!!! :concordo:
Jorge,
O problema de balanceamento na Pajero IO e Tr4 é porque as rodas são de 5 furos, e ao fazer o balanceamento naquelas maquinas em que voce tem que tirar a roda, o balanceamento não fica bom....O ideal é fazer o balanceamento com a roda no lugar, ai vai ficar bom....Tentei fazer tirando a roda e ficou uma M....ai o cara me falou q isso ocorreu pq é mt dificil de centralizar essa roda na hora de prender, e com o carro andando da shimmy...Depois ele fez com a roda no lugar e ficou 10, e olha que eu uso pneus MUd, que são mais dificeis de balancear.!!! :concordo:
Pow Fred, vou testar sua idéia!!!
Mandei balancear as rodas na sexta feira e ficou a mesma porcaria (shit!!). Fora o que vc citou, acredito que mandar balancear com as rodas no lugar (ao invés de externamente) nas situações em que o pneu tem uma geometria conhecidamente "problemática" (como também no caso do MUD) faz sentido, pois a máquina "sente" as irregularidades e tranfere as acelerações como sendo desbalanceamento também. Pode dar um resutado melhor, assim como você comprovadamente percebeu na prática.
Valeu pela dica :concordo: e lá vamos nós nessa!
Daniel Krabbe
Jorge,
Felipe, vlw por mais uma dica, vou procurar um lugar que faça assim. Alguma dica aqui pelo RJ ?
Outra pergunta: Eu gosto muito da estabilidade da TR4, com o calço vc sentiu alguma perda ? O Daniel achou que a traseira ficou "menos boba".
Dan, deve estar ocorrendo algum problema no seu Sedex. Pedi o Calço a 20 minutos e ele ainda não chegou, da vc olhar o que está acontecendo ? hehehehe
Bailune1
13/02/2008, 15:57
Felipe, vlw por mais uma dica, vou procurar um lugar que faça assim. Alguma dica aqui pelo RJ ?
Outra pergunta: Eu gosto muito da estabilidade da TR4, com o calço vc sentiu alguma perda ? O Daniel achou que a traseira ficou "menos boba".
Dan, deve estar ocorrendo algum problema no seu Sedex. Pedi o Calço a 20 minutos e ele ainda não chegou, da vc olhar o que está acontecendo ? hehehehe
Jorge,
Pow, o meu eu fiz em Petropolis no Alemão...mas antes de fazer verifica se eles possuem a maquina pra fazer na roda montada, pois teve uma vez que eu fui fazer na Michelin, e o cara falou q fazia sem problemas tirando a roda, e ficou uma M, voltei la e n conseguiram resolver.... Se fizer na maquina q não tirar o pneus do lugar fica 10.
Quanto a estabilidade, o meu carro ficou melhor do que antes, agora ele esta mais firme, n fica mais dando aquela balançada de lado na curva.
Abraços
Bailune1
25/02/2008, 12:57
Estou procurando um peito de aço mais resistente para colocar no meu carro, alguem sabe onde consigo encontrar???
Ja procurei em varias lojas mas não consigo achar....
Vlw!!!!!
Estou procurando um peito de aço mais resistente para colocar no meu carro, alguem sabe onde consigo encontrar???
Ja procurei em varias lojas mas não consigo achar....
Vlw!!!!!
Felipe, vê se isso te interessa.
http://www.001shop.com.br/lojas/armazem4x4.com.br/produtos.asp?produto=297&categoria=41&inf=4&a1=Acessorios&a2=Mitsubishi#
Bailune1
25/02/2008, 14:42
Felipe, vê se isso te interessa.
http://www.001shop.com.br/lojas/armazem4x4.com.br/produtos.asp?produto=297&categoria=41&inf=4&a1=Acessorios&a2=Mitsubishi#
Fala Jorge,
Era esse mesmo, mas achei o preço (R$ 720,00) meio salgado, vou tentar ver se acho um mais em conta.....
Vlw pela dica!!!!!!!!!!!!!!!!!!!:concordo:
Fala Jorge,
Era esse mesmo, mas achei o preço (R$ 720,00) meio salgado, vou tentar ver se acho um mais em conta.....
Vlw pela dica!!!!!!!!!!!!!!!!!!!:concordo:
Tá caro mesmo.
Tenta o Murilo da Todo Terreno, as proteções pra L200 são 100%.
Fred Augusto
25/03/2008, 22:12
Pô galera.....vocês são "fods"; comprei minha Pajero IO há alguns meses, empolgadão, de cara troquei a suspensão (amortecedores e molas da TR4), juntei grana e enfim coloquei os BF/AT (que por sinal CUSTEI A ACHAR nas medidas 225/75/R16); aí vejo este tópico com vocês levantando as TR4 :putz:.....pô, querem me matar de inveja?!?!?! Conseguiram....Hehehehehe (mas é a inveja "saudavel", viu?!)
Mas tudo bem; quando estes pneus (que agora estão com 130 Km rodados :roll:) acabarem, eu levanto mais ela e coloco uns maiores; por enquanto está bom.
Pô galera.....vocês são "fods"; comprei minha Pajero IO há alguns meses, empolgadão, de cara troquei a suspensão (amortecedores e molas da TR4), juntei grana e enfim coloquei os BF/AT (que por sinal CUSTEI A ACHAR nas medidas 225/75/R16); aí vejo este tópico com vocês levantando as TR4 :putz:.....pô, querem me matar de inveja?!?!?! Conseguiram....Hehehehehe (mas é a inveja "saudavel", viu?!)
Mas tudo bem; quando estes pneus (que agora estão com 130 Km rodados :roll:) acabarem, eu levanto mais ela e coloco uns maiores; por enquanto está bom.
Coloca um calço de 1,5" na frente que o carro vai ficar show. Não sei se a mola da TR4 tem o mesmo tamanho da IO ou se é maior.
Se por o calço coloca a mola dianteira da courier na traseira que fica plug-and-play.
A distância do pára-lama ao chão no pirelli é de 85,5 frente e 85 atrás. Com BF aumenta 1 cm.
Quanto está o seu ?
Fred Augusto
26/03/2008, 12:46
Coloca um calço de 1,5" na frente que o carro vai ficar show. Não sei se a mola da TR4 tem o mesmo tamanho da IO ou se é maior.
Se por o calço coloca a mola dianteira da courier na traseira que fica plug-and-play.
A distância do pára-lama ao chão no pirelli é de 85,5 frente e 85 atrás. Com BF aumenta 1 cm.
Quanto está o seu ?
Oi Jorge!!! As molas da TR4 são maiores que as da IO sim. Só na troca, meu carro ganhou de 4 a 6 cm no total, mas não me lembro as medidas. E foi bom vc me lembrar, pois agora com os BF ela subiu um pouco mais. Vou medi-la e depois posto aqui, ok?!:concordo: E obrigado pelos conselhos; o problema é achar esses calços aqui em Belo Horizonte.
Oi Jorge!!! As molas da TR4 são maiores que as da IO sim. Só na troca, meu carro ganhou de 4 a 6 cm no total, mas não me lembro as medidas. E foi bom vc me lembrar, pois agora com os BF ela subiu um pouco mais. Vou medi-la e depois posto aqui, ok?!:concordo: E obrigado pelos conselhos; o problema é achar esses calços aqui em Belo Horizonte.
Oi Fred !
Já coloquei aqui neste tópico o fabricante (com telefone) do calço que mandei fazer para mim e depois mandei fazer para o Jorge (e mandei via sedex para ele). Liga para o Ronaldo (fabricante) e encomenda com ele (ele guardou as medidas do calço que fez para nós...). Se precisar de alguma ajuda, posso fazer a interface para vc também....mas não prometo nenhuma agilidade nisto, pois a "toca do dino" vive cheia de serviço e no caso do Jorge, tive de marcar por zona, individual e até com um cara a mais...hehehe
Abçs
DKrabbe
Bailune1
31/03/2008, 12:00
Fala Jorge e Daniel,
Pow olhei com calma o calço que o cara fez para voces e percebi que a suspenção deve trabalhar melhor que a minha, ja que no meu caso o calço fica na mola....Liguei pro Ronaldo que fez o calço pra voces e devo colocar estes no meu carro também.....
Queria saber de voces o que estão achando, se tem alguma reclamação, e qual é a altura do carro de voces com este calço???
Abração!!!!!!!
Fala Felipe.
85 e 85,5 cm com o Pirelli original. Com o BF subiu mais 1 cm. O carro ficou ótimo, mas sem o calço eu tinha o carro mais na mão.
E o Snorkel, ligou pro Everaldo ?
Bailune1
31/03/2008, 16:53
Fala Felipe.
85 e 85,5 cm com o Pirelli original. Com o BF subiu mais 1 cm. O carro ficou ótimo, mas sem o calço eu tinha o carro mais na mão.
E o Snorkel, ligou pro Everaldo ?
Fala Jorge,
Pow levantou mais q o meu carro.......Liguei pro Ronaldo e ele vai fazer o calço pra mim.....:concordo:
Quanto ao snorkel, vou esperar vender a IO para depois investir nessa viatura, mas estou louco pra colocar!!!!!!!
Boa noite, estou querendo levantar um pouco a Io, toda está discussão (calço da Toca do Dino e molas da courier) que vcs fizeram para a TR4 serve para a Io?
Abraço
Tarlis
Boa noite, estou querendo levantar um pouco a Io, toda está discussão (calço da Toca do Dino e molas da courier) que vcs fizeram para a TR4 serve para a Io?
Abraço
Tarlis
Fala senhores !!
Felipe, puxa, muito bom a interface com o Ronaldo. O cara é dez !!
Tarlis, tudo que falamos serve para a IO, mas tem-se a restrição de que primeiramente vc tem de trocar a suspensão dianteira (mola + amortecedor) da bixinha pela da TR4. A suspensão traseira acredito que vc pode colocar diretamente a mola da Courier e só o amortecedor da TR4. Só confirme se o diâmetro da mola que vc esta usando é o mesmo que já indicamos no fórum, aí serve.
Abraços
Daniel Krabbe
Bailune1
02/04/2008, 07:47
Daniel,
O Ronaldo é 10 mesmo.....vlw pela dica
Tarlis,
Se os seus amortecedores não forem os originais, é bem provavel que sejam da TR4, visto que estes são mais baratos que o da IO. Quanto a mola dianteira, acho que nem precisa trocar pela da TR4, pois a diferença é muito pequena...Na traseira é só colocar a mola da dianteira Courrier, não tem erro. Só é importante checar se o amortecedor é o da Tr4, pois este tem um curso maior, se não vai ficar dando batente toda hora.
Obrigado pelas dicas. Na Io está tudo original, vou colocar o calço na frente e trocar as molas atrás e ver como fica, proximo passo é trocar os pneus.
Será que algum de vcs tem todas as medidas do calço, com fotos dele fora do carro, para eu tentar fazer por aqui, pois estou numa cidade no interior da Bahia.
Abraço
Tarlis
Bailune1
02/04/2008, 11:09
Obrigado pelas dicas. Na Io está tudo original, vou colocar o calço na frente e trocar as molas atrás e ver como fica, proximo passo é trocar os pneus.
Será que algum de vcs tem todas as medidas do calço, com fotos dele fora do carro, para eu tentar fazer por aqui, pois estou numa cidade no interior da Bahia.
Abraço
Tarlis
Tarlis,
Tem algumas fotos aqui no forum deste calço, mas acho bem mais simples voce encomendar com o Ronaldo que ele envia por sedex pra vc, como no meu caso....
Só fique atento a uma coisa, como seus amortecedores são originais, acho que o da Io tem um curso menor, e por isso pode ficar dando batente toda hora o que vai estourar o seu amortecerdor. Confirme o tamanho dele. Outro ponto importante é que se o seu amortecedor dianteiro também é original, o maior pneu que vai caber é o 225/70 R16, não cabe o BF AT 225/75 R16, pega no prato da mola.....
Estou dando essas dicas porque ja passei por isto!!!!!!!!!!:concordo:
Carlos Bernardo
02/04/2008, 19:14
Eu, com os gastos absurdos que andei tendo no meu Jeep, acabei não dando corda pro assundo do calço, mas me surgiu uma pergunta. Ou melhor três ou quatro:
1-Esse calços são removíveis numa boa? O processo é reversível?
2-As molas dianteiras também tem que ser trocadas?
3-Já li que um colega relatou que "sem os calços tinha o carro mais na mão"; Jogando a real, qual é a verdadeira perda de estabilidade que o carro sofre com os calços de 1,5 polegadas?
4-Quem faz o serviço de instalação bem feito na região de SP?
5-Qual o real almento de consumo com pneus 30 polegadas?
6-Alguém sabe se existe "espaçadores de roda" no mercado para as TR4?
7-Que roda (modelo) aro 15 cabe no cubo da TR4 sem enrroscar na pinça do freio?
Desculpem o interrogatório...
=-D
Carlos Bernardo
02/04/2008, 19:16
Bailune...poxa, será que vc poderia me mandar umas fotos da sua TR com pneus 30 polegadas??? Eu iria ficr muito agradecido...
carlos@nigstrings.com.br
Bailune1
02/04/2008, 22:33
Bailune...poxa, será que vc poderia me mandar umas fotos da sua TR com pneus 30 polegadas??? Eu iria ficr muito agradecido...
carlos@nigstrings.com.br
Fala Carlos,
Segue algumas fotos!!!
Carlos Bernardo
02/04/2008, 22:43
Carabas bixo! Ficou show de bola ein!!! Fórmula básica? Calços 1,5", molas de Courrier dianteiras na traseira (uuui!), rodas aro 15?
Teus pneus traseiros não estão raspando com o carro carregado de gente? E o consumo, como anda?
Eu, com os gastos absurdos que andei tendo no meu Jeep, acabei não dando corda pro assundo do calço, mas me surgiu uma pergunta. Ou melhor três ou quatro:
3-Já li que um colega relatou que "sem os calços tinha o carro mais na mão"; Jogando a real, qual é a verdadeira perda de estabilidade que o carro sofre com os calços de 1,5 polegadas?
=-D
Fala Carlos !!
Seguem algumas respostas....
R- Com toda certeza. Vc só em de tirar o conjunto inteiro, desparafuzar o suporte do amortecedor do calço e botar de novo no carro. No meu caso, o calço não alterou nem a cambagem....
Se já forem as da TR4 não. Na verdade, nem da IO. O Calço vai sobre o suporte do amortecedor, o qual é o mesmo....
R- Eu na verdade senti melhora (quando fiz o serviço completo), pois a traseira ficou menos boba. Cada um tem uma opinião. Não acho que a dianteira ficou boba não...mas o JT manja e ele pode ter percebido algo que não percebi.
R - A fabricação eu recomendo fortemente o Ronaldo. Para instalação, qualquer loja que faz alinhamento/balanceamento
Perguntas 5, 6 e 7 eu passo.
Abçs
Daniel Krabbe
Bailune1
03/04/2008, 08:05
=-D
Carlos,
O consumo aumenta um pouco, ainda não consegui medir na Tr4, mas a minha IO fazia 8 km/l, cidade e estrada sem ar.... Na estrada não fazia mais de 8,5 km/l....
Acho que existe sim, é a mesma furação da Ranger, acho que deva ser facil de achar....tenta ver nesse site....www.garra4x4.com.br
As rodas realmente são um problema, as minhas são da Vaska, não me lembro o modelo, quando coloquei ela raspavam muito pouco na pinça, mas logo parou...O único problema das minhas rodas, é que o Off-Set dela é -5, ou seja fica bem para fora do paralama, e por isso é preciso rebater os paralamas traseiros para o pneu não pegar....Outra coisa que eu tive que fazer nessa TR4, foi cortar um pedaço do parachoque dianteiro, a parte de dentro que estava pegando, mas como fica por dentro não da nem para ver.... Outra roda que serve é a da Scorro modelo S150, se não me engano, e ela joga um pouco menos para fora, Off-Set 0....
O lado positivo é que o carro fica bem mais alto e fica o bicho na trilha, além de ficar muito bonito.!!!!
Esqueci de mencionar uma coisa.....acho que com o calço o carro perde a garantia!!!!É importante verificar isso....eu mesmo esqueci de verificar
Vlw!!
Carlos, com o calço vc altera o centro de gravidade e no asfalto (curvas) com certeza o carro não é tão bom quanto era sem ele. Mas o ganho no off road é o nosso objetivo.
Felipe, o carro tá show, qdo colocar o calço tira umas fotos tb. Vc comprou as proteções do Leles ?
Como informação : instalei o calço/molas no Everaldo e ele me cobrou R$200,00.
Ô Dan que papo é esse que eu manjo ???? hehehehehe quem manja é você !!!
Bailune1
03/04/2008, 09:28
Carlos, com o calço vc altera o centro de gravidade e no asfalto (curvas) com certeza o carro não é tão bom quanto era sem ele. Mas o ganho no off road é o nosso objetivo.
Felipe, o carro tá show, qdo colocar o calço tira umas fotos tb. Vc comprou as proteções do Leles ?
Como informação : instalei o calço/molas no Everaldo e ele me cobrou R$200,00.
Ô Dan que papo é esse que eu manjo ???? hehehehehe quem manja é você !!!
Jorge,
Pode deixar que eu vou colocar as fotos.....Poe acabou que o Leles não conseguiu fazer o peito de aço de pra mim, e ai eu troquei de carro, mas depois vou ver com calma, até porque nesse carro o peito de aço é diferente, e o tanque também!!!!!!!!
Carlos Bernardo
03/04/2008, 10:50
Valeu aí pelos esclarecimentos. Mas não acho que eu vá optar por fazer todas essas mudanças não. Já gasto dinheiro demais com o Jeep...rs...
Escuta, tem um cara no Orkut que jura por deus que usa pneus BF 225 75 R16 na TR4. Essa configuração serve no carro original por ser 75?
Bailune1
03/04/2008, 12:01
Valeu aí pelos esclarecimentos. Mas não acho que eu vá optar por fazer todas essas mudanças não. Já gasto dinheiro demais com o Jeep...rs...
Escuta, tem um cara no Orkut que jura por deus que usa pneus BF 225 75 R16 na TR4. Essa configuração serve no carro original por ser 75?
Carlos,
Ja usei este pneu na minha IO, é ideal para quem não quer mudar muito o carro, o unico detalhe é que ele pega um pouco quando voce vira o jogo todo....mas é bem pouco mesmo!!!!!
Carlos Bernardo
03/04/2008, 13:20
Carlos,
Ja usei este pneu na minha IO, é ideal para quem não quer mudar muito o carro, o unico detalhe é que ele pega um pouco quando voce vira o jogo todo....mas é bem pouco mesmo!!!!!
Entendi, então dá pra rodar com 275 sem fazer alteração nehuma na TR4, é isso?
Pneus mais grossos que os 225 então nem pensar? Uma medida 235 75 R16 seria foda, mas aí acho que teria que usar alargadores mesmo, né?
Entendi, então dá pra rodar com 275 sem fazer alteração nehuma na TR4, é isso?
Pneus mais grossos que os 225 então nem pensar? Uma medida 235 75 R16 seria foda, mas aí acho que teria que usar alargadores mesmo, né?
Teve um colega no tópico de pneus pra TR4 que colocou e não raspou nada, mas já li um outro que colocou e ficou raspando um pouquinho.
235 só aro 15.
Detalhe: Se achar esse BF(225x75x16) compra logo porque ninguém acha no mercado.
Valeu pela dica do Ronaldo da Toca do Dino, encomendei os calços com ele.
Agora é só esperar o sedex./
Abraço
Tarlis
Bailune1
10/04/2008, 15:34
Fala Galera,
Estou levantando um pouco mais o meu carro.....Comprei o calço (3 cm) com Ronaldo, que por sinal foi mt atencioso, e como eu ja tinha um calço de borracha de 3cm na mola, vou colocar os dois na dianteira, porem vou cortar esse de borracha para 1,5cm, ficando no total 4,5 cm...Na traseira comprei um par de molas novas da courrier 1.6....Assim que der vou colocar as fotos!!!!!!!!!!
Fala Galera,
Estou levantando um pouco mais o meu carro.....Comprei o calço (3 cm) com Ronaldo, que por sinal foi mt atencioso, e como eu ja tinha um calço de borracha de 3cm na mola, vou colocar os dois na dianteira, porem vou cortar esse de borracha para 1,5cm, ficando no total 4,5 cm...Na traseira comprei um par de molas novas da courrier 1.6....Assim que der vou colocar as fotos!!!!!!!!!!
Fala Campeão !
Tô vendo que o céu é o limite. Calço Ronaldo + Calço de borracha ?!?!?!
Já vai assim pra SJC ?
PS. Aquela brincadeira de sábado quebrou minhas duas milhas.
Bailune1
10/04/2008, 16:10
Fala Campeão !
Tô vendo que o céu é o limite. Calço Ronaldo + Calço de borracha ?!?!?!
Já vai assim pra SJC ?
PS. Aquela brincadeira de sábado quebrou minhas duas milhas.
Fala Jorge,
Como sou navegador vou de carona com o meu Pai e com o meu irmão!!!!!!
Eu tava vendo com o mecanico, e o calço de borracha pega na mola e o do Ronaldo levanta a carroceria, por isso tive a ideia de juntar os dois.....Vamos ver no que vai dar. O carro vai ficar pronto hoje, pode deixar que eu vou colocando os relatos aqui no forum
O que é melhor aro 15 ou ano 16 para colocar na Pajero Io após o "body lift"?
Abraço
Tarlis
O que é melhor aro 15 ou ano 16 para colocar na Pajero Io após o "body lift"?
Abraço
Tarlis
Aro 15 só se vc quiser colocar um MUD e não se aborrecer em ficar com as rodas pra fora, já que elas tem offset negativo.
Ah, tb não esqueça de rebater o para-lama traseiro.
Se um AT já te atende pode continuar com o 16.
Valeu pela dica do Ronaldo da Toca do Dino, encomendei os calços com ele.
Agora é só esperar o sedex./
Abraço
Tarlis
Fala Tarlis !
Ontem o Ronaldo me ligou. Queria conferir as medidas da furação dos 3 parafusos de fixação. Fui lá hoje (sem problemas, tô de férias), ele desmontou o calço do meu carro e confirmou as medidas. Deu para ver que o seu calço (preso na placa do torno sobre a furadeira) esta ficando show de bola.
Abçs
Daniel Krabbe
ps: remover o calço e colocar = 30 minutos; ouvir as histórias de Rally do Ronaldo = + 45 minutos e num tem preço !! Os caras trocam o pneu do caminhão em 7 minutos (contabilizados a saída e a volta a dirigir, já com o bixão em movimento...)
Valeu Daniel.
O Ronaldo mandou hoje pelo sedex. Chegando é só colocar os calços e as molas da courier para ver como vai ficar.
A colocação do calço é simples?
Abraço.
Tarlis
OBS: antes de colocar o calço, vou fazer as medições.
Valeu Daniel.
O Ronaldo mandou hoje pelo sedex. Chegando é só colocar os calços e as molas da courier para ver como vai ficar.
A colocação do calço é simples?
Abraço.
Tarlis
OBS: antes de colocar o calço, vou fazer as medições.
Fala Tarlis.
Muito fácil. Tem-se que soltar somente os três parafusos superiores que prendem o conjunto mola/amortecedor à carroceria, os dois inferiores que prendem a pinça de freio neste conjunto e mais um que prende os tubos de fluido de freio à pinça. Desta maneira, todo o conjunto esta solto. Vc então fixa o conjunto mola/amortecedor no calço (pelos 3 parafusos que fixavam a carroceria) e novos 3 parafusos que estão soldados ao calço fixam na carroceria. Aí é só parafusar o resto...
Abs
Daniel Krabbe
Os calços que o Ronaldo fez ficaram bons, só teve um probleminha que ele os fez com menos de 1 polegada, daí tive que colocar um pequeno calço abaixo daquele para dar certo, mas ficou bom. E nas rodas traseiras foi só trocar as molas pelas da courier.
Após os calços erguer 2,5cm na frente e 3cm na traseira.
Vou testa-la amanhã, vai ter um rally de regularidade, vou ver como ficou.
OBS: Agora vem o grande dilema, qual pneu coolar? ¨16?15? AT? MUD?
Abraços
Tarlis
Carlos Bernardo
29/04/2008, 22:32
Queria saber como anda o comportamento do carro de vcs em rodovias pavimentadas...
Consumo?
Estabilidade?
Trepidações?
Alinhamentos?
=-D
Queria saber como anda o comportamento do carro de vcs em rodovias pavimentadas...
Consumo?
Estabilidade?
Trepidações?
Alinhamentos?
=-D
Fala senhores !!
Carlos, segue o que eu senti para a minha TR4.
a) Consumo - igual
b) Estabilidade - Igual. Ficou pior com o pneu BF All Terrain, principalmente na chuva, mas o calço + mola não comprometeu não.
c) Trepidações - bem menor (mais bem menor mesmo) que antes. O maior problema era realmente o pneu scorpion A/T, já famoso pelos problemas de balanceamento. Não existiu o shimmng que o pessoal estava temendo não (ufa...).
d) Alinhamento e cambagem - Ficou igual, por incrível que pareça e olha que mandei na MIT....
e) Beleza - Muito mais bonita.
Um item que vc não comentou e que eu percebi é que a velocidade aumentou (e olha que estou falando da calibrada pelo Trip), mas é relativo ao pneu e não exatamente ao calço. Parece que ganhamos uns 5km/h sem ter de pisar a mais no acelerador não. Tô satisfeito pacas com o que fizemos....
Abçs
DKrabbe
Fala senhores !!
Carlos, segue o que eu senti para a minha TR4.
a) Consumo - igual
b) Estabilidade - Igual. Ficou pior com o pneu BF All Terrain, principalmente na chuva, mas o calço + mola não comprometeu não.
c) Trepidações - bem menor (mais bem menor mesmo) que antes. O maior problema era realmente o pneu scorpion A/T, já famoso pelos problemas de balanceamento. Não existiu o shimmng que o pessoal estava temendo não (ufa...).
d) Alinhamento e cambagem - Ficou igual, por incrível que pareça e olha que mandei na MIT....
e) Beleza - Muito mais bonita.
Um item que vc não comentou e que eu percebi é que a velocidade aumentou (e olha que estou falando da calibrada pelo Trip), mas é relativo ao pneu e não exatamente ao calço. Parece que ganhamos uns 5km/h sem ter de pisar a mais no acelerador não. Tô satisfeito pacas com o que fizemos....
Abçs
DKrabbe
x2 nos comentários do Dan.
Mas na minha opinião perde bastante estabilidade em curvas.
Carlos Bernardo
30/04/2008, 09:40
Entendi. E vcs 2 utilizaram o mesmo material? Calço de 1,5 polegadas na frente e molas de Courrier atrás (opa!)? estou pensando (de novo) em subir um pouco minha TR4, mas não que eu vá utilizá-la em trilhas, mas mais pelo fator estético pois acho a TR4 um pouco baixa demais para um 4x4.
Eu, corriqueiramente preciso passar por locais onde u 4x4 é exigido, mas acredito que atualmente meu uso da TR4 tem sido 95% urbano mesmo. Tenho dois grandes receios quanto s subir o carro. O primeiro é a questão do seguro. Será que os caras vão encher o saco? Eu, particularmente, acho que em uma inspeção os caras não vãonem notar que tem calço, vão pensar que subiu só no pneu mesmo. E o meu segundo receio é quanto a segurança e estabilidade do carro, pelo fato de ele ficar mais alto.
Será que se eu compensar o lift com umas rodas com Off-Set grande que joguem meus pneus uns 3 ou 4 cm pra fora do carro a estabilidade não acaba ficado melhor? Acho que sim...
Entendi. E vcs 2 utilizaram o mesmo material? Calço de 1,5 polegadas na frente e molas de Courrier atrás (opa!)? estou pensando (de novo) em subir um pouco minha TR4, mas não que eu vá utilizá-la em trilhas, mas mais pelo fator estético pois acho a TR4 um pouco baixa demais para um 4x4.
Eu, corriqueiramente preciso passar por locais onde u 4x4 é exigido, mas acredito que atualmente meu uso da TR4 tem sido 95% urbano mesmo. Tenho dois grandes receios quanto s subir o carro. O primeiro é a questão do seguro. Será que os caras vão encher o saco? Eu, particularmente, acho que em uma inspeção os caras não vãonem notar que tem calço, vão pensar que subiu só no pneu mesmo. E o meu segundo receio é quanto a segurança e estabilidade do carro, pelo fato de ele ficar mais alto.
Será que se eu compensar o lift com umas rodas com Off-Set grande que joguem meus pneus uns 3 ou 4 cm pra fora do carro a estabilidade não acaba ficado melhor? Acho que sim...
Carlos, meu carro tá igual ao do Dan, ele não percebe diferença em curvas porque é um tremendo braço. hehehe
A questão do off-set acho que fará diferença sim. O Felipe tem um calço maior, porém como as rodas estão muito pra fora ele não percebeu a perda de estabilidade.
Só não esquece de rebater o pára-lama ou então colocar um calço de PU na mola traseira pra limitar o curso.
Bailune1
30/04/2008, 09:58
Carlos,
Assim como o Jorge comentou, no meu caso não senti nenhuma perda de estabilidade, por contas das rodas jogarem os pneus para fora. Como voce usa seu carro 95% na cidade, acho que não vale a pena colocar essas rodas, pois os pneus ficam para fora do paralama e voce tera que rebater os paralamas traseiros, e ainda corre o risco da polícia te encher o saco. No meu caso eu uso o carro para tudo, até porque só tenho ele e como costumo fazer algumas trilhas mais radicais esses pneus para fora protegem a lateral do carro.
Carlos Bernardo
30/04/2008, 10:27
Sei, então quer dizer que com rodas com off set pra fora vai ser obrigatório o rebatimento dos paralamas...isso não é bom. Bom, então com a receita básica do bolo, sem trocar as rodas e depois do Lift qual a altura máxima que poderei usar de pneu? (sem ter que rebater nada)
Agora, desculpem de a pergunta soar "besta", mas eu tinha que perguntar: Como meu uso do carro é praticamente todo urbano, E SE eu colocasse apenas as molas traseiras? O carro ia ficar um pouco inclinado, mas não muito (imagino eu) e o visual dela já iria melhorar bastante...isso sem ter que mecher em alinhamento e em nada.
Qual a opinião dos colegas?
Ah, a TR4 blindada é exatamente igual no quesito suspesão DIANTEIRA? Na traseira, todos sabemos que ela tem molas um pouco maiores que as TR4 normais, e na dianteira? Muda alguma coisa?
Bailune1
30/04/2008, 11:54
Sei, então quer dizer que com rodas com off set pra fora vai ser obrigatório o rebatimento dos paralamas...isso não é bom. Bom, então com a receita básica do bolo, sem trocar as rodas e depois do Lift qual a altura máxima que poderei usar de pneu? (sem ter que rebater nada)
Agora, desculpem de a pergunta soar "besta", mas eu tinha que perguntar: Como meu uso do carro é praticamente todo urbano, E SE eu colocasse apenas as molas traseiras? O carro ia ficar um pouco inclinado, mas não muito (imagino eu) e o visual dela já iria melhorar bastante...isso sem ter que mecher em alinhamento e em nada.
Qual a opinião dos colegas?
Ah, a TR4 blindada é exatamente igual no quesito suspesão DIANTEIRA? Na traseira, todos sabemos que ela tem molas um pouco maiores que as TR4 normais, e na dianteira? Muda alguma coisa?
Carlos,
Se voce fizer isso, vai ficar muito estranho porque a traseira vai ficar la no alto e a frente vai ficar enterrada....Na TR4 blindada, eles trocam as 4 molas e se não me engano os amortecedores.
Acho que a melhor solução para o seu caso era colocar os pneus BF AT 225/75/16, que ja levanta o carro e se voce quizer coloca as molas e o calço depois.
Carlos Bernardo
30/04/2008, 12:03
Carlos,
Se voce fizer isso, vai ficar muito estranho porque a traseira vai ficar la no alto e a frente vai ficar enterrada....Na TR4 blindada, eles trocam as 4 molas e se não me engano os amortecedores.
Acho que a melhor solução para o seu caso era colocar os pneus BF AT 225/75/16, que ja levanta o carro e se voce quizer coloca as molas e o calço depois.
Talvez sim. Mas pelo pouco que sobe o carro só com a mudança do pneu eu prefiro pensar nisso só quando chegar a hora de trocar os pneus originais, que aliás estão durando pra caramba...
E essa mola dianteira da TR4 blindada??? Será que ela não é uma opção para evitar o calço??? Vou pesquisar alguma coisa sobre a medida dela, se alguém tiver alguma info, postem por favor.
Agora vai!
Carlos Bernardo
30/04/2008, 13:39
...e falei com o Roberto da assistência técnica (que é bem gente fina) e ele me passou as seguintes informações:
*A mola DIANTEIRA da TR4 blindada (i-mi-0475) é 1 centímetro maior que a mola dianteira da TR4 normal. Ele deixou claro que o resultado mínimo que pode ser refletido na altura final do carro são esses 1 cm da mola, mas deu a entender que esse número pode chegar a até 1,5 ou 2,0 centímetros no resultao final.
*A mola TRASEIRA da TR4 blindada (476-M) é 2,5 centímetros mais alta que a mola traseira da TR4 normal. Ele voltou a falar que o resultado final pode ser um pouco maior que esses 2,5 centímetros, podendo alcançar 3 ou 3,5 centímetros.
Olha, pra ser bem sincero tô gostando bem dessa possibilidade (só não imagino o preço dessas molas). Para o meu uso da TR4, que vai pouco pra terra e roda muito no asfalto o negócio está parecendo bão. Juntando-se então esse Lift "original" mais os pneus BF 225 75 R16 o carro já ia ficar beeeeeeeeem mais bacana.
O que vcs acham?
Carlos Bernardo
30/04/2008, 17:22
O custo das molas da TR4 Blindada na concessionária Itamotors é de $1640,00 instaladas.
uoooou...pensava que fosse uns 1000/1100....rs...
O custo das molas da TR4 Blindada na concessionária Itamotors é de $1640,00 instaladas.
uoooou...pensava que fosse uns 1000/1100....rs...
Carlos, faz o simples.
Troca as molas(courier), faz o calço e bota um BF. Se vc não for um destes malucos que anda acima de 120km, mesmo rodando 90% no asfalto não vai sentir muita diferença.
Pessoal,
A minha TR4 está a um bom tempo com os BF All Terain (225/75-R16) que não raspam em nada e já mudam bastante o visual (além de levantar um pouquinho o carro) - Tem um tópico "solução pneus TR4" que fala tudo sobre isso, que acredito seja hoje a melhor solução plug& play para quem quer melhor performance off road sem perder nada no asfalto e sem nenhuma adaptação.
Não lembro que falou que os pneus originais estão durando bastante... os meus Scorpion A/T originais duraram uns 35K, o que eu acho bem pouco.
Bom, estou escrevendo este post pq (pelo menos no site) a BFG está com a medida 225/75-R16 agora também para o MUD !!!
Eu acho uma excelente opção !!!!
Carlos, faz o simples.
Troca as molas(courier), faz o calço e bota um BF. Se vc não for um destes malucos que anda acima de 120km, mesmo rodando 90% no asfalto não vai sentir muita diferença.
Jorge,
O que vc quer dizer com "um desses malucos que anda acima de 120Km/h" ?
Vc acha a TODAS as TR4 instaveis acima desta velocidade ? Ou a só a sua com os calços ?
Pergunto isso, pq sou "maluco" e ando constantemente acima desta velocidade sem nenhum problema, mas estaa pensando seriamente em fazer este esquema do "lift". mas se isso compromete tanto, vou ficar só nos pneus mesmo.
Aliás estou cotando os MUD e conforme for, vendo os A/T e ja troco
Jorge,
O que vc quer dizer com "um desses malucos que anda acima de 120Km/h" ?
Vc acha a TODAS as TR4 instaveis acima desta velocidade ? Ou a só a sua com os calços ?
Pergunto isso, pq sou "maluco" e ando constantemente acima desta velocidade sem nenhum problema, mas estaa pensando seriamente em fazer este esquema do "lift". mas se isso compromete tanto, vou ficar só nos pneus mesmo.
Aliás estou cotando os MUD e conforme for, vendo os A/T e ja troco
Fala Marcelo !!
A minha TR4 esta com o lift e com os pneus BF e não senti tanta perda de estabilidade não (na verdade, nem senti...hehehe). O único item que incomoda é a aderência na chuva do BF. Eeeeeeta pneuzinho ruim de escoamento sô (!!!!), mas show na terra. O BF é pior de curva, mas mesmo andando rápido, não achei que comprometeu tanto assim....
Abçs
DKrabbe
otaviosoma
22/05/2008, 14:01
Pessoal, me passa o contato do ronaldo, o rapaz que faz os calcos da dianteira pra tr4, comecei a mexer na minha tr4 agora naum paro mais eheh
comprei uma 2006, jah puzz a frente e trazeira da 2008, falando nisso tenho tudo dela a venda, parachoque, paralamas, lanternas...
o antigo dono colocou os pneus GENERAL GRANBER AT 235/75/16 os pnesu sao exelentes problema eh a dianteira que raspa bastante e na trazeira bate com carro cheio chega marca a lataria na trazeira e dianteira os amortecedores, mas nada grave.
Alquem ja tah usando os bf mud 16? cabem nas rodas originais?
Bailune1
23/05/2008, 08:21
Pessoal, me passa o contato do ronaldo, o rapaz que faz os calcos da dianteira pra tr4, comecei a mexer na minha tr4 agora naum paro mais eheh
comprei uma 2006, jah puzz a frente e trazeira da 2008, falando nisso tenho tudo dela a venda, parachoque, paralamas, lanternas...
o antigo dono colocou os pneus GENERAL GRANBER AT 235/75/16 os pnesu sao exelentes problema eh a dianteira que raspa bastante e na trazeira bate com carro cheio chega marca a lataria na trazeira e dianteira os amortecedores, mas nada grave.
Alquem ja tah usando os bf mud 16? cabem nas rodas originais?
Fala Otavio,
O telefone dele e (12) 3943-8546 "Ronaldo"....o cara e dez, faz um seviço muito bem feito e rapido.
brpresente
24/06/2008, 12:59
Bom dia senhores,
primeiramente queria agradecer pelo ótimo tópico que ficou este.
Até para um leigo como eu, acho que conseguirei levantar um pouco Minha IO, e acho que também isso resolverá o problema de "balanço" que ela está tendo, que como já disse em outros tópicos ela tá balançando de um lado para o outro em qualquer ondulação na pista.
Agora só umas dúvidas, vou ligar no cara do calço e pedir pra ele fazer um pra mim, tenho que aproveitar e trocar os amortecedores e já vou colocar um tbem da TR-4, colocar ar molas da courier na parte de trás e na parte da frente colocarei as molas da TR-4 tbem, alguem sabe em são paulo aonde eu posso achar as molas e amortecedores baratos ?! alguma indicação ? ou mesmo na internet... qual uma marca boa para comprar ?
Mecanico em são paulo alguem indica ? de preferencia na Zona Sul...
Valeu
Bruno Presente
pajero io - 2001 rumo aos altos.
Pneus Scorpion AT (logo indo para o BF)
:mrgreen:
brpresente
27/06/2008, 18:54
alguem sabe em são paulo aonde eu posso achar as molas e amortecedores baratos ?! alguma indicação ? ou mesmo na internet... qual uma marca boa para comprar ?
Ninguem ?!?!?!
:roll:
Bom dia senhores,
Até para um leigo como eu, acho que conseguirei levantar um pouco Minha IO, e acho que também isso resolverá o problema de "balanço" que ela está tendo, que como já disse em outros tópicos ela tá balançando de um lado para o outro em qualquer ondulação na pista.
Agora só umas dúvidas, vou ligar no cara do calço e pedir pra ele fazer um pra mim, tenho que aproveitar e trocar os amortecedores e já vou colocar um tbem da TR-4, colocar ar molas da courier na parte de trás e na parte da frente colocarei as molas da TR-4 tbem, alguem sabe em são paulo aonde eu posso achar as molas e amortecedores baratos ?! alguma indicação ? ou mesmo na internet... qual uma marca boa para comprar ?
Valeu
Bruno Presente
Fala Bruno.
Tanto a instalação do calço na dianteira como a mola na traseira é "mamão com açucar". A mola traseira, até na Ford é barata (acho que o JT pagou R$140,00 pilas o par). Quanto aos amortecedores, eles são Cofap, mas não sei se existe fora da autorizada não. Para a fabricação do calço, o Ronaldo é show de bola. Ele te faz os calços e te envia por Sedex.
Abs
Dkrabbe
Fala Bruno.
Tanto a instalação do calço na dianteira como a mola na traseira é "mamão com açucar". A mola traseira, até na Ford é barata (acho que o JT pagou R$140,00 pilas o par). Quanto aos amortecedores, eles são Cofap, mas não sei se existe fora da autorizada não. Para a fabricação do calço, o Ronaldo é show de bola. Ele te faz os calços e te envia por Sedex.
Abs
Dkrabbe
Olá Daniel,
Vc sabe se fazer essas modificações implica na perda de garantia??
Abs,
Olá Daniel,
Abs,
Fala LGVM!!
Huummmmm boa pergunta. Vou consultar o pessoal da Virage aqui de S.J.Campos e te respondo. Na teoria, só forçamos mais a homocinética dianteira, então para uma falha prematura deste item, no way. Com a instalação da mola dianteira da Courier na traseira da TR4, mudamos o ponto de trabalho do amortecedor (e o curso), com isto acho que pode ser que uma falha neste também seja indeferida. Para os demais, não implica em nada, mas tem-se que ver "o que manda a lei" e não custa verificar.
Abs
Daniel Krabbe
Carlos Bernardo
29/06/2008, 23:34
Olá Daniel,
Abs,
Sim. Segundo o pessoal da Itatiaia (Barueri) perde sim, a garantia.
brpresente
05/07/2008, 14:25
Fala Bruno.
Abs
Dkrabbe
Buenas!!!!
Projeto do lift em andamento já :palmas::-P:D
Para quem se interessar, comprei os amortecedores hoje na Mit Brabus aqui em sampa mesmo, foi o lugar mais barato que encontrei, os dianteiros sairam por 320 latinhas e os traseiros 290 latinhas ambos da TR4.
Já conversei com o ronaldo da toca do dino, e ele falou que até sexta tá na mão o calço, acabou de chegar do rally dos sertões.
Agora as molas foi um sacrifício, mas acabei achando nas lojas castro que é no ipiranga (www.castro.com.br (http://www.castro.com.br)), e consegui as molas da TR4 dianteiras por 200 latinhas, e as dianteiras da courier por 100!!!
Logo mais vou tirar as medidas pra ver o quanto vai subir, mas acredito que vai ser um ótimo resultado mesmo porque as molas já estão bem cansadas.
Queria agradecer de novo a todos que postaram aqui porque realmente foi uma aula, e ao Allan tbem que me deu umas dicas e quase entrou no meio da minha correria pra encontrar as molas!!! hehehehe
Assim que chegar o calço já vou no mecanico pra levantar a bixinha e vou colocando news aqui!!!
abs
Bruno Presente
Pajero IO / 01
Rumo ao céu :mrgreen:
E ae Bruno,
Levantou sua IO? A minha tb está com esse "Balanço" com o lift melhorou? Será que se continuar com as molas e amortecedores da IO não dá mesmo? Vi que teve um cara que fez....só não sei se deu certo....Será que sem o lift dá pra colocar os MUD 225 75 16 na IO? E será que se acha esses Pneus?
Valeu.....ABraços
Bom dia senhores,
Valeu
Bruno Presente
E ae Tarlis...blz?! Tb tenho uma IO recem adquirida....li o topico do Body Lift, e vi q falaram p vc colocar as molas e amortecedores da TR4.....o q vc fez com a sua? Estou querendo erguer a minha e colocar pneus Mud....()s
Abraço
Tarlis
André_rally
01/10/2008, 10:51
Rodrygo!
O Tarlis é meu cunhado, dividimos a mesma garagem. Na dele, foi trocado as molas trazeiras pelas da currier e os amortecedores da TR4, na frente ele comprou os calços da toca do dino de 1,5".
A minha ta na oficina, tbm coloquei as molas atras da currier, mas na frente, mandei fazer no torneiro 2 calços de tecnil de 2". Vou colocar pneus 215/80/16. To mudando a captaçao do ar, como o pessoal das pajeiros tem feito, para puxar o ar mais atras e evitar a entrada de agua, sem gastar com snorkel.
Valeu André. Só mais uma coisa...na frente precisa trocar as molas e amortecedores pelos da TR4 tb? Abraços
Rodrygo!
O Tarlis é meu cunhado, dividimos a mesma garagem. Na dele, foi trocado as molas trazeiras pelas da currier e os amortecedores da TR4, na frente ele comprou os calços da toca do dino de 1,5".
A minha ta na oficina, tbm coloquei as molas atras da currier, mas na frente, mandei fazer no torneiro 2 calços de tecnil de 2". Vou colocar pneus 215/80/16. To mudando a captaçao do ar, como o pessoal das pajeiros tem feito, para puxar o ar mais atras e evitar a entrada de agua, sem gastar com snorkel.
André_rally
01/10/2008, 13:27
Não há necessidade pq o calço vai entre o conjunto da suspençao e a carroceria, porém se vc trocar, vai ganhar mais um pouquinho de altura. Se os amortecedores ainda estao bons espera um pouco, a hora que eles pifarem vc substitui.
Valeu Andre.
Não há necessidade pq o calço vai entre o conjunto da suspençao e a carroceria, porém se vc trocar, vai ganhar mais um pouquinho de altura. Se os amortecedores ainda estao bons espera um pouco, a hora que eles pifarem vc substitui.
André_rally
03/10/2008, 13:38
Rodrygo!
Meu carro veio ontem da oficina, a mola da courrier nao fez nem cossegas na criança, entao coloquei 2 molas de santana na trazeira do meu carro e alonguei os amortecedores trazeiros. Na frente foi colocado apenas o calço de 2" de tecnil. Os pneus sao 245/70/16 TOYO AT.
A criança ficou quase da altura do Troller.
E ae Andre...
Parece que ficou bom mm...sabe qual ficou a altura?....vc colocou as molas da Courrier com os Amortecedores da TR4? Com as molas da Santana, sera que a estabilidade nao fica prejudicada mais do q com as da courrier? Onde fez esses calcos e qt pagou?...na dianteira vc colocou as molas e amort. da TR4 ne?! A ultima pergunta...esses pneus nao raspam nao? Abraços Andre...
Rodrygo!
Meu carro veio ontem da oficina, a mola da courrier nao fez nem cossegas na criança, entao coloquei 2 molas de santana na trazeira do meu carro e alonguei os amortecedores trazeiros. Na frente foi colocado apenas o calço de 2" de tecnil. Os pneus sao 245/70/16 TOYO AT.
A criança ficou quase da altura do Troller.
André_rally
04/10/2008, 06:46
Vamos la,
na dianteira é amortecedor original da IO e molas originais, apenas o calço de tecnil de 2", feito num torneiro mecanico aqui da cidade, qualquer um faz. Na trazeira, coloquei as molas da courrier mas nao mudou muito, ai troquei pelas do santana, que são bem maiores, mas como elas fecham nas extremidades, precisou modificalas um pouco, os amortecedores sao da IO, mas eu alonguei eles em 4cm soldando um novo suporte. Os pneus nao raspam nao, acho até que caberia o 245/75. O bacana é que o pneu nao sai na lateral do carro, fica bem alinhado na carroceria, entao a PF nao pode reclamar. Tbm tirei o catalizador e coloquei um cano direto, o ronco parece de um fiat 147. Quanto a estabilidade, só andei na cidade, ainda nao peguei BR, mas com a largura do pneu e por as molas serem mais grossas, nao acredito que tenha perdido muita coisa.
André_rally
04/10/2008, 06:56
Segue ai a diferença de altura, lembrando que a branca é do Tarlis e nao é original,tem lift tbm, a dele tem mola de courrier e calço do Dino.
Caramba Andre....ficou uma baita diferença !!! Quais são as medidas do calço que vc mandou fazer? E o que vc modificou nas molas da Santana?:pensativo: Que engenharia hein?!
Segue ai a diferença de altura, lembrando que a branca é do Tarlis e nao é original,tem lift tbm, a dele tem mola de courrier e calço do Dino.
André_rally
04/10/2008, 10:32
Boa parte da diferença se deve aos pneus, os meus como ja disse, sao 245/70/16 e a dele esta com os originais, mas meu calço tem 2" na dianteira. As molas do santana, tem o mesmo diametro, porem nas extremidades, na ultima meia volta ela afina, entao vc pode ou cortar meia volta em cima e em baixo, ou esqueta-la com maçarico e abri-la. Eu prefiro cortar, pois se esquentar ela perde resistencia e pode vir a quebrar.
Para nao dar fim de curso, eu aumentei os amortecedores, mas se vc tiver $$ sobrando, pode trocar pelos da TR4. Como os meus originais estavam bons, soldei um suporte na cabeça deles e com isso aumentamos o curso em 4 cm.
O paralama dianteiro esta a 84cm do chao, e o trazeiro 90cm.
brunomattioli
04/10/2008, 13:07
Pessoal, sei que o tópico não é esse, mas alguém já comprou o snorkel original da TR4 Rally para colocar em uma TR4 normal? Onde consigo e qual o preço?
Valeu pela ajuda!
André_rally
06/10/2008, 06:38
www.mitracing.com.br (http://www.mitracing.com.br)
Acessando esse link vai aparecer um contato, ai vc manda um e-mail. Mas as coisas la não costumam ser baratas.
brunomattioli
06/10/2008, 13:09
www.mitracing.com.br (http://www.mitracing.com.br)
Acessando esse link vai aparecer um contato, ai vc manda um e-mail. Mas as coisas la não costumam ser baratas.
Valeu pela ajuda Andre!
Abraço.
Pessoal, sei que o tópico não é esse, mas alguém já comprou o snorkel original da TR4 Rally para colocar em uma TR4 normal? Onde consigo e qual o preço?
Valeu pela ajuda!
FALA AE BRUNO, UM AMIGO DAKI DO RIO DE JANEIRO, E TB DAKI DO FORUM( FELIPE BAILUNE-TR4 PRATA 08), FEZ LIFT E COLOCOU PNEUS MUD C/ ARO 15", FICOU SHOWWWWWWWWW, MONSTRUOSA, E PRA FECHAR O PACOTE ELE COLOCOU SNORKEL DA OGZ (www.ogz.com.br (http://www.ogz.com.br)), LIGUEI PRA LÁ HOJE E ELES ENVIAM PRA TODO BRASIL.ABS.
Valeu pela ajuda!
FALA AE BRUNO, UM AMIGO DAKI DO RIO DE JANEIRO, E TB DAKI DO FORUM( FELIPE BAILUNE-TR4 PRATA 08), FEZ LIFT E COLOCOU PNEUS MUD C/ ARO 15", FICOU SHOWWWWWWWWW, MONSTRUOSA, E PRA FECHAR O PACOTE ELE COLOCOU SNORKEL DA OGZ (www.ogz.com.br (http://www.ogz.com.br/)), LIGUEI PRA LÁ HOJE E ELES ENVIAM PRA TODO BRASIL.ABS.
rodrygo!
O Tarlis é Meu Cunhado, Dividimos A Mesma Garagem. Na Dele, Foi Trocado As Molas Trazeiras Pelas Da Currier E Os Amortecedores Da Tr4, Na Frente Ele Comprou Os Calços Da Toca Do Dino De 1,5".
A Minha Ta Na Oficina, Tbm Coloquei As Molas Atras Da Currier, Mas Na Frente, Mandei Fazer No Torneiro 2 Calços De Tecnil De 2". Vou Colocar Pneus 215/80/16. To Mudando A Captaçao Do Ar, Como O Pessoal Das Pajeiros Tem Feito, Para Puxar O Ar Mais Atras E Evitar A Entrada De Agua, Sem Gastar Com Snorkel.
fala Ae Andre Rally, Beleza?!! Pow Fiquei Curioso Em Saber Como Se Muda A Captação Do Ar Que Vc Falou No Seu Post? Tenho Pego Muitos Terrenos Alagadissos E Não Tenho Grana Pra Comprar Snorkel, Dá As Coordenadas Ae, Grande Abraço.
hã, Já Ia Esqucendo, Putz! Teu Carro Ficou Showwwwwwwwww Em Altura, Tá Mais Alta Do Que A Minha.parabéns!!!
André_rally
07/10/2008, 07:35
Cara o post nao é meu, eu vi aqui no forum mas nao lembro o nome do colega que faz os proprios parachoques e proteçoes. Ele tem uma pajero v6 e mostra como fazer e o material. Na IO é mais facil ainda, basta tirar as 2 presilias que prendem o captador de ar e saca-lo fora. Ai vc coloca na entrada do filtro um cano de pvc de uns 7cm de comprimento e passa um silicone para vedar bem. Ai com um mangote flexivel de uns 60cm vc poe ele por cima do tubo de pvc e prende com uma braçadeira. a outra extremidade do flexivel eu levei para tras, mais proximo do cofre do motor, paralelo ao cano de ar que vai do filtro ao motor e prendi com braçadeiras tbm. Talvez sem as fotos fique dificil entender, mas a coisa é muito simples. E o bom é que vc continua usando o filtro original.
André_rally
07/10/2008, 07:40
Quem tem radio Vhf tem colocado aonde a antena???e prende como??? Eu instalei o meu naquela portinha em cima do cinzeiro, o radio ficou 10 ali, mas a antena.....
Eu to usando provisoriamente uma com imã, passando o cabo pela janela, mas quero por uma fixa, alguem tem alguma sugestao???
pow coloca as fotos ae andre, num consegui entender.abs.
E ae André....a minha antena eu coloquei na Porta do porta malas. Vc compra um suporte para o porta malas e coloca a antena. O meu radio eu coloquei acima do cineiro tb....fica show !!! Abraços
Quem tem radio Vhf tem colocado aonde a antena???e prende como??? Eu instalei o meu naquela portinha em cima do cinzeiro, o radio ficou 10 ali, mas a antena.....
Eu to usando provisoriamente uma com imã, passando o cabo pela janela, mas quero por uma fixa, alguem tem alguma sugestao???
Cara o post nao é meu, eu vi aqui no forum mas nao lembro o nome do colega que faz os proprios parachoques e proteçoes. Ele tem uma pajero v6 e mostra como fazer e o material. Na IO é mais facil ainda, basta tirar as 2 presilias que prendem o captador de ar e saca-lo fora. Ai vc coloca na entrada do filtro um cano de pvc de uns 7cm de comprimento e passa um silicone para vedar bem. Ai com um mangote flexivel de uns 60cm vc poe ele por cima do tubo de pvc e prende com uma braçadeira. a outra extremidade do flexivel eu levei para tras, mais proximo do cofre do motor, paralelo ao cano de ar que vai do filtro ao motor e prendi com braçadeiras tbm. Talvez sem as fotos fique dificil entender, mas a coisa é muito simples. E o bom é que vc continua usando o filtro original.
Fala ae André, ainda no aguardo das fotos da sua instalação de mudança de captação de ar, ou se achar, me manda o link daqui do forum, pois, eu lendo, e, vendo as fotos acho que será facil de fazer. Um abraço.
André_rally
08/10/2008, 14:26
Era isso que eu temia, furar a lata. To pensando em prender no parachoque a antena, de qualquer forma valeu pela dica Rodrygo.
A idéia do snorkel tabajara foi plagiada daqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35390&page=12
Assim que puder, eu tiro fotos do meu.
Era isso que eu temia, furar a lata. To pensando em prender no parachoque a antena, de qualquer forma valeu pela dica Rodrygo.
A idéia do snorkel tabajara foi plagiada daqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35390&page=12
Assim que puder, eu tiro fotos do meu.
Fala ai Andre Rally, bele, pow valewwwww ae pelo link, ficou maneiro mesmo, vou tentar copiar. Agora com relação à colocação da antena de Px/Py, a minha coloquei em cima do aerofolio, fiz uma chapa de metal grossa, quadrada, cortei pedaços de camaras de ar, troquei o parafuso do meio do aerofolio por um maior e prendi o suporte da aquarios(articulado) na chapa, e prendi os dois no aerofolio, ficou showwww, mais tarde qnd chegar em casa tiro as fotos do que fiz pra ilustar.Se não conseguiu entender explico tudo depois passo a passo.abs.
André_rally
08/10/2008, 17:51
Então Mauarj, no meu caso não tenho o aerofolio e acho que fica muito alto a antena no teto, a que uso é aquelas de imã, e tenho posto ela no teto. Eu tava pensando em bolar algo que saisse do capo, como se fosse uma antena de radio normal,e viesse paralelo a coluna do parabrisa do carona, ai seria facil passar o cabo da antena. O esquema do Rodrygo tbm é bom, mas ele furou a tampa traseira, e para passar o cabo da antena, teria que ser por baixo do carpet de forraçao.
Manda a foto da sua, e me fala por onde vc passou o cabo da antena.
Abraço
E ae André,
Eu não furei o Porta malas não....qd vc compra o suporte para porta malas, vem um kit de fixação....são 2 parafusinhos que pressionam uma chapinha contra a lata do porta malas (internamente). E o Cabo da antena, eu passei pela Luz da Placa, desmontei o acabamento da porta do porta malas, e levei o cabo para dentro do carro.....e passei o cabo por baixo do carpete junto com toda fiação do carro até o painel, no PX. Fica Perfeito....:concordo:
Abraços
Então Mauarj, no meu caso não tenho o aerofolio e acho que fica muito alto a antena no teto, a que uso é aquelas de imã, e tenho posto ela no teto. Eu tava pensando em bolar algo que saisse do capo, como se fosse uma antena de radio normal,e viesse paralelo a coluna do parabrisa do carona, ai seria facil passar o cabo da antena. O esquema do Rodrygo tbm é bom, mas ele furou a tampa traseira, e para passar o cabo da antena, teria que ser por baixo do carpet de forraçao.
Abraço
André_rally
09/10/2008, 08:11
Agora entendi, vou tentar fazer isso então. Valeu pela dica.
Abraço
Fala Ae companheiro de Mitsubichi, Grande André Rally, beleza?!! POw seguem as fotos da minha instalação, ficou muito boa a recepção e a transmissão depois que fiz essa instalação.detalhes:
1-Fui num serralheiro e pedi pra cortar uma placa ferro bem grossa e retangular, claro que eu fiquei em cima do vulgo profissional.
Obs: Pinte essa chapa antes de colocar, senão vai enferrujar igual a minha, e depois de colocada dá uma preguiça de tirar e pintar.
2-Cortei dois pedaços de camara de ar e coloquei entre a chapa pra não arranhar nada.
3-Troquei o parafuso que prende o Meio do aerofoilio por uma maior com arruelas c/ trava e arruelas lisas.
4-O fio foi passado pelo teto, mas, não precisa abrir o teto, só passar pela lateral do teto, que fica legal.
Obs: Se for fazer assim tem que deixar uma voltinha(Curva) do fio, pois, quando se fecha a porta, não goteja dentro do carro.
5-Prendi o PX/PY na lateral do console, sem furar nada, pois, ja tem furo ali, e puxei o positivo e negativo direto da bateria com seus devidos fusiveis.
6-O cabo RCA não pode fazer voltas em torno de si, pois, com isso vc estará fazendo um solenoide, ae, o PX/PY não receberá e/ou transmitirá.
7-O restante de cabo RCA ou cabo de energia prendi com aquelas braçadeiras de plastico.
Espero que tire as duvidas da galera.abs.
hehehehhehe mais fotos....
André_rally
10/10/2008, 14:14
Valeu pelas fotos e dicas amigão.
Acabei optando pelo sistema do rodrygo, pois eu ja possuia o engate e tal, mas que da um trabalhão passar essa fiaçao da antena pelo forro. Ainda mais que meu carro ta com a película muito escura, fica até ruim de trabalhar dentro do carro.
Segue algumas fotos...
André_rally
10/10/2008, 16:53
Eu tava devendo as fotos do Snorkel tabajara.
Material:
- curva de borracha, 20,00
- mangote de irrigaçao, 7,00
- cano pvc 50mm, 0,00
- 2 braçadeiras, 4,00
Amigos jipeiros e companheiros de Pajero IO/TR4, somos orfãos, ninguém dá importância ao nosso jipinho, criei um topico do Clube Pajero IO/TR4, pra ver se consiguimos reverter essa imagem negativa e erronea do nosso jipinho guerreiro.Abs a todos.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48249 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48249)
Senhores foristas e amigos da lama, alguém falou em algum topico referente à lift no TR4 sobre colocar o amortecedor traseiro de L200 gl na traseira do TR4, eu fiz! Ficou muito bom, tive uma melhoria impressionante , pois, o amortecedor tem uma calibragem de carga muito maior do que o do TR4, então tudo muda, a altura, pq o amortecedor é 2cm maior, então a mola trabalha livre em seu curso, com isso o jipe ficou mais duro e estavel nas curvas.
Testado e aprovado o amortecedor traseiro da L200 no TR4, sem contar que é mais barato, são R$290,00 do TR4 contra R$ 182,00 da L200.abs.
FELICIANO
05/01/2009, 16:29
Senhores foristas e amigos da lama, alguém falou em algum topico referente à lift no TR4 sobre colocar o amortecedor traseiro de L200 gl na traseira do TR4, eu fiz! Ficou muito bom, tive uma melhoria impressionante , pois, o amortecedor tem uma calibragem de carga muito maior do que o do TR4, então tudo muda, a altura, pq o amortecedor é 2cm maior, então a mola trabalha livre em seu curso, com isso o jipe ficou mais duro e estavel nas curvas.
Testado e aprovado o amortecedor traseiro da L200 no TR4, sem contar que é mais barato, são R$290,00 do TR4 contra R$ 182,00 da L200.abs.
MAUARJ,
Acabei de instalar os BF 225 / 75 / 16 AT, ficaram show de bola, nunca iria imaginar que a mudança fosse tão grande. Estou quase decidio a fazer o lift "básico" de suspensão (calço 1,5" e mola de currier), porém, queria fazer duas perguntas antes: ALGUÉM JÁ OUVIU FALAR DE UM CASO EM QUE A HOMOCINÉTICA TENHA IDO PARA O SACO OU QUE O MONOBLOCO TRINCOU EM VIRTUDE DO LIFT? Depois de ter lido todo este tópico, percebi que os possíveis problemas sérios que poderiam ocorrer com a transformação seriam o stress homocinética ou com a possibilidade de trincamento do monobloco, porém, não vi nenhum relato de que tenham acontecido. Outra coisa é se vc conhece alguém que já rodou uns 40.000Km com o lift em diversos terrenos.
MAIS UMA VEZ MUITO OBRIGADO PELA COLABORAÇÃO E COMPREENSÃO!!
MAUARJ,
Acabei de instalar os BF 225 / 75 / 16 AT, ficaram show de bola, nunca iria imaginar que a mudança fosse tão grande. Estou quase decidio a fazer o lift "básico" de suspensão (calço 1,5" e mola de currier), porém, queria fazer duas perguntas antes: ALGUÉM JÁ OUVIU FALAR DE UM CASO EM QUE A HOMOCINÉTICA TENHA IDO PARA O SACO OU QUE O MONOBLOCO TRINCOU EM VIRTUDE DO LIFT? Depois de ter lido todo este tópico, percebi que os possíveis problemas sérios que poderiam ocorrer com a transformação seriam o stress homocinética ou com a possibilidade de trincamento do monobloco, porém, não vi nenhum relato de que tenham acontecido. Outra coisa é se vc conhece alguém que já rodou uns 40.000Km com o lift em diversos terrenos.
Fala Feliciano, vou responder por mim e pelo Felipe Bailune(ele tá em Expedição pela America do Sul), o Felipe já fez lift a muito tempo e nunca deu problema, eu já fiz o meu a uns 15.000km, e até agora só alegrias.Vai fundo, que teu jipinho vai ficar show.abs.
FELICIANO
05/01/2009, 17:09
Fala Feliciano, vou responder por mim e pelo Felipe Bailune(ele tá em Expedição pela America do Sul), o Felipe já fez lift a muito tempo e nunca deu problema, eu já fiz o meu a uns 15.000km, e até agora só alegrias.Vai fundo, que teu jipinho vai ficar show.abs.
MAUARJ,
Preciso do contato do cara lá de São Paulo que faz esses calços, vc tem? Será que um mecânico rasoável istala isso para mim sem fazer cagada ou é preciso um cara especializado?
Valeu!!
MAUARJ,
Preciso do contato do cara lá de São Paulo que faz esses calços, vc tem? Será que um mecânico rasoável istala isso para mim sem fazer cagada ou é preciso um cara especializado?
Valeu!!
Caro amigo jipeiro Feliciano, estarei disponibizando esses calços a partir do final de janeiro, e, qualquer pessoa que mexe com suspensão pode instalar, tanto as molas/amortecedores tras. quanto os calços diant., não pague mais do que R$100,00 para fazer o serviço todo.abs.
lealrenato
05/01/2009, 17:30
MAUARJ,
feliciano
o proprio daniel krabbe, autor desse topico, ja rodou mais de 40.000 km, com o lift.
feliciano
o proprio daniel krabbe, autor desse topico, ja rodou mais de 40.000 km, com o lift.
Boa lembrança Renato Leal, tinha esquecido do grande DK, muito fera esse DK,valewww ae amigo, boa lembrança.abs.
Boa lembrança Renato Leal, tinha esquecido do grande DK, muito fera esse DK,valewww ae amigo, boa lembrança.abs.
Fala meninos, tô na área !!!!!
Realmente até agora nada de problemas na homocinética e nem um barulhinho sequer.
Mauarj, conta mais sobre os amortecedores da L200 quadradinha na TR4 !! Ví que vc minimizou o problema do curso, que era antes de 9cm e com o lift passou a ser 6cm. Tá pulando mais o carrinho?
Abs
Daniel Krabbe
lealrenato
05/01/2009, 19:43
desculpas pelo off
dan
ta de ferias???
qdo aparece aqui???
to te esperando
Fala meninos, tô na área !!!!!
Realmente até agora nada de problemas na homocinética e nem um barulhinho sequer.
Mauarj, conta mais sobre os amortecedores da L200 quadradinha na TR4 !! Ví que vc minimizou o problema do curso, que era antes de 9cm e com o lift passou a ser 6cm. Tá pulando mais o carrinho?
Abs
Daniel Krabbe
Fala ae DK bele??!!!! Pow a minha esposa num tá gostando nada nada, tá pulando um pouco sim, mas melhorou muito a estabilidade do jipinho, tanto na trilha quanto no asfalto.Abs.
desculpas pelo off
dan
ta de ferias???
qdo aparece aqui???
to te esperando
Fala ae DK bele??!!!! Faço das palavras do Renato Leal as minhas, Pow vai aparecer quando por aki no RJ??? Vai vir pro evento do dia 25, "1° Encontro de Pajeros IO/TR4 RJ 2009"??Arrumo pousada BBB, abs.
Passando pra divulgar o evento passeio/trilha do dia 25/01/2009,
espero todos os amigos jipeiros dessa parte do forum por lá, abs a All.
Obs: A inscrição é gratis, porém obrigatória.
http://www.cdvonline.com.br/ralliart/flyer_baixa.jpg
FELICIANO
27/01/2009, 15:03
E Aí Mauárj, Beleza. Até Que Em Fim Voltei Das Viagens A Trabalho. Agora Posso Me Dedicar Ao Lift Do "jipinho". Então, Já Está Com Os Calços?. A Currier, Da Qual Utilizarei As Molas, Tem Que Ser De Que Ano? Valeu!
Eu tava devendo as fotos do Snorkel tabajara.
Material:
- curva de borracha, 20,00
- mangote de irrigaçao, 7,00
- cano pvc 50mm, 0,00
- 2 braçadeiras, 4,00
André vc já testou esse snorkel "tabajara" no seu carro? Funcionou legal? Não prejudica a aspiração do ar pelo motor e consequentemente o desempenho?
Abç
Cesar
Pessoal estou estudando a possibilidade de levantar a TR4. Uma pergunta: O calço que a maioria usa é feito de metal, vocês sabem que metal?
Pessoal estou estudando a possibilidade de levantar a TR4. Uma pergunta: O calço que a maioria usa é feito de metal, vocês sabem que metal?
Fala TurnOff.
O calço deve ser de aço 1020. Conversa com o Ronaldo sobre as opções de aço liga (no caso o 1020 não é) que ele pode encontrar para fazer o calço. Ele é 100% confiável.
Abs
DKrabbe
MANFREDI
04/02/2009, 10:16
Mauarj, estou na fila do calços, alguma novidade?
Fala ae Sergio, pow o material é aço carbono 1/8" de pol., com possibilidade de tempera e galvanização, o profissa que ta fazendo é fera nas soldas, vai ficar muito bem feito e resistente, abs.
Mauarj, estou na fila do calços, alguma novidade?
Fala Manfredi, não esqueci de vc não, é que estava tendo dificuldades na aquisição do material, agora na produção dos calços, mas tb vai ficar muito bem feito, só aguarde mais um pouco.
Fala ae Sergio, pow o material é aço carbono 1/8" de pol., com possibilidade de tempera e galvanização, o profissa que ta fazendo é fera nas soldas, vai ficar muito bem feito e resistente, abs.
Assim que estiver disponível quero dar uma olhada.
junior.matta4x4
04/02/2009, 14:55
Fala Manfredi, não esqueci de vc não, é que estava tendo dificuldades na aquisição do material, agora na produção dos calços, mas tb vai ficar muito bem feito, só aguarde mais um pouco.
Fala marcos.....é o Junior, tem tempo q eu n entro por aki...rs
E as arruelas, ficaram boas ? A maquina de plasma é show...
Qd poderei levar meu carango para subir de posto ? rsrsrs
Fala marcos.....é o Junior, tem tempo q eu n entro por aki...rs
E as arruelas, ficaram boas ? A maquina de plasma é show...
Qd poderei levar meu carango para subir de posto ? rsrsrs
Fala ae Junior, vc é o cara do plasma, to só no aguardo da finalização das soldas e do acabamento, assim que estiver pronto te ligo, abs.
MANFREDI
05/02/2009, 10:41
Blz Marcos, fico aguardando.
robertokbc
07/02/2009, 13:17
Aí galera, é o seguinte: pretendo fazer lift de 2" na Tr4. Na trazeira, vi a opção de mola do santana. Algumas dúvidas:
- Qual mola, de qual santana?
- Existe outra alternativa?
- Pra quem ja fez, postem as considerações.
Obrigado a todos:concordo:
Renato Mendonça
11/03/2009, 18:06
MAUARJ,
Prezados foristas 4x4,
Há muito tempo não navegava por esse tópico e hoje entrei para reler algumas mensagens antigas que me levaram a fazer, em meados do ano passado, o "lift" de suspensão tão recomendado por aqui (calço de 1,5 do Ronaldo da Toca do Dino + molas da Courrier). Isso porque minha TR4 está na concessionária (Via Jap/BH) para revisão dos 70.000 km e eles constataram, dentre outros problemas, que a coifa da homocinética está "estourada" (só a peça, sem mão de obra, R$ 335,56). Segundo o mecânico, o problema ocorreu em função do "lift", pois a homocinética estaria trabalhando em posição diversa da original ("forçada"). Liguei para o Ronaldo para saber o que ele acha a respeito e ele disse que já instalou o calço em dezenas de carros e nunca soube de qualquer problema semelhante. Ele acha que a instalação pode ter sido mal feita e por isso eu acabo de imprimir as fotos postadas aqui mostrando a instalação correta e amanhã vou levar à oficina que fez o serviço para conferir. A propósito, depois do calço já rodei uns 20.000 km e participei de pelo menos sete provas de regularidade e até agora não tinha notado nada de errado. Quando eu tiver um parecer convincente eu posto aqui.
Abraços,
Renato Mendonça
FELICIANO
13/03/2009, 12:04
Prezados foristas 4x4,
Há muito tempo não navegava por esse tópico e hoje entrei para reler algumas mensagens antigas que me levaram a fazer, em meados do ano passado, o "lift" de suspensão tão recomendado por aqui (calço de 1,5 do Ronaldo da Toca do Dino + molas da Courrier). Isso porque minha TR4 está na concessionária (Via Jap/BH) para revisão dos 70.000 km e eles constataram, dentre outros problemas, que a coifa da homocinética está "estourada" (só a peça, sem mão de obra, R$ 335,56). Segundo o mecânico, o problema ocorreu em função do "lift", pois a homocinética estaria trabalhando em posição diversa da original ("forçada"). Liguei para o Ronaldo para saber o que ele acha a respeito e ele disse que já instalou o calço em dezenas de carros e nunca soube de qualquer problema semelhante. Ele acha que a instalação pode ter sido mal feita e por isso eu acabo de imprimir as fotos postadas aqui mostrando a instalação correta e amanhã vou levar à oficina que fez o serviço para conferir. A propósito, depois do calço já rodei uns 20.000 km e participei de pelo menos sete provas de regularidade e até agora não tinha notado nada de errado. Quando eu tiver um parecer convincente eu posto aqui.
Abraços,
Renato Mendonça
E aí Renato, beleza! Vc não percebeu uma mudança no barulho da suspenção dianteira? Não que pareça ser nada patológico, mas uma certa frouxidão pelo fato de se ter alterado a geometria do carro.
Marcio Medina
13/03/2009, 23:21
Olá, galera.
Há exatamente 1 semana, fiz meu Lift na oficina Box 18, em São João do Meriti, com o especialista (e tb forista) Cláudio (Chacal) quando sai de SP Capital para participar da Trilha das Flores com o pessoal show de bola do Jeep Clube Maricá.
O calço foi de 34mm na suspensão dianteira, mas as molas não me lembro o nome. A princípio fiquei com receio mas, pela indicação do Grande Marcos Theodoro (Mauarj), realizei a alteração. O Chacal demonstrou ser um profissional de altíssimo nível, esclarecendo todas as dúvidas que eu tinha. Instruiu sobre o uso "on e off-road".
Logo após a instalação segui para Maricá. Muito trânsito e baixa velocidade me impediram de realizar o teste na estrada. Chegando na cidade, fui fazer o mesmo trajeto do 1° Encontro de TR4/iO, o qual eu também havia participado. Realmente senti diferença. Sem dúvidas o carro ficou mais firme e pude sentir a pressão maior das molas traseiras que foram substituídas. Fiz um pouco de dunas e restinga e ouvi alguns barulhos característicos dela antes do lift, pois fiz esse percurso com e sem a alteração.
No dia seguinte, junto com a galera toda, fomos fazer a trilha programada. Mais uma vez fiquei surpreso. Tinha certeza que, em 3 pontos que passei facilmente depois do lift, passaria raspando sem ele.
E, para fechar, a volta a SP com nada mais que 490Km para testar "on road". O carro ficou mais firme e estável. Aqueles "balanços" que o carro fazia qdo passava em desníveis foram minimizados consideravelmente. Não ouvi nenhum barulho de batida seca em virtude do calço. Rodei esta semana toda no árduo trânsito paulistano e o conforto não foi afetado em nada.
Resumindo, estou plenamente satisfeito com o resultado proveniente do profissionalismo do Chacal e muito agradecido pela indicação do nosso amigo Marcos Theodoro. Indico para todos que tiverem interesse!
Dados da alteração:
- calços de 34mm feitos em aço carbono na dianteira;
- amortecedor original na dianteira;
- amortecedor original na traseira;
- molas alteradas na traseira (pegarei as especificações e colocarei aqui).
Mando algumas fotos do carro depois do lift. Vale lembrar que o carro estava cheio (viagem de SP a RJ com 3 pessoas, sendo eu e mais 2 mulheres no carro, e vcs sabem que "elas" não economizam em bagagem...rs)
Marcio Medina
13/03/2009, 23:23
Continuando com as fotos, lembrando que amanhã (sabado 14/03), colocarei uns pneus off-road nela para tentar aumentar um pouquinho. Depois da troca, posto as fotos.
Abs.
Marcio Medina
14/03/2009, 10:01
Pessoal,
Esqueci de falar: TODO O TRABALHO FOI FEITO EM 45 MINUTOS, contando da hora que cheguei até a hora que sai. Esse foi outro ponto que realmente me surpreendeu.
As peças ficaram tão perfeitas que não foi preciso nenhum tipo de adaptação ou ajuste para fazer o encaixe. Cairam como uma luva!!! Pareciam até peças originais.
Foi um "pit stop" muito rápido e bem feito. E o resultado final ficou com excelente acabamento estético e mecânico.
Abs.
Fala senhores,
Estive no Ronaldo ontem (toca do Dino) e o mesmo informou que tem um par de calços a venda (R$200,00 o par).
Quem tiver a fim, entre em contato pelo telefone 012, 3943-8546; 012, 9172-5552.
Abs
DKrabbe
Senhores já estou disponibilizando o Kit Lift para TR4/iO, são duas opções:
- Somente os Calços de 1,5"(envio p/ todos os lugares);
- O Kit Lift Inteiro: Calços de 1,5"+Molas de Courrier+Amortecedores L200+Mão-de-Obra(pra quem mora no RJ), ou calços+molas+amortecedor p/ envio p/ todos os cantos;
Aos interessados só me mandar uma MP ou email mauarj@gmail.com , ou pelos cell: 021 9747 5478 / id: 24*77504.
Grande MauaRJ.
Excelente idéia de facilitar a vida da moçada fornecendo o Kit Completo. Dei essa idéia ano passado ao Ronaldo (tem ainda 1 par de calços lá...), mas (acredito eu) que o bixão gosta muito mais de fazer dinheiro inventando maluquices. A última foi o de um macaco Jacaré que ele viu lá no Dakar e resolveu fazer "in house", com algumas modificações...rs. Em paralelo,e le ta modificando 3 Jeep CJ para a moçada. Quem tiver interesse em mudar MUITO a suspensão, liga para ele.
Abs
DKrabbe
Senhores já estou disponibilizando o Kit Lift para TR4/iO, são duas opções:
- Somente os Calços de 1,5"(envio p/ todos os lugares);
- O Kit Lift Inteiro: Calços de 1,5"+Molas de Courrier+Amortecedores L200+Mão-de-Obra(pra quem mora no RJ), ou calços+molas+amortecedor p/ envio p/ todos os cantos;
Aos interessados só me mandar uma MP ou email mauarj@gmail.com , ou pelos cell: 021 9747 5478 / id: 24*77504.
Passando para manifestar a minha opinião sobre o kit lift e o serviço de instalação. :dance:Meu carro já está no alto!:dance: O serviço foi feito hoje e posso atestar tanto a qualidade do material empregado quanto a competência da equipe que fez o serviço. Recomendo:concordo:
Bom dia, mas como vc fez com a garantia do seu carro uma vez que o seu é 2008 e temos 2 anos de garantia. Vc sabe se perde a garantia ? E se puder me dizer quanto ficou tudo ?
Muito obrigado
Rodrigo
TR4 preta
lealrenato
29/03/2009, 12:26
Olá, galera.
Há exatamente 1 semana, fiz meu Lift na oficina Box 18, em São João do Meriti, com o especialista (e tb forista) Cláudio (Chacal) quando sai de SP Capital para participar da Trilha das Flores com o pessoal show de bola do Jeep Clube Maricá.
O calço foi de 34mm na suspensão dianteira, mas as molas não me lembro o nome. A princípio fiquei com receio mas, pela indicação do Grande Marcos Theodoro (Mauarj), realizei a alteração. O Chacal demonstrou ser um profissional de altíssimo nível, esclarecendo todas as dúvidas que eu tinha. Instruiu sobre o uso "on e off-road".
Logo após a instalação segui para Maricá. Muito trânsito e baixa velocidade me impediram de realizar o teste na estrada. Chegando na cidade, fui fazer o mesmo trajeto do 1° Encontro de TR4/iO, o qual eu também havia participado. Realmente senti diferença. Sem dúvidas o carro ficou mais firme e pude sentir a pressão maior das molas traseiras que foram substituídas. Fiz um pouco de dunas e restinga e ouvi alguns barulhos característicos dela antes do lift, pois fiz esse percurso com e sem a alteração.
No dia seguinte, junto com a galera toda, fomos fazer a trilha programada. Mais uma vez fiquei surpreso. Tinha certeza que, em 3 pontos que passei facilmente depois do lift, passaria raspando sem ele.
E, para fechar, a volta a SP com nada mais que 490Km para testar "on road". O carro ficou mais firme e estável. Aqueles "balanços" que o carro fazia qdo passava em desníveis foram minimizados consideravelmente. Não ouvi nenhum barulho de batida seca em virtude do calço. Rodei esta semana toda no árduo trânsito paulistano e o conforto não foi afetado em nada.
Resumindo, estou plenamente satisfeito com o resultado proveniente do profissionalismo do Chacal e muito agradecido pela indicação do nosso amigo Marcos Theodoro. Indico para todos que tiverem interesse!
Dados da alteração:
- calços de 34mm feitos em aço carbono na dianteira;
- amortecedor original na dianteira;
- amortecedor original na traseira;
- molas alteradas na traseira (pegarei as especificações e colocarei aqui).
Mando algumas fotos do carro depois do lift. Vale lembrar que o carro estava cheio (viagem de SP a RJ com 3 pessoas, sendo eu e mais 2 mulheres no carro, e vcs sabem que "elas" não economizam em bagagem...rs)
marcio
dia ai:
1-o nome, endereço e telefone da oficina??
2-qto custou o serviço??
to com um kit na agulha, pra instalar numa TR4.
so dependo de alteraçoes na garagem de onde o carro fica, pra fazer a instalaçao.
[ ]'s
Marcio Medina
29/03/2009, 14:48
marcio
dia ai:
1-o nome, endereço e telefone da oficina??
2-qto custou o serviço??
to com um kit na agulha, pra instalar numa TR4.
so dependo de alteraçoes na garagem de onde o carro fica, pra fazer a instalaçao.
[ ]'s
Olá, lealrenato!
O Kit é esse que o nosso amigo Mauarj (Marcos Theodoro) está oferecendo pra galera. O serviço foi feito na Box 18, em São João do Meriti, com nosso amigo Cláudio Chacal.
Vou pegar o fone dele e repasso, pois só tenho o ID do Nextel dele.
Valeu muito a pena a alteração. Serviço e produto de ótima qualidade!
Grande abraço!
Bom dia, mas como vc fez com a garantia do seu carro uma vez que o seu é 2008 e temos 2 anos de garantia. Vc sabe se perde a garantia ? E se puder me dizer quanto ficou tudo ?
Muito obrigado
Rodrigo
TR4 preta
Falar Rodrigo!
Eu não li as condições de garantia antes de fazer o lift. Meu carro está com 11000km e eu também estava com medo de perder a garantia. O negócio é fazer a primeira revisão na concessionária e manter um bom relacionamento com o pessoal, se tiver algum problema que precise acionar a garantia e só conversar com a concessionária. Mas o lift não altera a estrutura do carro, nada é cortado ou soldado, são substituidos alguns componentes (mola, amortecedor) e são incluídos 2 calços sobre os amortecedores dianteiros, qualquer problema mais sério, todo o kit pode ser removido e o carro volta a ser original. Conversamos melhor na terça, sobre preços é so falar com o Marcos Theodoro.
Abraço.
Fala pessoal, estou totalmente sumido mas tenho estado num período mais corrido do q já é normalmente. Estou tentando ler todos os posts para me atualizar do q rolou. Não vou poder ir no passeio da semana q vem mas acho q vai ser bem legal.
Qto à garantia tomem cuidado e nunca mencionem as alterações, isso causaria a perda da garantia de imediato. Não existe conversa com a Mit. Por exemplo eu deixei a minha na segunda revisao com 1 ano de uso e em vez de pagar os 300 q estava esperando vou pagar 900 pq a barra estailizadora da suspensão trazeira quebrou(quebrou no meio não entortou) e "teoricamente" meu filtro de ar com 14 mil km estava podre. Claro q a culpa era minha pelo mau uso do veículo q erroneamente eu entendi q era pra uso offroad. Detalhe a peça ainda não chegou depois de 10 dias. E não adianta ameaçar nunca mais comprar um veículo da marca pois eles não se preocupam muito com isso.
Marcos vcs já estão com as proteções também né? Qto tá saindo? Acho q vou tentar colocar essas proteções antes de tudo para minimizar os prejuízos futuros.
Abç a todos
eles me enfiaram guela abaixo.
lealrenato
29/03/2009, 22:51
galera
assim q vcs tiverem modelo, preço e local pra instalaçao das proteçoes da TR4, posta aqui.
isso me interessa.
vlw??
Del Carlo
06/04/2009, 20:39
Saudações a todos,
Venho acompanhando todos os tópicos aqui postados, sobre as TR4. E foi de grande valia todas as informações, tanto foi que me animei e comecei a fazer as modificações no jipinho ....
Segue um link de um vídeo que fiz sobre elas, e ao longo deste estão os telefones e os contatos dos fabricantes e oficinas que realizaram os trabalhos na minha viatura.
YouTube - Pajero tr4 - Preparação
Espero ajudar com essas imagens!
ABS
lealrenato
06/04/2009, 22:54
Saudações a todos,
Venho acompanhando todos os tópicos aqui postados, sobre as TR4. E foi de grande valia todas as informações, tanto foi que me animei e comecei a fazer as modificações no jipinho ....
Segue um link de um vídeo que fiz sobre elas, e ao longo deste estão os telefones e os contatos dos fabricantes e oficinas que realizaram os trabalhos na minha viatura.
YouTube - Pajero tr4 - Preparação (http://www.youtube.com/watch?v=MKvVYYE2Zl4&feature=channel_page)
ABS
del carlo
minhas :palmas::palmas::palmas::palmas::palmas: pelo video
agora diz ai, a four wheel ,nao fechou???:pensativo::pensativo:
[ ]'s
Celso Pajero
07/04/2009, 07:01
del carlo
minhas :palmas::palmas::palmas::palmas::palmas: pelo video
agora diz ai, a four wheel ,nao fechou???:pensativo::pensativo:
[ ]'s
Boas....
X2....!!!!
Estou fazendo o lift também.... e gostaria de colocar parachoque tubular.... alguém já fez na TR4 ou tem alguma dica....?
Abraços....
Parabéns, ficou Show.
Quanto pagou nesse suporte de Guincho da Four Well?
Abraços
Saudações a todos,
ABS
Saudações a todos,
YouTube - Pajero tr4 - Preparação (http://www.youtube.com/watch?v=MKvVYYE2Zl4&feature=channel_page)
ABS
:palmas:
Realmente muito bom, tanto o vídeo quanto a preparação.
Parabéns pela contribuição!
Abraços
MANFREDI
09/04/2009, 15:48
Mais uma TR4 co lift na dianteira e molas corrier na traseira. amortecedores mantendo no momento e pneus ainda originais.
Depois coloco foto e impressão ao dirigir.
Del Carlo
10/04/2009, 09:37
Bom dia Renato,
Cara a four Wheel além de não ter fechado está com uma loja nova ...
.. agora não sei onde ..... hehehe
ABS
Del Carlo
10/04/2009, 09:40
Parabéns, ficou Show.
Quanto pagou nesse suporte de Guincho da Four Well?
Abraços
Bicho o suporte saiu por R$ 650,00, a proteção do câmbio em aluminio naval ficou pro R$ 450,00 .....
ABS
lealrenato
10/04/2009, 10:54
Bom dia Renato,
Cara a four Wheel além de não ter fechado está com uma loja nova ...
.. agora não sei onde ..... hehehe
ABS
fabricio
vc que é de sampa, descobri ai pra nos, onde fica essa loja da fourwhell:pensativo::pensativo::pensativo:
[ ]'s
Del Carlo
13/04/2009, 10:45
fabricio
vc que é de sampa, descobri ai pra nos, onde fica essa loja da fourwhell:pensativo::pensativo::pensativo:
[ ]'s
Renato,
Sou de Suzano, a loja deles me parece que está em reforma, mas fica na praça presidente kennedy, 95 na Mooca.
Eles estão atendendo na rua Amadeu Massaroto, 770 em Sapopemba
TEl. 2919 5356 Jorge
ABS
Del Carlo
13/04/2009, 10:50
Aproveitando o tópico gostaria de saber se alguém aqui teve que aumentar a carga das molas dianteiras, pois como coloquei quase 50 kg no focinho do carro acredito que eu tenho que redimensionar tb a suspensão para evitar problemas nas trilhas ......
... Vi que o Julio Pinho colocou molas do Gol 1997 1.6 com ar condicionado, segundo ele o coeficiente da mola é maior ??:pensativo::pensativo:
ABS
Aproveitando o tópico gostaria de saber se alguém aqui teve que aumentar a carga das molas dianteiras, pois como coloquei quase 50 kg no focinho do carro acredito que eu tenho que redimensionar tb a suspensão para evitar problemas nas trilhas ......
... Vi que o Julio Pinho colocou molas do Gol 1997 1.6 com ar condicionado, segundo ele o coeficiente da mola é maior ??:pensativo::pensativo:
ABS
Pow pelo que eu entendi essa mola de gol dianteira vai na frente do TR4, e não na traseira, se vc esta se referindo ao peso extra q adicionou, então, faz sentido colocar uma mola mais calibrada pra equalizar o peso.Na traseira do TR4 pode colocar o amortecedor traseiro de L200 GLS q já resolve, pois, ele é 3x mais calibrado do que o de TR4.Abs.
Fala senhores !!!
Fiquem atentos a capa da homocinética do carro de vcs. A minha foi para o espaço e não ví. Quando fui perceber, já tava estalando, com um monte de terra e até mato dentro.....
A Homocinética que estragou foi a do lado do passageiro, a que fica instalada junto ao câmbio (são duas homocinétcas em cada braço, sendo uma para o lado da roda e outra para o lado do câmbio..).
Pior vcs não sabem...é o precinho da mesma. R$5.000 na concessionária (isso mesmo, 5 kilo latinhas).
Já consegui importada e vamos ver quanto sai o preço....
Abs DK
ps: a história vai longe......existe diferença entre as homocinéticas que vem na TR4 AT e na MT, o retentor que veio não é de nenhuma delas e acabei de confirmar agora na Virage que a Mit não menciona diferença entre os carros.....vai longe...vai longe....
Del Carlo
16/04/2009, 21:12
Fala senhores !!!
Fiquem atentos a capa da homocinética do carro de vcs. A minha foi para o espaço e não ví. Quando fui perceber, já tava estalando, com um monte de terra e até mato dentro.....
A Homocinética que estragou foi a do lado do passageiro, a que fica instalada junto ao câmbio (são duas homocinétcas em cada braço, sendo uma para o lado da roda e outra para o lado do câmbio..).
Pior vcs não sabem...é o precinho da mesma. R$5.000 na concessionária (isso mesmo, 5 kilo latinhas).
Abs DK
ps: a história vai longe......existe diferença entre as homocinéticas que vem na TR4 AT e na MT, o retentor que veio não é de nenhuma delas e acabei de confirmar agora na Virage que a Mit não menciona diferença entre os carros.....vai longe...vai longe....
Caramba cara :putz:, tenta entrar em contato com o Jorge da Four Wheel, ele tem uns esquemas de compra de peças de viaturas baixadas (ferro velho), me parece q eles estavam com uma tr4 toda acabada lá ...
.. quem sabe vc não dá sorte e acha uma peça inteira ....:palmas:
ABS
Fala senhores !!!
Abs DK
Fala ae DK beleza?!!!! Pow vc era pra ter falado antes, qnd eu fiz lift pensei q a homocinetica fosse barato, mas, é uma paulada, tenta nesse camarada desse link, ele é de SP/Tatuapé e é especialista nesse ramo, espero ter ajudado, grande abraço.
http://www.meclan.com.br/indexht.html
Fale meninos
(Valeu pelo apoio e pelas dicas !!! O Marcello Ladeira conseguiu para mim em BH e vamos ver......)
Acho que foi mais mancada minha que qualquer outra coisa. Acredito que em uma das provas da Mitsubishi (ou do Paulista ou da Troller/amigos) do ano passado, a coifa da homocinética pode ter sido rasgada por um galho ou algo do gênero e eu não percebi. O problema que é a coifa da homocinética do lado do câmbio e lá é difícil de ver mesmo.
A situação detonou com a 1 prova do Paulista Off Road deste ano. Tinha muita lama e acabou entrando na homocinética. Percebi um barulho já no final da prova, mas não sabia bem o que era. Agendei com o Ronaldo (isso, da Toca...) e ele identificou que era a homocinética. Ele desmontou e viu que até tinha mato dentro...rs....
Fui atrás dela para comprar, quando me deparei com os custos, cai de maduro. 5kilo latinhas é muita coisa. Entrei em contato com um colega meu que corre Mitsubishi Cup e ele comentou que para quem corre a CUP, vindo de Catalão, o valor é de R$3.800 latinhas.
Comentei com alguns aqui do Fórum (Renatão, Jorge Thirige, Marcello) o que estava acontecendo e o Marcello conseguiu em lá em BH de um colega que compra carro batido (este amigo do Marcello é de confiança e é isso mesmo) e ele tinha homocinética. Me vendeu por menos de R$1000,00 a criança.....
Porém tinha algo que não sabíamos...a homocinética era de TR4 automática e as dimensões são diferentes (ver anexo). O Ronaldo instalou e não viu (perdeu ponto nesta.....rs) e com isso ferrou o retentor. Pior. Encomendei com a Mit e o retentor que veio também é de diâmetro diferente. Não é 32mm nem 35mm. É de 40mm. Fomos ver se tinha erro e nada, o retentor é esse mesmo, e o pior que o manual da loja não menciona nada de diferença entre a TR4 manual e a automática como também não menciona diferença entre os anos........(que mancada !!!!)
Moral da história...
a) comprei retentor da Vedabrás (paguei R$53,00 pilas nele)
b) O Marcello e o amigo dele correram em várias lojas e conseguiram a correta para mim....deve chegar no meio da semana que vem.....(Valeu Marcello !!!!)
c) Fiquem atentos a coifa da homocinética do carro de vcs. Não acho que tenha nada a ver com o calço. Fiz a análise das 3 coifas restantes e todas elas estão em muito bom estado!!!! Não existe nenhum estalo diferente também..ufa!
d) Acho importante compartilhar.....pois o meu erro pode vir a ajudar os demais.....
Abs
DK
ps: no texto anterior saiu importada ao invés de usada....
:pipoca:Gostaria da opinão de vcs, gosto de "brincar" nos finais de semana com a minha TR4 junto com a familia, ou seja, sinto " bater " a suspensão traseira (chegar no final do curso) nas estradas de terra,
Então... e se eu trocasse apenas as molas traseiras ?? Tudo bem, que quando estiver vazio, ela ficará com a traseira levantada... Alguem já fez isso ??
lealrenato
04/05/2009, 10:43
:pipoca:Gostaria da opinão de vcs, gosto de "brincar" nos finais de semana com a minha TR4 junto com a familia, ou seja, sinto " bater " a suspensão traseira (chegar no final do curso) nas estradas de terra,
Então... e se eu trocasse apenas as molas traseiras ?? Tudo bem, que quando estiver vazio, ela ficará com a traseira levantada... Alguem já fez isso ??
nilo
fiz a prova do MMS de rbp, com 2 zequinhas, e so deu final de curso.
chegava a doer o coração as porradas:cry::cry::cry:.
em seguida coloquei os calços e fiz a etapa do carioca serra-mar.
batata:concordo::concordo::concordo:
acabou o final de curso
abs
:razz: Calço na dianteira e molas da Courier na traseira ou calço na dianteira e traseira ??
No meu caso, estava pensando em só trocar a traseira, o q. vc acha ? o q. perderei, talvez estabilidade ??
Então... realmente a cada "batida" de final de curso, doe muito ... isso não é legal
Senhores passando pra divulgar o Evento que vai parar Maricá nos dias 22-23-24/05/2009, será o lançamento de uma marca, SUDESTE FEST OFF-ROAD, dentro do 5° Niver do Jeep Clube Maricá, grande abraço.
Marcos Theodoro...
http://img8.imageshack.us/img8/3411/foldera3maricam.jpg
giulianogaucho
30/06/2009, 00:58
Ae galera, sou novo no Fórum, ainda não sei mecher nos "botão"ainda.
Olha, recentemente eu fiz um lift na minha iO. Troquei Mola e amortecedor dianteiro, pelas da tr4. E no resto eu estrangulei no calço. O preparador onde eu fiz a modificação, me falou em usar a Poliamida (Technyl) como calço. A matéria-prima para fazer os calços eu tinha 30tons na época. Agora, eu nem questionei nada sobre altura, ele mandou tornear, eu fui lá e busquei ela. ahahah. o total do lift foi de 4,8polegadas (12cm). Depois eu botei as rodas com o off-set negativo, os pneus 235/75/15. E ta feita a lambança. Agora, acabei de ver a tr4 do bailune com pneus 30. FICOU MUITO LEGAL! Poxa, eu n sabia que cabiam os 30. Ah, quanto a fiscalização, realmente, a polícia nem da bola. E o fato de o pneu sair para fora da lataria é o maximo. O carro fica ARMADO! Assim que começarem a roncar os meus pneus mud, vou botar os 30.
Em breve eu boto as fotos da minha pajerinho (quando eu aprender,isauhauihe).
Abraço a todos
Del Carlo
30/06/2009, 06:56
Ae galera, sou novo no Fórum, ainda não sei mecher nos "botão"ainda.
Olha, recentemente eu fiz um lift na minha iO. Troquei Mola e amortecedor dianteiro, pelas da tr4. E no resto eu estrangulei no calço. O preparador onde eu fiz a modificação, me falou em usar a Poliamida (Technyl) como calço. A matéria-prima para fazer os calços eu tinha 30tons na época. Agora, eu nem questionei nada sobre altura, ele mandou tornear, eu fui lá e busquei ela. ahahah. o total do lift foi de 4,8polegadas (12cm). Depois eu botei as rodas com o off-set negativo, os pneus 235/75/15. E ta feita a lambança. Agora, acabei de ver a tr4 do bailune com pneus 30. FICOU MUITO LEGAL! Poxa, eu n sabia que cabiam os 30. Ah, quanto a fiscalização, realmente, a polícia nem da bola. E o fato de o pneu sair para fora da lataria é o maximo. O carro fica ARMADO! Assim que começarem a roncar os meus pneus mud, vou botar os 30.
Em breve eu boto as fotos da minha pajerinho (quando eu aprender,isauhauihe).
Abraço a todos
Antes de mais nada, bem vindo:palmas:
4,8" :pensativo::pensativo::pensativo:
Como está a sua homocinética ??
posta as fotos ai .....
... deve ter ficado animal o carro ?!?
ABS
giulianogaucho
30/06/2009, 16:22
Foi mal! Que vergonha! 4,8" foi o ganho total em relação ao solo, partindo da altura orinal da iO, incluindo o aumento de altura em função dos pneus e etc.Os calços são de exatamente 3,2" na traseira e de 2,4" na dianteira, sendo que pelo que me lembro, quando eu coloquei a suspensão de tr4 na dianteira,(em função da quebra do conjunto original da iO) ela ficou enclinada para trás, acho que a suspensão da tr4 deve ser algo em torno de 0.8" mais alta que a da iO.Quanto à homocinética, acabei de conversar com o preparador, ele me informou que essa é a altura limite para que eu não me encomode com homocinética e nem com perda da estabilidade. Sendo que até agora, não ocorreu nenhum ruído ou coisa parecida.Ela ficou muito boa, minha iO era muito dura.Acho que hoje mesmo, posto as fots dela, é que eu estou sem o cabo da máquina.Foi mal a informação errada. ABS
Foi mal! Que vergonha! 4,8" foi o ganho total em relação ao solo, partindo da altura orinal da iO, incluindo o aumento de altura em função dos pneus e etc.Os calços são de exatamente 3,2" na traseira e de 2,4" na dianteira, sendo que pelo que me lembro, quando eu coloquei a suspensão de tr4 na dianteira,(em função da quebra do conjunto original da iO) ela ficou enclinada para trás, acho que a suspensão da tr4 deve ser algo em torno de 0.8" mais alta que a da iO.Quanto à homocinética, acabei de conversar com o preparador, ele me informou que essa é a altura limite para que eu não me encomode com homocinética e nem com perda da estabilidade. Sendo que até agora, não ocorreu nenhum ruído ou coisa parecida.Ela ficou muito boa, minha iO era muito dura.Acho que hoje mesmo, posto as fots dela, é que eu estou sem o cabo da máquina.Foi mal a informação errada. ABS
Fala ae Amigo forista giulianogaucho, uma pergunta: qual a marca de pneu esta usando e se é A/T ou MUD? Abs.
Del Carlo
01/07/2009, 01:30
AHHHH Bommmm .....:pipoca:
Por um momento imaginei que vc tinha feito algo de muito diferente !!!!
Mas não deve ter muito segredo para levantar ela mesmo !!!
Eu tb coloquei os calços de 2,5" e as homocinéticas estão no limite !!! hehehehehehehe:palmas:
Valew
giulianogaucho
01/07/2009, 11:31
Fala ae Amigo forista giulianogaucho, uma pergunta: qual a marca de pneu esta usando e se é A/T ou MUD? Abs.
Fala amigão!
Estou usando pneus da marca Hankook e é MUD. É o único MUD que eu achei na medida 235/75/15.
É um pneu bem bonito.
Um abraço
cacostamato
11/07/2009, 12:24
Bom dia turma.
Estou vendendo meu TR4 2003 e o pessoal de uso urbano que tem visto o carro não gostou dos pneus lameiros (Geninho 1001). Alguém das redondesas (Campinas - São Paulo) tem os pneus originais em bom estado para negociar comigo? Se alguém tiver o peito de aço (de plástico) original do 2003 também interessa. Obrigado e abraço a todos,
Caco
Prezados,
Neste final de semana fui trocar as 02 bieletas + 02 buchas da barra de torção (suspensão dianteira) e infelizmente notei que a coifa da homocinética do lado do passageiro (homocinética do lado do motor) esta novamente rasgada (acho que troquei a 5~6 meses atras).
Não achei a causa raiz do problema, mas dá para perceber que (com o lift) esta coifa fica extendendo/encolhendo muito mais que as outras 3 demais coifas. Fiquem de olho na de vcs, ok?
Abs
DK
Prezados,
Neste final de semana fui trocar as 02 bieletas + 02 buchas da barra de torção (suspensão dianteira) e infelizmente notei que a coifa da homocinética do lado do passageiro (homocinética do lado do motor) esta novamente rasgada (acho que troquei a 5~6 meses atras).
Não achei a causa raiz do problema, mas dá para perceber que (com o lift) esta coifa fica extendendo/encolhendo muito mais que as outras 3 demais coifas. Fiquem de olho na de vcs, ok?
Abs
DK
Dan, não tá estranho demais isso não ?
Prezados,
Abs
DK
DK?!!! Pow troquei minha coifa do lado do carona a uns 03 meses, levantei o TR numa quarta e fiz trilha no sabado, na segunda qnd levantei de novo estava lá a coifa estourada, ainda bem q vi a tempo, agora sempre q levanto olho o estado delas, abs.
FELICIANO
28/10/2009, 07:59
DK?!!! Pow troquei minha coifa do lado do carona a uns 03 meses, levantei o TR numa quarta e fiz trilha no sabado, na segunda qnd levantei de novo estava lá a coifa estourada, ainda bem q vi a tempo, agora sempre q levanto olho o estado delas, abs.
E aí cumpadi, como vão as coisas?! Beleza?! Então, eu estava viajando e pedi pro meu irmão trocar o óleo do meu carro. Quando cheguei ele me disse que havia ido à mit comprar o óleo. Só que quando fui ver o óleo era um castrol magnatec 10-40 que serve pra carros gasolina, álcool, GNV e sei lá mais o que. O problema é que o barulho do motor está diferente, não que pareça ser nada patológico, mas está diferente. Das últimas vezes que troquei o óleo o barulho do motor ficava bem macio, agora está parecendo barulho de carro a àlcool, mais áspero. Será que o carinha da mit viajou? Então, tô indo pra barra grande dia 11 de janeiro fazer umas trilhinhas lá na península de maraú. Se tiver na pilha é só dar um toque. Valeuuuuuuuuu!
anderson rabelo
28/10/2009, 11:27
Srs, Saudações!!
Apesar de ser menbro do Forúm a há um bom tempo, ultimamente estou pouco acíduo....Porém venho solicitar a ajuda de vcs quanto a uma nova demanda.....Tenho algumas dúvidas sobre o lift da TR4....Sei que na traseira usa-se a mola traseira da Ford Corrier com amortecedors traseiros da L200, e na dianteira o que faço? As jantes da Ford Ranger R15 funcionam sem problemas? Se colocar pneus 255/70 R15 tipo cross(com birros), será que fica legal? Pois tenho 4 carcaças desta muito boas e estava pemsamdo em manda birrar apenas.
Muito grato pela costumeira ajuda de todos!!!
Saudações!!!
SAN
Fala senhores !!
( 10 de janeiro 2008, página 3 )
Dandan
Fala senhores.
Estou vendendo minha TR4 com a suspensão "as is", ou seja, com o calço de 30mm de espessura na suspensão dianteira e a Mola da Courier na suspensão traseira, mas para este pequeno upgrade no ano para " minha nova TR4" (de 2004 para 2008...nada de zero naum...rs) tô pensando em ativar a história da mola da TR4 blindada. Lembro que conversei com os caras e eles disseram que o "K" da mola da Blindada é 15% mais "dura" que a TR4 "normal" e estes 15% dariam este extra de 25mm na altura. Alguém já fez isto?
Tô querendo um pequeno upgrade de altura...nada tão violento (os 30mm já eram conservadores), devido aos problemas de coifa (troquei 3 vezes) que presenciei em um dos semi-eixos (lado navegador) fora uma homocinética que foi para o espaço (não pelo lift...acho que foi o mato excessivo que entrou na coifa/homocinética..rs)
Abs
DK
joaquim nobre
31/12/2009, 12:46
pow galera tenho muita duvida em levada meu carro que uma tr4 2006 nao sei por onde começa,
pow galera tenho muita duvida em levada meu carro que uma tr4 2006 nao sei por onde começa,
Fala Joaquim !!
A maneira mais tradicional é explicada passo a passo neste tópico, inclusive com os contatos do fabricantes do calço e da especificação da mola.
De maneira básica, é instalado um calço (ver páginas 1, 2, 3 e 4 deste tópico) sobre o conjunto de molas/amortecedor dianteiro e na traseira faz-se a substituição das molas originais pelas da Ford Courier. Eu nâo recomendo um lift superior a 30mm não, devido ao aumento de ângulo do semi-eixo entre câmbio e roda do lado do passageiro.
Abs
DK
Maurício Vitara
07/01/2010, 12:23
Pessoal, sei que este assunto está mais do que discutido no fórum, mas não estou encontrando a melhor solução e preciso da ajuda de vocês.
Estou colocando guincho e parachoques do Jorge da 4WD. Aproveitando que já estou mexendo na Pajero, irei colocar calços de 2' nela. Preciso saber qual mola utilizar na tazeira.
Seria a mola da Courrier ou do Escort Zetec?? Estas molas são as dianteiras??
Alguém tem o código e sabe onde encontro em São Paulo?
Agradeço a ajuda.
Bargiela
07/01/2010, 15:37
Pessoal, sei que este assunto está mais do que discutido no fórum, mas não estou encontrando a melhor solução e preciso da ajuda de vocês.
Estou colocando guincho e parachoques do Jorge da 4WD. Aproveitando que já estou mexendo na Pajero, irei colocar calços de 2' nela. Preciso saber qual mola utilizar na tazeira.
Seria a mola da Courrier ou do Escort Zetec?? Estas molas são as dianteiras??
Alguém tem o código e sabe onde encontro em São Paulo?
Agradeço a ajuda.
Ola Mauricio,
Coloca as dianteiras do Ford Currier, o fabricante é Fabrini e o código é o I-FO0026.
Estas estão sendo usadas por varios foristas sem algum problema.
Aqui no Rio tão na faixa de 110 latinhas.
Abss:concordo:
Maurício Vitara
07/01/2010, 18:23
Agradeço a informação Bargiela.
Apenas mais uma pergunta. Esta mola é "aquela" para courrier com ar condicionado?
Valeu pela dica
FELICIANO
11/01/2010, 19:28
Gente, todos nós sabemos que os TR4 têm uma certa propensão à vibrar o volante em velocidades em torno de 110 Km/h. Mas o que eu queria saber é se vcs notaram um aumento vertiginoso dessa vibração depois de fazer o Body Lift. Na minha TR4 aumentou muito, fato esse que me levou a retirar o Lift. Um abração!
Eu acho que isso varia muito em cada carro. No meu carro a vibração era pequena e não foi alterada nem pelo lift nem pela modificação das rodas e pneus. Você retirou o lift e como ficou o carro agora? Quais são os pneus que você usa?
Abraço.
FELICIANO
12/01/2010, 17:05
Eu acho que isso varia muito em cada carro. No meu carro a vibração era pequena e não foi alterada nem pelo lift nem pela modificação das rodas e pneus. Você retirou o lift e como ficou o carro agora? Quais são os pneus que você usa?
Abraço.
Pois é TurnOff, eu uso BF Goodrich All Terrain e depois que eu tirei o lift o carro ficou beleza, sem vibração. Mas confesso que depois que retirei o lift eu levei o carro pra alinhar e balancear e o carinha disse que um pneu que se encontrava na frente estava muito difícil de balancear, e, por causa disso ele colocou o pneu atrás. Ah, outra coisa que notei com o lift surgiu um barulinho muito discreto na frente, cheguei até a suspeitar que era caixa de direção. Mas com a retirada o barulho também sumiu. Eu acredito que o calço que eu usei não era o mais adequado, ele era de uma espécie de nylon muito duro. Eu na verdade vou levantar o carro novamente mas com outro tipo de calço e arrumando uma forma de acabar com a vibração excessiva que rolou. Eu estava atrás de um calço com uma parte de borracha que fizesse as vezes do coxim, será que existe algum? Quem puder me ajudar eu agradeceria muito. Um abração!
Gente, todos nós sabemos que os TR4 têm uma certa propensão à vibrar o volante em velocidades em torno de 110 Km/h. Mas o que eu queria saber é se vcs notaram um aumento vertiginoso dessa vibração depois de fazer o Body Lift. Na minha TR4 aumentou muito, fato esse que me levou a retirar o Lift. Um abração!
A minha nunca vibrou por causa do lift (tive outros problemas, tais como a Coifa...), mas era pneu BF All Terrain e Pirelli MUD. Já com os originais Pirelli A/T, com ou sem lift são muito ruins
Abs
DK
Cara aparentemente o seu problema era o calço, você poderia postar uma foto dele para nós. Eu acho que você deveria adotar um dos calços que o pessoal do fórum está utilizando. Várias pessoas já utilizam sem problemas. Entendo a sua busca por uma solução melhor mais até encontrarmos um amortecedor que levante o carro em 2", o calço continua sendo a melhor solução. Abraço.
FELICIANO
13/01/2010, 16:03
Cara aparentemente o seu problema era o calço, você poderia postar uma foto dele para nós. Eu acho que você deveria adotar um dos calços que o pessoal do fórum está utilizando. Várias pessoas já utilizam sem problemas. Entendo a sua busca por uma solução melhor mais até encontrarmos um amortecedor que levante o carro em 2", o calço continua sendo a melhor solução. Abraço.
Acho que vc tem razão. O calço que vc tá usando foi feito pelo ADAMS? Eu tô querendo um par de 1,5", até porque já tenho as molas de currier pra colocar na traseira. Além do problema da coifa, que me parece durar em torno de 20.000 com o lift, vc sabe de mais algum que tenha acontecido? Um abração!
FELICIANO
13/01/2010, 16:11
A minha nunca vibrou por causa do lift (tive outros problemas, tais como a Coifa...), mas era pneu BF All Terrain e Pirelli MUD. Já com os originais Pirelli A/T, com ou sem lift são muito ruins
Abs
DK
Dkrabbe, ficou sabendo de algum outro problema, que tenha realmente acontecido, além da coifa? Um abração!
Acho que vc tem razão. O calço que vc tá usando foi feito pelo ADAMS? Eu tô querendo um par de 1,5", até porque já tenho as molas de currier pra colocar na traseira. Além do problema da coifa, que me parece durar em torno de 20.000 com o lift, vc sabe de mais algum que tenha acontecido? Um abração!
O maior problema do calços traseiro seria a inclinação da mola quando se instala os pads de Nylon.
Propblema que estou corrigindo em breve. Usando braços inferiores mais longos com regulagem.
Na dianteira em breve calços com regulagem exentrica.
Assim poderia se usar lift de 3" ou mais sem problemas de cambagem.
Um abraço
Bargiela
13/01/2010, 18:12
O maior problema do calços traseiro seria a inclinação da mola quando se instala os pads de Nylon.
Propblema que estou corrigindo em breve. Usando braços inferiores mais longos com regulagem.
Na dianteira em breve calços com regulagem exentrica.
Assim poderia se usar lift de 3" ou mais sem problemas de cambagem.
Um abraço
Desculpa minha ignorancia, mas o que seria um calço com regulagem exentrica?? O que muda para o que já temos?
Dkrabbe, ficou sabendo de algum outro problema, que tenha realmente acontecido, além da coifa? Um abração!
Eu já perdi uma homocinética, mas foi por rodar MUITO tempo no barro com a coifa rasgada sem perceber. Me parece que ela é o grande fusível e deve ser ponto de atenção mensal.
A primeira coifa eu perdi realmente com uns 20.000 pós lift, mas ela já tinha rodado 40.000 antes (60.000 de vida de coifa). Daí eu coloquei uma outra que não durou 1 ano. Substitui novamente por uma "totalmente paralela" e não durou 1 mês. Com ajuda de alguns contatos, comprei nova coifa, que são as usadas nas TR4R, e o material me pareceu MUITO mas MUITO melhor que as anteriores, fato este que não sei se é verdade ou não. Agora eu vendi a TR (sábado passado), mas o novo dono vai manter o calço. Vamos ver o que ocorre.
Abs
DK
Desculpa minha ignorancia, mas o que seria um calço com regulagem exentrica?? O que muda para o que já temos?
Porque o Tr4 não possui regulagem na suspenção.
Logo ao se usar um lift de 3" o veiculo não daria regulagem de cambagem.
Então para que a coisa fique padrão, temos que oferecer esta regulagem no proprio calço sobre a torre.
Bargiela
13/01/2010, 22:10
Porque o Tr4 não possui regulagem na suspenção.
Logo ao se usar um lift de 3" o veiculo não daria regulagem de cambagem.
Então para que a coisa fique padrão, temos que oferecer esta regulagem no proprio calço sobre a torre.
Humm entendo, mas e quanto o ângulo de trabalho da homocinetica 3" não seria arriscado?:?:
Conheço gente conhecida usando com 2" ou 2,5 que diz ter rodado 60 80 mil kms com as homocineticas.
Penso que ao alterar seu veiculo, o desgaste em alguns pontos é inevitavel.
Como existe o off roader tem tambem o jipeiro de shopping.
A maioria dos meus cliente usa pouco o 4x4.
Acredito no segmento de carro levantado como moda, estilo.