PDA

Ver Versão Completa : Duvidas sobre o TGV

viniciusft4
28/12/2007, 18:47
E ai pessoal eu não consegui encontrar nada na internet que tirassem minhas dúvidas, então resolvi criar esse topico para que os mais entendidos nesse assunto me ajudassem.

Bem, eu estou com as seguintes dúvidas, Qual a diferença entre Turbo Compressor Convencional é o TGV (Turbo de Geometria Variavel)???? Quais suas vantagens e desvantagens???? E se possivel poderiam me descrever seu funcionamento!!!!!!!!

E pq estou com problemas com minha L200, um amigo me disse que podia ser perda pressão do turbo, eu vou levar na concessionária mais antes resolvi dar uma pesquisada, e me surgiram essas dúvidas.

Desde de já obrigado.

shimomoto
28/12/2007, 19:47
E ai pessoal eu não consegui encontrar nada na internet que tirassem minhas dúvidas, então resolvi criar esse topico para que os mais entendidos nesse assunto me ajudassem.

Bem, eu estou com as seguintes dúvidas, Qual a diferença entre Turbo Compressor Convencional é o TGV (Turbo de Geometria Variavel)???? Quais suas vantagens e desvantagens???? E se possivel poderiam me descrever seu funcionamento!!!!!!!!

E pq estou com problemas com minha L200, um amigo me disse que podia ser perda pressão do turbo, eu vou levar na concessionária mais antes resolvi dar uma pesquisada, e me surgiram essas dúvidas.

Desde de já obrigado.

Veja o desenho no link contido neste post do próprio 4x4 Brasil. Se ainda restar dúvidas nem hesite, poste-as!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=507101&postcount=19

Abraços

Waldir Carlos
28/12/2007, 20:08
Mais uma razão. Não saio desse fórum nem na pancada. Espírito de grupo, companheirismo e amizade. É isso aí Daniel! :palmas::palmas:

[]s

shimomoto
28/12/2007, 20:36
Vinicius;

Para complementar aquele site que te passei

http://www.autozine.org/technical_school/engine/tech_engine_3.htm - Procure por VGT (VNT, TGV, VGT querem dizer a mesma coisa. Pode mudar a forma de controle das palhetas, mas o objetivo é o mesmo). Qualquer coisa pergunte!

Abraços

Mais uma razão. Não saio desse fórum nem na pancada. Espírito de grupo, companheirismo e amizade. É isso aí Daniel! :palmas::palmas:

[]s

É isso ai mesmo Waldir!!!!!!!!!:concordo::concordo::concordo:

O mais importante aqui do fórum, e fazendo das suas palavras as minhas, não me deixam sair nem a pancada daqui do fórum, é exatamente esse companheirisamo!!!!!!

Um grande abraço do amigo forista!

PS: Adoro seus comentários!

RCarlosf
29/12/2007, 10:41

[]s

O companherismo da galera aqui do forum eh nota 1000.

um abraco a todos e um FELIZ ANO NOVO

viniciusft4
29/12/2007, 14:31

[]s

Cara eu to aqui a poco tempo mais ja vi que essa turma e companheira mesmo Waldir.
Vlw pelas dicas Daniel, elas me ajudaram mesmo.

Feliz 2008 pra todos os foristas.

Edintruder
29/12/2007, 19:20
Basta procurar nesse fórum que tem muita informação já debatida sobre o assunto, bem como se olhar em alguns locais postados sobre dicas de melhora de performance, tem relatos de ajustes na p´ropria TGV para melhorar o desempenho ao uso do veículo.

Edintruder
30/12/2007, 11:16
Vamos voltar ao assunto sobre TGV???
EU particularmente não fixei muito sobre os ajustes da TGV pois eu não tenho uma TGV na minha Ranger, e como eu vou aprendendo sobre o que efetivamente eu mexo, eu acabei não fixando muito sobre isso. Se eu trocar de Ranger e tiver TGV eu buscarei tudo aqui no site, mas pelo que eu sei é o seguinte:
A bomba mecânica tem uma válvula LDA que coloca mais combustível quando a pressão do ar na admissão sobe além de 0,5 BAR e compensar até 1,4 Bar. Na TGV ocorre o mesmo, porém em vez de controlar a pressão máxima da admissão como ocorre na WG, a TGV atinge a pressão máxima mais cedo e mantém a pressão alta por mais tempo na medida que o giro sobe, e a pressão é controlada apenas pela variação da palhetas. Se encurtares a haste ela vai responder mais cedo, e antes de entrar na faixa de torque do motor já terás uma pressão mais elevada e a bomba injetora compensará mais cedo, porém terá um acrescimo de fumaça, mas também respostas melhores. O ideal é mexer só na regulagem da bomba ou trocas de bicos pelos do Rasch que essa resposta também será mais rápida e cedo sem a ateração da regulagem da TGV.
Crianças, não briguem. Vamos deixar pra hora da saída.
Abraços.

amithai
30/12/2007, 13:30
Vou te pegar na hora do recreio, hehehe!!!! Sem ressentimentos!

Ed, vejo que vc é um amante desse carro! É o seguinte, a TGV tem um parafuso em que vc regula o fechamento das aletas comforme a pressão. Ele pode fechar as aletas logo ou pode ficar com elas mais tempo abertas. Se vc aperta e dá pressão no parafuso, as aletas ficam mais tempo abertas e se vc deixa ele solto, as aletas se fecham logo. Isso tem que ter um equilíbrio....quando as aletas estão abertas atinge-se mais pressão no turbo mas se, com o aumento da rotação da hélice, as paletas não se fecharem ou demorarem demais a se fecharem, vc acaba perdendo rotação do eixo e assim acaba diminuindo a pressão...então tem que ser um equilíbrio.....e ainda tem um zunido danado se vc deixa o parafuso mais apertado.....outra..é um saco pra vc regular, eu normalmente tiro a roda e vou ali por baixo....
Eu já mexi na bomba, 3 voltas....mas o turbo é um saco mexer(TGV)...

Abs

viniciusft4
30/12/2007, 17:56
Bom eu vou levar o carro pra concessionária só quarta feira pois presciso do carro nesta segunda, o carro está com perca de desempenho como eu disse anteriormente, e um amigo mecanico me disse (sem analisar o carro, só pelos dados que eu passei) que é perda de pressão no turbo, ai eu pensei que como a turbina esta enviando menos ar para os cilindros e mesma quantidade de combustivel esta sendo enviada pela bomba, então eu pergunto essa mistura rica pode prejudicar o motor?

AKPG
30/12/2007, 19:58
Vinícius,

Já existe relato aqui no fórum em uma L200 do Eduardo Eustáquio com problemas de perda de portência, só que não me lembro o que foi que aconteceu. Dá uma pesquisada no tópico dele.
A vida com S-10, L200 Sport HPE e L200 Outdoor (Alegrias e Tristezas) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26328)

Um abraço e boa sorte.

shimomoto
31/12/2007, 03:11
Vamos voltar ao assunto sobre TGV???
EU particularmente não fixei muito sobre os ajustes da TGV pois eu não tenho uma TGV na minha Ranger, e como eu vou aprendendo sobre o que efetivamente eu mexo, eu acabei não fixando muito sobre isso. Se eu trocar de Ranger e tiver TGV eu buscarei tudo aqui no site, mas pelo que eu sei é o seguinte:
A bomba mecânica tem uma válvula LDA que coloca mais combustível quando a pressão do ar na admissão sobe além de 0,5 BAR e compensar até 1,4 Bar. Na TGV ocorre o mesmo, porém em vez de controlar a pressão máxima da admissão como ocorre na WG, a TGV atinge a pressão máxima mais cedo e mantém a pressão alta por mais tempo na medida que o giro sobe, e a pressão é controlada apenas pela variação da palhetas. Se encurtares a haste ela vai responder mais cedo, e antes de entrar na faixa de torque do motor já terás uma pressão mais elevada e a bomba injetora compensará mais cedo, porém terá um acrescimo de fumaça, mas também respostas melhores. O ideal é mexer só na regulagem da bomba ou trocas de bicos pelos do Rasch que essa resposta também será mais rápida e cedo sem a ateração da regulagem da TGV.
Crianças, não briguem. Vamos deixar pra hora da saída.
Abraços.

Boa Edintruder, boas falas as suas!

Voltamos ao TGV. Como você diz, você não tem TGV na "Endemoniada", mas por acaso, você, como anda muito, conhece muita coisa, já viu alguma Maxion HS 2.5 com TGV? Ou NGD 3.0? Pergunto isso pois to em busca de informações de maneira incessante sobre como colocar um TGV na minha 3.0 e até agora só encontrei desinformação, e desconhecimento. Somente o Maurício da Reiko soube me dar informações precisas. As oficinas autorizadas da International, tanto na capital (SP) quanto aqui na região me tratam por louco pois afirmam veementemente que a Ranger 3.0 tem TGV e que eu estou inventado que ela não tem...

Outra coisa...pretende colocar um na sua?

Abraços

PS: Você se brevetou no ARGS?

Edintruder
31/12/2007, 10:46
O maior diferença entre a WG e o TGV é o flange de fixação do compressor no coletor de admissão. O Tgv possui três prisioneiros e é trinagular, a WG é retyangular com 4 prisioneiros. Para trocar a turbina tem que trocar o coletor, mas no caso do NGDe tem que ver se o coletro de admissão é igual ao 2.8 PS, se forem iguais é pnp, mas se for diferente (eu acredito que sejam diferentes) tens que mandar tirar o coletor e trocar o flange de adaptação, ou coloca um flange com as furações para adaptação, o que pode complicar no escapamento e talvez um espaçador com a mesma espessura do flange da admissão resolva. Ou recorta o flange da admissão e solda um novo no coletor, sai mais caro mais fica um serviço bem melhor.
Eu não tenho TGV e nem pretendo colocar pois no meu uso não faz muita falta e seria um investimento desnecessário. A minha cidade é toda plana e não pego trânsito pesado, então não me faz falta.

Eu me brevetei aqui em Rio Grande mesmo no ACCRG. Eu tenho um projeto de construir um Trike pra mim para voar clandestino na praia. A vantagem do trike é evidente no uso que eu pretendo fazer. Andei vendo uma asa usada mas estava muito ruim, e as boas estão muito caras... A asa quero comprar, o carrinho quero fazer com motor VW1600 a álcool.

amithai
31/12/2007, 12:48
Bicho, o tópico já mudou de novo....!!! Ed, manda uma foto desse trike aí!!!

Que viagem, fazer isso faz mexer em qualquer carro parecer uma brincadeira de criança.
Vai voar abaixo do radar? E a pista de pouso...a praia? Deserta?

Heeehhe..Ed, vc é um endemoniado!!!

amithai
31/12/2007, 12:51
Shimo, eu acho que os motores NGD que iam pra Ranger iriam com TGV mas não sei o que aconteceu. A international tem fotos de NGD 3.0 com TGV sim e 210 cavalos, acho....agora eu acho que se vc botar o chip já vai ficar bom e se botar um turbo maior também....a partir daí já tô delirando.......acho o TGV uma vantagem sim mas tem gente com motor 2.5 com um pouco de preparo sentindo falta nenhuma desta turbina. Abs

Ed, CONTATO!!!

amithai
31/12/2007, 13:00
Bom eu vou levar o carro pra concessionária só quarta feira pois presciso do carro nesta segunda, o carro está com perca de desempenho como eu disse anteriormente, e um amigo mecanico me disse (sem analisar o carro, só pelos dados que eu passei) que é perda de pressão no turbo, ai eu pensei que como a turbina esta enviando menos ar para os cilindros e mesma quantidade de combustivel esta sendo enviada pela bomba, então eu pergunto essa mistura rica pode prejudicar o motor?

Vinícius, DESCONFIE de tudo quanto é mecânico, eles não sabem de nada, dentro de uma concessionária FORD ou acho que as outras tb, deve ter 1(um) cara que saiba de alguma coisa, o resto é só curioso que só serve pra te encher o saco , dar opiniões idiotas e te confundir. Quero falar uma coisa pra vc, acho que dificilmente é o turbo, muito dificilmente, se vc trocou o óleo nas datas.....muito difícil ser ele...
O meu turbo TGV já abri inúmeras vezes por causa de um zumbido , até o eixo, remontei achando que tinha remontado errado e na primeira volta iria quebrar, resultado, o bicho tá tinindo até hoje, carro com mais de 220000km. Te digo que, face ao grande motor que vc tem, deve ser uma besteira qualquer. Mas não vá sair trocando tudo nem acredite em tudo que ouvir, de preferência vá atrás de uma segunda opinião.
Quando meu turbo começou a zunir, todo mundo queria que eu trocasse e um cara apenas insistia que não era ele.....resultado, depois de eu mexer tantas vezes nele, ele um dia parou de zunir alto....voltando ao normal.

Abs

Edintruder
31/12/2007, 14:56
vinícius, não tinha visto o teu post, vi agora no anexo. Em motores diesel não existe esse lance de mistura como em motores ciclo otto. Ou é mistura rica que gera potência, ou mistura pobre que deixa apenas o motor ligado na lenta. Quanto mais combustível mais força, até um determinado limite, depois disso precisa de mais ar pois uma mistura muito rica pode ficar muito pobre de ar e o desempenho diminui. Então a grosso modo, andar sem turbina não prejudica, apenas perde rendimento pois não tem ar suficiente pra queimar todo o diesel injetado. Porém pra isso ocorrer, tem que está com um débito bem superior de combustível, aonde uma regulagem por meios originais dificilmente alcança.

Em relação ao Trike, eu não tenhos fotos no PC que estou usando, mas pretendo pousar na Praia mesmo e em campos de parentes e amigos. Aqui não tem radar e o aeroporto não funciona em finais de semana. O lance é que se eu homologar e for pego operando em locais não cadastrados pelo DAC ou ANAC, sou multado, porém se voar sem prefixo, a única coisa que podem fazer é mandar desmontar e guardar, tanto é que 90% dos Trikes que voam no Brasil não são homologados e mesmo assim os proprietários operam com os mesmos padrões de segurança, pois nessa área o risco é elevado e ninguém é louco de fazer gambiarras.

shimomoto
31/12/2007, 20:18
O maior diferença entre a WG e o TGV é o flange de fixação do compressor no coletor de admissão. O Tgv possui três prisioneiros e é trinagular, a WG é retyangular com 4 prisioneiros. Para trocar a turbina tem que trocar o coletor, mas no caso do NGDe tem que ver se o coletro de admissão é igual ao 2.8 PS(...)

Shimo, eu acho que os motores NGD que iam pra Ranger iriam com TGV mas não sei o que aconteceu. A international tem fotos de NGD 3.0 com TGV sim e 210 cavalos, acho....agora eu acho que se vc botar o chip já vai ficar bom e se botar um turbo maior também....a partir daí já tô delirando.......acho o TGV uma vantagem sim mas tem gente com motor 2.5 com um pouco de preparo sentindo falta nenhuma desta turbina. Abs

Ed, CONTATO!!!

Edi e Amithai;

Edi, você já tinha colocado que a flange do TGV é de triangular...E a flange do NGD é triangular também (maldita hora que eu deixei minha máquina na casa da namorada...). Só que ela vêm com a Garrett GT 25...

Pelo que o Mauricio da Riko me informou a turbina é PnP, entretanto o que ninguém soube me dizer é se essa turbina é a mesma da Ranger PS.

O grande X da questão é que eu to afim de fazer algo na minha que até International faria. Tirar os 180cv e uns 400 Nm de torque de catálogo do motor, e melhorar a força dele em baixas rpm´s. Se a propria International prevê isso, acredito que não haverá contrapartidas do tipo diminuição excessiva de durabilidade, aumento de fumaça, etc.

As reprogramações do chip são interessantes, mas elas, por outro lado, elas trabalham com o aumento da pressão do turbo de 1,5 bar original (do NGD) para 1,6, 1,7 até 1,8 em alguns casos, e honestamente não to querendo abusar para além dos 1,5 bar originais.

Uma das coisas que eu mais gosto na Ranger 3.0 são as relações de marchas longas. E é isso que eu quero aproveitar melhor com o TGV: Fazer que ela não queime embreagem em determinadas situações (num aclive por exemplo) , nem peça reduzida em alguns trechos de lama, onde em primeira, com 1600rpm´s, o motor vibre e peça a reduzida para andar legal.

Um abraço e feliz ano para vocês!

shimomoto
31/12/2007, 20:20
(...)

Eu me brevetei aqui em Rio Grande mesmo no ACCRG. Eu tenho um projeto de construir um Trike pra mim para voar clandestino na praia. A vantagem do trike é evidente no uso que eu pretendo fazer. Andei vendo uma asa usada mas estava muito ruim, e as boas estão muito caras... A asa quero comprar, o carrinho quero fazer com motor VW1600 a álcool.

Quando eu sonhava em tirar brevê era no ARGS...Acho que é o aeroclube mais bem administrado e melhor equipado no Brasil (ganha do de São Paulo). E fora que até uns anos atrás eles tinham um P-56 lindo e um Piper Cub de 1937 em perfeitas condições....Lindo!

Depois o "fogo" passou, a hora de vôo ficou caríssima e acabei mudando um pouco os planos...Quem sabe no futuro...

Abraços

Edintruder
31/12/2007, 20:37
Daniel,
Foi o mesmo caso meu. Estava fazendo o PC e na crise da Argentina em 2001 quando o dólar disparou ficou invoável. Eu queria seguir na aviação agrícola, mas fui obrigado a mudar meus rumos, então o Trike vem bem a acalhar pois tem um custo operacional estremamente baixo, depois de voar é só enpacotar a asa e levar pra casa fora que a manutenção própria me garante eficiência, segurança e custo mais baixo de manutenção.

Em relação à turbina, eu não sabia que o NGD era de flange triangular, então o ideal é trocar uma idéia com o Mauricio da Rasch para saber se a do 2.89 serve na 3.0 quanto ao rendimento, pois a diferença de 200ml de volume deve aparecer em menor desempenho esperado com o TGV, talvez tão bom quanto a WG usada, mas não tanto o quanto se espera com a TGV.

amithai
31/12/2007, 20:47
Cê fize esse Trike aí, posta as fotos aqui, porque ele vai nascer 4X4!! Eu vi uns caras voando no YouTube......teve até um que pousou sem combustível....

Em relação aos motores...todos insatisfeitos, inclusive eu!

abs e happy new year!!!

shimomoto
01/01/2008, 23:58
Daniel,

Em relação à turbina, eu não sabia que o NGD era de flange triangular(...)

Edi,

Tirei uma foto para você, da flange. E a turbina embora seja a GT 25 mesmo, não consegui achar maiores informações técnicas dela!

Abraços

TylerNTL
02/01/2008, 15:17
A uma semana +- o motor da minha ranger (vide assinatura) está com um assovio diferente. Ela está assoviando sensivelmente mais alto quando passa de 2000 RPM. A frequência com assovio é proporcional ao RPM, ou seja, quanto mais RPM mais agudo é o assovio.

Imaginei logo que seria um vazamento de ar na turbina, mas quando acelero ela parada não escuto o assovio.

Favor analisem estas duas afirmações. Elas estão corretas?
1 - Em ponto morto mesmo com mais de 3000 RPM a pressão na turbina é bem menor que "andando" a 2100RPM.
2 -A potência exigida em ponto morto a 3000RPM é mínima quando comparada a 2100RPM em 3ª.

Alguém tem alguma dica do que pode ser?

cantodopirão
02/01/2008, 17:46
caros colegas,
Como saber se meu carro tem TGV?
(Ranger XLT 02/03 2.8 PS)

ojaneri
02/01/2008, 18:18
A uma semana +- o motor da minha ranger (vide assinatura) está com um assovio diferente. Ela está assoviando sensivelmente mais alto quando passa de 2000 RPM. A frequência com assovio é proporcional ao RPM, ou seja, quanto mais RPM mais agudo é o assovio.

Imaginei logo que seria um vazamento de ar na turbina, mas quando acelero ela parada não escuto o assovio.

Favor analisem estas duas afirmações. Elas estão corretas?
1 - Em ponto morto mesmo com mais de 3000 RPM a pressão na turbina é bem menor que "andando" a 2100RPM.
2 -A potência exigida em ponto morto a 3000RPM é mínima quando comparada a 2100RPM em 3ª.

Alguém tem alguma dica do que pode ser?

Respostas

1 - Sim, a pressão é maior com o carro andando a 2100 RPM do que a 3000 RPM em ponto morto.
2 - Sim, a potência exigida em ponto morto só é a de fazer o motor girar, deve gastar uns 20cv no máximo. Bem diferente de quando o carro esta rodando, rolamentos, rodas, caixa de marchas, caixa de transferencia, pneus, contato com o ar, etc.

Meu palpite: Junta do coletor de escape.

Cantodopirão, no documento, quantos cvs tem a sua Ranger?

shimomoto
02/01/2008, 21:41
caros colegas,
Como saber se meu carro tem TGV?
(Ranger XLT 02/03 2.8 PS)

cantodopirão;

Dá uma olhada na flange da turbina da sua. Se a fixação for de 3 parafusos e triangular, é TGV. Caso contrário (4 parafusos, retangular) é WG.

Mas sendo sua Ranger uma XLT, certeza: Ela tem sim TGV.

Abraços

srgrande
02/01/2008, 21:45
Vi muitas Rangers XLT 2.8 com turbinas comuns!

murilloaquino
03/01/2008, 01:19
Ou foram trocadass....ou não eram XLT!!!

shimomoto
03/01/2008, 08:26
Ou foram trocadass....ou não eram XLT!!!

X2.........

Ou eram Rangers XL/XLS com grade de XLT. Isso também eu já vi algumas!

Abraços

murilloaquino
03/01/2008, 12:50
Pra ver se e XLT é facil.Se a sua tiver air-bag duplo, é uma XLT...essa alteração émais dificil de ser feita...

cantodopirão
03/01/2008, 17:47
O documento fala em 135 cv, ela tem air bag duplo e a união da turbina com o coletor é triangular, portanto acredito que é TGV!

Edintruder
04/01/2008, 03:23
Com certeza é TGV.
O assobio está diferente no motor ou escapamento?

TylerNTL
04/01/2008, 23:46
O assobio é no motor.

Segundo minha teoria ele só aparece com uma pressão mais alta na turbina, ou seja qndo exijo mais potência. Pq acelerando em ponto morto o pessoal do prédio até já reclamou da barulheira e nada dela apitar...

Mais uma dúvida:
Em ponto morto o turbo funciona? (depois dessas aceleradas todas eu acredito que não)

Edintruder
05/01/2008, 00:08
Funciona, em rpm de torque máximo constante e ponto morto marca cerca de 0,4Bar na admissão.

TylerNTL
05/01/2008, 12:52
Hj pela manhã levei ela em uma oficina conhecida.

Andei com o dono da oficina para mostrar o apito. Chamamos um mecâqnico e aceleramos ela em ponto morto, quando eu estava para dizer "tá vendo. nada de apito!" o mecânico viu que tinha algo errado:
O mangote que sai da turbina para o radiador de ar inchava igual um balão.

Fomos investigando, procurando por alguma coisa obstruída. Vimos que o ar voltava do radiador para dentro do motor (normalmente). O mecânico foi e mexeu na regulagem de uma haste de uns 10cm que está na horizontal, longitudinalmente (esta é a válvula WG?), perguntei mas ele só soube me explicar que ela controlava a saída de gases do motor.

O apito acabou e aparentemente a potência continua a mesma.

Mas ainda estou com um pulga atrás da orelha.
Em que regulagem ele mexeu?
Se a exaustão do motor estava "entupida" o motor não deveria estar falhando ou perdendo potência em alta?
Que regulagem foi essa que ele fez

viniciusft4
06/01/2008, 17:36
E ae pessoal levei a camionete la eles realmente constataram era a turbina eles vão troca ela, por que o carro ainda tah em garantia mais so na semana que vem.

Edintruder
06/01/2008, 17:47
Thelmo, ele regulou com, algum manômetro? Essa é a haste que controla a pressão da admissão, porém a regulagem tem que ser feita com o motor no regime de potência (vários ajustes e passeios), e a mangueira se expande com a pressão, é normal, porém não incha. Se estiver inchando pode estar com a malha arrebentada.
Se o meca não sabe dizer o que é WG, o que resta à nós, pobres proprietários que no final das contas sabemos mais que os mecânicos???
É por isso que antes de levar em oficina tinha a mania de tentar descobrir e não tinha medo de sujar as mãos, acabei aprendendo a não levar em oficina nenhuma!

Rogerinho
16/01/2008, 21:02
falou-se algo aí sobre o "Tiuuu", tem ideia de como fazer isso?!?!?

Miranda
16/01/2008, 22:14
Rogerinho, na sua pickup eu acho muito dificil vc conseguir. Mas, tente uma turbina de F1000, TA31, escape direto e um pente.

Jera
16/01/2008, 22:51
Jera....falou-se algo aí sobre o "Tiuuu", tem ideia de como fazer isso?!?!?

fala rogerinho!

é como o nosso colega aí disse. as turbinas de hj são menores e são mais dificeis de fazer cantar. com as turbinas das f-1000 antigas era só botar o escapão direto e um pente que era só alegria!!

http://br.youtube.com/watch?v=MCJ6LjGzdKY .....só pra matar a saudade do barulho!!

shimomoto
16/01/2008, 23:01
fala rogerinho!

é como o nosso colega aí disse. as turbinas de hj são menores e são mais dificeis de fazer cantar. com as turbinas das f-1000 antigas era só botar o escapão direto e um pente que era só alegria!!

http://br.youtube.com/watch?v=MCJ6LjGzdKY .....só pra matar a saudade do barulho!!

Jera, Dalmolin, Dieselboy e Rogerinho;

Uns vídeos bem legaizinhos...com pente na turbina!

http://br.youtube.com/watch?v=-SGkCOki2tI

http://br.youtube.com/watch?v=GoboNVuVlhw&feature=related

Abraços

Jera
16/01/2008, 23:04
shinomoto!!! abri até um sorriso agora!!! é muito bonito esse barulho!!
no paraná tem muita pickup assim, mas aqui em bsb nunca ví!

Rogerinho
17/01/2008, 17:05
Po...eu estou pensando em vender a essa Ranger após o carnaval, se não vende-la a possibilidade de trocar a turbina é grande...:pensativo::mrgreen:

Rogerinho
17/01/2008, 21:29
Só para não deixar de ser chato, três duvidas:

1°) Pq os carros Ciclo-Diesel não "espirram" como carro Ciclo-Otto Turbo somente com o uso do BOV?!?!?:pensativo:

2°) Com esse "espirro" existe a perda de rendimento?!?!?:roll:...E colocando essa turbina de F1000, não seria voltar no tempo?!?!? (Sou uma mula...não liguem...:oops:)!!!Seria melhor investir em uma turbina pulsativa?!?!?

3°) O que vem a ser exatamente esse pente?!?!?:parede:

Um abraço e obrigado...:mrgreen:

murilloaquino
17/01/2008, 22:43
Rogerinhoo...o pessoal vai te explicar, mas lembra que o ciclo diesel, a queima é totalmente diferente do ciclo Otto...os motores já saem ´´batendo pino``.A turbina da f-1000, provavelmente não tem a WG, o que faz o carro perder muito desempenho em baixa.ALem disso, uma f-1000 tem 3.9 litros de deslocamento.A ranger 2.5..
Melhor vc partir pra uma 2.8 e coloca os bicos rasch...

Rogerinho
18/01/2008, 10:38
Fala ae Murillo,

Eu nunca tive muita aptidão pra carros turbos...sempre preferi, e tive, aspirados...gosto de ver o giro subir até não poder mais...:mrgreen:!!!Quando resolvi comprar um Ciclo Diesel...entrei em um mundo que nao entendo absolutamente nada...além do proprio ciclo diesel, a sobre-alimentação...mas aos poucos vou aprendendo...:dance:!!!

Nunca que vou perder rendimento pra deixar um barulhinho maneiro...!!!Não quero ir pra 2.8 não...quero entrar no mundo dessa brincadeira de chip e piggy-back...:mrgreen::dance:

Abraços

murilloaquino
18/01/2008, 13:11
Então parte logo pro 3.0...Vc vai chegar nos 250 cv facil facil...Agora cuidado que por mais potencia q tenha, a ranger tem suspenção e freios de camionete, alem de ser bastante alta...

Rogerinho
18/01/2008, 13:21
Murillo,

Aí que entra a minha diferença pro resto do forum 4x4Brasil...eu não gosto de Off-Road, então a preparação e voltada para desempenho no asfalto!!!Rolezinho na fazenda da pra fazer nas configurações que gosto!!!

Acho que uns 280hp e 65kgmf já ficam legais...pra segurar nas curvas Bilsten HD e pneus 295/35 R20 HP...e estou bolando um X-Brace...Wilwood Big Brakes 6 Piston pra parar...:twisted::lol:

Um abraço

murilloaquino
18/01/2008, 13:23
Então, axo q infelizmente vc tá no site errado.....

magon33
18/01/2008, 14:16
Murillo,

Acho que uns 280hp e 65kgmf já ficam legais...pra segurar nas curvas Bilsten HD e pneus 295/35 R20 HP...e estou bolando um X-Brace...Wilwood Big Brakes 6 Piston pra parar...:twisted::lol:

Um abraço

Tenho um amigo que trabalha numa funerária e fazendo uma compra antecipada ele dá bons descontos...

Aqui está o telefone gratuito do chefe dele nos negocios:

0800-77-DEUS

:rolleyes::rolleyes::rolleyes:

Rogerinho
18/01/2008, 15:07
Murillão...que eu estou no forum errado eu sei, mesmo antes de entrar...mesmo poluindo com perguntas e informações inuteis para muitos, procuro poluir o minimo possível...por isso não faço perguntas para up's de suspensão e freios, não falo de V.Max ou qualquer coisa do tipo...só utilizo esse fórum para dicas de manutenção e preparação do HSD2.5...que vcs sacam bastante e eu nada!!!Não existe nenhum forum que me de tanta informação como o 4x4Brasil...

Abração

P.S: Eu não tenho nada contra o Off-Road, só não tenho vontade de faze-lo...então é melhor adequar o meu carro ao meu uso!!!Não tem pq eu colocar pneus MUD 33" se não irão ter uso...não vou fazer isso só pq acho bonito!!!

Magon,

Com essa configuração não tem problema...pra uma puxada e outra...uma Ranger nunca vai ser um carro de pista, e eu nao tenho intenção nenhuma nisso!!!Esses freios seguram carros de 1500kg e 500+hp em pista...e os amortecedores são ótimos..... em uma suposta configuração assim, não teria nenhum problema sem abusar, afinal, tudo e todos temos limites...é só respeita-los!!!

Abração

shimomoto
18/01/2008, 15:58
(...)

Com essa configuração não tem problema...pra uma puxada e outra...uma Ranger nunca vai ser um carro de pista, e eu nao tenho intenção nenhuma nisso!!!Esses freios seguram carros de 1500kg e 500+hp em pista...e os amortecedores são ótimos..... em uma suposta configuração assim, não teria nenhum problema sem abusar, afinal, tudo e todos temos limites...é só respeita-los!!!

Abração

Rogerinho...

Sei não falar em freios eficientes em picapes é meio abuso...Sempre tive Saveiro (2), Golf mexicano (esse sim um carro sem freio!), etc. e um das coisas que logo me saltaram a vista quando peguei a Ranger é justamente os freios...A minha tem ABS tem a vantagem de não travar, mas fica atento...Abusar muito é querer ouvir a marcha fúnebre.

Abraços

murilloaquino
18/01/2008, 15:59
Os freios da ranger são bons, mas o que realmente atrapalha sãoos pneus de perfil alto...
Eles ´´dobram`` muito nas frenagens...

Rogerinho
18/01/2008, 16:22
Shimomoto... Wilwood Big Brakes 6 Piston é um puta freio, quase ou tão bons quantos os Brembos (Lamborguini, Porsche e BMW)...acho que dão conta do recado!!!

Murillo...os pneus que uso tem o perfil relativamente baixo!!!

Edintruder
18/01/2008, 19:17
Os freios da Ranger com os pneus 235/75 realmente são excelentes, mas quando coloca 33" fica a desejar. A minha estudei a instalação de freios à disco na traseir a da Kombi, deve melhorar, porém a deficiência na dianteira iria continuar. O melhor mesmo é maneirar o uso.

murilloaquino
18/01/2008, 22:29
Edin, talvez o conjunto da f-250 de disco e pinça deve resolver seu problema...

Luizinho
19/01/2008, 09:03
Se quiser melhorar o freio da Ranger sem gastar muito, é só trocar os discos por fresados, ou fresar os que estão no carro, e colocar as pastilhas de 700°C da PowerBrakes com óleo DOT 5.

Uso esta configuração a 20.000km e a partir de então nem o ABS traseiro entra mais em ação. Retarda bastante o travamento dianteiro, não há fading, a frenagem aumento no mínimo 25%, freia bem com a pastilha fria e a durabilidade da pastilha é de aprox. 30.000km.

O fornecedor é www.powerbrakes.eng.br falar com Sérgio.

Abraço.

Rogerinho
19/01/2008, 11:30
RG Brakes é meio polemica...uns gostam, outros odeiam!!!Como nao gosto de brincar com relação a freio...prefiro investir em uma marca de grande renome e que mostra qualidade em seus produtos!!!

Os freios da RG Brakes acho q devem se comportar bem em uma Ranger 2.5 ou 2.8 com alguns leves up's...mas em uma 3.0Eletronic fica meio complicado...já que com qualquer bobeira ela estrapola a casa dos 200hp!!!

Outra vantagem pra mim é que só gosto de pick-up cabine simples...então com menos peso a frenagem é facilitada!!!:dance:

Um abraço

Luizinho
19/01/2008, 13:21
Eu falei POWERBRAKES e não RGBrakes, são empresas diferentes.

Uso (nos dois carros que tenho) e recomendo o material da POWERBRAKES. Os resultados pelo menos comigo não têm nada de polêmicos.

Pelo potencial , mesmo da 3.0, que a Ranger apresenta, só acho que fale a pena pensar em Brembo ou Wilwood (ou algo do gênero) em usos muito especificos ou potencias realmente elevadas. Chegar com a Ranger eveltualmente a 200 KM/h não justifica. Antes tem de se ter equilibrio de outros fatores para poder se usufruir dos freios.

Abrço.

murilloaquino
19/01/2008, 13:46
Principalmente sistema de suspenão, amortecedores, altura livre do solo...

rogeriomasih
19/01/2008, 14:22
Voltando à TGV, dá para sentir a diferença entre usar uma turbina variável e uma normal?

Edintruder
19/01/2008, 15:44
Na cidade dá, na estrada acima de 80km/h não deve mudar muito não.

DieselPower
19/01/2008, 17:06
Rogerio, da sim para sentir uma diferenca bastante grande, mas como disse o amigo Edin, apenas em velocidades menores, como por exemplo no transito intenso, para arrancar.
Mas em acima de 100 km/h nao da pra notar nao... Mas em retomadas em 5 marcha, por exemplo com a rotacao umpouco baixa faz toda a diferenca... Mas reduzindo e levando em alta rotacao, nao ha diferenca perceptivel...
Obs. Estou em viagem, e nao estou conseguindo encontrar algumas letras neste teclado, ta desconfigurado....

DieselPower
19/01/2008, 17:09
Relendo meu post, nao economizei em "mas"... Desculpem a ma escrita, e a pressa unida com o teclado desconfigurado... Prometo que ao chegar em casa postarei com maior cuidado....

rogeriomasih
19/01/2008, 20:56
Já que faz essa diferença, pq todos os turbo-diesel não saem de fábrica com TGV?
É muito mais caro?

DieselPower
19/01/2008, 21:21
Rogerio, essa resposta é simples e fácil: Custo.

rogeriomasih
19/01/2008, 21:24
OK.

Mais uma coisa: sei que o tópico todo foi para responder esta pergunta, mas em resumo a troca é possível e fácil?

DieselPower
20/01/2008, 12:16
Sim.
A sua e 2.5 ou 2.8?
Conheco um cara que vende as turbinas Mitsubishi TGV novas por R$ 4.000. Ja nas autorizadas ja vi pedirem 12.000.
Agora para a ranger 2.5 essa seria a ideal, porem para a 2.8 eu entraria em contato com a Borg & Warner ou KKK ou Garret e pediria qual a adequada por um menor custo. Ou compraria a TGV original do Power Stroke (nao sei a marca). Abraco.

Rogerinho
20/01/2008, 14:21
Amigo, desculpe ter confundido as empresas...sem duvidas são otimos produtos, porém tem fading muito facilmente...não deve-se perceber isso em uma Ranger pq não temos e nem usamos o veiculo até que isso aconteça!!!Sem duvida é um otimo produto...eu estava pesquisando pra colocar os Raunhados e as pastilhas green no meu carro, pois planejava alguns up's...!!!

Como eu já disse, acho que potencia não é nada se não tivermos um conjunto que seja favoravel...Pick-Up não nasceu pra isso, mas pra dar uma puxada ou outra não vejo problemas!!!!Veja bem...um carro de 1700kg e quase 300hp com mais de 60kgmf de torque não é tão lento e nem tão leve...um Willwood 6 Piston não é tão caro assim, e isso é segurança, tendo condições não teria pq não fazer...já conjunto de suspensão + pneus + estrutura... Bilsten HD, pneus 295/35 e X-Brace dão conta do recado facilmente...!!!Não vou me alongar nesse assunto pq aqui não é lugar pra isso, logo ninguém aqui tem interesse nesse tipo de assunto...:D

amithai
20/01/2008, 16:41
sim, troca o coletor e poe um adaptador, alguma coisa
Não é fácil para os que não tentam.....o Walter e o Edin fizeram, eles, um BL.

abs

shimomoto
20/01/2008, 21:14
Sim.
A sua e 2.5 ou 2.8?
Conheco um cara que vende as turbinas Mitsubishi TGV novas por R$ 4.000. Ja nas autorizadas ja vi pedirem 12.000.
Agora para a ranger 2.5 essa seria a ideal, porem para a 2.8 eu entraria em contato com a Borg & Warner ou KKK ou Garret e pediria qual a adequada por um menor custo. Ou compraria a TGV original do Power Stroke (nao sei a marca). Abraco.

O original do PS é Garrett

Abraços

Rogerinho
21/01/2008, 12:04
A original da 2.5 tbm é Garret, né ?

rogeriomasih
21/01/2008, 21:38
Sim.
A sua e 2.5 ou 2.8?

A minha é uma 2.8 com TGV.

Estou fazendo as perguntas pq, além de ter interesse no tema, estou pensando em trocar por uma nova e como devo comprar a mais simples possível - modelo para frotistas - acho que virá sem TGV.

folgado
07/04/2008, 23:59
Alguém sabe dizer qual turbina de geometria variável é a melhor para um motor MWM Sprint 2.8?
E quanto ao preço dela?
[]s

Vinicius Pedrini
09/01/2009, 21:51
ola amigos.
queria saber se tem como aumentar a pressao de um turbo TGV!

abss:concordo: