Ver Versão Completa : Luz de óleo
Noventinha 00
17/12/2007, 18:18
Gente, ouvi um relato de um dono de Defender e fiquei curioso.
Ele disse que quando anda por mais de 20 minutos, mais ou menos, em trecho de estrada, com o carro por volta de 100 Km/h o carro vai muito bem. Em seguida, ele pára o carro e no momento em que o motor entra em marcha-lenta, a luz de óleo ascende, mas começa a piscar intermitentemente e vai apagando aos poucos até apagar, que não chega a ficar nem 10 segundos acesa, mas ascende e isso o preocupa.
Em seguida, após uma inspeção, ele descobriu que o carro vazava um pouco de óleo por uma mangueira (que estava rachada) de alta pressão que conduz o óleo pelo motor e desconfiou que aquilo pudesse ser a causa do problema.
Alguém tem alguma sugestão?
Abços,
Rodrigo.
_portela
18/12/2007, 09:56
Pode ser realmente algum vazamento ou simplesmente a "cebolinha" que fica no suporte do filtro de óleo (é mais comum que seja isto).
Abs.,
Noventinha 00
18/12/2007, 11:36
Esse é o cara!! Engraçado que ontem, enquanto escrevia a msg, imaginei que vc responderia....hehehe...não deu outra.
Portela, falei com meu amigo ontem novamente e ele disse que deixou o carro pra trocar a tal mangueira e que pega hoje. Vou aproveitar e ligar pra ele pra dar a dica da "cebolinha", afinal, já que tá mexendo mesmo né?
Vamos aguardar. Mando notícias.
Abços,
Rodrigo.
paulosotello
18/12/2007, 11:57
è tipico problema de Cebolinha...
aconteceu com um amigo na trilha ... oleo no nivel e a luz acendia ...
troca pra testar....
henrique wamser
18/12/2007, 17:19
isto já aconteceu duas vezes com minha 110, e nas duas ocasiões, estava atravessando alagados e riosinhos de beira de praia. acho que a água acumula no soquete do rabicho da cebolinha e à medida que escoa , a luz para de acender e piscar.
()s
Noventinha 00
19/12/2007, 12:51
Pois é, gente. O carro voltou com as mangueiras novas e o problema persiste. Falei com ele da cebolinha e ele observou que o conduite que protege o fio da cebolinha está arrebentado, deixando o fio um pouco à mostra, talvez seja isso também.
O óleo tem sido mantido no nível, apesar de um vazamento bem pequeno.
A única coisa que ele está estranhando é que isso so ocorre depois que o carro esquenta, na marcha lenta.
Rodrigo.
PAULOPRADO
11/02/2009, 01:13
Em 2004 Comprei Uma Defender Zero Km. Aqui No Ceará Quando Chove é Em Fevereiro, Março Ou Abril. Pois No Primeiro Lamaçal A Luz Ficou Fazendo Este Acendimento E Apagamento Ai Citado. Troquei A Cebolinha Pela Original. No Ano Seguinte Na Primeira Lama De Novo. Troquei De Novo Pela Original. Aguentou Até O Ano Seguinte E De Novo Com A Primeira Molhada. Aí, Cansado De Pagar 0s Cerca De 30 Reais Pelo Legume, Botei A Cebolinha Do Motor Vw 1.8 Ap ( 10 Reais) E Não é Que O Problema Acabou De Vez.
A única coisa que ele está estranhando é que isso so ocorre depois que o carro esquenta, na marcha lenta.
Se o motor não apresenta sobre-aquecimento, isso pode ser indicio de que, com o aumento da temperatura, a viscosidade do óleo está diminuindo além da conta e/ou problemas na bomba. Pode até ser a cebolinha (interruptor de pressão) mas para ter certeza o melhor mesmo é checar a pressão com manômetro, que no caso do 300Tdi deve ficar entre 1,76~3,8 kgf/cm².
E cuidado com essa história de substituir uma cebolinha por outra só porque a rosca é a mesma, porque com isso poderão mascarar um sério problema de queda de pressão.
Por exemplo, pelo catálogo da VDO, a cebolina do Gol (motor AP) comuta com pressão entre 0,15 e 0,45 kgf/cm².
Não encontrei a mesma informação, em catálogo, sobre o 300Tdi, mas levando em conta este link http://forums.lr4x4.com/index.php?showtopic=14363 a comutação do dito fica entre 0,4 e 0,71 kgf/cm².
Observem que o limiar mínimo da cebolinha do Tdi é quase o mesmo do limiar máximo do AP, e isso implica no seguinte: digamos que a pressão esteja em 0,3 kgf/cm², valor pra lá de crítico já que a pressão mínima é de 1,76 kgf/cm². Com a cebolinha original a lâmpada do painel estará acesa, indicando FALTA de pressão, já com a cebolinha do AP a lâmpada permanecerá apagada, dando a FALSA impressão de que está tudo ok.
Com pressão de óleo não se brinca, ainda mais em motor diesel, e a economia de poucos reais pode acabar em retífica.
.:
Noventinha 00
11/02/2009, 10:08
Sukys,
foi até bom vc trazer esse tópico à tona novamente, depois de pouco mais de um ano, até pq não postei a solução dada ao caso.
Realmente, a cebolinha foi trocada por uma original em janeiro de 2008 e não voltou mais a apresentar problemas. A pressão do óleo foi testada e estava normal em todas as rotações.
Abraço,
rodrigo.
rafaelfernandez
11/02/2009, 10:25
Ola amigos,
Essa historia de acender luz de oleo e da bateria nao é novidade. Aconteceu comigo em uma recente viagem a Fortaleza. Num dia de folga, resolvi dar uma volta pela praia, e ao passar por um alagado que acredito eu, continha agua salgada. A luz do oleo acendeu me dando um baita susto e vindo a apagar logo em seguida. Na volta, tive que passar pelo mesmo lugar e ao completar a travessia, foi a vez da luz do alternador acender e apagar logo em seguida. Ö que so fez me confirmar a suspeita de que minha viatura estava somente fazendo manha. Minha pergunta é: Ha como minimizar esse tipo de acontecimento? Uma vez que esses sustos nao sao nada legais.
[]'s
Rafael
Eu instalei um medidor direto de pressão de óleo e posso monitorar a situação, sem esperar que a luz acenda, no que, alias, não confio muito, pois, se está com problemas, não demonstra.
Noventinha 00
16/02/2009, 14:54
Pois é. A minha 90tinha tem conta-giros e manômetro do turbo, mas não tem manômetro do óleo. Eu tinha no meu antigo Wyllis.
opA!!! CONSIDERANDO QUE A CEBOLINHA CUSTA EM TORNO DE r$170 (INTERNACIONAL PECAS BH) E O MANOMETRO C KIT INST ATE MENOS VALE INSTALAR O MANOMETRO MESMO!! NA MINHA OPINIAO CLARO!! (PODE-SE INSTALAR OS 2)