PDA

Ver Versão Completa : Snorkel,esclarecimento

Marco
16/12/2007, 16:30
Pessoal,um amigo me disse que o snorkel eleva o consumo de combustivel,isso e verdade? vale a pena instalar?

Desde já agradeço, as informações adiquirida aqui têm me ajudado muito ultimamente...

VALEU!

folgado
16/12/2007, 18:00
o snorkel eleva o consumo de combustivel,isso e verdade?

Não consigo imaginar por que elevaria o consumo... :pensativo:

Marco
16/12/2007, 18:29
Afirmou que entraria mais ar frio no motor,fazendo enriquecer a mistura ar/combustivel,será...?

folgado
16/12/2007, 18:47
Afirmou que entraria mais ar frio no motor,fazendo enriquecer a mistura ar/combustivel,será...?

Ao contrário, como o ar está mais frio, entra uma quantidade maior de oxigênio, junto com a mesma quantidade de combustível. Assim, o rendimento do motor será maior, com o mesmo consumo.
Só traz benefícios, sem dizer que o ar, além de mais frio, é mais limpo...
[]'s.
Antonio.

Marco
16/12/2007, 20:36
Entendi perfeitamente,inclusive o filtro de ar terá uma vida util prolongada.
Realmente este e o lugar pra tirar as duvidas... valeu!

themoteo
16/12/2007, 20:49
Ao contrário, como o ar está mais frio, entra uma quantidade maior de oxigênio, junto com a mesma quantidade de combustível. Assim, o rendimento do motor será maior, com o mesmo consumo.
Só traz benefícios, sem dizer que o ar, além de mais frio, é mais limpo...
[]'s.
Antonio.

Não entendi como o Snorkel consegue esfriar e filtrar o ar?

Sergio Rocha
16/12/2007, 20:59
Não entendi como o Snorkel consegue esfriar e filtrar o ar?

O snorkel não esfria o ar.Ele capta o ar fora do compartimento do motor, e por isso o ar é mais frio.Ele não filtra o ar, isso quem faz é o filtro.

[]'

Marco
16/12/2007, 21:18
Capitando o ar mais limpo,o filtro de ar será menos exigido,assim prolongando sua durabilidade.
Uma curiosidade que veio agora na minha cabeça, se o motor for a alcool?,o snorkel funcionará?já que o alcool pede ar mais quente,que vem atráves do calor do escapamento nas maioria dos carro,chamado de térmaque

Ronaldo B.
16/12/2007, 21:23
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6065

[]´s

themoteo
16/12/2007, 22:16
Capitando o ar mais limpo,o filtro de ar será menos exigido,assim prolongando sua durabilidade.
Uma curiosidade que veio agora na minha cabeça, se o motor for a alcool?,o snorkel funcionará?já que o alcool pede ar mais quente,que vem atráves do calor do escapamento nas maioria dos carro,chamado de térmaque

Ok...mas porque o ar seria mais limpo sendo captado pelo snorkel? Não acredito que seja também porque capta fora do motor( que no caso da temperatura é até aceitável, mas ainda não acho que a diferença de temperatura seja significante)

folgado
16/12/2007, 23:16
Ok...mas porque o ar seria mais limpo sendo captado pelo snorkel? Não acredito que seja também porque capta fora do motor( que no caso da temperatura é até aceitável, mas ainda não acho que a diferença de temperatura seja significante)

Em primeiro lugar, como dito acima pelo Sérgio, o ar é mais frio porque vem de fora do compartimento do motor. Além disso, é um ar captado do alto, mais frio também porque aquele ar próximo do chão geralmente é quente devido ao sol que esquenta o asfalto/terra. Por esses motivos, o ar é mais frio. Em consequência, teremos mais um ar menos rarefeito que o ar quente, e a consequência disso é mais oxigênio em um mesmo volume de ar. Assim, com mais oxigênio nos cilindros, a combustão é melhor. Conclusão: melhor rendimento do motor. Themoteo, pode acreditar, a diferença de rendimento é significativa.

O ar seria mais limpo em estradas de terra. A quantidade de poeira é maior quanto mais próximo do chão de terra, principalmente se estamos indo atrás de um outro veículo. Nesse caso, se o ar for captado de cima, ele não teria tanta poeira, e teríamos uma melhora significativa na limpeza do ar levado ao filtro. Mas no asfalto, acredito que a diferença seja insignificante.

[]'s.
Antonio.

themoteo
18/12/2007, 15:58
Em primeiro lugar, como dito acima pelo Sérgio, o ar é mais frio porque vem de fora do compartimento do motor. Além disso, é um ar captado do alto, mais frio também porque aquele ar próximo do chão geralmente é quente devido ao sol que esquenta o asfalto/terra. Por esses motivos, o ar é mais frio. Em consequência, teremos mais um ar menos rarefeito que o ar quente, e a consequência disso é mais oxigênio em um mesmo volume de ar. Assim, com mais oxigênio nos cilindros, a combustão é melhor. Conclusão: melhor rendimento do motor. Themoteo, pode acreditar, a diferença de rendimento é significativa.

O ar seria mais limpo em estradas de terra. A quantidade de poeira é maior quanto mais próximo do chão de terra, principalmente se estamos indo atrás de um outro veículo. Nesse caso, se o ar for captado de cima, ele não teria tanta poeira, e teríamos uma melhora significativa na limpeza do ar levado ao filtro. Mas no asfalto, acredito que a diferença seja insignificante.

[]'s.
Antonio.

Ok entendi Antonio, mas ficaram algumas dúvidas.

1. Com o carro parado, acredito que o ar dentro do compartimento do motor seja realmente bem mais quente que no exterior e que assim faça diferença. Mas será que com o carro em movimento, onde o ar de dentro do motor estará em constante troca, essa diferença de temperatura será considerável? Você conhece algum artigo que onde tenha sido feita essa medida?

2. Que o ar mais frio melhora rendimento isso não tem-se dúvida, haja visto o uso de intercooler. Mas eu não lembro de ter visto carro a gasolina com intercooler, só carros a diesel. Você saberia dizer porque?

Valeu pelas dicas

Sergio Rocha
18/12/2007, 19:58

1. Com o carro parado, acredito que o ar dentro do compartimento do motor seja realmente bem mais quente que no exterior e que assim faça diferença. Mas será que com o carro em movimento, onde o ar de dentro do motor estará em constante troca, essa diferença de temperatura será considerável? Você conhece algum artigo que onde tenha sido feita essa medida?

2. Que o ar mais frio melhora rendimento isso não tem-se dúvida, haja visto o uso de intercooler. Mas eu não lembro de ter visto carro a gasolina com intercooler, só carros a diesel. Você saberia dizer porque?

Valeu pelas dicas

Vou tentar explicar.

1- se vc tem um jeep, já deve ter sentido o BAFO QUENTE que vem do motor para dentro do carro.Mesmo andando, o ar passa pelo radiador entra em contato com o motor e o filtro suga esse ar morno.Coloque um termometro perto da entrada do filtro e depois perto do teto do veículo e comprove.

2- os veículos diesel tem uma taxa de compressão muito maior do que os a gasolina, e quanto maior a taxa maior o calor gerado dentro do cilindro, então um ar mais frio faz uma boa diferença.

[]'

Alexboni
18/12/2007, 20:07

Valeu pelas dicas

Olá,

Sou novo no fórum, não sou expert em Jeeps (ainda):mrgreen: mas posso tentar ajudar a responder este tópico.

O ar quente é mais denso, então ele desce, permanecendo mais próximo ao chão, junto a isso a temperatura do solo e do compartimento do motor ajuda a aquecê-lo ainda mais, por isso o snorkel "puxa" o ar mais frio, ao estar posicionado mais alto e em ambiente externo ao cofre do motor.

Quanto ao intercooler, ele não é comum em carros a gasolina/álcool pois além da grande maioria não ser turbinada, o tipo de motor já gera uma potência maior (não torque) que o diesel.

Ao receber um turbo, a potência do motor G/A aumenta consideravelmente, e no caso de veículos montados com turbo de fábrica, acabaria por não justificar o aumento do custo de produção para incluí-lo no carro, pois o rendimento já é satisfatório.

Outro ponto, é que o tipo de construção do motor diesel gera muito mais calor que os "tradicionais" 4 tempos à G/A, portanto com a adição de um turbo no sistema, ele não seria tão eficiente sem o uso de um intercooler para refrigerar o ar que entra no motor.

Espero ter ajudado.

themoteo
18/12/2007, 21:57
Olá,

Sou novo no fórum, não sou expert em Jeeps (ainda):mrgreen: mas posso tentar ajudar a responder este tópico.

O ar quente é mais denso, então ele desce, permanecendo mais próximo ao chão, junto a isso a temperatura do solo e do compartimento do motor ajuda a aquecê-lo ainda mais, por isso o snorkel "puxa" o ar mais frio, ao estar posicionado mais alto e em ambiente externo ao cofre do motor.

Quanto ao intercooler, ele não é comum em carros a gasolina/álcool pois além da grande maioria não ser turbinada, o tipo de motor já gera uma potência maior (não torque) que o diesel.

Ao receber um turbo, a potência do motor G/A aumenta consideravelmente, e no caso de veículos montados com turbo de fábrica, acabaria por não justificar o aumento do custo de produção para incluí-lo no carro, pois o rendimento já é satisfatório.

Outro ponto, é que o tipo de construção do motor diesel gera muito mais calor que os "tradicionais" 4 tempos à G/A, portanto com a adição de um turbo no sistema, ele não seria tão eficiente sem o uso de um intercooler para refrigerar o ar que entra no motor.

Espero ter ajudado.

Beleza Alex,

todo comentário é bem vindo e sempre ajuda quando é feito de forma a contribuir. Como eu falei, que o snorkel pega ar mais frio isso é sem discurssão. O que eu queria saber é se a diferença de temperatura é suficiente. O que foi postado até agora são impressões, eu pergunto é se alguém conhece um estudo, onde sejam feitas medidas de temperatura e até mesmo da perfomance de carros com e sem snorkel.

enio chagas
18/12/2007, 22:06
O ar quente é mais denso, então ele desce, permanecendo mais próximo ao chão

Alex,

Desculpa. mas não é isso não. O ar quente é menos denso, e sobe. Sempre.
Claro que "quente" e "frio" são percepções relativas a algo. Sobe, se circundado por ar mais frio, e portanto mais denso.

Abraços.

leopoldo
18/12/2007, 22:09
Exatamente, senão balões movidos a ar quente não subiriam.

folgado
18/12/2007, 22:49
Beleza Alex,

todo comentário é bem vindo e sempre ajuda quando é feito de forma a contribuir. Como eu falei, que o snorkel pega ar mais frio isso é sem discurssão. O que eu queria saber é se a diferença de temperatura é suficiente. O que foi postado até agora são impressões, eu pergunto é se alguém conhece um estudo, onde sejam feitas medidas de temperatura e até mesmo da perfomance de carros com e sem snorkel.

themoteo, estudo não sei te informar. O que sei foi lido aqui no fórum, e tenho também um senhor, amigo meu, que foi caminhoneiro durante muitos anos, principalmente na década de 70, quando não havia ainda intercooler. Disse-me ele que o rendimento do caminhão com sol a pino caía significativamente, e ao sol se por a melhora era bem significativa.
Claro que o ar frio melhora, do contrário não haveria intercooler. Mas sua dúvida é se a diferença de temperatura com o snorquel seria perceptível. Acredito que sim, principalmente em trilhas, onde não há muita ventilação na caixa do motor, devido ao fato de o jipe estar à baixa velocidade (ou quase parado). Neste caso, o ar de dentro da caixa ficaria bem quente, e o snorquel ajudaria bastante.

[]'s.
Antonio.

themoteo
18/12/2007, 23:24
Exatamente, senão balões movidos a ar quente não subiriam.

Putz,:putz:

e os aparelhos de ar condicionado seriam colocados rente ao piso. E os congeladores de geladeira na parte de baixo.:concordo:

themoteo
18/12/2007, 23:27
themoteo, estudo não sei te informar. O que sei foi lido aqui no fórum, e tenho também um senhor, amigo meu, que foi caminhoneiro durante muitos anos, principalmente na década de 70, quando não havia ainda intercooler. Disse-me ele que o rendimento do caminhão com sol a pino caía significativamente, e ao sol se por a melhora era bem significativa.
Claro que o ar frio melhora, do contrário não haveria intercooler. Mas sua dúvida é se a diferença de temperatura com o snorquel seria perceptível. Acredito que sim, principalmente em trilhas, onde não há muita ventilação na caixa do motor, devido ao fato de o jipe estar à baixa velocidade (ou quase parado). Neste caso, o ar de dentro da caixa ficaria bem quente, e o snorquel ajudaria bastante.

[]'s.
Antonio.

Mas agora você lembrou uma coisa importante...a velocidade das viaturas nas trilhas e com rotações bem altas, que com certezam aumentam ainda mais a temperatura no compartimento do motor. É, mesmo sem testes mais elaborados acho que dá pra aceitar que seja considerável a diferença de temperatura entre o ar captado pelo snorkel e pelo captado diretamente no filtro.:concordo:

folgado
19/12/2007, 00:32
Então deixa eu colocar a minha dúvida:

Com intercooler, o snorquel faria diferença, ou não?
[]'s.
Antonio.

Ronaldo B.
19/12/2007, 00:45
Um ponto favorável no uso do snorkel que não está sendo levado em consideração quando se está na trilha, é que ao passar com o jipe na água, o motor quente em contato com a água gera vapor dentro do cofre do motor, que acaba sendo aspirado pela entrada de ar, causando muitas vezes com que o motor falhe ou até mesmo morra. Com o snorkel esse vapor não será aspirado. E para que isso ocorra, nem precisa passar em uma poça de água muito funda, mesmo porque se for muito funda, aí o problema é com a parte elétrica e nesse caso, não tem snorkel que dê jeito.

[]´s

folgado
19/12/2007, 00:52
Um ponto favorável no uso do snorkel que não está sendo levado em consideração quando se está na trilha, é que ao passar com o jipe na água, o motor quente em contato com a água gera vapor dentro do cofre do motor, que acaba sendo aspirado pela entrada de ar, causando muitas vezes com que o motor falhe ou até mesmo morra. Com o snorkel esse vapor não será aspirado. E para que isso ocorra, nem precisa passar em uma poça de água muito funda, mesmo porque se for muito funda, aí o problema é com a parte elétrica e nesse caso, não tem snorkel que dê jeito.

[]´s

Muito bem lembrado...

Ronaldo B.
19/12/2007, 00:58
Essa eu aprendi na prática e da maneira mais dolorosa, acho que nem preciso falar como foi, né ... :putz::putz:

[]´s :lol:

Luciano SHAKALL
19/12/2007, 03:41
"... não lembro de ter visto carro a gasolina com intercooler, só carros a diesel. Você saberia dizer porque?..."Por que a maioria dos carros (generalizando entre passeio, esportivos, picapes, SUVs...) vendidos por aqui, turbinados de fábrica, são diesel! :concordo:
Mas carros Ciclo Otto turbinados "de fábrica" também podem ter intercooler: O Gol 1000 16V Turbo tem, o Uno 1.4 Turbo e o Tempra Turbo tinham...

"... Com intercooler, o snorquel faria diferença, ou não? ..."Faz! Com snorkel, diminui o risco do motor aspirar água em "travessias"... :twisted: :mrgreen:

Brincadeiras à parte, em relação ao fato do motor aspirar ar mais frio ou mais quente EU ACHO que não...
Levando-se em conta que o intercooler está instalado em um motor turbo :lol:, o ar aspirado através do filtro (captado "lá em cima" ou não),
ao ser comprimido pela turbina, irá se aquecer...

Se o uso do snorkel for somente pra diminuir a temperatura do ar aspirado em um motor turbo, é melhor substituir o intercooler por outro mais eficiente... :concordo:

[]'s

Alexboni
20/12/2007, 00:04
Alex,

Desculpa. mas não é isso não. O ar quente é menos denso, e sobe. Sempre.
Claro que "quente" e "frio" são percepções relativas a algo. Sobe, se circundado por ar mais frio, e portanto mais denso.

Abraços.
:oops::oops::oops::oops::oops::oops::oops::oops:

Ih, errei feio nessa, inverti tudo :parede:! Desculpe pessoal...

folgado
20/12/2007, 00:13
Tinha postado em outro tópico, não me lembro qual, a "brilhante" idéia de colocar um tubo do filtro de ar diretamente para a cabine. Assim, o motor não aspiraria o ar quente da caixa, mas sim o ar da cabine.
Porém, disseram que o barulho da "chupação" de ar seria algo insuportável...

shaolin36
20/12/2007, 15:18

[]´s

Eu tbem aprendi essa da pior maneira, tive q andar a pé uns 15km p arrumar resgate p 3 viaturas....ehehehhehe.

Lucianom38a1
20/12/2007, 15:24
Pessoal,

Não podemos esquecer que um Snorkell impõe bastante resistência ao ar que entra no motor, principalmente se for mal dimensionado.

Normalmente o Snorkell é um tubo de pequeno diâmetro, cheio de curvas e rugosidades internas que criam uma enorme resistência à passagem do ar.
O motor, quando em alto giro aspira uma enorme quantidade de ar, e a velocidade do ar no snorkell é altíssima. O resultado prático disso é que o motor acaba aspirando menos ar.

A não ser que seja uma espécie de RAM AIR (como os carros de F1, que tem uma entrada de ar sobre o capacete do piloto), no qual o motor aproveita a velocidade do veículo para aumentar a pressão do ar no bocal do Snorkell, e consequentemente a velocidade dentro do tubo.

Quanto ao Intercooler, eu acho que seja um item necessário (porém não absolutamente indispensável) para que o sistema turbo funcione de maneira eficiente.
Quando o turbo entra em funcionamento, este comprime o ar de maneira muito rápida, o que gera uma enorme quantidade de calor (aquece o ar), e por consequência fica muito rarefeito. Para carros a gasolina / Alcool (ciclo Otto), há o risco bem maior de pré-ignição por causa da temperatura.

[]'s