Ver Versão Completa : Qual disco de embreagem utilizar
Rodrigotche
14/12/2007, 13:45
Amigos sou novo por aqui. Possuo um Jeep 54 com motor original (estou vendendo este motor)Hurricane 4cc caixa 3 marchas, e estou substituindo o motor pelo motor de opala 4 cilindros( motor 90 com ignição e dimensionado e dutos de escape polidos)
só estou com uma duvida qual disco de embreagem utilzar?
1.O disco do opala cortando o eixo da caixa e soldando o do opala
2.Um disco de opala com o estriado do jeep( sendo este mais dificil de comprar)
Se alguem tem alguma ideia por favor me de uma dica.
Um abraço
Rodrigotche
15/12/2007, 16:22
por favor alguem que tem motor de opala me de uma ajuda
Desculpe a demora Rodrigo,
Bem eu tenho um jeep 57 que está com motor de opala e cambio 3 marchas, identico ao seu. Ele usa um piloto encurtado e toda embreagem do opala. Como eu uso também as pedaleiras suspensas do opala e hidrovácuo, ficou uma uva.
Outro ponto de vista é, quantas vezes você troca um disco de embreagem pra trocar um piloto, então acho mais fácil ter uma embreagem padrão e adaptar só o piloto mesmo. Claro que quando for revisar a caixa tem que lembrar desse detalhe.
Espero ter ajudado.
Rodrigotche
16/12/2007, 03:17
Muito abrigado Mozer sua informação foi muito útil, colocarei toda a embreagem do opala adaptando o eixo piloto
Um abraço amigo
ROAD TECH
16/12/2007, 09:34
Olá Rodrigo,
Embora o pessoal costume adaptar o estriado de Opala no eixo piloto do Jeep, essa operação tecnicamente merece atenção e cuidado. Eu não sei detalhes desse procedimento, mas se puder manter o piloto original do Jeep na montagem com a capa seca do Opala, é possível fazer um disco apropriado a essa montagem.
Falo por experiência própria na montagem que fiz de um MWM Sprint no câmbio original da minha Pajero GLS-B, ex-V6 gasolina.
Bem perto de Campinas, em Piracicaba, existe a Displatô, onde mandei fazer o disco de embreagem com estriado da Pajero e material de atrito no diâmetro do volante do Sprint.
Se interessar, visite o site www.displato.com.br.
Os caras lá são profissionais, fazem qualquer tipo de disco com alta tecnologia. São especializados em embreagens para competição (arrancada, stock car, etc). Toda vez que preciso de um disco especial recorro aos serviços deles.
Se for entrar em contato, procure pelo Paulo. É um cara muito gente boa e sempre disposto a ajudar. Pode falar que foi o Octávio que te recomendou.
Boa sorte,
Octávio
Fala Rodrigo!
Você não mencionou qual o câmbio que pretende utilizar, se for clark 260 V ou F , pode utilizar a capa seca de camionte mesmo e p&p platô e disco de 10 polegadas ou 8 de opala mesmo. Agora de qualquer forma vai ter que adaptar o eixo piloto, não se preocupe, já tem várias de qualidade no mercado e ja prontas, só não vou ficar fazendo propaganda.
[ ]'s
Rodrigotche
18/12/2007, 00:50
Vou utilizar o cambio original do jeep 3 marchas, com o motor do opala
A minha duvida é tambem qual o disco usar? O meu CJ5 1966 motor original 6 cc .Começei a fazer a reforma e o mecanico descobriu que o disco de embreagem ja deu o que tinha de dar .Entrei no site da DONATTI tem alguns discos mas fiquei na duvida pois tem um disco de 6 cilindros de 10 estrias mas tem outros de 23 estrias.Como tambem tem outros mais caros.
ale_ralves
01/01/2008, 19:16
Meu CJ ficou sem embreagem hj e entrei nos sites de algumas lojas pra comprar as peças e já mandar pro meca com tudo comprado, mas cada uma põe uma coisa diferente com relação ao nº de estrias do disco. Meu Jeep é um CJ5 77, motor e caixa originais, ou seja, OHC e 4 marchas. Se alguém pudesse me dizer se o disco tem 10 ou 23 estrias me ajudaria enormemente.
[]'s desde já agradecidos.
Sergio Rocha
01/01/2008, 19:57
Eu uso o disco e plato do jeep.Caixa original e motor de opala.
[]'
Coloma,
Já que seu Jeep tah na oficina porque não confere o numero de estrias?
Os mais novos usam as 23 estrias finas, os mais antigos como o meu, só 10 estrias grossas.
Não tenho muita certeza se só de 1975 pra cima usam 23 estrias, acho q sim pois é o OHC com cambio 4 marchas moderno igual ao maverick e f100.
Qual o disco ?de 10 ou 23 ???essa é a nossa duvida .A minha viatura tem ainda o motor original de 6 cc. As lojas tem discos variados
ale_ralves
02/01/2008, 12:16
Vou dar um exemplo do que está me causando confusão:
No site Donatti:
DISCO DE EMBREAGEM JEEP, RURAL, F-75 - 4 CILINDROS OHC - 23 ESTRIAS - DISCO NOVO
No site Tratorama:
DISCO DE EMBREAGEM ( 10 ESTRIAS ) TODOS ATÉ 1980
Meu Jeep é 77 e tem motor OHC original, logo um dos 2 sites deve estar com a informação errada. Mas qual????
Coloma,
Eu queria dizer que acho melhor no seu caso, que o jeep encontra-se em reforma, desmontar e contar as estrias da ponta do eixo piloto. Acho muito arriscado comprar o disco sem contar as estrias do velho porque é muito difícil encontrar um jeep que não tenha sofrido qualquer alteração.
Feliz Ano novo
ale_ralves
02/01/2008, 13:02
Vou arriscar e comprar o disco de 23 estrias. Só no Site da Tratorama que tem esse detalhe que deixa dúvida, mas nos outros diz: "OHC 23 estrias", então tenho quase certeza que um Jeep com motor e caixa originais nessa configuração não teria porque utilizar um diferente.
Aproveitando peço uma opinião. Considerando que detesto deixar o carro no mecânico, prefiro eu mesmo fazer, e dessa vez não tem jeito. Embreagem só com o meca mesmo. Vou trocar tudo pra não ter que voltar lá (pelo menos por esse motivo). Quais peças seriam interessantes trocar. Fiz uma listinha. Será que esqueci algo ou coloquei algo desnecessário:
- Platô
- Disco de embreagem
- Cubo do colar
- Mola do colar
- Rolamento da embreagem
- cabo de embreagem
[]'s
Falei hoje com o meu mecanico sobre isso .É o seguinte:O meu jeep é 1966 entao eu usarei o de 10 agora da decada e 1970 é de 23 .EU QUERO ATE DEIXAR ESSE TOPICO EM ABERTO POIS VOU MANDAR FAZER A RETIFICA DESSE DISCO E GOSTARIA DE SABER A OPNIAO DA GALERA SE PRESTA OU NÃO.
Marcos ET
02/01/2008, 17:32
Tenho um CJ3A com motor GM 151 e cambio 3m original....
Já tentei montar platô de opala com disco de Jeep - Nao funcionou....
Já tentei adaptar outro platô para salvar o eixo piloto do cambio, usando disco de jeep - uma mer#$a!
Já passei dias sob o jeep tentando encontrar outras saídas para nao cortar o eixo piloto... fui advertido pelo nosso amigo Leopoldo de que nao ficaria bom cortar nada....
Finalmente, resolvi parar de tentar encontrar saídas miraculosas... cortei o eixo piloto e soldei a ponta do cambio do opala (vendido até nas bancas de jornal) para usar platô e disco do mesmo conjunto - resultado? NUNCA MAIS TIVE PROBLEMAS...... tou usando o conjunto completo (Rolamento, acionamentos, etc...) só nao uso os cabos, tou usando as pedaleiras originais do velho jeep!
Nao contei estrias, nao esquentei mais a cabeça... inclusive, o conjunto está lá a uns tres anos e até hj nao deu nem sinal de fadiga..... (detalhe: uso o jeep quase todo dia)
Será que esqueci algo ou coloquei algo desnecessário:
- Platô
- Disco de embreagem
- Cubo do colar
- Mola do colar
- Rolamento da embreagem
- cabo de embreagem
engraçado a sua listinha é parecida com a minha.Vou gastar ainda mais um pouco pois o meu santo antonio é de 1966 e a capota tambem.A capota tou fazendo uns ajustes com um amigo capoteiro.
Rodrigotche
03/01/2008, 01:49
Era esta resposta que eu queria para o motor de opala e caixa original 3M, alguem igual a vc que já usou varias formas e achou a ideal, valeu pela resposta um abraço
Marcos ET
03/01/2008, 11:22
Rodrigo, já vi quem nao aprovasse esta coisa q eu fiz, porém, a graaaande maioria fez e nao reclama.... outra coisa, eu acho este cambio 3m a coisa mais preciosa do jeep... o bixo é muito resistente! já vi mta gente aqui falando que nao compensava instalar neste cambio, que era melhor trocar por um de C10 3m, mas eu acho que isso é "besteira" (desculpem os que fzeram!), pois trocar um cambio 3m antigo (e resistente) por outro 3m velho, gastando $$ para adaptar t-case... sei nao... pra mim nao funciona.
Cortar eixo piloto pra mim funciona tao bem, que na instalação de um AP no jeep de um amigo meu, tbem fomos pelo mesmo caminho! e o mais "legal" é que ele tá funcionando muuuuuuuuuuuuito melhor doq o kit Deep Tec com embreagem VW com miolo de Jeep que ta instalado em outra viatura....
MAS, lembre-se de que este serviço, pra ficar bom, tem que ser feito por um bom torneiro mecanico! se o cara soldar torto ou mal... ce tá ferrado....
Gde abraço!