PDA

Ver Versão Completa : O quê significa "off set "

Marco
07/12/2007, 21:44
Ae pessoal essa e minha segunda mensagem aqui no forum, a primeira tirei de letra, apesar de ter que procurar no dicionário o que significava a palavra que o "fabuloso " leopoldo digitou.:oops:
A minha dúvida é:OFF SET NEGATIVO 30,45,50 ETC....,esses números são milímetro,centímetro que katzo e isto que quando leio só fico boiando....:pensativo:

Loiro
07/12/2007, 21:52
Ae pessoal essa e minha segunda mensagem aqui no forum, a primeira tirei de letra, apesar de ter que procurar no dicionário o que significava a palavra que o "fabuloso " leopoldo digitou.:oops:
A minha dúvida é:OFF SET NEGATIVO 30,45,50 ETC....,esses números são milímetro,centímetro que katzo e isto que quando leio só fico boiando....:pensativo:

Nao sei a traduçao mas off seat é a distancia da local aonde vao os furos para instalaçao no eixo (mi esqueci o nome) ate a borda do "aro", entao quanto mais aquele aro de dentro da roda for pra dentro, mais negativo é o off seat!
Se quer saber o que estou falando, entre no Frota e procure o topico do Magnum! Nas ultimas paginas mostram fotos do off seat antes e depois da alteraçao!
Quanto a medida, acredito que ela seja em polegadas (2.54cm)
Abraço:concordo:

Lucas Nassif
07/12/2007, 21:59

Offset é a medida do tanto que o centro da roda é deslocado, em relação ao aro.

Exemplo 1: Se a 'panela' (onde fica os furos) está no CENTRO do aro, dizemos que o offset é 0 (zero).
Se a panela está mais pra fora do aro, o offset é positivo, e se a panela está mais para dentro do aro, o offset é negativo.

Para Jeep, quanto mais NEGATIVO for o offset, melhor, poiis o pneu ficará mais para fora do paralama, e com isso, o pneu não pega na lata (pneus grandes).

Quando o povo fala "OFFSET -25, -35, -44" e etccc, vc deve observar o seguinte:

como o número acompanha o sinal (-), dá para perceber que o offset já é negativo, ou seja, a tendencia é fazer com que o pneu vá para fora do paralama.
O número indica o tanto que ele foi jogado pra fora.

Exemplo 2:
-44 indica que ele foi jogado 44 MILIMETROS para fora.

O tópico do Magnum com que o Loiro se referiu, é o do meu Jeep. Para acessá-lo é só clicar na minha assinatura.

Loiro
07/12/2007, 22:04
Offset é a medida do tanto que o centro da roda é deslocado, em relação ao aro.

Exemplo 1: Se a 'panela' (onde fica os furos) está no CENTRO do aro, dizemos que o offset é 0 (zero).
Se a panela está mais pra fora do aro, o offset é positivo, e se a panela está mais para dentro do aro, o offset é negativo.

Para Jeep, quanto mais NEGATIVO for o offset, melhor, poiis o pneu ficará mais para fora do paralama, e com isso, o pneu não pega na lata (pneus grandes).

Quando o povo fala "OFFSET -25, -35, -44" e etccc, vc deve observar o seguinte:

como o número acompanha o sinal (-), dá para perceber que o offset já é negativo, ou seja, a tendencia é fazer com que o pneu vá para fora do paralama.
O número indica o tanto que ele foi jogado pra fora.

Exemplo 2:
-44 indica que ele foi jogado 44 MILIMETROS para fora.

O tópico do Magnum com que o Loiro se referiu, é o do meu Jeep. Para acessá-lo é só clicar na minha assinatura.

Isso ai que é aula!!:palmas::palmas::palmas:
Mi enrolei todo...
[]´s

Lucas Nassif
07/12/2007, 22:06
Como complemento, segue um arquivo que explica tudo (ou quase isso:mrgreen:) sobre rodas.

Lucas Nassif
07/12/2007, 22:14
Fotos das rodas do Magnum

:arrow: Antes da alteração => 16x7 e OFFSET ZERO!!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=100945&d=1195341395

:arrow: Depois da alteração => 16x8 e OFFSET -35!!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=102575&d=1196619175

Marco
07/12/2007, 22:22
Valeu Loiro!
vou mandar mudar o off set da minha roda magnes 16x8, pois sua explicação foi muito boa e direta:concordo:

Loiro
07/12/2007, 22:59
Valeu Loiro!
vou mandar mudar o off set da minha roda magnes 16x8, pois sua explicação foi muito boa e direta:concordo:

Sugiro baixar o arquivo do Lucas!! Da uma verdadeira aula!

Elmer_Jeep
08/12/2007, 16:41
Parabéns praa galera jovem que tá dando conta do recado em ajudar os novatos.

Na seção downloads temos um tópico sobre esse assunto:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=534

[]'s

MALAKABADO
08/12/2007, 17:05
Rapaziada parabéns:palmas:
Com esse deslocamento negativo a partir de -30 do centro da roda, podemos dizer que compromete a ponta de eixo em sua articulação, em uma trilha pesada ou alguma saliência mais profunda ou mesmo em lombada devido a sua desaproximação negativa ?:pensativo:

um abraço

Elmer_Jeep
08/12/2007, 17:20
Fabio, realmente isso acontece e se agrava mais ainda quando são usados espaçadores nas rodas, (no tópico que indiquei tem algumas fotos de espaçadores).

Lembrando que esse risco só existe em eixos semi-flutuantes, no sistema flutuante não há problema em usar espaçadores e/ou rodas com off-set negativo.

[]'s

AKPG
08/12/2007, 18:48
Fabio, realmente isso acontece e se agrava mais ainda quando são usados espaçadores nas rodas, (no tópico que indiquei tem algumas fotos de espaçadores).

Lembrando que esse risco só existe em eixos semi-flutuantes, no sistema flutuante não há problema em usar espaçadores e/ou rodas com off-set negativo.

[]'s
Aproveitando o tópico, alguém saberia me dizer qual o off set da roda do Troller 3.0 2007?

Obrigado.

Marco
09/12/2007, 10:35
Parabéns praa galera jovem que tá dando conta do recado em ajudar os novatos.

Na seção downloads temos um tópico sobre esse assunto:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=534

[]'s

Pessoal o que mais me chamou atenção aqui no forum, foi a boa vontade de todos em fornecer a melhor informação possivel. valeu a todos!:palmas:

Kim
09/12/2007, 11:00
Bem, tudo já foi dito, mais segue mais um link com informações sobre off set:

http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/offset.htm

As informações contidas no link são de fácil entendimento, mostrando de uma maneira bem clara e suscinta como se deve fazer para chegar à medidas de off set.

Tá certo que quando ouvi a primeira vez essa palavra, achava que o contrario de "off set", seria "on set"!!! Hauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhau

Abraços.

Kim.

Elmer_Jeep
10/12/2007, 11:12
Aproveitando o tópico, alguém saberia me dizer qual o off set da roda do Troller 3.0 2007?

Obrigado.

Vc sabe qual a marca dessa roda ?

AKPG
10/12/2007, 13:32
Vc sabe qual a marca dessa roda ?
Elmer,
Acho que é Mangels mas não consta nada no site deles.
Um abraço,

shaolin36
10/12/2007, 13:46
Boa TArde á todos.

Aproveitando o gancho e a aula excepcional q vcs deram a respeito de off-set. Gostaria de saber mais sobre a diferença entre eixo flutuante, semi-flutuante. Tenho um CJ5 62 e nem sei qual tipo é o meu.

Obrigado,

Abraço.

Adriano-Shaolin36

Kim
10/12/2007, 13:56
Caro shaolin36!

O eixo semi flutuante, é aquele que o rolamento fica na ponta da carcaça do diferencial e, a roda tem seus prisioneiros numa "falange" que é forjada no proprio eixo. (CJ5, F75, F1000, A,C,D/10,20)

O eixo flutuante, é aquele em que a roda fica presa em um cubo (semelhante ao dianteiro do Jeep)

A F250, F2000(lembra?), Caminhões são assim.
O sistema funciona da seguinte forma:
Coloca-se uma manga de eixo na ponta da carcaça, onde será colopcado um cubo de roda com dois rolamentos. Então a roda ficará presa não pelo eixo, sim pelo cubo.
O eixo flutuante é colocado/retirado sem mecher com a roda ou freio (depois de pronto a instalação).
Tem em uma ponta o entalhado das planetárias e, do outro uma pequena "falange" que é presa ao cubo (algo parecido com o sistema queixo duro do Jeep, onde a tração não tem roda livre)

Basicamente é isso.

Abraços.

Kim.

Elmer_Jeep
10/12/2007, 14:02
Elmer,
Acho que é Mangels mas não consta nada no site deles.
Um abraço,

Se for mangels mesmo e vc souber qual é o modelo(nome) da roda fica fácil, acabei de postar na seção de downloads uma tabela que informa todas as características das rodas em aço e liga fabricadas pela mangels, veja:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=506567#post506567

Elmer_Jeep
10/12/2007, 14:08
Boa TArde á todos.

Aproveitando o gancho e a aula excepcional q vcs deram a respeito de off-set. Gostaria de saber mais sobre a diferença entre eixo flutuante, semi-flutuante. Tenho um CJ5 62 e nem sei qual tipo é o meu.

Obrigado,

Abraço.

Adriano-Shaolin36

Adriano,
Aqui tem tudo o que vc precisa saber sobre semi eixos flutuantes http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1915

[]'s

shaolin36
10/12/2007, 17:10
Caros Kim, Elmer e todos.

Muito obrigado pelas explicações, cada dia q passa com a ajuda de vcs me sinto mais seguro em relação ao meu CJ,. Parabêns pelo Fórum e Obrigado.

Abraços,

Chokytu
05/03/2009, 22:40
Pessoal, estou desenterrando o tópico pq preciso de uma ajuda, qual o off set indicado para rodas aro 16 com pneus Daynatork 265/75? só não sei ao certo a tala da roda.
Agradeço a todos que puderem ajudar.

JP CJ-5
06/03/2009, 00:50
Se você se refere ao uso em trilhas, eu acho que o off-set tem de ser -25mm pra cima p/ não raspar do lado interno do caixote. Agora p/ uso on-road é tranquilo, até com offset zero.

[ ]'s

Pessoal, estou desenterrando o tópico pq preciso de uma ajuda, qual o off set indicado para rodas aro 16 com pneus Daynatork 265/75? só não sei ao certo a tala da roda.
Agradeço a todos que puderem ajudar.