Conectar

Ver Versão Completa : Dúvida Sobre Freio Do Cj5

Páginas : 1 [2]

edgar
14/12/2008, 06:51
Mica, ja mediu o diametro interno que estão as panelas de freio ? Normalmente ja sofreram alguns passes para alisar os arranhões. Dai elas ficam maiores....dai tem que usar lonas sob-medida aqui em curitiba chamam de 1X, não tem que mandar fazer, é só comprar as mais gossas.

Mesmo assim, os torneiros olham aquele panelão de freio e vão usinando....derepente voce esta com a penal de freio tããão gasta e aberta que as lonas tem que fazer uma viagem até começarem a freiar.

Se não me engano, no manual do mecanico tem a medida maxima da panela. Na panela em si deveria ter a medida máxima...se bem que nunca vi gravado.

Aqui http://www.mds.ind.br/index.php?goto=catalogo_prod tem o catalog...o saco é que tem que instalar o programinha, tambem tem a medida maxima

tio_mica
14/12/2008, 22:05
Agora que tu falo isso a ultima vez que troquei as sapatas o cara falo que ja nem dava mais pra aplainar elas e que alem de tudo as traseira tavam meio torta... Por isso que quero colocar um disco de uma vez.

Claudio Almeida Machado
04/03/2011, 20:33
CAros amigos, no jeep estou com o CM de gol com hidrovácuo, porém acontece que se eu ligar todas as 4 rodas não da freio nem a pau.
Um mecanico me falou que o cilindro é pequeno!
O mesmo me aconselhou o da toyota bandeirante que é duplo e com diâmetro maior.
Pequisei no forum e vi que o amigo TRISTÃO colocou o da Toyota, porém não tem nenhum comentário sobre a eficácia do mesmo.
Gostaria de saber opinião do pessoal sobre este CM da toyota, ainda tem outro ponto positivo do CM da toyota e que ele já tem duas válvulas equalizadoras já no CM.

Obrigado galera!

rodrigo.hoffman
05/03/2011, 00:32
CAros amigos, no jeep estou com o CM de gol com hidrovácuo, porém acontece que se eu ligar todas as 4 rodas não da freio nem a pau.
Um mecanico me falou que o cilindro é pequeno!
O mesmo me aconselhou o da toyota bandeirante que é duplo e com diâmetro maior.
Pequisei no forum e vi que o amigo TRISTÃO colocou o da Toyota, porém não tem nenhum comentário sobre a eficácia do mesmo.
Gostaria de saber opinião do pessoal sobre este CM da toyota, ainda tem outro ponto positivo do CM da toyota e que ele já tem duas válvulas equalizadoras já no CM.

Obrigado galera!

Se tiver com sistema de freios originais o CM do gol não vai dar conta mesmo.. Ai e melhor partir pra um de Toyota como vc disse ou de F1000 (esse nao tem erro).. Meu jeep ta com CM de gol , mas com disco nas 4 rodas e o freio e muito bom..

[ ]´s

Pablo.pinto2007
05/03/2011, 09:52
Em relação aos freios.. eu já tive muito problema... com sistema original nas rodas mas já com hidrovácuo + CM + pedaleiras do opala (plug in-play)... ele freiava bem, até que um "animal", que até hoje não sei quem foi, colocou um calço entre o CM e o hidrovácuo... resultado o freio ficou travando as rodas, como o problema visto muito aqui no fórum, estrangulado, porém sem saber a causa, já que não dava pra ver o calço... um belo dia, depois de trocar tudo quanto era peça... resolvi trocar o CM, quando o mecânico afrouxou os parafusos o CM deu um pulo pra trás... resultado uma porca 8mm estava calçando-o... foi só montar de volta e pronto... só que pra isso eu já tinha investido num freio a disco pra dianteira... ou seja, o sistema original não tinha problema algum... o problema era no calço do CM.
Essa história todinha é pra dizer que se seu sistema de freio é original nas rodas (a tambor nas 4) eu colocaria um CM e hidro do opala ( e claro se não tiver casar com a pedaleira)... fica eficiente... sem problemas... e claro o problema desse sistema original é a frequencia com que se faz a revisão e as regulagens, que particularmente acho um saco...

Espero ter ajudado com a sua decisão...

Ah! freio também tem a ver com tamanho dos pneus tá... pode ficar ótimo pra mim e pra você faltar "força" pra freiar...

Então os meus pneus são considerados 31", pois são 255/70R15 cobertos com a banda oligator da Ost Pneus (olha o merchã)!!!

CAso os seus penus sejam 33" ou maiores... terás que rever.. aí talvez o de F-1000 realmente seja o mais indicado.

A minha opinião é discreta em relação ao custo que o amigo terá... pois não tenho conhecimento dos preços, mas só por questão de lógica o CM + hidrovácuo do opala deve ser bem mais barato que o da F-1000 ou da Toyota.

Abração!

Claudio Almeida Machado
05/03/2011, 10:09
Pablo,
Quando vc usava o sistema original com o CM de opala, o freio não ficava meio baixo não? A pergunta é pq um amigo tem esta configuração e o dele da um freio bom, porém o pedal fica muito embaixo, daí to querendo partir para o de toyota, é mais caro porém acho q ficará melhor. Vc usava alguma válvula no sistema?
vou esperar alguém q usa o de toyota opinar!

Valeu

Robertux
06/03/2011, 11:03
Eu comprei um kit de freio a disco com disco fabricado pela MDS e pinças da Kombi e um kit de pedaleira suspensa com pedaleira e hidrovácuo de Opala e cilindro mestre da Toyota. Instalei primeiro o freio a disco para instalar depois a pedaleira suspensa, ficou tão bom, macio, freia tão bem que desisti de instalar a pedaleira suspensa. Não vi necessidade do hidrovácuo. Meu Jeep está com pneus 7.50X16.

Claudio Almeida Machado
06/03/2011, 13:37
Roberto,

Boa tarde!

Pelo que entendi vc não chegou a usar o CM da toyota não neh???
Não sabia que o hidrovacuo do opala serve no da Toyota, que com certeza é mais barato!
Poderia até partir para uma configuração parecida com o seu, porém meu CJ ja esta com a pedaleira suspensa, melhor partir para o hidro com CM da toyota.

Desde de ja grato!
Abraço

Claudio Almeida Machado
13/03/2011, 10:27
Caros amigos, estou com uma dúvida em relação a tomada de vácuo no motor BF 161 para o servo freio.

Atualmente pego a tomada de vácuo onde era ligado o limpador de para brisa antigamente (bem no meio do coletor) . Porém eu acho q este orifício é meio fino, será que da um freio bom com apenas esta tomada sem alterar? Tava pensando em aumentar este furo. será q é necessário? se eu aumentar será que vou ter que alterar o gligle do carburador???

valeu

Robertux
13/03/2011, 11:01
Roberto,

Boa tarde!

Pelo que entendi vc não chegou a usar o CM da toyota não neh???
Não sabia que o hidrovacuo do opala serve no da Toyota, que com certeza é mais barato!
Poderia até partir para uma configuração parecida com o seu, porém meu CJ ja esta com a pedaleira suspensa, melhor partir para o hidro com CM da toyota.

Desde de ja grato!
Abraço

Isso mesmo, não cheguei a instalar o kit de pedaleira suspensa pois o freio ficou muito bom e não vi necessidade do hidrovácuo. Para instalar a pedaleira suspensa teria que mexer na instalação eletrica porque a caixa de fusíveis está colocada bem no lugar onde ficaria o hidrovácuo, então resolvi deixar assim mesmo.
O kit de pedaleira suspensa que comprei é da www.autocar4x4.com.br (http://www.autocar4x4.com.br) . Eu não sei se eles fazem alguma adaptação para ligar o CM da Toyota no hidrovácuo do Opala ou se é plug and play, mas que é possível colocar é.

Mavmav
05/01/2012, 10:00
Bom dia.

Sou novato aqui no forum... e bem leigo em mecânica... apesar de 10 anos de Jeep Willys CJ5. Parece mentira, mas quase nunca meu Jeep deu mecânica. Sempre foi o básico e só rodar.

Isso acabou não me fazendo precisar aprender mais de mecânica... ehehehe.

Bom... nesse 2012 vou dar um super trato nele e deixar ele mais "usável" na cidade.

VOu colocar DH e tbm freio a disco.

Minha dúvida é: COLOCO FREIO A DISCO NAS 4 RODAS??? Ou melhor apenas na dianteira???

PS. Minha pedaleira é suspensa... o resto eu não sei nada! eheheheh.

Li muito aqui no forum e to tentanto entender e aprender... mas tem muita coisa técnica.

Queria a melhor configuração (mais segura) pra rodar na cidade.

Aguardo as opiniões. VALEU e um abraco a todos!

Robertux
09/01/2012, 23:36
Mavmav, como já disse anteriormente eu tenho freio a disco na frente e tambor original na traseira. Minha pedaleira é a original, em baixo, sem servofreio e acho que o freio é muito bom, precisa pisar com força mas segura bem. Quando tinha tambor nas 4 rodas o freio era horrível, depois que coloquei disco na frente melhorou 250%.
Acho que se colocar disco nas 4 deve melhorar mais ainda, mas a diferença não erá tão grande quanto o disco na dianteira, então, em função do custo (perto de R$ 1.000,00) além da dificuldade de encontrar as pinças do Kadett, no seu caso que roda só na cidade, acho desnecessário o freio a disco na traseira.
Agora, eu que uso só na trilha, abri as campanas depois de 2 anos e quase não consegui enchergar os patins, tava um bloco só de barro, as lonas já haviam acabado e estava freiando somente com a dianteira, por isso que estava praticamente sem freio, estou pensando em colocar o freio a disco na traseira para facilitar a manutenção, mas não pelo melhora na frenagem.

juleymar73
10/01/2012, 01:04
Mavmav, como já disse anteriormente eu tenho freio a disco na frente e tambor original na traseira. Minha pedaleira é a original, em baixo, sem servofreio e acho que o freio é muito bom, precisa pisar com força mas segura bem. Quando tinha tambor nas 4 rodas o freio era horrível, depois que coloquei disco na frente melhorou 250%.
Acho que se colocar disco nas 4 deve melhorar mais ainda, mas a diferença não erá tão grande quanto o disco na dianteira, então, em função do custo (perto de R$ 1.000,00) além da dificuldade de encontrar as pinças do Kadett, no seu caso que roda só na cidade, acho desnecessário o freio a disco na traseira.
Agora, eu que uso só na trilha, abri as campanas depois de 2 anos e quase não consegui enchergar os patins, tava um bloco só de barro, as lonas já haviam acabado e estava freiando somente com a dianteira, por isso que estava praticamente sem freio, estou pensando em colocar o freio a disco na traseira para facilitar a manutenção, mas não pelo melhora na frenagem.
Ola amigo , que CM vc usa que funciona sem servofreio ? sera que o hidrovacuo do gal da pra usar no jeep com freio a disco na frente ??

Willys51or
01/05/2012, 10:59
Bom vamos a minha novela.... o meu cj5 64 tinha sistema de freio com cilindro mestre original e lonas, estava bom. Resolvi colocar pedaleira suspensa, com hidrovácuo Varga do opala e cilindro mestre duplo de kombi.
Resultado, não deu pedal, nem freio. Na primeira pisada com força, as rodas seguravam, pouco. Depois o pedal batia no fundo e cadê o freio ?
Após 1000 sangrias joguei a toalha e levei ao mecânico. Foram trocados 2 reparos de cilindro de roda traseiro e o cano que vai para elas.
Resultado, deu freio, porém no fundo do pedal.
Segundo o mecânico, agora tá faltando volume de fluido.

Alguém sabe de um cilindro de volume maior que 22 mm e que sirva no hidrovácuo varga do opala e que seja plug´n play ?
Pois do contrário, terei que trocar o mesmo também.

rodrigo.hoffman
01/05/2012, 21:37
Bom vamos a minha novela.... o meu cj5 64 tinha sistema de freio com cilindro mestre original e lonas, estava bom. Resolvi colocar pedaleira suspensa, com hidrovácuo Varga do opala e cilindro mestre duplo de kombi.
Resultado, não deu pedal, nem freio. Na primeira pisada com força, as rodas seguravam, pouco. Depois o pedal batia no fundo e cadê o freio ?
Após 1000 sangrias joguei a toalha e levei ao mecânico. Foram trocados 2 reparos de cilindro de roda traseiro e o cano que vai para elas.
Resultado, deu freio, porém no fundo do pedal.
Segundo o mecânico, agora tá faltando volume de fluido.

Alguém sabe de um cilindro de volume maior que 22 mm e que sirva no hidrovácuo varga do opala e que seja plug´n play ?
Pois do contrário, terei que trocar o mesmo também.

Cara..

CM de F1000 da certo no hidro do opala e senao mew engano tem +/- 28mm...

[ ]´s

georgevalle
02/05/2012, 07:53
Como o Rodrigo falou o CM da F-1000 é plug'n play no servo do opala inclusive os canos de freio são a mesma rosca, com o CM do opala o freio fica excelente (leve até demais) mas as lonas tem que estar encostadas nos tambores e qualquer desgaste nas lonas não vai mais ter freio na 1ª pisada já com da F-1000 não vai precisar bombar mas vai ficar mais pesado praticamente igual ao original.

Pablo.pinto2007
02/05/2012, 16:34
Como o Rodrigo falou o CM da F-1000 é plug'n play no servo do opala inclusive os canos de freio são a mesma rosca, com o CM do opala o freio fica excelente (leve até demais) mas as lonas tem que estar encostadas nos tambores e qualquer desgaste nas lonas não vai mais ter freio na 1ª pisada já com da F-1000 não vai precisar bombar mas vai ficar mais pesado praticamente igual ao original.

X2
Era exatamente o que ia citar...

Quando se usa o cilindro do opala... as lonas devem estar bem reguladas... a ponto de se o tambor estiver ovalizado não vai conseguir um freio perfeito...
Eu uso disco na dianteira e tambor na traseira... tenho problemas com isso... e olhe que o volume de óleo necessário para as pinças é pouco em relação às traseiras. E sinto também que quem segura o jeep é o freio traseiro... o dianteiro só breca... digo isso pois tive, recentemente problemas no traseiro e tive que isolar o sistema traseiro, ficando somente com a dianteira freando.. freia legal, o pedal fica mais em cima, mas se precisar parar não pára...

Forte abraço!!!

Pablo

Luiz Fernando de C
16/09/2014, 15:02
Senhores, Leopoldo e companhia limitada boa tarde.
De posse de todas essas informações aqui colocadas, estou optando por uma solução a um custo masi baixo para os freios do meu CJ5.
Consegui um Kit com os 4 espelhos cilindros...sapatas e tudo mais ( Completo) de uma F75. E sinceramente...a cada dia me suspreendo com tanta informação e coisas que eu nunca imaginaria....( DUO servo...Simplex..etc..).
Estou procurando um cilindro mestre da Veraneio, pelo fato de ser de dupla atuação, por questões de segurança..e também claro pelo relato de um colega aqui do 4x4 que fez essa mesma configuração e disse ter sido bem sucedida.
Gosto de certa forma manter a originalidade...porém não me impediu de calçar o bixo com 4 Mangels direcionas(-50 offset) + Frontieira 265 75 16.
Ainda tenho o Jogo de rodas originais com os pneus pra um eventual passeio etc...
Desde que comprei o jeep (Dez 2001)...essa peleja do freio nunca me deu sussego...reguladinho..bastava uma trilha leve/média...e o pedal ja começa a baixar...a luz de freio ja começa a deixar de funcioonar....enfim...O fato também de que a regulagem do freio da F75 ser bem mais fácil do que o original do CJ5 original.
Ainda não está no jeito de montar pois preciso verificar a situação dos cilindros de roda e das sapatas também....e o CM aind avia precisar do suporte.
Quanto ao freio de estacionamento optei por aquele fabricado pelo Berga...mas com muito trabalho acabei fazendo em casa mesmo pelo fato de não encontrar dele mais pra venda nas lojas. Ficou muito bom, fiz um vídeo do jeep ligado, parado em uma ladeira.

Assim que começar a instalação quero contar com a ajuda da turma para os finalmentes do freio.
Um Abraço, saudações.

Robertux
17/09/2014, 16:30
Eu uso freio a disco na dianteira, desses kits com pinça da kombi e original na traseira, com cilindro mestre original, sem servofreio. Não tenho do que me queixar quanto à frenagem, segura muito bem e não arrasta, parece até ABS, porém, a cada trilha o freio baixa, em função da entrada de barro no sistema de tambor traseiro, que lixa as lonas e o tambor.
O correto seria a cada trilha desmontar a traseira, lavar os tambores e lonas e lubrificar os patins, mas... Haja disposição. Então estou pensando em colocar freio a disco também na traseira, mas aí precisaria de servofreio e pedaleira suspensa e cairia nessa novela relatada nesse tópico, além de problemas com o cabo e regulagem da embreagem. Ainda não decidi o que fazer!

Luiz Fernando de C
05/10/2014, 14:42
Pessoal boa tarde. Realmente, o sistema de freio da F75 (Duo Servo) realmente faz uma diferença danada.Minha canela chegou doendo bem menos da ultima trilha que fiz.O freio de mão no cardã também foi fundamental pra isso....devido a outro problema que tenho com meu jeep em não poder desligar quando o motor está muito quente...daí eu antes tinha que ficar dentro do jeep..segurando o bicho no freio de pedal...agora facilitou.
Enfim...uma coisa me preocupou demais....ao chegar em casa de desmontar o conjunto da traseira pra conferir..debato com o cilindro de rodas quase rompendo a parede, devido ao fato dos prisioneiros de roda estarem esbarrando nele....estranho...mas não sei de onde pode estar vindo toda essas folgas...mas ao que parece...o problema além da folga está na marca do cilindro de rodas....479579 479581por incrível que pareça ainda não deu vazamento no cilindro de rodas....mas a parede está bem fina.
Mais tarde..pesquisando na Net...vi que existe diferença nos fabricantes...ou então...algum bem específico para a F75....no caso aí foram os da traseira..
479580 Na verdade ainda não desmontei novamente pra ver se realmente há essa diferença entre os que estão no meu jeep, mas tomara que tenha, porque aí por enquanto vai ser só trocar o cilindro mesmo.

Grande Abraço a todos e qualquer novidade posto aqui.

Pablo.pinto2007
06/10/2014, 09:09
Pessoal boa tarde. Realmente, o sistema de freio da F75 (Duo Servo) realmente faz uma diferença danada.Minha canela chegou doendo bem menos da ultima trilha que fiz.O freio de mão no cardã também foi fundamental pra isso....devido a outro problema que tenho com meu jeep em não poder desligar quando o motor está muito quente...daí eu antes tinha que ficar dentro do jeep..segurando o bicho no freio de pedal...agora facilitou.
Enfim...uma coisa me preocupou demais....ao chegar em casa de desmontar o conjunto da traseira pra conferir..debato com o cilindro de rodas quase rompendo a parede, devido ao fato dos prisioneiros de roda estarem esbarrando nele....estranho...mas não sei de onde pode estar vindo toda essas folgas...mas ao que parece...o problema além da folga está na marca do cilindro de rodas....479579 479581por incrível que pareça ainda não deu vazamento no cilindro de rodas....mas a parede está bem fina.
Mais tarde..pesquisando na Net...vi que existe diferença nos fabricantes...ou então...algum bem específico para a F75....no caso aí foram os da traseira..
479580 Na verdade ainda não desmontei novamente pra ver se realmente há essa diferença entre os que estão no meu jeep, mas tomara que tenha, porque aí por enquanto vai ser só trocar o cilindro mesmo.

Grande Abraço a todos e qualquer novidade posto aqui.

Note que na foto que vc postou um cilindro ao lado do outro, é notório que um não é substituto do outro justamente devido à distância da fixação (parafusos de fixação) para o centro do cilindro onde pega as sapatas... o que eu tô achando que é seu problema é no semi-eixo mesmo... vc viu se tá com folga? para o cilindro estar desgastado do jeito das fotos, vc teria notado algum barulho quando andando normalmente na cidade, na estrada... caso não o problema surgiu na trilha... que modelo é seu semi-eixo? chavetado ou não?

Pablo

Luiz Fernando de C
06/10/2014, 11:05
Fala Pablo tranquilo?
Então, é até meio complicado de falar mas pelo que vi aqui existem uns 3 tipos de eixo dependendo do ano do jeep. E o meu é desse (não chavetado) da foto479634 e parece de um ano que parece que saíram mais de um tipo de semi-eixo de fábrica, mas ele é cônico e da metade pra frente tem o diâmetro reduzido até encaixar no diferencial. E na verdade eu montei o conjunto e fui pra trilha..e ao desmontar em casa pude perceber o problema, mais ou menos 95 KM no total..(trilha+asfalto+estrada de terra)

Quando montei vi que havia ficado bem próximo, quase esbarrando nas coifas de vedação do cilindro de rodas mas não pensei que chegaria a tanto.
Mas de fato ter passado com o Jeep em algumas erosões pode ter ajudado a empurrar o eixo pra dentro.
Vou procurar o cilindro pra comprar e ver se realmente há essa diferença, pois estes da foto não são os do meu jeep, achei isso na Net mesmo.
No entanto, o rolamento cônico "entrou fácil" na tubeira do diferencial, enquando do lado direito sofrei pra colocar de volta quando estava montando o espelho da F75 no lugar dos origninais do Jeep.

antonio umino
06/10/2014, 12:07
Por esta foto......
Veja que os pinos da sapata de freio estão deslocados fora da linha de centro F 75.
deve ser de uma outra viatura,, Por exemplo da Ford f 100 F. 1000.
Parecem ser iguais.... mas existe a diferença nos tamanhos dos patins de freio (sapatas).

abçs

479651

vavarusso
06/10/2014, 16:42
Por esta foto......
Veja que os pinos da sapata de freio estão deslocados fora da linha de centro F 75.
deve ser de uma outra viatura,, Por exemplo da Ford f 100 F. 1000.
Parecem ser iguais.... mas existe a diferença nos tamanhos dos patins de freio (sapatas).

abçs

479651
Parece ser mesmo que a folga ficou muito pequena entre o CR e o semi eixo

Pablo.pinto2007
06/10/2014, 18:22
Parece ser mesmo que a folga ficou muito pequena entre o CR e o semi eixo

Notemos que o amigo trocou o sistema original pelo de outro carro (F-75 ou F-100)... então a diferença de uma aplicação para outra pode estar aí...

Agora eu pergunto... com esse semi-eixo aí o rolamento não deveria ser aquele que é montado (não cônico)...

Fiquei na dúvida agora!

Pablo

Luiz Fernando de C
09/10/2014, 20:10
Notemos que o amigo trocou o sistema original pelo de outro carro (F-75 ou F-100)... então a diferença de uma aplicação para outra pode estar aí...

Agora eu pergunto... com esse semi-eixo aí o rolamento não deveria ser aquele que é montado (não cônico)...

Fiquei na dúvida agora!

Pablo
Boa noite senhores...

Então...depois de pensar...pensar :pensativo:..resolvi em plena quinta mesmo desmontar o troço...e a surpresa ;..tirei o cilindro velho..levei na auto peças pra comparar.....e..surpresa!!!!! culpa da Bosch!!!!
Realmente, a marca faz a diferença nesse caso aí.Tudo bem que o cilindro que estava montado ja devia estar rodando em outra viatura...sem ser Jeep...talvez uma F75 mesmo e o principal....nada justifica também o semi-eixo deslocar no sentido axial, mas nesse caso de adaptação, a marca Bosch tem um ressalto bem maior no encaixe do cilindro no espelho. Isso fez com que o semi deslocando pra dentro, a parte de traz dos prisioneiros de roda esbarrasse na parede do cilindro até quase rompê-lo.
Troquei o cilindro e a distância do prisioneiro á parede do cilindro aumentou consideravelmente. A nova marca é Fortec (direita) e o antigo é Bosch.
:confused: Jeep...ta sendo desse jeito mesmo...cada dia uma novidadezinha...uma hora ele fica bom de vez...enquanto isso a gente vai quebrando a cabeça.

480020

Um Abraço a todos.:chorandoderir:

antonio umino
09/10/2014, 21:09
480022

480023
Então. por esta foto de baixo.... O cilindro da roda está deslocado do espelho. consequencia do ressalto de apoio no espelho ser maior.....
Quem montou o sistema deve ter percebido que o pino de acionamento dos patins, (sapatas do freio),o cilindro da roda tinha o deslocamento para o lado do semi eixo..... Então ao comprar peças tem que prestar muita atenção com peças semelhantes, mas um pouco diferentes. pois o sistema de um é diferente no outro..
abçs

Luiz Fernando de C
09/10/2014, 22:40
Boa noite Sr Antônio,
Então, sou eu mesmo quem mexe nisso aí viu.....e sinceramente...só percebi essa diferença ao montar o semi eixo de volta.
Por sorte que vi na net aquela foto dos dois cilindros de roda com a mesma aplicação porém com dimensões diferentes.
Ambos nas caixas vem escrito que é para a traseira da F75.....sinceramente não entendi o porque.

Com isso...o fato de se criar um ângulo no sentido longitudinal ao semi-eixo podedria até mesmo diminuir a força de frenagem desse cilindro nesse sistema...agora ficou ok.

Um Abraço.

antonio umino
09/10/2014, 23:11
Vivendo e aprendendo...

Muitas vezes o erro, faz a gente ficar mais esperto...

Hoje montando as engrenagens do cambio.... abri o pacote de travas e arruelas,.
Das travas que vieram, acho que tem uma menor... (não é da caixa dos jeeps).. e não estou conseguindo colocar...
e também não achei uma trava maior.....(agora quero ver) amanhã, vou nas oficinas ver se consigo arrumar a trava do eixo entalhado, a que trava o sincronizador da 3 e 4 marcha....
E vamos que vamos....

grande abraço.

Luiz Fernando de C
23/02/2015, 16:14
Alex, ai vão as fotos. A peça foi cortada com uma serra tico tico eletrica, com muita calma em chapa 3\16", pensei fazer em inox, mas existe uma má fé dos fornecedores que querem superfaturar qualquer coisa em inox. As curvas dei "acabamento" com esmerilhadeira. Uma futura peça, vou mandar cotar com corte a laser e as dobras mais bem vincadas.
No furo que ficou junto da dobra coloquei um prisioneiro de inox, que aparece nas ultimas fotos.
A peça vai parafusada na longarina do jeep com 4 parafusos.
Não é preciso cortar o suporte do cilindro mestre original.
Ainda preciso fazer um corte na peça para a passagem do cano de freio traseiro.
Ainda não resolvi o problema do apoio do eixo dos pedais, aquela chapa que ficava presa junto do cilindro mestre. Nem sei se é preciso este apoio.
Medi o curso do pedal com o cilindro velho e com o novo e ficou igual.
O reservatorio original que é encaixado no proprio cilindro vou colocar preso na parece corta fogo e vou interligar com duas mangueira. O maior problema ainda é achar uma espiga que faça o encaixe ideal no corpo do cilindro mestre.

Edgar, boa tarde, tudo bem?

Qual o diâmetro dos furos de fixação do suporte na longarina?

Qual parafuso usou?

Pilatti
27/02/2015, 08:20
Pessoal,

A muito tempo instalei disco na dianteira, supostamente com servo freio da Toyota junto com cilindro mestre..

Recentemente troquei o motor, antes era BF e agora GM151 aproveitei e troquei servo freio e cilindro mestre para do opala também..

O Jeep esta parando, mas o pedal vai fundo e nunca travam as rodas. Já fiz sangria das quatro rodas e nada.. Antes da troca o freio não estava 100% tbm, mas achei que poderia estar travado pois o Jeep ficou parado 11 anos e nesse tempo um flexível arrebentou vazando o fuido.

Minha configuração agora é:

- pedaleiras da toyota (eu acho)
- servo freio e cilindro do Opala
- disco na frente
- tambor atrás

Alguma dica? Esses foram os itens do Opala que instalei agora

493917

abs

antonio umino
27/02/2015, 09:43
Fazer, sangria dos freios...
Quando vc sangrou os freios. pedalou até que o pedal ficasse alto???? Ou o pedal abaixava até o assoalho.
Para sangrar tem que dar pedal até que o pedal fique no alto.... e após ficar com o pedal apertado ao sangrar o pedal abaixa, fazendo o óleo de freio e o ar sair...... Caso o pedal não fique no alto. tem defeito no cilindro mestre ou nos ciindros da roda ou pinça.
O cilindro mestre do opala é complicado..... ainda mais não sendo novo....

abçs

Denáise
02/03/2015, 16:59
Olá Pessoal! Sou nova por aqui, e já naveguei um pouco nos foruns sobre Willys! Acabei de comprar meu CJ5 72. Não manjo nadica de nada de mecânica mas estou bem disposta a aprender bastante por aqui e junto com meu papito colocar a mão na massa e tornar o Juvenal um jeep melhor! Vi que um amigo citou o "Manual do mecanico" no setor de downloads. Procurei por este forum e nao consegui encontrar. Teriam alguma dica de onde acha-lo?

Ian Jeep
02/03/2015, 18:29
Olá Pessoal! Sou nova por aqui, e já naveguei um pouco nos foruns sobre Willys! Acabei de comprar meu CJ5 72. Não manjo nadica de nada de mecânica mas estou bem disposta a aprender bastante por aqui e junto com meu papito colocar a mão na massa e tornar o Juvenal um jeep melhor! Vi que um amigo citou o "Manual do mecanico" no setor de downloads. Procurei por este forum e nao consegui encontrar. Teriam alguma dica de onde acha-lo?

Seja bem vindo,
Aki no fórum vc vai sanar praticamente todas as suas duvidas, a galera é gente boa.

Pesquise bastante aqui, muitos aki ja tiveram a mesma duvida q vc terá.

Abraços

Link dos manuais
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/145897-troca-de-manuais.html

Pilatti
05/03/2015, 18:08
Fazer, sangria dos freios...
Quando vc sangrou os freios. pedalou até que o pedal ficasse alto???? Ou o pedal abaixava até o assoalho.
Para sangrar tem que dar pedal até que o pedal fique no alto.... e após ficar com o pedal apertado ao sangrar o pedal abaixa, fazendo o óleo de freio e o ar sair...... Caso o pedal não fique no alto. tem defeito no cilindro mestre ou nos ciindros da roda ou pinça.
O cilindro mestre do opala é complicado..... ainda mais não sendo novo....

abçs

Antonio,

Olá. Tudo bem? Esse processo que você descreveu tem de fazer nas 4 rodas isso? Eu bombei o pedal até sair um pouco de fluido, tem de bombar até endurecer então? Quando isso acontecer mantém o pedal pressionado e fecha a saída do fluido? Isso tudo com motor desligado?

Abs

antonio umino
05/03/2015, 21:16
Pode ser com o motor desligado....

Sangria dos freios....
Pedalando vai endurecer....... ao sangrar vai sair o ar... quando começar a sair o óleo do freio, o pedal vai ficar duro (ou melhor sem ar). e ficando mole (flexivel) tem ar no sistema...
Mantendo o pedal precionado, ao abrir o sangrador o pedal vai baixar, e com ele vai sair o ar junto com o óleo....
Vc vai perceber ....
Tem uma maneira de ver parar o ar.... com uma mangueira cristal... coloque na saida do sangrador... e no final uma vasilha., para não jogar o fluido de freio (oleo de freio)... nesta mangueira vc vai ver o ar e o óleo...

abçs

DrigoFons
12/03/2015, 20:57
Aproveitando esse debate, meu Amigo "KAKA" esta com problema no JEEP dele 81, o problema é o seguinte depois de instalado servo freio, usando todo aparato original que já havia no veículo o mesmo esta travando isso ocorre quando em rodagem normais esquentendo a roda principalmente a traseira já foi instalado valvula mas o problema persite, há solução?

Lembrando. Pedaleira suspensa +servo freio + cubos originais JEEP 81...

Abraço

Rodrigo 'Drigo Fons"

antonio umino
12/03/2015, 22:11
Aproveitando esse debate, meu Amigo "KAKA" esta com problema no JEEP dele 81, o problema é o seguinte depois de instalado servo freio, usando todo aparato original que já havia no veículo o mesmo esta travando isso ocorre quando em rodagem normais esquentendo a roda principalmente a traseira já foi instalado valvula mas o problema persite, há solução?

Lembrando. Pedaleira suspensa +servo freio + cubos originais JEEP 81...

Abraço

Rodrigo 'Drigo Fons"

Talves o curso do pedal esteja enforcado....

Enforcado..... não tem folga entre o inicio de quando pisa no freio, até que faça o hidrovácuo funcionar....
Vai ter que fazer uma regulagem no curso do pedal....

abçs

vavarusso
13/03/2015, 08:31
Talves o curso do pedal esteja enforcado....

Enforcado..... não tem folga entre o inicio de quando pisa no freio, até que faça o hidrovácuo funcionar....
Vai ter que fazer uma regulagem no curso do pedal....

abçs

Bom dia me nobre Antonio, isso mesmo, eu tive esse problema e era a haste que empurra o servo sem nenhuma folga axial, entao era so as lonas esquentarem que as rodas ficavam amarradas e quentes.

antonio umino
13/03/2015, 10:27
Curso morto.. folga do pedal de 10 a 13 mm.. ou até 1/2 polegada...

Veja também se o eixo do hidrovácuo não está empurrando o embolo do cilindro mestre.
solte o cilindro mestre do hidrovácuo.. se estiver empurrando .haverá uma resistencia até encostar no hidro..
Se não estiver empurrando e não tiver folga faça a regulagem do pedal. até que tenha o curso morto..

abçs

vavarusso
13/03/2015, 13:38
Curso morto.. folga do pedal de 10 a 13 mm.. ou até 1/2 polegada...

Veja também se o eixo do hidrovácuo não está empurrando o embolo do cilindro mestre.
solte o cilindro mestre do hidrovácuo.. se estiver empurrando .haverá uma resistencia até encostar no hidro..
Se não estiver empurrando e não tiver folga faça a regulagem do pedal. até que tenha o curso morto..

abçs
Eu resolvi com orientação do nosso amigo Edison da Oficina 4X4GARAGE. Era a falta de folga no pedal, ja que o conjunto servo e cilindro sao originais da strada.

Ian Jeep
03/07/2017, 14:08
Amanha vou ver o custo do corte a laser e posto aqui

Leopoldo, ainda continuo com o drama de conseguir uma valvula destas, acho que vamos ter que fazer um teste de DNA na tua !

Creio que esta configuração ficou boa especialmente para quem usa disco na frente, afinal este cilindro mestre é originalmente para a veraneio moderna, que tinha disco na frente, assim não haveria problema de arrumarmos a famigerada valvula de retenção parcial !

Edgar, to tentando falar com vc via MP, porem sua caixa de entrada está lotada!
Queria trocar umas ideias sobre o freio q vc fez.

Abraços

ElissomMoura
05/08/2019, 18:39
Olá pessoal sou novo na área e estou fazendo umas mudanças na viatura, tirando o sistema original de freio (cilindro único) por um do Santana, tô com uma dúvida se fica ok, pq por enquanto ( 3 meses aí pra frente) vou usar ele com as lonas originais na roda, posteriormente colocar a disco na dianteira. Alguém já fez a adaptação com cilindro e hidrovacou do Santana?

Treme Terra
07/08/2019, 10:35
Eu aconselharia vc instalar o seguinte conjunto: Pedaleira do Opala, Hidrovacuo do opala, e o cilindro mestre da Kombi 82 acima. O cilindro mestre do Santana não vai fornecer a quantidade de óleo suficiente para alimentar os quatros cilindros de roda, o freio vai ficar baixo, e talvez tenha bombar o pedal para ter algum freio. O cilindro mestre tem que ter no minimo 24 cm de diâmetro.

ElissomMoura
28/08/2019, 13:28
Poderia trocar só o cilindro mestre? Acho que o resultado seria o mesmo !?