Conectar

Ver Versão Completa : Dúvida Sobre Freio Do Cj5

Páginas : [1] 2

ricleite
04/12/2007, 19:27
Sistema original com disco x servo-freio com lonas? Gostaria de levantar este debate.
Se eu não tenho condições financeiras de colocar disco na frente e servo-freio, o que seria ideal, qual então seria a melhor opição?
Manter o sistema original bem regulado e colocar o disco na frente ou colocar pedaleira com servo freio e manter as lonas????

Loiro
04/12/2007, 19:35
Sistema original com disco x servo-freio com lonas? Gostaria de levantar este debate.
Se eu não tenho condições financeiras de colocar disco na frente e servo-freio, o que seria ideal, qual então seria a melhor opição?
Manter o sistema original bem regulado e colocar o disco na frente ou colocar pedaleira com servo freio e manter as lonas????

Trocar todo o sistema original com pedaleira e servo e mantelo regulado ou freio a disco na dianteira com pedaleira e servo.
Abraço

Ramone
04/12/2007, 20:00
Trocar todo o sistema original com pedaleira e servo e mantelo regulado ou freio a disco na dianteira com pedaleira e servo.
Abraço

Isso pq o cara falo que não tem grana. Hehehe :mrgreen:

Loiro
04/12/2007, 20:12
Coloca pedaleira e servo e mantem as lonas bem reguladas, pronto!!

leopoldo
04/12/2007, 21:06
Campeão de gasto - servo, pedaleira suspensa, disco nas 4.

Vice campeão de gasto - servo, pedaleira, disco na frente.

3º lugar: coloca servo, pedaleira e mantenha as lonas ... vc vai tomar um susto ao pisar no freio.

4º lugar (já começa a ficar econômico) não coloque servo freio mas, troque o sistema de freio "simplex" do jeep (panelas, espelho, lonas, cilindros de roda) pelo da roda traseira do landau = F75 que usa o sistem "duo-servo". É um Sr. freio.

edgar
04/12/2007, 21:10
Ha de se fazer boa analise do que se espera do jeep.

Como meu jeep é para uso basicamente urbano, se muito ando em estrada de terra esburacada

a ideia que pretendo adotar é:

1- manter as lonas nas 4 rodas, mesmo com o problema da agua em alagamento (baita problemão nos alagamentos de rua em dia de chuva) e o problema da lama que entra e não sai.
1a - Podem não acreditar mas adoro regular lona, trocar oleo, trocar graxa de munhão, etc...
2 - NÃO instalar servo freio
3 - trocar o cilindo mestre original de cirquito simples por um de gol, sistema duplo, muito mas seguro e confiavel, caso um flexivel arrebente e tambem na qualidade do cilindro mestre em si, tem aproximadamente o mesmo diametro, mas em duas camaras, a menos vai ser ligada ao sistema raseiro para tentar evitar o travamento de rodas traseiras.
4 - trocar (assim que der tempo) todos os canos metalicos, afinal não devem ser eternos
5 - Manter a pedaleira original é uma questão fundamental, questão de originalidade, aspecto, tradição, etc..

Logicamente ha de se fazer um suporte para o cilindro mestre, uma adaptação no varão aque aciona o cilindro mestre, etc, etc.

Isto são minhas ideias, ainda to com a viatura desmontada. Creio que mais umas duas semanas devem botar a carroceria em cima do chassis, ai vai dar para tirar umas medidas.

rubensx
04/12/2007, 21:40
olha na boa

serio mesmo... na boa... vc pode economizar em tudo menos em freio e direção

1- já vi gente parar em um poste com um jeep 1975 por causa de direção
2- já vi a mesma pessoa azarada transnformar um vectra em um vectra gt ou astra por causa de freio
3- vi uma pessoa diferente em carro diferente perder os dois ao mesmo tempo (esse tem de se benzer) e fazer um estrago de causar inveja ao bin laden já que o mesmo esturricou um alambrado de metal e caiu capotando em cima de dois carros numa certa ladeirinha perto da serra da cantareira na ZN

todos sairam vivos mas os cjs moidos e por pouco não viraram pastel

logo pense muito bem em por um servo freio e um kit de disco e pinças na dianteira, por favor... você vai lembrar de mim o dia que seu freio te faltar (espero que nunca aconteça)

edgar
04/12/2007, 21:58
Poxa Rubens, assim me da medo, tenho meu CJ ha 12 anos, troco fluido de freio todo ano, regulo lona umas 2 ou 3 vezes por ano. Tá não faço trilha, só passeio. A unica vez que me acidentei com o jeep foi quando a coluna da direção quebrou em dois, ebm no meio, não tinha solda. Coisa que ia quebrar mesmo que estivesse usando caixa de gol, santana, etc.
Ha se é assim vamos olhar com mais calma os topicos do Leopoldo e fazer exame de particulas magneticas até na bolotinha do braço pitman, fazer um RX nos rebites do chassi, trocar os prisoneiros das rodas ha cada 5 anos, coisa que eu acho que deveria ser feita mesmo.
Serio, não é deboche, mas conheço um jeep daqui de curitiba que os prisioneiros não tem mais rosca e as porcas das rodas.....meu deus , realmente não entendo como as rodas ficam no lugar. São estes pequenos detalhes que matam....acho eu

ricleite
04/12/2007, 22:14
Eis que Minhas dúvidas só aumentam....:-?
Pensei em colocar pedaleira e servo freio, mantendo as lonas agor; e quando tivesse mais grana, colocaria os discos na frente. Pois a dúvida é: Eu teria que trocar o cilindro de freio quando opta-se pelos discos ou o mesmo cilindro serve para os dois sistemas? To pensando em comprar o kit pronto de servo e pedaleira, só não sei de qual carro foi adaptado???
Já comprei o kit de direção do santana ou gol??sei lá?? e o mecânico disse que a mão de obra vai ficar mais barata se eu fizer tudo agora, pois vai ter que mexer no painel corta fogo uma só vez; e já instala a direção e pedaleira de uma vez só. Depois que sobrar grana, no futuro... eu compro os discos e mando colocar:)

leopoldo
04/12/2007, 22:15
Edgar, concordo.

A adaptação de freio a disco é o que a palavra diz: adaptação

e como muitos já viram, nem sempre dá os resultados esperados.

é por isso que sugestiono a instalação do sistema da F75, menos dispendioso e não é uma adaptação propriamente dita. Dispensa fabricação de peças.

Agora, realmente a instalação de um cilindro mestre duplo é para lá de desejável, devido a própria natureza da redundãncia.

rubensx
05/12/2007, 00:21
bom eu seguiria a idéia do mestre leopoldo nesse caso

Mas gente é serio isso! Tem nego que tem sorte... (e outros azar é fato) mas não brinque com freios

Quanto a adaptação eu usava um CJ do meu amigo um 1968 com freios a disco dianteiros e lona na traseira, o servo era de opala 9apesar de desaconselhável) para os pneus de medidas originais era mais que suficiente e cumpria muito bem seu papel na rua (segurava muito bem na descida da serra da cantareira, mais especificamente a descida da antiga estrada da roseira)

Enfim, pensa com carinho procura investir caixa de direção e o servo seria bom, mas melhor fazer o esquema do Leopoldo para otimizar o freio, se é para economizar

Não quero assustar, mas isso é sério e o jeep 1975 laranja desse amigo conseguiu realmente endividar o rapaz com esses "sustos" e sempre quando vejo um CJ com lonas eu lembro dele

eu tenho saudade desse CJ lembro que o quadro de párabrisas dele era de ALUMINIO!!!! ate hj nào sei quem fez esse quadro mas queria saber (foto de 1997 ok??)

rubensx
05/12/2007, 00:33
só pra citar eu gostava tanto desse CJ (foi o primeiro que andei em 1996) tinha 16 anos

que quando resolvi comprar o meu fui atrás dele, para comprar ESSE CJ
Encontrei ele em Mogi Guaçu - SP as letras da placa eram BGS - (numeros não me lembro mais) e ele estava numa revenda de automoveis a venda ele bateu a dianteira e ganhou umas soldas no chassis e isso fez com que eu desistisse da compra na época (2002) depois disso o mesmo sumiu!

se alguém tiver noticias dele me avise era um ótimo jeep e principalmente aquele quadro de parabrisas de aluminio era fantástico (apesar de não pegar tinta)

ano 1975 cambio original 3 marchas, motor Bf-161 se o mesmo existir ainda seria legal revê-lo

abraços

junior braga
05/12/2007, 13:58
Mestre Leopoldo, tudo blz?

Bom vou dar o meu depoimento a repeito deste assunto abordado neste topico.

Eu fiz a seguinte adaptação no meu CJ ano 1967, caracteristicas todas originais até essa mudança:

Eu tinha um sistema de freios tudo original, aí resolvi colocar pedaleira suspensa. Veja o que fiz:
1-Pedadeleira Suspensa do opala;
2-Hidrovacuo do opala, não sei qual, mas era sistema varga;
2-Cilindro Mestre Duplo,(bosch) da D20 92. ( Novo tá ) Diametro maior do que o original.

Agora esclarecendo:
O freio era excelente, lembrando que: pneus são orignais militar, tambor de freio dianteiro novos e lonas novas nos dois eixos.

Depois da mudança acima, nas rodas não fiz nada, continuou do mesmo jeito.

Resultado: O freio não ficou igual era, mas tem freio!!!

Vou levando com esse sistema, ate colocar disco na dianteira. Hehehehhe

Sds,

Junior Braga

kaju29
05/12/2007, 17:13
Indo de carona neste forum, pergunto: os freios a disco na dianteira exigem pedaleira suspensa?

sergio spagnol
05/12/2007, 23:02
3º lugar: coloca servo, pedaleira e mantenha as lonas ... vc vai tomar um susto ao pisar no freio.

Desculpe Leopoldo, sou novo no meio, o meu jeep está desse jeito, mas não entendi o que você quis dizer. Para mim, que entendo lhufas, parece que funciona tudo bem (está tudo novo), mas é uma merda? é isso?

abraço
sergio

rubensx
06/12/2007, 01:59
Caju

precisa sim, pois o servofreio precisa da estrutura do pedal para acioná-lo

Olha oque acho que o Leopoldo quis dizer que o susto seria vai freiar muito!!! pois a área de contato com a roda e oque relamente freia (seria lonas contra panelas) é maior que pastilhas contra disco logo vc vai freiar no seco e na rua muito bem!!!

já em terrenos molhados e lama esqueça que o freio existe!! :-(

estou certo Leopoldo?

leopoldo
06/12/2007, 02:02
é isso mesmo. um baita freio quando as lonas estão secas.

coloma
22/12/2007, 22:35
Eu comprei um jeep ja faz exatamente 1 mes e estou pensando em melhorar os freios e nao entendo nada de mecanica.O que posso fazer para nao correr tanto risco afinal ,meu jeep é para andar aqui na cidade de feira de santana .Outra coisa é o freio de mão preciso urgente colocar mas tambem necessito de ideias" O QUE COMPRAR " para adaptar.

edgar
23/12/2007, 16:53
Coloma, penso que uma revisão inicial (no quesito segurança de terceiros)

Pensando em um jeep de cidade, com pneus "normais", acho que o seguinte é suficiente

achar um mecanico (esta é a parte mais dificil), talvez consiga uma boa indicação em um posto de mola grande...alguns mecanicos de caminhão acham facil arrumar jeep....é como um caminhão miniatura.

na parte de freios
deve incluir desmontar as 4 rodas, trocar lonas, verificar se existem patins tortos,
trocar os 4 cilindros de roda por novos (um em cada roda), não adianta trocar só os reparos,
trocar o cilindro mestre. Neste momento eu trocaria por um original mesmo....novo logico.
trocar os flexiveis de freio, um no eixo traseiro e um em cada roda dianteira (se não me engano)
dar uma passe nas panelas de freio em um bom torneiro
trocar o fluido de freio todo tambem é importante
Fazer uma ajustagem deste "novo" freio a cada 3 meses....para que ele sempre esteja firme e sem folgas. Uso este sistema ha mais de dez anos sem problemas, mas ha de se ter um perna boa e pensar que não esta dirigindo um vectra com ABS, penso que o grande drama de alguns jipeiros é que durante a semana dirigem carros e depois não se adaptam com a mecanica mais antiga e simplista.

na parte de eixos e rolamentos:
Como ja desmontou os freios e por consequencia teve que abrir as rodas, manda verificar os rolamentos. Não compra rolamento chines e nem em auto-peças, procura loja de rolamentos, faz pesquisa de preço....não adianta tentar enganar o vendedor ele sabe que é pra jeep. Te recomendo as marcas NSK, NTN ou Timken...SKF é muito cara, não vale a pena.
Troca os rolamentos das rodas dianteiras e traseira, normalmente na frente são dois em cada roda e na traseira um em cada roda.
É bom verificar os rolamentos do munhão (dois pequenininhos em cada roda) eles são responsáveis pelas rodas tremerem descontroladamente quando se passa num buraco (fenomeno conhecido como shimy)
É muito importante nesta hora verificar se os semi-eixos traseiros não estão tortos ou com as roscas das pontas "comidas"

Depois destes "ajustes".....

Na parte de direção, afinal, é péssimo freiar e ver o jeep repuxar para um lado de uma maneira louca.

Se voce fizer uma simples geometria e uns balançeamentos em uma boa casa de penus vai encontrar uns gatos nos terminais de direção, basicamente trocar todos os terminais de direção (um em cada roda e um central). Ha sim...existem um pino com uma bucha no sistema de direção, normalmente esta bucha ja foi pro saco ha muito tempo...cria uma baita folga e uma vibração na direção quando se passa em ruas de pedras. Na donatti tem pra vender, é melhor e mais barato que mandar fazer uma nova. Se alguem souber ajustar a folga da caixa de direção seria ótimo, senão vai ter que mandar recondicionar, nada muito complicado, mas sempre custa algo.

Dai, teu jeep deve estar em condições rasoaveis de dirigibilidade e de parar quando voce quiser.

Quanto a motor não tem muito misterio, qualquer mecanico de fusca normalmente da conta do recado, se bem que um bom mecanico ja va conseguir uma regulagem mais economica, mas ogico sempre é preciso trocar uma penca de peçinhas....

Aproveita e baixa o manual do mecanico, mesmo qe não entenda de mecanica, ali existe uma passo a passo de quase tudo. Pula a parte de caixa de cambio e desmontagem de motor e ver o resto...ai ja se familiariza com as peças

abs

leopoldo
24/12/2007, 12:13
.....Cilindro Mestre Duplo,(bosch) da D20 92. ( Novo tá ) Diametro maior do que o original....

Resultado: O freio não ficou igual era, mas tem freio!!!

Junior, se vc coloca servo freio + cilindro mestre de maior diâmetro, realmente isso pode acontecer, mas o normal é ficar muito mais "sensível" à pisada no pedal.

Mas como eu disse: adpatação é adaptação e nem sempre rende o esperado.

junior braga
24/12/2007, 12:52
Ok!!! Blz mestre Leopoldo,

Adaptação é assim mesmo, o nome ja diz tudo não é? Estou satisfeito com o que fiz, acho que valeu a pena.

Sds,

Junior Braga

coloma
25/12/2007, 00:39
Como adaptar um freio de mão???ME DIZ AI O QUE COMPRAR para instalar na minha viatura.

leopoldo
25/12/2007, 11:58
SE vc por exemplo: colocar os freios da F-75 ou landau na roda trazeira, tem os dispositivos basicos,

SE vc pro exemplo: vai usar frio a disco na trazeira, dependendo do tipo de pinça, já tem os dispositivos basicos,

PARA AMBOS, selecione e compre os cabos e a alavanca a sua escolha.

Quando eu não sei de antemão o que usar, fico passeando no desmanche e vendo peça por peça até achar algo que "possa" ser adaptado.

edgar
25/12/2007, 12:47
SE manter o original do jeep (que no meu jeep funciona), se bem que em rampas muio acentuadas sempre tenho que deixar a marcha engatada.
Não gosto da gambi de fazer freio de mão hidraulico...funciona muito bem em trilhas, mas é ilegal

1-verifique se ainda tem a alavanca de puxar o freio debaido do painel, no lado esquedo, proximo a barra da direção
2-verifique se na travessa da caixa de cambio tem a tralha que liga o cabo primario com o secundario
3-por consequencia tem que ver se os cabos primario e secundario existem o jeep...de qualquer maneira se existem, tem que tocar por novos, senão o freio de mão fica muito duro.
4-o mais dificil de ainda existir é as duas alavanquinhas que ficam dentro da campana de freio traseira que acionam o freio propriamente dito, coisa simples de se consegir novas em loja ou se tiver paciencia, antes veja o preço das peças na donatti e só depois va ao ferro velho. É super comum encontrar peças mais caras no ferro velho do que as novas

Veja no primiro anexo as peças 12 a 17 são as do freio de mão...estas voce provavlemente devera comprar, depois no segundo anexo tem uma disposição geral do sistema de cabos

Isto esta tudo na seção de downloads, de uma procurada. Se não tem uma conexão suficiente, me mande teu endereço por email ou MP que te mando um DVD com estes catalogos

abs

leopoldo
25/12/2007, 16:53
a dúvida sempre é esta: oque é que ele tem ??? oque vas precisar ??? oque ele vai fazer ???

coloma
29/12/2007, 21:06
Fiquei apavorada na propria oficina um dos cabos do freio foram arrancados na vistoria do detran(larapios)A minha sorte é que paguei um guincho para levar mas agora, ando seriamente pensando sobre a troca do sistema de freio simples para um duplo caso isso volte a acontecer.Mas nao seria mais confiavel sistema um a disco?Vcs falam tanto em problemas de adaptação que estou ficando apavorada.Eu nao faço trilha mas gostaria de fazer umas viagens de 400 km da bahia para o litoral de aracaju e isso é a BR 101.

hpnardino
30/12/2007, 14:10
Fiquei apavorada na propria oficina um dos cabos do freio foram arrancados na vistoria do detran(larapios)A minha sorte é que paguei um guincho para levar mas agora, ando seriamente pensando sobre a troca do sistema de freio simples para um duplo caso isso volte a acontecer.Mas nao seria mais confiavel sistema um a disco?Vcs falam tanto em problemas de adaptação que estou ficando apavorada.Eu nao faço trilha mas gostaria de fazer umas viagens de 400 km da bahia para o litoral de aracaju e isso é a BR 101.
Coloma,

As adptações em nossas viaturas só terão problemas se forem feitas por picaretas, sem pesquisa por parte sua e do mecânico (e não mexanico, por que ai sim você tera problema), meu Jeep esta sendo todo modificado, já faz quase um ano que esta enternado, todas as mudanças estão sendo feitas através de pesquisa (sendo utilizado diversos meios, fabricante das peças, foruns como o 4x4 Brasil, outros veiculos já adptados e testados, etc), você não precisa inventar a roda, basta pesquisa e muita interação com o mecânico.

Boa sorte em suas adptações, e um feliz 2008,

Um abraço, Hermesson

coloma
31/12/2007, 23:31
Meu amigo
Depois desse susto vou comprar um kit de freio a disco dianteiro da donatti e tentar resolver o problema de freios pois eu nao ficar me arriscando com isso nao.

CJ 60
01/01/2008, 02:50
Meu amigo
Depois desse susto vou comprar um kit de freio a disco dianteiro da donatti e tentar resolver o problema de freios pois eu nao ficar me arriscando com isso nao.

Pesquise tbm em outras lojas, as vezes o preço do donatti é meio salgado..

http://www.ciashop.com.br/garra4x4/default.asp?mscssid=HNU0L53G4LU99PUQFEGNBWRGGGKA7F DF&

http://www.paulista4x4.com.br/default.asp

http://www.josewal4x4.com.br/

http://www.oxfordbr.com.br/sub/principal.html

http://www.portugues4x4.com.br/

hpnardino
01/01/2008, 10:55
Meu amigo
É isso ai, vai adaptar coisa decente, ai não tem problema. Um abraço e boas festas.

coloma
01/01/2008, 11:36
Tenho Que Comprar Uma Bomba De Freio Para A Minha Viatura Alguem Sabe Onde Encontrar? Ainda é A Original .

CJ 60
01/01/2008, 13:57
Tenho Que Comprar Uma Bomba De Freio Para A Minha Viatura Alguem Sabe Onde Encontrar? Ainda é A Original .

bomba de freio? seria o cilindro mestre?

coloma
01/01/2008, 17:45
O cara falou bomba de freio mas ja procurei e nao encontro nada.Poxa que complicado nao entender nada de mecanica.Agora vou ficar doida

leopoldo
02/01/2008, 00:24
Não é vc que não entende.

É o mecanico que não sabe explicar.

Ou é cilindro mestre ou é o servo freio.

Deve ser o cilindor mestre ... por analogia

Se vc instalar disco, é recomendável colocar o servo e cilindro mestre duplo, assim vc separa o circuito em frente-trás ou em X.

coloma
02/01/2008, 16:54
esse cilindro mestre tem alguma marca que podemos confiar? por que tem de todos os preços os sites.Me parece que tambem tem kit com um vazinho ,tampa, borrachas ou algo assim.

leopoldo
03/01/2008, 01:56
Antigamente era BENDIX.

depois tinha o VARGA.

VARGA agora é da TRW - www.trw.com.br (http://www.trw.com.br)

tem também o da ATE - www.ate-freios.com.br (http://www.ate-freios.com.br)

Cacá
07/01/2008, 23:34
All, desmontei as panelas do meu CJ para revisar os burrinhos. Qual nao foi minha surpresa ao ver que algumas lonas são menores que as sapatas! Andei olhando nos sites de lojas 4x4 e, pelas fotos, realmente as lonas do jogo têm 2 tamanhos. É isso mesmo ou o meca babou na hora de trocar as lonas?

[s]

Cacá

leopoldo
07/01/2008, 23:48
Sim ! é isto mesmo.

A função ds lonas menores (primárias) é EVITAR o travamento das rodas quando se breca em marcha a ré !

As lonas primárias sempre vão montadas no patim de freio que está na frente.

Agora, existem 2 montagens comuns nesta posição: exatamente no meio ou o mais baixo possível que os rebites permitem (preferível)

Cacá
07/01/2008, 23:54
Sim ! é isto mesmo.

A função ds lonas menores (primárias) é EVITAR o travamento das rodas quando se breca em marcha a ré !

As lonas primárias sempre vão montadas no patim de freio que está na frente.

Agora, existem 2 montagens comuns nesta posição: exatamente no meio ou o mais baixo possível que os rebites permitem (preferível)

Olá, Leopoldo, obrigado. As lonas menores estao montadas na frente, e o mais baixo possível. Então está correto! Já troquei o reparo do cilindro mestre (bendix) e agora vou trocar os cilindros de rodas. So me restou uma dúvida: qual a espessura mínima da panela?

[s]

Cacá

leopoldo
08/01/2008, 00:18
lonas std é para panelas com 280 (+0/-1) mm
lonas 1X é para panelas com 281 (+1/-0) mm
lonas 2X é para panelas com 282 (+1/-0) mm

e CORRIGINDO:

No sistema normal do jeep (simplex), a lona menor é atrás.

Se for sistema da F75 (duoservo), a menor é na frente.

Cacá
08/01/2008, 10:27
lonas std é para panelas com 280 (+0/-1) mm
lonas 1X é para panelas com 281 (+1/-0) mm
lonas 2X é para panelas com 282 (+1/-0) mm

e CORRIGINDO:

No sistema normal do jeep (simplex), a lona menor é atrás.

Se for sistema da F75 (duoservo), a menor é na frente.

Olha, Leopoldo, desconheço a terminologia. Mas acredito que simplex seja com Cilindro Mestre simples. O Meu é com Cilindro Mestre de 2 saídas. Esse é o Duoservo?

[s],

Cacá
08/01/2008, 10:53
Ilustrando...

leopoldo
08/01/2008, 20:29
Simplex é o sistema construtivo do freio que é usado no jeep. Está relacionado com a forma que os patins são montados.

No simplex, os patins se apoiam num batente(em baixo) e os patins se movimentam para cima e para baixo, apenas, além do movimento de compressão na panela.

http://www.crystal-netbook.info/sites/crystal-netbook.info/myzms/content/e15148/e16843/e17182/e17196/p128.gif

No duo-servo, os patins não tem o batente inferior e se movimentam mais livremente. Mais usado na F75, Landau, e mesmo no jeep CJ5 americano (quando não era a disco lá nos EUA)

http://www.dippy.org/svcman/image/05b02.jpg

Cacá
10/01/2008, 18:10
Ok, Leopoldo. O meu é simplex. Tks.
--------------------------------------------
Vou trocar os cilindros de roda (e flexiveis tbem). Devo lubrificar os vedadores antes de instalar ou o correto é instalar a seco mesmo?

[s], já preparando as ferramentas.

leopoldo
10/01/2008, 19:57
O retentor interno deve ser molhado com fluido de freio.

No caso do externo, nunca ví recomendação outra que não fosse a seco.

Cacá
11/01/2008, 00:49
Ok, obigado Leopoldo.
--------------------------
Alguém tem o catálogo de aplicações da Bendix?

Gracias,

Cacá
11/01/2008, 21:24
Estou trocando os burrinhos de freio. As rodas da frente foram tranquilas. As de trás, um lado espanei a rosquinha do cano e o outro a peça veio com um sangrador quebrado, dentro do corpo de ferro. Amanha resolvo isso e posto o resultado aqui. Jeep no cavalete por enquanto...

[s], continuo precisando do catálogo Bendix, se alguém tiver...

coloma
12/01/2008, 20:14
Mestre Leopoldo Vc Teria Algum Esquema Simples Para Um Freio De Mão De Um Cj5 1966 Pois O Meu Nao Existe Nada Disso .

Cacá
12/01/2008, 23:32
Estou trocando os burrinhos de freio. As rodas da frente foram tranquilas. As de trás, um lado espanei a rosquinha do cano e o outro a peça veio com um sangrador quebrado, dentro do corpo de ferro. Amanha resolvo isso e posto o resultado aqui. Jeep no cavalete por enquanto...

Tudo trocado, sangrado, etc, mas algo estranho aconteceu. Notei o surgimento de algumas partículas de sujeira, tipo uma borra, na garrafa de sangria e o fluido às vezes saía turvo do sangrador, coisa que nao acontecia antes de trocar os burrinhos. O que será isso? Óxido de ferro dos burrinhos novos?

[s].

leopoldo
13/01/2008, 01:21
....vc Teria Algum Esquema Simples Para Um Freio De Mão De Um CJ-5 ...

Isso é importante: ter um freio de estacionamento.

Infelizmente não há um esquema simples, a menos de sair catando em uns desmanches, pois tem que usar as peças que montam nos espelhos e patins originas de rodas traseiras do jeep.

SE vc instalar freios a disco nas 4, pode optar por pinças com freio de estacionamento embutido.

leopoldo
13/01/2008, 01:25
Notei o surgimento de algumas partículas de sujeira, será isso Óxido de ferro dos burrinhos novos?

Pode ser partículas de Fe que estavam depositadas na tubulação antiga ... esta tbm corroi. Podem ser partículas das vedações do mestre e burrinhos de roda, ou pode ser os 2 juntos.

Se é oxido de Fe? pegue um ima, nem que seja de geladeira e vê se as partículas grudam. Se grudar ... tem Fe e é quase certeza que seja.

Cacá
13/01/2008, 01:37
Obrigado, Leopoldo. Diga-me se possível, outra coisa... É fácil eu ter errado na montagem do reparo do cilindro mestre? Senti dificuldade ao colocar o segundo estágio (de trás), antes de travar... tive a sensação de que o retentor virou ao contrário, mas abotoou... e o pedal tá falseando nas pisadas. Ora bom, ora bom (1o. estágio) depois afunda, como se estivesse travando no meio do curso e depois perdendo pressão...

Obrigado novamente.

Cacá
13/01/2008, 01:40
Não é óxido de ferro, testei com íma de auto falante. Parece uma borra oleosa...

[s],

leopoldo
13/01/2008, 13:13
1- Borra oleosa ??? quem sabe restos do fluido antigo depositado na tubulação e forçado a sair na sangria do fluido novo.

É bom daqui uns dias repetir a sangria para remover o troço.

2- Se é facil montar o reparo de forma errada ???? SIM.

Normalmente a gente remove o kit antigo e presta atenção em como estava montado ou, obedece o manual do fabricante ou, no catalogo (ou no manual do reparo e ... quando tem) segue as instruções.

Agora, pode ser montagem errada, pode ser regulagem de lona, pode ser excesso de ar no sistema ou, tudo junto.

Qual é o seu cilindro mestre ? como vc fala em 2º estágio, com certeza não é o do jeep.

Outra coisa: vc trocou o reparo mas, antes deste procedimento, observou se o cilindro mestre não está com corrosão interna (pittings) ou ovalizado ??? isto inviabiliza a troca do reparo.

coloma
13/01/2008, 13:27
O meu cilindro mestre esta assim saindo um oleo velho uma borra entao troquei os reparos e nada me aborreci e acabei comprando um novo resolvi o problema.O problema agora que estou enfrentando é a adaptação ao freio de mao que vou tentar resolver.

Cacá
13/01/2008, 16:19
Leopoldo, o CMestre é original sim, do Jeep 82 com pedal suspenso. Creio ser o mesmo da C20 (postei foto aqui anteriormente).
O reparo foi montado corretamente, conforme o reparo antigo (troquei todo o reparo) mas nao verifiquei ovalizações. A sensação que tenho no pé é de um afunilamento na camisa, mas nao sei se esse desgaste "existe".
Limpei toda a tubulação, troquei todos os flex, todos os burrinhos, ajustei todas as lonas por igual, roda por roda. Tudo certo na parte de baixo do freio. Creio então que o problema esteja mesmo na ovalização do cilindro mestre. Como eu mesmo estou fazendo o serviço e usando como escola, o que devo fazer? Levo o Cilindro Mestre a um torneiro e peço um passe? Se for isso, como faço com o reparo, devo comprar um reparo mais largo?

Agradecidíssimo por sua ajuda :concordo:

Coloma, como vê, estou apanhando por opção, pois ja levei ao mecanico, ja gastei dinheiro e fiquei na mão.:putz:

Abraços e bom fds a vcs.

leopoldo
13/01/2008, 20:12
Se vc mesmo esta fazendo, sempre tenha certeza absoluta que montou corretamente ... afinal, é um sistema de freio.

O desgaste desta peça é naturalmente ficar ovalizado com oversize e pittings ... aumento do DIA do furo e consequente aumento da folga entre o cilindro e o pistão. Os pittings são pequenos furos por corrosão, na parte de baixo (interna) e infelizmente , onde correm os lábios dos retentores.

Porém, NÃO existe reparo oversize. Se o cilindro está ovalizado nada mais há que fazer .... é arquivo L (lixo). Existem alguns reparadores que fazem uma camisa de latão. SE FOSSE EU, FARIA EM INOX. De qualquer forma, a camisa não é o problema e sim garantir uma parede interna de espessura correta, muito bem retificada e travada em relação ao cilindro mestre.

E é difícil encontrar quem tem ferramental de medição para este DIA.

O reparo original deve então no mínimo ficar folgado (nunca apertado). Isso não é o esperado, a não ser que o reparo seja marca "lascoxol fuckyou Inc".

Já que é o da pedaleira suspensa e que tem circuito duplo, observe se vc instalou o pino trava (entre o sistema diant e tas) corretamente.

VC sangrou o cilindro antes de sangrar as rodas (põe os dedos nas saidas e pede para alguém bombar até forçar pressão) ? Isso é importante para minimizar as bolhas no sistema.

Ainda pode ser excesso de ar no sistema.

Alex63
13/01/2008, 20:55
Leopoldo,

Sou novo por aqui, e tenho acompanhado suas ótimas colocações .
Possuo um Jipe modelo 5224 (cj5) o qual mantenho o mais original possível,Motor, caixa , pneus , volante , bancos e etc. Sendo que a única modificação que fiz, foi a adaptação do freio a disco dianteiro , utilizando o kit da BREKDISK, com pinças novas de Kombi. Toquei a tubulação toda, por tubos de aço bicromatizados e sem costura e isto já fazem uns 2 ou 03 anos . O freio ficou bom, para o Jipe sem problemas , e até mesmo arrastando as rodas se aplicar um pouco mais de força. Quando era com lonas na dianteira tbm freiava bem, só que quando molhava......
Porém uma coisa sempre me incomodou bastante, o cilindro mestre original é simples e se romper um mangote ou houver vazamento, adeus freio .
Pesquisando o assunto me deparei com uma adaptação muito interessante que pode ser vista através do link> http://www.hermtheoverdriveguy.com/id27.htm

O que vc acha disto ? Pensei em utilizar um cilindro mestre duplo de diametro interno =2,54mm ( igual ao original) ou até mesmo outro ligeiramente menor, como o de Kombi tbm ou similar . o Objetivo disto é somente ter mais segurança em caso de falha e manter , os pedais originias no assoalho.

Quais seriam os prós e contras, obviamente tudo sendo feito de forma correta, e sem gambiarras.

Abcs

Santoro
13/01/2008, 22:30
bom mais uma , hj refiz o meu freio , troquei oi reparo das pinças dianteiras , da kombi , modelo da varga , eu tinha comprado um reparo da controil , mas o safado n deu , akele anel de borracha meio sanfonado n entrava nem por reza braba , eu forçava de um lado ele amassava do outro, por sorte os meus n estavam ruins recoloquei os msm .. alguem sabe se existe diferença nas pin ças de kombi ? medindo o DIA ext notei q os da controil tem 1mm a mais q os q estavam no local ... perdi um bom tempo hj tentanto montar isso ... aproveitei e limprei todo o sistema , o meu reservatorio (f1000) estava com uma borra dentro meio cinzenta ... retirei todo o sistema , limpando , tb limprei a tubulação toda.

Cacá
13/01/2008, 23:42
Se vc mesmo esta fazendo, sempre tenha certeza absoluta que montou corretamente ... afinal, é um sistema de freio.

Sim, montei corretamente.

O desgaste desta peça é naturalmente ficar ovalizado com oversize e pittings ... aumento do DIA do furo e consequente aumento da folga entre o cilindro e o pistão. Os pittings são pequenos furos por corrosão, na parte de baixo (interna) e infelizmente , onde correm os lábios dos retentores..
Não há pitting, está liso, limpo e sem riscos.

O reparo original deve então no mínimo ficar folgado (nunca apertado). Isso não é o esperado, a não ser que o reparo seja marca "lascoxol fuckyou Inc".

Opa! O primeiro pistão entrou justo, quase nem comprimia a borda do vedador. Já o vedador do segundo é ligeiramente maior e entrou prensado nas paredes.

Já que é o da pedaleira suspensa e que tem circuito duplo, observe se vc instalou o pino trava (entre o sistema diant e tas) corretamente."
O reparo veio completo, montado. Pino macho no cilindro da frente encaixando ok no encosto do segundo cilindro.

VC sangrou o cilindro antes de sangrar as rodas (põe os dedos nas saidas e pede para alguém bombar até forçar pressão) ? Isso é importante para minimizar as bolhas no sistema."

Sim, fiz isso. Além do mais, gastei 500 ml na última sangria. Impossível ainda ter ficado bolhas no sistema. Sangramento: TD, DD, TE, DE.

Amanhã vou voltar o reparo velho para ver se os sintomas mudam. Talvez o problema todo seja causado pelo reparo Controil que eu coloquei.

Reportarei qdo tiver novidades.

[s] e boa semana a vc.

Cacá
13/01/2008, 23:47
...eu tinha comprado um reparo da controil , mas o safado n deu , akele anel de borracha meio sanfonado n entrava nem por reza braba , eu forçava de um lado ele amassava do outro...

Santoro, obrigado pela informação. Acho que estou apanhando da Controil tambem.

[s]

Cacá

coloma
13/01/2008, 23:56
espero que eu tenha coseguido coloca a foto.Mas acho que seja isso que vc quer

coloma
14/01/2008, 00:11
desculpe mas parece que o esquema nao saiu

Cacá
14/01/2008, 00:11

Agora veio!

Obrigado!

:concordo:

Cacá
14/01/2008, 00:14

Coloma, este é o esquema do meu também. Qual cilindro mestre o seu mecanico usou? Sabe o part number dele?

[s] e obrigadão!

leopoldo
14/01/2008, 00:22
Quais seriam os prós e contras

ALEX,

Na minha opinião, a busca pela obvia segurança é o mínimo que se pode esperar. Se executado dentro do critério "sem gambi" e sem peças exóticas (aquelas que levam + um ano para usinar, fica caríssimo, só vc tem e é filha única de mãe solteira e estéril), só tem pró.

Vc está coberto de razão em trocar por um cilindro duplo pelo motivo de segurança que pode realmente ser feito no sistema de adaptação sem gambiarra.

Para não haver problemas de compatibilidade (volume deslocado pelo curso de pedal) o cilindro de igual dia. é recomendado.

Se diminuir o dia. a pressão no sistema aumenta, a força de pisada diminui mas, o curso de pedal aumenta.

Cacá
14/01/2008, 00:26
Vc está coberto de razão em trocar por um cilindro duplo pelo motivo de segurança que pode realmente ser feito no sistema de adaptação sem gambiarra.

X2. Foi isso que e salvou quando um dos circuitos estourou. Tampei o danado e segui só com o circuito traseiro.

leopoldo
14/01/2008, 00:33
.... Opa! O primeiro pistão entrou justo, quase nem comprimia a borda do vedador. Já o vedador do segundo é ligeiramente maior e entrou prensado nas paredes ....

Bom, vamos observar mais atentamente. O cilindro de aluminio (pistão) não pode agarrar nas paredes. Se o pistão (sem as borrachas) travar, ele está com DIA maior que deveria. Isso pode causar dificuldade na frenagem e travamento(sem retorno) de freio. Também depois de agumas pisadas, pode deixar riscos ou materal agarrado na parede, que danificará o retentor e daí ... problema de freio ... ou ele não funciona ou o pedal começa a baixar, sintoma de vazamento interno.

A borracha TEM que ter uma certa interferencia contra a parede do cilindro pois senão pode não comprimir o fluido. Assim, uma camara está perdedo pressão, que vaza internamente para a outra câmara. O sintoma é: numa pisada bem forte, o travamento de um par de rodas e o outro ... nada ... muerto !

coloma
14/01/2008, 00:35
gente isso aqui é uma loja de sao paulo e la tem uma oficina para essas adaptações eu peguei por que tambem quero descobri o esquema dele para dai conversar com o meu mecanico e adaptar.

Cacá
14/01/2008, 00:42
Bom, vamos observar mais atentamente. O cilindro de aluminio (pistão) não pode agarrar nas paredes. Se o pistão (sem as borrachas) travar, ele está com DIA maior que deveria. Isso pode causar dificuldade na frenagem e travamento(sem retorno) de freio.

A borracha TEM que ter uma certa interferencia contra a parede do cilindro pois senão pode não comprimir o fluido. Assim, uma camara está perdedo pressão, que vaza internamente para a outra câmara. O sinoma é numa pisada bem forte, o travamento de um par de rodas e o outro ... nada.

Leopoldo, então vou ser mais pontual:

1) O reparo veio completo e montado. Marca Controil.
2) Nao observei sem os vedadores, mas os pistões de alumínio são visivelmente menores, tendo como parâmetro as bordas dos vedadores. (O pistao original é liso, o do reparo é todo fresado, mas acho que isso é só um detalhe)
3) Primeiro pistão: vedadores encostam perfeitamente no cilindro, pressão mínima.
4) Segundo pistão: vedador maior que os já citados, arrisco uma diferença segura de pelo menos meio milímetro.
5) Sintomas são vários:
5a) Freio muito bom, retorno normal.
5b) Freio muito bom e demora no retorno do sistema traseiro (segundo pistão, pela ordem de instalação????)
5c) Freio bom, depois o pedal despenca e parece atuar só em parte do sistema.

Lembrando: sangramento rigorosamente como manda o manual, sem economia de fluido.

Abs,

Cacá
14/01/2008, 00:44
gente isso aqui é uma loja de sao paulo e la tem uma oficina para essas adaptações eu peguei por que tambem quero descobri o esquema dele para dai conversar com o meu mecanico e adaptar.

Desculpe, nao entendi. :pensativo:

coloma
14/01/2008, 15:00
Esse Esquema é De Uma Oficina Que Faz Adaptaçoes Ai Em Sao Paulo.

Cacá
14/01/2008, 18:02
Ok, Coloma obrigado pela dica :concordo:
------------------------------------------
Atualizando:

Tirei o C. Mestre novamente e voltei o reparo antigo, para ver se os sintomas mudariam. Nada. Apenas o pedal voltou a baixar. O pedal está despencando. Parece que o cilindro mestre esvazia de repente :pensativo: Fim da linha pro Cilindro-Mestre?

PS: A foto anexa é do reparo antigo, Bendix, que está instalado agora.
PS2: na foto em linha, o pedal está á esquerda.

Cacá
14/01/2008, 18:08
Santoro, obrigado pela informação. Acho que estou apanhando da Controil tambem. Cacá

Corrigindo-me: a culpa NÃO É da Controil.

[s],

Cacá

leopoldo
14/01/2008, 18:39
CACÁ,

o sintoma que vc descreve não deve ser do cilindro mestre em sí.

pedal baixando quer dizer: vazamento interno provocado por retentores(gaxetas) gastos.

SE o cilindro mestre não apresenta corrosão(isso vc já viu) , nem ovalização e neste caso eu ainda não tinha descrito uma maneira de observar isso:

Ilumine o interior do cilindro e observe a parede: veja se é observável um lado bem mais polido que o outro. O lado polido é o + desgastado. Mas isso é pouco qualitativo. O certo seria usar um Imicro ou subito e medir o DIA do cilindro.

O teste definitivo é instalar o reparo. Se o cilindro estiver acima da tolerância, mesmo o retentor novo não dá pressão suficiente dos labios contra a parede para vedar e pressurizar o fluido e então .... vc continua com vzto interno eo pedal em primeiro momento parece pressurizar mas, a pressão cai e o pé afunda.

Se vc for exigente, pode comprar 2 manômetros, instalar em cada saida, pedi para alguém pisar e vc observa a pressão das camaras.

Em qualquer caso, se mesmo depois de trocado o repao o cilindro não deixa a pressão
subir e estabilizar ... lixo.

Cacá
14/01/2008, 19:28
Leopoldo, até ha pouco estava como reparo novo, da Controil. O pedal perdia pressão também. Posso jogar uma pá de cal nesse Cilindro Mestre e comprar um novo?

[s],

leopoldo
14/01/2008, 20:51
É o que normalmente acontece .... a gente compra o reparo e depois tem que jogar fora pq descobre que o reparo não funciona, e o cilindro está fora de medida.

Isso é o resultado da ferramenta de medir que é um tanto caro ou complicada.

Cacá
14/01/2008, 20:57
É o que normalmente acontece .... a gente compra o reparo e depois tem que jogar fora pq descobre que o reparo não funciona, e o cilindro está fora de medida.Isso é o resultado da ferramenta de medir que é um tanto caro ou complicada.

Bem, valeu o intensivão de freios, né? Depois de trocar o C Mestre, pelo menos terei certeza de que está tudo em ordem. Estou atrás da peça, qdo encontrar posto aqui. Muito obrigado pela ajuda, Leopoldo. :palmas: :palmas: :palmas: Depois dessas aulas teóricas e práticas, nunca mais eu fico na mão com os freios :dance:

[s], vendendo um reparo semi-novo :mrgreen: para C20.

Cacá
15/01/2008, 13:09
Leopoldo, comprei o novo cilindro. Marca Bosch, #CM 2184 CJ, para Veraneio. Procedi uma preparação da superfície onde ele será assentado e vou instalá-lo. Como proceder?

1) No cilindro novo não veio a porca da extremidade. Tiro a porca velha e coloco ali? Cilindro novo e porca usada? Credo!
2) Assento o cilindro, encho de fluido e sangro ele sozinho antes de re-sangrar os tubos?
3) Devo tomar algum cuidado nas primeiras pisadas? Afinal, ele é virgem :pensativo: ...

No mais, acho que estou chegando ao que eu queria e nao consegui com o mecânico: ter um mínimo de confiabilidade e segurança. Obrigado a vc e a todos pela força :palmas:

Fotitas anexas.

edgar
15/01/2008, 15:09
Caca,

La vão as perguntas:

Quanto pagou no cilindro ?
Ja veio com o resevatorio ?
Sabe qual o diametro interno dele ?
A veraneio originalmente usava somente lonas ou sera que ja existia com disco na frente ?
Pelo que reparei este cilindro tem duas saidas, é duplo mesmo ?

Obrigado

Cacá
15/01/2008, 15:39
Caca,

La vão as perguntas:

1)Quanto pagou no cilindro ?
2)Ja veio com o resevatorio ?
3)Sabe qual o diametro interno dele ?
4)A veraneio originalmente usava somente lonas ou sera que ja existia com disco na frente ?
5)Pelo que reparei este cilindro tem duas saidas, é duplo mesmo ?

Obrigado

Opa, tudo bem Edgar?

Lá vão as respostas:
1) R$ 182,00 à vista
2) Sim
3) 1 polegada. Pode-se usar reparos da C-20, A-20 ou F1000 tambem (R$ 52,00), mas esse ja veio completão.
4) Não sei, acho que só lona, mas tinha 2 modelos p/ Veraneio na loja: um com saída do lado direito e esse meu do lado esquerdo. O vendedor disse que esse meu é o da Veraneio "moderna". Vou ligar lá para saber o ano correto e posto aqui mais tarde.
5) Sim, é duplo.

Abração :concordo:

Cacá
15/01/2008, 15:46
Edgar, informação correta: O cilindro é da A/C/D-10 e Veraneio 78-84. O sistema era só lona. Part# CM 2184 CJ, subcodigo 2262184.
O correspondente da Bendix é # 2259369, era o meu antigo.

leopoldo
15/01/2008, 18:38
Preparação:

remova o cilindro mestre.
escove e remova tinta velha, corrosão, sujeira
passe thinner para desengraxar
aplique uma demão de wash-primer catalizado
depois de seco, aplique uma demão de tinta.
depois de seco, faça um assento do cilindro mestre com permatex silicone preto ou cinza.
instale o cilindro mestre

Sobre as porcas, não há problema em reutilizar porém, na linha GM pode ser que apresente outro tipo de rosca para a tubulação e isso exige re-flangear o tubo.

NÂO esqueça de verificar a compatibilidade e comprimento do varão de acionamento.

Sobre sangrar ... enche o recipiente e sangre o cilindro mestre ANTES de instalar a tubulação.

Cacá
16/01/2008, 10:52
Ops, superfície preparada. Conexões realmente nao batem. Ao inves de re-flangear, mandei fazer os dois tubos novos. 3/8 na para o CM X 1/4 para flexiveis. Flangeamento duplo, tubo aço bicromo.

A tarde tem o epílogo da instalação :dance:Não percam! :mrgreen:

[s]

edgar
16/01/2008, 17:00
Caca, em um post anterior te perguntei qual era a aplicação do cilindro mestre que voce comprou (da veraneio 78/84, lona nas 4 rodas) (bem o que eu pretendo usar no meu jeep, pois vou manter lona nas 4 rodas).

Não cheguei a reler todo o topico, mas se voce usar disco em algum eixo talvez tenha um problema, que talvez seja um problema que muitos tem em especial quando vão fazendo upgrades aos poucos

Verifiquei que no cilindro mestre para lonas existe uma valvula de retenção de pressão. Coisa que não existe no cilindro mestre para disco.

Logicamente no cilindro mestre de um carro com disco na frente e lona atras, esta valvula interna deve existir somente na camara secundaria, onde vai ligado o eixo traseiro.

Seguem pedaços do catalogo da varga que peguei no site da TRW, "Principios_de_Funcionamento_Freio.pdf"...

Leopoldo, o que achas ? poderia ser uma explicação para alguns problemas de falha de adaptação de cilindro mestre incompativel com a aplicação disco/lona ou lona/lona

Cacá
16/01/2008, 17:10
Edgar, vou usar lona nas 4. Também ia perguntar a mesma coisa, sobre a válvula de retenção... Qual o princípio físico dela?

[s],

Cacá

leopoldo
16/01/2008, 20:04
EDGAR, a resposta é SIM.

As válvulas de retenção de pressão residual tem por função manter uma pressão X na linha, sendo esta pressão X, maior que a atmosférica.

Pq tem isso? pq no sistema hidraulico de freio a tambor tem uma baita mola forçando o retorno do pistão do cilindro de roda para a posição de repouso.

A presença desta pressão X aumenta a velocidade de resposta entre a pisada e a ação das lonas, especialmente se as lonas estiverem gastas e consequentemnte teríamos a necessidade de maior volume a ser deslocado. Isso também evita, como descrito no texto o cilindro de roda chupar água ou até o AR.

Já no cilindro com sistema a disco, como não tem a mola, não necessita válvula de pressão residual, mas em contra-partida, necessita a equalizadora para o circuito trazeiro.

Sobre usar uma miscelânea de peças:

Já que ela mantém pressão do cilindro até a roda, usar um cilindro mestre de roda para freio a tambor num freio a disco pode resultar em:

desgaste prematuro da pastilha/disco.
possível superaquecimento do disco.
travamento de roda.

Já o uso de cilindro mestre para roda a disco em roda equipada com freio a lona resulta em:

pedal eternamente baixo.
deficiência de resposta de freio(freio lento para acionar)

AGORA, o importante:

Essa valvula é interna no caso de cilindro mestre simples ou duplo sem disco.

SE o sistema for duplo, com um circuito qualquer para disco, não tem a valvula interna. A Varga fornece/fornecia essa válvula para ser instalada EXTERNA (parecida como a válvula proporcionadora do Engesa). Vide o circuito de freio do antigo OPALA. Isso é para evitar a ligação errada POR ENGANO.

Cacá
17/01/2008, 00:35
Leopoldo, saudáveis suas explicações, mas levantaram outras dúvidas:

1) Como reconhecer, pela carcaça, um cilindro com ou sem válvula de retenção?

2) Com freio a lona, o CM tem válvula. Com disco, não tem. E nos casos mistos (disco na frente e tambor na traseira)? Prevalece o disco? Ou seja, o curso pequeno das pastilhas compensa essa diferença de pressão?

Abs.

PS: tubos instalados já colocados, mas ainda não estão ligados.

edgar
17/01/2008, 11:44
Caca, quando o cilindro mestre é duplo, podem ocorrer varias possibilidades. No nosso caso do cilindro mestre da veraneio, que originalmente era toda lona, tem a valvula nas duas camaras do cilindro. No caso de um cilindro mestre de gol (por exemplo) uma camara tem a valvula, a de tras, que vai para as rodas traseiras...a outra camara não tem a valvula e vai para o eixo dianteiro onde estão os discos.
Minha preocupação é com por exemplo colocar o cilindro mestre do marea que tem disco nas quatro num jeep que usa disco na frente e lona atras....o freio vai parecer bom, mas como o sistema traseiro não vai ficar semi-presurizado, os cilindros de roda traseiro vão ir para o vinagre ligeirinho pela entreada de ar/agua
Fica aquela preocupação de por exemplo se um dia voce quiser botar disco no teu jeep no eixo dianteiro, vai ter que ver se da para retirar a tal valvula de retenção, senão as pastilhas ficam levemente aplicadas sempre, e ai vai disco e pastilha pra caramba (repare que esta é uma reclamação constante no forum !!!!!)

leopoldo
17/01/2008, 12:29
1) Como reconhecer, pela carcaça, um cilindro com ou sem válvula de retenção?

2) ,,, E nos casos mistos (disco na frente e tambor na traseira)?

1- conhecer o PN do cilindro e consultar o catálogo do fabricante ou abrir o cilindro e olhar.

2- Usa-se a válvula externa (vendido em separado) no circuito a lona

Cacá
17/01/2008, 18:24
All, tubos instalados, mas nao consigo zerar o ar. Está dando entrada de ar falsa em algum lugar que não sei qual é.

A) Nas uniões, apesar de não haver vazamento de fluido, pode existir algum lugar por onde entre o ar?

B) Quando troquei os cilindros de roda, o vendedor me deu cilindros iguais frente/trás e disse que era assim mesmo. Agora, na frente é flexível, atrás é tubo. O encosto do tubo/flexível não é o mesmo, ou é?

Abraços, quase desistindo da empreita.

edgar
17/01/2008, 20:19
opa...que me conste o dianteiro é 1e1/8" e o traseiro é 1" vai dar diferença, pois o freio da frente tem que ser mais forte

o ar não pode estar entrando na vedação entrea a cuba e o copo do cilindro mestre ? ali devem ter uns oring de borrachA, sera que não ha algo mal encaixado ali ?

leopoldo
17/01/2008, 20:19
A- Se tem entrada de ar, tem muito ... muito mais vazamento de fluido de freio.

B- Cilindro da frente é 1"+1/8" ... o de tras é só 1". Esse vendedor é NÓ CEGO !

C- No flexível da frente, o encosto é com arruela de cobre.

é assim:

no de trás, entre a porca do tubo direto.

na frente, do T saem 2 tubos. Cada tubo morre no suporte com furo. Em cada suporte uma trava segura o flexível que vem do cilindro de roda. Na ponta onde está o cilindro e roda tem uma arruela e cobre. Na outra ponta(onde está a trava), o tubo rosqueia como se fosso no cilindro traseiro e pronto.

Só que o problema pode ser o seu método de sangria. Vc sangrou o mestre em 1º ?

Cacá
17/01/2008, 21:34
Edgar, Leopoldo:

Verifiquei tudo o que vcs falaram. Sangria foi feita do CM pra baixo sim. Vou verificar quanto ao 1 1/8. Eu questionei, mas o vendedor insistiu no 1" na frente. Motivo: 82 --> acima CM duplo, cilindros de roda iguais.
Quanto ao ar, vejam se pode ser isso: na roda TD, a mola maior parece que foi quebrada e dobrada novamente, com a haste encurtada, de modo que ela não está atuando livre (o espiral sobe um pouquinho no suporte da sapata. Isso provoca um deslocamento na volta do êmbolo. Esse êmbolo, quando volta com pressão fora do centro, dança dentro do cilindrinho, permitindo a entrada de ar.

Se nao sou Sherlock Holmes, pelo menos me chamem de Napoleâo, pois estou ficando maluco com esse sangramento.

Amanha compro outra mola, será que pode ser isso?

[s] desolados.

Cacá

leopoldo
17/01/2008, 21:47
Duvido muito.

A mola nã pode influenciar no sangramento.

Feche todos os sangradores. Alimente o cilindro mestre até a boca. Pedale mesmo sobre o pedal ... várias vêzes . quando começar a dar freio, sangre as rodas, uma por vêz.

Cacá
17/01/2008, 22:37
Leopoldo, eu já pedalei várias vezes. Ja sangrei vááárias vezes. Dá pedal, mas lá embaixo. Sai muito ar pela roda TD, menos nas outras. Hoje gastei 1 litro de fluido sangrando, sangrando... Não pára de sair ar. É incrível, mas nao consigo parar com as bolhas. Não é possível já ter sangrado 1 litro e ainda haver ar lá dentro. Não é possível, TEM QUE ESTAR ENTRANDO AR POR ALGUM LUGAR. Ou será que sangrei errado - ou pouco - o Mestre?

[s]

leopoldo
18/01/2008, 00:03
"menos" quer dizer menos ar ou sómente na roda td tem ar ????

Na pratica, qualquer trinca em tubo, flange, mau sentamento de arruela de cobre do flexível seria fonte de vazamento de fluido de freio.

Bom, verifique TODAS as conecções. reaperte com as ferramentas apropriadas.

O sangrador está fechando ??? esse é um suspeito

verifique desde a conecção com o T sobre o diferencial.

verifique se a tubulação não está rompida.

verifique se o cilindro e roda está montado internamente como deve(esse é outro suspeito)

verifique se o flangeamento está assentando.

O pedal deve estar baixo porque vc está com um falha simulada no circuito trazeiro, então só funciona o circuito dianteiro. Isso se vc colocou o sistema em frente-tras. É isso ???

Kim
18/01/2008, 00:32
"menos" quer dizer menos ar ou sómente na roda td tem ar ????

Na pratica, qualquer trinca em tubo, flange, mau sentamento de arruela de cobre do flexível seria fonte de vazamento de fluido de freio.

Bom, verifique TODAS as conecções. reaperte com as ferramentas apropriadas.

O sangrador está fechando ??? esse é um suspeito

verifique desde a conecção com o T sobre o diferencial.

verifique se a tubulação não está rompida.

verifique se o cilindro e roda está montado internamente como deve(esse é outro suspeito)

verifique se o flangeamento está assentando.

O pedal deve estar baixo porque vc está com um falha simulada no circuito trazeiro, então só funciona o circuito dianteiro. Isso se vc colocou o sistema em frente-tras. É isso ???

Ééééé!!!!!

A saga do freio...:parede::parede:

Cacá, tenha fé, que vai funcionar!!!!:pensativo:

Paciência também ajuda, pois do Brancão, demorei um tempo até conseguir deixar bom.

Abraços.

Kim.

Cacá
18/01/2008, 09:36
Bem, vamos lá de novo:

1) Os cilindros da frente são de 1". Está errado, deveriam ser de 1 1/8. Até aí, é uma questao de dimensionamento. Mas: o flexível NÃO ESTÁ ASSENTADO COM ARRUELA DE COBRE, pois a rosca chega ao encosto do gargalo antes de assentar e fica uma distância entre as duas peças. Isso é uma fonte de falhas, certo?

2) Leopoldo, todas as rodas têm um pouquinho de ar, mas dão sangramento pleno. A TD é a campeã das bolhas, esguicha muito ar e pouco fluido, não dá sangramento, sempre tem ar ali.

3) Vou comprar 2 cilindros dianteiros corretos e logo mais posto aqui.

[s]

Cacá
18/01/2008, 22:28
Comprei e instalei os cilindros dianteiros. Troquei as molas das panelas traseiras. Descobri um vazamento no T dianteiro, mesmo com arruela de cobre. Amanhã vou comprar outro T e trocar.

[s], ainda sem pedal.

leopoldo
18/01/2008, 22:31
ô cara ! que sofrimento !

mexer com freio é um inferno mesmo !

e ainda com tudo dando problema !

Mas parece que amanhã vai dar certo, afinal vc já verificou todos os pontos de vazamento.

Ah. um detalhe:

no cilindro de roda trazeiro, a rosca só permite encaixar porca de tubo. Se tentar colocar flexível, acontece oque sua foto mostra.

É mais uma forma de identificar se está certo ou não

Cacá
18/01/2008, 22:33
Ééééé!!!!! A saga do freio... tenha fé, que vai funcionar!Paciência também ajuda, pois do Brancão, demorei um tempo até conseguir deixar bom. Abraços. Kim.

Grande Kim, pois é, rapaz, essa vida de mexânico é broca. Eita treco complicado esse freio... Quanto mais a gte mexe, mais fede :putz:

Mas, eu chego lá. Depois vou fazer um curso pra monge.

[s]

Cacá
18/01/2008, 22:34
ô cara ! que sofrimento !

mexer com freio é um inferno mesmo !

Tá quase, tá quase... jé encomendei um tambor de 100L de Dot3. :putz:

Um dia eu termino com essa novela, Leopoldo.

[s]

Kim
18/01/2008, 23:11
Eita Cacá.:putz:

Ó o artifício que uso...

Uma mangueira com uma porca em uma ponta (para fazer peso mesmo)!

Coloca no sangrador e outra ponta em um vasilhame limpo.

Bem, já que todo o fluído é novo, não vejo problema, apartir do momento que não haja impuresas no recipiente vindo do sistema de freio.

Algo que acho bom ser feito, é quando sangrar, deixar a mangueira mais alta que o sangrador, para que fique fluído.

Assim, saberá se há ou não ar no sistema com certeza, como também não haverá como "retornar ar" quando tira o pé do pedal e o sangrador não está totalmente fechado. (caso ocorra isso).

Segue fotos do equipamento de sangria.

Abraços.

Kim.

Cacá
18/01/2008, 23:20
Mas parece que amanhã vai dar certo, afinal vc já verificou todos os pontos de vazamento.

Falar em vazamento: usar teflon no Flex central na união com o "T" é crime?

.

Ah. um detalhe: no cilindro de roda trazeiro, a rosca só permite encaixar porca de tubo. Se tentar colocar flexível, acontece oque sua foto mostra.
É mais uma forma de identificar se está certo ou não

Sim, está. Os tubos são novos, as flanges estão ok, o flexiveis centrais são novos, os sangradores fecham direitinho, as molas sao novas, os cilindros são novos... buááááááááááááááááá...

[s]

Cacá
18/01/2008, 23:24
Eita Cacá.:putz:

Ó o artifício que uso...

Uma mangueira com uma porca em uma ponta (para fazer peso mesmo)!

Coloca no sangrador e outra ponta em um vasilhame limpo.

Bem, já que todo o fluído é novo, não vejo problema, apartir do momento que não haja impuresas no recipiente vindo do sistema de freio.

Algo que acho bom ser feito, é quando sangrar, deixar a mangueira mais alta que o sangrador, para que fique fluído.

Assim, saberá se há ou não ar no sistema com certeza, como também não haverá como "retornar ar" quando tira o pé do pedal e o sangrador não está totalmente fechado. (caso ocorra isso).

Segue fotos do equipamento de sangria.

Abraços.

Kim.

Legal a idéia do peso, Kim, vou copiar. Tenho usado uma mangueira trançada com uma garrafinha de 500 ml de água. E confesso: tenho uns litros de fluido coado no Melitta :mrgreen: pra causo eu precise de madrugada...

Kim, eu estou ficando louco com o freio. Eu estou pirando com esse freio. Se amanhã não der certo eu vou precisar de um abismo bem fundo... Um Canyon seria perfeito :parede::parede::parede:

Kim
18/01/2008, 23:39
Legal a idéia do peso, Kim, vou copiar. Tenho usado uma mangueira trançada com uma garrafinha de 500 ml de água. E confesso: tenho uns litros de fluido coado no Melitta :mrgreen: pra causo eu precise de madrugada...

Kim, eu estou ficando louco com o freio. Eu estou pirando com esse freio. Se amanhã não der certo eu vou precisar de um abismo bem fundo... Um Canyon seria perfeito :parede::parede::parede:

Leopoldo!
Desculpa aí, mais também faço isso, principalmente quando estava tendo trabalho (e muito) com o freio do Engesa.

Sebre o teflon, que eu chamo de veda rosca, seria isso?

Para vedar o sistema não recomendaria, mais se colocar, ao menos umas três voltas, ajudaria no futuro, para desmontar, evita que a rosca "cole" uma na outra.

O Milton Quindim também passou por essa saga!

Boa sorte.

Abraços.

Kim.

Cacá
18/01/2008, 23:46
Sebre o teflon, que eu chamo de veda rosca, seria isso?

Ele mesmo :concordo:
.

Para vedar o sistema não recomendaria, mais se colocar, ao menos umas três voltas, ajudaria no futuro, para desmontar, evita que a rosca "cole" uma na outra.

Beleza! Serve pra alguma coisa...

O Milton Quindim também passou por essa saga!

É mesmo? E aonde ele jogou o Jeep? :confused:

Boa sorte.

É isso me me conforta... :mrgreen:

Abração, Kim!

PS: pra piorar, meu zequinha tá viajando... Tenho que contar com a compreensão da patroa. Ou seja, não posso abusar muito do pisa-segura-solta... :parede:

Kim
18/01/2008, 23:55
Aqui é pisa-pisa-pisa-segura-soooolta!!!!

Coitadinho do Edu, a perninha dele já tá até ficando grossa!

Abraços.

Kim.

Cacá
19/01/2008, 00:19
Ói Kim, de tão brabo, arranquei os tubos da frente agora ha pouco. Assoprei e confirmei: o T está rachado. E um dos tubos está com uma flange mal feita, se bobear corta o dedo nela. Amanha vou mandar fazer os tubos de novo, aí quem sabe eu consiga o pisa-segura-sooolta...

[s]

leopoldo
19/01/2008, 01:31
Oia aqui um sistema DUO SERVO> acabei de sequestrar a foto.

http://www.jipeclubegoiano.com/trilhas/eixo_java/18.jpg

Cacá
19/01/2008, 09:15
Será que é isso que estava faltando pra eu conseguir acertar o freio do meu jeep? Vou revisar roda por roda de novo :dance:.

Obrigado pela dica :mrgreen:

[s], desmontando o octoservo.

Cacá
19/01/2008, 16:23
Conseguimos!
Finalmente consegui dar pedal legal no freio, está tudo funcionando, sem vazamentos, perfeito! O freio dianteiro está um coice, bom mesmo. Agora é afinar a regulagem das lonas e do freio de mão. Õbrigado a todos pela paciência, pelas orientações e principalmente pelo companheirismo. Fantástico, eu tenho um jeep com breque! Realizei meu segundo sonho. O primeiro era comprar o Jeep.

Resuminho do que foi trocado:
Cilindro Mestre - Bosch CM 2184 - R$ 182,00
Cilindros de Roda - Genau - R$ 24,00 x 4
Flexiveis centrais e das rodas - R$ 10,00 x 4
Tubos de aço com flange dupla - R$ 90,00
Conexões "T" - R$ 4,50 x 2

Insumos:
Fluido de freio: R$ 7,00 x 10 (joguei muito fora para achar os problemas, com 3 frascos dá pra fazer o serviço)
Chave Gedore # 400 - R$ 25,00 (chave para aperto das conexoes)
Gasolina R$ 10,00
Estopa R$ 3,00

Anexo uma fotinhas do backstage,

Ufaaaaaa! Aleleuia! Obrigado a todos mais uma vez :palmas:

Kim
19/01/2008, 20:55
Então, conseguiu???

Meus parabéns caro amigo!:palmas::concordo:

Encima da mesa vi bastante coisa, menos as latinhas da comemoração...

ou usou como "ferramenta especial" como na foto anexada pelo Mestre Leopoldo?

Agora é só curtir e, quando a galera necessitar, repassar os conhecimentos adquiridos empiricamente.:mrgreen:

Abraços.

Kim.

Cacá
20/01/2008, 10:28
Encima da mesa vi bastante coisa, menos as latinhas da comemoração...
Kim.

Salve Kim! Esqueci da ferramenta especial :mrgreen:

Segue no anexo...

[s]!

Kim
20/01/2008, 11:50
Cacá!!!

Cadê o resto dos ingredientes????

Ou aquilo ali seria álcool para retirar umidade do sistema de freio?

Faltou o limão o açucar e gelo para uma boa caipirinha.

Olha o que uso para mecher no Brancão.

É claro, não misturo, dependendo o grau de dificuldade, prefiro um ao outro.

Abraços.

Kim.

Cacá
20/01/2008, 12:01
Cacá!!!
Cadê o resto dos ingredientes????

Ô Kim, um Johnny cowboy é o bicho, eu tambem aprecio :mrgreen: E muito! Minha praia nao é da Cevada, prefiro as amarelíssimas... hehehehehehe.... Aliás, essa minha aí é da região do Leopoldo. Uma purinha de Joanópolis. Tá afim? Manda o endereço que eu envio pra vc :-D

Resto dos ingredientes? Hum... :pensativo: acho que acabou o amendoim :shock:

Hehehehehehe, abração Kim!

Kim
20/01/2008, 16:17
Olha olha heim!!!!!:shock:

É jé que te mendo uma MP!!!!:mrgreen:

Aí será o Brancão e seu proprietário movidos a álcool!!!!!:putz:

Abraços.

Kim.

Cacá
21/01/2008, 16:06
Olha olha heim!!!!!:shock:
É jé que te mendo uma MP!!!!:mrgreen:
Aí será o Brancão e seu proprietário movidos a álcool!!!!!:putz:
Abraços.Kim.

Vamos fazer assim Kim: to pensando em passar por lá. Se der certo e eu achar o ninho dos litros, te aviso e a gte combina. Leopoldo, se habilita? :dance:

Voltando ao assunto freios...

Estou testando. Como sou chato, digo que está nota 7. Estou notando o seguinte:
Nas primeiras pisadas o freio da frente é um coice, depois sinto que o sistema equaliza melhor e a frenagem fica bem distribuída. Se o sistema descansar uns 10 mins, volta a acontecer. Até aí, beleza, mas, eu sou mesmo chato :mrgreen:. Conversei com um meca de freios sobre o sintoma e ele me disse algumas coisas:

- "Vc esta usando o CM da D10/Veraneio, dimensionado para uma caminhonete. Pode ser que vc precise ajustar o sistema em função da transferencia de peso no momento da freada".
- "A D10 é um carro de carga, e o CM foi dimensionado para isso. Vc deve estar sentindo as rodas traseiras mais eficientes depois das primeiras freiadas. Experimenta colocar duas valvulas reguladoras de Caravan 81>93 pra auxiliar, pq o freio dianteiro deve prevalecer nas freadas, senao vc pode rodar. E leia alguma coisa sobre inércia e transferência de peso. Depois se vc conseguir deixar o freio do jeep bom, monta uma oficina que vc fica rico".

Kkkkkkkkk...

Bom, como estou em fase de testes, vou testar isso também. Depois posto aqui.

Alguma opinião, pessoal? :pensativo:

[s]

Cacá

leopoldo
21/01/2008, 19:11
Este sintoma parece ajuste e lona.

O jeep não tem o sistema do Duo-servo de regulagem automática e por isso, mesmo a forma que vc usa para ajustar as lonas pode fazer diferença. Pequenas diferenças nas molas também trazem comportamento estranho.

Por exemplo: num mesmo espelho de freio, os parafusos de regulagem devem ser movidos ao contrário para ajustar precisamente a lona em relação à panela .. um horário e um anti-horário.

Eu levantava cada roda no ar, apertava o ajuste até travar a panela e regulava micrométricamente o parafuso, em anti-horário (e horário) em cada parafuso do espelho até a lona soltar a panela. Segurava firmemente o parafuso quadrado e apertava com cuidado a porca externa ... para não girar o parafuso interno.... até travar. Ficava bem justo e diminuia bem a tendência de sair e lado nas frenagens.

Não se esqueça que se este cilindro mestre é para disco/lona, não tem a valvula de retenção parcial de pressão.

De qualquer forma, SE o freio de traz travasse persistentemente antes da dianteira, vc poderia colocar um válvula proporcionadora de 15 bar da ATE-freios, a mesma usada no engesa. Ela rosqueia diretamente no cilindro mestre.

Sobre oque o meca falou, não procede exatamente pois o cilindro mestre que vc usa tem o mesmo dia. interno do jeep. Quem faz a diferença aqui é o cilindro de roda. É verdade que usa-se (dependedo do caso) a proporcionadora, pois a diferença da caçamba com e sem carga é enorme.

Oque acontece é justamente o contrário. Vc usa um cilindro de 1". O mesmo do jeep. A pressão poderia ser exatamente a mesma mas, como é para um sistema duplo, é mais provável que as pressões do circuito dianteiro e o traseiro estejam otimizadas.

Na pick-up, causa travameno de freio traseiro sem carga na caçamba pois então, necessita a proporcionadora. No jeep, ajustou-se. É uma possibiidade.

Sobre o perigo de rodar no asfalto, só se vc nota que o jeep teima em travar as traseiras. Neste caso, porporcionadora nele !

Cacá
21/01/2008, 19:30
Este sintoma parece ajuste e lona.Eu levantava cada roda no ar, apertava o ajuste até travar a panela e regulava micrométricamente o parafuso...

Leopoldo, antentei pra isso sim. é micrométrico mesmo, tem que fazer olhando pro parafuso, senão qualquer escorregadela faz diferença. As molas dos patins são novas. A regulagem está certíssima, (o freio de mão está 100% livre - desliguei para não falsear). Acabei de dar uma volta com o Jeep, está freiando reto, mas se eu pisar fundo, a primeira freiada trava as da frente, depois, as freiadas seguintes arrastam as de trás. Testei em rua de terra. Dependendo do custo dessa válvula que vc falou, vale a pena fazer um laboratório com ela, não acha?

Uma dúvida: Válvula Proporcionadora e Válvula Equalizadora são a mesma pessoa? :mrgreen:

[s], obrigado :concordo:

leopoldo
21/01/2008, 20:49
Não.

A proporcionadora trabalha só com diferencial de pressão e pode ou não ser atuada externamente. A equalizadora já é algo mais elaborada, cara e complicada. A do escort, por exemplo, trabalha com esferas em desaceleração.

O seu caso não seria ainda de proporcionadora. Eu faria o seguinte: trocaria no cilindro mestre o tubo da frente pelo de trás e veria como se comporta o freio. Essa de funcionar direito na 1º e não mais depois está estranho. Parece até que a lona se suja depois da 1º pisada e depois fica xoxa.

Se repetir a característica, vc pode esperar travar no asfalto molhado ... e isso não queremos .... então, a proporcionadora de 15 bar custa uns R$ 50,00

Cacá
21/01/2008, 23:33
... então, a proporcionadora de 15 bar custa uns R$ 50,00

Vou tentar inverter os tubos. No caso da Proporcionadora, vc disse que esla dever ser colocada na saida do CM. Andei procurando no site da ATE, só achei essa para Engesa:
http://www.ate-freios.com/intranet/categorias_pecas/imagens/valvula_equalizadora_pressao.jpg
Engesa JEEP EE-12 - Equalizadora de Pressão BRE 15/3

Ou seria esta?
http://www.jet.com.br/rabrune/detalhes.asp?idproduto=647648

[s],

Cacá
22/01/2008, 00:50
Não se esqueça que se este cilindro mestre é para disco/lona, não tem a valvula de retenção parcial de pressão.

:pensativo: Tô com a pulga atrás da orelha. Será que a informação da Veraneio ser lona nas 4 está certa?

:shock:

edgar
22/01/2008, 08:13
Caca, tambem fiquei preocupado...não encontrei nada sobre a veraneio, mas como nosso CM tambem é da A/C/D-10 (79 a 84), talvez seja mais facil descobrir quem tem uma destas originais aqui no forum ! Ou que talvez tenha o manual da encrenca.

Tambem poderiamos desmontar o CM e tentar encontrar o tal valvula de retenção que tem que existir nos dois estagios do CM, mas não gosto muito desta ideia...desmontar um CM novinho.

Cacá
22/01/2008, 08:25
Caca, tambem fiquei preocupado...não encontrei nada sobre a veraneio, mas como nosso CM tambem é da A/C/D-10 (79 a 84), talvez seja mais facil descobrir quem tem uma destas originais aqui no forum ! Ou que talvez tenha o manual da encrenca.

Tambem poderiamos desmontar o CM e tentar encontrar o tal valvula de retenção que tem que existir nos dois estagios do CM, mas não gosto muito desta ideia...desmontar um CM novinho.

Edgar, nem mesmo o 0800 da Bosch soube confirmar a informação. Estou atrás disso, ou quem sabe, do catálogo de reposição da Bosch de pastilhas, discos, tambores, etc, para descobrir a verdade. Abrir o CM novo, nem pensar :putz:

[s],

Cacá
22/01/2008, 13:29
Tubos invertidos, nada mudou. Estou correndo atras de uma valvula pra colocar na saida do CM.

[s]

Cacá
23/01/2008, 23:30
Achei a bendita valvula proporcionadora. Marca ATE 25 bar (não tinha de 15 nem pra remédio, acho que saiu de linha). Está colocada na saida para o circuito traseiro do CM. Ficou muito bom, deu uma boa equilibrada no freio e agora estou satisfeito com o resultado. Pra ser tambor nas 4, acho que chegamos ao ótimo. Porém, fui aconselhado a colocar 2 equalizadoras no circuito dianteiro. Precisa? Ajuda? Não sei se vou colocar não... :pensativo: Acho que paramos por aqui, por mim está pronto. Curti muito essa aula de freios, acho que agora vou me inscrever no curso de carburadores, só preciso comprar um de reserva antes :mrgreen:.
Seguem as fotos da valvuleta e, antes de encerrar o assunto, vai um recado pro amigo Edgar: creio que fui enganado - ou mal informado. Esse C. Mestre da Veraneio deve ser pra disco x lona. Achei um catálogo de reposição de freios bosch onde NÃO CONSTA tambor e lona dianteiros. Tô postando logo mais, Edgar. Desculpa, vendi o peixe que comprei e empurrei um baiacú ao invés de um dourado pra vc.

[]s, agora diplomado em Freios origiais de CJ :dance:

leopoldo
24/01/2008, 00:35
fui aconselhado a colocar 2 equalizadoras no circuito dianteiro. Precisa?

Proporcionadora é para ser colocada no circuito traseiro.

Cacá
24/01/2008, 00:39
fui aconselhado a colocar 2 equalizadoras no circuito dianteiro. Precisa?

Proporcionadora é para ser colocada no circuito traseiro.

Oi Leopoldo. Sim, a Proporcionadora já está. Falo da equalizadora que, segundo consta, é vendida aos pares e equaliza o fluxo para os 2 tambores do eixo.

[s]

Kim
24/01/2008, 00:52
Hummmm...

Acho que o vendedor queria te embromar!

Não conheço veículos que usem tal válvula na dianteira.

Cacá
24/01/2008, 00:55
Hummmm...

Acho que o vendedor queria te embromar!

Não conheço veículos que usem tal válvula na dianteira.

Oi Kim. E pra que servem essas equalizadoras na traseira? Se ja tem a valvula na saída do CM, não precisa dessas, certo? Mas ó, o bicho tá brecaaaando que é uma beleza!

Kim
24/01/2008, 01:08
Quando falei na trazeira, estava me referindo aos circuito trazeiro.

Onde colocou é ideal!!!

Não tem nada melhor do que um bom freio na viatura, né?

Cacá
24/01/2008, 01:13
Não tem nada melhor do que um bom freio na viatura, né?

Pode acreditar, Kim. Mas juro que eu pensei que nao fosse conseguir finalizar a traquitana :mrgreen:. Tá show o freio, e deve melhorar ainda mais, pois as lonas dianteiras ainda não estão assentadas (o asno do meca anterior deu passe, trocou lona, mas deixou entupido o circuito da frente :putz:).

[s]!

leopoldo
24/01/2008, 12:26
... Falo da equalizadora que, segundo consta, é vendida aos pares e equaliza o fluxo para os 2 tambores do eixo ...

mostra no catalogo.

Cacá
24/01/2008, 12:32
mostra no catalogo.

Essa é do Escort, segundo vc, trabalha com esferas.
http://www.ate-freios.com/intranet/categorias_pecas/imagens/valvula_equalizadora_pressao.jpg
Tá, eu sei que é igual por fora, mas a Proporcionadora e a Equalizadora devem ter funções diferentes. Não?

[s]

edgar
24/01/2008, 13:35
Caca, é assim mesmo, são os custos do curso de freios. Ja comprei o CM, só que marca controil. Não gosto muito da marca, mas por enquanto vai ser este mesmo.

Como estou adaptando com a pedaleira antiga de assoalho, estou tendo um pouco mais de trabalho. O reservatorio é 3 mm mais largo do que deve ai bate la longarina. Desmontei toda a pedaleira para ver se da para ajustar alguma coisa para poder botar o CM uns 3,5 mm para a direita, acho que vai dar.

Dai tambem fico com cilindro duplo e não altero o sistema de pedaleiras, que para mim é um baita charme no jeep fora que mantem a originalidade externa.

Quanto a válvula, no meu caso ela não cabe, dai vou ter que instalar la perto do flexivel traseiro, é um local firme e bem protegido, creio que não devo ter problemas.

Me veja a especificação que esta naquela estiqueta amarela da embalagem, se possivel me tire uma foto mais de frente, assim imprimo e levo pros nó cego da loja. Sabe como é de estado para estado as peças ganham nomes dos mais diversos.

Parabens pelo empenho e perceverança em acabar o freio, realmente as vezes da vontade de botar uma gasolina em cima e mandar ver !!!!

edgar
24/01/2008, 13:45
Estive pensando....no caso do Caca, presupomos que o CM é para lona/lona, dai tem a valvula de rentenção de pressão residual dentro do cilindro mestre nas duas camaras (uma em cada camara).

A colocação da valvula (que para ele resolveu o problema de travamento das rodas traseiras) seria para diminuir a pressão que vai para o circuito traseiro e evitar que as rodas traseiras travem em consequencia da distribuição do peso do jeep ser diferentue que da veraneio (que se não me engano levava uns 6 ou 8 passageiros). Esta valvula poderia ser suprimida caso ele tivesse gas, o que aumentaria o peso na traseira diminuiria o deslocamento de peso pro eixo dianteiro em uma freiada brusca. Ou seja cada caso é um caso.

Sera que estou certo ?

edgar
24/01/2008, 16:13
Mais um sub post meu.....
Estive analisando o catalogo eletronico da Controil. Logico que ele não fala se a veraneio de tal ano é a disco ou lona, mas indica as peças que eles fabricam e não que fabriquem todas...

Mas: O CM que eu e o Caca temos é para veraneios de 79 a 84....nesta faixa de ano ja existe reparo de pinça para vender, antes fala em sistema de freio dianteiro a tambor e seus reparos. Assim concluo que nosso CM é disco/lona.

Dai fico pensando que pelo relato do Cacá (antes de por a valvula paro o eixo traseiro) que o freio era ruim na primeira pisada e depois melhorava. Dai creio que quando parava um certo tempo a mola dos sistema de freio dianteiro (tudo novo e forte de acordo com ele) encolhia demais os cilindros de roda dianteiros. Na hora de freiar ele tinha que enfiar o pé para encher os cilindros de roda dianteiros e por consequencia as rodas de tras travavam pois seus cilindros de roda ja estavam cheios pois aquele estagio do CM dele tem a valvula de retenção de pressão residual.

Então, ao colocar a valvula para o sistema traseiro ele mascarou o problema, diminuindo a pressão que vai para o eixo traseiro e assim dando tempo para o sistema dianteiro pegar pressão e freiar efetivamente.

Talvez o ideal fosse tirar a valvula do eixo traseiro e colocar uma nova, que o Leopoldo citou em algum post atras, no eixo dianteiro, de modo que o sistema dianteiro tambem mantivesse a pressão residual e por consequencia as molas do sistema de freio dianteiro não 'murchassem" tantos os cilindros de roda dianteiros.

Espero ter me feito entender.

Opiniões por favor ?

leopoldo
24/01/2008, 19:18
Essa é do Escort: http://www.ate-freios.com/intranet/categorias_pecas/imagens/valvula_equalizadora_pressao.jpgsegundo vc, trabalha com esferas

:discordo: ..... a que eu conheço ... não é essa não.

Meu conselho: Se o freio está trabalhando satisfatóriamente, NÃO INVENTA.

Cacá
25/01/2008, 01:02
:discordo: ..... a que eu conheço ... não é essa não.
Meu conselho: Se o freio está trabalhando satisfatóriamente, NÃO INVENTA.

Ok, não inventarei :-D

Obrigado!

Cacá
25/01/2008, 01:04
Caca, é assim mesmo, são os custos do curso de freios. Ja comprei o CM, só que marca controil. Não gosto muito da marca, mas por enquanto vai ser este mesmo.

Como estou adaptando com a pedaleira antiga de assoalho, estou tendo um pouco mais de trabalho. O reservatorio é 3 mm mais largo do que deve ai bate la longarina. Desmontei toda a pedaleira para ver se da para ajustar alguma coisa para poder botar o CM uns 3,5 mm para a direita, acho que vai dar.

Dai tambem fico com cilindro duplo e não altero o sistema de pedaleiras, que para mim é um baita charme no jeep fora que mantem a originalidade externa.

Quanto a válvula, no meu caso ela não cabe, dai vou ter que instalar la perto do flexivel traseiro, é um local firme e bem protegido, creio que não devo ter problemas.

Me veja a especificação que esta naquela estiqueta amarela da embalagem, se possivel me tire uma foto mais de frente, assim imprimo e levo pros nó cego da loja. Sabe como é de estado para estado as peças ganham nomes dos mais diversos.

Parabens pelo empenho e perceverança em acabar o freio, realmente as vezes da vontade de botar uma gasolina em cima e mandar ver !!!!

Grande Edgar, to passando por aqui agora, amanha estarei fora pela manhã. Qdo voltar passo pra vc as infos que precisas, ok? Obrigado pela compreesão :concordo:

[s]

coloma
27/01/2008, 15:49
hoje eu fui a salvador em uma feira de jeep e conheci uma pessoa que tem uma especie de bomba para nao deixar entrar ar no freio e nao perder tantl fluido mas nao tive oportunidade de perguntar algo mas sobre o assunto.Vc saberia me dizer que especie de bomba é essa?depois do carnaval devo voltar a capital para dar uma procurada mais sobre o assunto mas se vc souber algo me avisa ok.

Alex63
27/01/2008, 21:11
Edgar,

É exatamente este sistema que quero instalar na minha viatura militar, pois quero manter a originalidade e ter ao mesmo tempo a segurança de um duplo circuito.

Estou anexando uma foto do que ja vi. Vc poderia mostrar o que vc esta fazendo ?

leopoldo
28/01/2008, 00:59
.... tem uma especie de bomba para nao deixar entrar ar no freio e nao perder tantl fluido

veículos com servo freio devem ser sangrados pelo sangrador da roda ou da pinça, preferencialmente com este brinquedinho (bomba de vácuo) para evitar rasgar o diafragma do servo :

http://www.eastwoodco.com/images/us//local/products/detail/p218.jpg

ou esta:

http://www.eastwoodco.com/images/us//local/products/detail/p985.jpg

Milton Quindim
28/01/2008, 01:30
Pessoal, Cacá em especial o mestre Leopoldo mostrou um equipo legal , eu mesmo furei o diafragma do meu servo sangrando o sistema o que me custou uns trocos a mais no final das contas.

Cacá, resolvi meu problema com o freio trocando o cilindro mestre da Ipanema, que tinha 22 mm³ de diâmetro pelo da Kombi com 24 mm³. Assim sendo, agora piso no freio e arrasta tudo.

Mestre Leopoldo, em algum catálogo eu vi aquelas vavlulinhas equalizadoras perto dos sistemas de DISCO das rodas traseiras do Kadet tinha a valvula proporcionadora com corpo sextavado externo e com cerca de 6 cm de comprimento na saída do cilindro mestre ligando ao tubo que vai para as rodas traseiras e depois do T traseiro e antes dos flexiveis ficavam as tais valvulinhas equalizadoras.
Não sei exatamente quala função mas acredito que deve ser para aliviar a pressão que chega nas rodas traseiras para evitar uma possível travamento das pinças e derrapagem das rodas...poderia ser isso?????????

Kim
28/01/2008, 07:57
Caros amigos!

Bem, não querendo disvirtuar o tópico, sabem que passei pela saga do freio também.

Mais como sou como vocês, venci essa batalha, com ajuda de todos e muita, mais muita percistência.

Durante minha labuta, recorri a um conhecido, pois já não sabia mais o que fazer, não parava de sair ar e o pedal baixo.

Então, ele sacou uma maleta com uma bomba de ar com manômetro seguido de um pequena mangueira, na maleta haviam várias tampas.

Escolheu uma que serviu no reservatório, encaixou a mangueira à tampa por um engate rápido e, bombou até 1bar. (o reservatório ficou barrigudo - rsrsrsrs).

Peguei a chave e fui sangrar as rodas, sempre verificando o fluído e pressão, fou num isntante.

Segundo o Nei, a bomba é para teste de radiadores, onde coloca-se pressão para analisar os selos do bloco e conexões entre bloco/mangueiras.

Agora, sempre que preciso, uso a bombinha, isso depois que o Edu cansou do pisa-segura-solta!!!:putz:

Assim que puder, posto uma foto.

Abraços.

Kim.

Cacá
28/01/2008, 08:28

Salve Edgar, anexo o scan da embalagem. Veja que está escrito "equalizadora", mas o camarada que vendeu garantiu que esta é a tal "proporcionadora". Seja lá o que for, resolveu o problema de distribuição da pressão frente X traseira.

edgar
28/01/2008, 09:40
Edgar,

É exatamente este sistema que quero instalar na minha viatura militar, pois quero manter a originalidade e ter ao mesmo tempo a segurança de um duplo circuito.

Estou anexando uma foto do que ja vi. Vc poderia mostrar o que vc esta fazendo ?
alex63,
estas fotos que voce postou eu ja tinha...mandei um mail pro cara nos estadus unidos, mas são 150 dolares da peça (suporte mas cilindro mestre) mais 37 dolares do frete. Isto sem contar algum imposto maluco que pinte por ai. Ele diz que manda uma "nota fiscal" com valor de 49 dolares para não ter imposto aqui no brasil...mas sabe como é...ai os fical da receita resolvem que não é assim e tenho medo que os quase 200 dolares virem algo em torno de 700 reais e ainda vai que o modelo americano não fecha direitinho com nossos CJs. Isto que se um dia precisar um reparo... vai ser outra pedreira.

Fora que não vi a caixa de direção deles, mas a minha original atrapalha demais.

A ideia inicial de botar o cilindro da veranio, não vai vingar. Desenhei a longarina do jeep no autocad e depois sobrepus o desenho do clinindro....até da, mas sabado fui fazer a prova real no local e babau....a caixa de direção é enorme ! O cilindro é muito comprido ! O reservatorio é um absurdo de grande, fora que é de plastico e logo abaixo tem o escapamento.

Pensei em fazer uma adapatação do pedal, e colocar o cilindro mestre para tras, sob o assoalho, mas ai bate no balancim da embreagem e o acesso a tampa do reservatorio ficaria debaixo do tanque de gasolina o seria uma encrenca enorme para completar o nivel !

o cara que ta pintado meu jeep viu meu drama e vai trazer um estoque de cilindros mestres usados e ai vamos fazer umas experiencia no local. Ainda vou achar uma saida eficiente sem ter que fazer um baita bacalhau no braço do pedal de freio que me parece é de ferro fundido e não seria uma boa botar solda ali.

Cacá,
Beleza, o scaneado, esta mesma valvula um louco queria me vender para botar o sistema dianteiro, veja se pode...acho que ninguem entende de nada ! Tentei baixar um catalogo da "ate-freios", mas o site deles é uma éca ! Só consegui um catalogo basico de cilindros, pinças, etc....mas estas valvulas não aparecem em lugar nenhum ! Achei um 0800 deles, vou ligar la e choramingar um pouco. No site que vem escrito no saquinho consegui um super catalogo em alemão e ingles, mas só tem dimencionais de pincas e cilindros, mas não encontrei um catalogo de aplicação

Kim
28/01/2008, 09:43
Caro Mestre Leopoldo!

Sobre válvulas:

A eqüalizadora sei qual é, geralmente aplicada junto ao cilindro mestre, onde trabalha com a pressão aplicada ao cilindro mestre.

Qual seria a nomenclatura de uma peça que é aplicada no circuito trazeiro, ficando perto do eixo, onde a mesma tem uma ligação ao eixo, geralmente por algum tipo de mola.

Já vi em uno, parati, montana, pick-up corsa, saveiro, D20...

Parece ter um pistão, que conforme o peso do veículo aumenta a vazão de fluído para o sistema trazeiro, menor carga do veículo, menor a eficiência do circuito trazeiro.

Seria essa a proporcionadora?

Abraços.

KIm.

Cacá
28/01/2008, 11:14
Kim, então são 3 tipos?

> Equalizadora
> Proporcionadora
> Pressão Residual

Vixe! :shock:

[s]

Cacá
28/01/2008, 11:17
esta mesma valvula um louco queria me vender para botar o sistema dianteiro, veja se pode...acho que ninguem entende de nada !

Então, Edgar, num post anterior tambem comento sobre isso. Agora, eu pedi "proporcionadora" e o cara me deu essa. Tá escrito "equalizadora". Ele me mostrou uma outra embalagem com 2 valvulas, tambem escrito "equalizadora", mas disse que não era aquela que eu precisava. Vai entender...

:pensativo:

coloma
28/01/2008, 11:27
Não é Isso Nao Amigo.a Bomba Que Eu Vi Parece Uma Bomba De Agua Fica Acoplada No Chassi Do Jeep Proximo A Bomba De Freio Amanha Eu Descubro Isso Pois O Mecanico Da Loja Esta Viajando.

Cacá
28/01/2008, 11:31
Não é Isso Nao Amigo.a Bomba Que Eu Vi Parece Uma Bomba De Agua Fica Acoplada No Chassi Do Jeep Proximo A Bomba De Freio Amanha Eu Descubro Isso Pois O Mecanico Da Loja Esta Viajando.

Algo assim?

http://www.volkspage.net/hallofshame/servofreio.jpg

:pensativo: Isso é uma bomba de vácuo, ou servofreio.

[s]

Alex63
28/01/2008, 19:30
Edgar,

Elas são apenas as referencias para cópia da invenção do camarada. Eu tbm ja penso em colocar para tras. Para vc ter uma ideia do que estou falando, veja em uma Kombi que vc vai entender, pois o pedal dela tbm é no assoalho e aciona o cilindro mestre para tras !

Eu vi isto, quando estava trocando o óleo de meu jeep, pois tinha uma Kombi suspensa e vi que é viável no jeep.

Aliais como curiosidade, no Ford GP 1941 o cilindro mestre é assim ou seja quando vc pisa no pedal ele aciona a vareta para tras....

Ou seja o que estamos pensando, tbm ja existiu..
Seria algo como extender a a parte de baixo do pedal, e de forma que ao pisar esta parte se desloque para tras e acione o cilindro mestre. Que pode ser o da Kombi tbm e com o reservatório remoto.... ou o do Jeep ( com cilindro duplo 1982 até 1983) da mesma forma. Pois a diferença do diametro interno é pequena, só atentar que a kombi é para freio a disco e lona atras....

Abcs

edgar
28/01/2008, 19:52
alex, o problema que vejo é extender o pedal para baio ! me parece que o pedal é fundido, fico com medo de botar uma solda ali, justo no freio, esta nova "orelha" pode cair fora numa freiada mais forte. teria ue desenhar todo o braço do pedal e cortar um novo ja com a nova orelha, mas mesmo assim, fica o problema do balancim da embreagem.

ja vou procurar uma foto, senão tiro amanha

A ideia de um reservatorio remoto é boa, poderia colocar dentro do jeep, meio que debaixo do painel, mas sempre á mais uma mangueirinha de prastico pra rachar e vazar...

vamos pensando

Cacá
28/01/2008, 22:08
ja vou procurar uma foto, senão tiro amanha

Edgar, se vc conseguir uma foto do sistema original embaixo seria uma boa. Tem um amigo precisando de umas dicas e queria relembrar o sistema, pode ser?

[s]

Cacá

Kim
28/01/2008, 23:18
Caros amigos!

segue uma idéia para alongar o pedal do freio, fazendo uma "alavanca oposta" para acionar um servo freio no chassi do Jeep e funcionando "para traz"

Não há necessidade de soldas e é totalmente reversível.

Abraços.

Kim.

leopoldo
29/01/2008, 20:44
- de pressão residual:

Tem a função de manter uma pequena pressão residual nos cilindros de roda traseiros, impedindo a entrada de ar/água. Também aumenta a velocidade de resposta das rodas traseiras, ao freiar seguidamente.

interna: no corpo de válvulas do cilindro mestre.

externa: de corpo sextavado, instalado normalmente no T do circuito traseiro.

- proporcionadora ou de redução de pressão:

A função desta é permitir que durante a pisada no freio, a pressão suba até um ponto e então a mesma isola o circuito de freio .... a pressão só aumenta para o circuito dianteiro. Ao soltar o pé do freio, ela libera o retorno do fluido para a cuba, junto com a dianteira.

TIPOS:

1- Válvula de ponto de corte fixo: Válvula de corpo sextavado (se for do tipo não atuado pela suspensão).

Em aparência, a proporcionadora fixa e a de pressão residual se assemelham. Pelo que e tenha visto, a proporcionadora tem um anel de borracha no meio ... para diferenciar uma da outra.

https://www.jet.com.br/Design/rabrune/Produto/760072_G.JPG

2- Válvula sensível à carga: proporcionadoras atuadas pelo movimento a suspensão ... possuem geometrias variadas. Essencialmente, essas válvulas são atuadas para compensar a diferença entre caçamba cheia-caçamba vazia em pick-ups.

http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/freios/pict/valvula_equalizadora.gif

- equalizadora: válvula "proporcionadora" que possui um mecanismo interno (independente do movimento da suspensão traseira ... mas também não é de pressão fixa). O mecanismo conta com a inercia interna de certos componentes (esferas) que modulam a pressão para as rodas. A primeira (e única) que eu ví era do Escort XR3 e custava uma fortuna.

Pois bem ... à partir de algum ponto na história, a de redução ou de corte ou proporcionadora ou equalizadora ficou a mesma coisa.

Quando se usa uma ou outra: nas páginas anteriores tem os porquês.

edgar
29/01/2008, 21:09
Leopoldo, tem ai algum catalogo de valvula de pressão residual ? não consigo baixar nada no site da ATE ! Ja mudei até de navegador, mas não rende. Tendo um numero, um codigo, ai fica viavel encomendar em alguma loja.

Kim, vou dar uma analisada de perto na tua ideia, só não sei se cabe. Tenho impressão que não tem largura suficiente para passar este braço do lado do eixo do pedal. Mas é uma ideia sim. Saolda é que não quero por

Obrigados
Obigado

coloma
29/01/2008, 21:11
Exato amigo é essa mesma a bomba que EU VI no jeep do amigo.Agora eu gostaria de mais detalhes sobre ela a função.

edgar
29/01/2008, 21:32
Coloma, isto se chama servo freio....antigamente era chamado de hidrovacuo. Clique em pesquisr la em cima escreva hidrovacuo (pois é assim que a maioria fala dele) e leia um montão....depois pesquise sobre servofreio e leia mais um pouco.
Se tiver mais sede de conhecimento entre no sie da trw http://www.trw.com.br/pt/apostilas.asp e de uma fuçada.....baixe e leia, tem do mais basico dos basicos até umas explicações macabras sobre sistemas novos...

boa leitura

Cacá
29/01/2008, 21:52
Leopoldo, tem ai algum catalogo de valvula de pressão residual ? não consigo baixar nada no site da ATE !

Também não achei em lugar nenhum, nem na net, nem nas lojas.
Quando a VPR é no Cilindro Mestre, ela fica no pistão ou na carcaça?

[s]

edgar
30/01/2008, 09:21
Pelo desenho, é uma borrachinha e uma mola que ficam na frente do pistão.

Creio que a ideia seria um equilibrio de forças. Voce solta o pedal do freio, ele volta pois tem uma mola que puxa o pedal. Ai as molas que estão la na panela de freio vão contraindo e trazendo as lonas de volta e empurrando o oleo de freio de volta para o cilindro mestre.

Só que tem um momento que esta mola que esta na frente do pistão, consegue empurrar a ultima borrachinha contra o furo do CM e fecha o circuito mantendo a pressão residual. é um equilibrio de forças, a mola da roda quase toda encolhida e a mola da frente do pistão do CM esticada empurrando a borrachinha.

pena que o desenho anexo é muuuito ruim, mas acho que da para ver o esquema. Só não sei como funciona num duplo

edgar
30/01/2008, 15:47
catalogo basico da nakata

coloma
03/02/2008, 21:48
Valeu Mesmo Amigo As Informaçoes

Alex63
04/02/2008, 19:55
Pessoal boa noite,
estou precisando de umas dicas...

Eu não sei se isto acontece com vcs, mais como não uso meu Jeep com muita frequencia, volta e meia tenho problemas com cilindro de freio das rodas prendendo! Entre o pistão e o cilindro , começa a criar um pouco de ferrugem na parte externa entre a coifa e o pistão , e depois ao freiar o pistão se desloca, passa por cima e não retorna adequadamente, e acaba sempre deixando a roda um pouco presa..Pelo menos uma vez por ano eu tenho de limpar isto, troco fluído de freio religiosamente a cada ano, uso DOT3 da Varga .Vcs tem alguma dica, tipo usar algum tipo de graxa na coifa do cilindro ? Detalhe , não vejo enhum vazamento de óleo de freio e nem traspiração naquela área. Ou é falta de uso mesmo, ou cilndro de roda de baixa qualidade mesmo ( pois Varga /ATE ) ou outra marca famosa, não se encontra.. somente estes BREK / Willis parts que realmente estou começando a duvidar...

Ja tive o mesmo problema em uma Blazer que tbm rodo pouco.. o cilindro de roda é muito semelhante, só que o da blazer se encontra original... minha blazer é 2001 e isto acontreceu o ano passado ela esta apenas com 20.000km....e depois de 06 anos de pouco uso.... mais com o Jeep tá demais....

Abcs

leopoldo
04/02/2008, 20:46
Isso parece mais a corrosão entre materiais dissimilares - pistão cilindro e roda, se o produto da corrosão é uma pasta esbranquiçada/cinzenta ou, se é apenas corrosão no cilindro de roda, é apenas a ferrugem.

A ferrugem toma conta da tubulação também. Então, pode ser material que desce tubulação abaixo.

Eu recomendaria fazer o seguinte:

- drene todo o fluido de freio;

- abra os cilindros de roda, lave bem com alccol.

- faça um polimento das paredes dos cilindros com lixa 1200. (O ideal seria vc brunir. O mais que ideal seria vc dar um brunimento e depois um banho de níquel).

- lave bem a parte interna com alcool.

- se os pistões estiverem com corrosão, troque. Se stiverem OK, monte de novo (um banho de niquel químico seria um boa ideia).

- monte tudo de novo, trocando as gaxetas.

- abasteça, sangre e regule.

- sangre de novo de 6 em 6 meses.

Cacá
04/02/2008, 23:33
Alex, boa noite. Rapaz, por mais que vc more em cidade litorãnea, a ferrugem não pode destruir um cilindro a cada 6 meses. Minha sugestão: esqueça os reparos e coloque cilindros novos. Vai dar 30 latas de diferença no preço final dos 4, se muito. Coloque o fluido DOT 4 que Leopoldo citou, sangre, etc, etc. Troque as molas dos patins, custa 15 latas cada eixo. Limpe os pratos, lubrifique as guias das sapatas. Quando for deixar o Jeep parado, amarre uma sacolinha plástica de supermercado para vedar o espaço entre o tambor e o prato :concordo:. Uma maresiazinha a menos :dance:

Sucesso, grande abraço e boa sorte :mrgreen:

leopoldo
05/02/2008, 00:58
Ah !

como vc citou que está notando uma corrosão entre a coifa externa e a borda do cilindro de roda, esquece oque eu escreví alí em cima. Pensava eu no caso de corrosão ENTRE o pistão e a parede.

Uma proposta:

remova a coifa.
remova a corrosão com lixa.
lave com alcool.
pinte a borda lixada com fundo fosfatizante mas, sem pintar a área interna do cilindro de roda.
compre graxa branca a prova dágua. dessas de uso maritmo.
passe nesta borda e na parte exposta do pistão.
encaixe a coifa

rodrigo.hoffman
07/02/2008, 01:44
Boa noite Amigos...

Primeiramente gostaria de parabenizar os amigos pelo excelente forum... Tenho me acostumado a ler o forum desde que meu pai adquiriu uma F75 1969 faz uns três anos (em reforma), para tirar duvidas... A um mês atras adquiri um CJ5-1975 (devido as más influencias) e como tive que fazer o freio do bixo vai aqui uma duvida minha... O bixo veio com freio a disco nas 4 rodas (pinças dianteiras de Kombi e traseiras de chevete)... Depois daquela geral no freio, isso incluiu troca de pastilhas, reparos de pinça e etc.. Oque acontece e o seguinte. Na primeira pisada o freio não e la aquela coisa toda, o pedal vai ate o meio do curso, mas nao freia muito bem.. Se bombar o freio (basta uma vez) o pedal veem bem em cima e freia relativamente bem (nao tenho como comparar com outro, mas nao fico muito seguro nao)... A duvida e a seguinte.... O cilindro mestre acredito ser de opala, mas nao e servo assistido... Será que esta ai o problema ou estou exigindo demais do freio (afinal nao e como um carro zero)...

Abraços...

Alex63
07/02/2008, 08:35
Leopoldo,

Exatamente isto é o que ocorre a corrosão fica entre a parte externa do embolo para a borda do cilindro , pois normalmente com lonas novas e molas novas, o pistão sempre fica um pouco recolhido e nesta parte externa mesmo com a coifa integra, sempre cria uma ligeira ferrugem! Não há corrosão na tubulação ( inox), e tão pouco na parte interna entre os vedadores ( Meio do cilindro) . Com relação ao fluído de freio, vou passar a trocar de 6 em 6 meses e vou fazer uma revião minuciosa agora, vou trocar os cilindros, limpar tudo com alcool isopropílico e depois lavar com o próprio fuído de freio DOT4.

Vou pegar os cilindros velhos, e fazer o brunimento como vc citou, e depois mandar fazer o banho de níquel químico. Havia pensado tbm em mandar usinar e " encamisar" com inox e fazer tbm os embolos do mesmo material o que vc acha ?

Mais uma pergunta, vc acha válido usar fluído DOT5 de silicone ? Como eu disse a corrosão é externa e não interna... é praticamente o mesmo efeito que acontece nas pinças de freio... cria aquela ligeira ferrugem, que é o suficiente para prender o pistão...a parte interna sempre esta muito boa. Inclusive olho com lente... só uma vez, que o cilindro tinha uma pequena marca e descartei logo ele, pois após polir com lixa 1200 e óleo de freio ela ficou por lá...

Eu tenho graxa náutica aqui , e vou utilizar, porém se não me engano, existe uma graxa própria para freio ela é branca e de alta temperatura, normalmente vem em carros 0Km onde a pinça se desloca no suporte.

Como eu citei, tbm tive problemas do mesmo tipo na Blazer... acho que tenho de dirigir mais.... hhehehehehe assim as peças se movimentam mais...

Valeu a todos pelas dicas

felipemendes
07/02/2008, 12:52
Na primeira pisada o freio não e la aquela coisa toda, o pedal vai ate o meio do curso, mas nao freia muito bem.. Se bombar o freio (basta uma vez) o pedal veem bem em cima e freia relativamente bem (nao tenho como comparar com outro, mas nao fico muito seguro nao)... A duvida e a seguinte.... O cilindro mestre acredito ser de opala, mas nao e servo assistido... Será que esta ai o problema ou estou exigindo demais do freio (afinal nao e como um carro zero)...

Como já deve ter sido discutido aqui, verifique bem se:
- os semi-eixos e mangas do eixo não estão empenados;
- os rolamentos estão sem folgas;
- As pinças não estão frouxas;
- há qualquer outra coisa que possa gerar folga ou desalinho nos discos de freio.

Pelo que percebi, o movimento dos discos (veja possíveis causas acima) deve estar empurrando as pastilhas para fora. Quando vc dá a primeira pisada, junta novamente as pastilhas, e a segunda bombada é a que realmente freia.

coloma
07/02/2008, 20:27
me ajude pelo amor de deus .O meu freo ainda nao esta 100% dei uma olhada por baixo para ver se tinha algo mas eu nao sei se os flexiveis traseiros o mecanico trocou .Eu gostaria de confirmar quantos quantos tem pois o dianteiro sao dois entao sera que os traseiros são dois tambem?

felipemendes
07/02/2008, 21:30
Coloma,
Traseiro original é um só, que se divide em dois por meio de uma conexão T. Vai um tubo lá pra trás, depois um flexível pro eixo, depois mais tubo até os cilindros de roda.

rodrigo.hoffman
08/02/2008, 00:19
Como já deve ter sido discutido aqui, verifique bem se:
- os semi-eixos e mangas do eixo não estão empenados;
- os rolamentos estão sem folgas;
- As pinças não estão frouxas;
- há qualquer outra coisa que possa gerar folga ou desalinho nos discos de freio.

Pelo que percebi, o movimento dos discos (veja possíveis causas acima) deve estar empurrando as pastilhas para fora. Quando vc dá a primeira pisada, junta novamente as pastilhas, e a segunda bombada é a que realmente freia.

Obrigado pela dica Felipe... eu li o topico todo e nao tinha abservado esses pontoss... vou verificar depois posto aqui... e qt a questão de ele nao ter o hidrovacuo.. sera que vale a pena gastar um troco, pra melhorar na freagem, ou nao vai fazer diferença, so aliviando a força que exerço no pedal...

Cacá
08/02/2008, 00:23
me ajude pelo amor de deus .O meu freo ainda nao esta 100% dei uma olhada por baixo para ver se tinha algo mas eu nao sei se os flexiveis traseiros o mecanico trocou .Eu gostaria de confirmar quantos quantos tem pois o dianteiro sao dois entao sera que os traseiros são dois tambem?

Coloma, o freio tem um tempo de assentamento. Quando novo não rende 100% ainda. Eu to com o meu nessa fase ainda, estou experimentando e aguardando o tempo de maturação. Rodei uns 100 km, é pouco pra exigir um bom assentamento. Seja mais específica: o que está acontecendo com o freio? Não segura? Puxa? Prende?

[s],

leopoldo
08/02/2008, 00:27
FREIOS a DISCO são extremamete ingratos quando o assunto é FOLGA nos rolamentos do cubo. Pinças flutuantes são menos suscetíveis mas, as fixas, são completamente intolerantes.

Uma vez instalado o freio a disco, a manutenção da pré-carga (veja o tópico ajustando os rolamentos de munhão e de roda) é rigorosamente necessária, de forma a manter entre pastilha e disco a mínima folga possível.

De outra forma, qualquer anomalia de ação do pedal indica possível desregulagem desta précarga.

Cacá
08/02/2008, 00:35
Na primeira pisada o freio não e la aquela coisa toda, o pedal vai ate o meio do curso, mas nao freia muito bem.. Se bombar o freio (basta uma vez) o pedal veem bem em cima e freia relativamente bem (nao tenho como comparar com outro, mas nao fico muito seguro nao)... A duvida e a seguinte.... O cilindro mestre acredito ser de opala, mas nao e servo assistido... Será que esta ai o problema ou estou exigindo demais do freio (afinal nao e como um carro zero)...

Caro Rodrigo, tudo bem? Rapaz, como vc deve ter acompanhado, refiz o sistema de freios do meu todinho. Nesta semana troquei as panelas dianteiras, retifiquei as traseiras e troquei todas as lonas. O Freio ainda está assentando, estou testando o freio no uso do dia a dia. Ocorre que, mesmo com tudo novo, ainda tenho que dar uma bombadinha pro pedal ficar "cheio". Questionei hoje o rapaz que retificou e me auxiliou nesta aventura e, segundo ele, isso é normal quando o freio não é servo assistido. Agora: eu tô custando um pouco a acreditar :? . Vamos aguardar as pedradas... enquanto eu junto mais umas latas pra botar um servo :mrgreen:

Todavia, as causas podem ser outras. Aliás, muitas outras. Vc verificou os burrinhos e reparos das pinças? Flexível com efeito baiacú? Etc?

[s]

Cacá

Cacá
08/02/2008, 00:39
- de pressão residual:
externa: de corpo sextavado, instalado normalmente no T do circuito traseiro.
Em aparência, a proporcionadora fixa e a de pressão residual se assemelham. Pelo que e tenha visto, a proporcionadora tem um anel de borracha no meio ... para diferenciar uma da outra.

https://www.jet.com.br/Design/rabrune/Produto/760072_G.JPG

Leopoldo, pelo amor de Deus, me diz onde eu consigo comprar essa VALVULA DE PRESSÃO RESIDUAL EXTERNA. Tô fazendo qualquer negócio pra encontrar a menina... ninguém tem, aliás, fazem uma confusão danada com nomes e depois dizem que nunca venderam, nunca viram, só na autorizada, não consta no catálogo, etc...

Obrigado mais uma vez.

[s]

leopoldo
08/02/2008, 00:57
Cacá,

Essa história do mexanico que prestou serviço p/Rodrigo é absurda. Não é o servo que põe o pedal para cima. É a regulgem dos rolamentos deroda + folga das lonas.

A função da V.P. residual tmabém não é essa. Ela só se faz sentir no caso de uma pisada de emrência seguida de outra... aumenta a resposta da pisada, mas só neste caso. Evita a entrada de ar/agua é consequencia, mas não cura pedal baixo.

Eu tenho um valvula suposta desta, mas observe o seguinte: eu a tinha num circuito de freio em 198....e algo. Nunca abri a mesma para ver se era proporcionadora ou residual. Nem sei se quem me vendeu também sabia o que vendia ..... amanhã eu vou revirar minhas coisas

rodrigo.hoffman
08/02/2008, 10:28
Caro Rodrigo, tudo bem? Rapaz, como vc deve ter acompanhado, refiz o sistema de freios do meu todinho. Nesta semana troquei as panelas dianteiras, retifiquei as traseiras e troquei todas as lonas. O Freio ainda está assentando, estou testando o freio no uso do dia a dia. Ocorre que, mesmo com tudo novo, ainda tenho que dar uma bombadinha pro pedal ficar "cheio". Questionei hoje o rapaz que retificou e me auxiliou nesta aventura e, segundo ele, isso é normal quando o freio não é servo assistido. Agora: eu tô custando um pouco a acreditar :? . Vamos aguardar as pedradas... enquanto eu junto mais umas latas pra botar um servo :mrgreen:

Todavia, as causas podem ser outras. Aliás, muitas outras. Vc verificou os burrinhos e reparos das pinças? Flexível com efeito baiacú? Etc?

[s]

Cacá

Caro Cacá... Realmente eu tenho acompanhado sua "Saga em busca do Freio perfieto"... Acho que feio e um lugar onde nao se pode economizar, por isso minha preocupação com ele... Meu caso foi o seguinte, qd levei o jeep pra casa ele nao tinha freio nenhum, e puxava muito pro lado direito... Fazia +/- 1 ano que tava parado... Chegando em casa dei aquela revisada no sistema todo.. Isso incluiu toads as 4 pinças(desmontagem com direito a varios pistoes travados), troca dos reparos e colocação das pastilhas todas novas... Efetuei a troca de todo o fluido tb, nao mexendo em nada no CM.... Acho que ta precisando dar uma assentada tb, mas acho que nosso amigo Leopoldo deve ter matado a charada... Todas as pinças são fixas(dianteiras de kombi e traseiras de chevette)... Alguma folga nos rolamentos deve estar causando o problema... Tb acho que o servo nao deve ser o culpado, mas acho que ajuda um pouco no pedal.. Amanha vou meter a mao e ver oq vai dar...

Abraços

Cacá
08/02/2008, 10:42
Rodrigo, então o negócio é ir eliminando as causas, uma por uma. Começando pelo rolamentos. Se aceita um pitaco, depois dá uma testada no cilindro mestre pra ver se ele está atuando legal: retire os tubos de saída, faça dois chumacinhos de estopa pra nao tomar banho de fluido e peça para alguém pisar. Veja se está esguichando fluido pelos 2 furinhos. Depois tem que sangrar, é um saco. Mas pelo menos vc testa o CM, verifica o curso do pistão e, se tiver que dar algum pau, que seja agora. Como ficou parado mto tempo, é legal vc testar meeeesmo.

[s]

Tamos aí, to esperando o meu freio amadurecer pra contar aqui.

Cacá
08/02/2008, 10:50
...vamos pensando

Edgar, ontem vi um Cilindro Mestre legalzinho, pequeno por fora e me pareceu ser de 1 polegada. É o da F350 para freios a tambor. Vc ja viu esse modelo? To procurando na net pra postar aqui.

[s],

:)

Cacá

Achei, não é da 350 é da F250:
http://www.jet.com.br/rabrune/detalhes.asp?idproduto=647812

edgar
08/02/2008, 14:28
No catalogo da Controil, a F350 aparece com freio a tambor na frente somente até 1975 e tem diametro de 1"+1/4". Vou ver em outros fabricantes.
Me parece que aumentando assim o cilindro mestre, o curso do pedal fique um pouco pequeno.
Como era o reservatorio do cilindro que voce viu ? Talvez o modelo mais novo seja de 1", mas ai a controil não fabrica acima de 1975...

Cacá
09/02/2008, 23:26
Edgar, é esse:

http://www.jet.com.br/rabrune/detalh...produto=647812

[s]

Cacá

edgar
10/02/2008, 15:55
Cacá,

Não consegui achar este cilindro da F250 para ver de perto, amanha vou colocar minha filha para correr atras dele.

Mas,

Ontem gastei algumas horas tentando achar uma saida com o cilindro mestre da veraneiro (o mesmo que o teu). Girei o cilindro mestre 45 graus no sentido horario. As saidas de fluido, ficam um pouco para cima, assim, consigo escapar da base da caixa de direção e do suporte do cilindro mestre antigo (que não quero serrar fora). Vou ter que colocar o reservatorio preso na parece corta fogo e ligar por mangueira. Ainda quero achar a mangueira 100% resistente ao fluido de freio e um sistema de encaixe muito bom para ligar estas mangueiras no prorpio cilindro mestre.
Creio que desta maneira não vá juntar bolhas de ar dentro do cilindro mestre e tambem não vá afetar em nada o seu funcionamento, até será benefico que o reservatorio de fluido de freio não fique tão baixo perto do calor do escape e de agua que vem por baixo.
Quanto à valvula de pressão residual do sistema dianteiro este é realmente um grande drama, ninguem conhece, ninguem tem catalogo, obviamente não existe para vender e o mais triste é que o fabricante não tem a menor vontade de nos facilitar a vida.
Esta semana devo acabar o suporte do cilindro mestre e ja vou fixa-lo no lugar (sabado posto fotos) mas como meu jeep esta acabando a pintura, creio que ainda va algum tempo para ver esta tralha funcionando, mas no prototipo que fiz de MDF, o cusro do pedal fico perfeito, só estou pensando em talvez mudar o lado do varão do pedal da esquerda para a direita, mas isto só vai ser definido no sabado que vem com o suporte parafusado no lugar.

aareal
11/02/2008, 02:36
Aproveitando o tópico sobre freios, será que alguém pode me tirar uma dúvida:

Meu CJ tem o sistema original de freios. Fiz uma revisão geral no sistema:
troquei o cilindro mestre e revisei todos os cilindros de roda e lonas.

O freio está realmente bom, até me surpreendeu bastante.

O que não estou gostando é a folga lateral no pedal. Este está com um movimento lateral de mais ou menos 5 cm. Além da sensação de insegurança passada por este movimento lateral, estou com medo de estar forçando a haste do cilindro mestre e danificá-lo.

O que devo fazer para resolver o problema da folga?

Aos fãs das adaptações: Não tenho interesse em trocar a pedaleira....

Outra dúvida: Sou adepto em amanter a mecanica original do Jeep,mas com manutenção constante para não comprometer a segurança. Um dos poucos itens que eu alteraria sem pensar é o cilindro mestre de freio, utilizando um de duplo circuito. Existe algum que sirava, mantendo todo o resto original? Pedaleira, lonas e sem servo-freio?

edgar
11/02/2008, 09:24
Aareal,

A folga lateral do pedal de freio é realmente incomoda e perigosa pois pode fazer o pé escorregar num dia critico de chuva, com o sapato molhado e todas as possibilidades maleficas que sempre ocorrem juntas, mas é relativamente facil de resolver.

Minha sugestão é remover os pedais (item 1 da figura), é só soltar os parafusos (item 6) que prendem eles e com um pouco de esforço, vai dando umas giradinhas para os lados que eles saem. Faça o mesmo com o pedal da embreagem.

Feito isto, voce vai ver que a peça 37 é pressa em um pequeno mancal parafusado na longarina (isto tem que ser feito por baixo do jeep). Retire os dois parafusos deste mancal que a pedaleira sai inteira. O problema que causa 90% desta folga é uma bucha de bronze que vai onde o ponto 11 esta apontando. Leve num torneiro e mande fazer uma bucha nova, mantenha engraxado e pronto.

Logico que nem tudo são flores, no meu caso havia um desgaste significativo entre a peça 37 e o proprio mancal que estava parafusado na longarina. Esta sim é uma folga muito dificil de tirar, mas procure este pessoal que trabalha com caminhões que fazem embuchamento, eles dão um jeito. Uma boa possibilidade neste caso seria fazer a peça 37 nova, mas ai fica mais caro. Veja que tem que ser um serviço bem feito, senão fica perigoso.

Logo que comprei meu jeep, tive problemas neste ponto. Para minha grata surpresa, o mancal que segura a peça 37 estava soldado na longarina. Um serviço muito porco do ultimo dono.

Se voce queiser escapar deste serviço de fazer a bucha no pedal do freio, verificar a folga no mancal, etc....a jipepar (www.jipepar.com.br) aqui de curitiba vendia um kit recuperado, muito bom, do braço do pedal de freio, mais a peça 37, mais o proprio mancal que vai na peça 37. Ai fica moleza, e tirar um, reaproveitar o pedal da embreagem e pronto. Mas sabe né...se é facil custa mais caro....

aareal
11/02/2008, 13:28
Aareal,

A folga lateral do pedal de freio é realmente incomoda e perigosa pois pode fazer o pé escorregar num dia critico de chuva, com o sapato molhado e todas as possibilidades maleficas que sempre ocorrem juntas, mas é relativamente facil de resolver.

Minha sugestão é remover os pedais (item 1 da figura), é só soltar os parafusos (item 6) que prendem eles e com um pouco de esforço, vai dando umas giradinhas para os lados que eles saem. Faça o mesmo com o pedal da embreagem.

Feito isto, voce vai ver que a peça 37 é pressa em um pequeno mancal parafusado na longarina (isto tem que ser feito por baixo do jeep). Retire os dois parafusos deste mancal que a pedaleira sai inteira. O problema que causa 90% desta folga é uma bucha de bronze que vai onde o ponto 11 esta apontando. Leve num torneiro e mande fazer uma bucha nova, mantenha engraxado e pronto.

Logico que nem tudo são flores, no meu caso havia um desgaste significativo entre a peça 37 e o proprio mancal que estava parafusado na longarina. Esta sim é uma folga muito dificil de tirar, mas procure este pessoal que trabalha com caminhões que fazem embuchamento, eles dão um jeito. Uma boa possibilidade neste caso seria fazer a peça 37 nova, mas ai fica mais caro. Veja que tem que ser um serviço bem feito, senão fica perigoso.

Logo que comprei meu jeep, tive problemas neste ponto. Para minha grata surpresa, o mancal que segura a peça 37 estava soldado na longarina. Um serviço muito porco do ultimo dono.

Se voce queiser escapar deste serviço de fazer a bucha no pedal do freio, verificar a folga no mancal, etc....a jipepar (www.jipepar.com.br (http://www.jipepar.com.br)) aqui de curitiba vendia um kit recuperado, muito bom, do braço do pedal de freio, mais a peça 37, mais o proprio mancal que vai na peça 37. Ai fica moleza, e tirar um, reaproveitar o pedal da embreagem e pronto. Mas sabe né...se é facil custa mais caro....

Muito obrigado..... vou tentar fazer do modo mais divertido.....

Abraços.

leopoldo
11/02/2008, 20:10
A peça 37 encaixa no suporte preso ao chassis com um bucha.

Quando esta droga de bucha gasta o pedal fia com folga.

Normalmente, vc troca a peça 37 e a bucha(que necessita ferramenta especial de remoção e instalação)

Um torneiro pode fazer o sacador-instalador.

rodrigo.hoffman
11/02/2008, 22:21
Rodrigo, então o negócio é ir eliminando as causas, uma por uma. Começando pelo rolamentos. Se aceita um pitaco, depois dá uma testada no cilindro mestre pra ver se ele está atuando legal: retire os tubos de saída, faça dois chumacinhos de estopa pra nao tomar banho de fluido e peça para alguém pisar. Veja se está esguichando fluido pelos 2 furinhos. Depois tem que sangrar, é um saco. Mas pelo menos vc testa o CM, verifica o curso do pistão e, se tiver que dar algum pau, que seja agora. Como ficou parado mto tempo, é legal vc testar meeeesmo.

[s]

Tamos aí, to esperando o meu freio amadurecer pra contar aqui.

Cara.. esse final de semana peguei no pesado e desmontei os dois munhoes.. segui os passos de regulagens seguindo o manual do nosso amigo Leopoldo http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1654 e deixei tudo como manda o figurino.. Não tive tempo de testar o CM como vc disse, mas acho que não deve ser ele o problema, pois qd sangro o oleo espirra com força nos dois circiutos (dianteiro e traseiro). Depois de todo o serviço e testado o freio, o problema persistiu, mas eu nao tinha reparado numa coisa. Se mesmo parado acontece o problema, nao pode ser de folga nos rolamento, pois não tem um movimento nas rodas que faça abrir as pinças..:? So falta verificar o CM mesmo... Será que ele e o responsavel ?

leopoldo
11/02/2008, 23:04
ESTA VÁLVULA É PROPORCIONADORA OU DE PRESSÃO RESIDUAL ??????

Ontem eu achei a velha pecinha e hoje, eu desmontei. Ela por fora até parece um proporcionadora.

Ela não tem PN, nem marca de fabricante, mas eu sei que estava no eixo traseiro de um opala ano 198ebolinha.

As fotos mostram o inteiror dela.

A esfera está comprimida contra um batente na tampa. O batente tem 2 rasgos.

Quando vc pressiona o pedal do freio, proporciona pressão do cilindro mestre. A pressão entra na camara da esfera e vence a força contra a mola, fazendo a mola ficar pressionada e a esfera em descanso, flutuando no fluido.

Neste ponto, o fluido passa pela camara e pressiona oque estiver lá para baixo.

Num ponto qualquer, se a pressão estabiliza, a mola vence a pressão do fluido e volta fechar a esfera contra o batente e vedando o assento da esfera.

Vc solta o pedal do freio, a pressão do lado de lá faz o fluido migrar em volta do pistão e retornar vagarozamente passando pelo rasgo no batente da esfera.

Conclusão: A válvula é de redução parcial.

Alex63
14/02/2008, 23:13
Edgar,
E ai como ficou a adaptação do cilindro mestre com os pedais embaixo ? Ja tem fotos ? Coloque aqui ok ...

Abcs
Alex

leopoldo
14/02/2008, 23:18
:shock: Ou melhor ..

:putz:agora que eu ví a minha viajem : :parede:

a válvula é de Pressão Residual.

wcas
16/02/2008, 14:34
Hoje levei o meu CJ para um mecanico para fazer um orçamento para instalar um sistema de pedaleira supensa e instalar um freio a disco dianteiro e revisão do trazeiro(tambor).
Alguem poderia me dizer quanto é o cuso de mão de obra que estão pedindo por ai para fazer o serviço? Ele ficou de me passar o custo na segunda mais não tenho ideia de preços para saber se ele esta sendo justo.
No momento o jeep esta com o sistema original de freios e pedais.

obrigado.

wcas
17/02/2008, 08:30
Hoje levei o meu CJ para um mecanico para fazer um orçamento para instalar um sistema de pedaleira supensa e instalar um freio a disco dianteiro e revisão do trazeiro(tambor).
Alguem poderia me dizer quanto é o cuso de mão de obra que estão pedindo por ai para fazer o serviço? Ele ficou de me passar o custo na segunda mais não tenho ideia de preços para saber se ele esta sendo justo.
No momento o jeep esta com o sistema original de freios e pedais.

obrigado.

.......UP !!

edgar
17/02/2008, 19:45
Alex, ai vão as fotos. A peça foi cortada com uma serra tico tico eletrica, com muita calma em chapa 3\16", pensei fazer em inox, mas existe uma má fé dos fornecedores que querem superfaturar qualquer coisa em inox. As curvas dei "acabamento" com esmerilhadeira. Uma futura peça, vou mandar cotar com corte a laser e as dobras mais bem vincadas.
No furo que ficou junto da dobra coloquei um prisioneiro de inox, que aparece nas ultimas fotos.
A peça vai parafusada na longarina do jeep com 4 parafusos.
Não é preciso cortar o suporte do cilindro mestre original.
Ainda preciso fazer um corte na peça para a passagem do cano de freio traseiro.
Ainda não resolvi o problema do apoio do eixo dos pedais, aquela chapa que ficava presa junto do cilindro mestre. Nem sei se é preciso este apoio.
Medi o curso do pedal com o cilindro velho e com o novo e ficou igual.
O reservatorio original que é encaixado no proprio cilindro vou colocar preso na parece corta fogo e vou interligar com duas mangueira. O maior problema ainda é achar uma espiga que faça o encaixe ideal no corpo do cilindro mestre.

edgar
17/02/2008, 19:47
Amanha vou ver o custo do corte a laser e posto aqui

Leopoldo, ainda continuo com o drama de conseguir uma valvula destas, acho que vamos ter que fazer um teste de DNA na tua !

Creio que esta configuração ficou boa especialmente para quem usa disco na frente, afinal este cilindro mestre é originalmente para a veraneio moderna, que tinha disco na frente, assim não haveria problema de arrumarmos a famigerada valvula de retenção parcial !

Alex63
18/02/2008, 07:18
Edgar bom dia,

Obrigado, ficou boa . Fazendo uma crítica positiva, esta é uma primeira peça e como vc disse as dobras podem melhorar. Um ponto importante que poderá trazer algum problema é o prisioneiro que ficou na " Quina " da dobra pois pode ser que ele afrouxe com o tempo. Com relação a maneira de como encaixar as manqueiras ao reservatório, vc poderia ver se o sistema da Kombi não serve ou então fazer uns adaptadores iguais ao encaixe do reservatório, mais ai é um problema pois vira aquele problema de peça única de mãe solteira... Com relação a chapa lateral que vai do eixo do pedal ao cilindro mestre antigo, penso que ela tera de ser mantida, pois senão vc correrá o risco de empenar o conjunto, por falta de apoio lateral. Mais esta realmente muito bom !! Precisa agora é refinar,parabéns pela iniciativa e provavelmente vou copiar sua idéia se assim vc me permitir.

Abcs

Cacá
18/02/2008, 10:10
:shock: Ou melhor ..

:putz:agora que eu ví a minha viajem : :parede:

a válvula é de Pressão Residual.

Oi Leopoldo. Quer vender essa Valvula de Pressão Residual?

[s]

Cacá

edgar
29/02/2008, 07:30
Leopoldo, estou montando o freio da F75 no jeep, nas quatro rodas. Mas estou com uma grande dificuldade quanto a montagem. Os catalogos de peças mostram a vista explodida das peças, mas não um desenho do conjunto montado. Minha grande duvida reside na alavanca de freio de mão e naquela chapa de forma de H. Tens uma foto/desenho de um freio de F75 a mão ?
Levei em uma loja aqui de curitiba para pegar umas dicas, mas, creio que não ficou 100%, mesmo ajustando todas as peças com uma lima, o conjunto continua um bocado duro.

Em alguns posts atras voce mesmo postou um desenho e uma foto, mas o sistema de freio de mão (que é a duvida) é diferente

tks

leopoldo
29/02/2008, 19:36
Exato Edgar.

É o primeiro item da página 12 deste tópico. Só que eu não sei que adaptação tem no seu, porque o kit é aquele da foto. Não entendo a sua dificuldade em montar.

Coloca uma foto aqui

sergio spagnol
04/03/2008, 01:21
desculpa a intromissão mais uma vez.
No meu jeep que está com hidrovácuo e lonas noto que depois de alguns minutos no trânsito, o freio (no pedal) endurece, funciona tudo bem, mas depois o jeep continua freado (mesmo não pisando no pedal). cheira a lona queimada e só volta ao normal quando esfria...o que pode ser isso?
sergio

Tristão
04/03/2008, 11:46
Olá Edgar , concordo em manter o máximo de originalidade. Gostaria de saber se teria ganhos em trocar todos os burrinho e o cilindro mestre por novos(porém originais) e colocar freio a disco na dianteira.

leopoldo
04/03/2008, 12:30
só volta ao normal quando esfria ... o que pode ser isso?

Muito simples:

OU

quando vc montou (se é que foi vc) o cilindro meste no SERVO FREIO, não houve a regulagem da folga entre a vareta e cilindro mestre.

OU

quando vc montou (se é que foi vc) a pedaleira, não deixou folga de +/- 1" no pedal de freio.

OU

AMBOS.

Adicionalmente, Atenção:

O fato do SERVO endurecer indica perda de vácuo, oque pode ser casuado por mola quebrada no SERVO, ou valvula do SERVO defeituosa.

Carlos Bernardo
04/03/2008, 12:37
Muito simples:

OU

quando vc montou (se é que foi vc) o cilindro meste no SERVO FREIO, não houve a regulagem da folga entre a vareta e cilindro mestre.

OU

quando vc montou (se é que foi vc) a pedaleira, não deixou folga de +/- 1" no pedal de freio.

OU

AMBOS.

Adicionalmente, Atenção:

O fato do SERVO endurecer indica perda de vácuo, oque pode ser casuado por mola quebrada no SERVO, ou valvula do SERVO defeituosa.

Quando eu crescer eu quero ser igual a esse cara.

sergio spagnol
04/03/2008, 13:48
Obrigado Leopoldo, vou checar tudo isso!
sergio

citação:

Eu também!

wcas
04/03/2008, 14:03
Obrigado Leopoldo, vou checar tudo isso!
sergio

citação:

Eu também!

Eu também! II :palmas:

edgar
06/03/2008, 16:20
Leopoldo, ainda sem fotos do sistema, mas estou colocando o duo-servo da F75 completo. Sem qualquer adaptação fora a manga de eixo dianteira no eixo traseiro para o sistema flutuante.

Cilindros de rodas novos, marca genau (catalogo inexistente), panelas novas marca MDS, espelhos que comprei em otimas condições aqui no forum, sapatas usadas, demais molinhas e ferrinhos todos novos.

O primeiro item a não eincaixar direito são os parafusos do cilindro de roda. Pensava em reutilizar os do jeep, mas mesmo sendo do mesmo diametro (5/16") o comprimento de 3/4" parace que ficou um pouco grande. Achei um parafuso de 5/8" que me parece ter comprimento ideal. Ja procurei em todos os catalogos que tenho e não encontrei a especificação original deste parafuso !

Conferi na loja que me vendeu os cilindros e identifiquei cada um para não ocorrerem trocas de posição.

Consegui encaixar o cilindro de roda no espelho de freio com grande perfeição, mas, só entra um parafuso, o outro fica dificil de colocar e acaba machucando a rosca que ao chegar ao cilindro de roda, ja esta tão remanchada que não parafusa mais, consequencia disto é um parafuso pro lixo. Será que devo dar uma ajustada no espelho de freio com uma lima ?

Mesmo assim queria fazer uma pré montagem do sistema para ver se aparecia mais alguma duvida, mas, ja de cara com o cilindro de roda preso (só com um parafuso) reparei que as guarda-pó dos cilindros ficam encostados em uma peça que aparentemente serve para guiar os pinos que ligam o cilindro mestre à sapata. Fiquei com medo de rasgar o guarda-pó, será que ao colocar as molas os embolos vão entrar tanto assim no clindro e não vão ficar esfregando neste suporte ?

Vou ver se amanha posto fotos, mas por enquanto é só.

abs

leopoldo
06/03/2008, 19:07
Obviamente algo não está dentro do controle de configuração das peças.

É mais provável que o cilindro de roda esteja fora do padrão.

Eu não alargaria o furo pois estaria alterando a peça correta e comprometendo a mesma. Isso é o último recurso, se não existir a possibilidade de achar os cilindros de roda corretos.

edgar
06/03/2008, 20:50
Tristão (que apelido esquisito)

Trocar o freio, (cilindros de roda e mestre e tambem os flexiveis) para mim ja é um bom caminho para a segurança e acredito que seja o suficiente. Quanto a colocar disco na frente, não posso opinar muito pois nunca usei disco no jeep. Creio que o sistema devidamente ajustado seja mais que o suficiente para uso normal. Para trilhas onde se passa em riachos, lagos de lama, etc...realmente a manutenção das lonas é um bocado mais complicada.

Faça uma cotação detalhada de preços.....veja por exemplo, ia mandar dar um passe em umas panelas de freio (20 reais cada) teria que correr atras de lonas 2X (mais caras e mais dificeis de achar) pois as minhas panelas ja estavam terriveis e ainda teria um conjunto no final da vida util montado. Solução comprei panelas novas (R$55) e ainda escapei de uma eventual cagada do torneiro e ficou lindo.

Faça uma boa avaliação do que voce quer do seu jeep. Isto é crucial para definir o que montar e tenha em mente que a medida que as adaptações aparecem, as dores de cabeça e os gastos começam a subir exponencialmente !

abs

edgar
07/03/2008, 10:06
Leopoldo

Olha só como o guarda pó do cilindro de roda fica espetado por esta aba de ferro. Nunca vi um ja com as sapatas no lugar e com a molas fazendo pressão. Sera que o embolos encolhem tanto assim que vão se afastar da parte pontiaguda do ferro ?

Na outra foto, da para ver o erro da furação do cilindro genau. Infelizmente vou partir para a lima. Onde comprei, não vai dar troca. Ja sei que vão me mandar limar. Mas fica a lição marca genau NÃO. Pelo menos este lote não é bom e isto que testei todos os espelhos.

No caso dos parafusos, estou usando 8.8 com arruela de pressão. Existe alguma tabela de torque x tipo de parafuso x material da rosca ? Nunca vi e não acho uma tabela deste tipo na web.

abs

edgar
07/03/2008, 15:46
Bom, só para atualizar. Na primeira foto a montagem do freio com um parafuso só. Da para ver que no lado que tem parafuso, o pino do cilindro de roda fica alinhado; do outro lado fica desalinhado dai não adianta limar o espelho, por o parafuso e deixar o conjunto montado porcamente.

Depois de umas horas pensando reparei que o molde de fundição da genau é meio impreciso, dai dei uma limada no próprio cilindro (nas duas corcovas onde ficam os parafusos, assim ele subiu um pouco e foi o suficiente para entrarem os parafusos e alinhar os pinos.

Limada esta que se resume a retirar o crespo do molde de fundição, dava para fazer até com uma lixa grossa. Agora resta dar acabamento na peças que comprei como prontas e novas !

leopoldo
07/03/2008, 23:10
1- O cilindro recolhe bastante com as molas.

2- A sua opção de procurar o erro da Genau e tentar consertar na medida do possível é a atitude correta. O uso do uma retifica para um melhor acabamento é aconselhado.

3- Pouco ajuste com a lima no espelho pode ser feito .... só o ajuste fino. Porém, não esqueça de prover a pintura de acabamento para evitar corrosão e depois, a lubrificação dos pintos cruciais.

4- Sobre o torque, observe o manula de manutenção do jeep que eu disponiblizei na seção de downloads. Lá, ao final de cada capítulo tem uma tabela de torque em função do diametro dos parafusos. Se vc comprou o manual da HAYNES, também verá as tabelas em função do dia. Em geral>

dia x pitch x ft-lb
1/4 x 20 x 6 a 9
5/16 x 18 x 12 a 18
5/16 x 24 x 14 a 20
3/8 x 16 x 22 a 32
3/8 x 24 x 27 a 38
7/16 x 14 x 40 a 55
7/16 x 20 x 40 a 60
1/2 x 13 x 55 a 80

Alex63
03/04/2008, 13:36
Pessoal,

a ATE tradicional fabricante de peças para freio inclui no seu catálogo de lançamentos os cilindros de freio dianteiro e traseiro para o CJ5 de 55 em diante...

Abcs

edgar
04/04/2008, 17:12
Opa Alex ! Tem como postar ou me enviar este catálogo ?

(edgar@omicrom.com.br)
Obrigado

Alex63
04/04/2008, 19:24
Edgar,

ai vai.. procure por Jee que vc encontra

Abcs

Leonardo L.
17/09/2008, 21:50
PessoALL,

Vou aproveitar o tópico e trazer uma dúvida que tenho sobre o sistema que estou instalando.

Tenho atualmente um sistema com freio a disco na frente e lonas na traseira, cilindro mestre VW + servo, e pedaleira suspensa. Estou colocando um sistema com pinças duplas na frente e repassando o atual disco para a traseira, e planejando utilizar o famingerado sistema em 'X' - até aí, tudo bem.

O problema começa quando li sobre as variações de cilindros mestres (simples/duplo, com/sem válvulas embutidas, com deslocamento diferenciado entre as câmaras, etc) e resolvi abrir o capô para dar uma boa olhada no cilindro mestre e nas conexões, visando verificar qual era o cilindro que eu possuo.

O que constatei foi uma gambiarra sem tamanho (ver imagem anexada): contrário a qualquer bom senso, as saídas estão distribuídas desta forma:

1) Em vermelho, vai para a roda dianteira ESQUERDA.
2) Em azul, para as DUAS rodas TRASEIRAS.
3) Em verde, para a dianteira DIREITA.

Ou seja: pelo que entendi, uma câmara do cilindro mestre está para a roda dianteira direita, e a outra está tanto para a dianteira esquerda quanto para as traseiras. :parede:

Eu até achei que tinha me enganado, que não poderia ser isso, mas infelizmente tive um forte indício que o sistema está assim mesmo por um problema que já me ocorreu: há algum tempo, uma ruptura na tubulação de freio traseira fez com que o jipe precisasse ser segurado "no muque" para não "voar" para a direita, quando precisei fazer uma freada mais forte. :parede: Outra coisa interessante é que o jipe está puxando levemente para a direita, em freadas mais fortes, mas nunca fui atrás pois o problema porque não chegou a ser um incômodo.

Bom, mas voltando à prática: alguém saberia me dizer onde consigo encontrar um PN sobre este cilindro mestre, ou mais informações sobre como ele funciona? A única coisa que encontrei nele até agora foi o logotipo da VW e da Audi, e o "29" escrito ali do lado. Procurei sobre o servo também (que tem o logotipo da ATE), mas nada de encontrar informações sobre o PN (no site deles, que não funcionou muito bem, não achei nada sobre esses códigos).

Se alguém souber o que significa, os números que encontrei no servo são:

03.6850-0500.4
0256685005003530|0095|

Abraços!

Cacá
19/09/2008, 07:57
1) Em vermelho, vai para a roda dianteira ESQUERDA.
2) Em azul, para as DUAS rodas TRASEIRAS.
3) Em verde, para a dianteira DIREITA.

Leonardo, a saida superior se nao me engano não é para tubulação, impossível um cilindro mestre ter 3 saídas. Ou estou muito enganado, ou essa conexão é do sangrador, não do tubo. IMHO, vc deve utilizar frente e tras, e não em X, pois se vc tiver que ajustar a pressão com uma valvula proporcionadora, por exemplo, como vc faria? Pense nisso!

[s],

Kim
19/09/2008, 09:03
Opa Leonardo L.!

Bem, partindo da premissa de sua vrificação, está simples resolver o problema.

O Azul e o Vermelho devem ser a linha dianteira, com circuitos independentes das rodas;

O verde deve ser a linha trazeira.

A válvula que vemos ali é a eqüalizadora, para que não trave o roda trazeira em uma freiada brusca.

Aquele parafuso que aparece no quadro verde, tem relação com o sistema de funcionamento do cilindro. (uma espécie de limitador/trava)
Cacá!

Pela foto, parece ser um cilindro da linha VW, com 4 saídas, mais uma foi usada para a cebolinha da luz de freio.

Devido ao dimensionamento das peças do sistema de freio na roda, é um pouco complicado a ligação em "X" nos Jeeps. (não é impossivel).

Ferifique cuidadosamente como está as ligações dos circuitos de seu jeep caro Leonardo L., pois acho que não está da forma que citou (pelo menos não poderia estar).

Abraços.

Kim.

Cacá
19/09/2008, 09:25
Kim, tudo bem? Valeu, não sabia. Bombando e aprendendo...

[s], :concordo:

Leonardo L.
20/09/2008, 16:13
Cacá e Kim,

Obrigado pelas respostas!

Seguem algumas considerações sobre o que foi comentado:

Leonardo, a saida superior se nao me engano não é para tubulação, impossível um cilindro mestre ter 3 saídas. Ou estou muito enganado, ou essa conexão é do sangrador, não do tubo.

O Azul e o Vermelho devem ser a linha dianteira, com circuitos independentes das rodas; [..] O verde deve ser a linha trazeira. [...] Ferifique cuidadosamente como está as ligações dos circuitos de seu jeep caro Leonardo L., pois acho que não está da forma que citou (pelo menos não poderia estar).

Não sei se me expressei direito, mas reitero o que disse antes: o sistema realmente está do jeito que comentei. Inclusive, achei que aquela saída atrás (em verde) era para as rodas traseiras, mas não é. :shock: Já chequei e rechequei, especialmente para ter certeza que realmente não estava tendo um lapso no raciocínio e para não falar besteira.

Sei que é difícil de acreditar... talvez tirando foto de todo o sistema desse para visualizar melhor a "cagada", mas acho falando já dá pra perceber que alguém não teve muito entendimento do que estava fazendo na hora que montou o sistema... :parede:

A válvula que vemos ali é a eqüalizadora, para que não trave o roda trazeira em uma freiada brusca.

Poisé.. também pensei o mesmo. O que me espanta é que esta saída é usada para a roda DIANTEIRA direita.

Aquele parafuso que aparece no quadro verde, tem relação com o sistema de funcionamento do cilindro. (uma espécie de limitador/trava)

Pela foto, parece ser um cilindro da linha VW, com 4 saídas, mais uma foi usada para a cebolinha da luz de freio.

É verdade, provavelmente é isso mesmo! O que não entendo ainda é porque este CM tem cada saída é virada para um lado totalmente diferente, e algumas com um certo ângulo.

Na verdade, a minha maior dúvida aqui é:

1) De que carro é esse cilindro mestre?
2) Os dois compartimentos do cilindro mestre tem o mesmo volume?

O item número 2 é especialmente importante para um sistema em 'X', que é o que pretendo utilizar...

O item número 1 é importante porque, se precisar fazer manutenção do CM, é um pouco difícil passar numa mecânica VW para perguntar... eles estão acostumados a olhar o carro para procurar a peça, e não o contrário!

IMHO, vc deve utilizar frente e tras, e não em X, pois se vc tiver que ajustar a pressão com uma valvula proporcionadora, por exemplo, como vc faria? Pense nisso!

Na verdade, já pensei... até onde entendi (e pesquisei), seria só colocar uma válvula para cada roda traseira, depois dos divisores ("T"s) que fariam a distribuição para cada roda.

Aliás, válvula limitadora e não proporcionadora, porque eu terei freios a disco atrás também. :concordo:

Devido ao dimensionamento das peças do sistema de freio na roda, é um pouco complicado a ligação em "X" nos Jeeps. (não é impossivel).

Como o meu Jeep vai ter disco nas 4 rodas, todas peças são VW, e todo o sistema de freio vai ser refeito do zero (tubulações, flexíveis, etc)... nada como aproveitar mais uma boa idéia deles. :concordo:

Abraços!

Kim
20/09/2008, 23:03
Caro Leonardo L.!

Bem, já que revisou os circuitos e, constatou que está mesmo com a uma dianteira no circuito traseiro, vamos lá...

Desmanche tudo, deixando a válvula equalizadora no lugar, ligue as duas rodas dianteiras na ponta (azul e vermelho) e o circuito traseiro onde se encontra a válvula equalizadora.

Assim que deve ser.

Para colocar o sisteme em "X", compre um par de válvulas nova (para não haver diferença de pressão, bem como diferença em seu funcionamento).

Ligue a roda dianteira direita em uma saída e na mesma câmara, a traseira esquerda.

Na outra câmara, ligue a dianteira esquerda e a traseira direita.

Ambas as traseiras com a válvula.

Lembre-se que terá que passar a luz de freio para um interruptor no pedal, pois terá que retirar o que ali se encontra (como se ve na foto).

Pela literatura que postarei, as câmaras tem volumes diferentes.

Bem, um pouco de literatura sobre o assunto:

http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/biblia.asp?status=visualizar&cod=100

http://www.carbibles.com/brake_bible.html

Abraços.

Kim.

Leonardo L.
21/09/2008, 10:50
Kim,

Desmanche tudo, [...] Para colocar o sisteme em "X", [...]. Ligue a roda [...] Na outra câmara, [...] Ambas [...] Lembre-se que terá que passar [...]

Certo, obrigado pelo procedimento.. :pensativo:

Na verdade, acho que não me expressei direito mesmo: a minha dúvida é sobre este cilindro mestre, não sobre como fazer, nem sobre como funcionam os freios. :concordo:

Além disso, farei um pouco diferente do jeito que você comentou, buscando manter o sensor de luz de freio numa das saídas, e talvez tampando a saída de cima (vermelha) do cilindro mestre (vou utilizar dois "T"s para fazer a distribuição).

Estou até cojitando um outro sensor de freio na saída vermelha, para aferir se os dois sistemas estão com pressão. 8-)

Pela literatura que postarei, as câmaras tem volumes diferentes.

Onde? Não encontrei em lugar nenhum. :?

Além disso, no sistema cruzado - que é muito utilizado pela VW - as câmaras não deveriam ter o mesmo volume?

A minha dúvida surgiu em outro post aqui do fórum, quando o Leopoldo comentou que podem existir "várias variações" de cilindros mestres. Seguindo o mais óbvio, que este CM é VW e a VW usa o sistema cruzado, acredito que esse deve ter volume igual para as duas câmaras - mas eu só queria ter certeza antes de montar. :concordo:

Abraços.

Kim
21/09/2008, 22:23
Caro Leonardo L.!

Na literatura que postei, encontra referencias (principalmente no que está em inglês), que a câmara próxima ao hidrovácuo é maior do que a que fica mais distante.

Não no diâmetro do cilindro, mais na profundidade, da seguinte forma:
Acionando o pedal de freio, aciona primeiro a câmara próxima ao servo, e em seguida a segunda câmara.

Eu sempre achei que funcionavam concomitantemente, mais não é.

Nos cilindros de freio de uma saída só, com freio a tambor, há uma válvula que não deixa retornar todo o fluído, para que assim não tenha que ficar bombando freio. (só uma curiosidade, não é relevante ao nosso assunto).

Como já escrevi, acho que o cilindro que tem é da linha VW, mais se entrar nos sites da TRW, Varga, Bendix, talvez encontre a numeração que postou.

Como montará uma configuração com freio a disco nas quatro, terá que procurar um cilindro de freio que não deixe o pedal de freio duro (quanto maior o diâmetro, mais pesado o pedal, quanto menor, mais leve o pedal, porém muitas vezes terá que pisar mais de uma vez)

Abraços.

Kim.

Leonardo L.
22/09/2008, 12:38
Pessoal (incluindo o Kim),

Vou colocar o meu problema aqui novamente, de uma maneira mais simples:

1) Meu cilindro mestre é VW (certeza disso, pois tem um logotipo bem visível da VW/Audi do lado esquerdo), mas não consigo encontrar numeração dele - só um 29 do lado direito, e o tal logotipo do outro.

2) A numeração que encontrei (no post acima) está no servo, que tem um logotipo da ATE. Já consultei o site da ATE sobre estes números, e nenhum bateu (nem chegou perto). Percebi que site só tem o catálogo dos produtos atuais, não antigos. :parede:

3) Gostaria de informações precisas sobre o CM, por isso estou atrás destes dados: ou seja, de onde eu poderia encontrar o PN dele (algum cantinho escondido na carcaça?) ou se tem como aproximar através do servo, ou de alguma característica física (posição das saídas, tamanho, etc...).

Agradeço qualquer ajuda neste sentido. :concordo:

Kim,

Realmente agradeço a sua ajuda, mas a minha questão aqui é: posso usar esse cilindro com o sistema em X? Já tentei estas vias, pesquisei muito no fórum e na internet (google, ate, trw, ...) antes de fazer esta pergunta.. não está me parecendo algo fácil de responder, infelizmente.. :parede:

Felizmente, a resposta PARECE ser sim, mas a certeza é o que busco. Apesar de que estou inclinado a usar o CM mesmo assim e testar, porque acho que não vou conseguir ter esta certeza tão cedo... :-?

Sobre o funcionamento.. bom, ambos aqui estamos conjecturando: enquanto não tiver alguma informação precisa sobre o CM (como o PN) e suas características volumétricas/funcionais (além do fato dele ser duplo e VW), não dá pra tirar conclusões. Mesmo porque, se o funcionamento das câmaras fosse diferente (conforme você colocou), acredito que este cilindro não poderia ser usado no sistema em "X", certo?

Sobre bombar várias vezes, como já falaram em outro tópico, isto é um problema relativo ao desalinhamento do disco, se não me engano associado a problemas com os rolamentos. :concordo:

Abraços,
Leonardo

ricleite
30/09/2008, 20:30
Fala galera!! não tinha idéia de quanta discussão esse tópico iria render...
muito bom.:D
Somente agora que consegui comprar um kit de freio a disco dianteiro, e meu mecânico vai instalar. No entanto, não gostaria de mexer na posição da coluna da direção, já que nesse meio tempo consegui colocar o kit de direção do santana sem alterar a posição original do volante.
Minhas dúvidas são:

PRIMEIRA:
Teria como colocar pedaleira suspensa mantendo o cano da coluna na posição original ou teria que modificar a inclinação da coluna gerando mais uma adaptação...:-?
SEGUNDA:
Haveria uma maneira de manter os pedais originais e adaptar um servofreio para auxiliar o sistema? :razz:

valeu galera.
Muito obrigado

junior braga
30/09/2008, 21:26
Fala galera!! não tinha idéia de quanta discussão esse tópico iria render...
muito bom.:D
Somente agora que consegui comprar um kit de freio a disco dianteiro, e meu mecânico vai instalar. No entanto, não gostaria de mexer na posição da coluna da direção, já que nesse meio tempo consegui colocar o kit de direção do santana sem alterar a posição original do volante.
Minhas dúvidas são:

PRIMEIRA:
Teria como colocar pedaleira suspensa mantendo o cano da coluna na posição original ou teria que modificar a inclinação da coluna gerando mais uma adaptação...:-?
SEGUNDA:

R: sim tem como manter a coluna original, com pedaleira suspensa.

Haveria uma maneira de manter os pedais originais e adaptar um servofreio para auxiliar o sistema? :razz:

R: não dizer que é impossível, porque tudo é possível...mas posso te adiantar que é inviavel, muita dor de cabeça...hehehehe.

valeu galera.
Muito obrigado

:concordo::concordo:

ricleite
30/09/2008, 21:33
Como ficaria disposto então?
Se alguem tem foto favor agradeço se postar...
valeu

ricleite
30/09/2008, 21:39
valeu.
mas agora me diga como? tem foto?/
obrigado

junior braga
30/09/2008, 21:47
valeu.
mas agora me diga como? tem foto?/
obrigado

ricleite, foto eu não tenho não, tem um colega do jeep clube daqui que tinha um assim, direção original + pedaleira suspensa do opala.
Agora, o que posso te dizer, é que a coluna não passava no meio dos pedais não, os pedais estavam na esquerda da coluna.
Acho que da pra ter uma noção.

:concordo::concordo:

BLANCO
30/09/2008, 22:07
Fala ai Ricleite, estou terminando de colocar servo-freio ao lado do chassis com pedaleira original em BAIXO e tudo que tem direito como freio a disco dianteiro , o que esta faltando realmente é o tempo que anda muito muito curto , ainda nao tenho fotos mas assim que puder postarei . ate + ><><><><><><>

ricleite
02/10/2008, 08:56
estou aguardando então, quando puder me mande fotos, valeu.

Tristão
24/10/2008, 12:03
Gente essa facil...não me deixem na mão:
Estou fazando alteração no cj5-64, colocando hidrovácuo da toyota(modelo acima de 83) , comprei a cuica e o cilindro(duplo),só depois descobri que a sra Vargas não mais manda o cilindro completo,falta o reservatório:-| e agora não encontro o sito cujo para comprar!! Alguém sabe se o reservatório de outro carro serve neste?

leopoldo
24/10/2008, 12:13
Vá numa loja de auto peças ou representante varga e compre uma que serve.

Cacá
24/10/2008, 12:30
Gente essa facil...não me deixem na mão:
Estou fazando alteração no cj5-64, colocando hidrovácuo da toyota(modelo acima de 83) , comprei a cuica e o cilindro(duplo),só depois descobri que a sra Vargas não mais manda o cilindro completo,falta o reservatório:-| e agora não encontro o sito cujo para comprar!! Alguém sabe se o reservatório de outro carro serve neste?

A Varga nao manda junto mas vende separado :concordo:

ricleite
02/12/2008, 20:06
Continuo aguardando fotos de um sitema de freio com servo sem alterar a poição original das pedaleiras. O kit de freio dianterio a disco está quase completando 1 ano no porta malas do carro.:(
Alguém tem algum esquema ou fotos por favor!!!:dance:

Treme Terra
02/12/2008, 22:21
Campeão de gasto - servo, pedaleira suspensa, disco nas 4.

Vice campeão de gasto - servo, pedaleira, disco na frente.

4º lugar (já começa a ficar econômico) não coloque servo freio mas, troque o sistema de freio "simplex" do jeep (panelas, espelho, lonas, cilindros de roda) pelo da roda traseira do landau = F75 que usa o sistem "duo-servo". É um Sr. freio.

Entra na agua com um freio a lona e depois me fala da eficiencia do freio.....

Já com freio a disco..........

BLANCO
03/12/2008, 22:17
Amigo Ricleite me perdoe mas ando muito ocupado no trabalho e nao tenho tempo de terminar minha viatura mas assim que terminar postarei umas fotos do sistema aqui no forum :!::confused: abraços a todos

ricleite
04/12/2008, 10:28
obrigado.
enquanto isso vou usando o freio original, que por estar bem regulado tem suprido bem minhas necessidades, apesar da dor na perna direita e do olho arregalado!!

megadeth
04/12/2008, 15:21
Eu acredito que disco nas dianteiras e um servo-freio já resolve.

O meu Jeep está assim, e se tem uma coisa que funfa nele é o freio... parece que joguei uma âncora!! :)

[]s

Grilo
05/12/2008, 19:02
O servo da Explorer foi o melhor que já vi nos CJs... no Terraplanagem tem o servo do kit padrão... eu acho bem meia boca....

O da Explo tá na wish list da atual 3a reforma. :-D

Por falar nisso tô procurando na net o flangeador duplo.... alguem sabe onde acho e qto vale?

Cacá
06/12/2008, 00:42
obrigado.
enquanto isso vou usando o freio original, que por estar bem regulado tem suprido bem minhas necessidades, apesar da dor na perna direita e do olho arregalado!!

Ric, eu acho que o Megadeth tem razão. Mais um ponto a se contar é, que no caso do sistema de freio, eu apanhei muito. O mais dificil, se vc for fazer em casa, por exemplo (como eu fiz), é vc conseguir isolar um problema no sistema. Então, quanto mais coisa vc colocar, mais coisa tera para verificar, sacou? No meu caso, o freio nao dava pedal nem f#dendo e a causa poderia ser simplesmente um cilindro de roda, ou um vazamento no mestre, ou um T, vc nem imagina quantas vezes eu desmontei para achar a causa... foi um parto de porco-espinho. Era um flexivel e um T. Entao, taca o disco agora, depois tu suspende os pedais se achar necessário e vai fazendo uma etapa de cada vez :concordo:

ricleite
06/12/2008, 10:35
Então acho que vou colocar o kit de disco dianteiro e manter o sistema original.
Se ficar ruim eu suspebndo a pedaleira depois...
valeu

Clandio
13/12/2008, 12:34
Ric, eu acho que o Megadeth tem razão. Mais um ponto a se contar é, que no caso do sistema de freio, eu apanhei muito. O mais dificil, se vc for fazer em casa, por exemplo (como eu fiz), é vc conseguir isolar um problema no sistema. Então, quanto mais coisa vc colocar, mais coisa tera para verificar, sacou? No meu caso, o freio nao dava pedal nem f#dendo e a causa poderia ser simplesmente um cilindro de roda, ou um vazamento no mestre, ou um T, vc nem imagina quantas vezes eu desmontei para achar a causa... foi um parto de porco-espinho. Era um flexivel e um T. Entao, taca o disco agora, depois tu suspende os pedais se achar necessário e vai fazendo uma etapa de cada vez :concordo:
Cacá,
Li todo o tópico e vi o "karma" que tu passaste com o teu freio (quero dizer do jeep). No final fiquei com algumas dúvidas de tanta coisa que tinha escrito no tópico.
Tu usa pedaleira suspensa, certo? É do opala?
Numa foto vi que não tinha o servo. É isso mesmo?
O cilindro mestre e o da veraneio/A/C/D10, duplo?
Contunuaste usando o sistema original (lonas) nas rodas?
A dificuldade de ajuste para um bom funcionamento eu acompanhei no fórum. Com relação a instalação física em si, teve dificuldades ou foi simples?
Obrigado.
Abraços
Clandio

tio_mica
13/12/2008, 17:16
Vou aproveitar o topico para perguntar se alguem usa ou ja viu aqueles freios a disco com duas pinças na frente? Quem vende esse sistema?
A proposito eu uso lona nas 4 com servo freio, o freio é bom mas é fundo, já sangrei inumeras vezes, e mesmo com lona nova e sem ar no sistema ele continua fundo, mas freia bem... Agora quando tu abre as panela só falta sair um jacaré ali de dentro. E como fica terra as sapata duram MUITO menos do que deveria.
Abraços

aareal
13/12/2008, 19:10
Vou aproveitar o topico para perguntar se alguem usa ou ja viu aqueles freios a disco com duas pinças na frente? Quem vende esse sistema?
A proposito eu uso lona nas 4 com servo freio, o freio é bom mas é fundo, já sangrei inumeras vezes, e mesmo com lona nova e sem ar no sistema ele continua fundo, mas freia bem... Agora quando tu abre as panela só falta sair um jacaré ali de dentro. E como fica terra as sapata duram MUITO menos do que deveria.
Abraços

Quem faz é o Berga...dá uma pesquisada que você acha fácil. Qcho que o nome é Ultra Berga Disk....ou alguma coisa assim....

Cacá
14/12/2008, 00:12
Cacá,
Li todo o tópico e vi o "karma" que tu passaste com o teu freio (quero dizer do jeep). No final fiquei com algumas dúvidas de tanta coisa que tinha escrito no tópico.
Tu usa pedaleira suspensa, certo? É do opala?
Numa foto vi que não tinha o servo. É isso mesmo?
O cilindro mestre e o da veraneio/A/C/D10, duplo?
Contunuaste usando o sistema original (lonas) nas rodas?
A dificuldade de ajuste para um bom funcionamento eu acompanhei no fórum. Com relação a instalação física em si, teve dificuldades ou foi simples?
Obrigado.
Abraços
Clandio

Oi Clandio, beleza? Vamos as suas perguntas:
1) O meu jeep ja tem pedaleira de fabrica, é original dele mesmo
2) Nao uso servo, mas vou colocar o da f1000 antiga (pequeno)
3) O CM é da Veraneio, para disco e lona
4) A instalacao do CM foi P&P, o disco tbem foi simples, mas nao fui eu quem instalei, foi o freieiro.

Agora, se me permite, ainda nao estou 100% satisfeito com o sistema. Esta demorando um pouco pra responder no pedal, quando freia so enche o sistema depois da segunda bombada... Esta semana vou mexer um pouco no jeep, pretendo tirar a valvula reguladora da traseira e ver o que acontece.

Qq duvida estamos aí, beleza?

Abraços e bom finde!

Cacá
14/12/2008, 00:16
Abraços

Mica, esse kit é do Berga mesmo. Eu uso o simples, é bem bom. Os kits do Berga tem o suporte do disco usinado. Os SBD sao de ferro fundido. Procura o Giovanni, moderador do Forum, que ele te passa as infos sobre esses kits, blz?

Abraçao,