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Ver Versão Completa : Desempenho da Band em Dunas.



IGORFROTA
30/11/2007, 21:35
Colegas, tenho uma Ranger XLT 2001 e tenho pensado seriamente em me desfazer para ter um carro mais resistente que nãoa dê muita pena de curtir o off-road, inclusive o mais pesado com lamas e erosões.
A Ranger é um exelente carro e não me decepcionou no off, apesar de suas limitações.
Mas o maior problema mesmo é a questão da pena de colocar um carro desses em trilhas mais pesadas, além da manutenção.
Dessa forma, tenho pesquisado entre vario veículos que considero resistentes e ao mesmo tempo não tão caros (no máximo R$ 30.000).
Olhei Camper, Engesa, JPX e ultimamente a Band.
Fiquei tentado por um JPX, pelo design e tamanho intermediário, mas fiqeui meio receoso com alguns problemas de aquecimento etc.
A Band sempre foi um sonho de criança e tem sido meu foco nos últimos dias.
Tenho absoluta certeza que ela vai dar conta dos mais variados terrenos, mas fiquei com dúvidas em relação aio desempenho em dunas. Aqui no Ceará, constatntemente temos que subir dunas enormes e apenas com boa velocidade consegue-se tranpo-las.
Como é a Band Nesse aspecto ? Sera que teria dificultades nesse tipo de obstaculo ?
Com o é o centro de gravidade dela. Muitas vezes as dunas sã tão altas que so consegue-se subi-las em diagonal, fazendo as chamasdas laterais.
Sera que tomba ?

Grato

joão k. chikui
30/11/2007, 22:38
Com turbo , pneus 33" AT e pressão baixa, vai bem.

guilhermeabreu
01/12/2007, 16:32
IGORFROTA

Já tive uma BAND aço curta , é uma paixão , lembro dela até hoje com saldades .

Mas vc falou em usar em dunas e outras trilhas mais pesadas um pouco .

A BAND é um excelente jipe , muito resistente , MAS , PARA ANDAR EM DUNAS E TRILHAS MÉDIAS , não dá , por uma razão muito simples , ela tem um motor muito pesado , de muito torque , mas pouca velocidade .

Na lama nem pensar , a frente afunda muito .

Em dunas , ainda passa , mas vc terá que colocar pneus 33" com baixa pressão , e de preferencia turbinar o bichão .

Mesmo com tudo ísto , continuo apaixonado pelas BANDs .

Hoje , tenho um ENGESA com motor MWM 2.8 turbo/intercooler adaptado , TÃO RESISTENTE qto uma BAND , muito mais leve , muito mais veloz , muito mais macio , tão espaçoso qto a BAND , muito mais ágil na lama e nas dunas , vai a 145Km/h de máxima , as BANDs vão até 110Km/h .

A não ser , as BANDs mais novas com motor 14B , mas mesmo assim perdem no conforto .

Diria pra vc que ficará mais satisfeito com um ENGESA , CAMPER , JPX trocando de motor .

TOYOTA , é TOYOTA , BAND É BAND , É UM MITO INCONTESTÁVEL , ADORO ELA , mas para o uso no dia/dia , em trilhas , conforto , segurança , resistencia , valentia , capacidade de transpor obstáculos , FICARIA COM MEU ENGESA COM O MWM 2.8 DÍESEL QUE TEM NELE , SEM DÚVIDA NENHUMA .

É apenas a minha opinião .

Jun Okada
01/12/2007, 19:50
Boa tarde Igor, Band anda bem na areia mas nas dunas tenho minhas dúvidas.
Já tive desde fusca (ainda tenho) até tempra e atualmente Band no dia-a-dia sem problemas. No trânsito todos saem da frente, hehehe.. De qq maneira ter Band é uma coisa passional portanto é estilo de vida, rs. Se a escolher, seria prudente equipar com santo antonio e banco concha. Já tive tb Buggy e este sim anda bem nas dunas...
Abraços e boa sorte!

rafaelgdl
02/12/2007, 11:59
Cara.

Minha Band anda legal em dunas sim, baixando muito os pneus, umas 15 libras, e acelerando sempre!!!

Ficar presa na areia acho impossivel, até mesmo pq já tentei ficar preso de qquer jeito, atolando totalmente as rodas traseiras (estava sem tração), depois de bem atolada, acionei a tração dianteira e fiquei brincando, saiu facil, então ficar na mão na areia vc não vai, agora pra subir em diagonais, já fiz e não tive problemas com capotamento não, mas depende da euforia de cada um, ok???

Abraços, e uso pneus 31x10.5, A/T, lembrando q pra dunas, pneus qto mais pra asfalto, S/T por exemplo, melhores.

rafaelgdl
02/12/2007, 12:08
Opaaaa

as provas reais da band.

1-Bem atolada, depois saiu facil
2-Inclinada em Arraial do Cabo
3-Dunas
4-mais Dunas

não sei se está nessa ordem, mas conseguem entender!!!!

joão k. chikui
02/12/2007, 12:52
Também sou um admirador de Engesa com sua incrível suspensão e chassi, mas dizer que ela é tão resistente qto uma band?? Tenho minhas dúvidas, afinal , muitos up grades para Engesa deriva de Band ou Hilux.
Mas , adoro Engesa e Camper.



IGORFROTA

Já tive uma BAND aço curta , é uma paixão , lembro dela até hoje com saldades .

Mas vc falou em usar em dunas e outras trilhas mais pesadas um pouco .

A BAND é um excelente jipe , muito resistente , MAS , PARA ANDAR EM DUNAS E TRILHAS MÉDIAS , não dá , por uma razão muito simples , ela tem um motor muito pesado , de muito torque , mas pouca velocidade .

Na lama nem pensar , a frente afunda muito .

Em dunas , ainda passa , mas vc terá que colocar pneus 33" com baixa pressão , e de preferencia turbinar o bichão .

Mesmo com tudo ísto , continuo apaixonado pelas BANDs .

Hoje , tenho um ENGESA com motor MWM 2.8 turbo/intercooler adaptado , TÃO RESISTENTE qto uma BAND , muito mais leve , muito mais veloz , muito mais macio , tão espaçoso qto a BAND , muito mais ágil na lama e nas dunas , vai a 145Km/h de máxima , as BANDs vão até 110Km/h .

A não ser , as BANDs mais novas com motor 14B , mas mesmo assim perdem no conforto .

Diria pra vc que ficará mais satisfeito com um ENGESA , CAMPER , JPX trocando de motor .

TOYOTA , é TOYOTA , BAND É BAND , É UM MITO INCONTESTÁVEL , ADORO ELA , mas para o uso no dia/dia , em trilhas , conforto , segurança , resistencia , valentia , capacidade de transpor obstáculos , FICARIA COM MEU ENGESA COM O MWM 2.8 DÍESEL QUE TEM NELE , SEM DÚVIDA NENHUMA .

É apenas a minha opinião .

guilhermeabreu
02/12/2007, 17:09
CARO JOÃO K. CHIKUI

A TOY BAND é um mito , um modo de vida ,sou ferrenho admirador dela , já tive uma .

Mas o ENGESA , realmente tem a mesma resistencia aos solavancos , trilhas , facões da vida , e REALMENTE tb , o ENGESA tem alguns componentes que são aquem de sua categoria , mas NÃO É QUE FIQUE COM POUCA RESISTENCIA , mas DEFICIENCIA NA OPERAÇÃO DE USO , ísto é , NÃO QUEBRA , MAS É DEFICIENTE .
EX:
1º -O freio , QUE EU MUDEI E COLOQUEI UM DA TOY BAND DUPLO VENTILADO .
2º -O cabo de embreagem , QUE EU MUDEI E COLOQUEI O SISTEMA HIDRÁULICO DA TOY BAND .

Nestes aspectos as TOYs são superiores , MAS NO CONFORTO , os ENGESAS ganham de longe . No fundo no fundo , é uma opção de escolha , e as duas opções , contando tb com as CAMPERs e JPXs são ÓTIMAS OPÇÕES para quem quer um 4x4 para RALAR SEM DÓ NEM PIEDADE , E TODOS ESTES AGUENTAM O TRANCO COM SUTILEZA E TRANQUILIDADE , SEM VC FICAR COM DÓ DOS BICHÕES .

IGORFROTA
02/12/2007, 20:27
É isso que eu quero, um carro para não ter pena.
Mas também não pode deepcionar no off road, principalmente nad dunas (80% do uso) e na lama (20%).

Pretendo pegar um carro não tão caro e fazer meus ajustes, mas nõa pdoe ser um acabado que tenha que gastar com recuperação.

Um ponto fundamental é que seja a Diesel

Pensei muito nos JPX, mas fico meio preocupado com o aquecimento.

Engesa já creio que saia da faixa de preço que estaria dsiposto a pagar.
Minha ideia seria pegar um carro de no máximo R4 30.000.
Os Engesa que tenho visto a diesel custam de 40 p/ cima.
De 30 apenas a alcool.

Gostei desse mas olha o preço:


http://www.mercado4x4.com.br/images/190406-01.jpg

Engesa, Fase 1, ano 1986,
6cc alcool. Kit. Rancho 9000 c/
compressor e controle novos,
molas e todas as buchas novas;
Guincho Work 12000 novo, capota
Pissoletro de Fibra. Som 12 Cd"s
33" General, Direcao e embreagem
hidraulicas. Carro de passeio.
Sao Paulo - SP
R$ 29.900

A Diesel achei esse:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-66446189-_JM

Quais as principais diferenças entre o Fase 1 e o Fase 2 ?

igorpatrao
04/12/2007, 17:54
Prezados,

Não quero ser polêmico, pois esse fôrum é excelente, porém é bom passar meu relato. Tenho uma Band Longa 86 motor 314(608) toda original, somente os pneus que eram 235/75/15 agora estão com 31", mas mesmo com os pneus 235(pressão baixa) sempre andei muito bem na areia e na minha região a areia é muito "pesada", apesar de ser um carro pesado, você conseguer "passear" nesse terreno, portanto digo que na minha opinião você deveria ficar com a BAND!!

Um abraço à todos!

Loiro
04/12/2007, 20:03
Hem,
Escolha dificil!! Eu ficaria numa Camper, pela facilidade de manutançao, peso relativamente pequeno (perto dos outro, ACHO) e elasticidade de adaptaçoes!!
Senao pega uma band e coloca pneus 24" que anda muito!!! (receita by Chuck)
Abraço:concordo:

NOBRE
05/12/2007, 16:37
Caro IGORFROTA, aqui fala outro cabeça chata...onde são as dunas que você tá rodando?
O Colega quem tem a "judite", eu tenho a "tiazinha"...heheheheheheh
Acho que só pode ser paixão o que a gente sente pelas Band...é tanto carinho! A mulher lá em casa já tá com ciúmes...Eu só vivo embaixo da Band, procurando o que fazer...

A Band verdinha tá bonita, hein? Acho que é assim mesmo, você se quebra, mas elas não quebram nunca...
Um abraço pessoal!!!

Fred Bailune
05/12/2007, 18:11
Igorfrota,

Na boa se vc usa o carro 80% das vezes em dunas, fica com a Ranger que sem duvida é a que vai andar melhor desses carros que voce esta em duvida.

Abs

IGORFROTA
05/12/2007, 18:27
Pois é, mas os outros 20% que gostaria de usar em lamas, fico morrendo de pena.
Alias, fico até evitando usar porque sei que não aguenta...
Por isso o pensamento de um jipe de verdade, que agente o rojão.
O ponto não é apenas passar pelas lamas.
Se fosse apenas isso, tacava uns mud 32 e tenho certeza que a bichinha mandava bem.
o fato é que as peças da ranger sõa extremamente caras e tem vários itens que quebram facil com o uso um pouco mais severo

Fred Bailune
05/12/2007, 18:47
Pois é, mas os outros 20% que gostaria de usar em lamas, fico morrendo de pena.
Alias, fico até evitando usar porque sei que não aguenta...
Por isso o pensamento de um jipe de verdade, que agente o rojão.
O ponto não é apenas passar pelas lamas.
Se fosse apenas isso, tacava uns mud 32 e tenho certeza que a bichinha mandava bem.
o fato é que as peças da ranger sõa extremamente caras e tem vários itens que quebram facil com o uso um pouco mais severo

IGORFROTA,

Nesse caso acho que vale a pena vc ficar coma Ranger para esses 80% inclusive dia a dia e pegar um CJ ou Samurai para trilhas pesadas!!

Mas de qq forma acho que o investimento em pegar um carros desses é muito maior do q qualquer custo de manutencao da Ranger.

Qq duvida entra no topico de picapes que tem bastante gente usando a Ranger no offroad

Abs

IGORFROTA
06/12/2007, 16:52
Eu sou um deles, hehehe.
Participo do forum a 2 anos e diariamente leio quase tudo sobre pickups.
Ja uso pickuo no oss a 2 anos tb.
Ainda acho que ainda acabo pegando uma band, jpx ou engesa e um carro pequeno para o dia a dia.



IGORFROTA,

Nesse caso acho que vale a pena vc ficar coma Ranger para esses 80% inclusive dia a dia e pegar um CJ ou Samurai para trilhas pesadas!!

Mas de qq forma acho que o investimento em pegar um carros desses é muito maior do q qualquer custo de manutencao da Ranger.

Qq duvida entra no topico de picapes que tem bastante gente usando a Ranger no offroad

Abs

joão k. chikui
06/12/2007, 17:57
IGOR
Aí a coisa muda de figura. Se já tem a Ranger para 70-80% , pegue algo para ralar de verdade, tipo Samurai , jota, Willys. De preferencia a gasolina.

Ra
06/12/2007, 19:20
Resistente e melhor na minha opinião é a hilux.
MHO.

Fred Bailune
06/12/2007, 19:47
IGOR
Aí a coisa muda de figura. Se já tem a Ranger para 70-80% , pegue algo para ralar de verdade, tipo Samurai , jota, Willys. De preferencia a gasolina.


Joao,

concordo com vc x10 ...

Ciro Band 1988
11/12/2007, 02:19
Igor, recentemente comprei uma Band 1988, arrumei ela toda, deixei no chassi, fiz tudo e remontei, coloquei AC, DH, frente modelo mais novo, bagageiro, bancos de carro pequeno (focus, não são os mais indicados, mas atendem - melhores são os da GM, tipo: tempra, marea, tipo, etc), snorkel, quebra mato, rodas 16" de liga, etc etc...
resumindo: FIZ O CARRO.
No final das contas, fiquei com um carro motor mercedes, que não é o melhor, definitivamente (o 14B é melhor em rodagem, em conforto, em emissão de odores, tem manutenção um pouco mais cara, mas que não chega a assustar), gastei umas muito boas latinhas e tive "dor de cabeça" uns 3 meses durante a reforma e acertos finais, que ainda não terminaram, mas já está quase no fim.
Resumindo novamente: se tivesse pegado o dinheiro que gastei e tivesse comprado uma pronta, talvez tivesse me saído muito melhor, mas foi falta de experiência e é por isso que estou te escrevendo. Não se engane, vc quer gastar 30, mas vc anda numa ranger, vai querer colocar seu carro no jeito, com o conforto que é possível, acho que vai gastar muito mais.
Sendo assim, aconselho não comprar pra fazer o carro... tente comprar logo pronta ou que precise fazer pouca coisa. Se já tiver AC e DH, muuuuito melhor. Só pra vc ter uma idéia, 1 homem coloca 2 AC num carro pequeno por dia. Na minha, quase todo mundo da loja aqui em Salvador demorou 4 dias e ainda voltei lá 2 vezes.
É tudo demorado, nada é rápido.
Maaaaaaaaaaaaassssssss, quando vc está num engarrafamento e diz: "vou passar por cima deste canteiro e me livrar dessa P****, ou qd vc decide subir um morro "em pé" de 3ª na reduzida e depois descer, e depois subir e descer, tudo isso some e a gente percebe pq um carro duro e trabalhoso como aquele traz tanta paixão e admiração.
Aliás, vc não entende... respira fundo e continua...
Agora, meu caro, prepare o bolso; também, vale a pena!

Espero ter podido ajudar!
Abraço,
Ciro - Salvador!

PS: a minha Band está sempre a venda, pois sempre estou a procura de uma mais nova, (consequentemente, mais cara :( ). Vai da disponibilidade.
Qualquer coisa, mande e-mail: asax@terra.com.br

rcandiago
17/12/2007, 18:22
AMigo
Tenho uma band polga(perua)88 a 8 anos e tem motor aspirado 314 (88CV) e pneus 33. Aqui no RGS tem bastante dunas tb e as únicas que não subo são aquelas muito ingremes, longas e com a areia já muito mexida por outros carros. Relamente nunca senti falta de motor na prática, claro que não dá para ficar brincando que nem os jeeps com motor ap, os trollers, etc, mas ai falamos de outra faixa de preço. Entra no site www.toyoteiros.com.br ou enscreva-se na lista do google toyoteiros e da uma corujada. Se colocar turbo, então, ai dá para subir tudo. Compra a mais equipada que o bolso poder pagar, a com o motor 14b, toyota, vc tem mais giro para as subidas, o que faz diferença.
Uma foto da band, pena que foi a única que achei, a duna é baixa
Abraçço, Rafael