Ver Versão Completa : Problemas com adaptação de injeção eletrônica
Venceslau Xavier de Lima
29/11/2007, 02:07
olá amigos!
Tenho um CJ5 com motor Ap 1.8 alcool carburado e comprei um sistema de injeçaõ monoponto do gol 1.8 à gasolina. O motivo de eu ter comprado um sistema à gasolina para um motor alcool foi o preço (300 latas para corpo de borboleta, coletor, módulo de injeção, bobina, módulo de ignição, chicote elétrico completo e sensores) Pensei q era só reprogramar (ou trocar) o chip da minha injeção (e o bico também) e estava tudo resolvido... Fui em uma oficina q faz reprogramação de chips aqui em fortaleza, mas fui informado q essa centralina não pode ser reprogramada (só a multiponto)... procurei no mercado livre um chip a alccol para trocar, mas pra essa centralina ainda não encontrei... Também não encontro a centralina a alcool completa em desmaches daqui... Também já me disseram que o sistema pode funcionar com a centralina à gasolina e bico alcool... Fiz o teste mas ele não quis funcionar... Então misturei gasolina com alcool (não sei a proporção) e ele funcionou, mas na marcha lenta ele fica desregulado.. (mas quando piso ele responde bem) Alguma sugestão????
Obrigado a todos
venceslau
já tentou procurar por um kit que "tranforma a alcool" a centralina que vai no cabo, aqui em sampa o pessoal usava um kit que nào rpecisava reprogramar a central era uma pecinha a mais que ia entre os fios de ligação da centralina que "mente" pra centralina as informações do combustivel era até barato, isso gerou até polemica pois com essa pessa se vc retira depois ninguém conseguia saber se o carro a gasolina rodou a alcool ou não...
infelizmente não me lembro do nome da peça mas no mercadolivre ou no proprio google se vc procurar pode achar algo a respeito e acho que resolve seu problema
Venceslau Xavier de Lima
30/11/2007, 16:21
Fala Rubens!
Cara eu conheço esses kits, mas já me disseram que eles não funcionam muito bem, pq só mexem no tempo de injeção... Assim estava procurando outra solução, antes de ter q apelar pra isso, mas não está descartado eu usar... Por enquanto eu tô testando rodar com mistura (50% alcoll e 50% gasolina) com a injeção gasolina e motor alcool... Até agora tá dando certo... Quando eu terminar os testes coloco aqui o resultado.
Grande abraço e Valeu pela dica!
Por enquanto eu tô testando rodar com mistura (50% alcoll e 50% gasolina)
Gasolina vendida nos postos contém álcool anidro.
Álcool vendido nos postos é hidratado (contém água).
Misture gasolina com álcool hidratado, dê umas chacoalhadas, e após alguns instantes ocorrerá uma decantação (álcool + água separado da gasolina), do mesmo jeito que acontece no teste de comprovação de teor de álcool na gasolina, que já foi mostrado e demonstrado em tudo quanto é reportagem de TV sobre combustível adulterado.
O tipo de mistura que está fazendo só serve pra gerar problemas no funcionamento do motor, e é desaconselhado pelas montadoras até em seus carros bi-combustível.
De cara muita coisa funciona, mas é com o tempo de uso que as encrencas aparecem.
.
Fala Rubens!
Cara eu conheço esses kits, mas já me disseram que eles não funcionam muito bem, pq só mexem no tempo de injeção... Assim estava procurando outra solução, antes de ter q apelar pra isso, mas não está descartado eu usar... Por enquanto eu tô testando rodar com mistura (50% alcoll e 50% gasolina) com a injeção gasolina e motor alcool... Até agora tá dando certo... Quando eu terminar os testes coloco aqui o resultado.
Grande abraço e Valeu pela dica!
Xavier, tb uso uma mistura semelhante a essa no meu carro, e até hj não tive problemas, e olha que já tem um ano que estou rodando desse jeito (desde outubro do ano passado). Tenho um gol MI 8v a gasolina e coloco 40% de alcool e 60% de gasolina em média, pois a propria gasolina já possui alcool na sua composição. No fim das contas, meu carro tá andando mais com alcool do que com gasolina, e sinceramente, anda até melhor. É claro que o alcool gasta um pouco mais, e tem que ver aquela porcentagem em relação ao preço da gasolina (o preço do alcool tem que ser até 70% do preço da gasolina, para compensar no consumo). Situações que observei no começo foram a elevação da temperatura mais rápida, mas sem problemas nenhum, pois se seu sistema de arrefecimento estiver ok, não tem o que temer. Outro ponto a ser relatado é que não é bom rodar com 100% de alcool, pois em dias frios a partida deve dar problema (nunca fiz isso, mas é de se imaginar), ainda mais por meu carro não possui nenhum sistema para injetar gasolina pra dar partida, mas acredito que com essa adaptação seria possivel andar com o alcool, é colocar e ver né, :-D. E outra curiosidade: falei com um mecanico que fez a ultima revisão pra mim e disse pra ele que fazia isso. Ele não me aprovou, mas também não me condenou, pois se o alcool fizesse mal ao motor do carro, eles não o colocariam na propria gasolina. Ele até comentou que, para os carros que possuem 4 bicos, seria mais fácil andar com essa mudança de combustivel, pois possuem uma injeção mais moderna e conta com sensores que ajustam a injeção de combustivel e ponto do motor para a quantidade de combustivel que sai e entra no motor. Bem, foi palavras dele, e detalhe: meu carro tá normal, sem stress.
[]´s tentando andar de carro de qualquer jeito.