PDA

Ver Versão Completa : Cabo pro Guincho - COnsiderações - Vamos chegar em alguma conclusão?

romeu
28/11/2007, 12:26
Cá estou novamente... haha

Bom, vamos lá....

Tenho um guincho ekron 5.4ton , o cabo que veio nele era um 3/8 galvanizado com alma de fibra (6x19) , a capacidade de carga dele, acho, deve estar na casa das 3 ton

Primeiro - O cabo precisa ter uma capacidade de ruptura consideravelmente abaixo da capacidade do guincho, para evitar que "exploda" tudo e voe o guincho pelos ares, correto?

Segundo - Tive problemas com o diametro desse cabo e com a falta de maleabilidade, o que fez o cabo ficar inteiro mordido, e fez a durabilidade dele ir pro saco. Ele era ruim fora e dentro do carretel, piscou? Fez nó...

Terceiro - Pq um cabo galvanizado, se ele perde 10% da resistencia, e depois de usar 1 vez só, vai enferrujar do mesmo jeito, já que com o atrito ele vai perder a galvanização?

Quarto - Alma de aço, deixa o cabo menos maleável? É válido usar uma alma de aço pra ganhar uns 7,5% de capacidade de carga?

Enfim, estou aqui pensando em comprar um cabo mais fino, um 5/16, polido e com alma de aço. 6x25 ou 6x36 (pra ficar mais maleável) , será que essa é a melhor opção pra mim? A minha toy pesa algo em torno de 2.5t , então acho que eu preciso de uma capacidade de carga +- parecida com isso, e no caso de enrosacar mesmo, usar umas 47 patescas (heheh)...

Seria essa a melhor opção?

Outra coisa, alguém me explica esse esquema de carga de trabalho e carga de ruptura, vamo tomar como exemplo o meu cabo original, a carga de ruptura dele era de 3 toneladas, é isso? Então a carga de trabalho dele é só de 25% disso?

Ricardo Bambhoo
28/11/2007, 12:29
Cá estou novamente... haha

Bom, vamos lá....

Tenho um guincho ekron 5.4ton , o cabo que veio nele era um 3/8 galvanizado com alma de fibra (6x19) , a capacidade de carga dele, acho, deve estar na casa das 3 ton

Primeiro - O cabo precisa ter uma capacidade de ruptura consideravelmente abaixo da capacidade do guincho, para evitar que "exploda" tudo e voe o guincho pelos ares, correto?

Segundo - Tive problemas com o diametro desse cabo e com a falta de maleabilidade, o que fez o cabo ficar inteiro mordido, e fez a durabilidade dele ir pro saco. Ele era ruim fora e dentro do carretel, piscou? Fez nó...

Terceiro - Pq um cabo galvanizado, se ele perde 10% da resistencia, e depois de usar 1 vez só, vai enferrujar do mesmo jeito, já que com o atrito ele vai perder a galvanização?

Quarto - Alma de aço, deixa o cabo menos maleável? É válido usar uma alma de aço pra ganhar uns 7,5% de capacidade de carga?

Enfim, estou aqui pensando em comprar um cabo mais fino, um 5/16, polido e com alma de aço. 6x25 ou 6x36 (pra ficar mais maleável) , será que essa é a melhor opção pra mim? A minha toy pesa algo em torno de 2.5t , então acho que eu preciso de uma capacidade de carga +- parecida com isso, e no caso de enrosacar mesmo, usar umas 47 patescas (heheh)...

Seria essa a melhor opção?

Outra coisa, alguém me explica esse esquema de carga de trabalho e carga de ruptura, vamo tomar como exemplo o meu cabo original, a carga de ruptura dele era de 3 toneladas, é isso? Então a carga de trabalho dele é só de 25% disso?
ja pensou em cabo de kevlar ?
[]'S

romeu
28/11/2007, 12:34
Não presta pra gente bambu

A hora que ele enrolar no carretel, cheio de pedra e barro, já era....

equipeminas4x4
28/11/2007, 13:35
Romeu,

Existem várias considerações na escolha do cabo, não apenas a alma de fibra ou de aço. A forma construtiva é muito importante nesta escolha.

Tem um site muito interessante q exemplifica a escolha do cabo inclusive falando sobre fator de segurança.

http://www.siva.com.br/prod_cabos.php#3

Dá uma olhada que vc chegará ao melhor cabo para seu uso.

[]´s

romeu
28/11/2007, 14:23
Marcel,

Bem legal o site, tirou várias dúvidas

Mas é o seguinte, se eu levar em consideração aquela conta proposta ali, eu vou precisar de um cabo com carga de ruptura na casa das 10t. aí já fica fora de mão né, pq vai ter que partir pra cabo de 1/2, e nem vai caber.

equipeminas4x4
28/11/2007, 14:51
Bom, o site fala sobre cabos para içamento de cargas, o que não é nosso caso, portanto não precisa usar fator segurança tão auto. A questão é que não sei até que ponto o cabo com alma de fibra é interessante. Já vi alguns rompendo com guincho elétrico, imagina com guincho mecânico. No meu guincho Warn 9.5XP, o cabo 3/8" com alma de aço. Esse guincho é dos mais fortes do mercado, já pendurei meu carro nele e já vi outros pendurados sem arrebentar o cabo. No carro do Palito por exemplo, já vi ele arrebentar pelo menos 3 vezes o cabo 3/8" com alma de fibra.

[]´s

romeu
28/11/2007, 16:04
Então,

Me diz uma coisa...

A alma de aço deixa o cabo muito menos maleável que com a alma de fibra?

O meu era 3/8 6x19 AF, e era muito rígido. Se eu pegar um 3/8 6x25 ou 6x36 AA , vai dar na mesma? vai ficar mais maléavel? Vai ficar menos maleável?

Uma coisa é certa, não irei comprar cabo galvanizado.

equipeminas4x4
28/11/2007, 16:34
putz, ae pra saber assim fica difícil. Melhor ir numa loja de cabo de aço e fazer a comparação.

[]´s

romeu
28/11/2007, 18:29
Acabei de conversar com muita gente.... vamos às conclusões que eu cheguei (me corrijam se estiver errado)

1 - Um cabo 6x19 AF é bem menos maleável que um 6x36 AA
2 - O 6x25 AA foi o escolhido como ideal por todos com quem eu falei
3 - Ainda estou na dúvida entre o 6x36 e o 6x25 , mas uma coisa pesou, o preço!!! O 6x36 tá quase 2,5x mais caro que o 6x25.

Todos os cabos citados são 3/8

E aí?
hehe

abrasss

romeu
28/11/2007, 18:39
Nossa velho, que facada no peito.................

achei um 6x37 AA polido

11,50 o metro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O 6x25 AA galvanizado é 5

nossa!

jon
29/11/2007, 19:12
olha eu aqui!

bom, acho q vou nesse de 3/8 c/ 6x37 AA pq o barato sai caro! :concordo:

valeu galera!