Cá estou novamente... haha
Bom, vamos lá....
Tenho um guincho ekron 5.4ton , o cabo que veio nele era um 3/8 galvanizado com alma de fibra (6x19) , a capacidade de carga dele, acho, deve estar na casa das 3 ton
Primeiro - O cabo precisa ter uma capacidade de ruptura consideravelmente abaixo da capacidade do guincho, para evitar que "exploda" tudo e voe o guincho pelos ares, correto?
Segundo - Tive problemas com o diametro desse cabo e com a falta de maleabilidade, o que fez o cabo ficar inteiro mordido, e fez a durabilidade dele ir pro saco. Ele era ruim fora e dentro do carretel, piscou? Fez nó...
Terceiro - Pq um cabo galvanizado, se ele perde 10% da resistencia, e depois de usar 1 vez só, vai enferrujar do mesmo jeito, já que com o atrito ele vai perder a galvanização?
Quarto - Alma de aço, deixa o cabo menos maleável? É válido usar uma alma de aço pra ganhar uns 7,5% de capacidade de carga?
Enfim, estou aqui pensando em comprar um cabo mais fino, um 5/16, polido e com alma de aço. 6x25 ou 6x36 (pra ficar mais maleável) , será que essa é a melhor opção pra mim? A minha toy pesa algo em torno de 2.5t , então acho que eu preciso de uma capacidade de carga +- parecida com isso, e no caso de enrosacar mesmo, usar umas 47 patescas (heheh)...
Seria essa a melhor opção?
Outra coisa, alguém me explica esse esquema de carga de trabalho e carga de ruptura, vamo tomar como exemplo o meu cabo original, a carga de ruptura dele era de 3 toneladas, é isso? Então a carga de trabalho dele é só de 25% disso?