Conectar

Ver Versão Completa : Relação 43/8+Motor BF 161+Câmbio 4 m Original , fica Brabo?

Claudio de M. Gonçalves
29/05/2004, 21:48
Pessoal, andei pesquisando no site, embora tenha lido muita coisa interessante, que, como de costume no fórum, sempre me ajudaram muito, não encontrei o que procuro. Mas lá vou eu de novo : :lol: :lol:

Bão!! Será que meu Gladiador, vai ficar muito "nervoso", com esta relação 43/8+BF-161+câmbio 4 m original.
Minha dúvida é porque, no BF, o câmbio original é o de três marchas, meu Jeep é 66, então, de acordo com o ano dele, sua relaçao é 8/43., e o câmbio original seria o de três marchas, porque a relação 44/9,( mais longa), passou a ser fabricada a partir de 1969.

Outra questão é: Eu não pretendo fazer trilhas pesadas, usar meu Jeep para grandes atoleiros, na verdade, pretendo usá-lo no meu dia-a-dia, e nos finais de semana, fazer uma trilha leve, passeios com a família, e com esta relação, acho que devo ter muito torque/força em baixa, será que isso é nescessário para o meu carro de uso diário, será que dá pessoal.

Então uma outra questão seria, se no futuro, eu fosse trocar só motor, seria ideal o AP 1.8 ou 2.0, mantendo este câmbio 4 marchas original do Jeep.

{ } curiosos e contando com as esperiências dos senhores!! :P :lol: :lol:

Giovani
29/05/2004, 22:37
Bão!! Será que meu Gladiador, vai ficar muito "nervoso", com esta relação 43/8+BF-161+câmbio 4 m original.
Minha dúvida é porque, no BF, o câmbio original é o de três marchas, meu Jeep é 66, então, de acordo com o ano dele, sua relaçao é 8/43., e o câmbio original seria o de três marchas, porque a relação 44/9,( mais longa), passou a ser fabricada a partir de 1969.

Outra questão é: Eu não pretendo fazer trilhas pesadas, usar meu Jeep para grandes atoleiros, na verdade, pretendo usá-lo no meu dia-a-dia, e nos finais de semana, fazer uma trilha leve, passeios com a família, e com esta relação, acho que devo ter muito torque/força em baixa, será que isso é nescessário para o meu carro de uso diário, será que dá pessoal.

Então uma outra questão seria, se no futuro, eu fosse trocar só motor, seria ideal o AP 1.8 ou 2.0, mantendo este câmbio 4 marchas original do Jeep.

:D Olá Cláudio!!!

:D Fica bom. Com o BF-161, para rodar na cidade, daria para pôr uma relação 9/44, mas se no futuro vc pretende pôr um motor AP (ponha logo o 2.0), fique com a relação 8/43. Eu tinha no meu jeep o motor AP 2.0 com o câmbio original de 4 marchas, só que relação 9/44. Na cidade era muito bom, apesar da pouca força nas arrancadas (culpa da 9/44). É econômico também. Eu fazia média 7,5 Km/l na cidade, e isso com bloqueio 100% no eixo traseiro. :wink: Não use pneus maiores que 31" com o motor AP, senão ele fica muito fraco. É um motor muito bom para o uso que vc pretende dar ao seu jeep. :wink:
[]'s

Claudio de M. Gonçalves
30/05/2004, 13:42
Obrigado Giovani, pelo toque, então você me aconselha a ficar com a minha relçao original, porque, segundo você, se eu colocar o motor AP 2.0 , no futuro com este câmbio 4.m , ficaria então com mais força na saída do que o seu, que era 9/44.
Será que o consumo será o mesmo, 7.5 na cidade? com a 8/43
Você aconselha o motor a àlcool ou gasolina, carburado ou injetado, teve já esta experiência?

Dá para encarar uma trilha com esta configuração: motor ap. 2.0+cambio 4m original + 8/43?

Fica muito ruim assim com 9/44 e o ap.2.0+4m? original

CJ 60
30/05/2004, 13:57

Kra, qto ao câmbio tanto o 3 marchas qto o 4 marchas a relação da ultima marcha é msma.. 1:1, com a diferença do câmbio 3 marchr ser mais resistente...

Claudio de M. Gonçalves
30/05/2004, 14:14
Wilson: obrigado pela luz, mas se são as mesmas , a última marcha 1:1, então qual a vantagem do câmbio 4 m. , em relação ao 3 m., seria só a resistência do 3 m, que é maior?

CJ 60
30/05/2004, 14:21
Wilson: obrigado pela luz, mas se são as mesmas , a última marcha 1:1, então qual a vantagem do câmbio 4 m. , em relação ao 3 m., seria só a resistência do 3 m, que é maior?

e ai Claudio... intaum kra.. agora vc me pegou..essa parte mais técnica melhor dexa prosexperts aki do forum... o poko q sei foi lendo as msgs aki, to em constante aprendizado.. quem sabe o Leopoldo (ou alguem q saiba a diferença) naum aparece por aki e explica essa parte mais técnica pra gente.. mais vai ai meu palpite.. acredito q o cambio 3 marchas seja mais reduzido que o 4 marchas... mais é só uma suposição !!

Vinicius Bucco Rossot
30/05/2004, 14:59
Dá para encarar uma trilha com esta configuração: motor ap. 2.0+cambio 4m original + 8/43?

Fica muito ruim assim com 9/44 e o ap.2.0+4m? original

Dae Claudio?

Se for usar a caixa 4 marchas, prefira as que vinham com os motores OHC 2.3 , pois o eixo piloto é mais curto (entenda-se relação mais curta) , com motores BF o eixo piloto é um pouco mais longo.
A caixa é a mesma só troca o piloto.

Com a 1º configuração com certeza ficaria ótimo desde que não use pneus muito grandes tipo BF 33" , só cuidar para não passar de giro o motor ap pois o bicho é "mal educado" responde ao pé mesmo...

Na segunda config. não ficaria tão ruim assim, no meu jeep tinha essa config. com pneus 31" , só que caixa era do motor BF , era uma mer##, para arrancar(só arrancar) no asfalto mesmo, na trilha sem problemas
a reduzida compensa .

Depois de quebrar a caixa num raid, coloquei uma clarck 4 marchas,
Ficou execelente a relação no meu ponto de vista, mas a configuração ideal com ap (para mim) seria: ap2.0+clarck 4 marchas + reduzida willys+ 8/43, nunca mais vc esquenta a cabeça.

Abraços!

Claudio de M. Gonçalves
30/05/2004, 15:43
Então Vinícios, é exatamente isso que estou fazendo, minha caixa de câmbio é moderna, eixo piloto, mais curto, dezoito dentes, por enquanto, estou com o BF, mas no futuro vou colocar o AP. 2.0 :lol:
Aí, é só providenciar Super Berga Disc. he he he
Mas, o A.P, carburado ou inetado, gas. ou alc. ? :lol:

Mauro B.
30/05/2004, 16:18
Oi Cláudio !!! :D

Fica nervoso sim! :D O meu cj5 1960 está com essa configuração. Fica com bastante torque nas rodas....talvez demais para quem quer andar na cidade, como vc. Eu particularmente acho curto demais se não for para fazer muita trilha. Mas já que vc pretende colocar um AP depois, então faria como o Giovani disse: ficaria com essa relação mesmo! :D

É discutível essa questão de resistência. Parece que os câmbios de 4m que vieram com motores 6cil são mais resistêntes que os 4m que vieram com os motores de 4cil. Eu não sei qual deles tenho no meu jipe, mas preferiria então que fosse o 4m dos 6cil :wink:
A vantagem do câmbio de 4m sobre o de 3m está que ele é mais reduzido nas 3 primeiras marchas, ou seja, seu jipe fica mais "esperto"! :D

Se for usar a caixa 4 marchas, prefira as que vinham com os motores OHC 2.3 , pois o eixo piloto é mais curto (entenda-se relação mais curta) , com motores BF o eixo piloto é um pouco mais longo.
A caixa é a mesma só troca o piloto.

Se o eixo piloto é mais reduzido, implica que outras engrenagens tbm tem que ser diferentes, o que acarreta em uma caixa um pouco diferente e tbm com a distribuição de esforços diferente. Isso quer dizer que pode (apenas pode) uma caixa ser mais resistente que a outra. E me parece, mas não estou certo, que a caixa 4m dos 6cil é mais forte que a 4m dos 4cil. Por isso, preferiria ficar com a 4m do 6cil do que a 4m dos motores OHC....mas só por isso, pois a 4m do OHC é mais reduzida! Veja o tópico "Aos amigos que tem GM 4c em CJ" (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=7357#7357) , que lá tem todas as relações! :D

[]'s

Giovani
30/05/2004, 16:25
Kra, qto ao câmbio tanto o 3 marchas qto o 4 marchas a relação da ultima marcha é msma.. 1:1, com a diferença do câmbio 3 marchr ser mais resistente...

:D Grande Wilson!!!! Isso é folclore... A única diferença é que existe o câmbio de 3 marchas seco, sem sincronizadores. Teóricamente quebra menos por não ter os ditos, mas as desvantagens são grandes e nada me convence que o 4 marchas quebra mais... Isso depende da mão da criança, se o cara não sabe usar vai quebrar qualquer câmbio! O 3 marchas precisa estar com o veículo parado para engatar a 1ª ou a ré. O 4 marchas tem a última igual sim, mas as outras marchas tem um escalonamento melhor, o que permite aproveitar melhor o motor, principalmente se fôr um AP. Ambos os câmbios têm o mesmo dimensionamento das peças internas, ou seja, não existem engrenagens mais fortes neste ou naquele. :wink:
:D Uso o mesmo câmbio 4 marchas à cerca de 9 anos, tendo recebido 3 motores diferentes: o OHC 4 cil. original, o AP. 2.0 e o 6 cil. do Maverick. Até hoje não consegui quebrar ele... :wink:

:D Grande Cláudio!!!

:D Gasolina ou Álcool é questão de gosto pessoal. Carburado ou IE, depende do seu bolso. Se der fique com a injeção. Pesquise cobre a IE aqui no fórum, muito já foi discutido, e ela supera os carburados, na minha opinião. :wink:
[]'s

Claudio de M. Gonçalves
30/05/2004, 17:47
Obrigado Giovani & Mauro, caras, sabem aquelas dúvidas que o amigos mais antigos com jeep pode ajudar, então, acabaram de me ajudar.

O B R I G A D O ! :roll: :roll: :roll: :lol: :lol: :idea:

proença
30/05/2004, 18:09
vou dar meu palpite pq meu jipe usa motor AP e inicialmente empreguei o câmbio original de 3 marchas.
realmente com esse câmbio a primeira é meio chocha, ainda mais pq uso pneus 750X16.
troquei o citado câmbio pelo 4 marchas da F-75 e o resultado foi muito bom.
aquele problema da primeira fraquinha desapareceu e agora ele arranca bem.
antes o motor tinha que andar "meio esguelado" pq só havia a opcão da segunda ou terceira marchas na cidade.
com o câmbio 4 marchas o motor trabalha numa faixa de giros menor pois tem mais marchas pra acertar o seu ritmo e o uso.
estou usando motor carburado e adaptado pra álcool e tem funcionado ok.
tem feito uns 5 km/l, entre trilha e cidade.
não peguei estrada com ele ainda.
[ ]´s

Claudio de M. Gonçalves
30/05/2004, 18:43
Fala Proença!
Legal seu depoimento, deu para eu ter uma ideia, pelo jeito vc está contente. he he he :lol: :lol: , AP me aguarde!!

proença
30/05/2004, 20:35
ah..estou sim...o jipinho tem ido bem na estrada e nas trilhas...
tenho andado com jipes com outros motores e apesar do falatório contra o AP, eu não tenho do que reclamar...
necessário mencionar que meu jipe é um CJ3B, portanto mais leve que os CJ5...talvez esteja aí o segredo da coisa...
outra coisa: a manutenção é barata e o motor é bastante resistente...
vamos ver qdo puder instalar um bloqueio na traseira...
[ ]´s

Dennis Figueiredo
31/05/2004, 09:34
A respeito do motores carburados e I.E..

Depois que comecei a usar com meu motor, que é injetado, nunca mais quiz saber de motor caburado. Na minha opnião, no uso o motor injetado só vi vantagens até agora: Não reina pra pegar, não afoga, fuciona muito mais redondinho, mais econômico, pode atolar´pé de uma vez só que ele não engasga, etc.. Mas o problema é que o A.P injetado é meio difícil de achar. Tenho colegas aqui que procuram muito por esse motor, porem não tiveram sucesso.

Minha opnião. Se quizer continuar com o AP, vai ser muito mais facil o carburado.

Mas se quizer o injetado, procure pelo 2.2 da S10. Muito mais facil de achar, porem $$$$$$$$$$$.

[]´s

Dennis Figueiredo
31/05/2004, 09:38
AAAAA, tem também o 4 cil da ranger, esse dispensa a confecção de flange entre o motor e o cambio original do OHC.

Claudio de M. Gonçalves
31/05/2004, 16:33
Barbaridade!! Só tô aprendendo neste FÓRUM, estou me tornando fera!! he he he he :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :idea: :idea:

Claudio de M. Gonçalves
02/06/2004, 22:03
Pessoal!! uma dúvida quanto ao cambio do meu Jeep, quem sabe os Drs. do Fórum possam me ajudar:

Bem, meu câmbio é quatro marchas, no entanto, é o moderno do quatro cilindros OHC, mas, meu motor é o BF-161. então, então, o carretel é de 35 dentes e o eixo piloto de 16 dentes curto, estria grossa, será que ficará muito curto? Alguém sabe, se da para fazer uma outra configuração neste cãmbio para ficar mais longo, já que minha relação é 8/43? :roll: :roll: :roll: :roll:

Tive que ir no portugues comprar o eixo piloto, hoje me garulhos, marginal lotada ! he he :lol:

Claudio de M. Gonçalves
06/06/2004, 14:34
Pessoal:

Uma dúvida, eixo fino ou grosso traseiro, significa que a relação é diferente? ou não importa, pode ser eixo grosso e relação 9/44, e eixo fino ser relação 8/43, ou eixo não quer dizer nada?

Engraçado, meu Cj5- é 1966, mas o eixo taseiro é grosso, então minha ralação, pelo ano do veículo deve ser 8/43, será?