PDA

Ver Versão Completa : Legislação Brasileira

PauloB
16/11/2007, 16:45
Olá Galera

Tenho lido varios topicos neste forum mas não encontrei nada sobre a legislação brasileira quanto às alterações que fazem nos 4x4. Estou de mudança para o Brasil ( Curitiba ) e aqui em Portugal, actualmente:evil:, a legislação é pouco permissiva a alterações nos automoveis principalmente em relação às medidas de pneus, aumento de altura na suspensão, colocação de guinchos e snorkel, gancho de reboque, etc.:cry:

Estou a pensar em comprar um 4x4 no Brasil e gostaria de fazer algumas alterações mas não pretendo ter problemas de ordem legal.:discordo:

Será que existe algum site que me possa informar ?:?:

Um abraço

Paulo

Ronaldo B.
16/11/2007, 17:04
Paulo,

Acesse o site : http://www.denatran.gov.br/ctb.htm , tem o código de transito brasileiro.

[]´s

PauloB
16/11/2007, 17:07
OK obrigado Ronaldo

Vou dar uma olhada.

Abraço

PauloB
17/11/2007, 09:27
Ronaldo

Dei uma olhada e o que consta do codigo de transito é muito semelhante ao de Portugal. Em resumo, todas as alterações terão que ser vistoriadas e depois de aceites ( o que é muito dificil, pelo menos em Portugal )averbadas no documento.

Mas até que ponto vai a implicancia com o veiculo alterado ? Ou seja, se eu mudar as rodas de medida por ex. 215/80 R16 para 235/85 R16, se colocar um tubo no lugar do parachoques, se colocar um guincho na frente e este sobressair na frente, se alterar o escapamento, se alterar as definições do CDI ( mapeamento ? ) etc, será que se me pararem poderei ter problemas ?
Em Portugal, como existem as inspecções periodicas aos carros ( normalmente todos os anos ), quando existem alterações nos carros tem de ser retiradas para ir à inspecção para depois voltarem a ser colocadas.

É uma manobra utilizada mas que dá um certo trabalho.

Pelas imagens que tenho visto, pelas indicações e duvidas existentes neste forum parece-me que não existe muita preocupação neste assunto. Será que é assim ou estou enganado ?

Abraço

Paulo

offroad
17/11/2007, 18:04
exceto o quebra-mata o resto nao eh tao novidade assim.
restricoes impostas na ditadura e publicada em 1978.....
eis a moderna legislacao brasileira .......

Art. 3º As modificações em veículos devem ser precedidas de autorização da autoridade responsável pelo registro e licenciamento.

Art. 4º Quando a modificação exigir a realização de inspeção de segurança veicular para emissão do Certificado de Segurança Veicular – CSV

Art. 6º Ficam proibidas as modificações da suspensão de veículos das espécies passageiro, misto e carga.

Art. 8º Ficam proibidas:
I - A utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do veículo;
II – O aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda;

Art. 5º Os veículos automotores somente poderão ser equipados com o dispositivo do tipo “quebra-mato” produzidos por empresas devidamente registradas no Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - INMETRO

Ronaldo B.
18/11/2007, 20:10
Paulo,

Dependendo do Estado no Brasil, existe vistoria anual. No Rio de Janeiro, por exemplo , tem a vistoria, em São Paulo ainda não, mas estão querendo colocar a partir de 2008.

Cada caso é um caso, não dá prá generalizar, vai depender do que for feito no carro, mas tem coisas que são mais dificeis de passar numa vistoria outras nem tanto. Outro problema é um policial te parar numa estrada e resolver implicar com alguma coisa, o que mais pegam que eu tenho visto é com pneus muito grandes, ultrapassando a lateral do paralamas, suspensão e mais recentemente com troca de motor por causa de uma nova lei.

Ou seja, se for seguir tudo que a lei determina, não poderíamos mexer em quase nada nos nossos carros.

[]´s

PauloB
18/11/2007, 20:48
É isso ai. Obrigado pela informação.
Aos poucos me vou ambientando com o espirito da coisa. Não quero ser apanhado desprevenido. É que no final sou estrangeiro ( embora com RNE ) e não quero ter que pagar o pato:stop:
Normalmente troco os pneus por uns um pouco mais altos mas sem ultrapassar a lateral do paralamas e coloco um guincho. Este tem sido o procedimento em todos os jipes que tive desde 1988.
De qualquer forma ainda não estou no Brasil nem ainda escolhi qual jipe vou comprar. Terá que ser de 4 portas e um valor até 50 mil r$, provavelmente a GNV ou diesel. As hipoteses são o Pajero ou a SW4 para quebrar o galho durante uns 6 meses a 1 ano. Aqui em Portugal, os jipes são 99% diesel e agora começam a aparecer muitos jipes a mistura de diesel com oleo vegetal. É que com o gasoleo a 1,20 euros o litro tem de se arranjar alternativas ( o oleo veg compra-se a 0.49/0,55 euros o litro ) e com mistura de 30% a 70% de oleo dá uma poupança razoavel. O unico problema é que os motores tem de ser de injecção indirecta e o cheiro é a batata frita!!!:lol:
Me desculpem pela divagação:oops:

[]'s

Paulo

Ronaldo B.
18/11/2007, 22:15
Paulo,

Com esse valor vc terá boas opções para escolher. Caso você queira começar a ver as opções e preços, vc pode acessar os sites www.webmotors.com.br , www.rolo4x4.com.br e a parte de classificados aqui do fórum.

[]´s