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Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de PauloB
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    15/11/2007
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    Legislação Brasileira




    Olá Galera

    Tenho lido varios topicos neste forum mas não encontrei nada sobre a legislação brasileira quanto às alterações que fazem nos 4x4. Estou de mudança para o Brasil ( Curitiba ) e aqui em Portugal, actualmente, a legislação é pouco permissiva a alterações nos automoveis principalmente em relação às medidas de pneus, aumento de altura na suspensão, colocação de guinchos e snorkel, gancho de reboque, etc.

    Estou a pensar em comprar um 4x4 no Brasil e gostaria de fazer algumas alterações mas não pretendo ter problemas de ordem legal.

    Será que existe algum site que me possa informar ?

    Um abraço

    Paulo

  • #2
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
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    Paulo,

    Acesse o site : http://www.denatran.gov.br/ctb.htm , tem o código de transito brasileiro.

    []´s

  • #3
    Usuário Avatar de PauloB
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    OK obrigado Ronaldo

    Vou dar uma olhada.

    Abraço

  • #4
    Usuário Avatar de PauloB
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    Ronaldo

    Dei uma olhada e o que consta do codigo de transito é muito semelhante ao de Portugal. Em resumo, todas as alterações terão que ser vistoriadas e depois de aceites ( o que é muito dificil, pelo menos em Portugal )averbadas no documento.

    Mas até que ponto vai a implicancia com o veiculo alterado ? Ou seja, se eu mudar as rodas de medida por ex. 215/80 R16 para 235/85 R16, se colocar um tubo no lugar do parachoques, se colocar um guincho na frente e este sobressair na frente, se alterar o escapamento, se alterar as definições do CDI ( mapeamento ? ) etc, será que se me pararem poderei ter problemas ?
    Em Portugal, como existem as inspecções periodicas aos carros ( normalmente todos os anos ), quando existem alterações nos carros tem de ser retiradas para ir à inspecção para depois voltarem a ser colocadas.

    É uma manobra utilizada mas que dá um certo trabalho.

    Pelas imagens que tenho visto, pelas indicações e duvidas existentes neste forum parece-me que não existe muita preocupação neste assunto. Será que é assim ou estou enganado ?

    Abraço

    Paulo

  • #5
    exceto o quebra-mata o resto nao eh tao novidade assim.
    restricoes impostas na ditadura e publicada em 1978.....
    eis a moderna legislacao brasileira .......



    Art. 3º As modificações em veículos devem ser precedidas de autorização da autoridade responsável pelo registro e licenciamento.

    Art. 4º Quando a modificação exigir a realização de inspeção de segurança veicular para emissão do Certificado de Segurança Veicular – CSV

    Art. 6º Ficam proibidas as modificações da suspensão de veículos das espécies passageiro, misto e carga.

    Art. 8º Ficam proibidas:
    I - A utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do veículo;
    II – O aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda;

    Art. 5º Os veículos automotores somente poderão ser equipados com o dispositivo do tipo “quebra-mato” produzidos por empresas devidamente registradas no Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - INMETRO

  • #6
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
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    Paulo,

    Dependendo do Estado no Brasil, existe vistoria anual. No Rio de Janeiro, por exemplo , tem a vistoria, em São Paulo ainda não, mas estão querendo colocar a partir de 2008.

    Cada caso é um caso, não dá prá generalizar, vai depender do que for feito no carro, mas tem coisas que são mais dificeis de passar numa vistoria outras nem tanto. Outro problema é um policial te parar numa estrada e resolver implicar com alguma coisa, o que mais pegam que eu tenho visto é com pneus muito grandes, ultrapassando a lateral do paralamas, suspensão e mais recentemente com troca de motor por causa de uma nova lei.

    Ou seja, se for seguir tudo que a lei determina, não poderíamos mexer em quase nada nos nossos carros.

    []´s

  • #7
    Usuário Avatar de PauloB
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    15/11/2007
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    É isso ai. Obrigado pela informação.
    Aos poucos me vou ambientando com o espirito da coisa. Não quero ser apanhado desprevenido. É que no final sou estrangeiro ( embora com RNE ) e não quero ter que pagar o pato
    Normalmente troco os pneus por uns um pouco mais altos mas sem ultrapassar a lateral do paralamas e coloco um guincho. Este tem sido o procedimento em todos os jipes que tive desde 1988.
    De qualquer forma ainda não estou no Brasil nem ainda escolhi qual jipe vou comprar. Terá que ser de 4 portas e um valor até 50 mil r$, provavelmente a GNV ou diesel. As hipoteses são o Pajero ou a SW4 para quebrar o galho durante uns 6 meses a 1 ano. Aqui em Portugal, os jipes são 99% diesel e agora começam a aparecer muitos jipes a mistura de diesel com oleo vegetal. É que com o gasoleo a 1,20 euros o litro tem de se arranjar alternativas ( o oleo veg compra-se a 0.49/0,55 euros o litro ) e com mistura de 30% a 70% de oleo dá uma poupança razoavel. O unico problema é que os motores tem de ser de injecção indirecta e o cheiro é a batata frita!!!
    Me desculpem pela divagação

    []'s

    Paulo

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