Ver Versão Completa : Restaurando um JEEP GPW-1942
rafaelcardoso
02/07/2010, 14:07
Rafa, e Edu,
O jeep é mesmo uma mosca branca. RARO. Existem pouquissimos iguais no Brasil, apesar de terem sido fabricados mais de 640.000 na 2a. guerra.
O que voces precisarem, de informações, de manuais, de peças, é so falar, que passo pra voces o caminho que ja trilhei. Fica mais facil assim.
Alguns manuais originais tenho pra download na pagina que fiz pro General (http://www.suprimento.com.br/42).
Um abraço,
Valeu Jairo! Quando estiver no Rio, farei contato antes e tomamos um café!
Este é o ULTIMO passo antes de colocar a PLACA PRETA.
Com o Certificado de Originalidade em mãos, liguei para o Detran. Agendaram para o dia 1 de setembro.... tá lotadaço !!!!
É so aparecer por lá, pagar os 30 reais que eles confeccionam e instalam a Placa Preta na hora mesmo.
Dai pra frente, é só curtir..... Mesmo assim, continuo ligando pro Detran todos os dias, pra ver se não aparece uma vaguinha antes...
Abraços, felizes:palmas::palmas::palmas: :dance::dance::dance:
Uma curiosidade....
Domingo,um passeio, e logo na segunda feira, uma PANE. Era a BOBINA (original americana importada de 40.000 volts) que me deixou na mão.
Fui literalmente resgatado por um outro jeep GPW 1942, que me rebocou pra oficina do Zezinho, onde colocamos uma bobina nacional, da Bosh e ficou tudo perfeito.
O jeep 42 é muito macho. Foi só engatar, e sem reduzida, sem tração um jeep puxou o outro sem a menor dificuldade. Cada um deles tem exatamente o mesmo peso (proximo de 1 tonelada). Até morro nos subimos rebocando...(A oficina do Zezinho fica no alto de um morro na Ilha do Governador).
Ian Jeep
06/07/2010, 19:46
Este é o ULTIMO passo antes de colocar a PLACA PRETA.
Com o Certificado de Originalidade em mãos, liguei para o Detran. Agendaram para o dia 1 de setembro.... tá lotadaço !!!!
É so aparecer por lá, pagar os 30 reais que eles confeccionam e instalam a Placa Preta na hora mesmo.
Dai pra frente, é só curtir..... Mesmo assim, continuo ligando pro Detran todos os dias, pra ver se não aparece uma vaguinha antes...
Abraços, felizes:palmas::palmas::palmas: :dance::dance::dance:
:putz::putz::putz: ném pra placa ser JMB-1942! ficaria perfeito,
não mais para o momento o JEEP esta perfeito :concordo:
Parabéns!
No fundo, no fundo, eu tentei a placa GPW1942. O Problema é que ela existe. É de um GPW 1942 que "mora" em BelRizonti.....
Ja tem dono, e ha muito tempo.
Outro problema é mudar apenas a parte numerica.... não consegui nenhum "caminho legal", e não quero correr riscos nas mãos de despachantes corruptos. Se não estiver 100% dentro da LEI, não quero. Não é preciso.
megadeth
08/07/2010, 08:14
Jairo, meus parabéns pelo Jeep e pelas fotos.
Não é qqr um que tem a manha de fazer uma restauração com o nível de detalhes que a sua exigiu.
Quando for pras bandas do RJ, certamente irei te contatar pra ver ao vivo essa beleza de GPW.
[]s e longa vida aos 42!
Caio
Bruno Machado
08/07/2010, 12:13
Jairo,
Só para vc não ficar chateado - afinal, a restauração de seu GPW ficou excelente, e merecia uma placa chamativa! - o "dono" da placa GPW-1942 é um veículo impecável, de propriedade de um colecionador especializado em jipes (tem mais de 20). Esse GPW foi o segundo jipe da coleção dele, o primeiro foi um Land Rover série 1, de 1951.
Ou seja, a placa está sendo bem utilizada.
Abs.,
Bruno
No fundo, no fundo, eu tentei a placa GPW1942. O Problema é que ela existe. É de um GPW 1942 que "mora" em BelRizonti.....
Ja tem dono, e ha muito tempo.
Outro problema é mudar apenas a parte numerica.... não consegui nenhum "caminho legal", e não quero correr riscos nas mãos de despachantes corruptos. Se não estiver 100% dentro da LEI, não quero. Não é preciso.
Rodrigo Baratti
08/07/2010, 18:49
Fala Jairo,
Parabéns pela certificação! :dance:
:palmas::palmas::palmas:
[]'s
Rodrigo Baratti
09/07/2010, 21:41
Jairo,
Preciso de uma ajuda.
Quais são as placas de informações que vão na tampa do porta luvas?
E qual a largura dessa tampa?
Pretendo colocar um porta luvas desses no meu, mas antes preciso reposicionar os marcadores do painel e não quero cortar a lata errada de forma a inviabilizar o porta luvas.
[] e obrigado,
Rodrigo,
ou te mandar uma foto da tampa, restaurada.... o tamanho exato eu nao sei, mas é um padrão.
Agora sim... ai vai a tampa restaurada:
Cruzem os dedos, pra que de certo. Acabei de ligar pro DETRAN-RJ, e me agendaram pra amanhã de manha as 7:30.
Quem sabe amanha mesmo o jeep já está com a placa preta.....:palmas::palmas::palmas:
Abraços esperançosos...:dance::dance::dance::rolleyes:
Rodrigo Baratti
12/07/2010, 20:44
Agora sim... ai vai a tampa restaurada:
brigado :concordo:
vai dar tudo certo!
PIADA é o menor dos adjetios para o Detran-RJ
Cheguei lá, munido de TODOS os documentos. Me encaminham pra "fila de vistoria", alias, do que a viatura está dispensada pela LEI, que eles é claro desconhecem.
O examinador faz TODOS os testes como se fosse um veiculo normal. Lá pelas tantas me pergunta: e a luz de ré? (com um sorriso nos lábios, achando que iria reprovar)... eu respondi, não tem, como tambem não deveria ter (mas tem) pisca, como não tem luz de placa, como não tem cinto de segurança, como não tem esguicho dágua no parabrisa, extintor de incêndio, e como pelas resoluções56/1998 e 127/2001 tambem NÃO TEM VISTORIA (desta vez, com sorriso no meu rosto)....
O cara travou a cara feia chamou o supervisor, que deu-lhe uma chamada em voz alta: Voce nunca viu um automovel antigo? Olha pro certificado de Originalidade.....
Dali, fui pra parte burocratica.... OBVIO que não conseguiam emitir o novo certificado de propriedade, e tambem, a placa preta (que estava agendada previamente) so ficaria pronta em 48 horas... COISAS de DETRAN-RJ. Sai de lá as 10 da manha (cheguei as 7:30)
As 13:00 me ligaram.... Sr. Jairo, seu documento ja esta pronto. Pode vir buscar... (o prazo dado era de 10 dias uteis). A placa tambem esta disponível....
Hoje chove muito na cidade. Amanha tem previsao de tempo seco.... vou aproveitar pra trocar a placa...:)
Ainda chove muito na cidade. Minha ansiedade não permitiu esperar parar a chuva, e mesmo sem o jeep, passei no detran e peguei o documento, e fotografei as placas.....
Assim que parar a chuva vou lá colocar as placas e os lacres....
Ontem pela manha, a chuva deu um trégua e fui ao Deetran trocar as placas....
As fotos dizem TUDO:
:dance::dance: :palmas::palmas::palmas:
Agora é só botar o Boi na Sombra e curtir.... :pipoca:
Ontem estive no encontro de eiculos antigos no Museu Militar Conde de Linhares, em São Cristovão - Rio de Janeiro.
O encontro é bacana, porque reune as pessoas que gostam do assunto, então é inevitavel que aconteçam as BOAS conversas....
RoadRunner
19/07/2010, 20:04
Já percebi a odisséia que é originalizar uma viatura com poucos anos de vida, imagino o tamanho da empreitada para fazer o mesmo com um clássico como este. :twisted:
Esta placa preta virou a cereja do bolo, o GPW esta sensacional!
Parabéns pelo exemplar JairoM :palmas:.
A experiencia que adquiri, diz que o trabalho é igualzinho, pra um jeep civil ou pra um militar.
Os acessorios no jeep militar é que custam um pouco mais caro.
Mas o prazer de ver "os finalmente" não tem preço.
Acabei de ganhar um presente de um amigo, e resovi postar aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=bQTnF9QEzjM
Fabiano-SL
22/07/2010, 21:39
Ficou bacana o teu jeep!
Parabéns pela placa preta...
Vi que tu colocou um radio dentro de uma caixa de muniçao...onde tu colocou os falantes?
e dá-lhe salsa...heheheh
Os falantes estao debaixo do painel (escondidos).
Estou tentando conseguir umas caixas metalicas originais da 2a Guerra, que serviam como falantes dos radios de comunicação, pra colocar falantes modernos dentro delas, pra não comprometer a qualidade do som.....:) e manter a aparencia do jeep.
Obrigado pela força.
junior braga
23/07/2010, 13:24
Jairo que velocidade ele atinge?
abrasss
Nas especificações (manuais originais) eles falam em até 65 MPH = 104,58 Km/H
Eu ainda não cheguei nisso já que parar o jeep (freios a lona - tambor) é bem dificil. A gente tem que estar sempre pronto para frear.
Na linha vermelha (onde a vel maxima é 90km/h) eu mantenho velocidade constante de 50mph = 80 km/h e vou ate maximo de 55 mph = 88,49Km/h.
Mesmo com o parabrisa, a sensação é de velocidades muito maiores, porque venta forte mesmo.... :)
Dentro da cidade, o normal é andar entre 30 e 40 mph....
junior braga
23/07/2010, 15:08
Na linha vermelha (onde a vel maxima é 90km/h) eu mantenho velocidade constante de 50mph = 80 km/h e vou ate maximo de 55 mph = 88,49Km/h.
Mesmo com o parabrisa, a sensação é de velocidades muito maiores, porque venta forte mesmo.... :)
....
:mrgreen: no video pude perceber isso....acho que vai ficar sem o restante dos cabelos...rsrsrsrs, brincadeira viu Jairo...:concordo:
Abrasss
:palmas::palmas: parabens pela viatura!!!!
Com jeep ou sem o jeep, os cabelos se vão de qualquer maneira :)
Jairo
Parabéns, é lindo ver o cuidado e dedicação, que você teve com essa linda viatura.
Jairo
Parabéns, é lindo ver o cuidado e dedicação, que você teve com essa linda viatura.
Obrigado, Bruno.
Agora é curtir e ir melhorando. Hoje mesmo, chegous dos EUA um par de amortecedores novos pra traseira. Um dos amortecedores tambem americano e original, estourou numdos translados no reboque, e o jeep esta com um amortecedor provisorio desde então.
Mais uns dias e ele volta a ter tudo original novamente. Inclusive o RADIADOR que esta sendo restaurado.... breve, as fotos.
Rodrigo Baratti
27/07/2010, 08:19
Jairo,
Estorou no olhal?
Pergunto porque no meu forem 3 amortecedores quebrados dessa forma. :parede:
[]
Jairo,
Estorou no olhal?
Pergunto porque no meu forem 3 amortecedores quebrados dessa forma. :parede:
[]
O que aconteceu foi o seguinte:
Eu engatei o towbar do jeep na pickup. O problema é que eu não sabia mas o towbar estava com uma limitação de curso, pra ele não chegar até o chao, pois se isso acontecesse o jeep poderia ate mesmo capotar.
A limitação deixava a argola do towbar descer até uns 50 cm antes de chegar ao chao, e deveria deixar até uns 10cm....
Ao passar por umas costelas no asfalto (nem foi quebra mola...) a pickup desceu, levando o towbar junto. O eixo dianteiro do jeep funcionaou como apoio, e a traseira do jeep subiu e subiu muito.... muito mais que o curso do amortecedor permitia, quebrando a haste do amortecedor.
Depois disso, imediatamente refizemos os batentes de limitação. Hoje apickup pode descer até quase o chão, que o towbar acompanha....
HenriqueRS
06/08/2010, 15:15
Dae Jairo. Terminei de ler o tópico agora mesmo. Parabéns pelo teu jipe. Ficou muito bonito e a placa preta deu o toque final.
Agora é fase de curtir a iatura, e de fazer pequenos retoques, ou terminar algumas coisas que icaram para tras, por demorarem mesmo....
Um exemplo é o radiador.
Comprei uma colmeia novinha, e o Pará esta fazendo uma replica em metal(dourado) da parte de cima, da parte de baixo e das laterais. Inclusive o tunel de vento é uma réplica.
Mais uma ou duas semans, e irei la na oficina, instalar o novo, e deolver um que esta emprestado(com vazamento).....
Enquanto isso, o RIO DE JANEIRO continua LINDO !!!
Acabei de receber um jogo novinho de amortecedores traseiros.
São originais com a marca GPW estampada nelas...
O mais engraçado, é que amortecedores toyota custam por aqui cerca de 100 reias cada um, e os GPW que são réplicas, especialmente fabricadas custaram só 30 dolares cada um....
Vai entender.....
revmarcelo
28/08/2010, 21:36
Desculpe a indiscrição, mas uma informação importante para mim e para outros q sonham com uma empreteidada destas é saber mais ou menos quando custou a restauração. Estou procurando um 42 para restaurar e gostaria de ter idéia do custo total. Qualquer coisa me responda por MP.
Abraços e paz
Marcelo
Marcelo,
Eu mesmo fiz esta pergunta inúmeras vezes, e recebi as mais variadas respostas.
Vou te contar resumidamente meu caso:
Antes de começar a restauração pra valer, pedi orçamentos de mão de obra aos melhores do Rio de Janeiro.
Zezinho (mecânica): 5.000,00 pra "gerenciar" motor/cambio/reduzida/eixos/molas.
Pará (lanternagem): 7.500,00 toda laternagem, inclusive confecção de caixas de rodas, traseira, e algumas peças menores.
O jeep, custou 6.000,00 quando era ainda um cream-cracker (desmanchava de tanta ferrugem).
Dai pra frente, eu meio de deixei de fazer conta, senão não fazia. A retifica do motor, custou uns 600,00, o mesmo preço da retifica do virabrequim (que ficou standart). Na jipebras (sp) gastei uns 1.500,00 de peças pro motor (juntas, polias, engrenagens, etc)
Outros gastos (pequenos) foram as peças que trouxe da Austrália e dos EUA. Lanternas, borrachas, amortecedores, alguns parafusos, adesivos etc.
Outras coisas como o vidro do parabrisa (70,00) foram compradas em SãoPaulo na rua dos italianos, numa vidraçaria que existe por lá desde 1942 (ainda tem sobras de vidro laminado 3x3 (usado nos jeeps).
No final, posso te dizer que eu faria tudo de novo, com as mesmas pessoas, que apesar de caras são exelentes profissionais. Talez eu gastasse um pouco menos em peças desnecessárias, como assoalho, cajado, coisas que o Pará faria (como refez algumas, por estarem errradas e fora de padrão).
Qualquer duvida, que eu possa te ajudar é só pedir.
Um abraço,
FCarneiro
21/02/2011, 22:25
Jairo,
Eu estive meio sumido do Fórum, e tive o prazer de ver o belo trabalho que você concluiu. Meus parabéns pelo GPW e pela placa preta, a coroação da sua dedicação e do resultado.
Um abraço,
Fernando Carneiro.
Pois é.
Jeep 100% restaurado, e agora é so alegria. Passeios e pequenas aventuras.
Todo 3o. domingo do mes, reunião no MCL - MUseu Militar Conde de LInhares, na quinta da boa vista, no Rio de Janiero, é o encontro mensal do Clube de Veiculos MIlitares Antigos do Rio de Janeiro, onde a gente se atualiza, e tambem ajuda os que vieram depois da gente, com informações e dicas de restauração.
Tambem vale pelo paseio, que pra mim, é atravessar a cidade de sul a norte, e depois voltar.... sempre uma festa passear no JEEP, pois NUNCA falta alguem que faça uma proposta do tipo: QUER QUANTO NO JEEP ?
Noutro dia, parou ao meu lado um Porshe Cayene. o Motorista meteu a cabeça pra fora e perguntou: quer quanto? Eu examinei o Cayene com olhar e mandei pro cara.... Quer Quanto no SEU ? O cara peruntou se eu estava de sacanagem com ele, e eu retruquei... e voce, tá de sacanagem comigo ?
O cara disse... POrque ? Eu respondi: se eu for ate a AGO (loja de carros importados) eu escolho a cor da Cayene, a cor dos bancos, os acessorios, e eles dizem quanto é. Eu assino o cheque (como se eu tivesse esta grana....) e levo pra casa..... E VOCE ? em que concessionária compra um JEEP 1942 100% restaurado ?
O cara pediu desculpas, engrenou a marcha e saiu queimando pneu.....
Foi muito engraçado..... !!!!!!
Domingão de sol, é dia de passeio de jeep.....
Mais fotos de passeio de jeep:
Agora, ir trabalhar aos sabados, é muito mais gostoso, porque vou de jeep... :)
Rodrigo Baratti
01/05/2011, 20:39
Esse é o grande barato dos nossos brinquedos!!:cool::euforico:
[]'s
Por favor, junte se a nos !!!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/94426-voce-tem-uma-raridade-4x4-poste-aqui.html
Depois de 6 meses rodando com o jeep, apareceu um problema (pequeno).
A agua do radiador estava desaparecendo, mesmo tendo um vaso expansor de quase 3 litros, na frente do radiador (como se usava no norte da Africa.
Primeiro suspeitamos da boca do radiador. Boca trocada por outra novinha (By Pará). Nâo resolveu.
Agora pouco antes do |Natal de 2011, fui no aniversario do Zezinho, na ILha, e aproveitei pra trocar os amortecedores traseiros por outros 3 polegadas mais longos (assim ficou mais confortável - e manteve a originalidade), e checamos a agua....
Conclusâo: Esta havendo passagem de ar dos cilindros para a camara da agua no bloco do motor.
Soluçâo: trocar a junta do cabeçote. Existe uma junta mais reforçada (com aneis de metal) a venda aqui na Jap (peças pra jeep e rural).
É nela que eu vou...
Como saio de ferias agora, assim que voltar, e pagar o cartão de crédito, parto pra troca da junta....
O problema foi resolvido, logo depois daquela visita.
Desde entao, o jeep é so alegria........ e todas vez que sio com ele, tenho que escutar: Quanto quer no Jeep?
Noutro dia, um cara numa Porshe Cayenne me parou, olhou e mandou: Quer quanto no Jeep?
Eu olhei, examinei com os olhos a Cayenne dele (linda).... e perguntei: Quer quanto na Cayenne?
Ele me pergunta: Tá de sacanagem comigo? eu respondo: não, porque?
Ele fica pensativo....
Eu digo entao: Amigo, ali na Barra da Tijuca tem uma loja, eu escolho a cor da Cayenne, o motor, a cor do estofaento, digo se quero loiras, morenas ou ruivas dentro do carro..... eles me dizem o número que tenho que preencher no cheque, e tá tudo resolvido.
E um GPW 1942, placa preta, 97% original (menos pneus, alternador, e 12V) em que concessionário voce compra??????
O cara fechou a cara, engatou a marcha e saiu queimando pneus..... eu engatei a primeira, e sai a 10Km por hora com um enorme sorriso nos labios, e orgulho do que eu fiz no jeep....
Rodrigo Baratti
09/12/2015, 19:08
O problema foi resolvido, logo depois daquela visita.
Desde entao, o jeep é so alegria........ e todas vez que sio com ele, tenho que escutar: Quanto quer no Jeep?
Noutro dia, um cara numa Porshe Cayenne me parou, olhou e mandou: Quer quanto no Jeep?
Eu olhei, examinei com os olhos a Cayenne dele (linda).... e perguntei: Quer quanto na Cayenne?
Ele me pergunta: Tá de sacanagem comigo? eu respondo: não, porque?
Ele fica pensativo....
Eu digo entao: Amigo, ali na Barra da Tijuca tem uma loja, eu escolho a cor da Cayenne, o motor, a cor do estofaento, digo se quero loiras, morenas ou ruivas dentro do carro..... eles me dizem o número que tenho que preencher no cheque, e tá tudo resolvido.
E um GPW 1942, placa preta, 97% original (menos pneus, alternador, e 12V) em que concessionário voce compra??????
O cara fechou a cara, engatou a marcha e saiu queimando pneus..... eu engatei a primeira, e sai a 10Km por hora com um enorme sorriso nos labios, e orgulho do que eu fiz no jeep....
Kkkkkkkkkk
Sensacional!!!
[]'s
Leonardo Raffi
09/12/2015, 20:23
muito bom.............
Muito tempo longe do forum , aqui estou de volta.
Neste tempo todo, consegui trocar o carburador, pelo original, que é um CARTER WO. O jeep bebe pra caramba com ele, mas como é o original, vai ficar com ele mesmo.
O gicle de baixa, entope bastante, com a borra que forma da nossa gasolina. O Zezinho, meu mecânico, me deu uma solução muito prática. Quando entope (a cada 2 ou 3 semanas), abro a tampa do gicle (na chave de fenda), tiro fora, e enfio uma agulha feita de arame de aço que o Zezinho me deu... duas socadinhas leves, um spray de WD40, mais um socadinha, outro spray de WD40, e fecho a tampa....
Ai, é so bater a mão no arranque, e o motorzinho (original) do 42 volta a ronronar suave e cadenciado.....
Outra novidadee que não lembro se contei ai pra tras, foi que comprei um IGNITOR eletrônico nos EUA por 100 doletas... tirei definitivamente o platinado e o condensador, e no lugar do platinado foi colocado o ignitor. Adeus regulagens...
Funciona 100% ha exatos 7 anos.... só a bobina(americana) queimou, pois não estava preparada para o clima tropical do Brasil... Uma bobina de fusca (menos de 100 reais na época), foi colocada no lugar da americana, e roda 100% até hoje.
Rodrigo Baratti
14/04/2017, 06:44
Outra novidadee que não lembro se contei ai pra tras, foi que comprei um IGNITOR eletrônico nos EUA por 100 doletas... tirei definitivamente o platinado e o condensador, e no lugar do platinado foi colocado o ignitor. Adeus regulagens...
Funciona 100% ha exatos 7 anos.... só a bobina(americana) queimou, pois não estava preparada para o clima tropical do Brasil... Uma bobina de fusca (menos de 100 reais na época), foi colocada no lugar da americana, e roda 100% até hoje.
Opa Jairo,
A quanto tempo.
Duas boas dicas essas!!
[]'s
Wallace33
12/10/2017, 17:22
Mais fotos de passeio de jeep:
Jairo. Vi toda sua postagem. Muito trabalho. Ficou sensacional. Moro no RJ. Posso combinar para ver teu carro e a gente conversar?
OBRIGADO
Novamente
Parabéns
Wallace