Ver Versão Completa : Dúvida!
HenriqueJr
12/11/2007, 13:16
Pessoal, comprei a pouco tempo um Sidekick 94, 4 portas, 1.6 16v, com cambio automatico. Verificando o motor do mesmo percebi alguns delhares que me deixou com muitas duvidas:
1- No local onde o cabo do acelerador fica preso(onde acelera o motor), tem um segundo cabo, que no meu carro ta solto. Ao puxar para tentar conecta-lo no local onde acelera, percebi que ele tem uma certa resistencia para sair do canduite e quando puxei o cabo nao volta para dentro do canduite naturalmente, eu tenho que empurrar o cabo para dentro. Como prejudicou a aceleração(ficou duro na primeira acelerada) e depois o cabo ficou folgado(nao voltou para dentro do canduite) eu retirei e deixei como estava antes.
Me disseram que este cabo é uma especie de limitar de aceleração para quando tiver engatado 4x4 L.
Esta informação procede? E porque o cabo ta agindo desta forma?
2- Percebi tambem, que, olhando de cima do motor, existe uma mangueira de borracha que sai de cima do diferencial diateiro, no meu carro esta mangueira tambem está solta(so a parte do diferencial que ta conectada)!
Isso é normal? Se não for, onde devo conectar esta mangueira???
3- Com o carro ligado, percebi que a agua do radiado não circula por aquele reservatório onde se deve colocar agua(no canto superior direito) onde tem duas mangueiras que entram neste reservatório. Tenho andando com o carro assim e ele não tem esquentado, o ponteiro da temperatura quase nunca chega na metade!
Isso também é normal?? Se não for o que pode ta acontecendo? POrq o motor nao super-aquece?
Gostaria muito que os companheiros deste forum me ajudassem!!!
jmquiroga
12/11/2007, 13:25
com relação ao numero 2 , é o suspiro do diferencial , o meu fica solto tmb , o mais alto possivel para não entrar agua .. e o n° 3 o meu tmb não circula agua , é normal em todo vitara , mas ja ouvi falar que foi mal fabricado , conheci quem mudou esse sistema .. tmb estou curioso para saber pq é assim ...
Amigo,
não manjo muito de sidekick, mas pra palpite eu sou muito bom!! :)
1 - se tratando de um carro automático, esse segundo cabo que vc disse pode ser o cabo do kick down, que no caso é um cabo que puxa um engrenagem do câmbio pra reduzir a marcha no momento em que vc pisa o acelerador até o fundo, creio eu. Faz o teste: anda na estrada, acelerando normalmente a uns 60 km/h, aí vc pisa até o fundo do acelerador (até o assoalho mesmo), na teoria ele deveria reduzir a marcha. Caso não reduza em nenhum momento que vc pise até o fundo, seu kick down tá ferrado.
2 - essa mangueira solta que sai do diferencial é o suspiro do diferencial. A minha também está solta e achei estranho quando eu vi, mas me parece que é assim mesmo.
3 - o seu carro pode (acho que com certeza) estar sem a válvula termostática. Dá uma pesquisada aqui no fórum sobre isso, tem bastante assunto. O pessoal adapta a válvula da D-20 ou C-10 se não me engano, que atua na mesma temperatura do motor do vitara.
São apenas palpites, não estou dizendo que cada coisa é uma coisa, entendeu?!
É só pra te ajudar nas investigação dos seus problemas.
[]´s e boa sorte!
1- Esse cabo é o cabo do kick-down. Segue ele (vai para baixo do carro) e veja se a outra ponta dele (provavelmente do lado esquerdo do câmbio) está conectada corretamente, se tem muita sujeira nele e tal.... qndo comprei o meu Vitara, ele também veio com o cabo desconectado, tive de fazer uma gambiarra pra conectar ele novamente, pois aquela cabecinha que liga co cabo na borboleta estava quebrada. O Kick-Down é muito útil em ultrapassagens, vale a pena você ver isso, pois num momento que você precisar de mais força no motor, você pode ficar na mão, se estiver sem o cabo.
2- Isso é normal, é somente um suspiro, deixa o óleo do diferencial trabalhar com as variações de temperatura e pressão. O diferencial traseiro e a caixa de transferência também possuem um respiro.
3- A água realmete não cirula por lá, aquele reservatória serve pra segurar a água quando o ela está quente, repare que só existe uma mangueira que vem do radiador, a outra vai para o chão, ou seja, somente ida ou somente volta, quando a água que está no radiador esquenta, a pressão também aumenta, fazendo com que a água vá através da tampa do radiador para aquele reservatório. A medida que a temperatura abaixa (carro desligado) a pressão também abaixa, assim, a água volta para o radiador pela mesma tampa. Pense naquele reservatório como um reserva, você deve checar sempre a água do radiador e a do reservatório, não adianta completar somente no reservatório. (NUNCA ande com o reservatorio vazio, pois se o carro estiver muito quente, você até verá a água do reservatório fervendo, e perceberá que um pouco irá ser jogada fora pela outra mangueira, quando o carro esfriar, tem que ter água alí, para não faltar água no radiador.)
epero ter esclarecido alguma coisa
heeheh
abs!
HenriqueJr
12/11/2007, 17:51
1- Esse cabo é o cabo do kick-down. Segue ele (vai para baixo do carro) e veja se a outra ponta dele (provavelmente do lado esquerdo do câmbio) está conectada corretamente, se tem muita sujeira nele e tal.... qndo comprei o meu Vitara, ele também veio com o cabo desconectado, tive de fazer uma gambiarra pra conectar ele novamente, pois aquela cabecinha que liga co cabo na borboleta estava quebrada. O Kick-Down é muito útil em ultrapassagens, vale a pena você ver isso, pois num momento que você precisar de mais força no motor, você pode ficar na mão, se estiver sem o cabo.
Amigo, o cabo tende a voltar para dentro do canduíte? Ou depois que puxa ele não volta??
Amanha estarei levando meu carro a um mecânico, explicarei a ele a situação para ele verificar a valvula termoestatica.
Vou aproveitar e pedir pra ele verificar o moto, o meu ta fazendo um barulho estranho(toc, toc, toc, toc....) parece o barulho de um motor a diesel.... me disseram que esse barulho é normal no Vitara/Sidekick.
normal não é não, o barulho do motor Suzuki é bem suave.... deve ser algo como regulagem de valvula.... lembre-se de levar em alguem que entenda de motor Suzuki! o cabo tem de ir e voltar
jmquiroga
14/11/2007, 13:32
aproveitando o tópico , uma pergunta .. qual é o procedimento para trocar a agua do sistema , completamente ... ??
arlei_vitara
14/11/2007, 13:52
Tchê,
No radiador, na parte de baixo, lado direito, têm uma válvula ali para drenar o radiador.
Abre a tampa do radiador e a tampa do vaso de expansão, então abre esta válvula embaixo do radiador (não precisa desenroscar toda a válvula, bastam algumas voltas) e esperar drenar todo o liquido.
Se sair muita sujeira, vc pode com uma mangueira "lavar" internamente o radiador colocando água pela tampa superior, até notar que tá saindo mais limpo pelo dreno embaixo.
Feito isto, fecha o dreno, e reabastece com água destilada + etilenoglicol na proporção de 30%, vai uns 5,0 litros no total..........
É isso, facinho de fazer em casa, tomando uma cervejinha beeem gelada !
jmquiroga
15/11/2007, 00:45
muito obrigado .. irei fazer amanhã ..