Conectar

Ver Versão Completa : troca de óleo da caixa automática

Ismar Leal Machado
10/11/2007, 15:48
pessoal levei meu vitara hoje para verificar o óleo da caixa automática do meu vitara jlx cãmbio automático 3 marchas. bom o cara do posto verificou que o nível estava baixo e propos completar, porém como não sabia como queria colocar o óleo pela vareta de lubrificação, eu achei muito absurdo e não aceitei então estou aqui.
como se deve fazer para completar o óleo?
agradeço a todos que me ajudarem..

nanito
10/11/2007, 17:31
pessoal levei meu vitara hoje para verificar o óleo da caixa automática do meu vitara jlx cãmbio automático 3 marchas. bom o cara do posto verificou que o nível estava baixo e propos completar, porém como não sabia como queria colocar o óleo pela vareta de lubrificação, eu achei muito absurdo e não aceitei então estou aqui.

Acho melhor trocar todo o óleo. Não sei se é bom completar. E é bom verificar o motivo de ter baixado o óleo.

[]´s

Ismar Leal Machado
10/11/2007, 18:27
completar o óleo não tem problema porque no manual considera esta hipotese, inclusive falando-se em quantidade, e periodicidade para isto. a pergunta ainda persiste frente a dúvida de como fazer para completar o óleo ou mesmo numa hipotese de troca, não sei e parece que os profissionais dos postos de troca também não..
alguém pode ajudar?

Ismar Leal Machado
11/11/2007, 00:31
amigos eu preciso resolver isto esta semana, alguém pode ajudar?

Newton Guerra
11/11/2007, 12:42
Ismar, o óleo da caixa automática é reposto pelo tubo da vareta sim, não tem outro lugar.
Mas o difícil é fazer a leitura do nível corretamente. você tem o manual? Eles recomendam medir com o motor quente, depois de rodar um tempo com o carro , sem ser em trânsito pesado. Aí, com o carro parado e motor ligado, você coloca o câmbio em P, e vai passando de marcha em marcha, parando uns 3 segundos em cada. Depois volta ao P. Faça agora a medida, tem que estar em as duas marcas de HOT.
Seu carro está com o câmbio bom, funcionando normalmente? Então o que eu faço é trocar o óleo a cada 20000 km, e na troca de 60000 eu troco o filtro também. Tem que tirar o cárter pra trocar o óleo. Uns fazem por sucção, mas eu não gosto. Quanto ao intervalo de troca , pode ser que alguém tenha outra sugestão. Meu carro está com 120000 km e o câmbio perfeito, nunca mexi nele.

Abraços, espero ter ajudado

Ismar Leal Machado
11/11/2007, 16:51
Newton eu fiquei com dúvida porque no manual ele diz que para a troca é necessario ferramentas especiais e procedimentos específicos mas não diz como deve ser feito.
quanto ao cãmbio esta funcionando perfeitamente fazendo a troca com aproximadamente 3000 rpm. outra coisa logo no príncipio da vareta eu noteu com tem ferrugem e conseguentemente muita foligem e se colocarmos o óleo por ali esta sujeira vai decer para o deposito..
eu fiz a medição com o carro em funcionamento e quente porém não fiz este procedimento de mudar as marcha e voltar ao ponto P. e a medição deu no ultimo ou primeiro da ponta da vareta assim deduzi que esta muito baixo...
e ai o que devo fazer?

josuenog
11/11/2007, 17:53
O junior, eu tenho um Vitara 95 cambio automatico se vc nunca deu uma geral na caixa, seria bom substituir todo oleo e de preferencia em alguem que conheça de Suzuki, pois eu troquei o meu inicialmente em casa especializada em oleo e tem este procedimento de drenar todo este oleo inclusive verificando se tem limalhas de desgaste das engrenagens ou rolamento e etc. O filtro tambem eh importante verificar, ele eh uma tela metalica e a do meu estava literalmente rasgada se este eh o termo correto. tive que substituir. O mesmo acontece com os diferencias tem que drenar todo o oleo,

arlei_vitara
11/11/2007, 21:22
amigos eu preciso resolver isto esta semana, alguém pode ajudar?

Amigo Ismar,

O Newton acima já deu a dica :concordo: :concordo:
Verificar o nível do óleo ATF é meio chatinho mas é este o procedimento correto, se na medição apareceu o nível na primeira (mais baixa) marca da vareta, precisa sim completar, e deve ir pouco mais de 1/2 litro...........não muito mais que isso, não coloca óleo em demasia tbém...........

Agora um lance importante: se vc. comprou este Vitara e nunca trocou o ATF do câmbio, faça o mais breve possível. Vc. não tem como saber quanto este óleo ja rodou, e visto que o ATF é o coração do câmbio auto, vale muito a pena.

Esqueça mecânico ou auto-posto para fazer este serviç. Leva em alguma oficina especializada em câmbio auto. Se quiser, pode levar o óleo que sai mais barato, são 3,0 litros de óleo DEXRON III, que custam uns R$ 15,00 o litro. Precisa abrir o cárter da caixa de câmbio, aí os caras aproveitam e dão um limpeza no cárter. Vai precisar trocar a junta do cárter, paguei 30 contos a uns 4 meses, e o filtro também vale a pena trocar, custa mixaria, uns 30 / 40 contos.

Dois sites legais para vc. ler e entender um pouco mais sobre câmbio auto:
www.alfatrans.com.br e www.rodaksul.com.br

Ah, e o câmbio do Vitara é o modelo 3TH-180.

Abraços,

Ismar Leal Machado
12/11/2007, 00:02
Arlei, vou fazer como vc esta dizendo.
o Problema parece ser encontrar um profissional bom para fazer o serviço. Estou morando em Aracaju. vou ver o que eu consigo por aqui. quanto as peças que vc disse que precisará trocar vc poderia sugerir algum lugar onde eu possa comprar?
obrigado pela orientação...

chrisb
12/11/2007, 12:04
Cara, dá uma lida nesse tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18246
Fala MUITA coisa sobre o cambio AUTO do Vitara....

Inclusive, lojas e etc. (mais para o final do tópico)

abs

LeonCE
13/11/2007, 13:22
Olá a todos!

Troquei ontem os óleos dos diferenciais, caixa de transferência e da transmissão. Usei o óleo 75W-90 - GL-5. O manual é meio confuso quando fala da parte da caixa de marcha. Ele diz para usar óleo SAE90, mas já em outra parte, fala de DEXTRON II ou III.
Bem, o cara que trocou o óleo tem uma maquinha que injeta o óleo pelo tubo da vareta de lubrificação. Foi necessário 2 litros para o nível ficar entre os dois pontos do HOT, com o motor ligado. Deu um trabalho entender como se media, pois com o motor desligado ele sobe. Segui o manual e consegui colocá-lo entre Low Hot e High Hot. Tem que dá uma volta com ele por uns 10 minutos.

Ah, detalhe, essa foi a 1a troca de óleo de cambio e de diferenciais do carro, ele tem 130mil rodados! Comprei o carro do meu pai que nunca havia feito essas trocas de óleo. Em compensação o carro não sabe o que é trilha, nem praia, está impecável!

Meu receio agora é que não coloquei o tal Dextron e nem troquei o filtro do óleo do cambio. Será que o bicho vai pegar?? Se abrir o carter da caixa de marchas, tem que trocar a buchas de vedação e parece que são bem caras, é isso mesmo?

Abraço,
Leon Jones

Vitara JLX 97 - 1.6 16V - 5 Portas
Fortaleza - CE

Newton Guerra
13/11/2007, 15:42
Olá a todos!

Troquei ontem os óleos dos diferenciais, caixa de transferência e da transmissão. Usei o óleo 75W-90 - GL-5. O manual é meio confuso quando fala da parte da caixa de marcha. Ele diz para usar óleo SAE90, mas já em outra parte, fala de DEXTRON II ou III.
Bem, o cara que trocou o óleo tem uma maquinha que injeta o óleo pelo tubo da vareta de lubrificação. Foi necessário 2 litros para o nível ficar entre os dois pontos do HOT, com o motor ligado. Deu um trabalho entender como se media, pois com o motor desligado ele sobe. Segui o manual e consegui colocá-lo entre Low Hot e High Hot. Tem que dá uma volta com ele por uns 10 minutos.

Ah, detalhe, essa foi a 1a troca de óleo de cambio e de diferenciais do carro, ele tem 130mil rodados! Comprei o carro do meu pai que nunca havia feito essas trocas de óleo. Em compensação o carro não sabe o que é trilha, nem praia, está impecável!

Meu receio agora é que não coloquei o tal Dextron e nem troquei o filtro do óleo do cambio. Será que o bicho vai pegar?? Se abrir o carter da caixa de marchas, tem que trocar a buchas de vedação e parece que são bem caras, é isso mesmo?

Abraço,
Leon Jones

Vitara JLX 97 - 1.6 16V - 5 Portas
Fortaleza - CE

Você pôs o GL-5 no câmbio auto? :putz: O bicho vai pegar sim! Troca esse óleo rapidinho, nem pense em rodar assim! O SAE 90 deve ser pro câmbio manual. Como limpar o sistema não tenho nem idéia, pois na realidade o câmbio trabalha com 6 ou mais litros de óleo. Vamos ver o que o povo sugere. Tem que ser o Dextron III !

Abraços

chrisb
13/11/2007, 16:11
Putz, não sei o que vai rolar com seu câmbio, mas que contaminou o óleo, contaminou. Mais uma vez: Veja este tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=18246
você vai ver que essas peças do não são caras, quando você sabe o que procurar.

Quando fiz a troca no meu, gastei no total ums R$180 , mas saí bem tranquilo da oficina!

Se eu fosse você parava a viatura o mais rápido possível, e faria tudo da forma correta.... para drenar o óleo TODO (mesmo assim não sairá todo, pois a maior parte do óleo fica dentro do converssor de torque) você tem que desconectar as mangueiras que vão para o radiador de óleo do câmbio, além de tirar o cárter do câmbio.

Dê uma lida no tópico que eu lhe falei, tem muita explicação boa lá.

abs

Ismar Leal Machado
14/11/2007, 09:13
Pessoal fui fazer a cotação do filtro e da junta ontém com o Luiz na JORLAN em BH e vcs não vão acreditar ele diz que o filtro custava 386,00 reais e a junta do carter 278,00 fiquei doido afinal estou morando em Aracaju e por aqui não tem. o òleo só para ter noção aqui em Aracaju tem lugar que me pediu 70 reais o litro dizendo que era para C.A. e que era caro mesmo outro me pediu 36,00 e outro a 26,00 reais se não fosse a dica da galera aqui do forum eu teria pago...nossa;;;;
bom agora vou tentar os telefones de São Paulo que tem nos Tópicos..
eu ainda estou com Dúvida em uma coisa, será que eu posso usar aquela tal cola ao inves de colocar a junta? um mecanico me disse que não precisava que a junta nem iria estragar tirando a tampa do carter e outro me disse que a cola a apropriada para isto que não tem problema o que vcs acham?

chrisb
14/11/2007, 11:01
Já ouví relatos de que aquela cola "elimina-juntas" não serve para isso, logo-logo começa a vazar, e se o mecânico não souber aplicar, pode entrar um pouco pra dentro do câmbio, e aí, fu*** tudo.....

chrisb
14/11/2007, 11:31
Outra, não fique somente nesse tópico que lhe passei.... faz uma pesquisa no Forum, com o botão de procura...

abs!

Ismar Leal Machado
14/11/2007, 11:42
chrisb, eu fiz isto procurei pelo site o preço da loja em Sp que olhei e bom o tanto do filtro quanto da junta eu vou pedir para mandar via cedex. agora o cara da loja mandou junto uma obs dizendo que o filtro pode ser reaproveitado, da para acreditar nisto?
bom vou descartar então colocar a cola que substitui a junta..
qualquer outra informação será bem vinda..
um abraço fraterno a todos...

LeonCE
14/11/2007, 19:56
Newton

Na verdade, foi o GL-4, 75w-90. Amanhã vou em busca do Dexron. Mas vou fazer o seguinte, vou trocar o óleo pelo Dexron sem abrir o carter, depois de 3 dias, faço uma terceira troca para tirar o que ficou do outro. Pelo que eu li no site da Lubrax, a diferença não é tão gritante não.
O manual diz que são 2.8 litros de óleo quando é desmontado o coletor. Já que coloquei 2L, deve ter ficado +ou - 1L no sistema. Com a segunda troca ficará por volta de 500ml, e na terceira, ele zera.
Na troca, vou coletar o óleo e examinar se há algum sinal de que houve desgaste. Mas não rodei muito não, uns 10km.

Vamos ver no q dá!
Leon Jones

Vitara JLX 97 1.6/16V- 5 portas
Autom.
Fortaleza - CE

billj
14/11/2007, 20:43
Newton

Na verdade, foi o GL-4, 75w-90. Amanhã vou em busca do Dexron. Mas vou fazer o seguinte, vou trocar o óleo pelo Dexron sem abrir o carter, depois de 3 dias, faço uma terceira troca para tirar o que ficou do outro. Pelo que eu li no site da Lubrax, a diferença não é tão gritante não.
O manual diz que são 2.8 litros de óleo quando é desmontado o coletor. Já que coloquei 2L, deve ter ficado +ou - 1L no sistema. Com a segunda troca ficará por volta de 500ml, e na terceira, ele zera.
Na troca, vou coletar o óleo e examinar se há algum sinal de que houve desgaste. Mas não rodei muito não, uns 10km.

Vamos ver no q dá!
Leon Jones

Vitara JLX 97 1.6/16V- 5 portas
Autom.
Fortaleza - CE

Lamento lhe informar, mas você fez uma besteira das grandes............:parede:

Se você colocou 02 litros de óleo para engrenagens " SAE qualquer coisa", pode já desmontar o câmbio do carro, pois terá que remover todo o óleo dalí de dentro, inclusive os +/- 03 litros dentro do conversor.........

Óleo SAE não tem nada a ver com ATF, é muiíssimo mais viscoso e vai entupir as passagens dentro do corpo de válvulas.

SIFU..........:putz:

EDIT: Em tempo, por onde tirou esta teoria de "diluir até zerar " em três passos fáceis???............:rolleyes:

Abraços,

Bill

regis
14/11/2007, 23:14
NB...............

LeonCE
15/11/2007, 00:39
Hahahaha

A teoria veio dakela parte do cérebro que faz os cálculos do prejuizo!!!
O óleo que coloquei, para ser mais específico, foi o TUTELA Epyx para câmbio manual.

Pior que amanhã é feriado e ainda vou ter que rodar com ele para comprar o óleo Dexron...

Será que vocês não estão sendo muito catastróficos? Tem que pensar Positivo :P

Valeu pelas informações... agora é oficina... q mer..!

billj
15/11/2007, 09:53
Pior que não, amigo, se rodar com este óleo, vai destruir o seu câmbio em muito pouco tempo. Na boa, nem até a oficina rodaria.............

Abraços,

Bill

LeonCE
15/11/2007, 14:47
Poisé... ele está na garangem!! Tou procurando uma oficina que trabalhe com câmbio automático em Fortaleza-CE. Se alguém conhecer, por favor, postem aqui na lista.

Valeu aê a todos!!

LeonCE
17/11/2007, 11:28
Problema resolvido!!

Levei a viatura para oficina... a primeira me cobrou 278,00 só para fazer o serviço de troca de óleo com a retirada do coletor...
Fui em outra, de um conhecido, e a troca do óleo + a troca da coifa da hemocinética + troca de filtro de combustível + troca de pastilhas de freio saiu tudo por R$165,00!! (incluindo o valor do filtro de comb.R$27,00, coifa R$13,00, 3 Litros de óleo Dexron II R$14,00 e ainda um filtro de ar da Ecosport para fazer adaptação R$17,00, e mão de obra R$60,00 +descontos).

Apesar do coletor ter sido removido, o mecânico não sabia onde ficava o tal da peneirinha do óleo, eu também dei uma olhada e não vi nenhuma indicação. Havia apenas uma pequena placa preta segura por 4 parafusos dentro do coletor. Não sei se era isso, mas por via das dúvidas, não foi removida, pois o mecânico não entendia de câmbio automático.. vai que tira e não é e dá algum treco maior.

A caixa, aparentemente, não sofreu nenhum dano. Não havia limalha de engrenagens nos ímãs que ficam no fundo do coletor. Mesmo assim, daqui 1 semana , vou fazer a segunda troca para tirar o contaminante que ficou na mangueira que vai para o radiador e que agora está diluído no Dexron.

Ah, dessa vez, foram necessários 3 litros de óleo e não 2.8 como diz o manual!

Boas Trilhas!!
Leon

Ismar Leal Machado
17/11/2007, 21:31
Amigos comprei o òleo, filtro e junta na auto peças Hidromático Barão LTDA em São Paulo que fica na alameda Barão de Limeira 54. dia 14 e dia 16 recebi em Aracaju -SE.
Porém ao abrir a caixa que deveria ter tudo conforme pede notei que me mandaram um òleo TEXAMATIC 7045 E DA TEXACO, na embalagem diz que este òleo foi aprovado na especificação allison C-4 E ZF-TE ML 02F, 17 C. recomendado para aplicações que requeiram FORD MERCON, GM DEXRN III G . eu não sei o que quer dizer isto mas creio que não devo colocar este òleo afinal não foi o òleo que eu combinei. o que vcs acham?
será que posso colocar este òleo? preciso da ajuda de vcs porque preciso trocar logo o òleo. obrigado a quem puder ajudar...

Ismar Leal Machado
18/11/2007, 20:29
pessoal preciso da ajuda de quem entenda disto, o certo é que se eu colocar um òleo ruim a caixa vai pro saco.. então...!!!!!!!

Ismar Leal Machado
19/11/2007, 09:06
amigos eu estou levantando este tópico porque preciso saber se posso colocar este óleo sem que eu venha a ter problemas e preciso definir isto hoje..ajudem ai ...

arlei_vitara
19/11/2007, 09:49
Ismar,

DEXRON é uma especificação, não uma MARCA de óleo, assim têm óleos TUTELA, Shell, Texaco, etc etc, todos atendendo às especificações Dexron II ou III.
No teu caso, se no frasco do TEXAMATIC tá especificado que atende às especificações e recomendações DEXRON III, pode colocar sem medo, é exatamente o óleo que vc. deve usar.
Eu por exemplo uso TUTELA Dexron III.

[ ]s,

Ismar Leal Machado
19/11/2007, 13:14
obrigador Arlei, agora estou mais tranquilo, vou trocar este óleo que já esta baixo... tenho muito receio de que algum dano possa acontecer....
um abraço fraterno...

ANGELA de SOUZA
30/01/2008, 16:24
Cara, dá uma lida nesse tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18246
Fala MUITA coisa sobre o cambio AUTO do Vitara....

Inclusive, lojas e etc. (mais para o final do tópico)

abs
Boa tarde senhores , tenho uma Grand Cherokee 93 V8 5.2 , ela não esta pegando na gasolina, alguem sabe ok. pode ser? já verifiquei, distribuidor, sensor de rotação, meu alternador esta carregando menos que deveria pode ser que seje ele?

arlei_vitara
30/01/2008, 17:29
Acho que tá meio "perdida" né :smile: :smile:

{ ]s,

nanito
30/01/2008, 23:05
Boa tarde senhores , tenho uma Grand Cherokee 93 V8 5.2 , ela não esta pegando na gasolina, alguem sabe ok. pode ser? já verifiquei, distribuidor, sensor de rotação, meu alternador esta carregando menos que deveria pode ser que seje ele?
Êita!! Se perdeu nos tópicos!! :D

Provavelmente pode ser a bateria fraca que não tá ajudando no arranque. Verifica esse alternador aí!! Já tive uma quantum a álcool que se a bateria não estivesse bem carregada, tinha que pegar no tranco mesmo!!

Mas assim, pra tu te achar melhor, aqui vai o link onde falam sobre Grand Cherokee. Esse tópico aqui é sobre SUZUKIS.

Procura aqui nesse tópico aqui ó:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?f=51

[]´s

nanito
12/02/2008, 17:51
Aí galera!!

Depois de constatar um pequeno problema no meu câmbio auto, fui atrás de oficinas para fazer um levantamento de quanto sai uma revisão no câmbio TH180.

O problema que ocorreu no meu câmbio é o seguinte: de vez em quando a alavanca emperra e preciso jogar a alavanca até o P pra poder desengatar do N ou do D. Troquei idéia com alguns participantes do fórum, e me falaram de um cabo da alavanca, que na minha pesquisa entendi que seja o modulador. Alguém já teve esse problema?! Como e quanto foi a troca?!

Para aproveitar o embalo, estou pensando em dar uma revisada no câmbio e muitos mecânicos me disseram uma porção de coisas que podem estar com alguma fadiga, necessitando de troca. Ou seja, uma revisão no câmbio auto pode ser desde uma simples troca de óleo até troca de discos de composite, etc e tal. Coisa que vai de R$ 100,00 a R$ 2000,00, segundo as minhas informações.

Abaixo vai uma lista de alguns itens que pesquisei e queria saber com amigos daqui e de outros estados, se o preço está justo ou não:

Loja 1:

Cinta - R$ 190,00
Filtro - R$ 45,00
Banner Kit - R$ 345,00
Master Kit - R$ 460,00
Jogo de juntas - R$ 230,00
Recondicionar Conversor de Torque - R$ 330,00
Cabo Modulador - o guri era novo na loja e não conseguiu decifrar no sistema o que era
M.O. - Não disponível

Oficina 1:

Cintas (não sei se existe mais de uma) - (+-) R$ 300,00
Óleo (troca do th180) - (+-)R$ 110,00
Filtro - R$ 70,00
Cabo Modulador - falou que era difícil de conseguir essa encrenca.
M.O. - depois que ele me disse que uma geral no câmbio saía por R$ 2000,00, joguei o fone na parede e me escondi no banheiro...:shock:

Oficina 2:

Junta - silicone alta temperatura, o mecânico disse que as juntas que vendem do th180 não prestam
Filtro - segundo ele, o th180 do vitara utiliza filtro metálico auto-limpante, não necessita troca
Cabo Modulador - mandou eu ligar pra concessionária GM que eles "têm que ter essa joça"
M.O. - R$ 80,00

Concluindo, eu fui mais com a cara do mecânico da oficina 2, só queria me informar se realmente é um bom negócio colocar junta de silicone ao invés da junta do kitzinho que vendem. E se o filtro do câmbio do vitara é realmente auto-limpante.

[]´s aflitos sem saber se deixa a viatura na mão de um desconhecido pra mexer no câmbio :cry:

arlei_vitara
13/02/2008, 07:50
Nanito !

Tchê, deixa a oficina "2" de lado IMEDIATAMENTE, o cara te falou duas grandes BESTEIRAS :shock: :shock:

Primeiro, que lance é esse de não usar juntas e sim silicone para vedação, isso é gambiarra e das piores, só com este comentário já jogaria o fone na cara do sujeito. Juntas vc. encontra sim, em POA mesmo, e de ótima qualidade, eu pelo menos comprei no balcão, na hora, aqui em POA quando troquei o ATF do meu. Onde??? RODAKSUL, www.rodaksul.com.br, fica na rua D.Sebastiana, ao lado do Bourbon da Sertório. Procura aí, se não encontrar o fone deles me liga ou passa uma MP que tenho o fone deles em algum lugar aqui :smile:

Depois, como não trocar o filtro ????? Que besteira é essa ???? :shock: :shock: Vc. já viu como é a tela deste filtro ???? Ok, é metálica, poderia em tese ser limpa, mas fica interna a uma chapa defletora e é feita de uma malha ultra fina que retém qquer partícula, duvido limpar 100% este filtro. Tbém têm na Rodaksul, por módicos 40 contos, no balcão. Acha que vale a pena arriscar ???

Agora, voltando às vacas frias :smile: :smile: se teu câmbio não tá falhando nas trocas de marcha, nem patinando ou coisa do tipo, deixa quieto, não abre.........pois a M.O. para abrir e fazer uma geral é alta mesmo, faça vc. uma simples "revisão" faça uma reforma completa, então guarda tuas moedinhas para um futuro, quando precisar abrir para reforma geral.

Quanto à falha que vc. descreveu, pelo jeito é ajuste ou defeito no cabo de acionamento da alavanca, o "shift cable" ou no mecanismo de acionamento entre a alavanca, o cabo e o câmbio. Jogaria minhas fichas nisto. Já conversou com os caras da AUTOTÉCNICA ??? Fala lá com o Daniel, fone 3340.3728, leva o Guaxinin lá para ele avaliar.

Para finalizar...........somente lembrando, o conversor de torque deste teu câmbio foi "recondicionado" tú sabe bem onde, faz pouco mais de 1 ano.......não deve ter problemas ali, ok !

nanito
13/02/2008, 10:42
Nanito !

Tchê, deixa a oficina "2" de lado IMEDIATAMENTE, o cara te falou duas grandes BESTEIRAS :shock: :shock:

Primeiro, que lance é esse de não usar juntas e sim silicone para vedação, isso é gambiarra e das piores, só com este comentário já jogaria o fone na cara do sujeito. Juntas vc. encontra sim, em POA mesmo, e de ótima qualidade, eu pelo menos comprei no balcão, na hora, aqui em POA quando troquei o ATF do meu. Onde??? RODAKSUL, www.rodaksul.com.br (http://www.rodaksul.com.br), fica na rua D.Sebastiana, ao lado do Bourbon da Sertório. Procura aí, se não encontrar o fone deles me liga ou passa uma MP que tenho o fone deles em algum lugar aqui :smile:

Depois, como não trocar o filtro ????? Que besteira é essa ???? :shock: :shock: Vc. já viu como é a tela deste filtro ???? Ok, é metálica, poderia em tese ser limpa, mas fica interna a uma chapa defletora e é feita de uma malha ultra fina que retém qquer partícula, duvido limpar 100% este filtro. Tbém têm na Rodaksul, por módicos 40 contos, no balcão. Acha que vale a pena arriscar ???

Agora, voltando às vacas frias :smile: :smile: se teu câmbio não tá falhando nas trocas de marcha, nem patinando ou coisa do tipo, deixa quieto, não abre.........pois a M.O. para abrir e fazer uma geral é alta mesmo, faça vc. uma simples "revisão" faça uma reforma completa, então guarda tuas moedinhas para um futuro, quando precisar abrir para reforma geral.

Quanto à falha que vc. descreveu, pelo jeito é ajuste ou defeito no cabo de acionamento da alavanca, o "shift cable" ou no mecanismo de acionamento entre a alavanca, o cabo e o câmbio. Jogaria minhas fichas nisto. Já conversou com os caras da AUTOTÉCNICA ??? Fala lá com o Daniel, fone 3340.3728, leva o Guaxinin lá para ele avaliar.

Para finalizar...........somente lembrando, o conversor de torque deste teu câmbio foi "recondicionado" tú sabe bem onde, faz pouco mais de 1 ano.......não deve ter problemas ali, ok !

Si, si, si Arlei!! Hehehe!!

Não to pensando em fazer uma reforma geral agora, tipo, é só medo de olhar o óleo e ver que tem limalha! Hehehe.

O único problema MESMO é esse lance de emperrar de vez em quando! Quanto ao funcionamento do câmbio, está perfeito. Só uma única vez, eu tive que completar o nível.

Vou ligar pra Autotécnica pra ver quanto eles me cobram por esse "shift cable"

[]´s e valeu aí!!

HenriqueJr
13/02/2008, 15:44
Amigos, o cambio da minha sidekick ta apresentando um probleminha no modo R.
QUando ligo o carro de manha e coloco na posição R para tira-lo da garagem as vezes acontece do carro nao se mover, eu acelero e ele fica como se estivece em P ou N, so depois de alguns segundos que o cambio "engata", caso a aceleração esteja alta o carro chega até a cantar pneus! Por este motivo eu acho que o disco não estar deslizando mas ta demorando um pouco para engatar!
Ja pensei em levar o carro para um técnico mas tenho medo de "mexer num formigueiro" e o técnico encontra algum problema mais grave a ponto de ter que encostar meu carro por falta de dinheiro para corrigir eventuais problemas no cambio!!!

Alguem poderia me da alguma dica?

nanito
13/02/2008, 16:15
Amigos, o cambio da minha sidekick ta apresentando um probleminha no modo R.
QUando ligo o carro de manha e coloco na posição R para tira-lo da garagem as vezes acontece do carro nao se mover, eu acelero e ele fica como se estivece em P ou N, so depois de alguns segundos que o cambio "engata", caso a aceleração esteja alta o carro chega até a cantar pneus! Por este motivo eu acho que o disco não estar deslizando mas ta demorando um pouco para engatar!
Ja pensei em levar o carro para um técnico mas tenho medo de "mexer num formigueiro" e o técnico encontra algum problema mais grave a ponto de ter que encostar meu carro por falta de dinheiro para corrigir eventuais problemas no cambio!!!

Alguem poderia me da alguma dica?
Checa o nível do óleo!! ;)

[]´s

Demarques Ribeiro
14/02/2008, 00:51
[quote=arlei_vitara;545585]Nanito !

Primeiro, que lance é esse de não usar juntas e sim silicone para vedação, isso é gambiarra e das piores, só com este comentário já jogaria o fone na cara do sujeito. quote]

Arlei,
concordo plenamente sobre a troca do filtro. Quando fiz minha revisão pensei em apenas limpar por orientação do meu mecânico, mas quando vi a peça com aquela malha ultra fina de metal comprei uma nova...
Porém não concordo sobre o que vc falou na questão do silicone. Vamos por partes... Quando tirei o cárter do CA para minha surpresa não tinha juntas (não tinha comprado antes pois iria fazer sob medida) deu aquela gelada na barriga: "o antigo dono fez merda!":putz:
parti pro tel para falar com o mecânico (o José Edo da Zezuki, o cara era chefe de oficina da antiga Raion, aqui no Rio o cara é simplesmente o melhor), ele me falou que era assim mesmo, muitos deixam de usar a junta pela má qualidade de algumas marcas. ele tb me informou o nome do produto (silicone) que deve ser usado para esse fim, é um produto importado: 999 Grey RTV silicone Gasket Maker da marca ABRO, no verso está incado sua utilização para bandeja de transmissão. Inclusive há referência de uso para Hondas, Hyundais, Mitsubishs, Nissans, Toyotas... O ddetalhe está na aplicação que deve ser mt bem feita, senão vasa produto para dentro da caixa aí já era!!!
segundo as instruções de uso deve se aplicar uma camada uniforme do produto no perímetro de 1,6 a 3,2 mm. Para isso basta cortar o bico de aplicação com essa medida. Após, espere 10 antes de montar a peça.
eu fiz isso no meu carro, não vasou, não deu problema e me parece um produto de muita boa qualidade.
abs a todos!

nanito
14/02/2008, 09:36
[quote=arlei_vitara;545585]Nanito !

Primeiro, que lance é esse de não usar juntas e sim silicone para vedação, isso é gambiarra e das piores, só com este comentário já jogaria o fone na cara do sujeito. quote]

Arlei,
concordo plenamente sobre a troca do filtro. Quando fiz minha revisão pensei em apenas limpar por orientação do meu mecânico, mas quando vi a peça com aquela malha ultra fina de metal comprei uma nova...
Porém não concordo sobre o que vc falou na questão do silicone. Vamos por partes... Quando tirei o cárter do CA para minha surpresa não tinha juntas (não tinha comprado antes pois iria fazer sob medida) deu aquela gelada na barriga: "o antigo dono fez merda!":putz:
parti pro tel para falar com o mecânico (o José Edo da Zezuki, o cara era chefe de oficina da antiga Raion, aqui no Rio o cara é simplesmente o melhor), ele me falou que era assim mesmo, muitos deixam de usar a junta pela má qualidade de algumas marcas. ele tb me informou o nome do produto (silicone) que deve ser usado para esse fim, é um produto importado: 999 Grey RTV silicone Gasket Maker da marca ABRO, no verso está incado sua utilização para bandeja de transmissão. Inclusive há referência de uso para Hondas, Hyundais, Mitsubishs, Nissans, Toyotas... O ddetalhe está na aplicação que deve ser mt bem feita, senão vasa produto para dentro da caixa aí já era!!!
segundo as instruções de uso deve se aplicar uma camada uniforme do produto no perímetro de 1,6 a 3,2 mm. Para isso basta cortar o bico de aplicação com essa medida. Após, espere 10 antes de montar a peça.
eu fiz isso no meu carro, não vasou, não deu problema e me parece um produto de muita boa qualidade.
abs a todos!
Pois é, eu vedo meu carburador com um silicone muito bom lá que usei. Mas ali na caixa do câmbio é meio assustador usar, não?! Porque esse silicone solta umas rebarbas, vai que entope o filtro com essas rebarbas, daí já viu né...

[]´s

chrisb
14/02/2008, 11:37
O problema não é nem o filtro, e sim o corpo de válvulas do câmbio.... É alí que o bicho pega!

abs

Newton Guerra
14/02/2008, 11:52
Gente, acho que usar um silicone de alta temperatura, pode ser 3M, Loctite, não tem problema nenhum. A junta não é espaçadora como a de cabeçote. É muito comum usar em cárter de motor, tampa de válvulas, etc...
Não é nada comum soltar rebarbas. Depois de colar é bom deixar algumas horas sem colocar óleo. Meu Vitarinha está assim desde a primeira troca de filtro, há uns 3 anos. O carro tem 130.000 km com o câmbio perfeito (toc, toc, toc, :mrgreen:)
O cárter do câmbio auto do GV vem com junta de papel e cola. Troquei a minha por uma de cortiça de R$15,00 sem cola nenhuma e tá uma beleza. Na próxima troca do Vitarinha vou por de cortiça também, dá menos trabalho.

Abraços

chrisb
14/02/2008, 12:13
Se for muito bem aplicado e for um silicone de de boa qualidade pode até passar, mas mesmo assim não confio muito não... Aquele câmbio esquenta que é uma blz!

Demarques Ribeiro
15/02/2008, 12:58
Se for muito bem aplicado e for um silicone de de boa qualidade pode até passar, mas mesmo assim não confio muito não... Aquele câmbio esquenta que é uma blz!

cara esse que eu usei tá escrito que aguenta até 600 e poucos graus...:pensativo:

Demarques Ribeiro
15/02/2008, 13:01
Gente, acho que usar um silicone de alta temperatura, pode ser 3M, Loctite, não tem problema nenhum. A junta não é espaçadora como a de cabeçote. É muito comum usar em cárter de motor, tampa de válvulas, etc...
Não é nada comum soltar rebarbas. Depois de colar é bom deixar algumas horas sem colocar óleo. Meu Vitarinha está assim desde a primeira troca de filtro, há uns 3 anos. O carro tem 130.000 km com o câmbio perfeito (toc, toc, toc, :mrgreen:)
O cárter do câmbio auto do GV vem com junta de papel e cola. Troquei a minha por uma de cortiça de R$15,00 sem cola nenhuma e tá uma beleza. Na próxima troca do Vitarinha vou por de cortiça também, dá menos trabalho.

Abraços

Newton,
vc colocou de cortiça certo? Eu cheguei a fazer uma de amianto que o cara da loja de juntas me sugeriu, porém fiquei com medo de contaminar o ATF. Alguém já colocou junta de outro tipo de material. Pois estou com o Newton, eu coloquei silicone, mas deu trabalho, pois como disse anteriormente tem que aplicar com muito cuidado e critério...uma junta é muito mais prática!
abs

Jean Bastos
11/03/2008, 18:48
Olá pessoal!
Sou iniciante no mundo 4X4. Recentemente comprei um Vitara Canvas 97 8v AT. O carro está uma maravilha, pois a pessoa que eu comprei era o segundo dono e o carro era utilizado somente nos finais de semana nas praias aqui do Ceará, já que o Vitara era seu segundo carro , fato este que se repete comigo, pois raramente utilizo o Vitara, somente quando vou a praia. O câmbio automático não estar apresentando problemas, mas como não sei quando foi realizada a troca do ATF, estou pensando em fazê-lo por prevenção. O que devo comprar essencialmente para esta troca e onde encontro a preços razoáveis?
Grato pela colaboração.
Abraços!!!
Jean

Cleyson Guimarães
26/11/2009, 20:58
Companheiros,

Fiz uma besteira semelhante a de um colega aqui, comprei óleo errado para cambio automático. Comprei para manual, estou torcendo para o meca não ter trocado ainda, mas se ja trocou se fudiô !!

Por isso preciso de uma ajudinha, como faço para limpar o cambio automático depois de ter colocado óleo errado, alguém já fez ou pode iluminar meu caminho ? O cambio não apresenta nehum problema a não ser uma pequena demora ao engatar a ré, cerca de 2 segundos, como nunca tive cambio automático penso que seja normal.

Para ajudar, não tenho histórico de troca de óleo do carro mas sei que era bem cuidado, de uma mulher, segunda dona, tenho notas de algumas coisas feitas no carro, presumo que era bem cuidado.

E recaptulando, essa é a primeira troca de óleo que faço, portanto segue as quantidades e os tipos de óleo que comprei se tiver errado podem corrigir por obséquio (rsrsrs):
Vitara 1.6 Auto ano 98
Dif. Dianteiro: 1,05L (90W) comprei Ipiranga
Dif. Traseiro: 2,20L (90W) comprei Ipiranga
CAMBIO: Qual a quantidade correta considerando inclusive se tiver que esgotá-lo devido o óleo errado?????
T Case: 3.4L (75W/90) Comprei Petrobrás Gold 75W90

No aguardo e rezando !!

Abrazzzzzzzzzzzz

BoaTrilha
27/11/2009, 00:07
Companheiros,

Fiz uma besteira semelhante a de um colega aqui, comprei óleo errado para cambio automático. Comprei para manual, estou torcendo para o meca não ter trocado ainda, mas se ja trocou se fudiô !!

Por isso preciso de uma ajudinha, como faço para limpar o cambio automático depois de ter colocado óleo errado, alguém já fez ou pode iluminar meu caminho ? O cambio não apresenta nehum problema a não ser uma pequena demora ao engatar a ré, cerca de 2 segundos, como nunca tive cambio automático penso que seja normal.

Para ajudar, não tenho histórico de troca de óleo do carro mas sei que era bem cuidado, de uma mulher, segunda dona, tenho notas de algumas coisas feitas no carro, presumo que era bem cuidado.

E recaptulando, essa é a primeira troca de óleo que faço, portanto segue as quantidades e os tipos de óleo que comprei se tiver errado podem corrigir por obséquio (rsrsrs):
Vitara 1.6 Auto ano 98
CAMBIO: Qual a quantidade correta considerando inclusive se tiver que esgotá-lo devido o óleo errado?????

No aguardo e rezando !!

Abrazzzzzzzzzzzz

Eu acho que mesmo que vc tenha comprado errado, pode ficar tranquilo,
mecanico bom só de bater o olho no produto, já sabe que não é o especificado. Se ler o frasco então, vai ter certeza!!!

Qualquer um que só olhe, não precisa nem ler o frasco, só olhar para o produto já dá pra ver (mesmo os miopes, vesgos, caolhos, etc...) que o oleo não é esse.
É completamente diferente:
cor, viscosidade, tipo, cheiro... etc...

Mas, se o seu mecanico realmente colocou esse tipo de oleo no cambio,
ele deve ser escomungado, demitido, aliás tem que apanhar!!!!!
Nem como MEXANICO ele servirá.

Abraços

nanito
28/11/2009, 12:45
Companheiros,

Vitara 1.6 Auto ano 98

No aguardo e rezando !!

Abrazzzzzzzzzzzz
cara, se o méca botou o óleo errado, tu estás ferrado, pois pra sangrar o óleo, só desmontando o conversor de torque. Ele é selado.

Cleyson Guimarães
28/11/2009, 14:45
Deussssssssss existe !!! huhauhauhahu

Ele não tinha trocado ainda, uhuuuuuuuu !!!

Mas disse que mesmo estando errado ele iria saber, só ficou uma dúvida, acabei trocando o óleo do câmbio na máquina de sucção porque achamos complicado trocar o óleo desse cambio, alguém se habilita a ajudar dando sua opinião sobre como troca esse óleo.

Abrazzzzzzzzzz

nanito
30/11/2009, 11:32
Deussssssssss existe !!! huhauhauhahu

Ele não tinha trocado ainda, uhuuuuuuuu !!!

Mas disse que mesmo estando errado ele iria saber, só ficou uma dúvida, acabei trocando o óleo do câmbio na máquina de sucção porque achamos complicado trocar o óleo desse cambio, alguém se habilita a ajudar dando sua opinião sobre como troca esse óleo.

Abrazzzzzzzzzz
Tem que desparafusar o cárter do câmbio. Aproveita e faz uma limpeza ou troca do filtro. Mas se esse teu mecânico não manja disso, aconselho a levar em algum outro lugar.

Abraço!

Rodrigo-PG
01/12/2009, 10:02
Prezado,

Para fazer a troca não é tão complicado assim.

Primeiro... para facilitar as coisas.... afrouxa um dos lados do cardã (melhor o do diferencial traseiro).

Segundo.... afrouxa um pouco a tampa do carter para o oleo comecar a sair....

Terceiro... tenha em mãos a junta do carter e filtro novos para o cambio automático TH180.

Quarto.... após esvaziado o oleo.. tira a tampa... a junta, e desparafusa o filtro....

Quinto... limpa bem o oleo que ficou na tampa.

Sexto... coloca o filtro novo no cambio.

Setimo... coloca a tampa com a junta e parafusos.

Oitavo... coloca o oleo pelo local que fica a vareta de medição do nivel.

O meu troquei em casa.....ficou perfeito.

Att,

Newton Guerra
01/12/2009, 10:33
Prezado,

Para fazer a troca não é tão complicado assim.

Primeiro... para facilitar as coisas.... afrouxa um dos lados do cardã (melhor o do diferencial traseiro).

Segundo.... afrouxa um pouco a tampa do carter para o oleo comecar a sair....

Terceiro... tenha em mãos a junta do carter e filtro novos para o cambio automático TH180.

Quarto.... após esvaziado o oleo.. tira a tampa... a junta, e desparafusa o filtro....

Quinto... limpa bem o oleo que ficou na tampa.

Sexto... coloca o filtro novo no cambio.

Setimo... coloca a tampa com a junta e parafusos.

Oitavo... coloca o oleo pelo local que fica a vareta de medição do nivel.

O meu troquei em casa.....ficou perfeito.

Att,

Nono... se a garagem tiver o piso claro (como a minha) manda a patroa passear por uns 2 dias senão encare um divórcio :mrgreen:.

Eu também troco o meu, mas faz uma sujeira do k7.

Abraços

Rodrigo-PG
01/12/2009, 16:18
Hahahaha!!!!:lol::lol::lol::lol:

Concordo com você!!!!!

Sempre da uns pingos de oleo para fora da bacia:parede:... hehe!!

Att

pauli
02/12/2009, 08:45
Algumas informações sobre troca de óleo para caixa automática.
http://www.brasilautomatico.com.br/tabela_fluido.htm

Notuga
09/03/2025, 17:15

Boas!

Aproveitando este post, eu tenho um vitara 1.6 automático 3 portas.
O carro ao aquecer não muda as mudanças, já troquei o óleo da caixa automática, mas mesmo assim, as vezes ainda deixa de trocar as mudanças.
Alguém já teve o mesmo problema?
Obrigado