Ver Versão Completa : Dicas de mantenção em sua PICK-UP!Participe!
LUIZ ARTHUR PAIXAO
01/11/2007, 10:06
Tenho uma RANGER 2.5 XLT CD:p(to muito satisfeito) a pouco tempo e vejo como tem gente experiente e com boas dicas no Forum e tive a idéia de debater o que precisa ou é lenda em termos de manutenção em sua PICK-UP.Não Precisa ter modelo especifico é só dar dicas para que diminua os prejuisos de uma categoria de carro tão boa.:grin:
Bem de caa quando comprei a minha tive que tirar um pequeno pinga-pinga de óleo e troquei três mangueiras que me custaram R$ 450,00(quem procura acha né!).:sad:
O Cardam empenado de Aluminio-Substitui por aço-R$ 580,00:x
A mangueira do intercooler-R$480,00:oops:
Ai,ai,ai será que continua nesse ritimo!Um abraço a todos e digam a sua experiência... :rolleyes:
Seria interessante vc especificar mais as condições de sua picape:
quilometragem, procedência, local onde rodava, indicativos que vc tem de que a quilometragem não foi alterada, ano, se é 4x4 ou 4x2, etc.
Abraços,
FRanger
Edintruder
01/11/2007, 18:59
Esse tipo de informação é importante, pois para empenar o cardam deve ter calçado em algum barranco.
Dicas:
- Se moras no litoral mantenha a parte de baixo sempre pulverizada de óleo ou graxa;
- Troca óleo e filtros rigorosamente no prazo, não deixe passar nem cem km ou coisa assim;
- Usar e usar sem problemas.
A Ranger é uma picape que não necessita de frescuras, apenas usar com a consciência que se estragar é caro para arrumar.
Com 90.000 km troca a correia dentada com tensionadores.
Mangueiras a cada 100.000 km idem!
LUIZ ARTHUR PAIXAO
05/11/2007, 14:05
Olha ela é XLT CD 2000/00 com 190.000MKm rodados nunca abriu o motor e todas as revisões feitas em autorizada e eu não vou levar lá pois gosto muito do meu dinheiro.:stop:
Mas voltando ao assunto a mangueira do intercooler é que me preocupa pois coloquei uma nova(rasgou a ultima):mad: e mexi um pouco na W.G.da turbina-1.300 de pressão, pergunto então "tem risco dela rasgar com essa pressão".A bomba dei 3/4 de volta nela e fiquei comedo das consequencias "o que pode acontecer"...:?:
Edintruder
05/11/2007, 14:42
A pressã da minha cheguei a usar com 1,5Bar, mas perdia muito em alta, depois retornei para 1,2 Bar, mas como abri mais a bomba (1,5 voltas) a pressão vai a 1,3Ber a 3500 rpm.
Com essa km tem muito o que rodar.
O motor Maxion suporta muito além da sua fama! Se com toda a queimação alheia consegue manter uns fãs pelo Brasil, é sinal que realmente é muito durável.
O abrir o motor é relativo, a minha tirei o cabeçote depois de pular uns dentes da correia dentada enquanto fazia a troca. Porém pra mexer embaixo é muito raro encontrar uma Ranger com essa Km já mexida. Normalmente o pessoal mexe em retífica entre 250 e 350.000 km.
LUIZ ARTHUR PAIXAO
05/11/2007, 16:26
...e a mangueira do intercooler aguenta ou arrebenta quando aumenta a pressão?:idea:
LUIZ ARTHUR PAIXAO
05/11/2007, 16:35
Outra coisa.O nivel de óleo do meu carro está acima do MAX; o que pode acontecer?Pode ser isso o responsável por ficar com um pouco de óleo pulverisado encima dele ou isso acontece com qualquer motor Diesel...:rolleyes:
Isto é complicado e é uma assunto polêmico. Varia de motor p/ motor.
Cuidado com as vedações, deixando SEMPRE brexas para escapar excesso de pressão, pois quando o óleo esquenta, emite gases (oriundos de sua própria decomposição e da decomposição da gasolina e do diesel) e quanto mais óleo no carter, mais gases emitirá.
No meu carro, está agora com uns 9l no cárter. Detalhe: é um motor AP 1.6 diesel, projetado para ter só uns 4l. Nenhum problema.
Daniel
Outra coisa.O nivel de óleo do meu carro está acima do MAX; o que pode acontecer?Pode ser isso o responsável por ficar com um pouco de óleo pulverisado encima dele ou isso acontece com qualquer motor Diesel...:rolleyes:
Edintruder
05/11/2007, 18:05
A minha vive sujo de óleo por cima, na HSD é normal. Não é interessante usam acima do máx.
A mangueira antes de estourar pode soltar se a abraçadeira não estiver firme. Não sei de nenhuma Ranger que tenha estourado a mangueira com pressão aumentada, e olha que foram diversas!
Quando aconteceu isso na minha, troquei a tampinha por uma nova e parou de sujar.
Em tempo: estou com 1/2 litro acima do máximo, sem problemas.
Walter L. L. Casitta
05/11/2007, 22:57
Trocando a borracha da tampa ou a tampa inteira mais o "O ring" da válvula separadora de gases o óleo em cima do motor deve desaparecer o pelo menos se manter limpa por mais tempo. Um dia eu experimento isso...:rolleyes:
Pelo que ouvi falarem por aqui, a tampa do 2.8 encaixa no 2.5 e tem vedação muito melhor.
cantodopirão
06/11/2007, 03:30
Um outro detalhe pertinente à Ranger são os problemas com o "pescador" do tanque de combustível. O sintoma clássico é o carro "pegar ar" quando o marcador chega em 1/4 de combustível!
cantodopirão
06/11/2007, 03:38
Um detalhe que também vale ser lembrado é que nas rodas traseiras tem o sistema de autoregulagem do freio de estacionamento o que, se as lonas estiverem gastas em excesso, pode levar ao travamento da roda com facilidade. Comigo isso aconteceu quando estourou um cilindro de freio e vazou óleo ocasionando desgaste da lona! O engraçado é que apanhei muito achando que a roda que travava era a dianteira!
LUIZ ARTHUR PAIXAO
06/11/2007, 09:30
Galera e a Mangueira do intercooler pode estourar com o aumento da pressão do turbo para 1.300Kgf?:rolleyes:
Edintruder
06/11/2007, 10:52
A mangueira estourar? Não. Nenhuma estourou andando com 1,4 ou 1,5 Bar.
Em relação ao pescador, eu troquei reentemente a boia da minha e aproveitei a coloquei duas abraçadeiras de nylon para evitar isso.
A auto regulagem dos freios traseiros da minha eu tirei, ajustei nesse final de semana após 10.000km do último ajuste e tive que desmontar para desencravar o ajustador. Montei esse separador ajustável com bastante óleo e vou começar a regular com cerca de 5000km, e não mais com 10000 pois a diferença no curso do pedal é grande e como gosto do freio bem justinho esse intervalo realmente foi longo.
Edintruder
06/11/2007, 10:53
Há! Quando mexi troquei as molas e os pinos que seguram os patins no espelho, comprei os mesmo da F1000 por R$3,00 cada par.
LUIZ ARTHUR PAIXAO
06/11/2007, 11:02
Edin, qual a regulagem W.G. e bomba você recomenda para ter um carro que anda rasoavelmente e não bebe muito.Lembrete importante minha mulher usa o carro:parede: na terra 46Km por dia para trabalhar nas famosas estradas de terra mineiras(ESTRADA REAL MESMO-Lama e pedras) e eu na Estrada(asfalto).:oops:
Edintruder
06/11/2007, 11:22
Abre uma volta na bomba e não mexe na WG. A minha mulher andava direto com a Ranger. Eu ando agora com 1,5 voltas, o problema é que a minha mulher não deixava a rpm subir para apertar o pé e andava fazendo muita defumação pelas ruas, daí reduzi a regulagem, porém como só eu ando eu abri novamente.
O consumo não vai alterar se reduzires a rpm da lenta quando abrires a bomba. O consumo aumenta se andares com o pé fincado. Na minha mesmo com a bomba escancarada o consumo baixou bastante, com a minha esposa era sempre na casa de 10km/l, eu tenho tirado sempre acima de 11,5km/l sendo que o último foi de 11,7 e a bomba sempre aberta.
Ness tanque atal amédia vai cair pois andei muito na praia no final de semana e como o mar estava nas dunas só andava 4x4, e eventualmente pé no fundo pra subir...
LUIZ ARTHUR PAIXAO
06/11/2007, 11:56
Você foi encima, a minha mulher consegue defumar a cidadezinha dela como ninguem.Mas te pergunto:Não existe uma proporção Bomba(Diesel)/W.G.(ar) nessa história não...:?:
LUIZ ARTHUR PAIXAO
06/11/2007, 13:01
:dance:Outra coisa, a gente vê vcs comentarem muito sobre lubrificações nas partes de rolamentos e outros debaixo da possante.O que são os mais recomendados, da pra fazer em casa, tem alguma técnica, algum lubrificante recomendado e para proteger contra poeira e barro o que eu posso usar...Vamos movimentar esse tópico ai galera...:concordo:
:dance:Outra coisa, a gente vê vcs comentarem muito sobre lubrificações nas partes de rolamentos e outros debaixo da possante.O que são os mais recomendados, da pra fazer em casa, tem alguma técnica, algum lubrificante recomendado e para proteger contra poeira e barro o que eu posso usar...Vamos movimentar esse tópico ai galera...:concordo:
É Ranger? Não tem o que lubrificar nem engraxar, todos os rolamentos são selados.
LUIZ ARTHUR PAIXAO
06/11/2007, 15:05
Mas que informação BOA.Parece que comprei uma Pick-up que não tem muita frescura então...mas qual é o ponto negativo da RANGER?:pensativo:
O atuador hidráulico da embreagem enche o saco e é um parto trocá-lo, em 175 mil Kms rodados estou no terceiro.
Se anda em estrada muito ruim, meu caso é de uns 400 a 500 Kms por mês em estrada de terra cheia de pedras e buracos, as balanças superiores da suspensão dianteira e os terminais axias da direção (mercado paralelo, não são originais) vão pro pau com uns 50mil Kms. Os originais duraram 80mil Kms.
E é só, o resto é encher o tanque e trocar óleo e filtro regularmente.
Ah, sim, a cada 100mil Kms tem que trocar correias e esticadores. Mas isso é manutenção normal, não é um problema.
[]'s
rogeriomasih
27/12/2007, 08:07
Galera e a Mangueira do intercooler pode estourar com o aumento da pressão do turbo para 1.300Kgf?:rolleyes:
Ela estourou ou apenas rasgou em função do tempo de uso?
Tenho uma ranger 2.8 2002 cuja mangueira do intercooler acabou de cortar junto à abraçadeira. Consegui o referido componente por R$180,00.
rogeriomasih
27/12/2007, 08:10
[quote=cbridi;487226]O atuador hidráulico da embreagem enche o saco e é um parto trocá-lo, em 175 mil Kms rodados estou no terceiro.
Nem me fale...o meu acabou de ir para o espaço...:parede:
ALESSANDRO IBAMA
27/12/2007, 08:32
Olá companheiros....
Estava lendo os comentários deste tópico....por sinal mto bacana e me veio à mente um fato que me chama a atenção qdo o assunto é lubrificação.
Nossas viaturas (IBAMA) são todas verificadas sob contratos de manutenção (ou pelo menos deveriam sofrer manutenção...rsrsr). Porém em uma operação na transamazônica e afins a Nissan Frontier que eu conduzia começou a jogar uma espécie de graxa viscosa bem preta por toda a roda. Enfim...rodei depois deste episódio uns 200km sem freio algum e começei a observar que a roda livre do lado da bendita roda avariada estava derretendo a capa de alumínio ou antimonio..(sei lá do que é feito).
Na oficina o mecânico muito prestativo em Altamira, nos relatou que todo sistema de rolamentos da roda havia sido pulverizado não sobrando uma esferinha p contar estória nem tampouco a roda livre que derretera por completo....Diagnóstico: falta de limpeza e lubrificação dos rolamentos das pontas de eixo.....
Eu que não saco nada de mecânica achei procedente...e com bastante lógica..pois o que vi, no meio daquela massa de graxa com terra só indicava para tal fato.
Assim..creio eu na minha humilde qualificação leiguística.....digo.....manutenção à título de lubrificação destes componentes que aparentemente nunca dão problemas passou a ser prioritário p nós.
Abços.
Edintruder
27/12/2007, 14:04
Em relação aos rolamentos de roda, os originais na Ranger não tem como lubrificar, porém os de segunda linha tem graxeiras para isso. Então comprei uma engraxadeira e coloco graxa a cada 10.000 km. Na primeira vez que coloquei graxa saiu bastante sujeira com a graxa, indicando que se não colocar graxa nova em rolamentos de segunda linha da Ranger eles deverão durar muito menos do que se espera. O chato é que para engraxar tem que tirar a roda, pinça de freio, suporte da pinça de freio e disco de freio.
Na Ranger vale a pena limpar a homocinética do cardam dianteiro. Pretendo desmontra as homocinéticas e tulipas para revisar, engraxar e lubrificar tudo quando fechar 100.000 km.