Ver Versão Completa : Capotagem de Vitara
Qual o risco de ocorrer a capotagem?
Estudo americano revela probabilidade de capotagem em caso de acidente - dois dos carros mais perigosos são vendidos no Brasil
Nova York, NY, EUA - Cinqüenta e cinco carros vendidos no mercado norte-americano têm uma chance em cinco de capotar em caso de acidente. O dado é de um estudo encomendado pelo jornal USA Today, baseado numa fórmula adotada pelo governo norte-americano para avaliar a estabilidade dos veículos.
Dos 55 carros julgados mais perigosos segundo esse critério, 80% são utilitários esportivos, o tipo de carro de maior sucesso no momento nos EUA. O mais preocupante é que os utilitários esportivos são, em grande parte, usados como carros familiares, freqüentemente transportando crianças.
Três modelos analisados apresentam um risco ainda maior: o Chevrolet Tracker, o Suzuki Vitara e o Toyota RAV4 podem, segundo o estudo, capotar em 40% dos acidentes em que se envolverem. O Vitara e o RAV4 são vendidos no mercado brasileiro.
A indústria automobilística está contestando o critério adotado para avaliar risco de capotagem, baseado numa fórmula matemática. Para os fabricantes, o método é falho por não levar em conta as condições de terreno, habilidade do motorista, condições climáticas e tamanho dos pneus, entre outros fatores.
Revista Mecânica On-line
http://www.mecanicaonline.com.br/2000/11_novembro_2000.html
Andre Sousa
25/10/2007, 20:54
Se fosse comentar essa notícia com paixão eu falaria uma po$$ada de mer$a sobre esses vi@doS fil%os da p&ta.
Mas pra tentar ser minimamente técnico e isento, vou apenas demonstrar minha indignação sobre uma matéria que é lançada sem um mínimo de embasamento estatístico e que despreza os anos de estudos e desenvolvimento de um projeto como o Tracker/Grand Vitara.
Ora, uma simples olhada para os lados nos faz perguntar: Alguém conhece algum incidente de capotagem envolvendo Grand Vitara/Tracker??? E sobre outros carros? Bem, eu até já ouvi alguns casos sobre o Defender 110, outros envolvendo a Ford Explorer. Mas também ouvi vários relatos de capotamento de pequenos veículos como Fox, Gol, Fiesta, etc.
O que penso disso, que é matéria barata, matéria paga, matéria que serve pra mer#a nenhuma, que uns pu&a de uns B#b#c# lançam pra criar um clima de po!!a nenhuma. Tem é que mandar esses f!&&o da p%$a pra p#ta que o p#riu. Da que a pouco um pobre coitado escolhe comprar um Eco Sport ao invés do Tracker só porque leu uma po%%a dessas.
Tentei não ser passional, mas não deu !!!!!!!!!
Tô mandando um monte de desaforo pra esse jornal F!IL%O DA P#T@.
paulohflyra
25/10/2007, 21:20
Muito sacana e tendenciosa a matéria... olha só a altura da viatura do meu avatar.. tem motor S4TD e anda bastante... andava ainda + antes de mandar "segurar" a bomba pois o turbo ia em quase 1.3kg.. quase 180km/h.. nem por isso todo carro com centro de gravidade lá em cima é mais tendencioso a capotagem que outros.. uso rancho 9000sx, pneus 33" .. e qdo adquiri a viatura e mal a conhecia.. já era acostumado com E4 F1.. mas não com Camper (E4 F2) com S4TD .. aquaplanei em trecho da viagem RJ-BSB próximo a cidade de João pinheiro.. voei literalmente por 3 de barranco..cai 40 metros de distância da pista na lama (o coisa boa).. liguei tração, subi barranco.. fiz rápida revisão no posto e 2 horas depois de volta na estrada a + de 120km/h.. em suma.. altura vai fazer diferença ?!? Depende do conjunto.. motorista e viatura.. ainda por cima tem uma pá delas ai que não pode ver curva fechada... tem mais.. em veiculo de melhor qualidade tu tem mais chance de sair vivo.. por isso se tive-se de lambi roller eu taria no caixão e a viatura teria ido para reciclagem virar skoll heheheheheh
[]´s e juro que nunca vi noticia sob capotagem dos vitaras.. nem antigo nem os novos.. agora infelizmente sei de uma grande perda por parte da má qualidade do serviço prestado e de falha de projeto de uma viatura de + 120k..
Muito sacana e tendenciosa a matéria... olha só a altura da viatura do meu avatar.. tem motor S4TD e anda bastante... andava ainda + antes de mandar "segurar" a bomba pois o turbo ia em quase 1.3kg.. quase 180km/h.. nem por isso todo carro com centro de gravidade lá em cima é mais tendencioso a capotagem que outros.. uso rancho 9000sx, pneus 33" .. e qdo adquiri a viatura e mal a conhecia.. já era acostumado com E4 F1.. mas não com Camper (E4 F2) com S4TD .. aquaplanei em trecho da viagem RJ-BSB próximo a cidade de João pinheiro.. voei literalmente por 3 de barranco..cai 40 metros de distância da pista na lama (o coisa boa).. liguei tração, subi barranco.. fiz rápida revisão no posto e 2 horas depois de volta na estrada a + de 120km/h.. em suma.. altura vai fazer diferença ?!? Depende do conjunto.. motorista e viatura.. ainda por cima tem uma pá delas ai que não pode ver curva fechada... tem mais.. em veiculo de melhor qualidade tu tem mais chance de sair vivo.. por isso se tive-se de lambi roller eu taria no caixão e a viatura teria ido para reciclagem virar skoll heheheheheh
[]´s e juro que nunca vi noticia sob capotagem dos vitaras.. nem antigo nem os novos.. agora infelizmente sei de uma grande perda por parte da má qualidade do serviço prestado e de falha de projeto de uma viatura de + 120k..
Cara, isso é uma coisa meio óbvia. Um carro alto tem uma maior tendência a capotar do que um carro com centro de gravidade baixo. E depende muito do acidente, do tipo de batida, vários fatores.
Essa matéria foi feita pra gringo vender mais aquelas camionetes que mais parecem caminhões. O preço da gasosa lá tá subindo e como vcs sabem, os 3 veículos analisados são muito mais econômicos que qualquer um daqueles monstrengos V8 que se vende por lá.
[]´s indignados
Se for contar o tanto de gente que compra um jipe ou um SUV e acha que tá com um carro de corrida, fica fácil mesmo falar que o carro capota.....
A pessoa tem que ter é noção das coisas, achar que dirigir um veículo com uma altura boa do solo é igual dirigir veículo rebaixado?? nada a ver...